• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E EXTRACURRICULAR DO UNIFEB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E EXTRACURRICULAR DO UNIFEB"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

MANUAL PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

CURRICULAR OBRIGATÓRIO E EXTRACURRICULAR

DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO

UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE

BARRETOS UNIFEB

(2)

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E EXTRACURRICULAR DO UNIFEB

REGULAMENTO INTERNO

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

O estágio curricular obrigatório e extracurricular dos Cursos de Graduação tem duração mínima de acordo com o projeto pedagógico de cada curso, que devem ser realizadas em empresas, instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas.

O aluno deverá ser acompanhado em suas atividades por um professor orientador, membro do corpo docente, por um supervisor ou coordenador de estágios, do curso em questão, representante da instituição onde será realizado o estágio, sempre de acordo com o coordenador de estágio, professor nomeado pelo UNIFEB, tais como instruções gerais do estágio, instruções para elaboração de relatório e participação em reuniões periódicas de acompanhamento do estágio, realizadas com o aluno no campus do UNIFEB, em grupo ou individualmente.

As atividades do estágio podem ser realizadas com intermediação do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) ou estabelecidas em convênio próprio entre o UNIFEB e a empresa, instituição de ensino ou pesquisa, privada ou pública concedente, bem como diretamente com o UNIFEB no caso de estágios extracurriculares seguindo o disposto na lei n. 11.788 de 25 de setembro de 2008 que: Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei

no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de

dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida

Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras

providências..

O professor orientador de estágio curricular e extracurricular deve ser membro do corpo docente dos cursos do UNIFEB.

(3)

2. CONDIÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E EXTRACURRICULAR

a) O estágio curricular obrigatório deve ser realizado no décimo semestre, com o aluno regularmente matriculado em um dos Cursos do UNIFEB e que tenha recebido orientações gerais sobre as normas do estágio, seja através de palestra ministrada pelo coordenador de estágio ou através de reunião individual ou em grupo com o mesmo.

b) O estágio extracurricular poderá ser realizado a partir do terceiro semestre com o aluno regularmente matriculado em um dos Cursos do UNIFEB e que tenha recebido orientações gerais sobre as normas do estágio, seja através de palestra ministrada pelo coordenador de estágio ou através de reunião individual ou em grupo com o mesmo.

c) O aluno deve ter cumprido as disciplinas básicas e profissionalizantes relacionadas a área onde deseja atuar no estágio curricular, sendo possível a não autorização, pela coordenação do curso , coordenador de estágios ou conselho superior do curso no caso deste estar cursando uma ou mais disciplinas do curso.

d) O coordenador de estágio de cada curso se certificará de que a instituição concedente do estágio está capacitada a oferecer condições para que o estagiário amplie sua formação profissional e possibilite a vivência de relações humanas salutares e éticas dentro do ambiente de trabalho.

e) O estágio pode ser realizado em mais de uma empresa, instituição de ensino ou pesquisa, privada ou pública de livre escolha do estagiário com concordância do professor orientador e coordenador de estágio.

f) O estágio curricular obrigatório não caracteriza vínculo empregatício. Entretanto, o estagiário pode receber remuneração na forma de bolsa-estágio. Em qualquer caso, ele deve estar segurado contra acidentes pessoais.

g) O estágio extracurricular não caracteriza vínculo empregatício, como disposto na lei lei n. 11.788 de 25 de setembro de 2008.

