• Nenhum resultado encontrado

Quem sou eu Antes de qualquer coisa... 5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quem sou eu Antes de qualquer coisa... 5"

Copied!
211
0
0

Texto

(1)

Índice

Quem sou eu... 3

Antes de qualquer coisa ... 5

Entenda a Salvação... 8

Somos todos pecadores? ... 10

A Salvação é conquista pelas obras?...11

O que é preciso para receber a Salvação?...15

É o homem que decide crer?... 18

A pessoa aceitou a Jesus usando seu Livre-arbítrio?... 24

A pessoa não-escolhida rejeitou Deus usando seu Livre-arbítrio?... 29

A pessoa escolhida pode perder a Salvação?... 31

Quando Deus escolheu seu povo?... 33

Jesus morreu por todas as pessoas?... 34

Onde os salvos ficarão eternamente?... 37

A alma morre?... 42

O não salvo será torturado eternamente no inferno?... 49

Deus é único, a Trindade não existe... 68

Quando e como este engano teve início... 71

A Doutrinda de Trindade é Pagã... 73

A astúcia de Constantino... 74

Origem da palavra “Trindade”... 76

Base teológica para Trindade... 81

A fragilidade dessa Doutrina... 82

(2)

Origem do Sábado como dia sagrado... 109

A Lei, a Graça e o Sábado... 113

Dom de Línguas... 121 Hierarquia... 135 O problema do Mal... 142 O Autor do Mal... 179 Curiosidades... 189

Versículos que não existem... 189

Parece verdade, mas não é... 191

Serpentes falam?... 196

(3)

QUEM SOU EU

R

obert Willian Camargo

, nascido e criado em Igreja Evangélica Pentecostal, onde, com muita felicidade, afirmo que conheci muitos homens e mulheres sinceras, tementes a Deus e piedosas, mas que infelizmente não possuíam muito conhecimento bíblico e na verdade pareciam não se importar com isso. Quando digo isso, não estou julgando se o que eles creem está correto ou não, até porque como poderão ver ao longo deste livro, eu não me julgo o dono da verdade, pois o único ponto de minha fé que eu “fechei” e não discuto é a maior verdade de todas, que Deus enviou seu Filho para morrer em meu lugar e por isso e somente por isso é que hoje sei que estou salvo, portanto o que eu quero dizer quando cito o pouco conhecimento deles é o fato de eles nem saberem no que creem e nem mesmo fazem ideia de que existem neles mesmos ideias totalmente contraditórias ou que exista uma visão diferente daquela que ensinaram a eles. Ali aprendi tudo o que me ensinaram sem nunca ter questionado as razões ou origem dos ensinamentos que a mim eram transmitidos, até que aos meus 20 anos de idade comecei a ter contato com a Doutrina Reformada, me tornei membro da Igreja Presbiteriana do Brasil e desde então me senti na obrigação de rever, ponderar e mudar tudo o que deveria ser mudado em todas as minhas ideias sobre Deus e sua Palavra.

(4)

Porém, quando percebi que durante anos vivi coisas que de fato não tinham base bíblica e que eu as incorporava como verdades absolutas, resolvi evitar não cair neste mesmo erro (de receber tudo o que me dizem como verdade, sem questionar) e é por isso que estudo e pesquiso, me aprofundo em cada ponto, vendo pela maior quantidade de pontos de vistas diferentes a mesma questão. Não tenho nenhum tipo de preconceito quanto à denominação, visão teológica ou ideologia, estudo cada uma procurando entender o que as pessoas que creem nelas entendem e depois de fazer isso adoto a posição que eu julgar como a mais acertada, ou seja, a mais coerente com a minha, repito, minha, Cosmovisão bíblica. O que você irá ler a seguir são estudos por mim selecionados, nada tendo a ver com as doutrinas pregadas e defendidas pela Igreja Presbiteriana do Brasil. Meu objetivo é que você que está lendo este singelo livro tenha um primeiro contato com vários pontos de vistas minoritários, mas totalmente coerentes com os ensinos bíblicos.

Religião Cristão

Sobre a Soteriologia Hipercalvinista Sobre o Plano de Deus Infralapsariano Sobre Deus Unitarista

Sobre Jesus Subordinacionista Sobre Dons Espirituais Cessacionista parcial Sobre Escatologia Amilenista

Sobre o destino dos não escolhidos

(5)

Antes de qualquer coisa...

