• Nenhum resultado encontrado

Índice. Informações adicionais sobre os produtos encontram-se disponíveis no sítio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice. Informações adicionais sobre os produtos encontram-se disponíveis no sítio"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

1.

ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA E USO ______________ 100

2.

INSTALAÇÃO DO APARELHO ____________________________ 102

3.

DESCRIÇÃO DOS COMANDOS ___________________________ 104

4.

PLACA DE COZINHA____________________________________ 111

5.

UTILIZAÇÃO DO FORNO ________________________________ 116

6.

ACESSÓRIOS DISPONÍVEIS _____________________________ 117

7.

CONSELHOS PARA A COZEDURA ________________________ 118

8.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO ______________________________ 126

9.

MANUTENÇÃO EXTRAORDINÁRIA ________________________ 129

INSTRUÇÕES PARA O INSTALADOR: são instruções destinadas ao

técnico qualificado que deve fazer a instalação, a activação e os

testes funcionais do aparelho.

INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR: fornecem os conselhos necessários para usar o aparelho, descrevem os respectivos comandos e indicam o modo correcto de actuar durante as operações de limpeza e manutenção.

@

Informações adicionais sobre os produtos encontram-se disponíveis no sítio www.smeg.com

(2)

1. ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA E USO

ESTE MANUAL FAZ PARTE INTEGRANTE DO APARELHO. É NECESSÁRIO CONSERVÁ-LO ÍNTEGRO E NUM LOCAL DE FÁCIL ACESSO DURANTE TODA A VIDA ÚTIL DO FOGÃO. ACONSELHAMOS UMA LEITURA ATENTA DESTE MANUAL E DE TODAS AS INDICAÇÕES NELE CONTIDAS ANTES DE UTILIZAR O FOGÃO. A INSTALAÇÃO DEVERÁ SER FEITA POR TÉCNICOS QUALIFICADOS DE ACORDO COM AS NORMAS VIGENTES. ESTE APARELHO DESTINA-SE A UM USO DOMÉSTICO E RESPEITA AS DIRECTIVAS CEE ACTUALMENTE EM VIGOR. O APARELHO FOI CONSTRUÍDO PARA EXERCER AS SEGUINTES FUNÇÕES: COZEDURA E AQUECIMENTO DE ALIMENTOS; QUALQUER OUTRO USO DEVE SER CONSIDERADO IMPRÓPRIO.

O FABRICANTE DECLINA TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE POR UTILIZAÇÕES DIFERENTES DAS INDICADAS.

NÃO DEIXE OS RESÍDUOS DO MATERIAL DE EMBALAGEM ABANDONADOS SEM VIGILÂNCIA NO AMBIENTE DOMÉSTICO. SEPARE OS VÁRIOS MATERIAIS NÃO UTILIZÁVEIS PROVENIENTES DA EMBALAGEM E ENTREGUE-OS AO CENTRO MAIS PRÓXIMO DE RECOLHA SELECTIVA DE LIXO.

É OBRIGATÓRIO QUE O APARELHO TENHA A LIGAÇÃO À TERRA DE ACORDO COM AS MODALIDADES PREVISTAS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA DA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA.

A FICHA A LIGAR AO CABO DE ALIMENTAÇÃO E A RESPECTIVA TOMADA TÊM DE SER DO MESMO TIPO E ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR.

A TOMADA DEVE SER ACESSÍVEL COM O APARELHO ENCASTRADO. NUNCA DESLIGUE A FICHA PUXANDO-A PELO CABO.

IMEDIATAMENTE APÓS A INSTALAÇÃO, TESTE O APARELHO DE MODO BREVE SEGUINDO AS INSTRUÇÕES FORNECIDAS MAIS ADIANTE. SE O APARELHO NÃO FUNCIONAR, DESLIGUE-O DA REDE ELÉCTRICA E CONTACTE O CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MAIS PRÓXIMO.

NUNCA TENTE REPARAR O APARELHO.

NO FIM DA UTILIZAÇÃO, VERIFIQUE SEMPRE SE OS BOTÕES DE COMANDO ESTÃO NA POSIÇÃO 0 (DESLIGADO).

NUNCA COLOQUE OBJECTOS INFLAMÁVEIS DENTRO DO FORNO: NO CASO DE ACTIVAÇÃO ACIDENTAL DO FORNO PODERÁ PROVOCAR UM INCÊNDIO.

(3)

A CHAPA DE IDENTIFICAÇÃO COM OS DADOS TÉCNICOS, O NÚMERO DE SÉRIE E A MARCA, ESTÁ COLOCADA NA PARTE DE DENTRO DA ESTUFA DO FOGÃO.

A CHAPA NUNCA DEVERÁ SER REMOVIDA.

ESTE APARELHO NÃO DEVE SER INSTALADO SOBRE PLATAFORMAS SOBRELEVADAS.

O APARELHO AQUECE MUITO DURANTE O USO. PRESTE ATENÇÃO PARA NÃO TOCAR NOS ELEMENTOS DE AQUECIMENTO EXISTENTES NO INTERIOR DO FORNO.

NÃO APOIE SOBRE A PLACA DE COZINHA PANELAS COM FUNDO NÃO PERFEITAMENTE LISO E REGULAR.

NUNCA UTILIZE A PLACA DE COZINHA COMO MESA DE TRABALHO.

ATENÇÃO: SE NOTAR QUALQUER RACHA NA PLACA DE VITROCERÂMICA, DESLIGUE O APARELHO DA ALIMENTAÇÃO ELÉCTRICA E CONTACTE UM CENTRO DE ASSISTÊNCIA.

