• Nenhum resultado encontrado

DINÁMICAS PARA CURSO DE TELEMARKETING

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DINÁMICAS PARA CURSO DE TELEMARKETING"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

DINÁMICAS PARA CURSO DE TELEMARKETING

Você é o Produto

Objetivo: Apresentação pessoal e integração dos participantes. Materiais: Papel e caneta para cada participante.

Desenvolvimento:

Você tem 5 minutos para se preparar para fazer o seu próprio Marketing frente a este Grupo. Você tem que salientar algumas características marcantes que seriam consideradas de grande benefício para a empresa tê-lo como

funcionário. Terá que contrapor nesta venda alguns traços que não são favoráveis mas que já os conhecendo minimizaria o impacto e fortaleceria em muito os positivos.

O script que você irá desenvolver para sua venda terá que abranger exatamente os pontos acima. Caso isto não ocorra, você estará perdendo a oportunidade de se vender bem.

TOME A DECISÃO – Você pode fazer a venda sentado, na sua própria cadeira, em pé ou em frente do grupo. Observações:

Esta dinâmica pode ser melhor utilizada em um processo seletivo para analisar as características pessoais dos candidatos. Pode também ter algumas variações, para ser adaptada a um treinamento de vendas ou marketing.

Dinâmica das Expectativas

Objetivo: perceber o grau de expectativa do grupo em relação ao treinamento ou encontro que será realizado. Material: folhas de sulfite, cartolina, caneta, lápis de cor, canetinhas, revistas para recortes e outros materiais para elaboração do cartaz.

Duração: 1h a 1h30. Desenvolvimento:

Solicitar aos participantes que, individualmente, respondam em uma folha as seguintes perguntas: 1. O que espero obter neste programa?

2. Como será minha contribuição? 3. Espero que NÃO ACONTEÇA: 4. Espero que ACONTEÇA:

5. O que a minha empresa espera que eu leve desse programa? 6. Algo novo que espero sair daqui praticando (habilidade):

Separar os participantes em 2 ou 3 subgrupos, para que possam discutir suas respostas.

Após a discussão solicitar aos subgrupos para elaborarem um cartaz criativo que retrate as expectativas de todo o grupo.

(2)

Cada subgrupo apresenta os trabalhos elaborados e o coordenador do grupo faz o fechamento discutindo com todo o grupo suas reais expectativas.

Observações: No momento de discussão final, a partir das expectativas apresentadas, o coordenador pode propor a elaboração de um contrato de trabalho com o grupo, utilizando este momento para minimizar as expectativas para que os próximos encontros possam ocorrer com sucesso.

Dinâmica de Vendas

Postado em 3 de novembro de 2008 ·por Profª. Rita Alonso Vendas

Dividir o grupo em duplas e escolher aleatoriamente uma para iniciar a atividade. Os participantes deverão se sentar de costas um para o outro. Os cartões deverão ser recortados e dobrados.

O facilitador deverá mostrar para um dos participantes, o que ele deverá vender e, para o outro, o comportamento que deverá adotar perante o vendedor.

Os participantes não poderão saber como o outro irá posicionar-se ou que produto irá vender. Durante um minuto o facilitador irá observar como os participantes se comunicam, após essa situação, inverte-se a dupla, quem era cliente passa a ser vendedor e vice-versa, porém a venda deverá ser de outro

produto.Quando atingir o tempo, o facilitador interromperá gentilmente para que os participantes não se sintam constrangidos; depois da primeira dupla, o facilitador solicita outra dupla.

As vendas não deverão se repetir no decorrer da dinâmica. O facilitador utilizará uma situação para cada dupla.

Competências: Verificar habilidade de negociação, argumentação, flexibilidade, observar atendimento ao cliente, importância de saber ouvir o cliente.

Duração: 2 minutos por dupla.

Material utilizado: Dois telefones celulares de brinquedo, ou dois aparelhos telefônicos; cartões recortados.

Ambiente físico: Uma sala com cadeiras universitárias dispostas em círculo e 2 cadeiras ao centro, uma de costas para outra.

(3)

Produto Inovador

O selecionador pede para cada um criar um “produto inovador”, ou seja, que não existe ainda no mercado. Os participantes terão que pensar nas características do produto, preço, estratégias de marketing, como é a produção, vendas, etc. Enquanto os participantes estiverem apresentando seus produtos eles precisam convencer quem está assistindo a dinâmica a comprar. Durante a apresentação os outros participantes podem fazer perguntas, colocando-o assim em situações difíceis.

Competências: Criatividade, improviso, trabalho sobre pressão, persuasão, flexibilidade.

Criatividade

Para iniciar a atividade, o selecionador distribui uma bexiga para cada participante e os convida para formarem em pé um círculo.

