• Nenhum resultado encontrado

Faculdade de Tecnologia Senac Minas Unidade Barbacena Núcleo de Iniciação Científica GUIA PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS ABNT: 6023: 2002

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdade de Tecnologia Senac Minas Unidade Barbacena Núcleo de Iniciação Científica GUIA PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS ABNT: 6023: 2002"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

GUIA PARA

ELABORAÇÃO

DE REFERÊNCIAS

ABNT: 6023: 2002

Barbacena 2016

Faculdade de Tecnologia Senac Minas

Unidade Barbacena

(2)
(3)

GUIA PARA

ELABORAÇÃO

DE REFERÊNCIAS

ABNT− 6023:2002

Barbacena 2016

Faculdade de Tecnologia Senac Minas

Unidade Barbacena

Núcleo de Iniciação Científica

Organização

Érica Veloso Pimentel de Mello

Bibliotecária

(4)
(5)

Guia para elaboração de referências - ABNT: 6023

5

CORPO DIRETIVO SENAC EM MINAS

Presidente do Conselho Regional do Senac em Minas Lázaro Luiz Gonzaga

Diretor Regional

Luciano de Assis Fagundes

Gerente Geral de Desenvolvimento Educacional Interino Gustavo Henrique Escobar Guimarães

Gerente de Educação Superior Maria Isabel Rolla França

Gerente Regional Interino Zona da Mata Felipe Peixoto de Almeida Dias

Diretora de Escola – Unidade Barbacena Sarah Roberta da Silva Costa

Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria Terezinha Soares Leão

Bibliotecária

Érica Veloso Pimentel de Mello

Ficha Catalográfica

G943 Guia básico para elaboração de referências. / Érica Veloso Pimentel de Mello (Organizador). -- Barbacena: Faculdade de Tecnologia Senac em Minas, 2016.

24 p.

Inclui bibliografia.

1. Referências – Normalização. I Mello, Érica Veloso Pimentel de. II. Título

CDU: 001.811 Elaborada por Érica Veloso Pimentel de Mello – CRB 6/2205.

(6)

Sumário

1 Introdução 8

2 Apresentação gráfica 10

3 Transcrição dos elementos de composição das referências 11 3.1 Autores pessoais 11 3.2 Autor entidade 12 3.3 Autoria desconhecida 13 3.4 Demais elementos 14 3.4.1 Título e subtítulo 14 3.4.2 Autoria secundária 14 3.4.3 Edição 15 3.4.4 Local de publicação 15 3.4.5 Editora 15 3.4.6 Data 15 3.4.7 Descrição física 16 4 Modelos de referências 16 4.1 Livros e folhetos 17 4.2 Capítulos de livros 18

4.3 Monografias, dissertações, teses e outros trabalhos acadêmicos 19

4.4 Congressos, conferências, encontros e outros eventos científicos 20

4.5 Trabalhos apresentados em eventos científicos 21

4.6 Fascículos de periódicos (revistas) 22

4.7 Artigos de periódicos 22

4.8 Documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico 23

4.8.1 Base de dados 23

4.8.2 Sites 24

5 Referências 25

(7)

Guia para elaboração de referências - ABNT: 6023

Apresentação

O “Guia para elaboração de referências” visa ser um instrumento de apoio e estímulo à práxis acadêmica de forma rápida e simples. Ele não pretende substituir todo material já publicado sobre o tema e muito menos a leitura da própria NBR 6023: 2002 que estabeleceu as normativas, e sim agregar e complementar o conhecimento a respeito da normalização.

A ideia de sua criação surgiu com o incentivo da Direção e do Núcleo de Iniciação Científica (NIC) da Faculdade de Tecnologia Senac em Minas – Unidade Barbacena –, após as edições das “Oficinas de publicações técnicas-científicas” realizadas no ano de 2015. A repercussão positiva das oficinas alertou para a necessidade de se ter um instrumento de trabalho que viabilizasse uma consulta rápida e constante no desenvolvimento da produção acadêmica.