Eu sei que muita coisa que você irá encontrar nestes estudos irá te fazer pensar que sou mais um herege ou que o que creio são heresias, mas eu gostaria que você soubesse o que significa a palavra “Heresia”, combinado?

Uma palavra que estamos acostumados a ouvir com frequência quando o assunto envolve doutrinas é a palavra “heresia”. É fácil taxarmos alguém de herege ou que determinado ensino é heresia, basta o ensino de quem quer que seja ser diferente do nosso. No entanto, a conotação pejorativa da palavra é coisa relativamente recente. O termo “heresia” vem do grego αἵρεσις (hairesis) e significa simplesmente “escolha”. A palavra não era estranha aos escritores do Novo Testamento e nem aos primeiros cristãos. Os tradutores preferiram traduzi-la por “heresia” em I Co. 11.19, Gl. 5.20, II Pd. 2.1 e, por “seita” em todas as demais ocorrências dessa palavra, notadamente no livro de Atos dos Apóstolos, inclusive para falar dos seguidores do Nazareno, como vemos em At. 24.5 “Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita (heresia) dos nazarenos;”, a palavra “seita” aqui é literalmente “heresia”, ou seja, poderia ser traduzido por “heresia dos nazarenos”, isto significa dizer que, no linguajar de hoje, Jesus e seus discípulos eram considerados hereges ou sectários. Paulo era reconhecido como um membro da seita ou integrante da heresia nazarena da qual os judeus ouviam falar

(6)

mal, At. 28.22 “No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita (heresia), notório nos é que em toda a parte se fala contra ela.”

Com o passar do tempo a palavra “heresia” deixou de ter o significado simples de “escolha” ou “linha de pensamento” para ter a ideia de oposição à Palavra de Deus. Os grupos começaram a taxar uns ao outros de herege.

Orígenes, por exemplo, foi considerado um dos maiores teólogos de seu tempo e o mais proeminente antes de Agostinho de Hipona, no entanto foi rotulado de herege posteriormente porque muito de suas posições conflitavam com aquilo que posteriormente foi convencionado como ortodoxia. É verdade, claro, que a obra de Orígenes não necessariamente reflete toda a verdade da fé cristã, mas a percepção posterior que tiveram de seu trabalho mostra que aquilo que não era heresia em determinado momento da história cristã pode ter seu status mudado de acordo com as circunstâncias.

Geralmente o grupo dominante ou em maior número arrogará para si a detenção da verdade acusando o grupo discordante, minoritário, de herege (o inverso também pode acontecer). No entanto pertencer ao grande número não significa necessariamente pertencer àqueles que estão do lado da verdade bíblica. O maior exemplo dessa possibilidade é o contraste das doutrinas bíblicas com as defendidas pela, grande em número, Igreja Católica Romana. A partir do imperador Teodoro I e durante toda a idade média era a igreja dominante e taxava de herege além de condenar à morte todos os que não concordassem com suas doutrinas. Muita gente morreu sem

(7)

serem dignos desse fim. A igreja romana se pôs acima de todos até à época da Reforma quando aquela que acusava a todos seus opositores de herege, passou a ser reconhecida também como herege. Os reformadores viram nela o símbolo da heresia e da paganização da fé cristã.

O espírito de intolerância e prepotência, no entanto, não é exclusividade dos católicos medievais. Ainda hoje, com muita facilidade, católicos e protestantse taxam uns aos outros e ambos a outros grupos de hereges. Dentro do protestantismo mesmo vemos acusações mútuas de heresia, no pior sentido da palavra, com muita facilidade. É verdade que dentro do cristianismo há pontos indiscutíveis de fé como, por exemplo, a afirmação de que Jesus é nosso Salvador. Mas, há outras questões importantes de doutrina que não estão expressamente ditos na Bíblia e são defendidos por grandes grupos cristãos. A chamada doutrina da trindade é uma delas. Assim, pela própria ausência de explicitude dessa doutrina na Bíblia um trinitário poderia, dentro da conceituação e do sectarismo existente hoje, ser chamado de herege. Mas, dentro do conceito etimológico da palavra os diversos seguimentos cristãos são hereges entre si, pois cada um fez uma escolha, e, escolha é o significado primário da palavra heresia.

