• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Atividades 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Atividades 2016"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

.

Relatório de Atividades 2016

24 | fevereiro | 2017

(2)

ÍNDICE

1. SÍNTESE DA ATIVIDADE 3 2. ATIVIDADE 4 a. ASSOCIATIVISMO 4 b. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 5 c. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS 10 d. IDENTIDADE 14 3. INVESTIMENTOS 15

4. SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA 16

a. RESULTADOS 16

5. PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE RESULTADOS 18

6. CONTAS 19

(3)

1.

SÍNTESE DA ATIVIDADE

A APDSI continua a afirmar-se na sociedade portuguesa como um importante ator da sociedade civil na promoção e no desenvolvimento da Sociedade da Informação.

No entanto, e seguindo uma tendência generalizada na quebra do associativismo em Portugal, em especial no que toca à responsabilidade social das empresas na defesa de causas e valores de cidadania ou que extravasem os meros interesses económicos imediatos, tem-se acentuado uma menor participação ativa dos sócios coletivos.

As dificuldades sentidas em dinamizar e promover as atividades da APDSI traduziram-se também numa menor participação nos eventos e repercussão nos meios de comunicação social.

O ano de 2016 foi caraterizado fundamentalmente por:

 Continuação do esforço no sentido de manutenção dos sócios e cobrança das quotas;

 Reforço das parcerias com a celebração de protocolos com o ICAA e o Instituto Camões;

 Informação aos sócios sobre a atividade geral da associação e sobre eventos organizados ou apoiados pela APDSI, nomeadamente através de correio eletrónico, sítio web da associação e redes sociais – sobretudo no LinkedIn e no Facebook;

 Organização da edição anual das ONI (Olímpiadas Nacionais de Informática e apoio à seleção portuguesa representante nas IOI (International Olympiad in Informatics);

 A APDSI assegurou a presidência da Direção da PASC – Casa da Cidadania;

 Cooperação sobre o Governo Eletrónico na CPLP para efetivar iniciativas sobre inovação em serviços públicos, de que foi expoente a escolha do Glossário da Sociedade de Informação desenvolvido pela APDSI como Glossário oficial dos PASP/PALOP-TL;

(4)

2.

ATIVIDADE

a.

ASSOCIATIVISMO

Angariaram-se, em 2016, 8 sócios individuais e 1 sócio coletivo.

Em 2016, a Direção da APDSI decidiu efetuar uma revisão da sua lista de Sócios Coletivos, de forma a indagar o seu interesse de manutenção da afiliação na APDSI. Constatou-se que diversas entidades deixaram de existir ou fundiram-se com empresas que já integravam o leque de Sócios Institucionais da APDSI. Ademais, algumas entidades solicitaram o cancelamento da sua quota. Desta forma, e tendo em conta a contingência atrás referida, verificou-se a desvinculação de 34 sócios coletivos. 4 Sócios individuais também cancelaram a sua inscrição.

Foi elaborada uma verificação exaustiva dos associados, constatando-se que o real número de sócios ativos individuais (com as quotas em dia) é de 247, sendo 192 cobradas por débito direto e 55 por transferência voluntária. Já em 2015 se tinha iniciado este trabalho constatando-se a existência de inúmeros sócios que nunca tinham efetuado qualquer pagamento, muitos dos quais sem qualquer contacto ativo possível.

Apenas 54 sócios coletivos têm a quota em dia respeitante a 2016, tendo-se recuperado no entanto quotizações em atraso.

(5)

b.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Eis o quadro resumo das atividades terminadas em 2016:

Título N.º Coordenação

Data Local

Conferência «Geocompetitivo na Administração Local»

Evento realizado no seguimento da Conferência “Geocompetitivo 2015 – Partilha de SIG em Serviços de Utilidade Pública». 3176-04 06-12-2016 Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Lisboa

Mário Rui Gomes Luís Vidigal

Fórum para a Sociedade da Informação – Governação da internet 2016 – Workshop «Governação da internet para um crescimento inclusivo»

A APDSI, em conjunto com a ANACOM, DNS.PT, ERC, FCT, IAPMEI, ISOC Portugal Chapter e Fundação PT, organizou a 5ª edição do Fórum para a Sociedade da Informação - Governação da

Internet, que teve como principais

objetivos informar e debater, sob uma perspetiva nacional, alguns dos principais temas sobre a Governação da Internet. - 15-11-2016 Salão Nobre, IAPMEI, Lisboa Francisco Tomé Luís Vidigal

Conferência «Gestão documental: realidade e utopia»

Evento realizado na sequência do estudo sobre o Estado de Arte iniciado em 2014, contando com a intervenção de responsáveis governamentais sobre Desmaterialização e Gestão Documental na Administração Pública, tendo por base o estudo europeu sobre redução das tarefas administrativas.

