• Nenhum resultado encontrado

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A SUA IMPORTÂNCIA NA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Alberto Luiz Pereira da Costa Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática da

Universidade Estadual de Maringá/ UEM – PR

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com uma turma de EJA - (Educação de Jovens e Adultos), tendo como foco a alfabetização científica. Neste sentido, a pesquisa contemplou algumas questões pertinentes à ciência priorizando o contexto social dos envolvidos. Assim, para a elaboração do trabalho utilizamos textos científicos e teóricos que refletem sobre o ensino de ciência. Percebemos por meio da pesquisa que há um interesse em especial desses alunos referentes aos conceitos científicos e tecnológicos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização Científica; Ensino de Ciências.

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como objetivo resgatar algumas contribuições de pesquisas relevantes no ensino de ciências dos últimos dez anos desenvolvidas por pesquisadores nacionais e internacionais, e perceber como essas questões podem ajudar no ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, nos reportamos a alguns pesquisadores essenciais, tais como: Bazzo (1998); Auler; Bazzo, (2001); Angotti; Auth (2001); Gil-Pérez et al., (2001); Carrascosa et al., (2006); Santos, (2007); Praia; Gil-Gil-Pérez; Vilches, (2007); entre outros. Neste sentido, percebemos uma preocupação em formar sujeitos capacitados para tomada de decisões no meio social, como político e econômico. O estudo apurado e sistemático dos conceitos científicos em ensino de ciências (física, química e biologia) e matemática, são elementos essenciais para que os cidadãos percebam o pensamento do mundo científico e tecnológico.

(2)

[...] você não precisa se tornar um cientista para compreender o que está acontecendo [..]. Não é condição obrigatória saber estabelecer a seqüência de uma molécula de DNA para entender notícias de jornais a respeito do assunto, assim como não é preciso saber projetar um avião para fazer uma viagem aérea, nem tornar-se um engenheiro projetista para se deslocar numa bicicleta. No entanto, isso não altera o fato de que você vive em um mundo onde aviões e bicicletas existem e também fazem parte das características do seu mundo.

É relevante estar atento às mudanças do mundo científico, ou seja, conhecer o que está sendo desenvolvido para questionar suas conseqüências no futuro. Isso permite que algo que antes não existia passa a fazer parte de nossa realidade. Por isso, dizemos que modelos e teorias científicas permitem não apenas explicar o comportamento do mundo natural, mas também criar novas realidades e desenvolver tecnologias que transformam o mundo natural APEC1 (2006, p.11). Nas últimas décadas do século XX, com o surgimento dos computadores e após o surgimento da internet, o conceito de ciência adquire maior relevância no meio social. As idéias não ficam restritas às academias, universidades e/ou mesmo nos laboratórios. Os conteúdos científicos “tomaram” os meios de comunicação2, abrindo espaços para divulgação de “novas e velhas” descobertas científicas em diversas áreas do saber.

Conforme Santos (2007, p. 475):

Nesse sentido, torna-se importante discutir os diferentes significados e funções que se têm atribuído à educação científica com o intuito de levantar referenciais para estudos na área de currículo, filosofia e política educacional que visem analisar o papel da educação científica na formação do cidadão.

A alfabetização científica ganha significado e interesse de alguns alunos quando é bem trabalhada na sala de aula, pois estamos educando cidadãos que poderão se dedicar aos conceitos científicos futuramente e com isso, o ensino de ciências eleva seu grau de importância no cenário científico, “em particular para os que são responsáveis, em boa medida, pela educação científica de futuros cidadãos de um mundo marcado pela ciência e pela tecnologia”. (GIL-PÉREZ et al., 2001, p.139).

Por meio das dimensões ciência, tecnologia e sociedade, percebemos o quanto o ensino de ciências pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania. Pensando nestes

1

Ação e Pesquisa em Educação em Ciências

2

Os meios de comunicação compreende, para nós, a publicação de diversas revistas científicas, a internet que contribui para as pesquisas de cunho teórico e prático, vídeos de ficção científica, livros, cadernos de jornais nos quais são publicados matérias relacionadas a novas descobertas da ciência em geral.

