• Nenhum resultado encontrado

PROJETO INTERDISCIPLINAR I, II e III (Manual para a realização do Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Logística)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO INTERDISCIPLINAR I, II e III (Manual para a realização do Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Logística)"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

FACULDADE NOSSA SENHORA APARECIDA – FANAP

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PROJETO INTERDISCIPLINAR I, II e III

(Manual para a realização do Projeto Interdisciplinar – do Curso de

Tecnologia em Logística)

APARECIDA DE GOIÂNIA

2012

(2)

INTRODUÇÃO

O Manual aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações para a realização do Projeto Interdisciplinar I, II e III – do curso de Tecnologia em Logística da FANAP. Trata-se de um trabalho semestral, interdisciplinar, extra-classe e em equipes.

Como consta do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), os Projetos Interdisciplinares I, II e III - constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade - integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso – e, práxis - integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula - à realidade.

Os Projetos Interdisciplinares I, II e III visam a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas dos Tecnólogos em Logística, dentro da expectativa de que, no mercado de trabalho, eles poderão atuar em funções executivas, em funções especializadas relativas às muitas das práticas de gestão requeridas pelas organizações e até mesmo como empreendedores (de negócios próprios) e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios, que cercam o campo da Logística, em uma situação real.

Nos 2º, 3º e 4º semestres do curso de Tecnologia em Logística, os alunos buscarão, por meio da imersão no contexto de uma organização, compreender os fundamentos teóricos/ práticos, no que tange as ferramentas para a Gestão Estratégica das Organizações, bem como a área de custos e produção, movimentação e armazenagem, distribuição e transporte e a sua visão sistêmica, considerando que

“As estratégias selecionadas recebem, nas organizações, diferentes denominações – “objetivos estratégicos”, “macroobjetivos”, “macroestratégias”, “direcionadoreschave”, “objetivos”, “ações estratégicas”, diretrizes estratégicas”, “estratégias”, dentre outras – mas, em todos os casos tem a finalidade de indicar as linhas de atuação para realizar a visão de futuro. A avaliação e a definição do modelo de negócio é geralmente realizada em relação às perspectivas do macroambiente, da tecnologia e do mercado de atuação e visa a analisar e otimizar a forma de atuação da organização no mercado para maximizar seus resultados e promover sua perpetuação. O modelo de negócio é a concepção consequente das estratégias definidas para um período da vida da organização, que expressa uma forma de atuação.” Cadernos de Excelência: Estratégias e Planos/FNQ, 2008.

O objetivo da equipe, para o Projeto Interdisciplinar I, II e III – do curso de Tecnologia em Logística, será – em relação à organização em estudo – ou seja, questionar métodos e processos estratégicos e responder adequadamente a tais questionamentos por meio da análise do ambiente externo, análise do ambiente interno, formulação de estratégias e proposta de implementação de ações estratégicas na área de

(3)

logística e/ou áreas afins.

1 Etapas para a realização do Projeto Interdisciplinar I, II e III

1.1 Composição das equipes com números mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) alunos. Segue um modelo de Ficha de Composição da Equipe.

1.2 Identificação de uma empresa/organização de pequeno, médio e grande porte (com ou sem fins lucrativos) para o estudo.

Caberá aos alunos escolher uma empresa/organização com a qual possam estabelecer uma parceria, ou seja, a empresa/organização se beneficiará com a contribuição dos alunos e os alunos terão no local o espaço extra-classe para aprendizagem.

Visando a favorecer a negociação, para a realização dos Projetos Interdisciplinares I, II e III na empresa/organização, os alunos poderão solicitar uma Carta de Apresentação da Equipe ao Coordenador do Curso.

1.2.1 Deverá ser aproveitado e reavaliado, caso necessário, o Pré-Projeto, construído no 1º período do referido curso na disciplina de Metodologia Científica, bem como as empresas/organização em questão.