O facilitador fala sobre a importância da criatividade e da persuasão na comunicação interpessoal e como estes atributos podem contribuir para o sucesso de qualquer profissional, independente da sua atividade. Na seqüência, peça para todos encherem seus balões, “descarregando” dentro deles, todos os

sentimentos negativos que impedem uma boa comunicação: impaciência, incapacidade de ouvir, insatisfação, etc., depois de cheios e fechados, todos os balões devem ser colocados no chão da sala utilizada para esta dinâmica.

Distribua, de acordo com a escolha dos participantes, os cartões coloridos, um cartão por pessoa. Caso você não tenha cartões coloridos, escreva o nome das cores desejadas em cartões em branco: azul, verde, vermelho, amarelo, etc.

(4)

Instrua os participantes que cada um deve elaborar e realizar uma apresentação, aos demais, sobre a cor que escolheu. Esta apresentação deve ter apenas uma restrição quanto ao tempo disponível (mantenha cada apresentação individual em, no máximo 03 minutos).

O objetivo de cada “apresentador” é fazer com que o grande grupo escolha a sua cor. Portanto, cada apresentador deve usar de sua criatividade e de sua capacidade de persuasão para convencer o grande grupo.

Conceda o tempo adequado para que os integrantes estruturem e ensaiem as suas apresentações. Instrua ao grande grupo que os atributos avaliados são, exclusivamente: Criatividade (se a apresentação foi convencional, se foram utilizados recursos audiovisuais diferenciados, etc…), Persuasão (se a apresentação foi convincente a ponto do grupo definir pela escolha do apresentador) e Comunicação interpessoal (se o “recado” do apresentador foi corretamente interpretado por todos, sem exceção; se houve empatia).

Inicie a atividade.

Ao concluir as apresentações, convide o grupo para debater sobre a importância destes atributos nas tarefas do dia a dia e como cada um pode desenvolver melhores competências em Criatividade, Persuasão e Comunicação interpessoal.

Para encerrar, peça que todos estourem os balões com os pés.

Competências: Criatividade, persuasão, trabalho em equipe, iniciativa, comunicação, fluência verbal, empatia, disponibilidade, apresentação pessoal, postura.

Material utilizado: Bexigas e cartolinas brancas ou coloridas.

Atendimento

Antes de iniciar a atividade, o selecionador escolhe os adjetivos adequados que definem o estado de excelência do atendimento a clientes como, por exemplo, entusiasmado, atento, comprometido, entre outros termos, tantos quantos forem necessários e que caracterizam a atividade.

Inicie a atividade fazendo uma exposição dialogada com os participantes, levando-os a relembrar os eventos de atendimento a clientes. Comente que, para essa dinâmica, você irá apresentar ao grupo um cartão contendo um adjetivo e que eles deverão exemplificar precisamente como garantir a aplicação deste que foi demonstrado por você, por exemplo, ao demonstrar o cartão contendo a palavra atento, alguém poderia dizer que: deve estar atento sempre aos interesses e necessidades dos clientes para poder atendê-los com qualidade.

O selecionador pode dividir os participantes em equipes menores, pode-se criar um clima favorável para uma competição, com o registro dos exemplos apresentados pela equipe em um flip-chart e escolha dos melhores exemplos por votação.

Para encerrar a atividade, traga exemplos do dia-a-dia do atendimento, confrontando as diferenças entre os comentários apresentados e as situações reais.

Competências: Criatividade, persuasão, trabalho em equipe, iniciativa, comunicação, fluência verbal, empatia, disponibilidade, postura.

Material utilizado: Cartolina e caneta hidrocor.

Dinâmica para Operadores de Telemarketing - Pense e Aja

Operadores de telemarketing devem estar sempres concentrados no trabalho para prestar um excelente serviço ao cliente e consumidor. Essa dinâmica de telemarketing server para

(5)

ação rápida para solucionar problemas ou apresentar soluções. Dinamicas para Operadores de Telemarketing para estimular o foco no cliente, atitude e ação. Veja também:Treinamento de

autoestima para falar ao telefone - Teleatendimento.

Dinâmica de Telemarketing - Pensar e Agir corretamente

O objetivo dessa dinamica de telemarketing é focar o operador no cliente, estimular o

relacionamento interpessoal e a capacidade de pensar e agir rapidamente para solucionar problemas com o consumidor.

Materiais: Sugestões de situações para discussão:

Você é um cliente que comprou um produto e quer o seu dinheiro de volta, pois o produto não era exatamente o que você imaginava.

Você é um cliente que começa a dar em cima do vendedor durante a compra.

Você é um cliente que começa a contar os seus problemas sentimentais e choramingar durante a compra.

Você é um cliente que está extremamente nervoso e quer brigar com o vendedor.

Você é um cliente que quer te dar ordens contrárias as que você deve realizar para efetuar sua venda.

