• Nenhum resultado encontrado

SATANÁS (O GRANDE ADVERSÁRIO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SATANÁS (O GRANDE ADVERSÁRIO)"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

SATANÁS

(O GRANDE ADVERSÁRIO)

Vítor Quinta Setembro 2004

Quem é este personagem e o que é que a Palavra de Deus nos diz acerca dele, do seu carácter e dos seus propósitos (ambição)?

Introdução

A Palavra de Deus faz inúmeras referências a um ser criado por YHWH para a Sua corte celestial, um “príncipe” nessa mesma corte, e que se veio mais tarde a designar por Satanás, cujo significado é “Adversário”, dado que este anjo veio a transformar a natureza com que foi originalmente criado por Deus. Algumas passagens refere-se a ele como diabo, ou dragão ou a antiga serpente ou, ainda, de Apoliom, o anjo do abismo (Apocalipse 9:11). Também é designado como “o tentador”, “o acusador dos seus irmãos”, “príncipe dos demónios”, “deus deste mundo”, “príncipe das potestades do ar”, “anti-Cristo” e também como “anjo de luz” – 2.Coríntios 11:14. A Palavra de YHWH também o designa como “enganador”, “pai da mentira” e “homicida”, desde o princípio.

A sua designação como “estrela da manhã” é também uma designação que era comum aos anjos criados por Deus. Esta designação aparece-nos, por exemplo, em Isaías 14:12 – “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva!...1”. Se,

porém, procurarmos conhecer os termos hebraicos que estão nesta passagem, aí encontraremos o nome deste personagem criado por Deus e do significado que tem (lembremos que no hebraico todos os nomes têm um significado): “Helel” ou “Heilel”2: “How are fallen from the shamayim, O Heilel3, son of the morning!”.

1 Versão de João Ferreira de Almeida (JFA). Ler também Job 38:7.

2 Tal como os restantes, este ser tem um nome que lhe foi dado pelo Criador. Do mesmo modo que

(2)

Este anjo decaído e todos os que ele arrastou na sua queda, são também designados como demónios ou espíritos enganadores. Eles põem todo o seu esforço e capacidades em tentar desviar o homem dos caminhos e da vontade de YHWH, de forma a perturbar o plano de salvação do homem.

Muitas outras referências são igualmente feitas a um grupo de anjos que se rebelou contra YHWH e que nos aparece identificado como “Satanás e os seus anjos”. Como veremos neste estudo, noutras passagens ele é ainda equiparado (por analogia) a um ser terreno corrupto, o princípe de Tiro.

Qual foi a sua missão inicial?

Este ser criado pelo Deus YHWH era, conforme o próprio Deus nos diz em Ezequiel 28:14: “tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo

de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas”. Como ser angelical,

este ser tinha por missão coadjuvar O Deus Todo-Poderoso (El Shaddai) junto do homem no Jardim do Éden. Deveria ter actuado sempre como um querubim protector. Afinal revelou-se um ser maligno que traiu a missão e o propósito para o qual Deus o havia escolhido.

O mesmo Deus YHWH também diz no versículo 15 que se achou nele iniquidade, i.e. desobediência às instruções de Deus4: “Perfeito eras nos teus caminhos,

desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti”. Como

sabemos, Deus criou todas as coisas subordinadas a leis instituídas por Ele. Também os seres angelicais obecedem a leis dadas por Deus e ligadas à fidelidade, obediência e humildade perante O seu Criador. Ora, aprendemos na Palavra de Deus que “iniquidade” é desobediência às leis de Deus, às Suas instruções, à Sua vontade5. Este querubim foi achado em falta perante Deus, tornando-se assim adversário de Deus e do homem, pois em tudo ele se opõe ao que Deus determinou, procurando desviar o homem do propósito para o qual Deus o criou: ser feliz, amando e servindo O seu Criador, andando debaixo da Sua vontade, fazer parte da família de Deus.

Exemplos: o anjo Gabriel que fez a anunciação do nascimento do “Emmanuel” a Maria. Agora reparemos que todos estes seres criados contêm o sufixo “El” que designa de forma clara quem foi o Seu Criador.