1.2.2 A equipe terá um orientador supervisor que será disponibilizado pelo Coordenador do Curso. Este Orientador Supervisor, deverá trabalhar com todas as equipes pertinentes a turma. Será disponibilizado ainda, juntamente com o orientador supervisor um docente que irá trabalhar o que se refere à parte de adequação e normas de metodologia científica. (Segundo o manual em apenso)

1.2.3 Após apresentado o Orientador Supervisor, este deverá apresentar a suas equipes, a planilha de horários e encontros pertinentes ao semestre letivo, com prévia autorização do coordenador de curso. Cabe ao orientador dispor de no mínimo 10 encontros por semestre, para cada equipe. O mesmo com o docente responsável pela orientação de metodologia científica, sempre com o acompanhamento direto do coordenador do curso.

1.3 Planejamento

Elaboração, pelas equipes e pelos Orientadores (Supervisor) e de (Metodologia Científica) de um Relatório final (fim do semestre letivo) e do Cronograma de Atividades (durante o semestre letivo) a serem realizadas para as Atividades do Projeto Interdisciplinar no período de tempo estabelecido. Segue anexo um modelo de Cronograma de Atividades Previstas (Apêndice B), que os alunos deverão preencher/assinar e entregar aos Orientadores Supervisores das Atividades voltadas para o Projeto Interdisciplinar I, II e III

(4)

(Orientador Supervisor e Relatório de Orientação Metodológica), na data por ele estabelecida.

1.4 Trabalho de Campo

A partir dessa etapa, os alunos deverão realizar o trabalho de campo (busca de dados/informações), concomitante com o trabalho escrito seguindo o roteiro do conteúdo abaixo, que está diretamente relacionado aos conteúdos das disciplinas.

(5)

ROTEIRO DE CONTEÚDO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR I, II e III TEMA: GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES

ÁREAS/EIXO: GESTÃO; CUSTOS E PRODUÇÃO; MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM ; DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE. PROJETO INTERDISCIPLINAR I INTRODUÇÃO Objetivos Gerais Objetivos Específicos Justificativa Metodologia 1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO 1.1 Descrição da Organização

1.1.1 Produtos e processos (descrição sucinta dos processos principais do negócio e processos de apoio)

1.1.2 Sócios, mantenedores ou instituidores 1.1.3 Força de trabalho

1.1.4 Clientes e mercados 1.1.5 Fornecedores e insumos 1.1.6 Sociedade

1.1.7 Parceiros

1.2 Concorrência e Ambiente Competitivo 1.2.1 Ambiente competitivo

1.2.2 Desafios Estratégicos 1.3 Aspectos Relevantes

1.4 Histórico da Busca de Excelência 1.5 Organograma

2 ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DO SETOR, DO MACROAMBIENTE E DO MERCADO DE ATUAÇÃO

“A identificação dessas características serve para selecionar as mais relevantes a serem analisadas” Cadernos de Excelência: Estratégias e Planos/FNQ, 2008.

2.1 Descrever as características importantes dos principais atores da cadeia de custos e produção

2.2 Descrever as características ou forças atuantes no setor como um todo: Gestão de Custos; Orçamento e Planejamento e Controle da Produção.

“O levantamento dessas características deve permitir a identificação das principais forças impulsoras ou restritivas relativas ao setor como um todo. (…) A análise do macroambiente investiga as questões amplas do universo social, econômico e político, e sua influência no setor de atuação analisado, com o objetivo de identificar ameaças e oportunidades do seu mercado de atuação. (…) Descrever os fatores que compõem o macroambiente da organização sob estudo no que diz respeito às forças macroambientais: econômicas, tecnológicas, social e político-legais.” Cadernos de Excelência: Estratégias e Planos/FNQ, 2009.

PROJETO INTERDISCIPLINAR II 3 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO

“Análise das condições internas da organização para permitir uma avaliação dos principais pontos forte e fracos. Os pontos fortes da organização correspondem às forças impulsoras internas, que facilitam o alcance dos objetivos organizacionais, as quais devem ser reforçadas,

(6)

enquanto os pontos fracos se constituem das limitações e forças restritivas, que dificultam ou impedem o seu alcance, as quais devem ser superadas.” Cadernos de Excelência: Estratégias e Planos/FNQ, 2009.

