• Nenhum resultado encontrado

Escitalopram Mepha é um medicamento utilizado para o tratamento da depressão (episódios depressivos major).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escitalopram Mepha é um medicamento utilizado para o tratamento da depressão (episódios depressivos major)."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM 18-04-2012 INFARMED Folheto informativo: Informação para o utilizador

Escitalopram Mepha 20 mg comprimidos revestidos por película Escitalopram (sob a forma de oxalato)

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar o medicamento pois contém informação importante para si.

- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

- Caso ainda tenha dúvidas, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. - Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

O que contém este folheto:

1. O que é Escitalopram Mepha e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Escitalopram Mepha 3. Como tomar Escitalopram Mepha

4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Escitalopram Mepha

6. Conteúdo da embalagem e outras informações 1. O que é Escitalopram Mepha e para que é utilizado

Escitalopram Mepha é um medicamento utilizado para o tratamento da depressão (episódios depressivos major).

Escitalopram Mepha pertence a um grupo de antidepressores conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Estes medicamentos normalizam o nível de serotonina, que é um neurotransmissor (uma substância “mensageira”) existente no cérebro.

As perturbações no sistema serotoninérgico são consideradas um importante fator no desenvolvimento de depressão e doenças relacionadas. A depressão é caracterizada por pensamentos negativos, apatia, sentimento de inferioridade, insónia e incapacidade de lidar com as tarefas do dia a dia.

A depressão também poderá estar associada a pensamentos suicidas. Nota:

O seu médico poder-lhe-á ter prescrito Escitalopram Mepha para tratar outras doenças. Siga sempre as instruções do seu médico e contacte-o se não tiver a certeza para que toma Escitalopram Mepha.

2. O que precisa de saber antes de tomar Escitalopram Mepha Não tome Escitalopram Mepha:

- Se tem alergia (hipersensibilidade) ao escitalopram ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

- Se toma, ou tomou recentemente, outros medicamentos usados para o tratamento da depressão ou ansiedade, chamados “inibidores não-seletivos/irreversíveis das

(2)

APROVADO EM 18-04-2012 INFARMED monoamino oxidases (MAO)”. Se sim, deve esperar pelo menos 14 dias antes de começar a tomar Escitalopram Mepha. Se não tem a certeza, consulte o seu médico. - Se nasceu com uma anomalia do ritmo cardíaco ou já teve um episódio de ritmo cardíaco anormal (percetível no eletrocardiograma, um exame que avalia o funcionamento do seu coração).

- Se está a tomar medicamentos para problemas do ritmo cardíaco ou quaisquer outros que possam afetar o ritmo cardíaco (ver secção Outros medicamentos e Escitalopram Mepha).

Advertências e precauções

Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar Escitalopram Mepha.

- se toma, ou tomou recentemente, outros medicamentos usados para o tratamento da depressão ou ansiedade, chamados “inibidores seletivos/reversíveis da monoamino oxidase (MAO)”. Se sim, deve esperar pelo menos 1 dia antes de começar a tomar Escitalopram Mepha.

- Se está a interromper o tratamento com Escitalopram Mepha para que possa iniciar o tratamento com um inibidor da MAO, deve esperar 7 dias antes de começar a tomar o inibidor da MAO.

ATENÇÃO:

Ainda que a administração simultânea de Escitalopram Mepha e inibidores da MAO não seja geralmente recomendada, o seu médico pode prescrever-lhe esta combinação. Em alguns casos esta combinação poderá ser útil. Contacte o seu médico que tiver alguma dúvida ou questão.

Se esta combinação for absolutamente necessária, deve começar por tomar a menor dose possível e ser monitorizado cuidadosamente pelo seu médico.

Se, a qualquer momento, sentir um aumento da temperatura corporal (hipertermia), cãibras musculares, tremor ou sensação de excitação ou confusão enquanto estiver a tomar estes medicamentos, contacte imediatamente o seu médico; estes poderão ser sinais do chamado síndroma serotoninérgico. Este é um efeito secundário grave. Deve deixar de tomar estes medicamentos imediatamente.

