• Nenhum resultado encontrado

PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA INFANTIL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

JORNAL

PITANGA

7ª Edição – Maio de 2018

PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA INFANTIL

Apresentação da palestrante Elenita pelo Diretor do Campus Pitanga (p.6)

Representantes do campus para a 2ª Fase da olímpiada de Robótica (p.4)

Oficina de Xadrez no Colégio Estadual Dom Pedro I (p.5)

(2)

Jornal IFPitanga, 7ª edição, maio de 2018 Página 2

CHEGADA DE NOVOS PROFESSORES AUMENTA O

QUADRO DOCENTE DO IFPR - PITANGA

O primeiro docente a chegar no IFPR no mês de maio foi o professor de física Wesley Renzi, que foi aprovado no último concurso realizado pelo IFPR e entrou em exercício no dia 02/05 para atuar como docente da disciplina de Física no Curso Técnico em Cooperativismo e nos cursos superiores do campus. O servidor é mestre em Física pela Universidade Estadual de Londrina e atualmente cursa o Doutorado da mesma área na UEL.

A professora de matemática Juliana de Arruda Soares

ingressou no IFPR – Pitanga por meio do Processo Seletivo Simplificado para professor substituto para assumir a vaga do Diretor eleito pelo campus Diego Manoel Panonceli. A professora é formada em Matemática na Universidade Estadual do Centro-Oeste, além de Especialista em Educação do Campo pela Faculdade São Braz, Gestão Escolar e Educação Especial, ambas pela ESAF. A professora foi bolsista do PIBID e ministrava aulas na rede estadual de Educação.

O Professor de Pedagogia Felipe Borges foi aprovado no último concurso realizado pelo IFPR e entrou em exercício no dia 22/05 para atuar como docente no curso de graduação de Licenciatura em Química e no curso de Pós-graduação em Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica, além de, no ano que vem, atuar no curso que será aberto no IFPR – Pitanga de Licenciatura em Pedagogia. O servidor é Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e atualmente cursa o Doutorado em História na mesma instituição.

(3)

Jornal IFPitanga, 7ª edição, maio de 2018 Página 3

ESTUDANTES DO IFPR RECEBEM MENÇÃO HONROSA

NA OBMEP

Os estudantes do curso de

Cooperativismo Milena Flores da Silva e Caio Guilherme Stadler foram os destaques e a entrega dos certificados foi realizada pelo Diretor do Campus, Diego Manoel Panonceli. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ocorre anualmente e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicado – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Este ano a 1ª fase da 14ª edição da Olimpíada ocorre no dia 06 de junho.

Conforme dados disponibilizados na página da OBMEP seus objetivos principais são estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

No detalhe o Diretor do Campus com os estudantes homenageados Milena Flores e Caio Stadler.

(4)

Jornal IFPitanga, 7ª edição, maio de 2018 Página 4

COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA DEFINE INTEGRANTES

PARA A PRÓXIMA FASE

A Fase da Olimpíada de Robótica no IFPR – Campus Pitanga aconteceu no dia 17/05/2018. No evento do ano passado as disputas foram apenas na modalidade Seguidor de Linha Júnior. Já neste ano as competições aconteceram nas modalidades: Seguidor de Linha Júnior e Pro. Após a competição os estudantes que conquistaram os melhores tempos irão representar o Campus Pitanga na fase II da Olimpíada de Robótica que será realizada em Foz do Iguaçu-PR e serão: José Andrei e Renan Laureth na modalidade seguidor de linha Pro e Felipe Tizzot e Jean Carlos dos Santos na modalidade Júnior. A olimpiada de robótica estimula os estudantes do campus a desenvolverem diversas habilidades, das quais se destacam conhecimentos de informática e física que são componentes curriculares do eixo técnico do curso de cooperativismo.

