• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Unidade Escolar: Nome do aluno: Professor (a):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Unidade Escolar: Nome do aluno: Professor (a):"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

1

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ETAPA IX LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE Unidade Escolar: ____________________________________________________ Nome do aluno:______________________________________________________ Professor (a): _______________________________________________________ Turma: _______ Data: ____/____/_____ LÍNGUA PORTUGUESA

BIOGRAFIA DE MARIA QUITÉRIA

Heroína da Independência, Maria Quitéria passou-se por homem para entrar no Exército.

Maria Quitéria de Jesus (27 de julho de 1792 – 21 de agosto de 1853) foi a primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro. Considerada a heroína da Independência, a baiana fingiu ser homem para poder entrar nas Forças Armadas.

A jovem Maria Quitéria juntou-se às tropas que lutavam contra os portugueses em 1822. Ela utilizou o nome de seu cunhado, ficando conhecida como soldado Medeiros, já que somente homens faziam parte do Exército.

Semanas depois de entrar para o Exército, Maria Quitéria teve sua identidade revelada. No entanto, o major Silva e Castro não permitiu que ela saísse das tropas, já que era importante para a luta contra os portugueses por sua facilidade com o manejo de armas e sua disciplina em batalha.

Vida pessoal

Maria Quitéria nasceu em 1792, em uma fazenda localizada na então freguesia de São José de Itapororocas, local onde hoje fica a cidade de Feira de Santana, na Bahia.

Aos 10 anos, Maria Quitéria perdeu a mãe e ficou responsável por cuidar de suas irmãs. Seu pai casou-se mais duas vezes. A jovem teve uma relação conturbada com sua segunda madrasta, já que ela não aceitava o jeito independente de Quitéria.

Maria Quitéria não tinha formação escolar, mas era experiente na caça e na pesca, assim como no manejo de armas. Diferente das moças de sua época, ela era independente e contrariava os padrões da sociedade.

De soldado Medeiros a cadete Maria Quitéria

Em 1822, o Conselho Interino do Governo da Bahia passou a recrutar voluntários para as lutas de apoio à Independência. Maria Quitéria interessou-se pela proposta e pediu ao seu pai permissão para se alistar, mas foi proibida por ele.

Decidida a lutar pela Independência, Maria Quitéria contou com a ajuda de sua irmã, Tereza Maria, e seu cunhado, José Cordeiro de Medeiros. Ela pegou o uniforme do cunhado emprestado, cortou seus cabelos e apresentou-se como homem ao Exército.

(2)

2 Como soldado Medeiros, Quitéria juntou-se ao batalhão “Voluntários do Príncipe Dom Pedro”.

O pai de Maria Quitéria procurou o batalhão e contou que ela era mulher. Como ela já era reconhecida por seus esforços, disciplina e facilidade com as armas, o major não permitiu que ela fosse desligada do Exército.

Após adotar seu nome verdadeiro, Maria Quitéria trocou o uniforme masculino por saias e adereços. Sua coragem em ingressar em um meio masculino chamou a atenção de outras mulheres, as quais passaram a juntar-se às tropas e formaram um grupo comandado por Quitéria.

Quitéria participou de vários combates com o batalhão, entre os quais estiveram a defesa da Ilha da Maré, da Barra do Paraguaçu, de Itapuã e da Pituba.

Depois da declaração da Independência, as tropas portuguesas permaneceram combatendo no Brasil. Maria Quitéria, mais uma vez, destacou-se ao guerrear com as mulheres de seu grupo, na foz do rio Paraguaçu, na Bahia.

Com a derrota das tropas portuguesas, em julho de 1823, Maria Quitéria foi promovida a cadete e reconhecida como heroína da Independência. Dom Pedro I deu a ela o título de “Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro”.

Fim da carreira militar

Após o fim das guerras pela Independência, Maria Quitéria decidiu retornar à região onde morava. Dom Pedro I escreveu uma carta ao pai dela reconhecendo sua importância para o Brasil e pedindo que ela fosse perdoada por fugir de casa.

Posteriormente, Maria Quitéria casou-se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito. Ela teve uma filha, Luísa Maria da Conceição. Ao ficar viúva, Quitéria mudou-se para Feira de Santana para tentar receber parte da herança deixada por seu pai, em 1834, mas desistiu e foi para Salvador.

Foi em Salvador que Maria Quitéria faleceu, em 21 de agosto de 1853, no anonimato. Ela foi sepultada na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento no bairro de Nazaré, na capital baiana.

Homenagens

Maria Quitéria tornou-se símbolo da emancipação feminina e exemplo para mulheres de todo o país.

A heroína da Independência foi condecorada patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Em 1953, no aniversário de 100 anos de sua morte, o governo brasileiro decretou que seu retrato estivesse presente em todas as repartições e unidades do Exército.

