• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS / 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS / 2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Credenciamento pelo Conselho Federal de Educação Mestrado: Parecer 30/82 de 18/02/1982

Doutorado e Mestrado: Parecer 522 de 03/07/1989 e Parecer 165 de 19/02/1990

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS / 2015

O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo comunica a abertura das inscrições para o processo de seleção de candidatos para 2015 nas oito Áreas de Concentração que o compõem. O candidato deverá se inscrever em uma das Áreas de Concentração.

Área de Concentração Vagas para

mestrado

Vagas para doutorado

Design e Arquitetura 13 6

Habitat 4 3

História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo 12 13

Paisagem e Ambiente 5 4

Planejamento Urbano e Regional 7 6

Projeto de Arquitetura 7 3

Projeto, Espaço e Cultura 5 3

Tecnologia da Arquitetura 6 11

Observações:

1. Após a inscrição o candidato não poderá mudar de Área de Concentração.

2. Informações sobre as Áreas de Concentração, seus professores e linhas de pesquisa estão disponíveis no site da FAUUSP. Será feita uma apresentação do curso aos interessados no dia 10 de julho de 2014, às 9 horas, na sede do curso de Pós–Graduação.

3. Candidatura ao mestrado: poderá se candidatar ao mestrado diplomado por curso superior reconhecido pelo MEC, o graduando da USP com colação de grau efetuada até 02 de fevereiro de 2015 ou o graduando fora da USP com diploma expedido até o período de matrícula. Não será aceita a inscrição do candidato diplomado apenas em curso de curta duração (licenciatura curta).

4. Candidatura ao doutorado: poderá se candidatar ao doutorado o mestre com diploma de curso reconhecido pela CAPES, mestre com diploma no exterior equivalente ao da USP, mestre da USP com defesa homologada até 02 de fevereiro de 2015 ou mestre fora da USP com diploma expedido até o período da matrícula.

ETAPAS DE INSCRIÇÃO

15/7/14 a 22/07/14 - Recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$150,00 (cento e cinqüenta reais), na Tesouraria da FAUUSP / Cidade Universitária, na Rua do Lago 876, Butantã, Tel. (11) 3091-4822, das 9h às 12h e das 13h às 16h ou depósito em conta-corrente (ver site a partir de 15/07/2014).

Não haverá prorrogação deste período e o valor da taxa de inscrição não será devolvido.

23/07/14 a 01/08/14 – Entrega dos documentos, relacionados a seguir, na Secretaria de Pós-Graduação, na Rua Maranhão 88, das 9h às 12h e das 13h às 15h30, ou via Sedex, com data limite de postagem em 01/08/2014.

Relação de documentos:

1. Ficha de inscrição em formulário padronizado (disponível no site da FAUUSP), em duas vias, com fotografia 3X4 recente.

2. Projeto de Pesquisa (conforme modelo disponível no site da FAUUSP) em 3 vias. 3. Súmula Curricular (conforme modelo disponível no site da FAUUSP) em 3 vias. 4. Comprovante do pagamento da Taxa de Inscrição.

5. Certificado de proficiência em um dos seguintes idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão. Serão aceitos certificados emitidos a partir de 2012 por Centros de Língua de Instituições Públicas de Ensino Superior (estaduais ou federais), ou por Centros de Língua reconhecidos pelo Programa de Pós Graduação, ou pelos consulados dos respectivos países de origem. Aos candidatos ao Doutorado será exigida proficiência em duas línguas estrangeiras, a segunda diferente da apresentada para obtenção do título de mestre. A relação dos Centros de Língua reconhecidos encontra-se neste edital, conforme o disposto no Parágrafo V, item 5 das normas do programa.

(2)

6. Certificado de proficiência em português, para os candidatos estrangeiros, exceto os lusófonos. A relação dos Centros de Língua reconhecidos encontra-se neste edital, conforme disposto no parágrafo V, item 6 das normas do programa.

7. Cópia dos seguintes documentos: RG, CPF e Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar cópia autenticada do passaporte e, no ato da matrícula, cópia do visto de estudante temporário IV e cópia do protocolo do RNE.

8. Cópia (frente e verso) do diploma ou atestado e cópia do histórico escolar de graduação.

9. Cópia (frente e verso) do diploma ou atestado, cópia do histórico escolar de Mestre e um exemplar da dissertação de mestrado para o candidato ao doutorado.

Observações:

1. Toda documentação deverá ser acondicionada em uma única pasta etiquetada com nome, nível (Mestrado - ME ou Doutorado - DO), com indicação da Área de Concentração e orientador pretendido (opcional).