A UTILIZAÇÃO DESTE APARELHO NÃO É PERMITIDA A PESSOAS (INCLUINDO AS CRIANÇAS) COM CAPACIDADES FÍSICAS E MENTAIS REDUZIDAS, OU QUE NÃO POSSUAM EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS, A NÃO SER QUE SEJAM SUPERVISIONADOS OU INSTRUÍDOS POR PESSOAS ADULTAS E RESPONSÁVEIS PELA SUA SEGURANÇA.

ESTE APARELHO DISPÕE DA MARCA DE CONFORMIDADE NOS TERMOS DA DIRECTIVA EUROPEIA 2002/96/CE RELATIVA AOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS (WASTE ELECTRICAL AND ELECTRONIC EQUIPMENT - WEEE).

ESTA DIRECTIVA DEFINE AS NORMAS PARA A RECOLHA E RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS VÁLIDAS EM TODO O TERRITÓRIO DA UNIÃO EUROPEIA.

ANTES DE PÔR O APARELHO A FUNCIONAR, É OBRIGATÓRIO REMOVER TODAS AS ETIQUETAS E PELÍCULAS PROTECTORAS QUE TENHAM SIDO APLICADAS DENTRO OU FORA DELE.

O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais

ferimentos em pessoas ou danos em objectos provocados pelo não cumprimento das normas supracitadas ou pela modificação de qualquer peça do aparelho e pela utilização de peças sobresselentes não originais.

(4)

2. INSTALAÇÃO DO APARELHO

Este aparelho possui protecção contra incêndio (tipo Y) e pode ser encostado em paredes com altura superior à da mesa de trabalho. Em conformidade com as disposições relativas à Compatibilidade Electromagnética, a placa de cozinha por indução electromagnética pertence ao Grupo 2 e à Classe B (EN 55011).

2.1 Ligação eléctrica

Certifique-se de que a voltagem e o dimensionamento da linha de alimentação correspondem às características indicadas na chapa fixada dentro da estufa do fogão. Esta chapa de características nunca

deverá ser removida.

Instale na linha de alimentação do aparelho um dispositivo de interrupção omnipolar com distância mínima de abertura entre os contactos de 3 mm, situado numa posição facilmente acessível e próxima do aparelho.

O aparelho está equipado com um quadro de bornes situado na traseira para a ligação eléctrica (ver o esquema a seguir). Pode-se ter acesso ao quadro de bornes removendo o painel de protecção traseiro.

(5)

Funcionamento a 380-415V3N: utilize um

cabo de cinco pólos de tipo H05V2V2-F (cabo de 5 x 2,5 mm2).

Funcionamento a 380-415V2N: utilize um

cabo de quatro pólos de tipo H05V2V2-F (cavo de 4 x 4 mm2).

Funcionamento a 220-240V: utilize um

cabo de três pólos de tipo H05V2V2-F (cabo de 3 x 6 mm2

).

A extremidade a ligar ao aparelho deverá ter o fio de terra (amarelo-verde) pelo menos 20 mm mais comprido.

A ligação deverá ser completada com uma ficha de cinco pólos de capacidade adequada (ver a chapa de características) ou, para o funcionamento a 220-240V∼, com uma ficha de três pólos. A ficha e a tomada de parede têm de ser do mesmo tipo (em conformidade com as normas CEI). É necessário que o aparelho seja ligado à terra. Antes, porém, de o ligar certifique-se de que a linha de alimentação tenha uma ligação à terra adequada. Evite usar reduções, adaptadores ou derivações.

O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais

ferimentos em pessoas ou danos em objectos provocados pelo não cumprimento das normas supracitadas ou pela modificação de qualquer peça do aparelho.

2.2 Nivelamento

Faça o nivelamento do aparelho relativamente à superfície de apoio ajustando os quatro pés reguláveis. Para efectuar a afinação, desaperte a contraporca e desatarraxe o pé de apoio. A excursão do parafuso de regulação é de 10 mm.

(6)

3. DESCRIÇÃO DOS COMANDOS

3.1 O painel frontal

Todos os comandos e controlos do fogão estão reunidos no painel frontal.

Para a primeira utilização depois de uma interrupção de corrente, prima durante 1 - 2 segundos a tecla central para habilitar o forno à cozedura.

DESCRIÇÃO DOS SÍMBOLOS

TERMÓSTATO DO FORNO ZONA DE COZEDURA CENTRAL

FUNÇÕES DO FORNO ZONA DE COZEDURA POSTERIOR DIREITA ZONA DE COZEDURA DIANTEIRA ESQUERDA ZONA DE COZEDURA DIANTEIRA DIREITA ZONA DE COZEDURA POSTERIOR ESQUERDA BOTÃO DO TERMÓSTATO

Para seleccionar a temperatura de cozedura é necessário rodar o botão no sentido dos ponteiros do relógio até à posição correspondente ao valor desejado, compreendido entre 50° e 250°C. A lâmpada piloto acende para indicar que o forno está em fase de aquecimento. Quando esta lâmpada piloto apaga significa que a temperatura prefixada foi alcançada. A intermitência regular indica que a temperatura no interior do forno é mantida constante ao valor fixado.

(7)

BOTÃO SELECTOR DAS FUNÇÕES

Rode o botão para escolher uma função entre as indicadas a seguir:

NENHUMA FUNÇÃO DEFINIDA RESISTÊNCIA DE AQUECIMENTO INF. + VENTILAÇÃO RESISTÊNCIAS DE AQUECIMENTO SUPERIOR E INFERIOR RESISTÊNCIA DE AQUECIMENTO INF. + RESISTÊNCIA DE AQUECIMENTO VENTILADA RESISTÊNCIAS DE AQUECIMENTO SUPERIOR E INFERIOR + VENTILAÇÃO RESISTÊNCIA DO GRELHADOR RESISTÊNCIA DE AQUECIMENTO VENTILADA + VENTILAÇÃO DESCONGELAÇÃO RESISTÊNCIA DO GRELHADOR + VENTILAÇÃO

BOTÃO DE COMANDO DA PLACA DE COZINHA

Com estes botões é possível comandar as zonas de cozedura da placa de vitrocerâmica.