Por Lorraine Vilela Jornalista https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm

(3)

3

ATIVIDADES:

1. Com base no texto, responda:

a) Qual a data de nascimento de Maria Quitéria de Jesus?

_______________________________________________________________________ b) Como Maria Quitéria conseguiu entrar no exército?

_______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ c) O que aconteceu quando, semanas depois de entrar para o Exército, Maria Quitéria teve sua identidade revelada?

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ d) Maria Quitéria tornou-se símbolo da emancipação feminina e exemplo para mulheres de todo o país. Cite uma mulher, que seja um exemplo de força e coragem para você: _______________________________________________________________________

ARTE

BIOGRAFIA DE ÁLVARO MARINS

Álvaro Marins (Seth), (1891 – 1949) foi um desenhista, jornalista e animador macaense

conhecido nacionalmente.

Ele escreveu textos-legendas e desenhou 188 gravuras, relatando por meio de imagens reais cenas brasileiras que vão do período colonial até o primeiro governo de Getúlio Vargas. Tudo isso foi feito no livro “O

Brasil pela Imagem”.

Seth era muito talentoso numa época em que não existiam os recursos tecnológicos da atualidade. Ele foi muito evoluído para seu tempo.

Seth foi o pioneiro na arte da animação no país. Em 1917, foi exibida a primeira animação brasileira, intitulada “O Kaiser”, fazendo uma crítica política a respeito da Primeira Grande Guerra

(4)

4 Mundial. Essa exibição ocorreu no cine Pathé, na cidade do Rio de Janeiro.

Kaiser é um curta-metragem de animação, dirigido pelo cartunista Álvaro Marins, o Seth,

em 1917. É considerado o primeiro desenho animado produzido no Brasil

O filme estreou em 22 de janeiro de 1917, no Cine Pathé, no Rio de Janeiro, meses antes de o Brasil declarar guerra à Alemanha e iniciar sua participação na Primeira Guerra Mundial. Consistia de uma charge animada, mostrando o imperador Guilherme II pondo sobre a cabeça um capacete que representava o controle sobre o mundo. Em seguida, um globo terrestre crescia e engolia o líder alemão.[2]

Desde 1907 os cinemas brasileiros já apresentavam vinhetas animadas no encerramento dos cinejornais. Contudo, Kaiser foi a primeira animação autônoma brasileira a ser exibida.

Contudo, com o passar dos tempos, o filme não foi preservado e foi perdido pra sempre, restando apenas uma única imagem de fotograma.

ATIVIDADE:

Faça uma pesquisa sobre a animação brasileira e cite seus principais criadores e divulgadores. Importante ter ilustrações.

Bom Trabalho! --- ---

(5)

5

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ETAPA IX MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

Unidade Escolar: ____________________________________________________ Nome do aluno:______________________________________________________ Professor (a): _______________________________________________________ Turma: _______ Data: ____/____/_____

ATIVIDADE INTEGRADA: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Marie Curie e a radioatividade

: gênios da humanidade

Radioatividade é a propriedade que

alguns átomos, como urânio e rádio, possuem de emitirem espontaneamente energia na forma de partículas e onda. As partículas podem ser alfa (α) e beta (β); e onda eletromagnética ouraios gama (γ).

O estudo da radioatividade teve início com pesquisas do físico alemão Wilhelm Röentgen, em 1895, quando esse investigava o efeito

da luminescência. Outro cientista importante

para o desenvolvimento da radioatividade foi o físico francês Antoine-Henri Becquerel, que percebeu, em 1896, marcações feitas em um filme fotográfico por uma amostra de sal de urânio.

No entanto, foi o casal Curie que utilizou

o termo radioatividade pela primeira vez. Em 1898, a polonesa Marie Curie deu seguimento aos estudos relativos à radioatividade e fez descobertas valiosas para a área, como a descoberta de dois novos elementos radioativos: o polônio (Po) e o rádio (Ra).

Marie Curie nasceu em 7 de novembro de 1867, na cidade de Varsóvia, na

Polônia. Filha de professores, nascida em um lar em que a ciência era o centro da família, Marie Curie sempre se interessou pelo conhecimento e, com a intenção de produzi-lo, desejava seguir a carreira universitária.

Vivendo em um país dominado pela Rússia czarista, que não permitia de forma alguma o acesso das mulheres à educação formal, Marie Curie, por diversas vezes, montou grupos de estudos clandestinos para poder estudar e promover o conhecimento para outras pessoas.

Figura 1: Marie Curie. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_C

(6)

6 Em 1891, com a ajuda financeira do pai, Marie Curie conseguiu mudar-se para Paris, onde ingressou no curso de licenciatura em Física da Faculté de Sciences, que concluiu em 1893. Em 1894, ela conclui também o curso de Matemática.