- Se sofre de diminuição da função do fígado ou renal. O seu médico pode necessitar de ajustar a sua dose de Escitalopram Mepha.

- Se é diabético. O tratamento com Escitalopram Mepha pode alterar os níveis sanguíneos de açúcar. É possível que a dose de insulina e/ou hipoglicemiantes orais tenha de ser ajustada.

- Se tem doença cardíaca coronária. Se este é o seu caso, deverá tomar Escitalopram Mepha com precaução.

- Se sofre ou já sofreu de problemas cardíacos ou teve recentemente um ataque cardíaco.

- Se tem um ritmo cardíaco muito lento em repouso e/ou se tem consciência que pode ter níveis baixos de sais minerais no sangue devido a situações de diarreia intensa, vómitos ou utilização de diuréticos (medicamentos para a tensão alta que fazem urinar mais).

(3)

APROVADO EM 18-04-2012 INFARMED - Se sentir um ritmo cardíaco rápido ou irregular ou sensação de desmaio, colapso ou tonturas ao pôr-se em pé ou levantar-se, o que pode indicar alterações do ritmo cardíaco.

- Se sentir um aumento da ansiedade no início do tratamento com Escitalopram Mepha. Esta reação geralmente desaparece por si só ao fim de 2 semanas.

A probabilidade de sentir ansiedade é menor se tomar doses mais baixas.

- Se tem epilepsia. Escitalopram Mepha não deve ser tomado em casos de epilepsia instável. Os doentes com epilepsia estabilizada só deverão tomar Escitalopram Mepha sob especial vigilância médica.

Este medicamento deve ser descontinuado assim que se notar um aumento da frequência das convulsões.

Se sofrer convulsões pela primeira vez durante o tratamento com Escitalopram Mepha, por favor informe o seu médico imediatamente. O tratamento deve ser interrompido.

- Se sofrer de doença maníaco-depressiva e entrar numa fase maníaca durante o tratamento com Escitalopram Mepha (caracterizada por uma invulgar e rápida alteração de ideias, alegria inapropriada e excessiva atividade física), deve imediatamente interromper o tratamento e entrar em contacto com o seu médico. - Se tem tendência para desenvolver facilmente hemorragias.

Medicamentos tais como Escitalopram Mepha poderão provocar hemorragias e aparecimento de nódoas negras mais frequentemente do que seria normal.

Deve tomar especial atenção se tem tendência para sofrer hemorragias e toma medicamentos que inibem a coagulação do sangue, tais como ácido acetilsalicílico, medicamentos anti-inflamatórios, alguns antipsicóticos e antidepressivos tricíclicos. O risco poderá ser mais elevado se, ao mesmo tempo, tomar medicamentos para reduzir o risco de trombose (ticlopidina e dipiridamol) ou medicamentos anticoagulantes e Escitalopram Mepha.

- Se está a receber tratamento electroconvulsivo ou vai iniciar um tratamento deste tipo. Não existe experiência suficiente sobre a combinação de tratamento com Escitalopram Mepha com terapia electroconvulsiva. Por isso, o tratamento com Escitalopram Mepha deve ser conduzido com a máxima precaução se for feito em simultâneo com a terapia electroconvulsiva.

Pensamentos relacionados com o suicídio e agravamento da sua depressão ou distúrbio de ansiedade

- Se se encontra deprimido e/ou tem distúrbios de ansiedade poderá por vezes pensar em se autoagredir ou até suicidar. Estes pensamentos podem aumentar no início do tratamento com antidepressivos, pois estes medicamentos necessitam de tempo para atuarem. Normalmente os efeitos terapêuticos demoram cerca de duas semanas a fazerem-se sentir mas por vezes pode demorar mais tempo.