3.1 Análise das competências da organização 3.2 Análise dos recursos da organização 3.3 Análise da Movimentação e Armazenagem 3.4 Análise da Gestão de Estoques

3.5 Análise da Cadeia de Suprimentos 3.6 Análise da Distribuição e Transporte 3.7 Análise da Localização das Instalações

3.8 Empreendedorismo e Gestão da Qualidade na Logística

4 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS E MODELO DE NEGÓCIOS

“A partir das forças restritivas e impulsoras resultantes das análises ambientais e suas tendências, em geral, a visão de futuro da organização é revisada ou confirmada. Em seguida, são identificadas e avaliadas as possíveis estratégias a serem adotadas para tratar aquelas forças, considerando também só riscos de empreender um curso deliberado de projetos, programas e processos na organização.” Cadernos de Excelência: Estratégias e Planos/FNQ, 2008.

4.1 Descrever como a organização em estudo define as estratégias e o modelo de negócio. 4.2 Indicar que pressupostos básicos deveriam ser adotados para a formulação de estratégias e os riscos como o controle e prevenção de perdas, que a organização em estudo, deve considerar.

5 ENVOLVIMENTO DE ÁREAS E PARTES INTERESSADAS

“A participação sistemática das áreas internas no processo de formulação das estratégias visa aumentar a precisão das informações levantadas e tratadas, por meio da ampliação da equipe envolvida no planejamento.” Cadernos de Excelência: Estratégias e Planos/FNQ, 2008.

5.1 Descrever como se dá, na organização em estudo, o envolvimento de áreas e partes interessadas no processo de formulação das estratégias, conforme análise feita anteriormente.

6 IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS

“A implementação das estratégias apresenta-se como um dos aspectos mais críticos para o sucesso de longo prazo de uma organização. Ela inclui o planejamento das ações com a definição das metas necessárias, utilizando-se informações comparativas e requisitos de partes interessadas para sustentar as estratégias estabelecidas, a alocação dos recursos, assim como as sistemáticas para comunicação e o monitoramento de seus resultados.” Cadernos de Excelência: estratégias e Planos/FNQ, 2008.

6.1 Na organização em estudo, qual a importância da implementação de ações estratégicas 6.2 Explicar como deve acontecer (passo a passo) a implementação de ações estratégicas, nas áreas eixo.

PROJETO INTERDISCIPLINAR III

7 DEFINIÇÃO DOS INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO EM LOGÍSTICA

7.1 Descrever como organização define os indicadores para avaliação das estratégias

7.2 Analisar o item 7.1 e sugerir melhorias (ferramentas) para a definição dos indicadores para a gestão de logística.

(7)

8 ESTABELECIMENTO DE METAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO

“... as metas estabelecem os padrões quantitativos esperados para avaliar o êxito da implementação das estratégias formuladas ao longo do tempo e são usadas para a comparação sistemática com os resultados obtidos, mantendo nesses o foco da gestão.” Cadernos de Excelência: Estratégias e Planos/FNQ, 2008.

8.1 Descrever como a organização sob estudo estabelece metas de curto, médio e longo prazo

8.2 Argumentar, com fundamento conceitual, como deve acontecer o estabelecimento de metas de curto e longo prazo.

9 COMUNICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E METAS

9.1 Descrever como a organização em estudo faz a comunicação interna das estratégias, metas e seus indicadores visando ao engajamento das pessoas na causa comum e, assim, aumentando a eficácia da liderança

9.2 Propor como a organização pode melhorar o processo de comunicação interna das estratégias, metas e seus indicadores.

10 MONITORAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS

“O acompanhamento do status dos projeto (…) necessários à implementação das estratégias, por representarem muitas iniciativas simultâneas e encadeadas, em diversos níveis, demanda métodos estruturados” Cadernos de Excelência: Estratégias e Planos/FNQ, 2008.

10.1 Descrever os métodos que são utilizados para o monitoramento da implementação das estratégias na organização em estudo.

10.2 Apresentar métodos que podem ser utilizados para o monitoramento da implementação das estratégias nas áreas estudadas.