Durante sua busca por um tema e por um orientador para seu doutorado, Marie conheceu o professor de Física Pierre Curie, com quem acabou casando-se em 1895. Os dois tiveram duas filhas, Éve e Irène.

Na sua tese de doutorado, Marie Curie escolheu o tema raios urânicos, radiação que havia sido descoberta pelo físico inglês Becquerel. Com sua pesquisa, Marie Curie descobriu a radioatividade, já que Becquerel não prosseguiu com seus estudos com o urânio.

No ano de 1898, Marie e Pierre Curie apresentam ao mundo científico a descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio. Com essas pesquisas, Pierre, em particular, verificou que a radiação podia matar células de

tecido doente, ou seja, iniciou o estudo da radioterapia.

Após a morte de Pierre, em 1906, Marie passou a lecionar e também continuou a realizar diversas pesquisas. Uma delas, extremamente importante, foi o desenvolvimento de um radiógrafo, um equipamento para a realização de radiografias que foi utilizado durante a Primeira Guerra Mundial.

Marie Curie morreu em 1934, vítima de uma leucemia, em decorrência de toda a exposição à radiação a que foi submetida durante sua carreira científica e acadêmica.

Os conhecimentos produzidos sobre a radioatividade, pela Marie Curie tem importantes aplicações na sociedade. Desde a descoberta da radioatividade, grandes avanços científicos foram alcançados gerando desenvolvimento tecnológico.

A emissão de radiação tem utilizações em diferentes setores como na medicina, geologia, indústria e armamento.

A radioatividade na medicina é utilizada no diagnóstico de algumas doenças, através dos exames de raio-x e mamografias, cuja radiação atravessa os tecidos com o objetivo de mostrar internamente o corpo humano.

Outra aplicação é na radioterapia para o tratamento do câncer com emissão de radiação. Como as células cancerígenas são mais sensíveis à radiação é possível destruí-las com dosagens controladas sem afetar as células normais.

Texto produzido e adaptado pela professora Marcelly. Fonte: disponível em:

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/radioatividade.htm, https://brasilescola.uol.com.br/quimica/maria-curie-descoberta-radioatividade.htm e https://brasilescola.uol.com.br/quimica/maria-curie-descoberta-radioatividade.htm.

Acessos em 02/11/20.

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS

1. Quais as contribuições das descobertas da Marie Curie para o diagnóstico e tratamento do câncer?

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

(7)

7 2. O que é a radioatividade?

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 3. Quais são as partículas radioativas?

_______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Câncer de mama e dados no Brasil

Como já vimos no texto anterior, Marie Curie com seus estudos sobre radioatividade contribuiu, também, para o diagnóstico e tratamento de alguns tipos de câncer. Através da radiação emitida pelos elementos radioativos é possível a visualização de tumores, como o de mama através da mamografia. É possível, também o tratamento pela radioterapia de alguns tipos de câncer.

Em outubro, temos o mês de conscientização de mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. O câncer de mama é muito comum em mulheres, por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Desde 1995, o INCA estima o número de novos casos dos principais cânceres que afetam a população brasileira com base nas informações geradas pelos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP) e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Inicialmente a divulgação era anual, mas desde 2006 é feita a cada dois anos.

A tabela abaixo nos mostra uma estimativa do número total de novos casos de câncer e de novos casos de câncer de mama nos últimos anos.

Biênio Total de novos casos estimados de câncer

Total de novos casos estimados de câncer de mama

2016 - 2017 596070 57960

2018 - 2019 582590 59700

2020 - 2021 625000 66280

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina ocupa a primeira posição de casos de câncer mais frequente em mulheres em todas as regiões brasileiras e o câncer de próstata ocupa a primeira posição de casos em

homens. Na próxima tabela, temos estimativas para o ano de 2020 do número de novos

(8)

8

Texto produzido e adaptado pela professora Valessa Henrique. Fonte: disponível em:

https://www.tecmundo.com.br/ciencia/128869-genios-brasil-3-suzana-herculano-houzel-misterios-do-cerebro.htm. Acesso em 02/11/20. https://www.inca.gov.br/ Acesso em 04/11/20.

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

1. O texto nos mostra uma tabela que estima o número total de novos casos de câncer e de novos casos de câncer de mama entre 2016 e 2020.

Biênio Total de novos casos estimados de câncer

Total de novos casos estimados de câncer de mama

2016 - 2017 596070 57960

2018 - 2019 582590 59700

2020 - 2021 625000 66280

Com esses dados podemos calcular uma média dos valores estimados de novos casos de câncer por ano. Observe:

(9)

9 Para calcular o valor da média simples, devemos realizar o somatório de todos os elementos e dividir essa soma pela quantidade de elementos. Por exemplo, se quisermos calcular a média de novos casos de câncer, somamos os três valores dos biênios e o resultado da soma dividimos por 3 (pois foram 3 valores, se fossem 5 valores, dividiríamos por 5).