O Guia não abriga todos os suportes de informação, nem todos os tipos de materiais, sejam eles bibliográficos ou não. Demos enfoque ao material bibliográfico mais usual no meio acadêmico: livros, periódicos, artigos de periódicos, trabalho apresentado em congressos e trabalhos acadêmicos, todos eles no formato impresso e eletrônico, além dos documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico: base de dados e site.

Desejamos que este “Guia para elaboração de referências” contribua na realização das atividades acadêmicas, intensifique o aprendizado em normalização de publicações técnico-científicas e apoie os projetos acadêmicos e científicos desenvolvidos pelo Núcleo de Iniciação Científica (NIC) e pelo Núcleo de Extensão (NEX) da Faculdade Senac Minas – Unidade Barbacena.

Barbacena, 04 de fevereiro de 2016. Érica Veloso Pimentel de Mello, Bibliotecária

(8)

1 Introdução

As normas contidas neste Guia são diretrizes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT1, órgão

que visa estabelecer, através de normas, um grau de ordena-ção satisfatório no contexto a qual se propõe; no nosso caso, a normalização de publicações técnico-científicas, ou seja, pa-dronizar quais estruturas textuais e gráficas todo material bi-bliográfico, ou não, deve se submeter, tanto em suporte físico quanto eletrônico.

Para elaboração das referências adotaremos a Norma Brasi-leira NBR 6023:2002, que trata exclusivamente desse assunto, sendo assim, o presente Guia será produzido embasado nessa normativa e apoiado na publicação: Manual para normalização de publicações técnico-científicas (FRANÇA et al., 2013).

A referência se define por “um conjunto de elementos que permite a identi-ficação de publicações, no todo ou em parte; esses elementos podem ser essenciais ou complementares e são extraídos do documento que estiver sendo referenciado.” (FRANÇA et al., 2013, p.158).

A ABNT (2002) caracteriza os elementos essenciais como as informações que não podem deixar de constar em uma referência, pois comprometem a identificação do documento; elas são vinculadas ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo. Já os elementos complementares como as informações que, somadas às essenciais, caracterizam melhor o documento que está sendo referenciado.

1 Associação Brasileira de Normas Técnicas – A ABNT é o Foro Nacional de Normalização e “é responsável pela publicação das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/ CEE).” (ABNT, 2015)

(9)

Guia para elaboração de referências - ABNT: 6023

9

É importante destacar que tanto os elementos essenciais, quanto os complementares devem ser retirados na fonte consultada, preferencialmente da folha de rosto; caso não seja possível, utilizar outras fontes de informação indicando os dados obtidos entre colchetes.

(10)

2 Apresentação gráfica

Para apresentação gráfica das referências devemos seguir ba-sicamente os seguintes critérios:

\ Os elementos essenciais e complementares devem ser apresentados em sequência padronizada;

\ As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto, em espaço simples entre linhas e separadas entre si por espaço duplo;

\ O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) do elemento título deve ser uniforme em todas as referências;

\ As referências constantes em uma lista padronizada devem obedecer aos mesmos princípios;

\ A lista das referências pode ser ordenada alfabeticamente ou pelo sistema numérico (ordem numérica crescente, obe-decendo à ordem de citação no texto);

\ O título da seção – Referências – deve ter a mesma tipogra-fia dos demais títulos adotados, sem numeração, e centra-lizado na página.

\ Usamos o travessão (_) para substituir nomes de autores quando se tratar de várias obras do mesmo autor, referen-ciadas sequencialmente na lista de referências dentro da mesma página; e/ou no caso de várias edições de uma mesma obra. O travessão tem a extensão de seis traços (underline).

(11)

Guia para elaboração de referências - ABNT: 6023

11

3 Transcrição dos elementos de composição

das referências

A transcrição dos elementos se inicia pelo que chamamos de “entrada”. A entrada nada mais é que o elemento que enca-beça a referência, podendo ser chamado também de caenca-beça- cabeça-lho. Existem vários tipos de entradas, trataremos aqui os mais usuais, são eles:

3.1

Autores pessoais

Inicia-se a entrada pelo último sobrenome do autor, exceto para sobrenomes compostos, em maiúsculas, seguido dos preno-mes, da mesma forma como constam no documento, abrevia-dos ou não, podendo se apresentar das seguintes formas:

a. Autoria individual

Sobrenomes simples

MELLO, Érica Veloso Pimentel de LOPES, Cristiana G. F.