Portanto a alegação de heresia, não depende exatamente de que determinado ensino ou ponto de vista seja realmente herético (quem o determinará?), pois pode ser apenas a alegação de um grupo que tenha arrogado para si o status de detentor da verdade e discorda do ensino de outro grupo.

(8)

Entenda a salvação

- Deus cria seu Filho, Jesus; - Deus cria os anjos;

- Satanás se rebela por orgulho (1º pecado);

- Satanás, com a permissão de Deus, convence outros anjos a se aliar a Ele;

- Satanás, e seus aliados são expulsos do céu por Deus;

- Deus planeja uma nova criação e a executa, incluindo nesta o homem e a mulher e os colocam no Jardim do Éden;

- Deus avisa o homem que existe uma árvore proibida; - Deus permite que Satanás tente a suas criaturas;

- Satanás diz ao homem e a mulher que se eles desobedecerem a Deus serão como Ele;

- Homem e mulher desobedecem a Deus (pecado); - Homem e mulher percebem que estão nus;

- Como consequência do pecado homem e mulher se envergonham de Deus e se escondem, pela primeira vez; - Deus vai ao encontro deles e pergunta se eles haviam comido da árvore proibida;

- O homem responde culpando a mulher e insinua que foi Deus que havia dado ela a ele (Adão mentiu?);

- Deus amaldiçoa a serpente;

- Deus avisa a serpente que virá uma da semente da mulher que pisará a cabeça da serpente;

(9)

- Deus avisa que a mulher sentiria dores e que o homem teria que trabalhar duro na terra que também foi amaldiçoada e que eles iriam experimentar a morte;

- Deus os expulsa do Jardim do Éden para que não comessem da Árvore da Vida e vivessem já quem sabiam o bem e o mal; - Jesus sendo Santo vem a terra e paga a conta desse pecado, pisa na cabeça da serpente, ressuscita, volta aos céus, envia o Consolador e promete que virá buscar seu povo para que voltem ao Paraíso;

Tudo isso aconteceu pela vontade de Deus, tudo foi planejado, nada saiu do seu controle, nada pega Deus de surpresa, a Vontade do Senhor nunca pode ser contrariada, nada aconteceu sem que antes Ele tivesse arquitetado.

(10)

Somos todos pecadores?

Sim, segundo a Bíblia todos os seres humanos foram contaminados pelo pecado de Adão. Todos somos IGUALMENTE pecadores.

MITO: Somos pecadores porque pecamos.

VERDADE BÍBLICA: Pecamos por sermos pecadores.

E não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não

se achará justo nenhum vivente. Salmos 143:2

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;

Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria;

E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja

(11)

fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Romanos 3:10-20

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23

Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

1 João 1:10

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Efésios 2:1

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Tiago 2:10

A Salvação é conquista pelas obras?

Não, segundo a Bíblia não conseguimos conquistar a Salvação pelas nossas obras.

MITO: Se você for bom, obediente, temente, cumprir algumas

(12)

VERDADE BÍBLICA: Por sermos todos contaminados pelo

pecado, nunca conseguiríamos alcançar a perfeição, pois por mais que nos esforcemos, jamais iremos reparar os danos da queda de Adão, porém Deus já havia preparado um Plano de redenção, onde o homem pode receber a salvação

gratuitamente, pois Jesus, não tendo pecados, morreu e pagou a pena em seu lugar, livrando-o de qualquer condenação.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Efésios 2:8-9

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as

obras da lei. Romanos 3:28

Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Romanos 11:5

Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio

propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;

(13)

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos

como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. Isaías 64:6

Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça. Gálatas 5:4

Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Romanos 11:34-35

Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê. Romanos 10:4

Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé. Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei. Romanos 3:27-28

Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna. Tito 3:4-7

(14)

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

Colossenses 2:8

Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa. Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus. Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:

"Não manuseie! " "Não prove! " "Não toque! "?

Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.

Colossenses 2:16-23

Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive?

(15)

O que é preciso para receber a

salvação?

Fé. O homem precisa apenas crer que Jesus é seu único e suficiente salvador.

