• Nenhum resultado encontrado

Você sabe o que é Coaching?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Você sabe o que é Coaching?"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Você sabe o que é

Coaching?

(2)

Você sabe o que é Coaching?

Neste e-book, você vai descobrir:

 O que é Coaching

 Quais os benefícios para quem faz um processo de Coaching

 Quem são o Coach e o Coachee

 Como funciona um processo de Coaching

 Quais os principais benefícios da pro ssão

 Quais os principais nichos de Coaching

 Como escolher o seu nicho de atuação

 Conclusão

(3)

Você sabe o que é Coaching?

É uma técnica? Um método? Um sistema?

Coaching nada mais é, do que uma metodologia, que se utiliza de diversas ferramentas (muitas delas criadas em áreas totalmente diferentes do Coaching) de capacitação e melhora de desempenho de um indivíduo.

Trocando em miúdos, Coaching é uma parceria entre duas pessoas, para que uma delas alcance os resultados que está buscando, sejam eles pessoais ou pro ssionais, e durante esta parceria, diversas ferramentas de capacitação e organização são utilizadas para facilitar o processo.

(4)

Você sabe o que é Coaching?

Eu descobri que existe uma ÚNICA diferença entre pro ssionais que conseguem clientes dia após dia através da internet e aqueles pro ssionais que apesar de todo esforço o máximo que conseguem são curtidas e comentários.

O PODER DE UM NICHO DE ATUAÇÃO

DEFINIDO ESTRATEGICAMENTE

A ideia de um processo de Coaching, é elevar o potencial de quem passa por ele. Quando o processo é bem feito, tanto o Coachee quanto o Coach conseguem perceber os avanços obtidos durante o processo.

Os ganhos são reais?

Durante um processo de Coaching, o Coach trabalha para fazer com que o Coachee se liberte de diversas amarras que podem estar fazendo com que ele não conquiste aquilo que está buscando. Falta de organização, não saber delegar tarefas, não conseguir de nir prioridades entre outras coisas são alguns dos desa os mais comuns trabalhados durante um processo de Coaching, e é justamente ai que as ferramentas escolhidas para trabalhar são fundamentais durante todo o andamento do processo.

Todo processo de Coaching, tem começo, meio e m. O tempo de duração dos encontros pode variar de pro ssional para pro ssional, sendo o mais comum de uma hora para clientes individuais e até 3 horas para processos em grupo,dependendo do número de pessoas. Já os encontros ou sessões, que podem ser presenciais ou online, costumam acontecer semanalmente e podem variar dependendo dos resultados obtidos pelo cliente. Geralmente pacotes de 10 sessões são os mais comuns de serem fechados.

(5)

Você sabe o que é Coaching?

Cada uma das partes tem papel fundamental no

processo

Depois de se formar na sua instituição de preferência, o Coach está apto a atender seus clientes, os Coachees. Para que o processo funcione da melhor maneira possível, ambas as partes precisam estar comprometidas com os resultados nais. 

O papel do Coach, é de facilitar o acesso ao potencial adormecido dentro de seu cliente, e o papel do Coachee é o de realmente utilizar este potencial para alcançar os resultados que está buscando.

Se uma das partes, seja por falta de pro ssionalismo ou capacitação no uso das ferramentas, no caso do Coach, ou por preguiça, falta de interesse e comprometimento, no caso do Coachee, não zerem o que devem fazer, o processo se encerrará, e nada terá acontecido. Agora, quando todos os envolvidos dão o melhor de si, os desa os são vencidos, planejamentos são construídos e resultados alcançados.

Além de saber aplicar as ferramentas do jeito correto, a empatia e o saber ouvir são as duas principais coisas que um Coach precisa desenvolver para extrair o máximo potencial de seus clientes.

(6)

Você sabe o que é Coaching?

O dia a dia do Coach

Depois de de nir a quantidade de encontros o Coach começa a fazer o trabalho de identi car os gargalos na vida do Coachee. Ferramentas como roda da vida, ajudam a identi car quais são as áreas da vida do cliente que mais estão "travadas" e o impedem de seguir adiante e conquistar o que deseja.

No decorrer da sessão, outras ferramentas podem ser aplicadas, dependendo da necessidade que o Coach enxergar na situação. Ao contrário de sessões de terapia por exemplo, as sessões de Coaching são todas voltadas para a ação, para resultados mensuráveis e ações especí cas que vão ajudar o cliente a se aproximar aos poucos dos resultados que quer alcançar.

Dando sequencia na sessão, são de nidas tarefas e próximos passos a serem dados na direção dos objetivos do cliente, além de serem de nidas as maneiras que o Coachee vai comprovar que executou as tarefas de nidas para aquela semana.

Ao nal da sessão, o Coach sempre pergunta o que aquele encontro agregou ao Coachee e quais foram os aprendizados do dia.