3199-01

08-11-2016

Auditório da Torre do Tombo

Júlio Rafael António

Conferência «Novo Regulamento de Proteção de Dados – Preocupações, Desafios e Oportunidades das Empresas»

Através do GSSI, coorganizou com a APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa) e com a Ordem dos Advogados a conferência atrás referida.

2196 03-11-2016 Pólo Tecnológico de Lisboa GSSI-APDSI APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa) e Ordem dos Advogados

15º Fórum da Arrábida: «Repensar o Futuro da

Sociedade da Informação - Privacidade,

4016-15 07-10-2016 Convento da Arrábida, Sesimbra Direção APDSI

(6)

Título N.º Coordenação

Data Local

CiberSegurança e Regulação Económica»

Encontro realizado na continuidade dos encontros anuais realizados desde 2002 e que têm como objetivo reunir um conjunto de personalidades que, em conjunto e com diferentes perspetivas, possam refletir e explorar novas ideias e entendimentos sobre a evolução e o futuro da Sociedade da Informação e do Conhecimento em

Portugal e num mundo em permanente

transformação.

Conferência «O Novo Regulamento Europeu de Proteção de Dados»

A APDSI, em conjunto com a CNPD, organizou o evento orientado para Novo Regulamento de Proteção de Dados, cujo texto final foi aprovado em 15 de Dezembro de 2015 por acordo entre a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, o qual traz para as empresas do setor tecnológico, nomeadamente das TIC, importantes desafios.

2196-01 20-09-2016 Assembleia da República GSSI-APDSI CNPD

Debate «O Aprofundamento da Era Digital - Um Cenário para 2030»

Com este trabalho pretende-se que o tema possa ser discutido por todas as comunidades que se interessem pelo futuro da sua região, do país e do mundo em geral. O trabalho que serve de ponto de partida para um debate ainda mais aprofundado, a partir de setembro, resultou da convergência de conhecimentos e experiência dos membros do GFSI e da análise e sumarização de inúmeros trabalhos disponíveis neste domínio.

4060-16 27-06-2016 Auditório, Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa GFSI-APDSI

Pequeno-almoço temático: «A gestão do capital intelectual»

Esta sessão teve a gestão do capital intelectual como driver de informação, competitividade e sustentabilidade das organizações e como se pode avaliar a gestão do capital intelectual numa empresa.

1128-05

16-06-2016 Sede Direção APDSI

Olimpíadas da Informática

Concurso de programação, realizado anualmente, dirigido aos alunos das escolas secundárias, em que a equipa vencedora de cada edição nacional participa nas Olimpíadas Internacionais de Informática, a realizar num país anfitrião.

4035-12

28-05-2016 FCUP, Porto

Pedro Ribeiro Pedro Guerreiro

(7)

Título N.º Coordenação

Data Local

Conferência «Construir a Administração Pública do Futuro»

Esta foi a primeira vez que a APDSI realizou uma conferência no ISCAD, e o tema da Administração Pública ainda englobou os desafios que a sociedade terá nesta nova Era digital, bem como a intervenção das máquinas no processo decisório e inteligência artificial. 2190 18-05-2016 Auditório do ISCAD, Lisboa Direção da APDSI Nuno Guerra Santos

IPv6 na Administração Pública

Evento que veio na sequência da passagem do IPV4 para IPv6 na Administração Pública; a forma pouco afirmativa e, frequentemente, limitada, como a AP governa e gere os seus sistemas de informação, aconselha a uma reflexão sobre a implementação do protocolo Internet.