Ou seja, entre 2016 e 2020 estima-se 601220 novos casos de câncer no Brasil. Agora é sua vez, calcule a média de novos casos de câncer de mama usando os valores da tabela acima.

2. Observe a tabela do texto que traz estimativas do número de novos casos de câncer de mama e de próstata por estado brasileiro para o ano de 2020 e responda: a) Quais são os dois estados brasileiros onde são esperados os maiores números de casos de câncer de próstata? Quantos casos ao todo? Qual a diferença entre eles?

b) Quais são os dois estados brasileiros onde são esperados os maiores números de casos de câncer de mama? Quantos casos ao todo? Qual a diferença entre eles?

c) Quais são os dois estados brasileiros onde são esperados os menores números de casos de câncer de próstata? Quantos casos ao todo? Qual a diferença entre eles?

d) Quais são os dois estados brasileiros onde são esperados os menores números de casos de câncer de mama? Quantos casos ao todo? Qual a diferença entre eles?

e) Sabemos que o Sudeste possui 4 estados. Calcule a média de novos casos de câncer de próstata para os estados do Sudeste. Lembre-se que para calcular a média, nós somamos os dados e dividimos pelo número total de dados. Como o Sudeste possui 4 estados, dividiremos o resultado da soma por 4.

f) Agora, calcule a média entre o número de casos estimados de câncer de mama para o Sudeste.

(10)

10

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ETAPA IX EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA

Unidade Escolar: ____________________________________________________ Nome do aluno:______________________________________________________ Professora: _________________________________________________________ Turma: _______ Data: ____/____/____

ATIVIDADE INTEGRADA: EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA

1. Leia a entrevista do Globo Esporte com o jogador Matheus Babi:

De família botafoguense, Matheus Babi revela "pressão" por gols e vitórias: "Começa em casa"

Por Fabio Juppa e Luiz Victor Lopes — Rio de Janeiro 26/08/2020 13h05 Atualizado há 2 meses

Atacante chegou ao clube nessa temporada e empolgou a torcida com o bom início. Com elogio ao técnico Autuori, jogador revela receio durante negociação: "É clube grande”.

Se o resultado não sai e a bola não entra para o Botafogo, Matheus Babi se preocupa mais com a corneta dentro de casa do que do torcedor desconhecido. De família botafoguense, o atacante contou que a "pressão" começa principalmente pelos avós.

De Macaé, onde Babi nasceu e foi criado, seu Tuíca e dona Fátima ficam em cima do neto no Rio de Janeiro. Ao Globo Esporte, o atacante contou como é defender o clube do coração da família.

(11)

11 - Fui criado pelos meus avós, mas meu pai também sempre foi muito presente, sempre me apoiando. Meus avós ainda são botafoguenses, então a pressão já começa dentro de casa. Se perder... Já vão no ouvido. Mas se ganhar é festa - disse.

- Meu avô me liga direto, é só ter notícia do Botafogo. Eu digo: "vô, calma. Mais tarde te ligo, estou ocupado". E ele diz que estão falando de mim no grupo, que quer saber das notícias... - completou.

No Botafogo, Babi tem a primeira grande chance no profissional de um clube grande. O jogador passou por Vasco e Grêmio na base, mas se profissionalizou no Macaé. Ele lembra que, durante a pandemia, chegou a "perturbar" os empresários por temer que o acerto não desse certo.

Origem do apelido

- O Babi vem desde pequeno, de criança em Macaé, com o pessoal lá do Morro de São Jorge. Pegou esse apelido e eu acostumei. Não saiu mais. Foi na zoação. Tinha outro Matheus e tinham que diferenciar. Aí começaram a me chamar de Babidi, mas não pegou. Aí começou Babi para lá, Babi para cá. É por causa do desenho Dragon Ball, mas eu não acho que pareço com ele, não.

2. Agora, leia o texto abaixo:

O Macaé Basquete Sobre Rodas é uma das maiores equipes do Brasil. Ano passado iria disputar a 3ª divisão do

Brasileiro. Só que o time teve que abrir mão de sua participação no torneio por falta de recursos.

Diante disso, o time cedeu para equipes da divisão de elite, vários atletas do Macaé para a competição.

Entre os convidados estão: Marcus William, que jogará pela ADEF Niterói; Djunior Vás, que vai vestir a camisa do

(12)

12 ADFIMA de Maceió; Douglas Silva, que jogará pela ADFEGO de Goiás e Eduardo Costa, o Dudu, que estará em quadra pela equipe do Pará.

Além deles, também estarão disputando a primeira divisão os atletas Wallace e Juninho, que começaram suas carreiras no Macaé Basquete e vão jogar no Magic Hands de São Paulo.

