• Nenhum resultado encontrado

PRESS KIT Apresentação Pública 14 março de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRESS KIT Apresentação Pública 14 março de 2017"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PRESS KIT

Apresentação Pública

14 março de 2017

(2)

O Melhor Rally do mundo em BRAGA

- Braga Street Stage – Rally de Portugal 2017 a 19 de maio 2017

A prova Especial urbana do Vodafone Rally de Portugal 2017 – pontuável para o Campeonato do Mundo de Rally - será disputada em Braga a 19 de maio, numa extensão de 1,9 km. Esta classificativa vai ser realizada, estrategicamente, em pleno centro histórico da Cidade de Braga, deixando vislumbrar imagens como a milenar Sé de Braga ou o belíssimo Arco da Porta Nova, símbolos maiores de uma Cidade histórica, como pano de fundo de um dos mais importantes, imponentes e mediáticos eventos desportivos do Mundo.

A Braga Street Stage acontece precisamente no ano em que o Vodafone Rally de Portugal comemora o seu 50.º Aniversário e, sendo um evento único no País, será transmitido para todo o mundo e contará um alcance de mais de 100 milhões de espectadores.

Estarão presentes mais de 100 concorrentes e viaturas de competição inscritas na FIA – Federation Internationale de L’Automobile e cerca de 20 concorrentes e viaturas clássicas de competição.

(3)

O Percurso

O percurso do Braga Street Stage terá uma extensão de 1.900 metros, iniciando-se na Praça do Comércio, junto ao Mercado Municipal. Depois de passar pela Travessa do Carmo até à Igreja do Carmo, os participantes terão de descer em direção ao edifício GNRation, passando pela Avenida Visconde de Nespereira, Campo da Vinha e Praça Conde de Agrolongo até estabelecer ligação com a Rua D. Frei Caetano Brandão.

O trajeto contempla ainda uma passagem pelo interior da Praça do Município, até à Sé, contornando na Rua D. Paio Mendes até ao largo das Carvalheiras e descendo até à Rua S. Miguel o Anjo. Além disso, este percurso inclui ainda todo o Campo das Hortas, a Rua Andrade Corvo fazendo ligação com a Rua dos Biscainhos, terminando junto ao Largo do Pópulo, à entrada da Rua do Alferes Alfredo Ferreira.

Bancadas

O percurso estará infra-estruturado com seis bancadas fechadas (cujo acesso está limitado a quem possui bilhetes) que comportam cerca de 3.000 espetadores. Apesar de o acesso a grande parte do perímetro da classificativa ser livre, existirão seis bancadas de acesso pago, uma bancada em frente à Igreja do Carmo, duas bancadas VIP localizadas na Praça do Pópulo, duas bancadas na Praça do Município, uma bancada na Rua Andrade Corvo, no Jardim público contíguo ao Museu dos Biscainhos. Existirá ainda uma zona de convidados na Praça do Pópulo, que coincidirá com as bancadas VIP. Os preços dos bilhetes são de 25€ para a bancada público e de 100€ para a bancada VIP.

As bancadas estarão acessíveis ao público a partir das 11h00 do dia 19 de Maio de 2017. Crianças dos 3 e os 6 anos de idade têm entrada gratuita, desde que acompanhadas por um adulto, e crianças dos 7 e os 12 anos de idade têm um desconto de 50 por cento desde que acompanhadas por um adulto.

(4)

Existe a possibilidade de adquirir bilhetes com descontos através de dois packs: Pack Silver (de 20 a 50 bilhetes) tem um desconto de 20%

Pack Gold (de 51 a 100 bilhetes) tem um desconto de 30%

Os bilhetes poderão ser adquiridos no Posto de Turismo de Braga ou online através do site do evento: www.bragarallydeportugal.pt ou em www.rallydeportugal.pt.

Para além das zonas de bancadas, serão criadas Fanzone, em áreas limítrofes ao percurso, onde será possível vivenciar a envolvência da prova, zonas estas que terão áreas de visualização e animação temática.

Mobilidade

Este é um evento que a Câmara Municipal de Braga está a preparar cuidadosa e detalhadamente com o Automóvel Clube de Portugal há meses, pois esta etapa em Braga assume-se, desde já, como a principal novidade do calendário anual desta prova portuguesa do WRC.

A operação implica a montagem de um verdadeiro circuito urbano de competição no coração da Cidade. Para que os constrangimentos inerentes à passagem desta “especial” pelo Centro Histórico de Braga sejam reduzidos ao mínimo indispensável temos vindo a trabalhar arduamente com inúmeras entidades, bem como com as forças de segurança, no sentido de estudarmos cuidadosamente e meticulosamente todas as opções a tomar.

No dia 19 de Maio de 2017, segundo dados estimados pela Protecção Civil, são esperados em Braga cerca de 200 mil pessoas.

A Câmara Municipal de Braga, em estreita colaboração com os TUB e a CP desenvolveram um plano de transportes e mobilidade para facilitar a entrada de pessoas na cidade, o acesso às zonas de estacionamento e os transportes das zonas de estacionamento para o circuito da Super

(5)

Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga: “Também por isto, queremos que o Mundo olhe para Braga!” Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, “Um estudo realizado pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, coordenado pelo Professor Fernando Perna, revela que a receita total gerada pela edição 2016 do WRC Vodafone Rally de Portugal na economia do turismo do Porto e Norte de Portugal, assegurada por adeptos e equipas, atingiu valores históricos na ordem dos 129 milhões de euros”.