Poderá estar mais predisposto a ter este tipo de pensamentos nas seguintes situações:

Se tem antecedentes de ter pensamentos acerca de se suicidar ou se autoagredir; Se é jovem adulto. A informação proveniente de estudos clínicos revelou um maior risco de comportamento suicídio em indivíduos adultos com menos de 25 anos com problemas psiquiátricos tratados com antidepressivos.

(4)

APROVADO EM 18-04-2012 INFARMED Se em qualquer momento vier a ter pensamentos no sentido de autoagressão ou suicídio deverá contactar o seu médico ou dirigir-se imediatamente ao hospital. Poderá ser útil comunicar a uma pessoa próxima de si ou a um familiar que se encontra deprimido ou que tem distúrbios de ansiedade e dar-lhes este folheto a ler. Poderá também solicitar-lhes que o informem caso verifiquem um agravamento do seu estado de depressão ou ansiedade, ou se ficarem preocupados com alterações no seu comportamento.

Sintomas tais como inquietação ou dificuldade em se sentar ou permanecer sentado podem também ocorrer durante as primeiras semanas de tratamento. Informe o seu médico imediatamente se sentir estes sintomas.

Outros medicamentos e Escitalopram Mepha

Informe o seu médico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente ou se vier a tomar outros medicamentos.

Se, para além de Escitalopram Mepha, também está a tomar outros medicamentos, estes poderão afetar o modo de atuar do medicamento e/ou os efeitos secundários de cada um dos medicamentos. Poderão ocorrer interações medicamentosas.

Escitalopram Mepha não deve ser tomado com os seguintes medicamentos:

- inibidores não seletivos/irreversíveis da MAO (certos medicamentos usados para o tratamento da depressão).

- NÃO TOME ESCITALOPRAM MEPHA se está a tomar medicamentos para problemas do ritmo cardíaco ou quaisquer outros que possam afetar o ritmo cardíaco, como antiarrítmicos das classes IA e III, antipsicóticos (ex.: derivados das fenotiazinas, pimozida, haloperidol), antidepressivos tricíclicos, alguns agentes antimicrobianos (esparfloxacina, moxifloxacina, eritromicina IV, pentamidina, antimaláricos com especial atenção para a halofantrina), alguns anti-histamínicos (astemizol, mizolastina). Se tiver alguma dúvida fale com o seu médico.

Escitalopram Mepha deve ser usado com precaução se também estiver a tomar os seguintes medicamentos:

- inibidores seletivos/reversíveis da MAO (outros medicamentos usados para o tratamento da depressão);

- lítio (utilizado no tratamento da perturbação maníaco-depressiva);

- selegilina (medicamento usado para o tratamento da doença de Parkinson). Se sentir um aumento da temperatura corporal, súbitas cãibras musculares, sensação de excitação ou confusão, deve avisar o seu médico imediatamente.

- Flecainida, propafenona (medicamentos para o tratamento de disfunções no ritmo cardíaco). A sua dose de escitalopram poderá ter de ser ajustada.

- Metoprolol (medicamento para o tratamento de doença cardíaca). A sua dose de escitalopram poderá ter de ser ajustada.

- Desipramina, clomipramina e nortriptilina (medicamentos para o tratamento da depressão). A sua dose de escitalopram poderá ter de ser ajustada.

(5)

APROVADO EM 18-04-2012 INFARMED - Certos medicamentos para o tratamento de doenças do foro psiquiátrico (como por exemplo, risperidona, tioridazina e haloperidol). A sua dose de escitalopram poderá ter de ser ajustada.

- Sumatriptano e medicamentos similares (utilizados para tratamento da enxaqueca) e tramadol (utilizado na dor grave), triptofano. Quando tomados em conjunto com escitalopram, o risco de efeitos secundários pode aumentar.

Se sentir um aumento da temperatura corporal, súbitas cãibras musculares, sensação de excitação ou confusão, deve avisar o seu médico imediatamente.