“Pra gente aqui do Macaé o reconhecimento do trabalho árduo que estamos tendo aqui na cidade, apesar de todas as dificuldades, estamos conseguindo manter esse projeto que não visa só o esporte, mas que visa também a vida dos atletas. É muito gratificante você ter essa dimensão do trabalho que é feito aqui no Macaé, apesar de não termos participado esse ano [da competição nacional], nós tivemos o reconhecimento das outras equipes, o que não é comum e nem fácil.” Disse o coordenador da equipe e atleta macaense, João Barcelos.

QUESTÕES

1- O município de Macaé é uma das forças do esporte estadual e nacional, exportando atletas para todos os cantos do país, nesses textos acima você leu alguns desses nomes.

a) Dessas personalidades você já conhecia alguma?

_______________________________________________________________________ b) De que forma você conheceu a (s) personalidade (s) citada (s) na questão anterior? _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ c) Qual dos esportes citados nos textos é mais valorizado? Por quê?

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 2- Qual tipo de atleta é mais respeitado na sociedade, o deficiente físico ou o atleta sem deficiência, dito “normal” ? Por que você pensa dessa forma?

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

(13)

13 3- Escolha um desses atletas e faça comentários sobre ele. Pode ser comentários sobre o esporte que pratica, sua vida, seu biotipo (corpo), sua carreira, etc.

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 4. O torcedor do Botafogo estava eufórico! É uma partida de futebol com a vitória do seu time do coração ...

a) O torcedor comprou 5 embalagens de refrigerantes para comemorar com os amigos a vitória do Botafogo. Cada garrafa de refrigerante custa R$8,00 e cada embalagem tem 12 unidades. Quantas garrafas o torcedor comprou?

b) E agora, que cálculo é preciso realizar para saber quanto o torcedor gastou?

c) Os 6 amigos dele participarão da despesa com os refrigerantes. A quantia que caberá a cada um deles será de R$ __________.

Bibliografia https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/de-familia-botafoguense-matheus-babi-revela-pressao-por-gols-e-vitorias-comeca-em-casa.ghtml https://en.wikipedia.org/wiki/Matheus_Babi https://globoesporte.globo.com/rj/serra-lagos-norte/basquete/noticia/macae-basquete-sobre-rodas-consegue-terceiro-lugar-em-preparatorio.ghtml http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/macae-basquete-sobre-rodas-participa-de-torneio-em-campos https://cliquediario.com.br/esporte/atletas-com-passagem-pelo-macae-basquete-sobre-rodasvao-disputar-1a-divisao-do-brasileiro

(14)

14

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ETAPA IX INGLÊS

As atividades deverão ser realizadas no caderno.

Unidade Escolar: ____________________________________________________ Nome do aluno:______________________________________________________ Professora: _________________________________________________________ Turma: _______ Data: ____/____/____ INGLÊS Biography

Biography is a genre that presents dates and the most importants events of someone’s life.

Stephen Hawking’s biography

Stephen Hawking was born in January, 1942 in Oxford England and he died in March, 2018. He was a physicist famous for his research into the Origin of the universe.

In 1960s he suffered from ALS (Amyotrophic Lateral Sclerosis) and he was forced to move around in a wheelchair. Since 1985 he wasn’t able to speak and he used a voice synthesizer on a computer.

In spite of disease he never stopped working. In 1988 he wrote “A Brief History

of Time”. He showed the whole world that disabled people can do all the ordinary things

we all do.

1. Relacione as colunas para complete as frases e indicar o início de importantes fatos na vida de Stephen.

a) Hawking sofria de esclerose lateral amiotrópica. b) Stephen escreveu o livro A Brief History of Time. .

c) Ele não podia falar e usava um sintetizador de voz em um computador. ( )....em 1988

( )…desde a década de 1960 ( )...desde 1985

(15)

15 2. Das contribuições científicas seguintes, qual não pode ser atribuída a Stephen Hawking?

( ) Influenciou o desenvolvimento de teorias sobre a origem do universo.

( ) Contribuiu para a descoberta de novos tratamentos da esclerose lateral amiotrópica. ( ) Escreveu o livro “ Uma Breve História do Tempo” que contribuiu para tornar mais acessíveis ao público alguns difíceis conceitos de física.

3. Observe o trecho e responda às perguntas a seguir:

“In spite of the disease he never stopped working”.

a) Qual é a tradução correta?

( ) Ele parou de trabalhar por causa da doença. ( ) Apesar da doença, ele nunca parou de trabalhar.

b) A expressão IN SPITE OF indica uma relação de contraste ou causa? ______________

4. Escolha no quadro e preencha, em português, as lacunas: An English physicist

__________ físico __________. The origin of the universe

__________ origem __________. He was famous for his research.

Ele era __________ por suas __________. A brilliant scientist.

Um __________ cientista.