11 ACOMPANHAMENTO DOS AMBIENTES EXTERNO E INTERNO E REVISÃO DAS ESTRATÉGIAS

“A efetividade de qualquer estratégia é determinada não somente pela ação inicial, mas também por quão bem a empresa se antecipa e encaminha as ações para tratar mudanças de variáveis ambientes decorrentes das próprias estratégias.” Cadernos de Excelência: Estratégias e Planos/FNQ, 2008.

11.1 Descrever como a organização em estudo acompanha os ambientes externo e interno visando à revisão das estratégias.

11.2 Sugerir, com base conceitual, como a organização em estudo pode acompanhar os ambientes externo e interno visando a revisão das estratégias nas áreas analisadas bem como a relação com a Logística da organização.

(8)

Disciplinas do Semestre Contempladas:

O Projeto Interdisciplinar terá como foco os dois anos de curso, ou seja, todos os quatro períodos trabalhados. Este projeto terá como embasamento os ensinamentos estabelecidos por algumas disciplinas chave, conforme descritas abaixo. Assim, sendo, todas as ações planejadas no Projeto Interdisciplinar I, II e III, terão uma integração com todas as áreas eixo e contemplarão a matriz curricular do curso.

Projeto Interdisciplinar I

I Semestre: Formação Básica Gerencial - Fundamentos da Gestão, Metodologia Científica e Fundamentos de Economia.

II Semestre: Custos e Produção - Gestão de Custos, Logística Empresarial, Planejamento e Controle da Produção e Comunicação Empresarial.

Projeto Interdisciplinar II

III Semestre: Movimentação e Armazenagem – Armazenagem, Controle e Prevenção de Perdas; Gestão de Estoques e Cadeias de Suprimentos.

Projeto Interdisciplinar III

IV – Semestre: Distribuição e Transporte – Transporte, Localização de Instalações, Gestão da Qualidade na Logística e Empreendedorismo.

1.5 Elaboração do Trabalho Escrito

O trabalho escrito deve ser elaborado de acordo com a estrutura básica abaixo: 1.5.1 O texto escrito deverá conter de 30 a 35 páginas (entre introdução, desenvolvimento e conclusão) – respeitando-se a estrutura básica para trabalhos acadêmicos. (Manual)

a) Elementos Pré-Textuais:

• Capa (obrigatório) – Segue anexo modelo.

• Folha de rosto (obrigatório) – Segue anexo modelo. • Folha de Autorização – Segue anexo modelo.

• Dedicatória e Agradecimentos – Segue anexo modelo.

• Lista de ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas, símbolos (quando houver)

Sumário (obrigatório): Divisão do conteúdo do trabalho, em capítulos, itens ou subitens, com a numeração que aparece no corpo do trabalho e número de página em que se inicia. É importante padronizar a forma de apresentação. Obs.: O próprio roteiro do conteúdo do Projeto Interdisciplinar poderá ser utilizado como

(9)

Sumário do trabalho. b) Elementos Textuais:

Introdução: Parte inicial do trabalho que contém o tema, os objetivos do trabalho, a orientação teórica, as divisões do trabalho e outros elementos necessários para situar o leitor.

Desenvolvimento: Parte principal do trabalho, onde se desenvolve o roteiro do conteúdo do Projeto Interdisciplinar. É de fundamental importância que os conceitos teóricos, apresentados nos itens 2, 3 e 4 do ROTEIRO DE CONTEÚDO, obedeçam à Norma 10520 de agosto/2002 da ABNT para Citações diretas ou indiretas.

Considerações Finais: Parte final do texto onde são apresentadas considerações referentes aos objetivos do trabalho.

c) Elementos Pós-Textuais:

Referências (obrigatório): A elaboração das Referências deve seguir o Manual.Apêndices (obrigatório):

• APÊNDICE_B: - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO; • APÊNDICE_C: - FOTO OU DECLARAÇÃO DA VISITA TÉCNICA.

Anexos (opcional): texto ou documento não elaborado pelo autor, utilizado para ilustrar ou comprovar seu trabalho, identificados do mesmo modo que o apêndice.