- Cimetidina, omeprazol, esomeprazol e lansoprazol (utilizados para tratamento de úlceras do estômago). Estes medicamentos podem aumentar os níveis sanguíneos de escitalopram, por isso, a sua dose de escitalopram poderá ter de ser reduzida.

- Erva de S. João (hipericão, Hypericum perforatum), que é uma preparação fitofarmacêutica utilizada para a depressão. Quando tomada em conjunto com escitalopram, o risco de efeitos secundários pode aumentar.

- Anticoagulantes orais (medicamentos utilizados para diluir o sangue). Se estiver a tomar este tipo de medicamentos com escitalopram, a sua coagulação sanguínea deverá ser cuidadosamente monitorizada no início e fim do tratamento com Escitalopram Mepha.

- Mefloquina (um agente antimalárico), bupropiona (usado na desabituação nicotínica), tramadol (medicamento usado no tratamento da dor), antidepressivos (antidepressivos tricíclicos, ISRSs), neurolépticos (fenotiazina, tioxanteno e butirofenona). Tal como o escitalopram, estes medicamentos podem diminuir o limiar de convulsão epilética, por isso, é aconselhada prudência quando forem administrados com escitalopram.

Utilização em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos

Escitalopram Mepha não deve normalmente ser utilizado em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos. Importa igualmente assinalar que os doentes com idade inferior a 18 anos correm maior risco de sofrerem efeitos secundários tais como, tentativa de suicídio, ideação suicida e hostilidade (predominantemente agressividade, comportamento de oposição e cólera) quando tomam medicamentos desta classe.

Apesar disso, o médico poderá prescrever Escitalopram Mepha para doentes com idade inferior a 18 anos quando decida que tal é necessário. Se o seu médico prescreveu Escitalopram Mepha para um doente com menos de 18 anos e gostaria de discutir esta questão, queira voltar a contactá-lo. Deverá informar o seu médico se algum dos sintomas acima mencionados se desenvolver ou piorar quando doentes com menos de 18 anos estejam a tomar Escitalopram Mepha. Assinala-se igualmente que não foram ainda demonstrados os efeitos de segurança a longo prazo no que respeita ao crescimento, à maturação e ao desenvolvimento cognitivo e comportamental de Escitalopram Mepha neste grupo etário.

Escitalopram Mepha com alimentos e bebidas

(6)

APROVADO EM 18-04-2012 INFARMED Gravidez e amamentação

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Escitalopram Mepha não deve ser tomado durante a gravidez a menos que seja absolutamente necessário. O seu médico decidirá se pode ou não tomar Escitalopram Mepha após ponderar cuidadosamente os riscos e benefícios envolvidos.

Discuta com o seu médico os possíveis riscos antes de começar o tratamento com Escitalopram Mepha.

A administração de Escitalopram Mepha durante os últimos 3 meses de gravidez, pode causar sintomas de descontinuação em recém-nascidos.

Se foi tratada até ao parto com Escitalopram Mepha, o seu bebé poderá sofrer os seguintes sintomas: irritabilidade, tremor, pressão sanguínea elevada, choro constante, dificuldades em mamar ou dormir.

Deverá ser dada especial atenção médica ao seu bebé se tomou Escitalopram Mepha no final da gravidez. Se usado durante a gravidez, o tratamento com Escitalopram Mepha nunca deve ser interrompido abruptamente.

Certifique-se que o seu médico e/ou o pessoal de enfermagem sabem que está a tomar escitalopram. Quando tomados durante a gravidez, especialmente nos últimos 3 meses de gravidez, fármacos como escitalopram podem aumentar o risco de uma situação grave nos bebés chamada hipertensão pulmonar persistente no recém-nascido (HPPN), que faz com que o bebé respire mais rapidamente e que pareça azulado. Estes sintomas começam habitualmente durante as primeiras 24 horas após o nascimento. Se isto acontecer ao seu bebé deverá contactar o seu médico e/ou o pessoal de enfermagem imediatamente.