2189-01

15-04-2016

Auditório da

Espap Direção da APDSI

Conferência «As TIC e a Saúde no Portugal de Hoje - 2016»

A APDSI continuou a trazer momentos de reflexão para a sociedade civil sobre o movimento de transformação do setor da saúde e em particular, em Portugal. As TIC são os principais agentes inovadores desta transformação. Esta iniciativa foi desenvolvida em articulação com entidades do Ministério da Saúde, entidades prestadoras de cuidados de saúde públicas e privadas, com instituições universitárias e com fornecedores de soluções e tecnologias. 2107-07 23-03-2016 Auditório do Hospital Psiquiátrico de Lisboa

Maria Helena Monteiro

Em 2016, o GSSI elaborou e dirigiu à ANACOM uma contribuição sua para “… o procedimento para a elaboração de Regulamento para a Segurança e Integridade de Redes e Serviços”, publicado em 12 de julho de 2016.

O GSSI pretendeu com essa contribuição deixar algumas referências gerais a incluir no regulamento, que posteriormente poderiam ser desenvolvidas, nomeadamente em sede de consulta pública de Projeto de regulamento.

Foi elaborada a preparação de um evento conjunto APDSI-AFCEA, a realizar em 2017, com o título “Tecnologias Emergentes na Saúde”.

No domínio da Comunicação, a APDSI continuou a apostar na dinamização do seu Sítio Web, que se manteve como o veículo privilegiado da associação para transmissão de informação para o exterior, e continuaram a

(8)

ser dinamizadas as páginas da APDSI no LinkedIn, Facebook, Twitter e Google+, além do blogue “A Sociedade da Informação em Portugal”.

A atividade da APDSI está refletida na sua totalidade no sítio web www.apdsi.pt. Estão disponíveis as publicações referentes a todas as atividades no ano de 2016, nomeadamente Estudos, Relatórios, Conclusões, Tomas de Posição, Notas de Imprensa, Apresentações de Oradores e Regulamentos.

Foram introduzidos vídeos de reportagem para todos os eventos, os quais estão também disponíveis através das páginas do sítio web da APDSI www.apdsi.pt.

Os seguintes grupos permanentes prosseguiram a sua atividade:

Título N.º Coordenador

Grupo "Negócio Eletrónico" (GNE) 4060-01 Líder: Ramiro Gonçalves

Co-líder: Jorge Pereira

Grupo "Saúde" (GS) 4060-04 Líder: Maria Helena Monteiro

Grupo "Sistemas de Informação Geográfica" (GSIG) 4060-06 Líder: Mário Rui Gomes

Co-Líder: Fernando Bação

Grupo "Segurança na Sociedade da Informação” (GSSI) 4060-08 Líder: Manuel Barros

Co-Líder: José Gomes Almeida

Grupo “Web 2.0” (GW2.0) 4060-09 Líder: Ana Neves

Co-Líder: Luís Vidigal

Grupo “Informação Documental” (GID) 4060-12

Líder: Júlio Rafael António

Co-Líder: Beatriz Bagoin

Guimarães

Grupo “Glossário da Sociedade da Informação” (GGSI) 4060-13 Líder: Élvio Meneses

Co-Líder: ---

Grupo “Futuros da Sociedade da Informação” (GFSI) 4060-14

Líder: Francisco Tomé

Co-Líder: Luis Vidigal e José Gomes Almeida

O GS foi o responsável pela organização, em mais um ano, da «Conferência As TIC e a Saúde no Portugal de Hoje – 2016».

(9)

Também o GSIG manteve a sua atividade regular, tendo promovido a «Conferência GeoCompetitivo na Administração Local».

No âmbito da sua atividade, também o GSSI mostrou o seu dinamismo tendo sido responsável pela «Conferência O Novo Regulamento Europeu de Proteção de Dados».

O GID foi um grupo bastante regular ao longo do ano de 2016, tendo elaborado o seu estudo sobre o estado de arte da documentação na administração pública e promovido a «Conferência Gestão Documental: realidade e utopia».

O GGSI manteve o dinamismo que o carateriza, através de reuniões regulares e da constante atualização do Glossário da Sociedade de Informação no novo sítio web da APDSI, bem como publicou o Glossário PALOP-TL no contexto dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste.

O GFSI apresentou um cenário para 2030 o qual designou por «O Aprofundamento da Era Digital – Um Cenário para 2030».

No que concerne ao GM (Grupo Media), a Direção identificou um novo líder para o Grupo, com vista à sua redinamização em 2017.

(10)

c.