Sobre cada botão está indicada a placa controlada. O desenho ao lado refere-se ao botão de comando da zona de cozedura traseira esquerda.

Rode o botão de comando para a direita para regular a potência de funcionamento da placa, que vai de um mínimo de 1 a um máximo de 9.

A potência de funcionamento é indicada por um display situado na placa de cozinha.

(8)

Acelerador de aquecimento

Todas as zonas de cozedura estão munidas de um acelerador de aquecimento.

Este sistema permite fazer com que o elemento de calor funcione à potência máxima durante um tempo proporcional à potência seleccionada.

Para activar o acelerador de aquecimento, rode o botão de comando para a esquerda, seleccione a posição “A” e solte-o em seguida. A letra “A” aparece no display presente na placa de cozinha.

Nesta altura, o utilizador terá 3 segundos à disposição para escolher a posição de aquecimento desejada.

Uma vez regulada a posição entre 1 e 9, a letra “A” e a posição seleccionada irão piscar alternadamente no display.

Durante o funcionamento do acelerador de aquecimento, a intensidade do aquecimento pode ser aumentada em qualquer momento. O período de “potência plena” será modificado de acordo com a nova regulação. Se, em vez disso, a potência for reduzida rodando o botão no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, a opção “A” é automaticamente desactivada.

Função Power

Utilizando a função power é possível fazer com que cada zona de aquecimento funcione continuamente à potência máxima durante um período máximo de 10 minutos. Esta função permite, por exemplo, levar rapidamente à ebulição uma grande quantidade de água ou dourar a carne com intensidade de aquecimento alta.

Rode o botão no sentido dos ponteiros do relógio e ajuste a intensidade de aquecimento na posição 9, seleccione a posição “P” com o botão e solte-o em seguida. No display da placa da zona correspondente aparece a letra “P”.

Ao fim de 10 minutos, a potência diminui automaticamente voltando à posição 9 e a indicação “P” desaparece.

De qualquer maneira, é possível interromper a função Power em qualquer momento diminuindo a intensidade de aquecimento.

Quando a opção Power é seleccionada para um elemento de calor (por exemplo, o dianteiro esquerdo), é possível que o segundo elemento de calor (posterior esquerdo) consuma menos potência para permitir o fornecimento da máxima energia disponível ao primeiro.

Por este mesmo motivo, a função Power tem prioridade relativamente ao acelerador de aquecimento.

Se um recipiente for tirado da zona de cozedura durante a activação da função Power, a mesma será interrompida.

(9)

3.2 Relógio Analógico Electrónico (apenas em alguns

modelos)

LISTA DE FUNÇÕES

TECLA DO CONTADOR DE MINUTOS

TECLA DE FIM DE COZEDURA

AJUSTE HORÁRIO E RESET

TECLA DIMINUIR VALOR

TECLA AUMENTAR VALOR

A campainha que se accionará no fim de cada programação será composta por 10 sinais acústicos que se repetirão por 3 vezes em intervalos de cerca de 1 minuto. Pode também ser interrompida em qualquer momento premindo uma tecla qualquer.

3.2.1 Regulação da hora

Se estiver a utilizar o forno pela primeira vez, ou, após uma interrupção de corrente eléctrica, o display começa a piscar com intervalos regulares. Premindo a tecla acaba-se com a intermitência do display. Prima novamente a tecla durante 2 segundos; agora é possível iniciar o ajuste da hora actual. Ao premir as teclas de variação de valor ou obtém-se o aumento ou a diminuição de um minuto por cada simples pressão. Prima uma das dois teclas de variação de valor até que apareça a hora actual. Decorridos 5 segundos desde a última pressão, o relógio começará a partir da hora defenida.

(10)

3.2.2 Contador de minutos

Esta função não interrompe a cozedura, mas acciona apenas a campainha.

- Ao premir a tecla o display ilumina-se mostrando-se como na figura 1;

- Dentro de 5 segundos prima as teclas ou para definir o temporizador contador de minutos. A cada pressão, iluminar-se-á ou apagar-se-á um segmento exterior que representará 1 minuto de cozedura (na figura 2 é representada 1 hora e 10 minutos).

- Após 5 segundos desde a última pressão começará a contagem decrescente no fim da qual será accionada a campainha.

- Durante a contagem regressiva é possível visualizar a hora actual premindo uma vez a tecla , prima-a novamente para voltar ao display do contador de minutos.

1

2

No fim da contagem regressiva deve fechar manualmente o forno rodando o termóstato e o selector de funções para 0.

(11)

3.2.3 Programação

Duração da cozedura: premindo a 2a tecla é possível definir a duração da cozedura. Antes de defini-la é necessário rodar o termóstato para temperatura desejada para a cozedura e o botão selector de funções numa posição qualquer. Para definir a duração da cozedura precisa de proceder da seguinte forma.

- Prima a tecla ; o ponteiro colocar-se-á na posição 12 e piscará o símbolo ao lado (Fig. 1).

- Dentro de 5 segundos prima as teclas ou para definir a duração da cozedura: a cada pressão da tecla corresponde à adição de 1 minuto à duração da cozedura e a cada 12 minutos iluminar-se-á um novo segmento interno (na figura 2 é representada uma duração de 1 hora).

- Uma vez atingida a duração desejada a cozedura começará após 5 segundos após a última pressão exercida nas teclas ou . - No display aparecem a hora actual representada

por segmentos fixos, e os minutos restantes para concluir a cozedura representados pelos segmentos intermitentes (cada segmento intermitente indica 12 minutos de cozedura residual).

- Quando a cozedura chegar ao fim, o temporizador desactivará os elementos de aquecimento do forno, entrará em funcionamento a campainha e os números piscarão no mostrador.