O escitalopram passa para o leite materno, por isso, não deve amamentar durante o tratamento com Escitalopram Mepha.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Escitalopram Mepha pode alterar a sua capacidade de raciocínio e rapidez de reação, por isso, deve ser prudente quando conduzir, operar máquinas, trabalhar a grandes alturas ou estiver envolvido em atividades que requeiram uma elevada concentração. 3. Como tomar Escitalopram Mepha

Tomar este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Embora seja possível que o seu médico lhe tenha prescrito outra dose, a dose habitual para adultos é:

1 comprimido de Escitalopram Mepha doseado a 10 mg (equivalente a 10 mg de escitalopram) uma vez por dia.

(7)

APROVADO EM 18-04-2012 INFARMED A dose máxima recomendada é de 2 comprimidos de Escitalopram Mepha doseado a 10 mg (equivalente a 20 mg de escitalopram) uma vez por dia. Por esta razão, Escitalopram Mepha está também disponível em comprimidos doseados a 20 mg. Como tomar Escitalopram Mepha:

Tome os comprimidos inteiros com um pouco de água. Pode tomar os comprimidos com ou sem alimentos.

Idosos (mais de 65 anos de idade)

A dose inicial recomendada é de 5 mg tomada como uma dose única diária. A dose pode ser aumentada pelo seu médico até um máximo de 10 mg por dia.

Doentes com insuficiência hepática

A dose diária recomendada para doentes com doença hepática é 1 comprimido de Escitalopram Mepha doseado a 5 mg (equivalente a 5 mg de escitalopram) uma vez por dia. Após 2 semanas, o seu médico poderá aumentar a dose para 2 comprimidos de Escitalopram Mepha doseados a 5 mg (equivalente a 10 mg de escitalopram) ou 1 comprimido de Escitalopram Mepha doseado a 10 mg (equivalente a 10 mg de escitalopram) uma vez por dia.

Doentes com insuficiência renal ligeira ou moderada

Não são necessários ajustamentos da dose em doentes com insuficiência renal ligeira ou moderada.

Doentes com insuficiência renal grave

Os doentes com insuficiência renal grave só poderão tomar Escitalopram Mepha após consultarem o seu médico.

Crianças e adolescentes

Escitalopram Mepha não está recomendado para crianças ou adolescentes com idade inferior a 18 anos de idade.

Durante quanto tempo deve continuar a tomar Escitalopram Mepha

O seu médico irá determinar quanto tempo durará o tratamento com Escitalopram Mepha.

Tal como outros medicamentos para o tratamento da depressão, podem decorrer algumas semanas até que sinta uma melhoria do seu estado. Continue a tomar Escitalopram Mepha mesmo que leve algum tempo até sentir uma melhoria.

A duração do tratamento pode variar. Continue a tomar Escitalopram Mepha enquanto o seu médico assim o recomendar, mesmo que já se sinta melhor.

A sua doença pode durar algum tempo. Se parar o tratamento demasiado cedo os sintomas podem voltar.

Recomenda-se que o tratamento se prolongue durante, pelo menos, 6 meses após a melhoria dos sintomas.

Não altere a dose do seu medicamento sem falar primeiro com o seu médico. Se tomar mais Escitalopram Mepha do que deveria

(8)

APROVADO EM 18-04-2012 INFARMED Se tomou mais do que a dose prescrita de Escitalopram Mepha, ou se alguém tomou este medicamento por engano, contacte imediatamente o seu médico ou a urgência do hospital mais próximo.

Leve a embalagem de Escitalopram Mepha consigo quando for ao médico ou ao hospital, para que possa explicar o tratamento que está a fazer. O seu médico decidirá qual a ação a tomar.

Os sinais de sobredosagem podem incluir: tonturas, tremor, agitação, convulsões, perda de consciência, alterações do ritmo cardíaco.

