• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: DISPOSITIVO PORTÁTIL PARA DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS DO CORAÇÃO TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA ÁREA:

SUBÁREA: ENGENHARIAS SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): NATHALIA SALOMÃO DAMIÃO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): LUCIANO HENRIQUE DUQUE ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

Com o apoio do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, que investe na promoção e desenvolvimento da pesquisa, mediante projetos de iniciação científica, surgiu este estudo. Pela junção de duas grandes áreas da ciência, quais sejam medicina e engenharia, iniciou-se o projeto. Neste contexto, considerado a necessidade de realização de exames cardiológicos por pacientes fixados em locais desprovidos de recursos, como comunidades indígenas e ribeirinhas, desenvolveu-se um protótipo capaz de coletar, tratar e enviar as medições dos sinais cardíacos, via internet, para posterior análise de especialistas da área. Sua principal vantagem é permitir que qualquer profissional de saúde realize o exame, pela sua facilidade, além de salvar vidas, uma vez que pode alcançar localidades longínquas. Acrescente-se ainda que o paciente somente irá se deslocar caso de detecte alguma anomalia no exame de eletrocardiograma analisado. O protótipo necessita de filtragem analógica, por meio de filtros passa baixas, passa altas e amplificadores operacionais, e filtragem digital, utilizando-se da Transformada Wavelet. Concluídos os testes, os resultados foram satisfatórios, atingindo a meta inicialmente proposta, ou seja, a realização do exame nas condições mencionadas.

2. INTRODUÇÃO

A medicina utiliza a tecnologia para auxiliar o diagnóstico de doenças, assim, através de equipamentos eletrônicos e software, propicia uma mais rápida identificação e análise de problemas. Um exemplo de tecnologia desenvolvida é o eletrocardiógrafo, que é um equipamento projetado para coletar a diferença de potencial presente no corpo devido à atividade cardíaca e apresentá-la de forma gráfica.

Desta forma, dispondo de um eletrocardiógrafo que possibilite a sua portabilidade, será possível acesso a locais remotos que não possuem condições estruturais para o atendimento de pessoas, como comunidades indígenas e ribeirinhas. Neste caso, exames poderão ser realizados em indivíduos que somente serão manejados para um hospital em caso de real necessidade.

Os sinais cardíacos são compostos por ondas características (P,Q,R,S e T) que estabelecem uma relação direta com as áreas do coração, bem assim sua função de

(3)

polarização ou despolarização, estas que remetem ao relaxamento e contração dos músculos do coração, respectivamente. Vide Figura 1:

Figura 1 - Sinais gerados pelo coração. Fonte: (COTRIM, 2009)

Onde:

 A onda P representa a despolarização ou contração atrial (WOLF, 2004);  O complexo QRS corresponde à despolarização ou contração total dos

ventrículos (WOLF, 2004);

 A onda T reflete a repolarização ou relaxamento ventricular (WOLF, 2004). Várias anomalias podem ser identificadas utilizando-se de um eletrocardiograma, a partir das inconformidades apresentadas nas ondas anteriormente mencionadas. Assim, são passíveis de diagnóstico as seguintes doenças: hipertrofia atrial e ventricular, infarto do miocárdio, arritmias, pericardite, distúrbios no metabolismo eletrolítico, sobretudo as alterações de potássio (GOLDMAN, 1973).

Tendo em vista que os impulsos elétricos gerados pelo coração apresentam tensões a 0,001 volts (pico a pico), faz-se necessária uma amplificação, filtragem de alto desempenho e processamento digital, por parte do dispositivo. Este último permite que os ruídos e interferências sejam eliminados dos sinais cardíacos. (DINIZ, DA SILVA, & NETTO, 2004).

A fim de extrair o complexo QRS e filtrar o sinal, a partir de sua descontaminação, aplicou-se a Transformada Wavelet, muito empregada na análise de sinais digitais e compressão de dados. Representa a decomposição de uma função no domínio do tempo em um conjunto de coeficientes que descrevem suas componentes de frequência em determinados instantes de tempo (OLIVEIRA, 2007).

