• Nenhum resultado encontrado

Asociedadefrancesaeaportuguesa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Asociedadefrancesaeaportuguesa"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 A sociedade francesa e a sociedade portuguesa.

A

França

pode ser considerada uma das mais influentes nações do mundo ocidental. Lugar da liberdade, igualdade e fraternidade. É o país com a oitava economia mundial, é rica e desenvolvida e encontra-se em terceira posição na economia dos países da união europeia. Depois da segunda guerra mundial, mais exactamente a partir de 1950, o governo francês estabeleceu algumas medidas proteccionistas dos seus produtos frente aos estrangeiros, que foram gradualmente abandonadas à medida que a indústria francesa se modernizou, tornando-se muito mais competitiva. Na década de 1970 a produção industrial francesa cresceu mais de 33%. Foi também depois da segunda guerra mundial, com o apoio decisivo do governo que o processo de forte industrialização tomou iniciativa, e incentivou a fusão de pequenos grupos empresariais, o que resultou em maior concentração industrial do país.

Destacam-se no parque industrial francês as grandes indústrias de automóveis e aviões, as indústrias mecânicas, eléctricas, químicas com grande concentração financeira e alimentícias, geralmente situadas perto dos centros urbanos. A França também desenvolveu uma extraordinária tecnologia de ponta, a nível da informática, electrónica e aeronáutica. Por ser o país, uma potência militar, destaca-se também a indústria de armamentos e potências nucleares. São de capital francês empresas como: AIR FRANCE (companhia aérea), AXA (companhia de seguros), CITROEN, RENAULT, PEUGEOT (marcas fabricantes de automóveis), DANONE (grande marca de lacticínios), FNAC, entre muitas outras mundialmente conhecidas. Um dos sectores que movimentam a economia da França em grande escala, sem dúvida nenhuma, é o turismo, fazendo de França o país que mais recebe turistas por ano (70 milhões de visitantes), e que depositam no país muito dinheiro. Alguns dos principais produtos exportados pela França são seus vinhos, perfumes e culinária.

O cinema francês é actualmente o mais dinâmico da Europa continental em termos de público, número de filmes produzidos e de receitas geradas pelas suas produções. Tem anualmente, um festival de cinema realizado em Cannes (sul de França, à beira do mar mediterrâneo). Onde inúmeras personalidades famosas (nacionais e internacionais) se encontram a promover os filmes, pois os produtores de filmes franceses também convidam inúmeras figuras estrangeiras para a realização destes.

(2)

2 A França mantém um lugar privilegiado na criação musical graças a novas gerações de compositores. Dentro dos exponentes da música popular francesa encontram-se figuras mundialmente conhecidas (quando não é pelo nome è pelas musicas que cantaram ou cantam) como: Edith Piaf, Charles Aznavour, Serge Gainsbourg, Gilbert Becaud… Entre muitos outros. A televisão francesa aposta muito na procura de novos talentos da música. Exemplo disso é o programa ``Star Academie´´ que já vai na oitava edição consecutiva.

Em termos culturais, os franceses gastam muito dinheiro! Entre os passatempos preferidos estão: o cinema, visitar museus e monumentos (como a famosíssima Torre Eiffel, o museu do Louvres, os Invalides, o arco de Triunfo, a catedral de Notre-Dame de Paris, o Sacré Coeur, o Palácio de Versalhes…), ver exposições, assistir a espectáculos amadores, teatro, circo, parques temáticos como o Eurodisney, ver espectáculos de rock, jazz, ópera e musica clássica. Lembro-me de quando estive a trabalhar em França na casa de uns senhores, quando o dono chegava à noite do seu trabalho, instalava-se no seu sofá a ouvir música clássica e outras vezes ia tocar piano. Dizia-me que o ajudava a relaxar depois de um dia de trabalho. E eu não apreciava nada aquele género de música.

Os escritores franceses são os mais premiados com prémios de literatura, pois os franceses lêem e escrevem muito. Em França quando uma pessoa escreve um livro, a maior parte, faz publicidade em programas televisivos. Há até programas de televisão em França que só falam sobre literatura.