(4)

3. CONFECÇÃO DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

3.1. RELATÓRIOS

a) Durante o estágio curricular obrigatório e extracurricular, o aluno deve manter contato periódico com seu professor orientador e com o coordenador de estágio, devendo e apresentar relatórios parciais quinzenais, via e-mail, descrevendo suas atividades ao professor orientador.

b) O relatório final deve ser entregue, impresso em três cópias, encadernadas, e também uma cópia digitalizada em pdf e gravada em um cd multimídia, até o penúltimo mês do semestre em que o aluno concluir o curso, até a data limite de 15 de novembro, protocolado na secretaria do Núcleo de Relações Institucionais e Estágios.

c) O relatório deve ser confeccionado na letra Arial tamanho 12, Justificado, com espaçamento entre linha de 1,5. O parágrafo deve ser iniciado após 1 cm e as margens devem ser: superior e inferior 2,5 e esquerda e direita 3,0 cm. d) O coordenador de estágios fará a apreciação do relatório e pode solicitar correções se considerá-las necessárias.

e) Os relatórios somente serão aceitos com ofício de encaminhamento do professor orientador, e protocolados na secretaria.

f) Caso o aluno não consiga terminar o estágio curricular obrigatório no prazo estipulado neste documento, devem ser comunicados por escrito ao professor orientador e ao coordenador de estágios, apresentando justificativa, que será submetida à apreciação do coordenador de estágios, coordenador do curso e dos membros de conselho do curso.

3.2. TÓPICOS DO RELATÓRIO

a) Descrição da empresa ou instituição, campo de estágio.

b) Organograma ou estrutura funcional da empresa ou instituição. c) Ramo da atividade da empresa ou instituição.

d) Atividades realizadas ou das quais foi participante. e) Locais de trabalho ou visitados no campo de estágio.

f) Principais aprendizagens evidenciadas na experiência de estágio. g) Apreciação crítica da atividade de estágio.

(5)

h) Outras informações adicionais que o aluno e o professor orientador julguem relevantes ou que o coordenador de estágios solicite.

i) Fundamentação teórica das atividades realizadas no estágio curricular obrigatório.

3.3. DETALHAMENTO DO MODELO A SER SEGUIDO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO

O Relatório deve conter os seguintes itens: 1. Capa

2. Dados referentes ao estágio 3. Índice 4. Resumo 5. Introdução 6. Atividades desenvolvidas 7. Considerações finais 8. Referências Bibliográficas

Desmembramento de cada um dos itens:

1 - Capa

Na primeira página do relatório deve constar (ANEXO A):  Nome da Instituição de Ensino

 Nome da Empresa/Instituição  Nome do aluno

 Curso  Ano

 Nome do Professor orientador  Nome do Supervisor do estágio

2 – Dados referentes ao estágio 2.1. – Unidade de ensino

 Nome da Instituição de Ensino  Nome e número do aluno

(6)

 Curso  Ano

 Período de Estágio (Início e término)  Tempo de estágio

 Nome do Professor orientador

 Área de atuação do Professor orientador  Parecer o Professor orientador, com assinatura

2.2.- Unidade concedente do estágio (empresa/instituição)  Nome da Empresa/Instituição

 Endereço  Telefone  Cidade

 Setor ou área do estágio

 Supervisor ou orientador do estágio/nome  Cargo ou função

 Atividade principal da Empresa  Contato pessoal (e-mail)

 Significado e importância da empresa no contexto nacional e ou internacional.

3- Índice

As diferentes seções e parágrafos do texto do relatório devem figurar no índice com seus respectivos títulos e sub-títulos e número da página onde se encontra, proporcionando visão geral do texto, e fácil acesso à qualquer parte do relatório.

4- Resumo

O resumo deve informar, em linhas gerais, o desenvolvimento do estágio, dando uma idéia condensada do que é tratado no relatório.

A redação do resumo deve ser objetiva, concisa e de tamanho reduzido, ressaltando somente o que é relevante para a compreensão das atividades

(7)

desenvolvidas na empresa. Devem ser informadas quais foram as finalidades técnicas e conclusões relevantes.

5 - Introdução

 Situar a atividade econômica da indústria no panorama nacional ou internacional;

 Estatísticas de produção, atual e previsões futuras do setor e da Indústria;

 Revisão bibliográfica sucinta sobre os temas envolvidos com o estágio.