Você é um cliente que é muito indeciso e muda constantemente de opinião sobre o produto que quer comprar.

Você é um cliente muito falador, que está a fim de conversar sobre vários assuntos, como futebol, etc.

Você é um cliente que se acha muito importante, sendo bastante esnobe com você. Você é um cliente que sabe de tudo e quer ensinar o vendedor sobre o seu produto, contrariando as suas observações.

Procedimento: Cada participante recebe uma folha contento uma situação, geralmente específica de vendas.

Os participantes terão 5 minutos para pensar sobre a questão e escrever no papel como agiria. Os participantes dispostos em círculo, vão trocar as folhas que escreveram, pela de seus colegas.

Cinco minutos para ler e refletir sobre o que está escrito.

Após a leitura, os participantes farão uma crítica ao colega que escreveu sua opinião no papel, seja ela, uma crítica positiva ou negativa.

Dicas e Questões para discussão: Como foi realizar a atividade?

(6)

O que acharam das idéias que surgiram para lidar com as diversas situações?

Alguém já passou por alguma situação parecida? Como agiu? Depois desta atividade mudaria algo no seu comportamento naquele momento?

Observar se o participante tem facilidade para ter um bom atendimento ao cliente, se sabe receber críticas, se consegue refletir e opinar sobre determinada questão e como ocorre a comunicação.

Tempo de aplicação: 30 minutos Número máximo de pessoas: 10 Número mínimo de pessoas: 2

Dinâmicas de Autoconhecimento para Equipes de Vendas - Vestidos

para o sucesso

Equipes de vendas devem trabalhar com dinamicas de autoconhecimento pois um bom vendedor além de conhecerbem seu produto deve também conhecer a si mesmo a fim de evitar manias e excessos que tanto desagradam os consumidores. Essa dinâmica de

autoconhecimento para equipe de vendas busca o sucesso com o foco no cliente, disciplina e resultados. Veja também: Dinamicas para Vendedores e Equipes de Vendas | Dinâmicas para

Auto-conhecimento.

Dinâmica Vestidos para o sucesso - Autoconhecimento para

Equipes de Vendas

Objetivo principal é elevar o nível de consciência da importância da boa aparência para pessoal

de vendas.

Materiais: Selecione várias fotos de pessoas em revistas e anúncios impressos. As fotos devem representar uma população que seja a mais diversa possível. As fotos não devem retratar pessoas famosas ou reconhecíveis.

Procedimento: Divida os vendedores em grupos de três ou quatro pessoas e de a cada grupo várias fotografias para examinar.

Diga a eles que discutam entre si as impressões que têm dessas pessoas com base unicamente em suasaparências nas fotos.

Após cerca de cinco minutos, peça que alguns voluntários relatem as impressões de cada grupo, ressaltando aquelas que foram de maior consenso entre o grupo.

Solicite que todos falem sobre quais as impressões que compradores poderiam ter deles (dos vendedores) com base em suas aparências.

Dicas: As perguntas a seguir auxiliam a verificar se o participante compreende a importância da

boa aparência no ramo de vendas; De que forma a aparência influencia nas vendas?; O que

pode influenciar no tipo de aparência que um vendedor deve ter?; Quais tipos de vendedores existem e que cuidados eles devem ter com a sua aparência?

Para encerrar a atividade, é importante reforçar que cada um deles é o responsável pelas impressões que está causando no cliente, devendo, assim, estar sempre atentos aos reflexos de sua aparência. A atividade pode ser encerrada com a seguinte pergunta:

(7)

Após esta atividade o que cada um de vocês acha que pode melhorar em sua aparência? Observações: Enfatize que o objetivo desse jogo não é debater se essas primeiras impressões são justas ou não.

Os vendedores devem focar unicamente em que impressão sua aparência causa nos compradores potenciais.

Tempo de aplicação: 25 minutos Número máximo de pessoas: 25 Número mínimo de pessoas: 3

Dinâmicas para Autoconhecimento de Vendedores - As maiores

histórias

Vendedores são execelentes contadores de histórias, por isso indicamos essa dinâmica de autoconhecimento para vendedores e grupos ou equipes de vendas pois é baseada em histórias. O principal objetivo dessa dinamica de autoconhecimento para equipes de vendas é desenvolver a motivação e auto-confiança. Veja também: Dinâmicas para

Vendedores | Dinâmicas de Autoconhecimento| Dinâmicas para Vendas - Equipes de

Vendedores.

Dinâmicas de Autoconhecimento para Vendedores - As maiores

histórias

Essa dinâmica de auto conhecimento para vendedores e equipes de venda tem por objetivo estimular a autoconfiança e a motivação.

Materiais: Um certificado ou "prêmio" divertido para cada vendedor.