Brilhante pesquisa A do universo Inglês famoso origem um

Stephen Hawking foi uma das mentes mais brilhantes do mundo. Ele nos deixou uma lição sobre preconceito, mostrando ao mundo que pessoas deficientes podem fazer as coisas comuns que todos nós fazemos e, em alguns casos, muito melhor que nós.

Recomendo a você, querido aluno, que assista ao filme “A TEORIA DE TUDO”. Baseado na vida de Stephen Hawking.

(16)

16

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ETAPA IX HISTÓRIA E GEOGRAFIA

As atividades deverão ser realizadas no caderno.

Unidade Escolar: ____________________________________________________ Nome do aluno:______________________________________________________ Professor (a): _______________________________________________________ Turma: _______ Data: ____/____/_____ HISTÓRIA

O que é uma Biografia?

Narra (descreve) a vida (ou parte dela) de uma pessoa que, em geral, tenha se destacado em seu campo de trabalho, um artista, por exemplo, conhecido ou anônimo.

História narradas, realidades reveladas

“Bernadete, 59 anos, alagoana, há 16 anos morando em Macaé, famosa quituteira, uma artista da culinária. Chegou a frequentar escola quando menina, porém, na maioria das vezes esta era longe de sua casa, sendo necessário passar até por mato para chegar ao destino, não havia transporte. Acontecia ainda as frequentes mudanças de residência de sua família em busca de trabalho. Casou-se cedo (16 anos) e por conta dos compromissos de cuidar da casa, do marido e dos 9 filhos, os estudos foram esquecidos.

Com os filhos criados, a chegada dos netos e o fato de estar morando numa cidade com mais recursos, num bairro com escola de EJA, Bernadete ousou sonhar que poderia voltar a estudar, que apesar de “velha” era possível se alfabetizar. Ela quer aprender a ler e escrever, poder, por exemplo, reunir suas receitas mais populares e criadas por ela mesma, quer se virar sozinha no mercado e ler a Bíblia.

Ainda não domina totalmente a leitura, mas já consegue ler placas e as receitas, as dificuldades serão superadas com o tempo. Relatou que gosta muito da escola, dos colegas e professores.”

1. O que você achou da história de Bernadete? Comente:

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

(17)

17 2. Se identificou com a história da personagem? Explique:

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ O que é Cultura?

Desde o início da civilização o ser humano realiza cultura. Tudo que ele produz através da inteligência é considerado cultura, que é formada por vários elementos como crenças, ideia, valores, dança, música, festas populares, modo de vestir, de usar o cabelo, etc... Tudo isso faz parte da cultura de um povo. Ela é transmitida de geração a geração e vai se transformando ao longo do tempo. Dentro desse universo, temos a Cultura Popular, conhecida como a “Arte do Povo”, a música, a dança, a culinária, a forma como o povo cultiva a terra são exemplos. Um país enorme como o Brasil tem que ser rico em diversidade (variedade) cultural. É importante ter em mente que não existe uma cultura melhor ou mais desenvolvida, são várias e diferentes as manifestações culturais e é isso que torna um país como no nosso tão rico e interessante. A cultura, dentre outras coisas, tem a importante missão de tornar o povo mais evoluído, na medida que repensa questões como o preconceito (racismo, homofobia), pregando o respeito e a tolerância entre os homens.

1. Usando as suas palavras, escreva o que você entendeu por cultura?

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

2. Já que todas as pessoas vivem em sociedade, podemos afirmar que todo mundo tem cultura? Comente:

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 3. Entendendo que o idioma (a língua falada), a culinária (comida), o vestuário, religião, etc, são elementos que formam a cultura de um povo, cite um exemplo de cultura popular que você goste e comente sobre ela.

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

(18)

18 _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 4. Observe o seu bairro, as manifestações culturais da comunidade: grupos de dança, capoeira, esporte, grupos de canto (pode ser de igreja), artistas independentes e entreviste-o:

a) Há quanto tempo o grupo existe?

_______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ b) O que eles fazem?

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ c) Já participou de alguma apresentação fora da comunidade?

_______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ d) Gostaria que existisse mais opções de cultura na comunidade? O quê?

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 5. Observe a charge abaixo “Chega de ódio” e comente o que entendeu:

________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________

(19)

19 6. Observe a charge abaixo “Amo sua arte...só não respeito muito” e dê sua opinião: __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ GEOGRAFIA

BIOGRAFIA DA CANTORA ÂNGELA MARIA

Angela Maria, nome artístico de Abelim Maria da Cunha, nasceu em Macaé em 13/05/1929 e faleceu em São Paulo em 29/09/2018, foi uma grande cantora de um período conhecido como ERA DO RÁDIO, sendo considerada uma das maiores de todos os tempos, vendendo cerca de 60 milhões de cópias de sua obra.

Entre suas canções (interpretações) mais famosas, estão: Babalu, Gente humilde e Cinderela. Fez uma dupla inesquecível, com o também falecido, Cauby Peixoto.