No próximo encontro, o Coach começa fazendo o follow up da sessão anterior, para saber como foram feitas as tarefas e seus resultados, e uma nova ferramenta é aplicada no Coachee, dando sequencia no processo.

O Coach deve deixar muito claro para o Coachee desde o começo que ele é 100% responsável pelos resultados que quer alcançar. O Coach não é responsável pelas realizações do cliente, é apenas uma ferramenta para acelerar o processo de desenvolvimento de seus clientes.

(7)

Você sabe o que é Coaching?

Flexibilidade, viver a sua missão de vida, ajudar

pessoas...

Quando alguém decide se tornar um Coach, na maior parte dos casos, o faz por achar que pode viver a vida de uma maneira diferente. Muitas pessoas que resolvem ir por esse caminho, já possuem uma vontade maior de ajudar, de viver uma vida com mais propósito, auxiliando pessoas a se tornarem versões melhores delas mesmas.

Muitos decidiram se tornar Coaches depois de terem passado anos no mercado corporativo, e agora querem poder trabalhar por conta própria, outros, seguiram este caminho por já terem passado por desa os antes e agora querem facilitar a vida de quem esteja passando pelo mesmo problema, e claro, a ainda aqueles que sempre quiseram empreender e encontraram no Coaching uma maneira de aliar isso a um estilo de vida de mais liberdade. Apesar de todas as coisas boas de se tornar um Coach, não se engane, isso ainda é um negócio e a maior parte dos Coaches são empreendedores. Se você pretende ir por este caminho, precisará levar o seu negócio a sério, estudar, aprender como vender seus produtos e serviços e lidar com os altos e baixos de ser um pro ssional autônomo.

(8)

Você sabe o que é Coaching?

Me formei, e agora?

Basicamente, existe um Coach para cada tipo de hobby, pro ssão ou mercado. As opções são in nitas. Desde Coach de animais exóticos (iguanas, cobras, morcegos etc) até Coaches de emagrecimento, carreira e casamentos. E justamente por existir uma gama enorme de opções e de mercados, é que se faz necessária a escolha de um nicho de atuação.

Um erro muito comum do Coach recém formado é querer abraçar o mundo todo, a nal, um Coach consegue atuar nos mais diversos segmentos, com pequenas modi cações nas ferramentas e técnicas que aprendeu. Mas, fazendo isso, ele não se conecta com um público especí co e no futuro terá problemas para conseguir clientes e fazer seu negócio de Coaching prosperar.

Abaixo listo alguns do mais comuns nichos de Coaching.

Coaching de emagrecimento

Atualmente um do mais requisitados e conhecidos pro ssionais, os Coaches de emagrecimento ajudam seus clientes a eliminar peso, organizar uma rotina de exercícios, começarem uma reeducação alimentar e aumentarem a auto estima.

Áreas de atuação:

 Perda de peso

 Reeducação alimentar

 Organizar rotinas de exercícios

 Auto estima

 Compulsão alimentar

 Padrões familiares e culturais

Coaching nanceiro

O Coach nanceiro pode ajudar clientes com diversos assuntos relacionados a dinheiro e nanças, como organização, investimentos, renda recorrente entre outros.

(9)

Você sabe o que é Coaching?

 Organização nanceira

 Quitação de dívidas

 Planejamento de investimentos

 Planejamento familiar

 Crenças

 De nição de orçamento

Coaching de produtividade

O Coach de produtividade ajuda seus clientes a gerenciar melhor as tarefas do dia a dia para que eles consigam executar seus projetos e sonhos.

Áreas de atuação:

 Procrastinação

 Gestão de tarefas

 Delegação

 Automação

 Fluxo de trabalho

 Equilíbrio de papéis

Coaching de relacionamentos

O Coach de relacionamento não vive apenas de ensinar jovens a paquerar. Na verdade ele cuida de tudo que envolva algum tipo de relação entre pessoas. Seja no trabalho, no casamento ou em ambientes familiares.

Áreas de atuação:

 Resolução de con itos

 Casamentos

(10)

Você sabe o que é Coaching?

 Relacionamento familiar

 Relacionamento no trabalho

 Divórcios

Coaching de carreira

O Coach de carreira ajuda seus clientes a alavancarem suas carreiras, se relacionarem melhor com seus colegas de trabalho e criarem um plano de carreira estruturado.

Áreas de atuação:

 Recolocação pro ssional

 Criação de plano de carreira

 Desenvolvimento de habilidades

 Criação de currículum

 Entrevistas de emprego

 Realização pro ssional

Coaching de comunicação

O Coach de comunicação guia seus clientes em tudo que se refere a comunicação dentro das organizações. Desde escrita de e-mails a como fazer apresentações melhores.

Áreas de atuação:

 Como expressar suas ideias

 Persuasão

 Como escrever e-mails

 Comunicação não verbal

 Midia training

(11)

Você sabe o que é Coaching?