Caso se tenha esquecido de tomar Escitalopram Mepha

Se se esquecer de tomar uma dose de Escitalopram Mepha continue o tratamento e tome a próxima dose no seu horário habitual. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar Escitalopram Mepha

Não pare de tomar Escitalopram Mepha até que o seu médico lhe diga para o fazer. Fale com o seu médico se desejar interromper o tratamento.

Se toma Escitalopram Mepha há algum tempo, pode sentir sintomas de descontinuação se o tratamento for interrompido abruptamente.

Embora os sintomas de descontinuação se possam manifestar quando o tratamento é interrompido, não existe qualquer evidência clínica que sugira que Escitalopram Mepha cause dependência.

Após a interrupção súbita do tratamento com escitalopram, foram observados os seguintes sintomas de descontinuação: tonturas, dores de cabeça e náuseas.

A maioria dos sintomas foi de intensidade ligeira e temporária. De modo a prevenir sintomas de descontinuação, é recomendado que a interrupção do tratamento seja feita de modo gradual e durante um período de 1 a 2 semanas.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Se notar algum efeito secundário que o esteja a incomodar, informe o seu médico. Se sentir os efeitos secundários seguintes deve contactar o seu médico ou dirigir-se imediatamente ao hospital:

Ritmo cardíaco rápido e irregular ou desmaio, os quais podem ser sintomas de uma situação que pode colocar a vida em risco conhecida como torsades de pointes.

Estes efeitos secundários podem ocorrer com determinadas frequências que são definidas a seguir:

Muito frequentes: afeta mais de 1 utilizador em cada 10 Frequentes: afeta 1 a 10 utilizadores em cada 100 Pouco frequentes: afeta 1 a 10 utilizadores em cada 1.000

(9)

APROVADO EM 18-04-2012 INFARMED Raros: afeta 1 a 10 utilizadores em cada 10.000

Muito raros: afeta menos de 1 utilizador em cada 10.000

Desconhecido: Não é possível estimar uma frequência a partir dos dados disponíveis Os efeitos secundários descritos em seguida ocorrem mais frequentemente durante a

primeira ou segunda semana de tratamento e geralmente diminuem de intensidade ou desaparecem com a continuação do tratamento.

Doenças do metabolismo e da nutrição

Frequentes: redução do apetite, apetite aumentado. Perturbações do foro psiquiátrico

Frequentes: diminuição da motivação sexual (libido diminuída), distúrbios do orgasmo (em mulheres).

Doenças do sistema nervoso

Frequentes: dificuldade em adormecer (insónia), sonolência, tonturas. Pouco frequentes: alteração do paladar, dificuldade em adormecer Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino

Pouco frequentes: inflamação nasal ou dos seios nasais, bocejo. Doenças gastrointestinais

Muito frequentes: náusea

Frequentes: diarreia, obstipação (prisão de ventre). Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos

Frequentes: aumento da sudação

Doenças dos órgãos genitais e da mama

Frequentes: problemas na ejaculação, impotência (em homens) Perturbações gerais e alterações no local de administração Frequentes: sensação de cansaço, febre

Doenças cardíacas

Alguns doentes relataram (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis):

Alteração do ritmo cardíaco (denominada “prolongamento do intervalo QT” e percetível no eletrocardiograma, um exame que avalia o funcionamento do seu coração).

Os seguintes efeitos secundários podem ocorrer com medicamentos pertencentes à mesma classe do escitalopram e que têm uma ação semelhante:

Doenças do metabolismo e da nutrição

Diminuição dos níveis sanguíneos de sódio, com sintomas tais como náusea, sensação de mal-estar, fraqueza muscular, confusão

(10)

APROVADO EM 18-04-2012 INFARMED Alucinações, mania, ideação/ comportamento suicida, estado de confusão, agitação, ansiedade, despersonalização, ataques de pânico e nervosismo.