3 In “Restoration Scriptures” – True Name Edition, que inclui uma nota de rodapé apontando o

significado do nome Heilel como: “s.a.tan. “Heilel” que significa: “aquele que brilha”. – pag. 432”. Não será pois de estranhar o nome que através dos séculos lhe tem sido atribuído, a partir do Latim:

“Lúcifer”, que significa exactamente isso: “aquele que brilha” ou “portador de luz”. Na realidade, o

nome de “Lúcifer” não vem expressamente designado na Bíblia, mas sim a sua designação em hebraico “Helel” ou “Heilel”, cujo significado é o mesmo: “aquele que brilha”. Já na Septuaginta, em língua grega, o significado corresponde igualmente a “portador de luz” (“heósphoros”) – ver esta característica na passagem que está em 2.Coríntios 11:14.

Já noutras passagens, como em 2.Reis 1:1-6, 16, é referido um outro termo que também, segundo as palavras de Yeshua, personifica Satanás, o diabo, como nos diz em Mateus 12:24-27; este Belzebu ou Baalzebu, era o deus de Ecron, cujo significado é “senhor das moscas”...do cananeu: “senhor dos

lugares altos”. Há também autores que apontam o nome deste rebelde como sendo “Samael”. 4 A mesma desobediência que ele veio a instilar no coração dos homens.

5 Isto percebe-se de forma muito clara quando Satanás tenta a Yeshua, no final do seu jejum de 40

dias e 40 noites, e em que O Filho de Deus lhe responde sistematicamente: “Está escrito”! Portanto, o homem torna-se inexcusável perante Deus...porque a vontade de Deus “está escrita” para seu ensino e conduta.

(3)

Querubim perfeito...?

Este sinónimo de perfeição tem a ver com a natureza do próprio ser criado. Podemos dizer, como já vimos no versículo 15 acima que ele “foi” perfeito desde a sua criação “até” ao momento em que o seu coração se encheu de vaidade e se rebelou contra Deus, entrando pelo caminho da desobediência. Ele que já era um “príncipe” na Criação de Deus, aspirou em seu coração subir mais alto, i.e. ser igual ao Criador YHWH. De resto, vemos que este ser rebelde procurou sempre imitar YHWH, mas não no bom sentido, pois ele torceu os preceitos do seu Senhor.

Vale a pena fazer aqui um pequeno parêntesis para dizermos que se Deus deu ao homem a capacidade de escolha (livre arbítrio), vemos que também os anjos por Ele criados têm uma opção idêntica, isto é, ser obedientes ou rebeldes, estar debaixo da vontade e protecção de Deus ou escolher o caminho da auto-suficiência que levará à sua destruição eterna, como nos diz a Palavra de Deus.

Tal como Deus colocou o homem perante o caminho da vida e/ou o caminho da morte6, também os anjos têm igual opção. Assim, os anjos desobedientes que têm conduzido o mundo à desgraça em que se encontra, i.e. fora dos caminhos e da vontade de Deus, também estão condenados à destruição total no lago de fogo (Apocalipse 20:7-10, 14-15).

O que terá levado Lúcifer7 (pois esse é o significado do seu nome “Helel” ou “Heilel” no hebraico) a desobedecer ao Senhor YHWH?

A Palavra de Deus aponta-nos as razões da sua queda. O seu coração envaideceu-se com a sua formosura e destaque, tendo ambicionado envaideceu-ser mais elevado que todos os outros seres criados e vir a ser igual ao Altíssimo, ao contrário do Messias (Deus na carne, O Emmanuel) que sendo em forma de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus (Filipenses 2:6). Lúcifer quis ser igual ao Deus YHWH, como nos diz em:

• Ezequiel 28: 12-13 – “Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o

rei de Tiro8, e dize-lhe: Assim diz o Senhor YHWH: Tu9 eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardónia, topázio, diamante, turquesa, ónix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados”.

6 Deuteronómio 30:19

7 Na realidade, o nome “Lúcifer” não aparece na tradução de JFA que nos

habituámos a usar. Porém, se consultarmos a versão King James, verificamos que o que ali está escrito em Isaías 14:12 é: “How art thou fallen from heaven, O

Lucifer, son of the morning! how art thou cut down to the ground, which didst weaken the nations!” Também a Vugata Latina o refere por esse nome, conforme a nota de rodapé inserida na tradução da Bíblia de Jerusalém.