Sobrenomes compostos

I. Ligados por hífen: DUQUE-ESTRADA, Osório

II. Parentesco: VARGAS NETO, José; CÂMARA JÚNIOR, J. Mattoso

III. Compostos de substantivo + adjetivo: CASTELO BRANCO, Camilo

(12)

b. Documentos elaborados por até três autores

Cita-se os nomes de todos, na mesma ordem em que cons-tam da publicação, separados por ponto e vírgula (;).

SILVA, Sara Ster da; SOUZA, Poliana A. G; MELLO, Érica Veloso Pimentel

c. Documentos elaborados por mais de três autores

Indica-se apenas o primeiro, seguido da expressão latina et al. (= e outros), em itálico.

BURNER, Bárbara B. et al.

d. Documentos elaborados por vários autores com um responsável intelectual destacado (organizador, editor, compilador e outros)

São referenciados pelo nome deste autor, seguido da abre-viatura pertinente, caracterizando o tipo de responsabilidade (Org., Ed., Comp.).

LOPES, Cristiana Gomes Ferreira (Org.)

3.2 Autor entidade

São responsáveis pela publicação em que não se distingue autoria pessoal: instituição(ões), organização(ões), empresa(s), comitê(s), evento(s), entre outros. O nome deve vir por extenso e todo ele em letras maiúsculas, com exceção quando a autoria representa uma hierarquia, sendo o órgão subordinado escrito conforme regras para transcrição de nomes próprios.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS (Barbace-na). Biblioteca.

(13)

Guia para elaboração de referências - ABNT: 6023

13

a. reuniões e encontros científicos, simpósios, seminários

Incluem-se os seguintes elementos: NOME, número, ano e local de realização.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIÊNCIAS DO ALIMENTO, 1, 2013, Fortaleza.

b. grupos de pessoas considerados entidade

ENCONTRO ESTADUAL DE ESTUDANTES DE HOTELARIA.

c. entidade com denominação genérica

Seu nome é precedido pelo órgão superior, ou pelo nome da jurisdição geográfica à qual pertence.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação.

d. entidade com denominação específica

A entrada será feita diretamente pelo seu nome, em caso de duplicidade de nomes, deve-se acrescentar ao final a unida-de geográfica que iunida-dentifica a jurisdição, entre parênteses.

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS (Barbacena). FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS (Contagem). BIBLIOTECA NACIONAL(Brasil).

BIBLIOTECA NACIONAL (Inglaterra).

3.3 Autoria desconhecida

As publicações anônimas ou não assinadas têm entrada pelo título da publicação, sendo a primeira palavra impressa em le-tras maiúsculas.

(14)

3.4 Demais elementos

Apresentamos anteriormente os elementos que podem ser con-siderados como entrada ou cabeçalho da referência. Os demais elementos que a compõe também possuem algumas peculiari-dades para realizar as suas transcrições, conforme descrevere-mos a seguir:

3.4.1 Título e subtítulo

O título deve ser transcrito exatamente como se apresenta no docu-mento. O subtítulo somente é mencionado quando ele complemen-ta sentido ao título; neste caso usa-se dois-pontos para separá-los. O título pode ser abreviado quando for:

\ Extenso, neste caso pode suprimir suas últimas palavras usando reticências;

\ Títulos de periódicos, abreviados conforme a ABNT NBR 6032: 1989 (ABNT, 1989).

No caso de publicações em duas ou mais línguas, somente o registro do primeiro é recomendado, separando-os pelo sinal de igualdade.

Comidas brasileiras = Brasilian food

3.4.2 Autoria secundária

Outros tipos de responsabilidades, como tradutores, revisores, organizadores..., podem ser acrescentados após o título, con-forme aparece no documento, principalmente quando estive-rem em destaque na folha de rosto. Elas se apresentarão na referência sempre após o título.

