• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA GERAL EXERCÍCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA GERAL EXERCÍCIOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

SEU SONHO VALE MUITO!

1

HISTÓRIA GERAL

EXERCÍCIOS

1. (CEBRASPE) O papel civilizador do Egito foi reconhecido logo na Antiguidade. As vias e

os meios, as fases e os modos através dos quais os antigos Egípcios garantiram, ao longo de cerca de quatro milênios, a sua produção e reprodução sociais são amplamente descritos e comentados nas obras. Para além de ter fornecido ao Egito os homens e as culturas a partir dos quais este se tornou no florão na antiguidade, o espaço núbio-sudanês foi vital para o país dos faraós.

Babacar Sall. Estado das investigações acerca da antiguidade africana. In: Babacar Mbaye Diop e Doudou Dieng. A consciência histórica africana. Lisboa: Ramada; Luanda: Mulemba, 2014, p. 133 (com adaptações)

Considerando o texto anteriormente apresentado como referência inicial e os aspectos inerentes à história da África na antiguidade, julgue o item seguinte.

A organização da agricultura, o desenvolvimento da escrita, a formação de um Estado unificado, a racionalização dos trabalhos de infraestrutura e a criação de sistemas cosmogônicos complexos são expressões consideradas relevantes na história do Egito Antigo.

( ) CERTO ( ) ERRADO

2. (CEBRASPE) Os estudos africanos, área de crescente interesse entre os historiadores

brasileiros, têm revelado a existência de um grande número de sociedades e culturas na África que poderiam ser estudadas nas escolas. Além disso, há algumas décadas, pesquisadores africanos produzem qualificadas investigações que possibilitam o reconhecimento de importantes contribuições do passado africano para o patrimônio histórico da humanidade. Tendo o texto precedente como referência inicial,

julgue o item a seguir, a respeito do processo de humanização e das dinâmicas na formação das sociedades africanas.

Pesquisadores especializados no passado da África destacam o protagonismo africano na construção do Egito Antigo e defendem a tese que considera a África um espaço civilizatório.

( ) CERTO ( ) ERRADO

3. (CEBRASPE) Nas sociedades do chamado Crescente Fértil, o incremento da vida urbana

a partir de 3.500 a.C. foi possibilitado por um aumento significativo da produção de alimentos, para o qual concorreram, entre outras, inovações técnicas como o arado e a carroça com rodas.

( ) CERTO ( ) ERRADO

4. (CEBRASPE) O sistema de escrita fundamentado no alfabeto fenício, comum às

civilizações do Crescente Fértil na Antiguidade, foi determinante para a aproximação cultural e comercial entre as sociedades dessa região.

5. (CEBRASPE) O judaísmo emergiu como uma religião de orientação politeísta, uma vez

que recebeu influência da religião da cidade mesopotâmica de Ur, de onde provinha o patriarca Abraão.

(3)

SEU SONHO VALE MUITO!

2

seguir.

Em Esparta, a parcela da população que recebia educação militar e detinha alguns direitos políticos era majoritariamente a de ascendência dória.

7. (CEBRASPE) No que tange à história das sociedades da antiga Grécia, analise o item a seguir.

As reformas empreendidas por Sólon a partir de 594 a.C., em Atenas, foram uma tentativa de abolir os mecanismos democráticos de governo implementados anos antes pelo legislador Drácon.

8. (CEBRASPE) Texto 15A1CCC

A Antiguidade Clássica construiu os alicerces sobre os quais se erigiria a Civilização Ocidental. O longo período que se segue à desintegração do Império Romano, a Idade Média, viu florescer um sistema baseado na terra e em relações sociais servis, quando o poder político se fragmenta e a Igreja Católica torna-se culturalmente hegemônica. O início dos tempos Modernos assinala a expansão europeia, de que decorreu a incorporação da África e da América à história do Ocidente. A partir da Revolução Industrial, o capitalismo tende a unificar o mundo, mas gera conflitos e oposição, de que seriam exemplos marcantes as duas guerras mundiais do século XX e a Revolução Russa de 1917. No Brasil, a “República que não foi” atravessa o século XX e chega ao século XXI entre avanços e recuos, alternando estabilidade com contextos de severas crises.

Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue o item a seguir. Filosofia, teatro e democracia formam, entre outros aspectos

significativos, o extraordinário legado cultural da Grécia Antiga para o Ocidente.

9. (CEBRASPE) Acerca das civilizações da Antiguidade, julgue os itens a seguir.

A denominação Império Romano, por oposição à República, é uma construção historiográfica e didática, que visa melhor classificar e explicar a história política de Roma, visto que, de acordo com os dados históricos, a República jamais foi abolida e os melhores imperadores eram tidos como seus salvadores ou restauradores.

10. (CEBRASPE) Texto 15A1CCC A Antiguidade Clássica construiu os alicerces sobre os

quais se erigiria a Civilização Ocidental. O longo período que se segue à desintegração do Império Romano, a Idade Média, viu florescer um sistema baseado na terra e em relações sociais servis, quando o poder político se fragmenta e a Igreja Católica torna-se culturalmente hegemônica. O início dos tempos Modernos assinala a expansão europeia, de que decorreu a incorporação da África e da América à história do Ocidente. A partir da Revolução Industrial, o capitalismo tende a unificar o mundo, mas gera conflitos e oposição, de que seriam exemplos marcantes as duas guerras mundiais do século XX e a Revolução Russa de 1917. No Brasil, a “República que não foi” atravessa o século XX e chega ao século XXI entre avanços e recuos, alternando estabilidade com contextos de severas crises. Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue o item a seguir. A Roma Antiga notabilizou-se pela capacidade de construir um gigantesco império a partir de sua unificação política, algo que os gregos jamais conseguiram produzir, ou seja, um Estado.