8 Lúcifer é aqui equiparado a um homem e como homem morrerá.

(4)

• Isaías 14:13-14 – “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima

das estrelas [anjos] de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”.

Foi esta ambição que fez Helel ou Heilel (Lúcifer) cair, passando de perfeito a iníquo. Ele induziu não só o homem à desobediência10, como induziu uma terça parte dos anjos a segui-lo na sua rebeldia, arrastando-os na sua queda e condenação, conforme nos é dito em Apocalipse 12:4a. Ele é o que semeia o joio no meio do trigo, o que espalha e mistura a má semente entre a boa, o que confunde o homem e gera as intrigas, a injustiça, as guerras e outros males. Ele é o que sempre tem perturbado o Plano de Deus para o homem. Por isso Paulo nos diz em Efésios 6:12 que não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra as hostes espirituais da maldade que habitam os lugares celestiais (aquele nível da Criação de Deus que o homem não tem condições de ver com os seus olhos carnais).

Embora Lúcifer se tenha transformado em Satanás (que significa “adversário”) a partir do momento da sua desobediência, ele continuou com acesso à Assembleia dos Santos, nos céus, conforme podemos ver pelas passagens que estão em Job 1:6-7 – “E num dia em que os filhos de Deus11 vieram apresentar-se perante

YHWH, veio também Satanás entre eles. Então YHWH disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu a YHWH, e disse: De rodear a terra, e passear por ela”. Isto acontecia porque o derramamento do sangue de um justo ainda não tinha

ocorrido. Esse Justo veio a ser o próprio Verbo Divino feito carne, O Emmanuel Yeshua, cerca de 4.000 anos após o pecado ter entrado no mundo.

O acesso às assembleias nos céus só passou a ser-lhe vedado quando O Messias Yeshua pagou o preço através do Seu sangue justo e justificador. Então, e só então, após batalha nos céus, Satanás e seus anjos foram lançados “nas trevas exteriores” (isto é, na Terra), porque, pela presença de YHWH nos céus há Luz e, pela falta da presença de YHWH na terra existem trevas: Apocalipse 12:3-4, 7, 9 (dragão e serpente que personificam: astúcia, malignidade, falsidade, veneno). Ele passou a ser designado como o “príncipe deste mundo”, como está escrito em João 12:31, 14:30, 16:11.

Características de Satanás e seu papel neste mundo

Já vimos que este querubim habitou nos céus e teve por missão guardar o Jardim do Éden e o homem. Mas o seu coração encheu-se de maldade e vaidade, a qual vem expressa na Palavra de Deus de várias maneiras:

Mentiras e enganos (ele é o pai da mentira – João 8:44); semeia a mentira no mundo; ele é o pai do falso profetismo, da idolatria, da feitiçaria, da astrologia, da necromância, do espiritismo, etc.

Roubador (roubou a glória de Deus que devia ter permanecido em todas as suas criaturas)

10 A Bíblia também nos apresenta este rebelde como um sedutor (para o mal). 11 Anjos

(5)

Rebelde e violento – toda a violência que está no mundo entre os homens e as nações tem por origem o governo de Satanás

Vaidade, auto-suficiência e auto-glorificação (onde também entra a altivez, a soberba, a vaidade, o egoísmo...)

Homicida desde o princípio – João 8:44.

São também estas características malignas que governam os corações dos que se deixam governar por ele12, daí o estado em que o mundo se encontra – Oséias 4:2. Mas Satanás não é o único culpado desta situação. Como sabemos, Deus colocou perante o homem dois caminhos: o caminho da vida e o da morte – Deuteronómio 30:15-20. Infelizmente a humanidade não quis ouvir a Palavra de Deus e andar no caminho da vida, mas sim no da morte, porque o diabo cegou-lhes o entendimento. Sendo o “pai da mentira” ele semeou a dúvida e a mentira (a má semente) no coração dos homens. Deturpou toda a Palavra e Vontade de Deus arranjando solenidades e celebrações ditas “cristãs” que não são mais do que as formas antigas do paganismo transpostas para o “cristianismo” dos nossos dias, tais como a celebração do Natal, do Halloween, da Páscoa em data diferente da que Deus determina na Sua Palavra, etc., ensinando a adorar a Deus através de coisas que Ele abomina, tais como as imagens idólatras ou as tradições dos homens…(Deuteronómio 12:30-31). O homem prefere seguir o caminho das nações e não o Caminho de Deus, que é estreito e recto aos Seus olhos.