MITO: Precisamos evitar o pecado e procurar agradar a Deus

para sermos salvos.

VERDADE BÍBLICA: Por sermos salvos de forma gratuita é que

procuramos evitar o pecado e agradar a Deus por amor e gratidão.

Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo?" Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". Atos 16:31

Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". João 3:36 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação

(16)

pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:24-26

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho

Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas. João 12 :46

Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim. João 16:9

Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. João 3:18

Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou". João 6:29

Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia". João 6:40

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". João 7:38

(17)

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor

e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Romanos 10:9

Mas por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna. 1 Timóteo 1:16 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se

aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em Mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" João 11:25-26 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi

gerado. 1 João 5:1

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. 1 João

5:4-5

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:28

(18)

Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho. 1 João 5:10

É o homem que decide crer?

Não, é o Espírito Santo que se encarrega de convencer o homem e conceder a este, fé e arrependimento.

MITO: O homem precisa abrir seu coração para crer em Jesus. VERDADE BÍBLICA: Deus é quem abre o coração do homem

para que ele receba a Fé.

Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,

Filipenses 1:29

Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a

verdade, 2 Timóteo 2:25

Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas

(19)

O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer. Provérbios 21:1

Porém o SENHOR endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito a Moisés." Êxodo 9:12 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a

quem o Filho o quiser revelar. Mateus 11:27

Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode

dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. 1 Coríntios 12:3

Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 1 Coríntios 4:7

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios

1:18

Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a

(20)

Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela

graça. E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça. Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos, como está escrito: "Deus lhes deu um

espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje". E Davi diz: "Que a mesa deles se

transforme em laço e armadilha, pedra de tropeço e retribuição para eles. Escureçam-se os seus olhos, para que não consigam ver, e suas costas fiquem encurvadas para sempre". Romanos

11:5-10

Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que

chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei

misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto

não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois,

compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. Dir-me-ás então:

Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me

(21)

fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a

conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Romanos 9:11-24

Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse o Senhor; todavia amei a Jacó, E odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do

deserto. Malaquias 1:2,3

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas. Isaías 45:7

E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,

Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam

perdoados os pecados. Marcos 4:11-12

E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor

(22)

lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo

dizia. Atos 16:14

Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam Atos

18:27

E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o

arrependimento para a vida. Atos 11:18

E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para

a vida eterna. Atos 13:48

Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna. 1 Timóteo 1:16 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não

trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44

E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se

por meu Pai não lhe for concedido. João 6:65

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e

(23)

ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. João 10:27-29

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13 Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados. Atos 5:31

Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Romanos 2:4

Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.

Atos 5:31

Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.

Romanos 11:36

Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: "O que fizeste? "

(24)

Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

2 Timóteo 2:25

A pessoa que “aceitou” a Jesus

usando seu Livre-arbítrio?

É Deus quem escolhe.

MITO: O homem é quem aceita a Jesus.

VERDADE BÍBLICA: Deus tem seus escolhidos e a estes o

Espírito Santo convence, transforma e executa sua obra de regeneração. A palavra livre-arbítrio não existe na Bíblia.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. João 15:16

Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus

(25)

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24:24

E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mateus 24:31

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Provérbios 16:1

E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. Marcos 13:27

Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou. Tiago 1:18

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da

vontade do homem, mas de Deus. João 1:12-13

Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês que estão acostumados a praticar o mal. Jeremias

(26)

Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar. João 13:18

E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele.

1 Coríntios 1:28-29

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do

Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

1 Pedro 1:2

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Filipenses 2:13

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade,

mansidão, longanimidade;

Colossenses 3:12

Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.

(27)

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,

Efésios 1:4-6

Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos

negócios e ganharemos dinheiro".

Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".

Tiago 4:13-15

Sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu

1 Tessalonicenses 1:4

E deixareis o vosso nome aos meus eleitos por maldição; e o Senhor DEUS vos matará; e a seus servos chamará por outro nome.

Isaías 65:15

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele

(28)

que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:9

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Tito 1:1

Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Romanos 1:28

O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem amo na verdade, — e não apenas eu os amo, mas também todos os que conhecem a verdade

2 João 1:1

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados segundo o

seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos

irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e

aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou."

(29)

A pessoa não escolhida rejeitou a

Deus usando seu livre-arbítrio?