A gastronomia e o vinho de França gozam de grande prestígio no mundo. É o berço da boa mesa e dos mais famosos chefes de culinária (Antoine Carême, Auguste Escoffier, entre outros). Neste país existem pratos deliciosos como: o foie gras (fígado de pato), as quiches, os crepes, ou o camenbert, são produtos que se expandiram por todo o mundo.

Depois temos o mundo da moda, dos grandes costureiros como: Jean Paul Gaultier, Christian Dior, Christian Lacroix, Cacharel, Lacoste, e muitos outros. Em 1927 foi criada a primeira escola de costura Francesa e em 1973 a federação Francesa de costura. Também existe em Paris um museu, o Arts de la mode. Há muitos anos, que a França organiza desfiles de moda, e esta expandiu-se através do mundo, através dos meios de comunicação social, mais precisamente depois da segunda guerra mundial.

(3)

3

Portugal

desde 1985, entrou num processo de modernização num ambiente bastante estável (de 1985 até à actualidade) e porque se juntou à União Europeia em 1986. Em parte, com o recurso a fundos da União Europeia, o país fez nas duas últimas décadas investimentos avultados em várias infra-estruturas, dispondo hoje de uma extensa rede de auto-estradas e beneficiando de boas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias. Com um passado predominantemente agrícola, actualmente e devido a todo o desenvolvimento que o país registou, a estrutura da economia baseia-se nos serviços e na indústria, Os vinhos (especialmente o Vinho do Porto e o Vinho da Madeira) e azeites portugueses são bastante apreciados devido à sua qualidade. Também, Portugal é produtor de fruta de qualidade seleccionada, nomeadamente as laranjas algarvias, a pêra rocha da região Oeste, a cereja da Gardunha e a banana da Madeira. Outras produções são de horticultura ou floricultura, como a beterraba doce, óleo de girassol e tabaco As maiores indústrias transformadoras são os têxteis, calçado, cabedal, mobiliário, mármores, cerâmica (Vista Alegre) e a cortiça. As indústrias modernas desenvolveram-se significativamente: refinarias de petróleo, petroquímica, produção de cimento, indústrias do automóvel e navais, indústrias eléctricas e electrónicas, maquinaria e indústrias do papel. Portugal tem um dos maiores complexos de indústrias petroquímicas europeus, situado em Sines e dotado de um porto. A indústria automóvel também é relevante em Portugal e localiza-se em Palmela (a maior infra-estrutura é a Auto-europa).

As maiores exportações correspondem aos têxteis, vestuário, máquinas, material eléctrico, veículos, equipamentos de transporte, calçado, couro, madeira, cortiça, papel, entre outras.

Portugal tem uma das mais altas taxas de penetração de telemóveis no mundo, sendo que o número de aparelhos de comunicações móveis já ultrapassou o número da população total (à data de 2007, o número de utilizadores era de 13.413 milhões).

Portugal também modernizou o seu sistema de abastecimento de água e saneamento — nomeadamente através do aumento da taxa de águas residuais tratadas com apoio de subsídios da união europeia.

Apesar de Portugal ser um país desenvolvido, ainda existe população sem acesso a água canalizada e electricidade, e o saneamento ainda não abrange todo o território.

Na literatura portuguesa, é eminente a poesia, estando entre os maiores poetas portugueses de todos os tempos Luís de Camões e Fernando Pessoa entre outros. José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura, é considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da língua portuguesa. Nos dias de hoje, os portugueses estão a ler mais do que liam há duas décadas atrás.

(4)

4 Também por serem promovidas feiras de livros, incentivos a nível escolares, televisivos, e de mercado.

A música tradicional portuguesa é variada e muito rica (folclore, pauliteiros, corridinho, bailinho da madeira). O mais conhecido estilo de música português é o Fado, cuja intérprete mais célebre foi Amália Rodrigues. No entanto, o Fado tem também nos últimos anos assistido ao aparecimento de jovens cantores que atingem grande êxito, como Camané, Mariza e Ana Moura, entre outros, que estão a fazere sucesso pelo estrangeiro.

