• Nenhum resultado encontrado

REUNIÃO REALIZADA EM 27/05/2014. X Jundiaí. X Presidente Prudente X Rio Claro. X Sorocaba. X Itapetininga X Jacareí

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REUNIÃO REALIZADA EM 27/05/2014. X Jundiaí. X Presidente Prudente X Rio Claro. X Sorocaba. X Itapetininga X Jacareí"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REUNIÃO REALIZADA EM 27/05/2014

Participantes: Outros Participantes:

X Reitor X Araras

X Pró-Reitor de Administração

X Jundiaí

X Pró-Reitor de Ensino X Presidente Prudente Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional X Rio Claro X Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação X Sorocaba

X Pró-Reitor de Extensão X Mococa X Itapetininga

Campi: X Jacareí

X Araraquara X Matão

X Avaré X Piracicaba

X Barretos X Presidente Epitácio

X Birigui X Registro

X Boituva X Salto

X Bragança Paulista X São Carlos

X Campinas X São João da Boa Vista

X Campos do Jordão X São José dos Campos

X Capivari X São Paulo

X Caraguatatuba X São Roque

X Catanduva X Sertãozinho

X Cubatão X Suzano

X Guarulhos X Votuporanga

X Hortolândia

Presidida por: Eduardo Antonio Modena, reitor do IFSP I – Ordem do Dia:

1. Orçamento 2015 e discussão de proposta da Reitoria para o Orçamento Participativo de 2016

2. Propostas dos Diretores-Gerais: Regimento dos Campi e Organograma 3. Proposta de Regulamento para Atividades de Pesquisa no IFSP

4. Relato sobre o Canadá – Paulo Roberto Barbosa – Diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia

5. Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) – Descentralização 6. Constituição dos Conselhos de Pesquisa e Inovação Mudança no Calendário do Colégio de Dirigentes

Devido aos jogos da Copa do Mundo, o calendário do Colégio de Dirigentes referente ao mês de junho sofreu a seguinte alteração:

Data:

24 de junho (terça-feira) Colégio de Dirigentes 25 de junho (quarta-feira) – Reunião dos Diretores Local: Campus São João da Boa Vista

(2)

disponibilizada no site do IFSP.

Relato sobre o Canadá – Professor Paulo Roberto Barbosa – Diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia – Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

O servidor participou do Projeto Piloto do Programa de Intercâmbio Profissional e Tecnológico Brasil-Canadá, tendo passado um período de três meses no Canadá, no Durham College, situado na cidade de Oshawa, nas proximidades de Toronto.

Apresentou ao Colégio de Dirigentes o College, destacando suas atividades de ensino, de pesquisa aplicada e inovação, sua gestão institucional e administração.

A apresentação utilizada pelo servidor, bem como os documentos discutidos na apresentação serão disponibilizados aos diretores.

Informes – Pró-reitoria de Ensino (PRE) – Claudia Aboud Aranega.

1. Fórum do Ensino Médio – será realizado em setembro, em data a ser definida.

Esclareceu-se que o Projeto de Lei referente à reforma do ensino médio foi encaminhado aos Gerentes Educacionais dos Campi e solicitou-se aos diretores que se inteirassem do assunto.

2. Transferência de alunos entre os campi do IFSP

A Pró-reitora em exercício disse que há problemas com relação à transferência de alunos, devido à grande diversidade existente entre as matrizes curriculares de um mesmo curso. Disse que se está fazendo um trabalho no sentido de padronizar as matrizes de um mesmo curso oferecido em campi diferentes. Disse que tal experiência já foi feita pelos campi São Roque e Barretos, que se tentará fazer o mesmo com o Curso de Química nos Campi Campinas e Capivari. Disse que há um Projeto da PRE, para o segundo semestre, de padronizar as matrizes curriculares dos Cursos de Administração e Informática e, para tanto, será chamado um representante de cada campus para formar comissão com esta finalidade.

3. Técnico Integrado - 3 ou 4 anos

A Pró-reitora em exercício esclareceu que a discussão sobre o assunto poderá ser iniciada no Fórum do Ensino Médio em setembro.

Os diretores solicitaram que tal discussão fosse iniciada ainda no primeiro semestre.

O presidente pontuou que a discussão não deverá ser feita apenas no Colégio de Dirigentes, que deverá também passar pelos Gerentes Educacionais e Docentes. Esclareceu que, para tanto, foi solicitado à PRE a construção de um calendário/cronograma desta discussão com a comunidade e que poderiam ser enviadas propostas de encaminhamento.

O Professor Márcio Andrey, Diretor do Campus Catanduva, propôs verificar a possibilidade de retirar do aditamento itens do contrato que não poderão ser cumpridos, bem como a inserção de adendos ou modificação de itens, como por exemplo, entrada dos alunos por vestibular e não sorteio.

Houve proposta de uma Comissão de Diretores fazer uma reunião, eventualmente na próxima semana, com a pessoa responsável pelo contrato de acordo do IFSP com a Secretaria Estadual de Educação (SEE).