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Parcerias

No ano 2016 foram celebrados protocolos com as seguintes entidades:

ICCA – Associação para a Acreditação da Gestão do Capital Intelectual Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Assim, a lista das parcerias em vigor é a seguinte (por ordem alfabética): ACMedia – Associação Portuguesa de Consumidores dos Media

ADEACE - Associação para o Desenvolvimento de Estudos Aplicados em Ciências Empresariais ADT – Associação para o Desenvolvimento da Telemedicina

ANETIE – Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática

APDH – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar APDIS – Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde APENGSAÚDE – Associação Portuguesa de Engenharia da Saúde

APGC – Associação Portuguesa para a Gestão do Conhecimento APDH – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar APSI – Associação Portuguesa de Sistemas de Informação

Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. CIONET Portugal

ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública

ENTRAJUDA – Apoio a Instituições de Solidariedade Social Espaço Solidário, Órgão de Informação da ODPS

Faculdade de Motricidade Humana

FORINO – Associação para a Escola de Novas Tecnologias Fórum Hospital do Futuro

(11)

GPCG – Grupo Português de Computação Gráfica

IADIS - International Association for Development of the Information Society ICCA – Associação para a Acreditação da Gestão do Capital Intelectual INA – Instituto Nacional de Administração

INCITE – Associação Portuguesa para a Gestão da Informação

ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa

ItSMF Portugal – Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação Universidade Aberta

Decorrente das parcerias estabelecidas a APDSI está envolvida nos seguintes projetos: PASC – Plataforma Ativa da Sociedade Civil, Casa da Cidadania

TICE.PT

EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza Centro Convergência Telheiras

CPED – Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital Rede TIC e Sociedade

A APDSI apoiou a PASC – Plataforma Ativa da Sociedade Civil, Casa da Cidadania, em:

 Reunião para definição dos passos seguintes para o Observatório da Cidadania PASC;

 Questionário de Participação Cívica a organizações e indivíduos;

 Assembleia Geral Eleitoral PASC;

 Nomeação de representante para o Conselho de Representantes;

 Sessão de Encerramento do Projeto de Fundação da PASC – Casa da Cidadania.

A APDSI preside à PASC, sendo o seu representante (e consequentemente Presidente da PASC) o Prof. José Dias Coelho.

Internacional

No final de 2015, a APDSI desenvolveu contactos com o Instituto Camões para a disponibilização de um Glossário de Governação Eletrónica e TIC aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste

(12)

(PASO7PALOP-TL), a elaborar com base do Glossário da Sociedade de Informação da APDSI. Os trabalhos de adaptação e atualização foram realizados em 2016 pelo Grupo Glossário da Sociedade de Informação (GGSI), assim como foi elaborado e publicado o Glossário PALOP-TL no contexto dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste.

Na sequência de edições anteriores, a APDSI promoveu em 2016 as Olimpíadas Nacionais de Informática. Os quatro primeiros classificados da final nacional das Olimpíadas Nacionais de Informática representaram Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática que se realizaram em Kazã, na Rússia, entre 12 e 19 de agosto. Nesta competição, o aluno Gonçalo Paredes da equipa portuguesa foi galardoado com a medalha de bronze.

Apoios

A APDSI apoiou outras organizações na divulgação das seguintes atividades e iniciativas (por data):

Título Data

1ª Conferência anual da PASC 23 de novembro de 2016

Conferência Anual, itSMF Portugal 01 de novembro de 2016

4 Eixos Estratégia e Plano de Ação para a Empregabilidade

Digital 2015 – 2020 (EPAED) 22 de setembro de 2016

Atualizar o Regime de Contratação Pública 12 de setembro de 2016 Cursos breves sobre Tecnologias e Sistemas de Informação no

Desporto, FMH 27 de julho de 2016

Scoring de Gestão do Capital Intelectual, ICCA e IAPMEI 21 de julho de 2016 The International Conference on Information Systems Security

and Privacy, ICISSP 19 de junho de 2016

4º Aniversário da ESPAP 15 de junho de 2016

Open day - candidaturas aos programas da Porto Business School 08 de junho de 2016 Sessão de divulgação do Aerospace Summit, TICE.PT 01 de junho de 2016 Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico da

responsabilidade do INSA 31 de maio de 2016

Internet of Things (IoT) Segurança e Privacidade na Internet,

ISOC.PT 12 de maio de 2016

ICT Roadshow 23 a 25 de maio de 2016

(13)

da Segurança, itSMF

Ata para análise e aprovação - AG FNGIS_7Jan2016 e questão dos

órgãos sociais, FNGIS 23 de março de 2016

Pós-graduação em Gestão de Sistemas de Informação, FEUP e

PBS 09 de março de 2016

I Seminário Internacional de UAV, ANACOM 16 de fevereiro de 2016

(14)

d.