Coaching de negócios

O Coach de negócios atua junto as lideranças das organizações, ajudando no planejamento estratégico, programas de sucessão e alinhamento de metas e equipes.

Áreas de atuação:

 Fusão de empresas

 Posicionamento de mercado

 Liderança

 Gestão de projetos

 Coaching corporativo

 Equipes de alta performance

Coaching de concursos

O Coach de concursos ajuda seus clientes a se organizarem para passar em concursos, ensina técnicas de estudo e organização. Áreas de atuação:

 Concursos militares

 Concursos públicos

 Vestibulares

 Memorização

 Rotina de estudos

 Redação para concursos

Estes são apenas alguns dos nichos mais comuns de Coaching que existem. Nem sempre existe uma divisão clara entre os nichos, um Coach de comunicação, pode fazer coisas que um Coach de produtividade ou de nanças faz por exemplo. O grande segredo, é saber como agir em cada situação e ajudar seu Coachee a alcançar os resultados e potencial que ele espera.

(12)

Você sabe o que é Coaching?

Muitas opções para escolher. Teste!

A escolha do nicho, deve levar em consideração alguns fatores básicos: O que você gosta ou quer fazer?

É interessante que você coloque no papel algumas coisas que você gosta de fazer, tem facilidade de fazer ou simplesmente o que você mais queira fazer neste momento da sua vida. Não existe uma resposta padrão aqui, você vai precisar encontrar aquilo que mais ressoe com você neste momento. Se ainda não fez, esta pode ser uma ótima hora de contratar um Coach para te ajudar.

Existe mercado para isso?

Como eu já havia dito, existe uma in nidade de nichos de Coaching, mas nem todos são rentáveis a ponto de você conseguir sobreviver apenas com ele. Pelo menos não no início da sua carreira. Talvez seja necessário começar atuando em um nicho mais rentável e depois migrar para o que você sempre quis atuar de verdade.

(13)

Você sabe o que é Coaching?

Convenhamos, nem sempre sair da sua zona de conforto é fácil (ou necessário) para se escolher um nicho de atuação. Muitas vezes, temos vontade de experimentar coisas novas e jogar tudo o que sabemos para o alto e começar do zero, numa carreira totalmente nova. Não há nada de errado em se fazer isso. Desde que seja de maneira consciente.

Se você tem facilidade com números, cálculos, investimentos, pode ajudar muitas pessoas, mesmo que odiasse trabalhar no banco, por exemplo, ou se era um alto executivo que liderava grandes equipes, pode ajudar outras pessoas a fazer o mesmo, mas agora, do seu próprio jeito, e não sendo cobrado por uma empresa.

As vezes, a sua expertise atual é o que te dará condições de começar o seu negócio de Coaching com o pé direito. Uma dica interessante para te ajudar a escolher um nicho é de nir o que você NÃO quer fazer nunca mais na vida. Se car dentro de uma empresa era torturante para você, não vá fazer Coaching de negócios. Se não gosta de lidar com problemas muito pessoais de outras pessoas, procure nichos mais técnicos como nanças ou empreendedorismo,

não tente ser Coach de relacionamentos.

O mundo do Coaching possibilita conhecer e interagir com os mais diversos tipos de pessoas, nas mais variadas situações e com inúmeros desa os. Constantemente você estará aprendendo coisas novas, estudando e mudando a visão de problemas e conceitos que sequer havia imaginado.

Tudo isso, enquanto ajuda pessoas a alcançarem os mais diversos objetivos e resultados, transformando a vida das pessoas que encontrar pelo caminho. Então, agora que você já sabe a rotina de um Coach, basta decidir onde se formar, e depois escolher um nicho e começar a viver a vida do jeito que escolheu.

Referências

Documentos relacionados

Isso, se “no meio do caminho”, o Governo não mudar a regra do jogo e subir a expectativa da vida, para um número maior, elevando de cara a idade mínima para 70 e 72 anos

S em qualquer sombra de dúvida, quando nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina na oração do Pai Nosso a dizer que o nome de Deus deve ser santificado na Terra, do mesmo

Conheço o macho muito bem para comprar a leveza e o sorriso, não quando meus próprios sentidos imortais me deixam ver o peso por trás de seu olhar, não importa a que

Pelo gigantismo de sua área, o Brasil está sujeito a uma enorme diversidade de impactos decorrentes das mudanças climáticas. Esses impactos serão bastante distintos nas

Processo de se examinar, em conjunto, os recursos disponíveis para verificar quais são as forças e as fraquezas da organização.

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

Um eficiente planeja- mento de segurança para o condomínio irá cuidar não apenas de aspectos relacionados ao acesso pela porta- ria e monitoramento de áreas internas, ele deve

- Se somente o município figura como devedor no título executivo judicial, não pode o ex-prefeito, que não participou do processo de conhecimento, ser parte na execução, não