Não. É Deus que deixa de tocá-lo e atraí-lo.

MITO: O homem escolhe não crer em Deus.

VERDADE BÍBLICA: Quem Deus não toca não teria como

escolher crer.

E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira;

2 Tessalonicenses 2:11

O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do

mal.

Provérbios 16:4

Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada

há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de

vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor. Judas 1:4

Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Lucas 13:24

(30)

E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, Para que, vendo, vejam, e não percebam; e,

ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se

convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. Marcos 4:11-12

Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece. Romanos 9:18

Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter

compaixão". Romanos 9:15

Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si.

Romanos 1:24

Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Romanos 1:26

Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Romanos 1:28

(31)

A pessoa escolhida pode perder a

salvação?

Não, se a Salvação foi conquistada por Jesus na Cruz, então isso não pode ser revertido.

MITO: O homem pode se desviar e deixar de ser Filho de Deus VERDADE BÍBLICA: Nenhum nome pode ser inserido ou

retirado do Livro da Vida.

E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. Jeremias 32:40

Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

João 6:37-39

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e

(32)

deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode

arrebatar. João 10:27-29

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida,

nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do

presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, separar-nosso Senhor.

Romanos 8:38 e 39

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É

Deus quem os justifica. Romanos 8:33

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 8:1-2

Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

Colossenses 2:13

Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e

(33)

permanente.

1 Pedro 1:23

Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 João 2:1

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, PARA QUE FIQUE CONVOSCO PARA SEMPRE; o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará EM VÓS. João 14:16-17

Quando Deus escolheu seu povo?

Antes mesmo de criar o mundo.

MITO: Deus tem expectativa a respeito de sua vida.

VERDADE BÍBLICA: O Livro da Vida com o nome dos salvos foi

escrito antes da criação do mundo.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está

(34)

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4

Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio

propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; 2 Timóteo 1:9

Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o

princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da

verdade;

2 Tessalonicenses 2:13

A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão

escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se

admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é.

Apocalipse 17:8

Jesus morreu por todas as pessoas?

Não, Jesus morreu pelo seu povo, pela sua igreja, pelos seus escolhidos.

(35)

VERDADE BÍBLICA: Jesus morreu apenas pelos que sempre

foram seus, pois se Ele tivesse morrido por todos, todos seriam salvos ou se caso um se perdesse, então seu sacrifício teria sido em vão e o inimigo prevaleceria naquela vida.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo

amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5:25

Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que

me deste, porque são teus. João 17:9

Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.

Romanos 11:7,8

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Mateus 1:21

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. João 17:6-8

(36)

Bem como o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus

20:28

Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus

26:28

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores;

contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. Isaías 53:10-12

Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Marcos

10:45

Jesus disse: "dou a minha vida pelas ovelhas.” João 10:15 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:28

(37)

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13

Onde os salvos ficarão

eternamente?

No Paraíso criado por Deus que será estabelecido aqui na Terra.

MITO: Os salvos ficarão nos céus com os anjos.

VERDADE BÍBLICA: O propósito inicial de Deus era que o

homem povoasse o Paraíso e é exatamente isso que irá acontecer, pois os planos de Deus nunca serão frustrados. O homem pecou, foi expulso do Paraíso, mas com a dívida quitada na Cruz do Calvário pode agora voltar e desfrutar de todas as delícias desse lugar. O Paraíso será estabelecido aqui na Terra após Deus transformá-la por completo.

Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.

Isaías 65:17

E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e

(38)

plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita do

Senhor, e os seus descendentes estarão com eles.

E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.

O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.

Isaías 65:21-25

Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome Isaías 66:22

Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão.Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no

deserto e ribeiros no ermo.E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele. E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre

(39)

as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido. Isaías 35:5-10

E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa

pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do

basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. Isaías 11:6-9

Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. 2 Pedro 3:13

E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua

glória. Isaías 6:3

Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia. Isaías 51:3

Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra. Salmos 37:9

(40)

Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. Salmos 37:11

Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre. Salmos 37:29

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43

Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a

formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há

outro. Isaías 45:18

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu

Deus. Apocalipse 21:1-3

Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens. Salmos 115:16

Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para

(41)

Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. Isaías 11:9

E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra. Apocalipse 5:9,10

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Mateus 6:9,10

Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se

queimarão. 2 Pedro 3:10

E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os

devorou. Apocalipse 20:9

E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. Apocalipse 21:18

E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis

(42)

Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro. Isaías 45:18

E edificou o seu santuário como altos palácios, como a terra, que fundou para sempre. Salmos 78:69

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Mateus 5:5

A alma morre?