2. Não será aceita substituição de documentos após a entrega.

3. Findo o processo de seleção, o material entregue ficará à disposição para ser retirado na Secretaria da Pós-Graduação até 31/03/2015 sendo inutilizado após esta data.

ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO 2015 1. MESTRADO

1a ETAPA (ELIMINATÓRIA)

Consiste na avaliação do Projeto de Pesquisa e da Súmula Curricular.

Na avaliação do Projeto de Pesquisa serão consideradas suas qualidades intrínsecas e a pertinência à Área de Concentração selecionada pelo candidato. Na avaliação da Súmula Curricular serão considerados o perfil do candidato e a relação do seu percurso profissional e acadêmico com os objetivos da Pós-Graduação.

A nota da 1a Etapa será a média ponderada das notas atribuídas ao Projeto de Pesquisa e à Súmula

Curricular.

As Áreas de Concentração: Habitat; História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo; Paisagem e Ambiente; Planejamento Urbano e Regional; Projeto de Arquitetura; Projeto, Espaço e Cultura adotarão os pesos seguintes:

Projeto de Pesquisa (7); Súmula Curricular (3)

A Área de Concentração Design e Arquitetura adotará o peso seguinte: Projeto de Pesquisa (6); Súmula Curricular (4)

A Área de Concentração Tecnologia da Arquitetura adotará o peso seguinte> Projeto de Pesquisa (5); Súmula curricular (5)

Todas as Áreas de Concentração adotarão, para aprovação, a nota mínima 7,0 (sete), para o Mestrado. 04/09/2014 - Divulgação dos resultados da 1a Etapa. Os nomes dos candidatos aprovados nesta etapa serão divulgados no quadro de avisos na sede do Programa de Pós-Graduação, Rua Maranhão 88 e no site da FAUUSP. Não serão divulgados resultados por telefone.

04/09/2014 a 13/09/2014 - Período de interposição de recursos à Comissão de Seleção. Observação:

O Projeto de Pesquisa e a Súmula Curricular de cada candidato serão avaliados por, no mínimo, dois professores da Área de Concentração na qual se inscreveu. Caso haja discrepância de 3 ou mais pontos entre as notas atribuídas ou reprovação por apenas um dos avaliadores, haverá uma terceira avaliação e será desprezada a nota discrepante.

2a ETAPA – ELIMINATÓRIA PROVA ESCRITA –

19/09/2014 – Prova Escrita, das 9h às 13h, na sede do Programa de Pós- Graduação, Rua Maranhão 88. A Prova Escrita é específica para cada Área de Concentração e a bibliografia de referência para a sua realização estará disponível no site da FAUUSP, por Área de Concentração.

Os temas ou questões da Prova Escrita serão anunciados no momento da sua realização.

Não é permitida a consulta a livros, apontamentos ou a qualquer outro documento durante a sua realização.

A prova deverá ser escrita com caneta preta ou azul e não poderá conter nome ou sinal que identifique o candidato.

Na avaliação da Prova Escrita serão considerados: estrutura de pensamento; capacidade de argumentação; domínio da bibliografia indicada pela Área de Concentração; clareza de expressão e correção gramatical; pertinência ao enunciado da questão. A nota mínima para aprovação será 7,0 (sete).

(3)

03/10/2014 – Divulgação dos resultados da 2ª Etapa. Os nomes dos candidatos aprovados nesta etapa serão divulgados no quadro de avisos na sede do Programa de Pós-Graduação, Rua Maranhão 88, e no site da FAUUSP. Não serão divulgados resultados por telefone.

03/10/2014 a 13/10/2014 – Período de interposição de recursos à Comissão de Seleção. Observação:

A Prova Escrita de cada candidato será avaliada por, no mínimo, dois professores da Área de Concentração na qual se inscreveu. Caso haja discrepância de 3 ou mais pontos entre as notas atribuídas ou reprovação por apenas um dos avaliadores, haverá uma terceira avaliação e será desprezada a nota discrepante.

3ª ETAPA

ARGUIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E DA SÚMULA CURRICULAR 14/10/2014 A 31/10/2014

As arguições serão realizadas na sede do Programa de Pós-Graduação, Rua Maranhão 88. O dia e o horário das arguições serão divulgados pela Secretaria da Pós-Graduação.

Na avaliação da arguição serão considerados: capacidade argumentativa; clareza na exposição do projeto de pesquisa; disponibilidade e compromisso do candidato com o Programa de Pós-Graduação.