O Professor Luís Cláudio, Diretor do Campus São Paulo, sugeriu que cada campus formasse comissão para estudar e discutir a questão dos integrados (3 ou 4 anos).

Esclareceu-se que no Fórum do Ensino Médio serão esclarecidas dúvidas a respeito do assunto e que, portanto, seria interessante a criar tais comissões após estes esclarecimentos. Esclareceu-se que as discussões da PRE referentes ao assunto, bem como o material enviado aos gerentes educacionais, estão disponíveis na internet.

4. Nutricionista e Técnicos em Nutrição

Está sendo verificada a possibilidade de haver um Nutricionista no IFSP e em cada campus um Técnico em Nutrição que se responsabilizaria pelas atividades do nutricionista.

Surgiram outras propostas:

a. Tais profissionais servirem a mais de um campus;

b. Parceria com as cozinhas piloto das prefeituras. Esclareceu-se que um servidor do FNDES se propôs a vir falar ao IFSP sobre o assunto,

(3)

apontaram a existência de problemas com relação a gestores municipais.

O presidente disse que se deveria verificar as realidades locais e esclareceu que este ano se fará o possível para não devolver a verba destinada à merenda.

Disse que, assim que o concurso para cargos administrativos em andamento for homologado, os diretores serão convocados para iniciar a discussão dos cargos para o próximo concurso. Solicitou aos diretores que trouxessem esta pauta ao Colégio de Dirigentes.

5. Feriados – Copa do Mundo

Comunicou-se que 12 de junho será feriado e que nos dias de jogos do Brasil o expediente será até as 12 horas e 30 minutos. Comunicou-se, ainda, que é necessário cumprir os 200 dias letivos e que, como fazê-lo, ficaria a critério de cada campus.

Com relação aos servidores Técnicos Administrativos, a reposição poderia ser escalonada, de acordo com a realidade local.

6. Cursos de Graduação à Distância (EAD)

Comunicou-se que os campi interessados em abrir novos cursos na modalidade EAD, deveriam enviar e-mail para a Diretora de Ensino à Distância, Marilene Esquiavone, com urgência.

7. Recredenciamento: Ana Cláudia Daroz – PRE – Pesquisadora Institucional. A servidora esclareceu que se está na fase de Recredenciamento do IFSP junto ao Sistema E-MEC, no que se refere ao ensino superior e que, portanto, os campi deverão cadastrar, no referido sistema, as informações relativas à infraestrutura do campus, com especificações referentes aos recursos disponíveis (data-show, televisores, etc.).

Solicitou-se o encaminhamento dos nomes dos cursos previstos (conforme PDI 2014-2018) e respectivas cargas horárias, periodicidade (semestral/anual) e duração, para que tais informações sejam inseridas no sistema E-MEC.

Educasenso – O sistema estará aberto para inserção das informações referentes à Educação Básica, em 2014, a partir de 28 de maio de 2014.

O presidente disse que se está verificando a possibilidade de criação de Coordenadoria de Estatística na reitoria e que, para cada ação da reitoria, deveria haver um responsável equivalente nos campi.

Tarde: 14 horas

Orçamento 2015 e discussão de proposta da Reitoria para o Orçamento Participativo de 2016. - Paulo Fernandes Júnior e Suzana Mayumi Iha Chardulo - PRA

O Pró-reitor de Administração discutiu a proposta apresentada anteriormente pelo Reitor, de diminuir a reserva técnica orçamentária, de 20% para 15%. Esclareceu-se que tal reserva atende contratos sistêmicos e imprevistos. Esclareceu-se que, com relação à realocação desses 5%, haverá diminuição da capacidade da reitoria em atender eventuais necessidades emergenciais dos campi.

A PRA apresentou duas propostas:

1. Os 5% poderiam ser distribuídos com o mesmo critério de divisão da matriz Conif; 2. Utilizar outro critério para divisão destes 5%.

No caso indicado no item 2, houve duas propostas de novo critério:

1. Fazer levantamento da despesa básica dos campi, de modo que aqueles que tiverem mais sobras receberiam menos proporcionalmente.

2. Fazer o levantamento do número atual dos alunos dos campi e fazer a diferença com a defasagem da matriz Conif.

Foi apresentada uma estimativa prévia de orçamento, visto que a matriz ainda não foi ultimada. Esclareceu-se que seria enviada aos diretores-gerais planilha com estimativas de valores baseada na matriz Conif de 2014.

(4)

trabalho conjunto com a Pró-reitoria. Esclareceu-se que seria agendado encontro com os diretores e/ou representante do campus e a PRA para tanto.

Houve discussão e votação das propostas: Votação:

Critérios para distribuição dos 5%, realocados para os campi pela reitoria 1. Distribuição dos 5%, com o mesmo critério de divisão da matriz Conif.