Doenças do sistema nervoso

Convulsões, tremor, perturbações do movimento, síndroma serotoninérgico (ver secção “2. O que precisa de saber antes de tomar Escitalopram Mepha”).

Afeções oculares Visão turva Vasculopatias

Tonturas ao levantar-se devido a uma diminuição da pressão sanguínea (hipotensão ortostática)

Doenças gastrointestinais

Vómitos, secura da boca, diminuição do apetite Afeções hepatobiliares

Níveis anormais das enzimas hepáticas Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos

Rash, hemorragias cutâneas, prurido, inchaço súbito da pele e mucosas (angioedema)

Afeções musculosqueléticas e dos tecidos conjuntivos Dores musculares e nas articulações

Foi observado um risco aumentado de fraturas ósseas em doentes a tomar este tipo de medicamentos.

Doenças renais e urinárias Dificuldade em urinar

Doenças dos órgãos genitais e da mama

Produção de leite em mulheres que não estão a amamentar

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

5. Como conservar Escitalopram Mepha

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, a seguir a “VAL”. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Este medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação. Conserve na embalagem de origem.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

(11)

APROVADO EM 18-04-2012 INFARMED 6. Conteúdo da embalagem e outras informações

Qual a composição de Escitalopram Mepha

A substância ativa é o escitalopram (sob a forma de oxalato de escitalopram).

Cada comprimido de Escitalopram Mepha contém 20 mg de escitalopram (sob a forma de oxalato de escitalopram).

Os outros componentes são:

- Núcleo do comprimido: celulose microcristalina, croscarmelose sódica, sílica anidra coloidal e estearato de magnésio.

- Revestimento do comprimido: hipromelose, dióxido de titânio (E171) e macrogol 400.

Qual o aspeto de Escitalopram Mepha e conteúdo da embalagem

Escitalopram Mepha são comprimidos revestidos por película, brancos a esbranquiçados, ovais e ranhurados num dos lados.

Existem embalagens de 14, 20, 28, 50, 56 e 60 comprimidos revestidos por película. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Mepha – Investigação, Desenvolvimento e Fabricação Farmacêutica, Lda. Lagoas Park, Edifício 5-A, Piso 2

2740-298 Porto Salvo Portugal Fabricantes Merckle GmbH Ludwig-Merckle-Strasse 3 D-89143 Blaubeuren Alemanha

Bluepharma – Indústria Farmacêutica, S.A. S. Martinho do Bispo

3045 – 016 Coimbra Portugal

Referências

Documentos relacionados

Já na análise das respostas obtidas pelo aluno 15, percebemos que houve uma aprendizagem significativa e sua resposta foi classificada com PC, pois no questionário inicial

José Maurício Conrado Convidado (A) Norberto Gaudêncio Convidado (A) Paulo Celso Convidado (A) Rogério Bandeira Convidado (A) Thiago Costa Convidado (A) Mariza Convidado (A)

1 — Pela prestação de trabalho suplementar, fora dos dias de descanso semanal, os bombeiros têm direito a um descanso compensatório, o qual, de acordo com a lei, se vence

Se estiver usando somente áudio para participar de uma reunião, você pode usar o seu teclado para acessar alguns recursos do Avaya Equinox ®. Tabela 1: Comandos

Ao compreender que a conscientização contra a violência no trânsito e a Educação para a Mobilidade Urbana são processos que devem ser construídos permanentemente, cujos

▪ Quando você conectar outro dispositivo ao Wireless Audio com Dock depois de conectar o dispositivo Samsung Galaxy no modo de docking, possivelmente será preciso desativar o

Diferentes grupos socioculturais conquistam maior presença nos cenários públicos, tanto no âmbito internacional como em diversos países do continente latino-americano e,

Os medicamentos mais prescritos entre 33 gestantes atendidas em uma unidade hospitalar de Dourados foram para distúrbios gastrointestinais, analgésicos, anti- histamínicos de