Misturar os costumes pagãos nas nossas vidas é adulterar o ensinamento e a vontade de YHWH! O “deus deste mundo” é o mestre do engano, é o mestre das misturas, assim confundindo o ser humano. Veja-se a condenação que sobreveio à casa de Israel/Efraim (o reino do Norte) por terem abandonado os caminhos de Deus e terem ido após a idolatria: Jeremias 16:9-13 – “Porque assim diz YHWH

dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que farei cessar, neste lugar, perante os vossos olhos, e em vossos dias, a voz de gozo e a voz de alegria, a voz do esposo e a voz da esposa. E será que, quando anunciares a este povo todas estas palavras, e eles te disserem: Por que pronuncia YHWH sobre nós todo este grande mal? E qual é a nossa iniquidade, e qual é o nosso pecado, que cometemos contra YHWH nosso Deus13? Então lhes dirás: Porquanto vossos pais me deixaram, diz YHWH, e se foram após outros deuses, e os serviram, e se inclinaram diante deles, e a mim me deixaram, e a minha lei não a guardaram. E vós fizestes pior do que vossos pais; porque, eis que cada um de vós anda segundo o propósito do seu mau coração, para não me dar ouvidos a mim. Portanto lançar-vos-ei fora desta terra, para uma terra que não conhecestes, nem vós nem vossos pais; e ali servireis a deuses alheios de dia e de noite, porque não usarei de misericórdia convosco”. Esta profecia ainda

hoje tem cumprimento e, só aos poucos, alguns estão a ser chamados para voltar ao caminho da Verdade: a Lei de YHWH e a fé de Yeshua.

Quando o homem segue os caminhos contrafeitos/adulterados por Satanás, ainda que inconscientemente, e ainda que pareça bem aos seus olhos carnais, está a

12 A influência de Satanás nos governos do mundo pode ser encontrada nos grandes momentos da

História da humanidade e mais particularmente nos governos de Babilónia, Tiro, Pérsia, Grécia e Roma (e.g. as perseguições do povo de Deus; a “santa inquisição”, etc.) e mais recentemente em governantes que por ele se deixaram dominar: Hitler, Estaline, etc.

(6)

servir a mentira e não a fazer a vontade do Deus eterno. Está a afastar-se da obediência que Deus requer dos Seus filhos: Romanos 6:16 – “Não sabeis vós que

a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”

Hoje em dia vivemos numa verdadeira babilónia de enganos e mistificações de natureza espiritual/doutrinal que procura confundir ou engolir “até os escolhidos”. Todo este engano de Satanás tem sido pacientemente construído sobre a falsidade doutrinal ao longo de muitos séculos e com base em muitas filosofias humanas, que ainda hoje inquinam o pensamento do que busca a Deus e de que ele dificilmente se livra. Só a ajuda do Espírito Santo pode libertar o ser humano que busca a Deus com sinceridade de coração desta trama de enredos e mistificações satânicas. Satanás contrafaz tudo o que Deus instituiu, mas o homem torna-se culpado perante Deus por não buscar a Sua verdade e andar nela. Não nos esqueçamos que o diabo usa de artifícios tais que engana multidões que não buscam a Deus (são presa fácil para ele) e, se possível fora, até enganaria os escolhidos de Deus (Mateus 24:24). Ele tem o poder de se transformar em anjo de luz (2.Coríntios 11:14), assim enganando a muitos. Sabemos assim que o seu alvo principal são os escolhidos de Deus (a esposa de YHWH, os que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Yeshua: Apocalipse 12:17; 14:12) e não aqueles que viram as costas ao Altíssimo ou os que julgam andar no caminho que Deus propõe ao homem, mas não modificam as suas vidas de pecado e desobediência.