6- Atividades desenvolvidas

 Descrição mensal das atividades desenvolvidas;  Crítica dos resultados obtidos;

 Dificuldades encontradas;

 Avaliação e sugestões de cada atividade desenvolvida.

7 – Considerações finais

Neste item devem ser apresentadas resumidamente as principais conclusões do estágio. Assim, deve basear-se:

 O estágio tem propiciado novas experiências práticas, favorecendo sua formação profissional;

 O estágio tem incentivado seus estudos e contribuindo para uma melhor percepção das finalidades dos conteúdos curriculares, permitindo-lhe, inclusive, melhor assimilação dos conhecimentos;

 O estágio tem lhe propiciado o desenvolvimento de uma atitude de trabalho sistematizado e a consciência de produtividade;

 O estágio tem lhe permitido conhecer a filosofia, diretrizes, organização e funcionamento da empresa, propiciando-lhe experiências que serão úteis no exercício profissional;

 O estágio tem lhe permitido perceber suas reais possibilidades e limitações, contribuindo para confirmar ou redimensionar sua escolha profissional;

(8)

 O estágio tem lhe permitido aprimorar seu relacionamento humano, desenvolvendo sua percepção de funções, valores e motivos operacionais;

 Crítica dos resultados obtidos;  Dificuldades encontradas;  Avaliação e sugestões.

8 – Referências bibliográficas

Neste item devem ser apresentadas todas as referencias utilizadas na confecção deste relatório, seguindo as normas da ABNT.

3.4 FREQUÊNCIA E APROVEITAMENTO DO ESTÁGIO

O estágio curricular obrigatório será avaliado pelo coordenador de estágio de acordo com o seu desenvolvimento através da análise dos relatórios parciais e das reuniões individuais ou em grupo. Na empresa, instituição de ensino ou pesquisa, privada ou pública o estagiário deverá ser acompanhado e avaliado por um membro local.

3.5. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E EXTRACURRICULAR.

Os documentos necessários para realização do estágio curricular obrigatório e extracurricular deverão ser coletados pelos alunos no site da instituição e devidamente preenchidos por ele, empresa concedente, instituição de ensino – UNIFEB, sempre com concordância pelo professor orientador e coordenador de estágios, sendo:

a) Termo de convênio entre empresa e UNIFEB, no caso da instituição não apresentar convênio prévio;

b) Termo de compromisso entre unidade concedente do estágio, aluno, e UNIFEB;

c) Ofício encaminhado pelo aluno e professor orientador ao coordenador de estágios solicitando o estágio com os dados do responsável na empresa, orientador e aluno, seguindo modelo (ANEXO B);

(9)

d) Histórico escolar do aluno, constando as disciplinas cursadas e pendentes na data de solicitação do estágio;

e) Envio por e-mail a coordenadoria de estágios curriculares do curso as informações sucintas sobre o local onde será realizado o estágio, contatos do supervisor do estágio, professor orientador e estagiário (ANEXO C)

3.6. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA FINALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Serão necessários o preenchimento da ficha de avaliação do estagiário pelo supervisor da empresa (ANEXO D), atestado de realização de estágio (ANEXO E) e entrega do relatório final com parecer do orientador.

IMPORTANTE: Todos os documentos dos itens 3.5 e 3.6 devem ser protocolados na secretaria do Núcleo de Relações Institucionais e Estágios, juntamente com o relatório de estágio com uma cópia impressa e outra digitalizada (pdf) em um único cd multimídia, caso o aluno não apresente todos os documentos e relatório não será feito o protocolo.

(10)

ANEXO A - Modelo de Capa

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS

UNIFEB

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE

______________________

REALIZADO NA ________________________________

Aluna: ________________ Professora Orientadora: _______________________ Supervisor do Estágio: _________________________

Barretos - SP

(11)

ANEXO B - Modelo de Ofício

Ofício solicitando estágio curricular supervisionado ao aluno do curso de __________

Barretos, __ de _______ de ______.