Hayes, David K. Gestão de operações hoteleiras. Tradução

(15)

Guia para elaboração de referências - ABNT: 6023

15

3.4.3 Edição

Indica-se a partir da segunda edição, respeitando o idioma. In-formações como edição revista, atualizada, aumentada... de-vem ser acrescentadas de forma abreviada. Documentos ele-trônicos equivale a versão.

3. ed.

5 ed. rev. e atual. versão 3.7

3.4.4 Local de publicação

Deve ser transcrito como aparece no documento, seguido de vírgula (,). Na impossibilidade de identificação, usar abreviatura S.l (= sine loco) entre colchetes – [S.l].

Quando se tratar de cidades as quais se tem conhecimento que possuem o mesmo nome, acrescenta-se a abreviatura do esta-do ou país para identificá-la.

Viçosa, MG Viçosa, Al

3.4.5 Editora

Deve ser transcrito como aparece no documento, suprimindo apenas as palavras que designam a natureza jurídica e comercial (editora, tipografia, gráfica...). Na impossibilidade de identifica-ção, usar abreviatura S.n (= sine nomine) entre colchetes – [S.n].

3.4.6 Data

Nenhuma referência deve ficar sem data. Na ausência da data de publicação, pode-se usar também a de copyright, da

(16)

impres-são e da apresentação, nos casos de trabalhos acadêmicos. No entanto, se nenhuma dessas estiver disponível, registra-se uma data aproximada entre colchetes.

2016

[2013 ou 2014] – um ano ou outro [2015?] – data provável

[ca.1960] – para data aproximada [1978] – data certa obtida de outra fonte [200?] – década provável

3.4.7 Descrição física

Refere-se ao número de páginas, folhas ou volumes do docu-mento que deve ser registrado da forma em que aparece na obra.

300 p. – obra paginada com algarismos arábicos 3 v. – coleção composta em mais de um volume 70 f. – trabalhos acadêmicos

p. 37-45 – parte da obra (capítulos, artigos)

xv, 258p. – quando há uma parte inicial em algarismos roma-nos e continua em arábicos, podendo acontecer também ao inverso.

4 Modelos de referências

Nos modelos que se seguem abaixo, estão descritos exemplos de alguns tipos de materiais e suportes de informação. Percebe-se que a estrutura disposta é como um espelho que reflete a apre-sentação gráfica dos elementos essenciais e complementares.

(17)

Guia para elaboração de referências - ABNT: 6023

17

4.1 Livros e folhetos

Meio físico

AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, data de

publicação. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série).

MARQUES, J. Albano. Manual de cozinha e copa:

procedimentos. Rio de Janeiro: Thex Ed., 2002. 533 p. (Manuais de hotelaria).

Meio eletrônico

AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, data de

pu-blicação. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série). Descrição física do meio eletrônico (disquete, CD -Rom...) ou Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês2 ano.

GRÁCIO, José Carlos Abbud. Preservação digital na gestão da informação. [S.l]: Cultura Acadêmica. 2012. 216p. 1 CD-Rom.

2 Os meses do ano devem ser abreviados de acordo com o idioma da publicação (Anexo A). Esta normativa vale para todas as referências que apresentarem a indicação do mês em sua composição.

(18)

4.2 Capítulos de livros

Meio físico

AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, data de

publicação. Volume, capítulo, páginas inicial-final da parte. LAURINDO, Fernando José Barbin. Conceitos de estratégia competitiva. In: LAURINDO, Fernando José Barbin. Tecnologia da informação: planejamento e gestão de estratégias. São

Paulo: Atlas, 2008. cap.3, p.41-68.

Meio eletrônico

AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, data de

publicação. Volume, capítulo, páginas inicial-final da parte. Descrição física do meio eletrônico (disquete, CD-Rom...) ou Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano.

LAURINDO, Fernando José Barbin. Conceitos de estratégia competitiva. In: ______. Tecnologia da informação:

planejamento e gestão de estratégias. São Paulo: Atlas, 2008. cap.3, p.41-68. Disponível em: <https://www.editoraatlas. com.br/atlas/webapp/detalhes_produto.aspx?prd_des_ ean13=9788522451166>. Acesso em: 6 ago. 2015.