- É também possível colocar a zero a duração cancelando o programa definido: Ao premir a tecla central durante 2 segundos obter-se-á o cancelamento da duração definida e dever-se-á proceder ao desligamento manual do forno.

1

2

Atenção: não é possível definir durações de cozedura superiores a 12 horas.

(12)

Início da cozedura: é possível, para além de programar uma duração

de cozedura, definir também o horário de início da cozedura (com um atraso máximo de 12 horas em relação à hora actual). Para definir a hora de início/fim da cozedura, proceda da forma que se segue.

Defina a duração da cozedura como descrito no parágrafo anterior. - Dentro de 5 segundos desde a última pressão das teclas ou

prima novamente a tecla para definir a hora de fim da cozedura. No display aparecerá o símbolo a piscar juntamente com a hora actual com os segmentos internos iluminados que indicam o fim de cozedura. Através das teclas e defina a hora de fim da cozedura.

- Passados 5 segundos desde a última pressão, o display indicará a hora actual, a hora de início e de fim da cozedura que serão representadas pelos segmentos internos iluminados. Quando a hora actual não coincidir com o início da cozedura, os segmentos no display estarão fixos; logo que a hora actual atinja a de início prefixada, os segmentos internos começarão a piscar indicando que o forno iniciou a cozedura.

- Quando a cozedura chegar ao fim, o temporizador desactivará os elementos de aquecimento do forno, entrará em funcionamento a campainha e os números piscarão no mostrador.

- Para cancelar todo o programa definido, mantenha premido durante 2 segundos a tecla centrale ; se a cozedura já tiver começado deverá proceder ao desligamento manual do forno.

- Na imagem ao lado é apresentado um exemplo de programação: a hora actual é 7:06, o início da cozedura está programado para as 8 e o fim para as 9.

- Quando forem as 8, os segmentos internos compreendidos entre as 8 e as 9 começarão a piscar e manter-se-á fixa o ponteiro das horas.

1

Atenção: para que o forno comece as cozeduras no seguimento da programação acabada de descrever é necessário que o termóstato e o selector de funções estejam correctamente posicionados na temperatura e na função desejadas.

3.2.4 Luminosidade reduzida do display

Para reduzir o consumo de energia em stand-by (espera), é possível, premindo brevemente a tecla , definir a luminosidade do display em modo reduzido. Para voltar à luminosidade normal, prima novamente a tecla .

(13)

4. PLACA DE COZINHA

Objectos metálicos, tais como talheres ou tampas de panelas, não devem ser colocados sobre a superfície da placa de cozinha porque podem aquecer-se.

4.1 Zonas de cozedura

O aparelho possui 5 zonas de cozedura com diâmetros e potências diferentes. A sua posição está indicada de maneira clara pelas marcas circulares. A potência de aquecimento fornecida é marcada na superfície de vitrocerâmica. As 5 zonas de cozedura são do tipo HIGH-LIGHT e começam a funcionar poucos segundos depois de terem sido activadas. A intensidade de aquecimento de cada zona pode ser regulada, do ajuste mínimo ao máximo, com os botões de comando situados no painel frontal.

Em baixo de cada zona de cozedura situa-se uma bobina denominada indutor que é alimentada por um sistema electrónico e que cria um campo magnético variável. Quando uma panela é colocada no interior deste campo magnético, as correntes de alta frequência concentram-se directamente no fundo da panela e produz-se o calor necessário para a cozedura dos alimentos.

As 5 lâmpadas de sinalização situadas entre as zonas de cozedura acendem quando a temperatura de uma ou mais zonas ultrapassa o valor de 60 °C. Estas lâmpadas apagam quando a temperatura é inferior a 60 °C, aproximadamente.

4.1.1 Potências de funcionamento

Fornecemos de seguida uma tabela com os valores de potência consumidos pelos elementos de calor em funcionamento.

Número da Zona:

Diâmetro da

Zona Potência consumida

Funcionamento normal: 2300 W

1 210 mm

Com função Power: 3200 W Funcionamento normal: 1400 W

2 145 mm

Com função Power: 1800 W Funcionamento normal: 1850 W

3 180 mm

Com função Power: 2500 W Funcionamento normal: 1400 W

4 145 mm

Com função Power: 1800 W Funcionamento normal: 2300 W

5 210 mm

Com função Power: 3200 W

(14)

Ao utilizar a placa pela primeira vez é conveniente aquecê-la à máxima temperatura durante um tempo suficiente para queimar os eventuais resíduos oleosos de fabrico que podem dar aos alimentos um cheiro desagradável.

4.1.2 Tipos de panelas

Os aparelhos deste tipo exigem o uso de panelas especiais para poderem funcionar.

De facto, o fundo da panela deve ser de ferro ou aço/ferro para que possa ser criado o campo magnético necessário para o aquecimento. Não são adequados os recipientes de:

− vidro; − cerâmica; − barro;

− aço, alumínio ou cobre sem fundo magnético.

Para verificar se a panela é adequada, basta aproximar um íman do fundo dela: se o íman for atraído, significa que a panela é adequada para a cozedura por indução. Se não tiver um íman, poderá colocar no recipiente uma pequena quantidade de água, colocá-lo sobre uma zona de cozedura e ligar o elemento de calor. Se no display aparecer o símbolo no lugar da potência, significa que a panela não é adequada. As panelas utilizadas para a cozedura devem ter diâmetros mínimos para garantir um funcionamento correcto do aparelho.

Fornecemos de seguida uma tabela com os diâmetros mínimos das panelas para cada uma das zonas de cozedura.

Número da Zona Diâmetro mínimo da panela 1 140 mm 2 90 mm 3 110 mm 4 90 mm 5 140 mm

Também é possível utilizar panelas maiores do que as zonas de cozedura, todavia é preciso tomar cuidado para que o fundo da panela não entre em contacto com outras zonas de cozedura e que fique sempre no centro do perímetro da zona de cozedura.