IDENTIDADE

A APDSI tem por objeto a promoção e o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, assumindo como missão:

a) Informar, aconselhar e apelar para o Estado em questões políticas e legais relativas à Sociedade da Informação e do Conhecimento;

b) Informar os cidadãos, empresas e outras entidades em questões relativas à Sociedade da Informação e do Conhecimento;

c) Contribuir para o combate à info-exclusão;

d) Apoiar e desenvolver atividades que façam chegar os benefícios da Sociedade da Informação ao maior número possível de cidadãos;

A Associação teve a sua Assembleia Geral Constituinte em dezembro de 2001 e iniciou as suas atividades no começo de 2002, cinco anos depois de a Sociedade da Informação (SI) ter começado a ter visibilidade em Portugal e cinco anos depois da publicação do «Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal». A APDSI foi declarada Instituição de Utilidade Pública pelo Despacho no DR Serie II, n.º 221, de 13 de novembro de 2008.

Contactos:

Rua Alexandre Cabral, nº 2 C, 1600-803 Lisboa – Portugal

(15)

3.

INVESTIMENTOS

Resumo dos investimentos em 2016:

Ativos Fixos (Unidade: Euros)

Contas Saldo Inicial Aumento Alienação/Abate

Reclassificação SNC

Saldo Final

Activos Fixos Tangíveis Edifícios e outras const. Equip. Básico Equipamento Administrativo Outras Imobilizações 181.580,00 53.182,99 34.281,54 1.322,60 181.580,00 53.182,99 34.281,54 1.322,60 Total 270.367,13 270.367,13 Depreciações e ajustamentos (Unidade: Euros)

Contas Saldo Inicial Reforço Alienação/Abate

Reclassificação SNC

Saldo Final

Activos Fixos Tangíveis Edifícios e Outras Construções Obras no Edifício Equipamento Básico Equip. Administrativo Outras Imobilizações 35.917,64 28.733,95 32.030,09 1.103,00 2.723,70 4.107,35 2.251,45 73,20 -12.312,24 12.312,24 26.329,10 45.153,54 34.281,54 1.176,20 Total 97.784,68 9.155,70 0,00 106.940,38

(16)

4.

SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA

a.

RESULTADOS

A presente análise deverá ser lida conjuntamente com as demonstrações financeiras e correspondentes notas adiante apresentadas.

Rendimentos Operacionais

(Unidade: Euros) 2016 2015 Variação Quotas Patrocínios Subsídios Outros Rendimentos 34.393,00 37.340,00 2.750,00 8.301,73 32.232,00 60.089,76 6.883,10 22.845,33 2.161,00 -22.749,76 -4.133,10 -14.543,60 Total 82.784,73 122.050,19 -39.265,46

Gastos Operacionais

(Unidade: Euros) 2016 2015 Variação Despesas gerais Custos c/ eventos Custos c/ o pessoal Depreciações do exercício

Perdas por imparidades-cobrança duv. Outros Gastos

Outros gastos c/Eventos

29.750,93 18.694,36 15.973,83 9.155,70 2.550,00 3.111,01 1.100,00 28.598,05 30.644,67 26.556,95 9.239,42 912,50 331,66 2.000,00 1.152,88 -11.950,31 -10.583,12 -83,72 1.637,50 2.779,35 -900,00 Total 80.335,83 98.283,25 -17.947,42

(17)

Resultado Económico

Proveitos 2016 2015 2016 vs. 2015 Eventos 37.340,00 60.089,76 Quotas 34.393,00 32.232,00 71.733,00 92.321,76 -22,3% Gastos Despesas Gerais 48.445,29 59.242,72

Custos com Pessoal 15.973,83 26.556,95

Outros 1.106,54 2.036,39 65.525,66 87.836,06 -25,4% Resultado Económico 6.207,34 4.485,70 38,3% Apoios e Subsídios 2.750,00 6.883,10 -60% Outros Rendimentos 8.410,09 11.165,91 -24,6% Imparidades e Correções 2.050,00 15.037,50 -86,4% Depreciações 9.155,70 9.239,42 -0.9%

Resultado Líquido do Exercício 2.729,39 7.170,51 -61,9%

Não obstante a acentuada redução dos proveitos, a APDSI manteve um resultado líquido positivo de 2.729,39€.