(4)

3. OBJETIVOS

O estudo visa desenvolver um dispositivo portátil capaz de coletar, tratar e enviar as medições dos sinais cardíacos via internet para análise de especialistas da área e ainda possibilitar que qualquer médico ou agente de saúde possa realizar o exame.

3.1. Objetivos específicos:

 Realizar uma revisão bibliográfica sobre o funcionamento do coração, filtros digitais, amplificadores operacionais e microcontrolador PIC;

Desenvolver um hardware para captação de sinais cardíacos, filtragem e amplificação em seu formato analógico em segunda ordem, utilizando microcontrolador PIC e seus periféricos;

Implementar um software capaz de realizar a filtragem em formato digital;  Salvar o sinal apresentado para a transmissão do sinal via internet;

 Efetuar testes de desempenho no protótipo comparando os sinais medidos com o eletrocardiógrafo profissional existente no UniCEUB;  Montar uma caixa para o protótipo.

4. METODOLOGIA

O projeto é dividido em módulos de funcionamento, onde cada um é responsável por uma determinada ação no estudo proposto. A Figura 2 ilustra este modelo de forma simples, com o intuito de facilitar seu entendimento:

(5)

Inicialmente, procedeu-se a uma pesquisa sobre sinais analógicos e sinais mioelétricos. Em seguida, um estudo sobre componentes eletrônicos necessários e suas funções, como: capacitores, resistores, indutores, amplificadores operacionais, filtros ativos e passivos. Finalmente, desenvolveu-se os módulos, conforme segue:

 Módulo 1 – Captação de sinais: desenvolver o sistema de captação dos sinais cardíacos, baseado em eletrodos de superfície não invasivos;

 Módulo 2 – Circuito condicionador: desenvolver um circuito de amplificação e filtragem analógica para eliminar parte dos ruídos existentes;

 Módulo 3 – Processamento do sinal: implementar um software capaz de processar o sinal já amplificado e filtrado, a fim de retirar os possíveis ruídos ainda existentes no sinal;

 Módulo 4 – Microcontrolador e software: gerenciar as funções do circuito responsável por mostrar os sinais e gravá-los;

 Módulo 5 – Exibição do sinal: inserir um display gráfico no sistema proposto para a visualização do sinal;

 Módulo 6 – Transmissão dos resultados: Construir um módulo capaz de realizar a transmissão do dispositivo para a internet.

Por último, conduz-se a realização de testes com outros equipamentos de eletrocardiograma, verificando se os sinais recebidos estão corretos e, ainda, a inserção dos sistemas criados em uma caixa plástica, para ser utilizado em campo.

5. DESENVOLVIMENTO

O protótipo proposto, através de eletrodos conectados ao usuário, visa receber sinais elétricos provenientes do coração, filtrando e amplificando-os, para então mostrá-los em uma tela e analisá-los. A fim de melhor esclarecer como foi desenvolvido o sistema, utilizou-se o seguinte diagrama de blocos:

(6)

O bloco 1 refere-se ao circuito de captação, o 2 ao circuito condicionador, o 3 ao circuito principal e o 4 à transmissão do arquivo gerado.

5.1. Eletrodos (BLOCO 1)

O bloco 1 representa os três eletrodos, descartáveis e não invasivos, conectados ao usuário, responsáveis pela captação dos sinais cardíacos gerados pelo coração. As Figuras 4 e 5 ilustram, respectivamente, os três eletrodos e o cabo típico utilizado em exames de eletrocardiograma, enquanto a Figura 6 mostra o diagrama dos eletrodos, onde S1, S2 e GND representam os eletrodos conectados ao paciente. O S1 é o cabo de cor vermelha, S2, o cabo de cor branca e GND o cabo de cor preta. Os cabos levarão o sinal ao circuito condicionador

Figura 4 – Eletrodos Figura 5 - Cabo ECG Figura 6 - Diagrama dos eletrodos

Fonte: allbiz.com Fonte: www.labx.com Fonte: elaboração própria

5.2. Circuito condicionador (BLOCO 2)

O bloco 2 refere-se ao circuito condicionador, responsável por filtrar e amplificar o sinal.