Prof(a). Dr(a).___________________________________________

Coordenador(a) de Estágios Curriculares do Curso de _________ do UNIFEB

Prezado(a) Professor(a)

Na qualidade de aluno regularmente matriculado no último termo do curso de ________________ do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB, RA: (número do RA) e RG: (número do RG) venho por meio deste, solicitar estágio curricular a ser realizado na Empresa/Instituição (nome de Empresa/Instituição) que fica localizada em (cidade) - (estado) e responde pela razão social (número).

O estágio será supervisionado pelo (nome do responsável na empresa com respectivo cargo/função e titulação) que pode ser encontrado nos telefones (número da empresa) e (celular) e no e-mail (preencher o e-mail corretamente).

O Prof. (nome do professor orientador) membro do corpo docente do curso de _______________ do UNIFEB aceitou me orientar na confecção do relatório final de estágio, bem como acompanhar a realização do estágio por meio dos relatórios quinzenais enviados por e-mail (e-mail do professor orientador).

Sendo o que se apresenta para o momento, aproveito para agradecer a atenção dispensada a essa solicitação.

Atenciosamente,

____________________________________ NOME COMPLETO DO ALUNO Aluno do Curso de ____________ – UNIFEB

Ciente e de acordo:

____________________________________

Prof. Dr. NOME DO PROFESSOR ORIENTADOR DO ALUNO Professor do Curso de _______________ – UNIFEB

(12)

ANEXO C - Modelo planilha que deve ser enviada por e-mail

Dados sobre estágio curricular supervisionado dos alunos do curso de Zootecnia UNIDADE CONCEDENTE

Razão Social: ___________________________________________________________________ Ramo da Atividade: ______________________________________________________________ Endereço: ______________________________________________________________________ CEP:_________________ Cidade: _______________________ Estado: ____________________ Telefone: (__) ____________________ e-mail: ________________________________________ Representada por: _______________________________________________________________ Cargo/função: ___________________________________________________________________ ESTAGIÁRIO Nome: _________________________________________________________________________ RA: _____________________________ Telefone: (__) ____________________ e-mail: ________________________________________ Vigência do Estágio:- ____/____/____ a ____/___/___ Área do Estágio: _________________________________________________________________ Carga Horária: ____________________________________ Valor da Bolsa: _________________

PROFESSOR ORIENTADOR Nome: _________________________________________________________________________ RG: _____________________________ Telefone: (__) ____________________ e-mail: ________________________________________ Vigência do Estágio:- ____/____/____ a ____/___/___ Área de atuação: ________________________________________________________________ Disciplinas que ministra no curso de Zootecnia: ________________________________________ ______________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES ADICIONAIS NECESSÁRIAS

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(13)

ANEXO D – Ficha de Avaliação

AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Nome do Estagiário:_____________________________________________________ Nome da Empresa:______________________________________________________ Endereço:_____________________________________________________________ Departamento, Divisão ou Seção do Estágio:_________________________________ Período de Estágio:_____________________________________________________ Nome do Avaliador:_____________________________________________________ Cargo do Avaliador:_____________________________________________________

Critérios de avaliação para o preenchimento: (A) Inaceitável  Não pode ou não procurou melhorar

(B) Precisa Melhorar  Apresenta deficiências que podem ser corrigidas (C) Bom  Desempenho satisfatório, normal

(D) Ótimo  Desempenho superior à média dos colegas

ITENS A SEREM ANALISADOS Conceitos

A B C D

1) EMBASAMENTO TEÓRICO

Conhecimentos teóricos demonstrados no desenvolvimento das atividades realizadas durante o estágio.

2) CONHECIMENTOS PRÁTICOS

Experiência que já possuía e utilizou no estágio, demonstrados no desenvolvimento das atividades programadas.