(5)

Jornal IFPitanga, 7ª edição, maio de 2018 Página 5

IFPR PARTICIPA DE OFICINA DE XADREZ EM PARCERIA

COM DIVERSOS ÓRGÃOS DA EDUCAÇÃO DE PITANGA

No dia 22/05 foi realizada a oficina de xadrez no Colégio Estadual Dom Pedro I com a participação de 25 estudantes, presença do Diretor do IFPR Pitanga Diego Manoel Panonceli, a Diretora do Colégio Dom Pedro Maria Rita, o Diretor do Núcleo Regional de Educação, Jonas Crensiglova, o Secretário Municipal de Educação Alfredo Luiz Schavaren, os professores Valdeni Pereira, Valdir Machado Guimarães, o professor Clayton de Sá; o técnico em assuntos educacionais Rafael Silva; além de estudantes dos projetos e atletas da modalidade em nível estadual.

Os discentes selecionados para participar da oficina eram do 6º ano do Ensino Fundamental e a opção por estes participantes teve o intuito de despertar o gosto pela prática do esporte desde cedo, permitindo potencializá-los para futuras competições locais e regionais do esporte.

Durante a Oficina foi apresentado um vídeo com a história do xadrez e feita a apresentação das técnicas básicas do esporte. Após, iniciou-se a prática do xadrez sob a orientação dos professores e dos estudantes integrantes do projeto. Houve uma participação pró-ativa dos estudantes e a intenção é de que o projeto consiga atender mais colégios da região.

(6)

Jornal IFPitanga, 7ª edição, maio de 2018 Página 6

PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA DE CRIANÇAS E

ADOLESCENTES

A psicóloga Elenita Luiza Lodi esteve presente no Campus do IFPR Pitanga, onde apresentou uma palestra que promoveu uma ampla reflexão sobre a violência infantil, em referência ao dia 18 de maio que é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Foram apresentadas informações sobre a escolha deste dia que é devido a ocorrência em 1973, do sequestro de uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), que foi violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos e desde então essa data marca o combate a toda forma de violência aos menores.

A palestrante abordou características e dados estatísticos da violência sexual, que é uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Destacou a importância da prevenção por meio de um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciado e ao saber de algum caso de violência sexual infantil, devemos procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária ou ligar para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

(7)

Jornal IFPitanga, 7ª edição, maio de 2018 Página 7

ESPAÇO DA ARTE

As estudantes do curso de Técnico em Cooperativismo do IFPR Campus Pitanga, Bárbara Buchmann Dias e Larissa Rodrigues, convidam a todos para participarem da ação "Asas para voar". A produção artística tem como objetivo "dar asas a imaginação" e teve como resultado uma fotomontagem a partir de um ensaio fotográfico que será realizado

no espaço da biblioteca, local em que as asas se materializaram. Esta ação faz parte do projeto de pesquisa "Arte como Trabalho Criador", da professora de Arte Tania R. Rossetto. Aos que aceitarem o desafio de serem fotografados junto as asas, deverão responder a uma pergunta: “Se você tivesse asas, para onde voaria?”. O trabalho de fotomontagem realizará esse sonho.

ESCULTURAS DE ARAME

Exposição na Biblioteca IFPR Campus Pitanga reúne esculturas de arames dos alunos do 2º ano do curso Técnico em Cooperativismo. A exposição é resultado da discussão teórica e prática elaborada na disciplina de Arte, o conceito elaborado procurar quebrar padrões pré-estabelecidos na representação artística, utilizando para tanto, a mistura da Arte Greco-Romana, Arte Africana e Arte Oriental.

PRODUÇÃO DE CARRANCAS

Outro trabalho de destaque no mês de maio foram as carrancas que foram produzidas a partir de uma proposta interdisciplinar das disciplinas de arte e física. O intuito da atividade era realizar uma competição na qual os estudantes construiriam seus barcos de papelão para realizar a transposição de um curso de água, sendo as carrancas colocadas nas proas para distinguir e trazer sorte aos competidores.