Sim, a alma morre.

MITO: Todas as almas são imortais.

VERDADE BÍBLICA: A Bíblia diz que assim como os animais, o

homem também é uma alma vivente. Após a queda o homem recebeu como castigo a morte de sua alma. Todas as almas passaram pela primeira morte, porém esta é temporária, como o sono, e então todas as almas que dormem serão despertadas para o Juízo Final e após isso a alma que reconheceu a Jesus Cristo como Salvador de sua alma receberá a Vida Eterna, já quem O rejeitou, receberá a segunda morte.

(43)

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma

vivente. Genesis 2:7

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Gênesis 3:19

Fazes os homens voltarem ao pó, dizendo: "Retornem ao pó, seres humanos! "

Salmos 90:3

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Eclesiastes 12:7

Se ele pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse para si o seu espírito e o seu fôlego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. Jó 34.14-15

Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma em atenção a ti.

(44)

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a

alma como o corpo Mateus 10.28

Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para

guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no

monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu

morra. Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena? ), para que minha alma viva.

Gênesis 19:19,20

A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. 1 Timóteo 6:15,16

Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da

imortalidade.

E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

1 Coríntios 15:53,54

Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e

(45)

sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.

João 5:28,29

- Os salvos não morrem, apenas dormem, pois o

sono é temporário e também porque os salvos não

sabem por quanto tempo “dormiram” e nem o que

aconteceu neste intervalo. Quando o salvo falece,

fecha os olhos e já acorda como se nada tivesse

acontecido.

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

1 Tessalonicenses 4:13-15

E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;

Mateus 27:52

E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.

(46)

Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.

Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.

Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.

Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;

João 11:11-14

Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. 1 Coríntios 11:30

Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns

já dormem também. 1 Coríntios 15:6

E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os

que dormiram em Cristo estão perdidos. 1 Coríntios 15:17,18 Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono. Jó 14:12 Atende-me, ouve-me, ó Senhor meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;

(47)

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

Daniel 12:2

Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem

todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 1

Coríntios 15:51

- Assim como os homens são almas, os animais

também são.

E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma

vivente que as águas abundantemente produziram conforme as

suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

Gênesis 1:20-21

E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. Gênesis 1:24

Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxeram a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a

(48)

alma vivente, isso foi o seu nome. Gênesis 2:19

Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.

Eclesiastes 3:19

Porque eis que eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir, de debaixo do céu, toda a carne em que há espírito de vida; tudo o que há na terra expirará.

Gênesis 6:17

Entraram para junto de Noé na arca, dois a dois de toda a carne em que havia espírito de vida.

(49)

Uma pessoa que não é salva

será torturada eternamente

no inferno?

Não, a Bíblia diz que os ímpios serão DESTRUIDOS, EXECUTADOS, CONSUMIDOS, ELIMINADOS, EXTERMINADOS, DEVORADOS, DESPEDAÇADOS,

REDUZIDOS A NADA, COMO FUMAÇA, COMO CINZAS, irá MORRER (pela segunda vez), PERECER, DESAPARECER. Sua alma, após ser ressuscitada para o Juízo Final receberá a segunda e eterna morte.

MITO: O inferno é um lugar onde as pessoas vão sofrer com

dores eternamente.

VERDADE BÍBLICA: O maior castigo que alguém pode receber

é não passar a eternidade com Deus, ou seja, assim como o homem não existia quando ainda era pó, quando o homem voltar a ser pó voltará a não mais existir.