3) CUMPRIMENTO DAS TAREFAS

Execução das atividades em relação à programação. 4) INTERESSE EM APRENDER

Demonstração de interesse e empenho em aprender mais. 5) INICIATIVA

Disposição para resolver problemas, tomar decisões e executá-las sem necessidade de solicitação prévia.

6) CRIATIVIDADE

Capacidade de sugerir, projetar ou executar modificações ou inovações que beneficiem tanto seu aprendizado quanto à empresa.

(14)

Continuação dos itens a serem analisados A B C D 7) QUALIDADE DO TRABALHO

Pontualidade e organização na execução e apresentação de atividades em geral (trabalhos práticos, relatórios escritos, seminários).

8) DISCIPLINA

Observância e cumprimentos das normas e regulamentos internos da empresa.

9) PONTUALIDADE

Respeito do estagiário com os horários estipulados pela empresa. 10) COOPERAÇÃO

Disposição para cooperar com os colegas e atender prontamente as atividades solicitadas.

11) SOCIABILIDADE

Facilidade de se integrar com os colegas e no ambiente de trabalho e habilidade de trabalhar em equipe.

12) EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Grau de maturidade e segurança demonstrados no exercício de suas funções. Informações adicionais: _________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Data da avaliação: ____/____/_______ ________________________________ (nome do supervisor do estágio)

Supervisor do estagiário Por favor, preencher assinar e enviar para Coordenação do curso de ___________ do UNIFEB aos cuidados do Coordenador de Estágios do curso de _____________:

Prof(a). Dr(a)______________________________.

No endereço: Av. Prof. Roberto Frade Monte, 389 - Bairro Aeroporto CEP 14783-226 - Barretos - SP. - Fone:- (017) 3221-6411 Qualquer dúvida estamos a disposição por telefone (17) 3321 6415 ou e-mail

(15)

ANEXO E - Modelo de Atestado de Estágio

ATESTADO DE ESTÁGIO

(Cidade), (dia) de (mês) de (ano)

Declaramos que o aluno ______________________________________ regularmente matriculado no curso de _____________ do UNIFEB, portador da Carteira de Identidade RG. nº____________________, estagiou em nossa instituição atuando nas seções/áreas:

1) _____________________________________________________________ 2) _____________________________________________________________ 3) _____________________________________________________________ 4) _____________________________________________________________ 5) _____________________________________________________________ No período de ___________________ a ____________________________ perfazendo o total de _________ (_______________________________) horas de estágio. ______________________________________ (Responsável pelo estágio)

Observação: Este atestado dever ser apresentado em papel timbrado da Empresa, Instituição de Ensino ou Pesquisa, Privada ou Pública na qual o estágio foi realizado.

Referências

Documentos relacionados

Há um aumento no consumo de drogas entre os jovens, e a experimentação tanto de produtos derivados do tabaco como do álcool o que eleva o risco de que adultos fumem e façam uso de

Histórico comprovado do uso de técnicas de financiamento de projectos para alcançar o fechamento financeiro; conhecimento dos critérios de investimento do sector privado e

ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS DESCRITOS NESTE EDITAL, DESTINADOS A FROTA DE VEÍCULOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E

CLUBE CURITIBANO: 1219,5; ATIVA ESPORTE TOTAL: 290,5; INGA POOL ESCOLA DE NATACÃO:

ao controle da rede de frio das salas de vacina das Unidades de Saúde do Distrito Sanitário IV, Recife-PE, Brasil 2008.. organização interna do refrigerador salas de

Para todas as espécies agrícolas testadas as características biométricas diâmetro do colo e comprimento radicular, não foram observadas diferenças estatísticas nos

O artigo atual visa seguir nos estudos dos processos de circulação e midiatização da Operação, destacando a página como uma espécie de elo de tais processos na relação de

Está no inc. 8º do Regulamento Geral do IX Jogos Fenacef: “Será exigido atestado médico de todos os atletas, expedido a partir de 20/03/2018, que deverá ser digitalizado e