(3)

problemas elaboramos um trabalho experimental com alunos matriculados no Ensino Médio/EJA (Educação de Jovens e Adultos) na disciplina de física de três escolas públicas do Estado de São Paulo, de Marília e região. A experiência foi vivenciada com alunos que estiveram fora da escola num período de dois a vinte anos aproximadamente, sendo que a média de idade desses alunos variavam entre dezoito a cinqüenta anos de idade3. Pode-se chamar de “alfabetização científica” este relato de experiência, pois esses alunos, e muitos deles, estavam distantes dos conceitos específicos, já outros alunos se interessavam pela disciplina, alguns alunos conheciam os fenômenos científicos na prática, ou seja, no trabalho que exercem e identificavam-se com a matéria e com os conteúdos trabalhados pelo professor, esses “alunos que trabalham e estudam, percebem que os sistemas de ensino e das escolas, procuram reproduzir a competição na formação do mercado de trabalho”. (COSTA, 2007, p.36).

2.OBJETIVOS

Este relato de pesquisa teve como objetivos:

1) Inserir os alunos matriculados no Ensino Médio/EJA (Educação de Jovens e Adultos) na sociedade educativa em que vivemos, pois os alunos, em sua maioria, estão fora da escola a um tempo considerável. Com a iniciativa, da investigação as aulas tomaram um outro rumo, pois estes alunos começaram a perceber o quanto é importante o ensino de ciências.

2) Outro objetivo importante foi a contribuição para o desenvolvimento da cidadania dessas pessoas que estão voltando à escola para garantir seu trabalho e para poder se aperfeiçoar profissionalmente pelo do currículo escolar.

3) Que os alunos entendam e diferenciem os conceitos de Ciência, de Tecnologia e de Sociedade, proporcionando aos estudantes conhecimentos significativos referentes a matéria estudada.

4) Definir os conceitos de ciências e tecnologia C&T, e/o seu entendimento e saber quais as expectativas com relação a disciplina.

3

O art. 37 da LDB indica que a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade adequada.

(4)

5) Destacar o movimento CTS no contexto brasileiro e seu momento histórico, pertinente ao desenvolvimento tecnológico e da participação da sociedade.

3.DESENVOLVIMENTO E METODOLOGIA APLICADA

O relato de pesquisa foi realizado em três escolas Estaduais de São Paulo como mencionado na introdução deste texto.

O grupo era formado por cento e vinte alunos matriculados no Ensino Médio/EJA - Educação de Jovens e Adultos. Cada sala de aula tem cerca de trinta educandos. As aulas foram ministradas no período noturno, pois uma parte dos alunos trabalhavam durante o dia. Durante nossas aulas alguns alunos chegavam atrasados devido ao horário de trabalho, outros faltavam, pois a empresa a qual eles trabalhavam não os liberava para chegar à escola no horário adequado.

A metodologia desenvolvida se deu por meio de leituras de textos teóricos, científicos e vídeos referentes ao conteúdo de física, além de questões elaboradas pelo professor, aplicadas durante as aulas. Tais questões versavam sobre o conceito de ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Assim, os alunos ora em grupo ou individual, eram orientados pelo professor a discutir as seguintes questões relacionadas ao CTS:

1) Qual a contribuição do ensino de ciências para o desenvolvimento da cidadania. 2) O que você entende por ciências? 3) Quais são as expectativas com relação a disciplina. 4) O que é trabalho? 5) O que você entende por energia? 6) Qual a importância da tecnologia nos dias de hoje? 7) Você exerce trabalho que envolve conceitos científicos ou tecnológicos? Quais? 8) No interior de São Paulo e em nossa região existe um enorme plantio de cana-de-açúcar e de café. Quais os benefícios que essa extensão de terra plantada traz à região e para a comunidade que vive nela?