Tal como Lúcifer fez consigo próprio (olhou mais para a sua formosura e enalteceu-se a si próprio, envaidecendo-enalteceu-se), também o homem tem procurado conduzir a sua vida através da auto-suficiência e das suas próprias capacidades14, andando afastado de Deus e do Caminho que propôs ao homem. O apóstolo Paulo alerta-nos para o grande perigo do homem se afastar de Deus em Romanos 1:25: “Pois

mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”. Eis o grande mal.

O homem desviou-se e continua a desviar-se de Deus para sua própria perdição e destruição...eternas.

Satanás foi expulso dos céus. Ai da terra e dos que nela habitam porque o diabo desceu a vós como nos é dito em Apocalipse 12:12. Até ao fim, i.e. até que O Rei Yeshua venha de novo para reinar eternamente sobre todas as nações da Terra, ele promoverá a guerra e a confusão de doutrinas entre os homens, pretendendo levá-los à destruição, para que não aceitem a salvação de YHWH: O Emmanuel, Yeshua. O papel de Satanás e dos seus anjos no mundo tem sido o de contrariar o plano de Deus para a salvação do homem. Ele tem conduzido o mundo ao caos, ao abismo, à injustiça e à morte, induzindo o homem por caminhos afastados de Deus e da Sua vontade e verdade. Como diz em Ezequiel 28:18a: “Pela multidão das tuas

iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários”. As

iniquidades de Satanás, dos seus anjos e daqueles que o servem são uma multidão de desobediências (ex. Actos 20:30). Tal está à vista de todos, num mundo doente, desequilibrado, injusto, cheio de violência e sem esperança para aqueles que não se querem arrepender, e onde reina a mentira. Este tem sido o papel dele. Muito mais há para dizer sobre estes adversários (que são também uma multidão) que têm

(7)

conduzido os caminhos do homem para o caos e para a morte eterna, por culpa do próprio homem que se deixa conduzir por eles.

Continuemos a analisar a Palavra de Deus:

1. O Senhor Yeshua chamou-o de “o príncipe deste mundo” – João 12:31.

2. Em João 16:11 o Senhor Yeshua também nos diz que: “já o príncipe deste mundo está julgado”; Satanás e os seus anjos sabem que uma condenação inapelável já pesa sobre eles; sabem ainda que lhes resta pouco tempo, por isso sabemos que “toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora” como nos diz em Romanos 8:22, isto é, todas as criaturas sofrem a influência deste poder maligno. Está porém na sua mão chegaram-se a Deus, ao socorro permanente e fiel, Àquele que pode livrar o homem do pecado e torná-lo numa criatura perfeita, revestido da Sua imortalidade. Alcançar este alvo depende só do próprio homem e da sua entrega à misericórdia de Deus; não depende de mais ninguém.

3. Este poder que se opõe a Deus e à salvação do homem governa o mundo desde o princípio. Sabemos que “todo o mundo está no maligno”, como nos diz em 1.João 5.19b. E assim será até à vinda gloriosa do Nosso Senhor Yeshua, O Cristo. Então, no Reino Milenar de Yeshua, estes seres malignos serão “amarrados” durante mil anos, i.e. ser-lhes-á retirado o poder; depois, no final do milénio, voltarão a ser soltos por um pouco de tempo, tempo esse que aproveitarão para voltar a enganar a humanidade de então (os que se deixarem enganar). E, quando finalmente forem derrotados pelo Santo dos santos, serão destruídos para sempre no lago de fogo. É isto que a Palavra de Deus nos ensina.

4. Apesar de parecer que Deus está ausente dos destinos do mundo e dos acontecimentos que se estão a produzir todos os dias à nossa volta, tal não é verdade. O Plano de Deus há-de cumprir-se até ao fim e toda a Sua vontade prevalecerá! Tudo se cumprirá a seu tempo porque a Sua boca o disse, o que reduz Satanás e a sua corte à insignificância de seres criados que não tem poder para dominar até ao fim. Todos os que os seguirem (ou fizerem a vontade dele) serão igualmente destruídos.