(15)

Utilize obrigatoriamente apenas recipientes projectados especificamente para a cozedura por indução, com fundo espesso e perfeitamente

plano, ou, se não tiver panelas deste tipo, recipientes com fundo não abaulado (côncavo ou convexo).

SIM NÃO NÃO

4.1.3 Sinal de presença de panelas

Cada zona de cozedura possui um dispositivo que detecta a "presença de panelas" e só permite o início da cozedura quando sobre a placa estiver presente e bem colocado um recipiente com características adequadas.

Se o recipiente não estiver bem colocado ou se o material dele não for adequado e, se mesmo assim, tentarmos ligar a placa, ao fim de alguns segundos da activação da placa aparecerá no display o símbolo que indica o erro.

4.1.4 Calor residual

Cada placa está equipada com um dispositivo que assinala o calor residual. No display, depois de desligar qualquer placa, pode ser visualizada uma “ ” a piscar. Este sinal indica que aquela zona de cozedura ainda está muito quente. É possível retomar a cozedura dos alimentos mesmo com o sinal a piscar: neste caso, proceda conforme explicado no parágrafo “3”.

4.1.5 Bloqueio da placa

Em condições de repouso, a placa pode ser “bloqueada” para evitar que as crianças a activem acidentalmente.

Com as placas desligadas, rode simultaneamente os botões de comando dos elementos de calor 2 e 4 para a esquerda até aparecerem 5 letras L no display da potência. Solte os botões em seguida.

Para desbloquear a placa, repita a mesma operação: os displays das placas mostram o dígito 0 para indicar que o relativo bloqueio foi desactivado.

(16)

4.1.6 Protecção térmica da placa electrónica

O aparelho está equipado com um dispositivo que mede constantemente a temperatura da placa electrónica.

Se a temperatura ultrapassar certos valores, o dispositivo activará determinadas funções para reduzir a temperatura e permitir que a placa de vitrocerâmica continue a funcionar correctamente.

Fornecemos de seguida uma tabela com as operações que são automaticamente activadas e a relativa temperatura de activação:

Operação

Temperatura de

activação

Ligação da ventoinha com velocidade baixa

50 °C

Ligação da ventoinha com velocidade alta

60 °C

Retorno à velocidade baixa da ventoinha

55 °C

Desactivação da ventoinha

45 °C

Redução da potência de funcionamento de Power a 9

76 °C

Redução da potência em um ponto para cada zona de

cozedura

85 °C

Desactivação de todas as zonas de cozedura

90 °C

Nova ligação das zonas de cozedura com potência

reduzida

85 °C

Funcionamento normal de todas as zonas de cozedura

80 °C

Cada intervenção deste tipo será identificada na placa de cozinha por um sinal intermitente dos displays de potência.

4.1.7 Protecção térmica da placa de vitrocerâmica

Cada zona de cozedura está equipada com um dispositivo que mede constantemente a temperatura da zona.

Se a temperatura ultrapassar certos valores, o dispositivo activará determinadas funções para reduzir a temperatura e permitir que a placa de vitrocerâmica continue a funcionar correctamente.

Fornecemos de seguida uma tabela com as operações que são automaticamente activadas e a relativa temperatura de activação:

Operação

Temperatura de

activação

Redução da potência de funcionamento de Power a 9

250 °C

Redução da potência em um ponto

280 °C

Desactivação da zona de cozedura

300 °C

Retorno da potência ao valor ajustado

250 °C

Cada intervenção deste tipo será identificada na placa de cozinha por um sinal intermitente dos displays de potência. Em caso de desligamento da zona de cozedura será apresentado o símbolo a piscar.

(17)

Ter cuidado para não derramar açúcar ou misturas doces sobre a placa durante a cozedura ou de colocar materiais ou substâncias que possam fundir (plásticos, ou folhas de alumínio); se tal vier a acontecer, para evitar pôr em risco o estado da superfície, desligar imediatamente o aquecimento e limpar com o raspador fornecido enquanto a placa ainda está quente. Se a placa de vitrocerâmica não for limpa imediatamente corre-se o risco que as incrustações sejam impossíveis de tirar quando a placa tiver arrefecido.

Importante!

Tome muito cuidado com as crianças porque dificilmente conseguem ver as lâmpadas piloto de calor residual acesas. Depois da utilização, as zonas de cozedura permanecem muito quentes durante o certo período de tempo, mesmo se estiverem desligadas. Evite que as crianças apoiem as mãos na placa de cozinha.

Não deixe objectos metálicos pousados na placa: poderão aquecer

4.2 Função de manutenção da temperatura

A finalidade da função de manutenção é a de regular a temperatura do fundo das panelas a cerca de 65 °C. Ela permite manter os alimentos quentes com um nível óptimo de energia, como também aquecê-los delicadamente. A duração máxima da função de manutenção da temperatura é limitada a 2 horas. A função de manutenção da temperatura encontra-se entre os valores [0] e [1], sendo indicada pelos símbolos correspondentes nas zonas de cozedura.

(18)

5. UTILIZAÇÃO DO FORNO

5.1 Advertências e sugestões gerais

Ao utilizar o forno pela primeira vez é conveniente aquecê-lo à máxima temperatura (250 °C) durante um tempo suficiente para queimar os eventuais resíduos oleosos de fabrico que podem dar aos alimentos um cheiro desagradável.

Para a primeira utilização depois de uma interrupção de corrente, prima durante 1 - 2 segundos a tecla central para habilitar o forno à cozedura. Para o regular consulte o parágrafo "3.2 Relógio Analógico Electrónico”.

Durante a cozedura, não cubra o fundo do forno com folhas de papel alumínio e não apoie sobre ele panelas ou tabuleiros para evitar provocar danos na camada de esmalte. Se quiser utilizar papel para forno, ponha-o numa posição que não atrapalhe a circulação do ar quente no interior do forno.