(18)

5.

PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE RESULTADOS

Face ao resultado líquido do exercício no valor de 2.729,39€, propõe-se que este valor seja transferido para a conta de Resultados Transitados.

(Unidade: Euros) Resultados transitados

Resultado Líquido do Exercício

172.716,00 2.729,39

Total 175.445,39

(Unidade: Euros) Fundo Associativo

Resultado Líquido do Exercício

205.392,00

Total 205.392,00

Lisboa, 24 de fevereiro de 2017 A Direção

Raul José Fonseca Mascarenhas Francisco Matos Tomé

João António Martins Tavares José Manuel Gomes Almeida Luís Manuel Ferreira Pinto

Maria Helena Gonçalves Costa Ferreira Monteiro

Nota: Em dezembro, o sócio Luís Vidigal Rosado Pereira apresentou a renúncia ao mandato de membro de Direção.

(19)

6.

CONTAS

BALANÇO

(20)

DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS POR NATUREZAS

(21)

ANEXO AO BALANÇO E ÀS DEMONSTRAÇÕES DOS RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 (VALORES EXPRESSOS EM EUROS) Nota 1 – Nota Introdutória

As notas que se seguem respeitam a numeração sequencial definida no Sistema de Normalização Contabilística (SNC). As notas cuja numeração se encontra ausente deste anexo não são aplicáveis, ou a sua apresentação não é relevante para a leitura das demonstrações financeiras anexas.

Nota 2 - Bases de Apresentação e Principais Princípios Contabilísticos

Os principais critérios valorimétricos utilizados na preparação das demonstrações financeiras foram os seguintes:

Ativos Fixos Tangíveis

Os Ativos Fixos Tangíveis encontram-se registados ao custo de aquisição.

As depreciações são calculadas sobre o custo de aquisição, a partir do início do ano de entrada em funcionamento dos bens e de acordo com o método de quotas constantes, utilizando-se as taxas máximas fiscalmente aceites e que correspondem ao período de vida útil estimado dos bens.

Acréscimos e Diferimentos

Os gastos e rendimentos são reconhecidos de acordo com o princípio da especialização dos exercícios, sendo registados nas rubricas de acréscimos e diferimentos, os gastos e rendimentos que respeitam a vários períodos e que são imputados aos resultados de cada um desses períodos pelo valor que lhes corresponde. Nota 7 – Número de Pessoal ao Serviço da Associação

Durante o Exercício de 2016 a Associação teve ao seu serviço 1 pessoa. Nota 28 – Dívidas ao Estado e Outros Entes Públicos

Não existem dívidas ao estado ou outros entes públicos em situação de mora. Nota 45 – Demonstração de Resultados Financeiros

(Unidade: Euros) Perdas

Outros Gastos e Perdas Financeiras Ganhos Juros Obtidos 0,00 0,00 608,36 Resultados Financeiros 608,36 Ganhos a reconhecer Acréscimo de Custos Custos Deferidos Seguros Outros

700,00

256,27 310,00

(22)

A Contabilista Certificada Olga Maria B. O. Ferreira A Direção

Raul José Fonseca Mascarenhas Francisco Matos Tomé

João António Martins Tavares José Manuel Gomes Almeida Luís Manuel Ferreira Pinto

(23)
(24)

APDSI

ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO E

DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Rua Alexandre Cabral, nº 2 C

1600-803 Lisboa – Portugal

Tel.: +351 217 510 762 Fax: +351 217 570 516 E-mail: secretariado@apdsi.pt

Referências

Documentos relacionados

O kit Canine Leptospira foi projetado para determinar em soros de caninos, títulos de anticorpos séricos de diferentes sorovares patogênicos de Leptospira interrogans,

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

Neste capítulo foi apresentado a análise dos testes realizados para a obtenção de uma tabela de quantização robusta utilizando o método de algoritmos genéticos aplicado a um

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

e) Rose caminhou muito para encontrar um emprego. 1.ª Oração subordinante; 2.ª Oração subordinada adverbial final.. 6. Completa o quadro, transformando o discurso direto em indireto