Destes, cerca de 68 milhões de euros, ou seja cerca de 52%, foram gerados por parte de adeptos, equipas e organização.

Este valor de 129,3 milhões de euros em 2016 representa um montante absoluto de todo inequívoco sobre a dimensão deste evento, traduzindo simultaneamente um crescimento a preços correntes de +1,5% face à edição 2015 do Rally de Portugal ou +18,1% face a 2014. Estes números são o reflexo da consolidação do WRC Vodafone Rally de Portugal a norte como o maior evento desportivo e turístico regularmente organizado no país.

Ricardo Rio sublinha ainda “a audiência acumulada da prova estimada em quase 100 milhões de espectadores, que geraram um impacto adicional indireto superior a 62 milhões de euros potenciando ainda mais retorno para a economia do turismo e imagem do destino”. Por isso, refere o Autarca, “também por isto, queremos que o Mundo olhe para nós! Para Braga e para Portugal”.

O enorme trabalho desenvolvido por várias entidades na organização deste evento único são de igual modo de realçar. Para Ricardo Rio, “é extraordinário o actual cenário de cooperação entre as várias entidades, em particular as forças de segurança, como a PSP, a GNR, a Protecção Civil, entre outros entidades externas, que de forma exemplar desde há largos meses têm trabalhado em parceria para que seja possível montar este grande evento, minimizando os inconvenientes e

(6)

os transtornos aos nossos comerciantes e cidadãos, garantindo toda a segurança do evento que colocará Braga além-fronteiras pelos melhores motivos”.

Programa Provisório da Prova

Pedro Almeida, Diretor de Prova Vodafone Rally de Portugal: “Braga traz mais espetacularidade ao Rally quer para os pilotos e público, quer como cenário para transmissão televisiva para todo mundo” O Vodafone Rally de Portugal 2017 surge renovado com muitas novidades no seu itinerário, mas fiel a uma estrutura consolidada que tem merecido os maiores elogios por parte dos pilotos, das equipas e da imprensa nacional e internacional.

Segundo Pedro Almeida, Diretor do Vodafone Rally de Portugal a dupla classificativa em pleno centro histórico de Braga “torna ainda mais atrativa e espetacular esta prova, quer para os pilotos,

Programa Braga Street Stage – 19 maio 2017 (Provisório)

07:00 - Fecho da pista 11:00 - 12:30 Animação de pista

12:59 - 16:08 Reconhecimentos de pista WRC 16:20 - 16:50 Animação de pista

17:00 - 17:15 Reconhecimentos de pista Clássicos Desportivos 17:15 - 17:35 Animação de pista

17:45 - 18:28 Prova de Clássicos Desportivos

18:35 - Inspeção FIA - Federação Internacional Automóvel 19:03 - 1ª Prova WRC - World Rally Championship 19:28 - 2ª Prova WRC - World Rally Championship 22:36 - Encerramento de prova

(7)

Rally de Portugal no seu 50.º Aniversário decorre integralmente no Norte do País O Vodafone Rally de Portugal, a maior prova de desporto motorizado em Portugal e pontuável para o Campeonato do Mundo de Rally, realiza em 2017 a sua 50º edição.

Este ano o Rally, que vai acontecer entre os dias 18 e 21 de maio, realiza-se pelo terceiro ano consecutivo no Norte do país.

Mantendo a tradição dos últimos anos, a prova sairá da cidade de Guimarães, sendo que o arranque competitivo será em Lousada. Os espectadores poderão assistir ao shakedown em Baltar, concelho de Paredes, na manhã do dia 18.

O segundo dia de prova inicia-se em Viana do Castelo, passando por Caminha, Ponte de Lima e terminando o dia com a super especial no centro histórico da cidade de Braga.

No sábado, o rally segue para um troço totalmente remodelado, iniciando-se em Vieira do Minho, seguindo depois para Cabeceiras de Basto e terminando em Amarante. No último dia, a prova começa como é tradição em Fafe, seguindo para dois novos troços em Luínhas e Montim que não integraram os últimos itinerários.

Mais informações em: www.bragarallyportugal.pt

Bilhetes à venda no Posto de Turismo de Braga e na loja online do Rally de Portugal em www.rallydeportugal.pt

(8)

Referências

Documentos relacionados

Este documento pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.tst.jus.br/validador sob código 10010BEC057674F15E... Firmado por assinatura digital em 11/11/2015 pelo

Sustentação: a nossa força para vencer desafios Talentos Humanos: Gente servindo Gente. Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Argentina

Embora seja praticamente impossível confirmar todos os porme‑ nores da história de Nasiri, não restam dúvidas acerca da veracidade do seu inusitado percurso: envolveu‑se com

Na PNAD, por exemplo, a taxa de captação para o estrato “real” NAR-NI é calculada por: A partir das taxas de representatividade e captação e dos valores observados nos registros

a) manifestação de vontade, por escrito, por parte do empregado, assistido o menor pelo seu representante legal, em instrumento individual ou plúrimo, no qual conste o horário

Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Física do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutor(a)

nedy, Câmara Municipal de Rio Bananal, Câmara Municipal de Rio Novo do Sul, Câmara Municipal de Serra, Câmara Municipal de Sooretama, Câmara Municipal de São Domingos do Norte,

A este respeito foi então dito que aquela garantia foi ontem, vinte e dois de Julho de dois mil e dois, dada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga, em reunião que