Para atender os nossos objetivos, realizamos um levantamento bibliográfico de textos científicos e teóricos que contribuíram para a realização da pesquisa. Dentre eles destacamos: Freire, (1987); Alves, (1992); Chauí, (1995); Fumagalli, (1998); Brasil, (1999); Gouvêa; Leal, (2001); Santos; Mortimer, (2001); Caldeiras; Bastos, (2002); Barbosa; Caldeira, (2005); Sampaio; Calçada, (2005); Barros; Paulino, (2006); Costa;

(5)

Santos, (2006); Bonadiman; Nonenmacher, (2007); Costa, (2007); Muenchen; Auler, (2007); Santos, (2007); Zimmermann; Evangelista, (2007).

Esse referencial teórico teve como ponto de partida textos do campo da educação para a ciência para estabelecer os conceitos de fundamentação filosófica, científica e pedagógica no âmbito escolar, tendo o foco principal no ensino de ciência/física na educação de jovens e adultos.

Para Caldeiras e Bastos (2002, p. 209):

[...] ensinar novas maneiras de interpretar e analisar o mundo natural e social, tendo em vista uma formação para a cidadania informada, atuante, responsável e solidária; uma formação que contemple, por exemplo, a valorização da vida, o envolvimento com as questões ambientais, à prevenção de doenças e uma luta por melhores condições de existência para todos.

A partir desta formação para a cidadania trabalhamos com os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), em que eram explicados os conceitos de ciência/física. A fim de trazerem os conteúdos para a realidade desses sujeitos no âmbito escolar e do trabalho, inserindo-os no mundo da informação em contato com bibliotecas, livros de ciências naturais, computadores/internet, além de alguns artigos e materiais produzidos por pesquisadores da área de ensino de ciências, procuramos trabalhar questões pertinentes a alfabetização científica.

Portanto, a nossa pesquisa se efetivou com base em análises teóricas e práticas, isto é, relacionando assim as reflexões teóricas com o mundo do trabalho dos alunos envolvidos, tentando estabelecer uma relação de proximidade com algumas questões do movimento CTS.

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a realização da pesquisa foi possível perceber que os alunos do (EJA), possuem uma visão crítica sobre os conceitos que envolvem a ciência. Percebemos isto por meio dos relatos realizados pelos alunos durante o nosso trabalho em sala de aula, ou seja, chegamos a tais resultados mediante a coleta dos dados apurados sobre as respostas dos sujeitos participantes da pesquisa.

(6)

Assim, analisando a importância do ensino de ciência/física no contexto atual, foi possível destacar vários fatos, que os alunos consideram como fundamentais em ciência/física, tais como:

1) A ciência contribui para nosso bem estar, para a natureza com relação ao meio ambiente e para outros meios; 2) o estudo da ciência traz amplo conhecimento das coisas e melhoria em relação ao trabalho, como por exemplo, a cura de doenças e perspectivas de futuro com relação a tecnologia.

Outros aspectos que foram salientados pelos alunos diz respeito a alguns conceitos científicos que vem adquirindo destaques na sociedade nos últimos anos. Torna-se necessário analisarmos as preocupações que a comunidade escolar, em nosso caso, perceberam no decorrer das aulas ministradas pelo professor.

São elas: 1) a importância dos meios de comunicação e desenvolvimento de matérias, como a fibra ótica; 2) a necessidade da reciclagem e sustentabilidade; 3) a conscientização no que diz respeito a fontes de energia como a cana-de-açúcar4 e a importância do álcool nos meios de transporte; 4) o compromisso de envolver as pessoas na consciência de cidadania.