Para evitar que o vapor que se forma no interior do forno incomode, abra a porta em dois tempos: mantenha-a entreaberta (5 cm, aprox.) durante 4-5 segundos e depois abra-a completamente. Se for necessário mexer os alimentos que se encontram no forno tem de deixar a porta aberta o menos tempo possível para evitar que a temperatura do forno se abaixe, prejudicando assim o bom sucesso do cozinhado.

5 cm

5.2 Lâmpada do forno

Acende rodando o selector das funções para uma posição qualquer ou abrindo a porta com o forno desligado.

5.3 Estufa

Na parte inferior do fogão, por baixo do forno, existe uma gaveta chamada estufa. Para abrir a estufa basta puxar o lado inferior da respectiva porta.

É expressamente proibido guardar materiais inflamáveis como panos, papel, etc. na estufa. Aqui só se podem guardar os acessórios metálicos do aparelho.

Não abra a estufa enquanto o forno estiver aceso e ainda quente. As temperaturas dentro deste compartimento podem ser muito elevadas.

(19)

6. ACESSÓRIOS DISPONÍVEIS

O forno dispõe de 4 guias para colocar os tabuleiros e as grelhas a várias alturas.

Grelha para forno: para a cozedura de

alimentos no interior de pratos, tortas de pequenas dimensões, assados ou alimentos que exigem uma grelhagem delicada.

Grelha para tabuleiro: deve ser apoiada

sobre um tabuleiro para assar alimentos cuja gordura possa pingar.

Tabuleiro de forno: útil para recolher a

gordura proveniente dos alimentos apoiados sobre a grelha posta em cima dele.

Tabuleiro para pastelaria: para a cozedura

de tortas, pizzas e doces de forno.

Espeto rotativo: útil para assar frangos,

chouriço, espetinhos e todos os alimentos que exigem uma cozedura uniforme em toda a sua superfície.

Suportes para espeto rotativo: a

introduzir nos furos do tabuleiro do forno antes da utilização da vareta do espeto rotativo.

(20)

7. CONSELHOS PARA A COZEDURA

Aconselhamos sempre a pré-aquecer o forno na função ventilada com uma temperatura 30/40 °C superior em relação à temperatura de cozedura. Este cuidado permite reduzir em muito os tempos de cozedura e o consumo de energia, além de proporcionar um melhor resultado de cozedura.

A porta do forno deve ficar fechada durante a cozedura.

7.1 Cozeduras tradicionais

SELECTOR DAS FUNÇÕES

TERMÓSTATO À ESCOLHA ENTRE 50 - 250 °C

Este sistema clássico de cozedura, no qual o calor vem de cima e de baixo, é adequado para cozinhar os alimentos numa única prateleira. É necessário pré-aquecer o forno até ele alcançar a temperatura prefixada. Só introduza os alimentos depois de a lâmpada piloto do termóstato apagar. As carnes com muita gordura podem ser introduzidas com o forno ainda frio. Introduza a carne congelada directamente, sem proceder à descongelação. A única precaução é a de escolher temperaturas mais baixas em cerca de 20 °C e tempos de cozedura cerca de 1/4 mais longos relativamente aos usados para a carne fresca.

Utilize recipientes com borda alta para evitar que os respingos de cozedura sujem as paredes do forno.

(21)

7.2 Cozeduras com ar quente

SELECTOR DAS FUNÇÕES

TERMÓSTATO À ESCOLHA ENTRE 50 - 250 °C

Este sistema é adequado para as cozeduras em várias prateleiras, mesmo se os alimentos forem de tipos diferentes (peixe, carne, etc.) sem que o gosto e os cheiros passem de um alimento ao outro. A circulação do ar no interior do forno garante uma repartição uniforme do calor. Não é necessário pré-aquecer o forno.

É possível efectuar cozeduras múltiplas desde que as temperaturas adequadas aos vários alimentos coincidam.

(22)

7.3 Cozeduras com o grelhador

SELECTOR DAS FUNÇÕES

TERMÓSTATO REGULADO AO MÁXIMO

Permite dourar os alimentos rapidamente. Aconselhamos a colocar o tabuleiro na guia mais alta. Para cozeduras rápidas e com pequenas quantidades, ponha a grelha na terceira guia a partir de baixo. Para tempos de cozedura mais longos e para obter o efeito crocante, ponha a grelha em guias mais baixas, em função do tamanho dos alimentos.

Durante a cozedura, a porta do forno deve ficar fechada.

Mantenha a porta fechada durante o processo de cozedura com grelhador. Grelhar com a porta aberta pode danificar permanentemente o forno e comprometer a sua segurança durante o funcionamento.

(23)

7.4 Cozeduras com o grelhador e com ar quente

SELECTOR DAS FUNÇÕES

TERMÓSTATO DE 50 °C A 250 °C

Permite uma distribuição uniforme do calor, com uma maior penetração nos alimentos. Os alimentos ficam ligeiramente dourados no exterior, mas com o interior macio.

Durante a cozedura, a porta do forno deve ficar fechada e a duração máxima do aquecimento não deve exceder 60 minutos. Mantenha a porta fechada durante o processo de cozedura com grelhador. Grelhar com a porta aberta pode danificar permanentemente o forno e comprometer a sua segurança durante o funcionamento.

(24)

7.5 Descongelação

SELECTOR DAS FUNÇÕES

TERMÓSTATO NA POSIÇÃO 0

Basta o movimento do ar produzido pela turbina para obter uma descongelação mais rápida dos alimentos. O ar que circula no interior do forno encontra-se à temperatura ambiente.

A descongelação à temperatura ambiente apresenta a vantagem de não modificar o gosto nem o aspecto dos alimentos.