A gastronomia é muito rica em variedade e do agrado de nacionais e estrangeiros em geral. Desde os pratos variadíssimos de bacalhau, ao cozido à portuguesa, ao leitão assado na Bairrada, à sardinha assada, aos queijos e enchidos, aos doces como o pastel de nata, Portugal tem sem dúvida bons produtos.

De norte a sul, o país é muito rico em bons vinhos e, além dos vinhos únicos do Porto e da Madeira, existem mais de cem variedades diferentes de vinhos, desde os vinhos de mesa a vinhos especiais, todos eles reflectindo o carácter individual do respectivo solo.

O sul de Portugal, é por excelência um pólo turístico internacional, de muitos nacionais e europeus, sobretudo britânicos. O clima e a temperatura da água são os principais factores que contribuem para o grande crescimento do turismo nesta região. Já Lisboa atrai muitos turistas pela história e pelo recheio de monumentos (a Sé Catedral, a Baixa Pombalina, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos). Os seus grandes pontos turísticos são os museus nacionais de Arte Antiga, dos Coches e do Azulejo, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém e o Teatro Nacional de São Carlos.

Comparando a França com Portugal, deduzo que a França cresceu muito desde a segunda guerra mundial e Portugal cresceu muito depois de entrar para a união europeia (graças aos fundos da união europeia). Os franceses começaram a promover internacionalmente os seus produtos há já bastantes anos, enquanto que o nosso Portugal, para além de exportar muito dos seus produtos para o estrangeiro, não se fez conhecer a nível internacional desde cedo como fez a França com os seus vinhos, perfumes, moda, gastronomia, etc. Talvez desde os anos oitenta o começasse a fazer, nomeadamente com a música, a moda, a costura… Com a abertura das suas fronteiras, os meios de comunicação que se expandiram nacionalmente (luz, transportes…), e os novos que foram surgindo até hoje (telemóveis, informática e internet).

Também a população começou a instruir-se, a estudar mais anos, e a inovar mais. A nível camarário e europeu, as vilas começaram a cooperação intermunicipal, através de processos de geminação, emerge como um espaço de fortalecimento recíproco e de ligação dinâmica entre as vilas e cidades. Um importante instrumento

(5)

5 de procura de soluções e formação de solidariedades estratégicas que constitui um campo aberto a múltiplas iniciativas descentralizadas de intercâmbio e de cooperação. Os municípios geminados comprometem-se a Colaborar e Cooperar no desenvolvimento material, cultural e social das respectivas comunidades;

Desenvolver um programa de acção, de acordo com várias áreas de cooperação, tais como a socioeconómica, a cultural e patrimonial, a educativa, a administração local, as novas tecnologias e a desportiva.

Cidália Cristina Mendes Ribeiro Grupo L2

Referências

Documentos relacionados

Condensação pode ocorrer quando um reservatório contendo um vapor tem sua parede resfriada, como ilustrado na Figura 5.1, na qual também são ilustrados os perfis de velocidade e

Método imunoenzimático para a determinação quantitativa dos anticorpos IgG anti- dsDNA no soro humano com um dispositivo descartável aplicado nos instrumentos Chorus e Chorus

• Em todos os casos avaliados, os custos com os serviços de fornecimento, preparo e montagem das armaduras, tanto de protensão como passivas, representaram de

שי רישכמב שומישה תליחת ינפל תוארוהה לכ תא אורקל. לכל הרהזאהו הלעפהה תוארוה תא ריבעהל רישכמה לעב תוירחאב םישמתשמה. תיבה ךותב רישכמה תא םקמל שי

Conforme os ensinamentos de Requião (2010, p. 415), “O título é literal porque sua existência se regula pelo teor de seu conteúdo”. 415, para dar validade ao título de

Atrair e Fidelizar os Participantes Intensificar educação financeira e previdenciária Atingir 6.500 acessos no Portal Vida Previdenciária 6500 3.846 60% Atrair e

Data limite para as Coordenações de Cursos Superiores encaminharem à CORAE os processos de Colação de Grau, Atas de Apresentação do TCC, Termo de Aprovação, convalidação de

A proposta é desenvolver um processo de Educação Ambiental através desses Clubes utilizando kits para o controle da qualidade da água que possibilitam o desenvolvimento de