Pela Palavra da Verdade, somos ensinados que existe na Terra (que a Bíblia designa como inferno – ou lugar inferior face à posição elevada dos céus – ou trevas exteriores para os anjos decaídos conforme lemos em 2.Pedro 2:4: “Porque, se

Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo”,

porque não mais tiveram acesso à presença de Deus) um grande grupo de seres criados por Deus (mas que se rebelaram contra O Altíssimo), com uma condição superior ao homem (Hebreus 2:7) que vem perturbando o plano de Deus desde o princípio da Criação, o que O obrigou a encontrar uma alternativa através do sangue de Yeshua, como Messias, como Filho de Deus, como Homem e como Cordeiro de Deus.

Sabemos ainda que após ter-se cumprido o sacrifício de Yeshua, e de Yeshua ter sido glorificado nos céus, Satanás e os seus anjos foram expulsos da assembleia

(8)

celestial, e passaram a habitar as trevas exteriores, os lugares inferiores, isto é, o mundo em que os homens habitam: “E houve batalha no céu; Miguel e os seus

anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” – Apoc.12:7-12. Vejam quão grandes ensinamentos nos são aqui

transmitidos. A Terra é assim o inferno ou as trevas exteriores destes seres celestiais rebeldes.

Por tudo o que já se disse acima, podemos ver que, desde o princípio da Criação, o homem tem sido um elemento vital nesta guerra santa entre o bem e o mal. Qualquer ser humano faz parte de um destes exércitos em confronto: o exército de Deus (através de Yeshua) ou o exército de Satanás. Não podemos fugir deste dilema. Temos que fazer uma opção de vida ou uma opção de morte enquanto aqui andamos. É evidente que se observam deserções de um exército para o outro:

 Quer dos que andam no engano e vêm ao conhecimento da verdade de Deus, se arrependem e se entregam a Deus e ao Seu Cristo através do batismo do arrependimento, e por isso passam das fileiras do exército de Satanás para o exército de Cristo (i.e., das trevas para a luz), Efésios 2:1-7, pois são almas resgatadas pelo sangue de Yeshua.

 Quer o inverso, aqueles que um dia tendo conhecido a verdade apostataram da fé e voltaram para trás, voltando a fazer parte das fileiras do exército do príncipe deste mundo.

A Palavra de Deus ensina-nos que aos primeiros está reservada a vida eterna, enquanto aos segundos está reservada a morte eterna (Deuteronómio. 30:15). Não podemos fugir desta verdade bíblica.

Em todo este processo o diabo tem um grande papel, iludindo e engodando o coração do homem, agarrando-o às coisas deste mundo, desta vida – 2.Coríntios 4:4: “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos,

para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. Lembremos que o próprio Yeshua foi tentado por Satanás. Este

“ofereceu-lhe” toda a glória deste mundo se prostado o adorasse. Só que o reino de Yeshua não é deste mundo mas de um outro que está prometido. E há Um só ao Qual se deve adoração: ao SENHOR YHWH.

O apóstolo Paulo é muito claro: o grande combate do homem é feito contra as hostes espirituais da maldade. Do sucesso desse combate depende a sua vida eterna ou a sua morte eterna – Efésios 6:12-18: “Porque não temos que lutar

(9)

potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.

Ao mesmo tempo, Paulo dá-nos a receita para a vitória: “Portanto, tomai toda a

armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”.

Difícil ao homem? Sim! Mas Yeshua mostrou-nos que, tal como Ele venceu a morte, também nós sairemos vencedores deste combate se nos confiarmos a Ele e andarmos nos Seus mandamentos.

Todos aqueles que se arrependeram e se entregaram a Deus, sabem que têm agora um Ajudador, um Consolador enviado por Deus, sem O qual não poderíamos ser vencedores. Deixando o homem velho para trás, tudo se fez novo em Cristo. Não andando mais segundo os costumes do mundo, como os que não têm esperança – Efésios 2:1-3: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em

que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. Mas já não somos mais, porque a verdade

de Yeshua nos libertou.

Façamos ainda referência à passagem que se encontra na carta à igreja de Esmirna, Apocalipse 2:9 que refere especificamente os que se dizem judeus15 mas aos quais Yeshua diz que são “a sinagoga de Satanás”. Porque razão haveria O Salvador de fazer semelhante acusação contra os que dizem segui-Lo? Vejamos:

• A palavra sinagoga significa na língua grega “casa de estudo”. Estudo de quê? Da vontade de YHWH expressa na Sua Lei eterna, a Torá dada a Israel.