(19)

Guia para elaboração de referências - ABNT: 6023

19

4.3 Monografias, dissertações, teses e outros

trabalhos acadêmicos

Meio físico

AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número

de folhas. (Categoria e área de concentração) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade, ano da defesa.

KELMER, Isabel Cristina Ferreira. Aspectos da

profissionalização do terceiro setor: um estudo no município

de Barbacena, MG. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Presidente Antônio Carlos, Barbacena, 2008.

Meio eletrônico

AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de

folhas. (Categoria e área de concentração) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade, ano da defesa. Descrição física do meio eletrônico (disquete CD-Rom...) ou Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano.

NASCIMENTO, Luciano Alves. Fatores que impactam na adoção e implementação do SPED na avaliação dos gestores das empresas brasileiras. 2013. 88 f. Dissertação

(Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Impactos-Na- Ado%C3%A7%C3%A3o-e-Implementa%C3%A7%C3%A3o-Do/55242417.html>. Acesso em: 6 ago. 2015.

(20)

4.4 Congressos, conferências, encontros e

outros eventos científicos

Meio físico

NOME DO EVENTO, número, ano, local de realização (cidade). Título... subtítulo. Edição. Local de publicação:

Editora, data de publicação. Número de páginas ou volumes. ENCONTRO HOTELARIA MINEIRA, 3, Juiz de Fora, 2015. Anais... Belo Horizonte: Senac. 90p.

Meio eletrônico

NOME DO EVENTO, número, ano, local de realização(cidade).

Título... subtítulo. subtítulo. Edição. Local de publicação:

Editora, data de publicação. Número de páginas ou volumes. Descrição física do meio eletrônico (disquete CD-Rom...) ou Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano. ENCONTRO HOTELARIA MINEIRA, 3, Juiz de Fora, 2015.

Anais... Belo Horizonte: Senac. 90p. Disponível em: <http://www.

(21)

Guia para elaboração de referências - ABNT: 6023

21

4.5 Trabalhos apresentados em eventos científicos

Meio físico

AUTOR DO TRABALHO. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local de realização(cidade). Título...

subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação. Número de páginas ou volumes.

NASCIMENTO, Luciano Alves et al. Fatores que impactam na adoção e implementação do SPED nas empresas brasileiras. In: ENANGRAD, 25, 2014, Belo Horizonte. Anais... [Rio de Janeiro:

ANGRAD], 2014, p. 1-16.

Meio eletrônico

AUTOR DO TRABALHO. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local de realização (cidade). Título...

subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de pu-blicação. Número de páginas ou volumes. Descrição física do meio eletrônico (disquete, CD-Rom...) ou Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano.

NASCIMENTO, Luciano Alves et al. Fatores que impactam na adoção e implementação do SPED nas empresas brasileiras. In: ENANGRAD, 25, 2014, Belo Horizonte. Anais... [Rio de

Ja-neiro: ANGRAD], 2014, p. 1-16. Disponível em: <http://www. trabalhosfeitos.com/ensaios/Impactos-Na-Ado%C3%A7%-C3%A3o-e-Implementa%C3%A7%C3%A3o-Do/55242417. html>. Acesso em: 7 ago. 2015.

(22)

4.6 Fascículos de periódicos

3

Meio físico

3

TÍTULO DO PERIÓDICO. Local de publicação: Editora, numeração do ano e/ou volume, número, mês e data de publicação. Número de páginas.

HOTELNEWS. Rio de Janeiro: Equipotel, n.386, maio, 2015. 50p.

Meio eletrônico

TÍTULO DO PERIÓDICO. Local de publicação: Editora, numeração do ano e/ou volume, número, mês e data de publicação. Número de páginas. Descrição física do meio eletrônico (disquete CD-Rom...) ou Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano.

HOTELNEWS. Rio de Janeiro: Equipotel, n.386, maio, 2015. 50p. Disponível em: <http://www.revistahotelnews.com.br/por-tal/revistaonline/Main.php?MagID=1&MagNo=34> . Acesso em: 6 ago. 2015.