1.5.2 Formatação Básica • Sulfite A4, na cor branca.

• Margem superior e esquerda: 3 cm. Deixar 0,5 cm a mais na margem esquerda para trabalhos encadernados em espiral.

• Margens inferior e direita: 2 cm.

• Para citações deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda. • Texto justificado com recuo de 1,25 cm na primeira linha.

• Fonte: Arial

• Cor: preta, exceto nas ilustrações • Tamanho da fonte:

14 para títulos e subtítulos;12 para textos;

10 para citações acima de 03 linhas, notas de rodapé, número de página, legenda de ilustrações e de tabelas.

• Espaçamento:

(10)

Simples entre linhas de notas de rodapé, resumos, referências, legendas de ilustrações e tabelas, fichas catalográficas, citações acima de 03 linhas;

2 espaços simples entre referências;2 espaços 1,5 entre títulos e textos.

• Numeração de página no canto superior direito, a 2 cm da borda.

Todas as páginas são contadas a partir da folha de rosto, porém, a numeração da página tem início a partir da introdução.

1.6 Entrega do Trabalho Escrito, para cada Projeto I, II e III.

O Projeto Interdisciplinar I e II, deverão ser entregues na data estabelecida pelo coordenador de curso – __________ / horário até: ____ . O referido trabalho deverá ser entregue (uma via) Encadernação simples.

Para o Projeto Interdisciplinar III, as equipes deverão entregar três cópias do Trabalho Escrito (encadernação simples), para posteriormente apresentação a banca examinadora.

1.7 Apresentação (oral) e arguição

Será previamente marcado/agendado, após o encerramento do Projeto Interdisciplinar III, com a coordenação do Curso.

1.8 Avaliação

A avaliação do Projeto Interdisciplinar incidirá sobre PARTICIPAÇÂO, ou seja, o cumprimento, com pontualidade, das etapas do trabalho pela equipe, o CONTEÚDO do Trabalho Escrito Final, o respeito às NORMAS para a elaboração de trabalhos acadêmicos.

As notas dos trabalhos escritos serão atribuídas – individualmente – pelos professores tendo como referência a interdisciplinaridade e, portanto, a integração das disciplinas, mas a nota final será única: média das notas individuais atribuídas pelos professores. O Projeto Interdisciplinar terá nota independente, com peso 1 (um), na Média Bimestral (MB):

MB = (Ab1) + (Ab2) 2

(11)

A Nota do Projeto Interdisciplinar III, será feita mediante, entrega e apresentação junto a banca examinadora e dos critérios apresentados abaixo:

1.8.1 Critérios para avaliação¹

1.8.1.1 Avaliação do Trabalho Escrito

ASPECTOS AVALIADOS QUANTO À FORMA Formatação e cuidado na apresentação do relatório

Elementos Pré-Textuais Elementos Pós-Textuais

Ortografia, Clareza e Coerência Discurso imparcial e não promocional

ASPECTOS AVALIADOS QUANTO AO CONTEÚDO Introdução

Descrição do Perfil da Organização Roteiro Específico

Fundamentação Teórica Conclusão

1.8.1.2 Avaliação da Apresentação

ASPECTOS AVALIADOS NA APRESENTAÇÃO Habilidade para situar a audiência no assunto/ tema do roteiro. Apresentação da empresa estudada com informações básicas e fundamentais.

Seleção e síntese dos assuntos do roteiro, dada sua relevância para a compreensão da apresentação.

Conhecimento e domínio das informações apresentadas. Postura do apresentador durante a apresentação

Postura da equipe durante a apresentação Uso de recurso(s) de apoio à apresentação Desempenho na arguição

2 Orientações Finais

a) Por ser um trabalho acadêmico, o texto referente ao Projeto Interdisciplinar, deve privilegiar a linguagem formal. Desse modo, os verbos não devem ser usados na primeira pessoa, mas, sim, na terceira pessoa.

b) Palavras em outras línguas, que não a materna, deve ser grifadas em itálico, e somente utilizadas se não houver equivalente na língua portuguesa ou na ciência administrativa. c) Ao término do Projeto Interdisciplinar as equipes deverão fazer uma retrospectiva do “caminho percorrido” registrando essa caminhada no Relatório de Atividades que tem

(12)

por objetivo comparar o planejamento (Atividades Previstas) com o que, de fato, foi realizado.

d) Solicita-se que as equipes coloquem, entre os apêndices, conforme visto no item 1.5.1c (Apêndice B), uma FOTO OU DECLARAÇÃO DA VISITA TÉCNICA (realizada pela equipe à empresa).