No entanto, ela nunca superou uma estranha situação sobre o seu local de nascimento. Quando ela veio ao mundo, a atual cidade de Conceição de Macabu era um distrito de

(20)

20 Macaé. Toda vez que a perguntavam, ela sorria e falava “Faça uma pergunta mais fácil, porque qualquer resposta que eu der, vai dar problema kkk”.

Essa situação, deve acontecer com aqueles que nasceram naquela cidade ou Quissamã e Carapebus, também ex distritos de Macaé.

ATIVIDADES:

I - Faça uma pequena pesquisa sobre o município de Conceição de Macabu, escrevendo: Data que virou município, nome dos distritos, atual prefeito e número de população. _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ II - Responda:

1 – Qual o nome verdadeiro de Ângela Maria?

(21)

21

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ETAPA IX PROJETO DE TRABALHO INTEGRADO

As atividades deverão ser realizadas no caderno.

Unidade Escolar: ____________________________________________________ Nome do aluno:______________________________________________________ Professora: _________________________________________________________ Turma: _______ Data: ____/____/____

PROJETO DE TRABALHO A SER ENTREGUE

Escrita de biografia

COMO ESCREVER UMA BIOGRAFIA

Sentado ao redor da mesa em um almoço de família, é bem capaz que você tenha escutado uma história dos seus avós que realmente era fantástica, e tenha pensado que este fato e a própria vida deles merecia ser contada. Se esta é a sua ideia e você não sabe por onde começar, chegou a hora de ter algumas dicas de como escrever uma biografia.

As biografias contam a história de uma pessoa, e para isso analisam e interpretam os eventos ocorridos da trajetória de um personagem real. Escrever sobre a vida de alguém exige muita responsabilidade, dedicação e paciência. E nem sempre aquilo que está sendo colocado é o que o biografado gostaria de ler.

Não é à toa que a discussão em torno das biografias não autorizadas gerou, durante anos, debates acalorados no Brasil.

As discussões começaram depois de terem crescido os números desse tipo de obra ao longo dos anos 2000, contando histórias de personalidades do país sem seu aval. Nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil se posicionaram contra as biografias não autorizadas.

Foi criado o movimento Procure Saber, onde diversas figuras importantes do cenário cultural brasileiro também se posicionavam contra as biografias não autorizadas, por considerá-las uma invasão de privacidade, e o caso foi parar na justiça.

Para resumir a história: no final das contas, em 2015, o Superior Tribunal Federal garantiu o direito de publicação deste tipo de obra, sendo considerado que impedir este tipo de publicação iria trazer benefícios apenas para os biografados e prejuízo para a sociedade.

A lição importante que você pode tirar dessa história é que: é essencial ser ético e checar muito bem as informações a serem colocadas.

(22)

22

1. Agora vamos a algumas dicas que vão te ajudar a escrever uma biografia coerente e prazerosa de se ler: apaixone-se pelo biografado.

Escrever sobre a vida de outra pessoa envolve muitos detalhes e é preciso fôlego para continuar, em outras palavras, você precisa gostar muito do seu personagem porque ele será literalmente seu objeto de estudo.

De maneira geral, os biógrafos são apaixonados pelas características e trajetórias daquele personagem real. Fascinam-se por suas escolhas, por sua força, coragem ou sentem uma imensa curiosidade em entender o que motivou determinadas escolhas.

Se você admirar ou se interessar muito pela história de alguém fica mais fácil manter a motivação.

2. Por onde começar?

Você já se apaixonou pelo seu biografado, sabe que a história dele é fascinante e que precisa ser contada, então é hora de ler tudo aquilo que já foi contado e documentado sobre ele até o momento.

Adquira todo o conhecimento que seja possível sobre seu biografado. Desse modo, você será no mínimo a pessoa que mais conhece sobre o assunto.

2.1 Divida em tópicos

Todas as leituras feitas te darão condições de dividir a história em tópicos. É claro que estas divisões irão mudar, de acordo com a trajetória de cada indivíduo, e é este conhecimento que permitirá saber o que de fato foi mais relevante.

Comece a formar um quadro, onde existem os tópicos e do outro lado as possíveis fontes que podem responder as indagações que irão surgir.

As fontes são desde pessoas, jornais, revistas, documentos públicos até, dependendo do caso, arquivos policiais.

O cruzamento de informações te permitirá saber com qual fonte conversar sobre determinado tópico, e desse jeito se formam as pautas para as entrevistas. Para ficar mais fácil, vamos a um exemplo hipotético:

Você descobre que seu biografado foi expulso da faculdade por ter agredido um professor. Não vai adiantar conversar com um amigo de infância dele, neste caso, é interessante entrevistar pessoas que estavam presentes na cena, colegas de faculdade, outros professores etc.