A partir dessa conscientização foi possível perceber que os alunos passaram a ter uma visão mais apurada do conceito de ciência/física, pois os conteúdos estipulados pelo professor adquiriu maior importância. Esses alunos, geralmente são experientes no que fazem, eles não conhecem os conteúdos de forma teórica, mas tem um grande conhecimento dos conceitos práticos, alguns deles são funcionários de usina açucareira, ou estão se preparando para trabalhar com açúcar e álcool5. No entanto, ainda falta uma base educacional para o desenvolvimento de um pensamento científico. Precisamos investigar e aprimorar-nos na educação de jovens e adultos, para que esses sujeitos recebam uma atenção especial no que diz respeito a educação para a ciência, tecnologia e sociedade (CTS).

Nesse contexto, o letramento dos cidadãos vai desde o letramento no sentido do entendimento de princípios básicos de fenômenos do cotidiano até a capacidade de tomada

4

Na região, onde as aulas foram ministradas há uma cultura do plantio de cana – de – açúcar, o que demonstra uma preocupação no que diz respeito as questões relacionadas ao desenvolvimento de novas fontes de energia.

5

Curso de curta duração chamado “açúcar e álcool” oferecido pela região, onde existe uma grande extensão de plantação de cana-de-açúcar, esse curso é para satisfazer a demanda das usinas que estão implantadas na região do interior de São Paulo.

(7)

de decisão em questões relativas a ciência e tecnologia em que estejam diretamente envolvidos, sejam decisões pessoais ou de interesse público [...] letramento como prática social implica a participação ativa do indivíduo na sociedade, em uma perspectiva de igualdade social, em que grupos minoritários, geralmente discriminados por raça, sexo e condição social, também pudessem atuar diretamente pelo uso do conhecimento científico (ROTH e LEE, 2004 apud SANTOS, 2007, p. 480).

Essas relações devem ser trabalhadas na realidade da educação no Brasil com o objetivo de desenvolver habilidades e competências nos educandos permeando o ambiente escolar como fonte primária para a alfabetização científica.

No entanto, percebemos que falta a Educação de Jovens e Adultos, algumas práticas educacionais que estimulem professores e alunos. No EJA os alunos, embora estejam freqüentando o espaço escolar, não estão plenamente incorporados no, visto que não participam das outras atividades programadas na escola. Os alunos do EJA chegam à escola e apenas assistem às aulas e seguem para suas casas. Sentimos que paira entre os alunos, apesar de todo o conhecimento produzido ser voltado para a cidadania, um sentimento de exclusão quanto, as atividades desenvolvidas no meio escolar.

Desta forma, torna-se necessário ter um olhar para esta educação a fim de integrar esses jovens e adultos no ambiente escolar. Uma das reflexões e que talvez quando ocorrer essa integração dos alunos na vida escolar, iremos de fato construir um conhecimento reflexivo sobre a sociedade moderna e uma participação ativa na sociedade. No entanto este é apenas uns dos pontos a serem pensados sobre a construção do conhecimento científico.

5.REFERÊNCIAS

ALVES, R. Filosofia da Ciências: Introdução ao jogo e suas regras. 15. ed. São Paulo: Brasiliense. 1992.

ANGOTTI, J. A. P. ; AUTH, M. A. Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência e Educação, Bauru, v.7, n. 1, p. 15-27, mai. 2001.

AULER, D. ; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência e Educação, Bauru, v.7, n. 1, p. 1-13, mai. 2001.

BARBOSA, L. R. ; CALDEIRA, A. M. A. Uma experiência de educação cientifica: entre jovens e adultos. In: CALDEIRA, A. M. A. ; CALUZI, J. J. (Orgs.) Filosofia e

História da Ciência: contribuições para o ensino de ciências. Ribeirão Preto: Kairós,

Bauru: cá entre nós, 2005.

BARROS, C. ; PAULINO, W. Ciências: o meio ambiente. 3. ed. São Paulo: Ática, 2006. (Coleção ensino fundamental)

(8)

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: UFSC, 1998.

BONADIMAM, H. ; NONENMACHER, S. E. B. O gostar e o aprender no ensino de física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 194-223, ago. 2007.