REFERÊNCIAS²

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6023: informação e documentação / referências / elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

_____. NBR 10520: informação e documentação / citações em documentos / apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

_____. NBR 14724: informação e documentação / trabalhos acadêmicos / apresentação. Rio de Janeiro, 2005.

FUNDAÇÃO NACIONAL DE QUALIDADE. Critérios de Excelência 2010 (2009): O

estado da arte da gestão a excelência de desempenho e aumento da competitividade.

São Paulo: FNQ, 2009.

_____. Cadernos de Excelência - Avançado: Introdução ao Modelo de Excelência da

Gestão (MEG) / Fundação Nacional da Qualidade - São Paulo: FNQ, 2008.

_____. Cadernos de Excelência - Avançado: Liderança / Fundação Nacional de Qualidade - São Paulo: FNQ, 2008.

_____. Cadernos de Excelência Avançado: Estratégias e Planos / Fundação Nacional de Qualidade - São Paulo: FNQ, 2008..

________________________

² As referências conceituais são as contempladas nos Planos de Ensino das disciplinas: Administração Estratégica, Comportamento Humano nas Organizações, Mercado Financeiro e Direito nas Organizações.

(13)

Apêndice A FICHA DE COMPOSIÇÃO DA EQUIPE

PROJETO INTERDISCIPLINAR

DATA: ___/____/ 2012. Nome da empresa / organização:

Área de atuação:

Endereço: Cidade: CEP: Telefone:

Nome do contato na empresa / organização: Cargo:

Turma: Sala: Representante da Equipe: Endereço:

Telefone/E-mail:

Visto:

Identificação dos demais Integrantes da Equipe Visto:

Nome: Endereço: Matrícula: Telefone: E-mail: Nome: Endereço: Matrícula: Telefone: E-mail: Nome: Endereço: Matrícula: Telefone: E-mail: Nome: Endereço: Matrícula: Telefone: E-mail: Nome: Endereço: Matrícula: Telefone: E-mail:

A equipe necessita de Carta de Apresentação? ( ) Sim ( ) Não

(14)

APÊNDICE B – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO PROJETO INTERDISCIPLINAR - ANO: _______

PROJETO INTERDISCIPLINAR TEMA:

Nome do Aluno: Nome do Orientador (a):

Dia

Mês/Ano ATIVIDADES REALIZADAS DE ORIENTAÇÃO/ Visto do Orientador Orientador: Data:

Nota do Projeto Interdisciplinar: _____________

Referências

Documentos relacionados

Titulo: The Bureau of Meteorology statistical downscaling model graphical user interface: user manual and software documentation. Fonte: Melbourne: Centre for Australian Weather

Já, a união de mangueira de combate a incêndio, de acordo com a Portaria nº 148 de 2015 do Inmetro e também con- forme as ABNT NBRs 11.861 e 14.349, deve ser feita de cobre e

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

Nada impede, porém, permaneça Direito Previdenciário, largamente consagrado, abrangendo, então, não só as relações jurídicas de previdência em si e as de assistência, como

APÊNDICE A – Análise de variância (ANOVA) para a variável incremento em diâmetro do caule (cm) de acordo com as estações do ano x tratamentos de intensidade

Descobrir o corpo para a personagem, é um fato pensado, mas não executado, o corpo deve ser vigiado frequentemente, pois o mesmo encontra-se dominado por estruturas muito

Nesse contexto, os dados obtidos pelo Sensoriamento Remoto Orbital são cada vez mais utilizados para identificar a ocorrência de doenças foliares na cultura de soja,... Além do mais,

• Neste quadro são indicados o Sector e a respectiva Actividade vegetal ou animal onde o Promotor pretende investir conforme o que foi descrito anteriormente. A