Procedimento: Peça aos vendedores que pensem em sua maior realização em vendas até hoje. Pode ser sua maior venda ou mesmo uma pequena venda que tenha sido especialmente desafiadora.

Após um curto período de tempo, peça aos vendedores que tomem mais alguns minutos para identificar o que, especificamente, fizeram que tornou esta sua maior realização em vendas e qual o efeito que esses esforços tiveram sobre o cliente.

Peça a cada participante que fique de pé e conte ao grupo sobre sua maior façanha. Dê a cada vendedor um "prêmio" em reconhecimento de sua realização.

Dicas: Perceber se o participante tem um bom auto-conhecimento, se comunica-se de forma clara e articulada e se está motivado.

Tempo de aplicação: 15 minutos Número máximo de pessoas: 15 Número mínimo de pessoas: 2

Dinâmicas de Criatividade - O melhor de mim

Dinâmicas de grupo de criatividade é a chave para despertar novas idéias, desenvolver a capacidade de pensar intuitivamente a fim de encontrar soluções para as mais diversas questões que envolvem o meio empresarial ou grupo de trabalho. Essa dinâmica de

(8)

criatividade proporciona aos participantes realizar uma auto-avaliação em prol de oferecer a todos o melhor de si. Veja tambem: Criatividade em Dinâmicas de Grupos.

O melhor de mim - Dinâmica para estimular a criatividade

Essa dinamica de criatividade tem por objetivo proporcionar aos participantes uma auto-avaliação, criatividade e oferecer aos demais companheiros um pouco de si.

Materiais: Cartolinas de cores variadas e suaves; revistas usadas; cola; tesouras; fita gomada; pincéis coloridos.

Procedimento: Colocar o material à disposição dos participantes e dizer-lhes que: "Vocês vão construir um cartaz, utilizando todos esses recursos, que retrate ou represente o melhor de vocês"

Durante quarenta minutos aproximadamente, os participantes deverão usar toda a sua criatividade e elaborar, com frases ou figuras, um cartaz que diga ou sintetize o "MELHOR DE VOCÊ"

Ao ser concluído, o coordenador orienta que cada participante deve fixar o seu cartaz na parede.

Os cartazes deverão ficar afixados até o final do evento.

O dono do cartaz deve retirá-lo da parede e dizer ao grupo o que significa.

Em seguida, deve oferecer o "MELHOR DE VOCÊ" a um dos participantes do grupo, ressaltando o quanto àquela pessoa é especial, por isso merece o seu cartaz. Escolher uma boa música para o momento dos cartazes.

Dicas: Iniciar o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.

Observar se os participantes tem facilidade para expressar o que pensam e o que sentem. Verificar se os participantes tem um bom auto-conhecimento e são criativos.

Tempo de aplicação: 2 horas Número máximo de pessoas: 10 Número mínimo de pessoas: 2

Dinâmicas para Relações Interpessoais e Autoconhecimento |

Colocando-me no seu lugar

Estimular as relações interpessoais através de dinâmicas de grupos é a maneira mais prática e objetiva de atingir resultados imediatos com seus colaboradores. Essa dinâmica

de relacionamento interpessoal denominada Colocando-me no seu lugar vai auxiliar sua equipe

a entender o impacto do comportamento de cada um no sucesso da empresa ou para atingir metas.

(9)

Colocando-me no seu lugar - Dinâmicas sobre Relações

Interpessoais

Ao aplicar essa dinâmica de relações interpessoais e de autoconhecimento promoverá

uma reflexão sobre o impacto que o comportamento e as características pessoais de cada um

causam nos demais.

Procedimento: O instrutor pede para que um participante, de cada vez, posicione-se diante de uma cadeira vazia.

Cada um deve imaginar-se sentado nela e ouvindo o feedback de seu superior, seu colega ou seu subordinado.

A pessoa deve falar como se fosse aquele parceiro. Dicas: Pontos para discussão:

Como você se sentiu ao dar um feedback para você mesmo? Como você se sentiria ao receber um feedback desta forma?

Como ocorrem os processos de feedback dentro da sua empresa? De que forma seria possível melhorar estes processos?

Observações: Nos mesmos moldes do exercício anterior, é possível fazer uma variação dessa dinâmcia, só que agora, fornecendo o feedback ao parceiro, que hipoteticamente está sentado na cadeira, e depois, sentando-se na cadeira reage como aquelas pessoas normalmente reagem. Duas pessoas (A e B) do grupo dialogam, só que trocando sua personalidade, ou seja, A age como se fosse B e vice-versa.

Tempo de aplicação: 30 minutos Número máximo de pessoas: 15 Número mínimo de pessoas: 2

Referências

Documentos relacionados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

6.8 Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens

Outros problemas observados foram o do espaço físico das empresas serem muito restritos ao número de funcionários, a iluminação não atender às normas, o ruído em certas