- SERÃO CONSUMIDOS

“No dia em que te manifestares farás deles uma fornalha ardente. Na sua ira o Senhor os devorará, um fogo os

(50)

“Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça! Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel” Isaías 5:23,24

“Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem

ramo” Malaquias 4:1

“Todas as trevas são reservadas paro os seus tesouros; um fogo não assoprado o consumirá, e devorará o que ficar na sua tenda. As rendas de sua casa ir-se-ão; no dia da ira de Deus todas se derramarão. Esta, da parte de Deus, é a porção do ímpio; esta é a herança que Deus lhe reserva” Jó 20:26-29

Por isso, assim como a palha é consumida pelo fogo e o restolho é devorado pelas chamas, assim também as suas raízes apodrecerão, e as suas flores, como o pó, serão levadas pelo vento: pois rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos,

desprezaram a palavra do Santo de Israel” Isaías 5:24 “Todos os que o odeiam certamente serão humilhados e

constrangidos; aqueles que se opõe a você serão como o nada e perecerão. Ainda que você procure os seus inimigos, você não

(51)

os encontrará. Os que guerreiam contra você serão reduzidos a

nada” Isaías 41:11,12

“Sem dúvida eles são como restolho; o fogo

os consumirá” Isaías 47:14

“Erguida está a tua mão, mas eles não a vêem! Que vejam o teu zelo para com o teu povo, e se envergonhem; que o fogo

reservado para os teus adversários os consuma” Isaías 26:11 “Mas os seus muitos inimigos se tornarão como o pó fino, as hordas cruéis, como palha levada pelo vento. Repentinamente, num instante, o Senhor dos Exércitos virá com trovões e

terremoto e estrondoso ruído, como tempestade e furacão e chamas de um fogo devorador” Isaías 29:5,6

“Embora estejam entrelaçados como espinhos e encharcados de bebida como bêbados, serão consumidos como a palha mais

seca” Naum 1:10

“Nem a sua prata nem o seu ouro poderão livrá-los no dia do Senhor. No fogo do seu zelo o mundo inteiro

será consumido, pois ele dará fim repentino a todos os que vivem na terra” Sofonias 1:18

“Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e

(52)

edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos” Lucas 17:27-29 “E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os consumiu” Apocalipse 20:9

- DEIXARÃO DE EXISTIR

“Passada a tempestade o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre” Provérbios 10:25 “Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão, por

mais que você os procure, não serão encontrados” Salmos 37:10

“Sejam os pecadores eliminados da terra e deixem de existir os ímpios” Salmos 104:35

“Porque, como vós bebestes no meu santo monte, assim beberão também de contínuo todos os gentios; beberão, e sorverão, e serão como se nunca tivessem existido” Obadias

1:16

“O opressor há de ter fim, a destruição se acabará e o

agressor desaparecerá da terra. Então, o amor será firmado em trono; em fidelidade um homem se assentará nele a tenda de Davi, um juiz que busca a justiça e se apressa em defender o que é justo” Isaías 16:4,5

(53)

“Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e não mais em trevas e escuridão, os olhos dos cegos tornarão a ver. Mais uma vez os humildes se alegrarão no Senhor, os necessitados exultarão no Santo de Israel. Será o fim do cruel, o

zombador desaparecerá e todos os de olhos inclinados para

o mal serão eliminados” Isaías 29:18-20

“Por isso serão como a neblina da manhã, como o orvalho

que bem cedo evapora, como a palha que num

redemoinho vai-se de uma eira, como a fumaça que sai pela chaminé” Oseias 13:3

- SERÃO ELIMINADOS

“Aqueles que o Senhor abençoa receberão a terra por herança, mas os que ele amaldiçoa serão eliminados” Salmos 37:22 “Sejam os pecadores eliminados da terra e deixem de existir os ímpios” Salmos 104:35

“Mas os ímpios serão eliminados da terra, e dela os infiéis serão arrancados” Provérbios 2:22

“Sejam os pecadores da terra eliminados e deixem de existir

os ímpios” Salmos 104:35

“Pois os maus serão exterminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança” Salmos 37:9

(54)

“Faltava-lhe ainda um para enviar: seu filho amado. Por fim o enviou, dizendo: A meu filho respeitarão. Mas os lavradores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e a herança será nossa’. Assim eles o agarraram, o mataram e o lançaram para fora da vinha. O que fará então o dono da vinha? Virá e exterminará aqueles lavradores e dará a vinha a outros” Marcos 12:5-9

“Acontecerá que toda alma que não ouvir a

esse profeta será exterminada do meio do povo” Atos 3:23 - SERÃO DESTRUIDOS

“Mas todos os rebeldes serão destruídos, futuro para os

ímpios nunca haverá” Salmos 37:38

“E trará sobre eles a sua própria iniquidade; e os destruirá na sua própria malícia; o Senhor nosso Deus os destruirá” Salmos