(4)

SEU SONHO VALE MUITO!

3

HISTÓRIA DO BRASIL

EXERCÍCIOS

1. (CEBRASPE) A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na

monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue o item.

O centro-oeste foi a primeira área do território brasileiro a ser ocupada pelos colonizadores. ( ) CERTO

( ) ERRADO

2. (CEBRASPE) A consolidação da conquista do território da América Portuguesa foi marcada

pelo casuísmo, construído com base nos interesses e forças do reino português e nos desafios e benesses das possessões coloniais.

Considerando esse processo, julgue (C ou E) o item seguinte.

A ausência de rotas comerciais internas na América Portuguesa dificultou o controle do território e resultou no isolamento das capitanias, que tratavam quase que exclusivamente com a sede do governo colonial e a metrópole europeia.

( ) CERTO ( ) ERRADO

3. (CEBRASPE) A principal autoridade em todos os domínios coloniais portugueses era o rei,

que, na administração desses domínios, contava com o auxílio do Conselho Ultramarino e da Mesa de Consciência e Ordens.

Tendo em vista que, apesar do auxílio dessas instituições, a organização administrativa do Brasil colonial funcionava de modo precário, julgue (C ou E) o seguinte item, relativos às causas dessa precariedade.

A Coroa Portuguesa, do início ao fim da colonização, procurou manter o controle total sobre o empreendimento colonial, motivo pelo qual resistiu às investidas da iniciativa privada (ou particular), no sentido de assumir papel exclusivo na exploração econômica da colônia.

( ) CERTO ( ) ERRADO

4. (CEBRASPE) Tendo em vista que, como colônia de Portugal, o Brasil fazia parte do mercantilismo da Idade Moderna, que tinha no sistema colonial um dos fatores fundamentais do processo de acumulação primitiva da Europa nos séculos XVI, XVII e XVIII, julgue (C ou E) o item a seguir, acerca das características básicas da produção brasileira no período colonial.

Prevalecia a monocultura agroexportadora, principalmente de açúcar, com predomínio do latifúndio da terra e do trabalho escravo (indígenas e africanos) generalizado.

( ) CERTO ( ) ERRADO

(5)

SEU SONHO VALE MUITO!

4 do mercantilismo da Idade Moderna, que tinha no sistema colonial um dos fatores fundamentais do processo de acumulação primitiva da Europa nos séculos XVI, XVII e XVIII, julgue (C ou E) o item a seguir, acerca das características básicas da produção brasileira no período colonial. Exercida sob o modelo de latifúndio

autossuficiente, a produção gerava excedentes que propiciavam um vigoroso comércio entre as capitanias.

( ) CERTO ( ) ERRADO

6. (CEBRASPE) Julgue o item seguinte, acerca da diversidade de atores sociais que formaram a sociedade brasileira.

A história do contato de povos indígenas com colonizadores portugueses não é igual à do contato de indígenas com brasileiros na atualidade, embora ambas possam ser genericamente descritas como histórias de violência e de extermínio.

( ) CERTO ( ) ERRADO

7. (CEBRASPE) Julgue o item seguinte, acerca da diversidade de atores sociais que formaram a sociedade brasileira.

A opção pelo escravismo, intensificada na América portuguesa do século XVII, resultou em uma sociedade com uma massiva presença de africanos trazidos ao Brasil na condição de escravos, o que produziu profundas desigualdades e intensos conflitos sociais e raciais.

( ) CERTO ( ) ERRADO

8. (CEBRASPE) Julgue o item a seguir, com relação aos traços gerais da organização e da formação do espaço geográfico brasileiro na época da incorporação do Brasil ao império português.

A produção gerada na colônia estava organizada de forma a atender as necessidades do mercado interno e estimular o desenvolvimento da colônia.

( ) CERTO ( ) ERRADO

9. (CEBRASPE) O processo de independência do Brasil resultou de um contexto complexo, determinado por fatores externos e internos. Com relação a esse assunto, julgue (C ou E) o item que se segue.

Movimentos de revolta restritos ao ambiente regional, a Inconfidência Mineira, a Conjuração dos Alfaiates, na Bahia, e a Revolução Pernambucana de 1817 não visavam à emancipação de todo o território brasileiro.

( ) CERTO ( ) ERRADO

10. (CEBRASPE) No que se refere a fatores que contribuíram para a configuração do território da América portuguesa colonial, julgue (C ou E) o item a seguir.

A linha divisória entre Portugal e Espanha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas não abrangia o Pacífico, mas apenas o Atlântico.

( ) CERTO ( ) ERRADO

(6)

Referências

Documentos relacionados

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

O gráfico 2 representa o percentual da demanda para cada hemocomponente solicitado à agência transfusional para atendimento de pacientes adultos, que totalizou

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

O mecanismo de inativação da fosforílase envolve a ligação de uma glicose a um sítio alostérico desta enzima, modificando a sua conformação de tal forma que os

A Podoposturologia é um método que assenta na reprogramação postural através do uso de palmilhas, sendo este considerado um importante método de prevenção e