É sabido que o corpo humano gera vários tipos de sinais elétricos e junto a eles uma série de ruídos. Por isso, para captar somente os sinais provenientes do coração, é necessário a aplicação de filtros que eliminarão parte destes ruídos. Como estes sinais estão na ordem de 0 à 1mV, também é necessário o uso de amplificadores que elevarão o nível de tensão dos sinais a serem analisados. O circuito condicionador pode ser separado em 4 estágios, conforme ilustrado na Figura 7. A Figura 8 mostra a placa de circuitos já finalizada:

(7)

Figura 7 - Diagrama condicionador Figura 8 - Circuito condicionador

Fonte: elaboração própria Fonte: elaboração própria

O primeiro estágio é responsável por cancelar os ruídos comuns dos sinais vindos dos eletrodos S1 e S2, utilizando-se do amplificador operacional TLC274, mais precisamente de sua característica chamada CMRR ou ajuste da Relação de Rejeição em Modo Comum, encarregada do cancelamento destes ruídos. Esta rejeição é controlada por um potenciômetro

Após o ajuste da CMRR, o sinal passa para dois estágios de filtragem, com uso de filtros passa-baixa.

Posteriormente, o sinal é conduzido para outro amplificador operacional (LM324), para gerar um ganho maior deste sinal, controlado por meio de um potenciômetro.

Na Figura 8 os círculos em vermelho mostram os dois blocos de amplificadores operacionais utilizados, os círculos em verde mostram os conectores de entrada e saída de sinais, referentes a entrada dos eletrodos e a saída para o circuito principal, e os círculos em azul mostram os dois potenciômetros de ajuste da placa do condicionador, que são do CMRR e da amplificação final da placa.

5.3. Circuito principal (BLOCO 3)

O circuito principal é responsável por receber os sinais previamente tratados pelo condicionador, mostrá-los em um display gráfico e gravá-los em um cartão de memória. Subdivide-se nas etapas mostradas na Figura x. Todas elas podem ser visualizadas na Figura y, com o circuito principal já pronto:

(8)

Figura 9 - Diagrama circuito principal Figura 10 - Circuito principal

Fonte: elaboração própria Fonte: elaboração própria

O divisor de tensão (1) é responsável por receber o sinal do circuito condicionador e colocá-lo em um valor aceitável pelo microcontrolador (2), que fará o gerenciamento das funções do circuito principal. O código em linguagem C, programado no microcontrolador PIC, utiliza 3 bibliotecas externas. Uma destas realiza a decomposição do sinal por meio de Transformadas de Wavelet, encarregadas da remoção de ruídos, a partir de sua descontaminação. O sistema possui um botão (4) que quando acionado envia este sinal ao microcontrolador, sendo apresentado no display gráfico (3). Posteriormente, o cartão de memória (5) armazenará o arquivo gerado. O sistema é alimentado por uma fonte (6) que energiza todos os componentes eletrônicos do circuito.

5.4. Software Transmissor (BLOCO 4)

O software transmissor é divido em 4 etapas, consoante Figura 11, onde a primeira realiza a leitura do arquivo contendo o sinal cardíaco previamente gerado. Logo após, é montado o gráfico do sinal para a visualização pelo operador deste software e então é reproduzida uma imagem do gráfico para ser enviada ao e-mail do médico que fará o diagnóstico do sinal.

(9)

Figura 11 - Diagrama de blocos Software Transmissor. Fonte: elaboração própria

Conforme observado nas Figuras 12 e 13, o técnico apertará o botão vermelho para localizar o arquivo que será inserido no retângulo verde. Em seguida, será clicado no retângulo azul, a partir do qual será aberta uma nova janela contendo os campos para o envio do mail. Assim, após preenchimento e transmissão deste e-mail, o médico receberá o arquivo contendo o sinal cardíaco para diagnóstico.

Figura 12 - Software Transmissor. Fonte: elaboração própria Figura 13 - Envio do e-mail. Fonte: elaboração própria

6. RESULTADOS

Ao final, foi verificado o funcionamento de cada bloco separadamente, cujo resultado foi satisfatório.