94:23

“O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os

ímpios serão destruídos” Salmos 145:20

“Mas àqueles que o desprezam, retribuirá com destruição; ele não demora em retribuir àqueles que o

desprezam” Deuteronômio 7:10

“Não é o caso dos ímpios! São como a palha que o vento leva. Por isso não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. Pois o Senhor aprova o caminho dos

(55)

justos, mas o caminho dos ímpios leva a destruição!” Salmos

1:4-6

“O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio” Provérbios 1:29 “Até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. Certamente os põe em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. Como são destruídos de repente, completamente tomados de pavor! São como um sonho que se vai quando acordamos, quando te levantares, Senhor, tu os farás desaparecer” Salmos 73:17-20

“O insensato não entende, o tolo não vê que, embora os ímpios brotem como a erva e floresçam todos os malfeitores, eles

serão destruídos para sempre” Salmos 92:6,7

“Deus fará cair sobre eles os seus crimes, e os destruirá por causa dos seus pecados; o Senhor, nosso Deus,

os destruirá!” Salmos 94:23

“O Senhor cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá” Salmos 145:20

“Tema ao Senhor e o rei, meu filho, e não se associe aos dissidentes, pois terão repentina destruição, e quem pode imaginar a ruína que o Senhor e o rei podem

(56)

“Sião será redimida com justiça, com retidão aos que se arrependerem. Mas os rebeldes e os

pecadores serão destruídos, e os que abandonam ao Senhor perecerão” Isaías 1:28

“Ai de você, destruidor, que ainda não foi destruído! Ai de você, traidor, que não foi traído! Quando você acabar de destruir, será destruído” Isaías 33:1

“Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode destruir no inferno tanto a alma

como o corpo” Mateus 10:28

“Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo?” Lucas 9:25

“E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos da sua

ira, preparados para a destruição?” Romanos 9:22

“Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna” Gálatas 6:8

“Sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõe a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus” Filipenses 1:28

(57)

“Quanto a estes, o seu destino é a destruição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas” Filipenses 3:19

“Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não

obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena da destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder” 1ª Tessalonicenses 1:8,9 “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão” 1ª

Tessalonicenses 5:3

Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda. 2 Tessalonicenses 2:8

“Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm

maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada” 1ª Coríntios 2:6 “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado” 1ª Coríntios 3:16,17

(58)

“Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a destruição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma” Hebreus

10:39

“Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que

recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que há de devorar os

rebeldes” Hebreus 10:26,27

“Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar

e destruir. Mas quem é você para julgar o seu

próximo?” Tiago 4:12

“Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo” 1ª João 3:8 “No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o

Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina

destruição” 2ª Pedro 2:1

“Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda” 2ª Pedro 2:3

Referências

Documentos relacionados

Para entender como se forma a imagem do slide sobre a tela, podemos usar dois raios luminosos que partem de um ponto P do dia- positivo (Figura 10).. Como foi feito anteriormente,

Tudo começou com o Josué, um cara da FFLCH-História, que inclusive tinha mania de fazer uma oposição ferrada contra a minha gestão (dessa forma, alguns membros

Quando, amparada numa articulação teórica, [a psicanálise] denuncia num comportamento o funcionamento da pulsão oral, da pulsão anal, da outra, ainda, a escoptofílica, ou

A questão não veio de Pedro, porque Pedro sabia que Jesus o

— Mas se você decidir que não quer mais ficar com ele, minha porta está aberta..

E o Anjo do Senhor Jesus Cristo que é o profeta da Dispensação do Reino vem à Igreja de Jesus Cristo neste tempo final, enviado por Jesus Cristo para lhe dar testemunho

Suspiro uma, duas, centenas de vezes… Levo as mãos à cabeça…Bagunço cabelo,  escorre uma lágrima… arrumo o cabelo e o travesseiro leva um tapa.. Estalo os dedos  mordisco

Esperar em Deus é crer na aventura da história: ao mesmo tempo que esperamos no Senhor e aguardamos a sua vinda, não nos eximimos de nossa responsabilidade.. Contando com a