(25)

7.6 Cozeduras com o espeto rotativo

SELECTOR DAS FUNÇÕES

TERMÓSTATO REGULADO AO MÁXIMO

Prepare a vareta do espeto rotativo com o alimento apertando os parafusos A dos garfos. Introduza as armações B nos furos do tabuleiro F. Coloque a vareta do espeto de maneira que a polia E seja guiada na parte côncava da armação B, no lado direito. Introduza totalmente o tabuleiro no forno até a ponta da vareta ficar na posição correspondente ao furo C. Nesta altura, mediante o movimento basculante das armações B, faça com que a ponta da vareta do espeto rotativo entre na sede

C de accionamento do motor do espeto rotativo, posta na parede lateral do forno.

Verta um pouco de água no tabuleiro para evitar a formação de fumaça.

Durante a cozedura, a porta do forno deve ficar fechada.

Uma intermitência regular da lâmpada piloto do termóstato durante a cozedura é normal e indica que a temperatura no interior do forno se mantém constante.

ATENÇÃO: as armações B devem ser montadas conforme ilustrado na figura ao lado.

(26)

7.7 Tabelas de cozeduras aconselhadas

Os tempos de cozedura, especialmente os indicados para a carne, variam em função da espessura, da qualidade do alimento e do gosto do utilizador.

COZEDURAS TRADICIONAIS

POSIÇÃO DA GUIA A PARTIR DE BAIXO TEMPERATURA (°C) TEMPO EM MINUTOS (*) PRATOS DE MASSA LASANHA MASSA ASSADA 2 - 3 2 - 3 210 - 230 210 - 230 30 40 CARNES VITELA ASSADA CARNE ASSADA PORCO ASSADO FRANGO PATO GANSO - PERU COELHO PERNIL DE CARNEIRO 2 2 2 2 2 2 2 1 170 - 200 210 - 240 170 - 200 170 - 200 170 - 200 140 - 170 170 - 200 170 - 200 30 - 40 POR KG 30 - 40 POR KG 30 - 40 POR KG 45 - 60 45 - 60 45 - 60 50 - 60 15 POR KG

PEIXE ASSADO 1 - 2 170 - 200 DEPENDENDO

DAS DIMENSÕES PIZZA 1 - 2 210 - 240 40 - 45 DOCES MERENGUES MASSA TENRA ROSCA PALITOS LA REINE BRIOCHE TORTA DE FRUTA 1 - 2 1 - 2 1 - 2 1 - 2 1 - 2 1 - 2 50 - 70 170 - 200 165 150 170 - 200 170 - 200 60 - 90 15 - 20 35 - 45 30 - 50 40 - 45 20 - 30

(*) = COM FORNO PRÉ-AQUECIDO

COZEDURAS COM O GRELHADOR

POSIÇÃO DA GUIA A PARTIR DE BAIXO

TEMPO EM MINUTOS

PRIMEIRO LADO SEGUNDO LADO

COSTELETA DE PORCO FILETE DE PORCO FILETE DE BOI BIFES DE FÍGADO BIFES DE VITELA

FRANGO CORTADO AO MEIO CHOURIÇO ALMÔNDEGAS FILETE DE PEIXE TOSTA 4 3 3 4 4 3 4 4 4 4 7 - 9 9 - 11 9 - 11 2 - 3 7 - 9 9 - 14 7 - 9 7 - 9 5 - 6 2 - 4 5 - 7 5 - 9 9 - 11 2 - 3 5 - 7 9 - 11 5 - 6 5 - 6 3 - 4 2 - 3

(27)

COZEDURAS COM AR QUENTE

POSIÇÃO DA GUIA A PARTIR DE BAIXO TEMPERATURA (°C) TEMPO EM MINUTOS PRATOS DE MASSA LASANHA MASSA ASSADA ARROZ DE FORNO 2 2 2 190 - 210 190 - 210 190 - 220 20 - 25 25 - 30 20 - 25 CARNES VITELA ASSADA PORCO ASSADO CARNE ASSADA FILETE DE BOI BORREGO ASSADO ROAST-BEEF FRANGO ASSADO PATO ASSADO PERU ASSADO COELHO ASSADO LEBRE ASSADA POMBO ASSADO 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 150 - 170 150 - 160 160 - 170 160 - 180 130 - 150 170 - 180 170 160 - 170 150 - 160 150 - 160 160 - 170 140 - 170 65 - 90 70 - 100 65 - 90 35 - 45 100 - 130 40 - 45 70 - 90 100 - 160 160 - 240 80 - 100 30 - 50 15 - 25

PEIXE 2 - 3 150 - 170 DEPENDENDO DAS

DIMENSÕES PIZZA 2 - 3 210 - 240 30 - 50 DOCES (PASTELARIA) ROSCA TORTA DE FRUTA PÃO-DE-LÓ BRIOCHE STRUDEL PUDIM DE PALITOS LA REINE PÃO TOSTA 2 - 3 2 - 3 2 - 3 2 - 3 1 - 2 2 - 3 2 - 3 1 - 2 150 - 170 170 - 190 190 - 220 160 - 170 150 160 - 170 190 - 210 220 - 240 35 - 45 40 - 50 25 - 35 40 - 60 25 - 35 30 - 40 40 7

(28)

8. LIMPEZA E MANUTENÇÃO

8.1 Limpeza da placa de vitrocerâmica

Antes de efectuar qualquer operação, é preciso desligar a alimentação eléctrica do aparelho.

A placa de vitrocerâmica deve ser limpa regularmente, melhor se depois de cada utilização, quando as lâmpadas piloto de calor residual estiverem apagadas.

Os traços claros causados pela utilização de panelas com fundo de alumínio podem ser removidos com um pano húmido embebido em vinagre.