Fez-se um teste comparativo entre o protótipo e um eletrocardiógrafo profissional de posse do UniCEUB. Neste último, extraiu-se o valor de tensão dos picos das ondas P, Q, R, S e T para conferir com os valores de tensão recebidos pelo dispositivo proposto, plotado no Excel, conforme Tabela 1 e gráficos do comparativo:

(10)

Eletrocardiógrafo profissional: Protótipo proposto: Ponto Equipamento Profissional Dispositivo proposto Erro absoluto Erro relativo P 0,40mV 0,60mV 0,20mV 50% Q -0,20mV -0,20mV 0,00mV 0% R 2,69mV 2,70mV 0,01mV 0,37% S -0,52mV -0,53mV 0,01mV 1,92% T 0,70mV 0,79mV 0,09mV 12,86% Tabela 1 - Erro absoluto do protótipo

A diferença obtida resultou da utilização de componentes eletrônicos de baixa precisão. Ainda, efetuou-se uma comparação entre as medidas do eletrocardiógrafo profissional e do protótipo, sendo o último menor (Tabela 2 e figuras abaixo):

Eletrocardiógrafo profissional: Protótipo proposto: Dimensões Eletrocardiógrafo profissional Protótipo proposto Comprimento 28,0cm 10,9cm Largura 18,8cm 18,8cm Altura 5,2cm 6,4cm Volume 2737,28cm3 1311,49cm3 Tabela 2 - Dimensões

(11)

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os objetivos propostos foram atingidos e o resultado dos testes comprovou o correto funcionamento dos componentes envolvidos. Entretanto, requer, ainda, o aperfeiçoamento do sistema em trabalhos futuros, quais sejam, aplicação da transmissão do sinal cardíaco diretamente pelo dispositivo com o uso de módulos de comunicação GPRS; desenvolvimento de um código com o uso da Transformada Wavelet para um pré-diagnóstico do sinal cardíaco; bem assim a blindagem eletromagnética de todo o circuito utilizando o conceito de Gaiola de Faraday, a fim de diminuir os ruídos no circuito condicionador.

8. FONTES CONSULTADAS

COTRIM, A. (2009). Instalações Elétricas. Prince Hall.

DINIZ, P. S., DA SILVA, E. A., & NETTO, S. L. (2004). Processamento digital de sinais: Projeto e Análise de Sistemas. Porto Alegre: Bookman.

GOLDMAN, M. J. (1973). Principles of Clinical Electrocardiography.

JÚNIOR, A. P. (2003). Amplificadores Operacionais e Filtros Ativos (Vol. 6). Porto Alegre, RS: Bookman.

MALVINO, A. P. (1985). Microcomputadores e microprocessadores. São Paulo, SP, Brasil: McGraw-Hill do Brasil.

OLIVEIRA, H. M. (2007). Análise de Sinais para Engenheiros: Uma Abordagem via Wavelets. Recife: Brasport.

STRANG, G., & NGUYEN, T. (1996). Wavelets and filter banks. Wellesley Cambridge.

WOLF, A. S. (2004). O CORAÇÃO E A ATIVIDADE ELÉTRICA CARDÍACA. Acesso em 16 de 03 de 2016, disponível em Divisão de Bibliotecas e Documentação: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0210429_04_cap_02.pdf

Referências

Documentos relacionados

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Resultados obtidos nos levantamentos efetuados apontam para a possibilidade de se complementar a metodologia para avaliação de pavimentos atualmente disponível no Brasil através do

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Em parceria, contribuímos para a melhoria da quali- dade de vida dos cariocas, participando da amplia- ção da cobertura de Estratégia de Saúde da Família, inaugurando Unidades

Use a auto hipnose para se libertar dos seus medos e fobias. A auto A auto sabotagem é sabotagem é uma constante uma constante em sua em sua vida? Sempre vida? Sempre que você

Dada a plausibilidade prima facie da Prioridade do Conhecimento Definicional, parece que não se poderia reconhecer instâncias de F- dade ou fatos essenciais acerca