(8)

Jornal IFPitanga, 7ª edição, maio de 2018 Página 8

IFPR CAMPUS PITANGA PARTICIPOU DA IV SEMANA

DE FÍSICA EM IVAIPORÃ

Entre os dias 14 e 18 de maio, o curso de Licenciatura em Física do IFPR – campus Ivaiporã realizou a IV Semana de Física do campus. Esse evento teve como objetivo proporcionar um espaço de exposição e discussão de alguns dos principais assuntos que permeiam o trabalho de ensino e pesquisa em Física e Ciências da Natureza propiciando a troca de saberes e experiências entre os participantes envolvidos.

O IFPR – campus Pitanga participou dessa edição com a apresentação de três trabalhos desenvolvidos por discentes e docentes do campus. A estudante de Pós-Graduação e Licenciatura em Química, Vânia Aparecida Novak Marquezin, apresentou o trabalho intitulado “Uma abordagem contextualizada da Natureza da Ciência” no qual é orientada pelo Professor Gustavo Bordin. A segunda participação do campus Pitanga se deu através da apresentação do trabalho “A eletroluminescência branca a partir de blendas híbridas de PFO, CdSe (ZnS), P3OT”. Esse trabalho, que é desenvolvido em parceria com o Grupo de Óptica e Optoeletrônica da Universidade Estadual de Londrina, foi apresentado pelo Professor Wesley Renzi. O trabalho intitulado “Extração e caracterização de corantes naturais por meio de absorção UV-VIS” que é desenvolvido pelos Professores Lilian Orvatti e Maicon Souza do campus Pitanga e Professor José Renato Marques Viana do campus Cascavel foi apresentado pelo estudante Marcelo Henrique Ferreira Pinheiro do Curso Técnico Integrado em Informática do campus Cascavel.

(9)

Jornal IFPitanga, 7ª edição, maio de 2018 Página 9

GALERIA DE FOTOS

Endereço:

Rua José de Alencar, nº 1080, Jardim Planalto,

Pitanga/PR, CEP 85200-000 Telefone: (42) 99840-9902

Página virtual: http://pitanga.ifpr.edu.br/

Acesse o informativo acadêmico na internet: http://pitanga.ifpr.edu.br/academico/jornal-academico/ Editorial Jornal IFPitanga 7ª Edição Maio – 2018 Pitanga - PR

Informativo mensal produzido pelo IFPR – Campus Pitanga no Projeto de Extensão “A Construção do Jornal IFPitanga”.

Coordenação:

Rafael Aparecido da Silva Vice-Coordenação: Clayton Pereira de Sá Colaborador: Marcelo Mazzetto Revisora: Leila Pryjma Discentes:

Jennifer Vanessa Ptelak Thiago Bertolini

Referências

Documentos relacionados

1 — Compete ao Departamento de Fiscalização, abre- viadamente designado por DF, exercer a ação fiscalizadora no cumprimento dos direitos e obrigações dos beneficiários

Além disso, o design da lente inovador, sem margens, também se adequa a qualquer decoração de interiores com o seu visual impecável e cuidado. E pode ainda tirar partido da

Excepcionalmen- te, o encontro foi realizado na sede da Adminisrração do Distrito Agro Industrial (DAIA), onde, mais uma vez, uma comiti- va da Federação das Indústrias do Estado

No nome que descreve o lugar, deve-se observar em qual posição a letra de campo bom está na palavra. Somar o valor da posição com o número da imagem no site... Ex.: Primeira

Base de Conhecimento de Risco AMBIENTAL 3.1.1 AUTO CAMINHONEIRO PAMSAÚDE TRANSPORTES AMIGOS DA ESTRADA OUTROS RAMOS Consultoria em Gestão de Riscos Logísticos

Os temas a serem abordados nesta fundamentação serão acerca da marca e suas características, a forma como a percepção do consumidor e a marca se relacionam

Por sua vez, considerando o primeiro bimestre de 2019, o comércio exportador de café brasileiro ao registrar embarques totais de 6,88 milhões de sacas (crescimento de 31,5% frente

dinâmica socioespacial do Sudeste Goiano; mobilidade geográfica do capital e do trabalho; políticas estatais de desenvolvimento local; infraestrutura, mão de obra e matéria