Se permanecerem resíduos queimados depois da cozedura, remova-os com o raspador fornecido com o aparelho, passe por água e seque bem com um pano limpo. A utilização constante do raspador reduz em muito a necessidade de empregar produtos químicos para a limpeza quotidiana da placa de cozinha.

Não utilize em nenhum caso detergentes abrasivos ou corrosivos (por exemplo, produtos em pó, sprays para forno, removedores de mancha e palhas de aço).

8.2 Limpeza do aço inoxidável

8.2.1 Limpeza diária de rotina

Para a limpeza e conservação das superfícies de aço inoxidável, utilize sempre e unicamente produtos específicos que não contenham abrasivos ou substâncias ácidas à base de cloro.

Modo de utilização: deite o produto num pano húmido e passe-o sobre

a superfície a limpar. Passe depois tudo muito bem por água e seque com um pano macio ou com pele de camurça.

8.2.2 Manchas de alimentos ou resíduos

Evite terminantemente usar esfregões metálicos e raspadores cortantes para não danificar as superfícies.

Utilize os produtos normais para aço, não abrasivos, servindo-se eventualmente de utensílios de madeira ou de plástico. Passe depois tudo muito bem por água e seque com um pano macio ou com pele de camurça.

Evite deixar secar dentro do forno restos de alimentos à base de açúcar (por ex.: compota). Deixados durante muito tempo secos, podem danificar o esmalte que reveste as paredes interiores do forno.

(29)

8.3 Limpeza do forno (sem painéis com autolimpeza)

Para a boa conservação do forno é necessário limpá-lo com regularidade depois de arrefecer. Extraia do forno todas as partes que podem ser removidas.

Remova as gelhas laterais levantando-as pela parte frontal e extraia-as do seu furo posterior.

• Limpe as grelhas do forno e as guias laterais com água quente e detergentes não abrasivos, passe depois por água e seque.

8.3.1 Painéis com autolimpeza

O forno está equipado com painéis revestidos com esmalte contínuo com autolimpeza. Estes painéis permitem uma limpeza fácil do forno, garantindo a sua eficiência com o passar do tempo.

8.3.2 Utilização dos painéis com autolimpeza

Periodicamente, para manter o interior do forno sempre limpo, sem resíduos de alimentos nem odores desagradáveis, aconselhamos ligar o aparelho vazio a temperaturas não inferiores a 200 °C durante um tempo variável de 30 a 60 minutos, de maneira a permitir que os painéis com autolimpeza possam oxidar os resíduos presentes que, em seguida e com o forno frio, deverão ser eliminados com uma esponja húmida.

8.3.3 Manutenção dos painéis com autolimpeza

Para a limpeza dos painéis desaconselhamos o uso de cremes abrasivos e detergentes comuns. Limite-se ao uso de uma esponja húmida para não alterar as características do esmalte que reveste os painéis.

(30)

8.3.4 Desmontagem dos painéis com autolimpeza

Tire todos os acessórios do interior do forno e faça estas operações: 1. Tire as guias laterais (fig.1);

2. Extraia os painéis laterais “F” e “G” (fig.2);

3. Extraia o painel traseiro “A” depois de ter desatarraxado a porca “C” (fig.2);

4. Volte a montar os painéis recolocando-os nas condições originais.

1) 2)

8.4 Vidro da porta

Aconselhamos a mantê-lo sempre bem limpo. Use papel absorvente de cozinha. Para sujidade mais resistente, lave com uma esponja húmida e detergente normal.

(31)

9. MANUTENÇÃO EXTRAORDINÁRIA

O forno necessita de pequenas intervenções periódicas de manutenção ou da substituição de elementos sujeitos a desgaste, nomeadamente, juntas de vedação, lâmpadas, etc. Damos a seguir instruções específicas para levar a cabo cada um destes tipos de intervenção.

Antes de efectuar qualquer operação, é preciso desligar a alimentação eléctrica do aparelho.

9.1 Substituição da lâmpada de iluminação

Desmonte a cobertura de protecção A, desapertando-a no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Substitua a lâmpada B por outra idêntica. Monte de novo a cobertura de protecção A.

(32)

9.2 Desmontagem da porta

Abra a porta completamente e insira os pinos (fornecidos) nos furos pelo lado de dentro. Feche a porta a um ângulo de cerca de 45°, levante-a e extraia-a da sua sede. Para a voltar a montar, encaixe as dobradiças nas ranhuras próprias, deixe a porta apoiar em baixo e extraia as chaves de fenda.

9.3 Junta de vedação da porta do forno

A junta de vedação da porta do forno pode ser desmontada para permitir uma melhor limpeza do forno. Antes de tirar a junta de vedação é necessário proceder à desmontagem da porta do forno seguindo as instruções anteriores. Depois da porta desmontada, levante as linguetas existentes nos cantos da junta de vedação tal como se mostra na figura.

Referências

Documentos relacionados

Aplicada na separação do líquido de impurezas não voláteis (em solução no líquido), podendo ser um solvente usado numa extração, ou, para separar líquidos de pontos

O  contribuinte  A.  AZEVEDO  INDÚSTRIA  E  COMÉRCIO  DE  ÓLEOS 

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

For the matched samples of initial and non-repurchase firms, we find little support for the signaling role of operating performance variables. If operating performance would

Falar sobre relações afetivas em um espaço onde o grau de contato físico afetivo, é também regulado e controlado por regras, que determinam o local e quando podem se manifestar

 No caso de transformação do estabelecimento estável em sociedade, os lucros e reservas distribuídos por essa nova sociedade, bem como as mais-valias decor- rentes da alienação

Na análise geral do mercado de energia se observa que as em- presas certificadas pela norma NBR ISO 14001 não apresentam di- ferenças significativas na utilização dessa opção

Deste modo, para afastar a aplicação do regime de transparência fiscal em sociedades multidisciplinares, será necessário que a sociedade tenha mais do que cinco sócios e que mais