BRASIL. Lei nº. 9.394/96, Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aprovada na Câmara Federal em 17/12/96 e sancionada pelo Presidente da República em 20/12/96, Brasília,1996.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC), S ecretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). Parâmetros Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

CALDEIRAS, A. M. A. ; BASTOS, F. Alfabetização Cientifica. In: Vale, J. M. F. at al., (Orgs). Escola Pública e Sociedade. Bauru: Saraiva, 2002, p. 208-217.

CARO, C. M. et al. Construindo consciências: ação e pesquisa em educação em ciências. 1.ed. São Paulo: Scipione, 2006. (Coleção ensino fundamental)

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1995.

CARRASCOSA, J. ; GIL-PÉREZ, D. ; VILCHES, A. Papel de la actividad experimental em la educación científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 157-181, ago. 2006.

COSTA, A. Ciências e interação. 1. ed. Curitiba: Positivo, 2006. (Coleção ensino fundamental)

COSTA, A. L. P. ; SANTOS, A. S. Relato de Experiência: a integração de alunos do ensino médio com a universidade, vivenciando experimentos físicos. In: Semana da Física, 9., Bauru, 2006. Anais...Bauru: UNESP, 2006.

______________. Relato de experiência: a convivência com um grupo de alunos matriculados no EJA ( Educação de Jovens e Adultos). In: ENCONTRO DO PEJA e III SEMÍNÁRIO REGIONAL DE EJA, 5., Marília, 2007. Anais ... Marília: UNESP, 2007. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FUMAGALLI, L. O ensino das ciências naturais no nível fundamental da educação formal: argumentos a seu favor. In: Weissmann, H. (Org.) Didática das Ciências

Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 13-29.

GIL-PÉREZ, D. ; MONTORO, I. F. ; CARRASCOSA, J. A. ; CACHUPUZ, A. ; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e

Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, dez. 2001.

GOUVÊA, G. ; LEAL, M. C. Uma visão comparada do ensino em ciências, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência. Ciência e Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 67-84, mai. 2001.

MUENCHEN, C. ; AULER, D. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na educação de jovens e adultos. Ciência e Educação, Bauru, v. 13, n. 3, p. 421-431, dez. 2007.

PRAIA, J. ; GIL-PÉREZ, D. ; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência e Educação, Bauru, v. 13, n. 2, p. 141-156, jun. 2007.

SAMPAIO, J. L. ; CALÇADA, C. S. Física: volume único. 2. ed. São Paulo: Atual, 2005. (Coleção ensino médio)

SANTOS, W. L. P. ; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 95-111, mai. 2001.

(9)

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 474-492, set/dez. 2007.

ZIMMERMANN, E. ; EVANGELISTA, P. C. Q. Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 261-280, ago. 2007.

Referências

Documentos relacionados

Java vai se tornar uma linguagem universal Java é apenas outra linguagem de programação Java é interpretada, portanto lenta. As applets Java são um risco

o principal argumento a favor do ativismo judicial é que, diante da retração dos demais poderes, que falham na efetivação dos direitos fundamentais, cabe ao poder judiciário, dentro

Andale® , Arial® , Book Antiqua® , Corsiva® , Gill Sans® , Sorts® e Times New Roman® são marcas comerciais da Monotype Corporation registradas no Gabinete de Marcas

http://www.ucb.br/Cursos/117CienciasGenomicasEBiotecnologia/ ). Cópia autenticada ou acompanhada do original do diploma e histórico escolar de curso de graduação de duração plena

Rim: Muito se fala que as empresas/os chefes nao deixam que os sites sejam mais acessíveis por conta da falta de verba e tempo para de- senvolver os projetos, mas até onde isso é

• Após o Apple I Steve Jobs e Steve Wozniak fizeram em 1977 o Apple II; • Apesar de terem feito poucas unidades, o computador inovou por trazer um sistema operacional

Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre diversos órgãos públicos e entidades, no Estado do Maranhão, para formação de rede de âmbito estadual com vistas