3. Entrevistas

Em teoria parece simples criar um cronograma e agendar as entrevistas necessárias para sua biografia, mas na prática montar o planejamento estratégico desta etapa do livro pode ser complicado.

Talvez, algumas das fontes não queiram dar entrevista, bem como conseguir certos documentos envolve burocracia e demora. Porém, não desanime: o processo geralmente é longo, e boas biografias costumam levar anos para serem escritas.

(23)

23 Durante as entrevistas leve um roteiro de perguntas, para que as principais questões não sejam esquecidas.

Procure também gravá-la, assim nenhum detalhe será perdido. Preste atenção às informações que estão sendo repassadas. Às vezes, um comentário aparentemente bobo pode render dados relevantes para a biografia.

Ao voltar para sua casa ou escritório, faça a decupagem desse material: transcreva tudo aquilo que foi gravado, e ordene os materiais das entrevistas de modo que seja fácil de achar.

Provavelmente, você entrevistará muitas pessoas, por isso, quanto mais organizado for mais rápido conseguirá começar a escrever seu livro.

4. A escrita da biografia

É hora de colocar sua escrita criativa em ação e a cabeça para funcionar. Você tem o desafio de escrever (na terceira pessoa do singular) uma boa história e que contenha dados pautados na realidade.

Caso tenha encontrado informações que sejam divergentes, procure expor as diferentes versões no texto e de onde vieram, ou, se não for prejudicar sua biografia você pode deixar estes dados de fora.

Revelar as contradições do seu personagem mostra humanidade e gera identificação com o seu leitor. A biografia tem um braço no romance, porque nela você aborda os traços de uma época: inserir seu personagem dentro de um contexto social, vai enriquecer o conteúdo do seu livro.

Este tipo de obra também tem um braço na informação, então lembre-se: toda informação precisa ser checada, nada pode ser inventado. Ao editar seu livro confira todos os dados colocados e sua veracidade.

Publicar uma boa biografia significa ter conseguido conectar dois lados do biógrafo: a habilidade do escritor com o poder de pesquisa do historiador.

Adaptado de: https://www.eviseu.com/pt/blog/47/como-escrever-uma-biografia/ Para ampliar suas habilidades e conhecimentos de biógrafo, procure ler algumas biografias de personalidades que admira, bem como observar as diversas formas de abordagem da narrativa. Há breves biografias, assim como têm aquelas que rendem livros... Na internet há muitas páginas contemplando o assunto com vários exemplos... Boa pesquisa!

Uma entre infinitas sugestões: https://www.familia.com.br/como-fazer-uma-biografia-10-dicas-do-inicio-ao-fim/

(24)

24 Escolha uma “personalidade genial” para biografar, podendo ser qualquer pessoa de destaque nas artes e na cultura de qualquer país. Siga as orientações de como escrever uma curta biografia e os exemplos de biografias lidas.

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

(25)

25

COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO

Elaborado pelos Professores:

1. Ana Paula de Figueiredo Correa – Arte

2. Carlos César de Carvalho Marques – Língua Portuguesa 3. Cláudio Santos Barroso - Geografia

4. Iara de Lima Soares – Inglês

5. Luiz Henrique Gomes Alves – Educação Física 6. Marcelly Maria dos Santos Brito - Ciências 7. Maria Tereza Ceschin Cejan – História 8. Valessa Silva Henrique - Matemática

Referências

Documentos relacionados

Em apenas uma prova (TCDF 2014) a banca exigiu que fosse seguido o Manual de Redação do órgão e apenou os alunos que não seguiram a estrutura formal. Mesmo nesse caso, quem

No sistema de cálculo do IPCA, o relativo deste subitem era calculado a partir das variações dos valores das semestralidades, sendo essas variações apropriadas, integralmente,

É, portanto, no movimento de expansão das escolas primárias principalmente pelos espaços rurais e afastados do interior de São Paulo que a classificação das

Quando se compararam os parâmetros urinários dos pacientes operados e não operados, verificou-se que nos primeiros (sobretudo naqueles com ressecção do íleo), a

This study evaluated specifically the sensitivity of primordial follicles to in vitro preservation conditions and showed that the storage of ovarian fragments in 0.9% saline

Para verificar e validar as previsões numéricas, Shmulevich et al (1986) estudaram experimentalmente a distribuição das tensões normal e tangencial na

estará assegurado ao beneficiário de participante mencionado no artigo 153, que seja contri- buinte ativo, bem como autopatrocinado, deste Plano, que a Suplementação de Pensão por

ENURESE NOTURNA ENURESE NOTURNA OR=2,4 OR=2,4 PRESENTE AUSENTE LENTES BIFOCAIS SIM 17 83 100 NÃO 16 184 200 33 267 300 ENURESE NOTURNA ENURESE NOTURNA OR=2,4 OR=2,4 < 60 ANOS