A nota mínima para aprovação será 7,0 (sete). Observação:

Na Argüição, cada candidato será avaliado por, no mínimo, dois professores da Área de Concentração na qual se inscreveu. Cada candidato receberá nota única atribuída pelos avaliadores. RESULTADO FINAL MESTRADO

A nota final para os candidatos ao curso de Mestrado será a média aritmética das notas obtidas nas 1ª, 2ª e 3ª Etapas.

A seleção final dos candidatos para o preenchimento das vagas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação se dará por ordem decrescente das notas finais, obtidas pela média aritmética das notas das Etapas de Avaliação, até o preenchimento do número de vagas estabelecido por Área de Concentração. 07/11/14 - Divulgação do resultado final - A lista dos candidatos selecionados será divulgada no quadro de avisos da sede do Programa de Pós-Graduação, Rua Maranhão 88 e no site da FAUUSP. Não serão divulgados resultados por telefone.

07/11/14 a 17/11/14 - Período de interposição de recursos à Comissão de Seleção. 2.DOUTORADO

1a ETAPA (ELIMINATÓRIA)

Consiste na avaliação do Projeto de Pesquisa e da Súmula Curricular.

Na avaliação do Projeto de Pesquisa serão consideradas suas qualidades intrínsecas e a pertinência à Área de Concentração selecionada pelo candidato. Na avaliação da Súmula Curricular serão considerados o perfil do candidato e a relação do seu percurso profissional e acadêmico com os objetivos da Pós-Graduação.

A nota da 1a Etapa será a média ponderada das notas atribuídas ao Projeto de Pesquisa e à Súmula Curricular.

As Áreas de Concentração: Design e Arquitetura; Habitat; História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo; Paisagem e Ambiente; Planejamento Urbano e Regional; Projeto de Arquitetura; Projeto, Espaço e Cultura e Tecnologia da Arquitetura adotarão os pesos seguintes:

Projeto de Pesquisa (6); Súmula Curricular (4)

Todas as Áreas de Concentração adotarão, para aprovação, a nota mínima 7,0 (sete) para o Doutorado. 04/09/2014 - Divulgação dos resultados da 1a Etapa. Os nomes dos candidatos aprovados nesta etapa serão divulgados no quadro de avisos na sede do Programa de Pós-Graduação, Rua Maranhão 88 e no site da FAUUSP. Não serão divulgados resultados por telefone.

04/09/2014 a 15/09/2014 - Período de interposição de recursos à Comissão de Seleção. Observação:

O Projeto de Pesquisa e a Súmula Curricular de cada candidato serão avaliados por, no mínimo, dois professores da Área de Concentração na qual se inscreveu. Caso haja discrepância de 3 ou mais pontos entre as notas atribuídas ou reprovação por apenas um dos avaliadores, haverá uma terceira avaliação e será desprezada a nota discrepante.

(4)

2ª ETAPA

ARGUIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E DA SÚMULA CURRICULAR 14/10/2014 A 31/10/2014

As arguições serão realizadas na sede do Programa de Pós-Graduação, Rua Maranhão 88. O dia e o horário das arguições serão divulgados pela Secretaria da Pós-Graduação.

As arguições para candidatos de doutorado, comprovadamente residentes fora do país poderão ser realizadas por Skype, em Português.

Na avaliação da arguição serão considerados: capacidade argumentativa; clareza na exposição do projeto de pesquisa; disponibilidade e compromisso do candidato com o Programa de Pós-Graduação.

A nota mínima para aprovação será 7,0 (sete). Observação:

Na Argüição, cada candidato será avaliado por, no mínimo, dois professores da Área de Concentração na qual se inscreveu. Cada candidato receberá nota única atribuída pelos avaliadores. RESULTADO FINAL DOUTORADO

A nota final para os candidatos ao curso de doutorado será a média aritmética das notas obtidas nas 1ª e 2ª Etapas.

A seleção final dos candidatos para o preenchimento das vagas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação se dará por ordem decrescente das notas finais, obtidas pela média aritmética das notas das Etapas de Avaliação, até o preenchimento do número de vagas estabelecido por Área de Concentração. 07/11/14 - Divulgação do resultado final - A lista dos candidatos selecionados será divulgada no quadro de avisos da sede do Programa de Pós-Graduação, Rua Maranhão 88 e no site da FAUUSP. Não serão divulgados resultados por telefone.

07/11/14 a 17/11/14 - Período de interposição de recursos à Comissão de Seleção.