13 votos favoráveis

2. Utilizar outro critério para divisão destes 5%. 14 votos favoráveis

Critérios: de distribuição dos 5%:

1. Levantar o número atual dos alunos dos campi atual e fazer a diferença com a defasagem da matriz Conif.

5 votos favor

2. Levantamento, na reunião “personal” entre a PRA e diretores, da despesa básica, % do básico em relação ao total

20 votos favoráveis

A PRA esclareceu que o montante destinado em anos anteriores para diárias era igual para todos os campi e propôs que, para 2015, cada diretor programasse o valor necessário para o campus em diárias e passagens em função de um teto a ser determinado, lembrando que poderá haver um limite estabelecido pela legislação.

A PRA propôs que, em um primeiro momento, os campi apresentem seus orçamentos sem o acréscimo dos 5%, apontando suas necessidades e, a partir disso, o critério seria aplicado e a PRA realizaria a análise técnica da proposta.

Esclareceu-se que todas as informações referentes ao orçamento serão divulgadas, com transparência total, e que no orçamento não estão contempladas as obras, mas custeio e capital.

Solicitou-se que as Pró-reitorias divulguem suas atividades para o próximo ano, para evitar ações em duplicidade nos campi.

O presidente solicitou que o Gabinete e as Pró-reitorias compilem tais ações e as divulguem aos campi.

A PRA apresentou o cronograma para os trabalhos referentes ao orçamento

 Envio das planilhas por e-mail;

 30 de maio – videoconferência, às 14 horas, para esclarecer preenchimento planilhas;

Encontros entre PRA e representantes dos campi: – serão agendados a partir de 2 de junho.

Informou-se que o Processo referente à manutenção de veículos já foi analisado pela Procuradoria Federal (PRF), que solicitou algumas alterações. Tais alterações já estão sendo efetuadas. Esclareceu-se que o Processo de Aquisição de Veículos está andamento, que se está aguardando parecer da PRF.

Proposta de Regulamento para Atividades de Pesquisa no IFSP

O Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Eduardo Costa, esclareceu que a Proposta de Regulamento para Atividades de Pesquisa no IFSP havia sido aprovada ad referendum. Disse que, posteriormente, houve discussão entre uma comissão do Codir e a PRP e que se chegou a um consenso de reelaborar outra minuta focada na bolsa pesquisador Esclareceu que a nova minuta seria enviada aos diretores e que haveria dois para fazer comentários e sugestões. Esclareceu que a minuta será apreciada pelo Conselho Superior em

(5)

3 de junho próximo. Disse, por fim, que num segundo momento será elaborado documento referente à atividade de pesquisa como um todo.

Comunicados:

Teste TOFEL no IFSP – Devanir Cabral Lima Morikawa - PRE

Comunicou-se será realizada a aplicação do Teste Tofel para discentes do IFSP, com custo zero. Para que esta aplicação não se restringisse à cidade de São Paulo, solicitou-se aos diretores informar quais campi, com estrutura de salas e áudio adequadas, poderiam ser eventuais locais de aplicação do teste. Os campi interessados foram: São Carlos, Salto e Barretos.

Greve Nacional: Paulo Bonfim, presidente do Sinasefe-SP e Comando de Greve Foram dados informes referentes ao andamento da greve nacional.

Comissão Permanente de Avaliação (CPA) – André Luiz da Silva

Solicitou-se o envio dos nomes dos membros das comissões dos campi para elaboração de portaria de designação. Solicitou-se, ainda, o envio das atas das citadas comissões.

Saudação e Encerramento – Professor Eduardo Antonio Modena Próxima reunião

Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) – Descentralização

Reitoria deve enviar proposta de organograma mínimo para orientar a discussão dos Conselhos de Campus.

Conselho de Campus – Portaria – reitoria – construção dos regimentos. Constituição dos Conselhos de Pesquisa e Inovação

O presidente solicitou que a PRP e PRX dessem andamento às minutas dos seus respectivos conselhos e que estas fossem disponibilizadas para discussão.

Referências

Documentos relacionados

Para determinar as assíntotas horizontais, vamos verificar os limites lim x--+±oo f

Para determinar o par ordenado ( x, y) basta resolver o sistema pelo método de substituição.. Como as retas são estritamente paralelas, o sis- tema

Per un utilizzo didattico dell’opera di Lobato, è indispensabile inserire il problema nel contesto storico dell’epoca, ancora relativamente vicino alla data (1888)

Mostra estratégias para testar GUIs e código com dependências usando stubs... Endo-testing with

O Sindicato dos Trabalhadores, quando solicitado pela empresa interessada ou pelos empregados da mesma, não poderá se negar a intermediar a implantação da redução

Enquanto instituição de supervisão financeira, a Autoridade Monetária de Macau, por um lado, realizou supervisão contínua às instituições financeiras, para garantir a segurança e

Para grandes fogos aplicar agua desde o mais longe possível, usar grandes quantidades de agua (inundação)aplicadas como nevoeiro ou spray; córregos sólidos de agua podem não

(HAMPÂTÉ BÂ. Nas tradições orais, há de se destacar os mais velhos, pois são eles que, principalmente, repassam os ensinamentos, já que são considerados os