4.7 Artigos de periódicos

Meio físico

AUTOR. Título do artigo. Título do periódico. Local de

pu-blicação, numeração do ano e/ou volume, número, páginas inicial-final, mês e data de publicação.

(23)

Guia para elaboração de referências - ABNT: 6023

23

BASTOS, S.; REJOWSKI, M. Pesquisa científica em hospitalidade: desafios em busca de uma configuração teórica.

Revista Hospitalidade, v. 12, n. esp., p. 132-159, fev. 2015.

Meio eletrônicoAUTOR. Título do artigo. Título do periódico. Local de

publicação, numeração do ano e/ou volume, número, páginas inicial-final, mês (abreviado) e data de publicação. Descrição física do meio eletrônico (disquete, CD-Rom...) ou Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano.

BASTOS, S.; REJOWSKI, M. Pesquisa científica em hospitalidade: desafios em busca de uma configuração teórica. Revista Hospitalidade, v. 12, n. esp., p. 132-159, fev. 2015. Disponível

em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/35199/pesquisa- cientifica-em-hospitalidade--desafios-em-busca-de-uma-configuracao-teorica->. Acesso em: 06 ago. 2015.

4.8 Documentos de acesso exclusivo em meio

eletrônico

AUTORIA. Título do serviço ou produto. Versão se houver.

Nota. Local de publicação, data de publicação [citação]. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano.

4.8.1 Base de dados

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO (ANPAD). SPELL.

Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://www.spell. org.br/>. Acesso em: 7 ago. 2015

(24)

4.8.2 Sites

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.

Faculdade de Tecnologia Senac em Minas.

Apresen-ta produtos e serviços oferecidos. [Belo Horizonte], 2016. Disponível em: <http://www.mg.senac.br/faculdade/fa-culdade/apresentacao/>. Acesso em: 2 fev. 2016.

(25)

Guia para elaboração de referências - ABNT: 6023

25

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Conheça a ABNT. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/abnt/conheca-a

-abnt>. Acesso em: 7 ago. 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023:

informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Ja-neiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6032: :

abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas. Rio de Janeiro, 1989.

FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 9. ed.

(26)

Anexo A

Abreviatura dos meses do ano

PORTUGUÊS ESPANHOL INGLÊS

janeiro – jan. enero – enero January – jan.

fevereiro – fev. febrero – feb. February – feb.

março – mar. marzo – marzo March – mar.

abril – abr. abril – abr. April - apr.

maio – maio mayo – mayo May – may

junho – jun. junio – jun. June - june

julho – jul. julio – jul. July – july

agosto – ago. agosto – agosto August – aug.

setembro – set. septiembre – sept. September – sept.

outubro – out. octubre – oct. October – oct.

novembro – nov. noviembre – nov. November – nov.

(27)
(28)

Referências

Documentos relacionados

www.gazetaesportiva.com. a) Explique os dois sentidos que podem ser atribuídos ao texto e aponte o elemento linguístico responsável por isso. b) O sintagma nominal “de Tite”,

Para a modelagem do evaporador tipo Robert, foi considerado o evaporador em duas seções conectadas em serie, uma onde acontece a troca de calor nos tubos e

SONDAGEM DAS EXPERIÊNCIAS DE MOEDAS ALTERNATIVAS EM CURSO NO BRASIL Centro de Estudos para o Desenvolvimento Local – CORDEL / Banco do Nordeste do Brasil SONDAGEM DAS EXPERIÊNCIAS

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Domingo XXX do Tempo Comum.

Este se acumula nos pontos nodais (ausência de movimento do meio onde a onda se propaga) da onda estacionária formada no tubo... de movimento do meio onde a onda se propaga) da

Caso o documento de registo universal seja utilizado para efeitos do artigo 9.º, n.º 12, do Regulamento (UE) 2017/1129, as informações constantes desse documento de registo

Nós vamos ter ainda a inauguração lá na Plani, em São José dos Campos, então diferente de outros anos, nós concentramos 2017 nesse 1S, para podermos chegar ao final do

Antonio Venâncio da Silva, salas 301 a 306, Brasília-DF, licitação na modalidade Convite do tipo Menor Preço, destinada à contratação de empresa para prestação de serviços