CENTROS DE LÍNGUAS RECONHECIDOS PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Idioma Centros reconhecidos Pontuação, nota ou

conceito mínimo Instituições Públicas de Ensino Superior (estaduais ou

federais) 7

Consulado do país de origem Aprovado

Português

Hispania - Línguas Latinas 7

Instituições Públicas de Ensino Superior (estaduais ou

federais) 7

União Cultural Brasil Estados Unidos 6

Exame da Universidade de Cambridge (CPE, FCE,

CAE) - Cultura Inglesa C

Exame da Universidade de Michigan - UCBEU Aprovado

IELTS - Cultura Inglesa 6,5

496 ptos (tradicional) 170 ptos (CBT-computador) Inglês

TOEFL ou IPT-TOEFL - Alumni

61 ptos (IBT-Internet) Instituições Públicas de Ensino Superior (estaduais ou

federais) 7

Francês

Aliança Francesa 70/100

Instituições Públicas de Ensino Superior (estaduais ou

federais) 7

Hispania - Línguas Latinas 7

Espanhol

Instituto Cervantes - DELE Apto

Instituições Públicas de Ensino Superior (estaduais ou

federais) 7

Italiano

Istituto Italiano di Cultura 6

Instituições Públicas de Ensino Superior (estaduais ou

federais) 7

Alemão

Instituto Goethe B1

Reitor: Prof. Dr. Marco Antonio Zago Vice-Reitor: Prof. Dr. Vahan Agopyan

(5)

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Diretor: Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero Vice-Diretor: Profª Drª Maria Cristina da Silva Leme Comissão de Pós-Graduação

Membros Titulares

Profª Drª Maria Lucia Caira Gitahy - HI - Presidente Profa. Dra. Maria de Lourdes Zuquim – PL - Vice-Presidente Profª. Drª. Marta Dora Grostein - Congregação

Prof. Dr. Agnaldo Aricê Caldas Farias – PEC Profª. Drª. Helena Aparecida Ayoub Silva – PR Profª Drª Maria Cecília Loschiavo dos Santos - DE

Profª Drª Maria de Lourdes Zuquim – PL

Profª. Drª. Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins – HÁ Profª Drª Maria Lucia Caira Gitahy - HI

Profª Drª Roberta Consentino Kronka Mulfarth - TA Prof. Dr. Vladimir Bartalini – PA

Dora Souza Dias – Discente

Moracy Amaral e Almeida - Discente Comissão de Seleção/2015

Membros Titulares

Profª. Drª. Marta Dora Grostein - Congregação - Coordenador

Prof. Dr. Ricardo Marques de Azevedo – Congregação - Vice-Coordenador Prof. Dr. Agnaldo Aricê Caldas Farias - PEC

Profª Drª Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno - HI Profª Drª Cibele Haddad Taralli - DE

Prof. Dr. Eduardo Alberto Cusce Nobre - PL Profª. Drª. Helena Aparecida Ayoub Silva - PR Profª. Drª Joana Carla Soares Gonçalves - TA Profª. Drª. Maria Camila Loffredo D’Otttaviano - HA Profª Drª Maria de Assunção Ribeiro Franco – PA SEDE DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Rua Maranhão, 88

Higienópolis - CEP 01240-000 – São Paulo - SP Tel. (0xx11) 3017-3153 / 3157

Fax (0xx11) 3258-2377 Email: cpgfauselecao@usp.br http://www.fau.usp.br/cursos/pos

Referências

Documentos relacionados

A remessa deve entrar no Brasil como Importação formal não O remetente deve seguir as instruções deste guia de embarque O remetente deve preencher o AWB e a fatura comercial e a

a) Verificação de conformidade das dimensões do transformador. b) Constitui falha a não conformidade de qualquer uma das dimensões em relação às indicadas

Nesse sentido, a técnica denominada “flash- drying” ou desidratação ultra-rápida de embriões mostra-se promissora para resolver ou amenizar o problema de conservação de

Ferreira (2010) observou que o tempo de pastejo correlaciona-se negativamente com a temperatura ambiente, e que animais sem acesso à sombra diminuem o tempo de ruminação, tempo

Havia então uma “experiência constitutiva da sociedade” (LEFORT 1979, p.33; grifos nossos). A reviravolta aí, para o nosso interesse, é o apelo a uma noção de

O tratamento psicoterápico será avaliado em 104 sessões no primeiro ano e ao preço de 2 salários mínimos mensais e 52 sessões no segundo ano ao preço de 1 salário

1.1.2 - Cabe ao piloto acatar as regras e não caberá como argumento o fato de problemas pessoais, profissionais ou de conexão para descumprir qualquer regra.. 1.1.3

concentrações de 1 a 10% de metabissulfito de sódio, na solução de imersão dos camarões, do tempo de exposição ao conservante de 10 a 30 minutos e dos métodos de detecção de