• Então será de aceitar que a sinagoga dos verdadeiros crentes são os que procuram servir a YHWH segundo a Sua vontade, a Sua lei eterna, a Sua Torá.

• Para que possa haver uma sinagoga de Satanás é preciso que nessa “casa de estudo” não se ensine a verdadeira Lei de YHWH (ou que a mesma seja negada), conforme ela está escrita. Terão que ensinar assim uma lei que não respeita “o que está escrito”, como tantas vezes o próprio Senhor Yeshua disse: “está escrito”! E, esse ensino terá que ser distorcido, incompleto ou amputado daquilo que “está escrito”.

• Fácil se torna então concluir que Satanás, o iníquo, é quem está por detrás desse ensinamento adulterado. Se houver pois diferenças entre o “que está escrito” (por Deus) e a prática desses que dizem seguir a Cristo, estamos

(10)

perante algo que não abona a favor destes e que necessita de correcção nas suas vidas e no seu ensino. Mal estarão também os que acreditarem nos seus ensinamentos, pois esta será “a sinagoga de Satanás”. Estes são os que acusam os verdadeiros adoradores de serem “legalistas” ou “judaizantes”. Só Deus se poderá compadecer deles, chamando-os para o verdadeiro Caminho, Yeshua e a Sua Lei eterna, a Torá dada a Israel, se o seu coração estiver predisposto a aceitar a Verdade e a arrependerem-se enquanto é tempo.

• Lembremos o que YHWH nos diz a este respeito em Isaías 8:16, 20 – “16

Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos. 20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles”.

O poder terreno que lhe foi dado

A Bíblia Sagrada aponta-nos sob a forma de profecia o poder que este ser haveria de ter sobre todo o mundo. Em muitos aspectos ele quer imitar o Ungido de Deus, Yeshua. Vejamos algumas profecias importantes a este respeito.

O Capítulo 6 de Apocalipse vem-nos descrever as figuras de 4 cavaleiros, todos diferentes, mas em que cada um deles representa um castigo sobre a humanidade que não se chega a YHWH.

No caso particular do primeiro cavaleiro diz-nos em Apocalipse 6:2 – “E olhei, e eis

um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer”. À primeira vista muitos

confundirão este personagem com o próprio Ungido de Deus porque ele vem montado sobre um cavalo branco e vem investido de poder, tendo-lhe sido dada uma coroa e poder para sair vitorioso e para vencer. Ora é aqui que o maligno pretende que o confundamos com O verdadeiro Ungido de Deus.

Este poder que tem sido transmitido às organizações ditas “cristãs” mas que, ao longo dos séculos, têm torcido a verdade e apostatado da fé, lideradas principalmente pela Igreja de Roma e suas filhas, é também entendido como aquele que caracteriza o falso profetismo desde os tempos pós-apostólicos – o da grande prostituta e das suas filhas, a chamada “grande Babilónia”.

Reparemos que o verdadeiro Cordeiro virá montado igualmente num cavalo branco (que significa pureza e verdade) mas não terá um arco na sua mão, mas antes uma espada – Apocalipse 19:11: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que

estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça”. Leiamos toda a descrição que nos é feita nos vers. 7 a 16. Este é O Rei

que esperamos para governar eternamente, O Santo de Israel, O 5º cavaleiro que nos é mostrado em Apocalipse e que não deve ser confundido com o 1º cavaleiro que embora venha montado num cavalo branco representa um falso messias. Todos os primeiros quatro cavaleiros de Apocalipse 6 apontam para castigos que sobrevirão à humanidade.

Este 1º cavaleiro saiu a enganar as nações. Todos os seus ministros e os que o seguem serão destruídos para sempre.

(11)

A condenação do maligno e dos que o servem/seguem

A visão do castigo que há-de vir sobre estes personagens é-nos dada em várias passagens da Bíblia Sagrada. Uma delas está centrada na figura do rei de Tiro:

• Na figura de homem (príncipe de Tiro) – Ezequiel 28:2, 9. Esta analogia

entre o homem (princípe de Tiro) e o querubim Lúcifer decaído é bem evidente nestas palavras: “Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro:

Assim diz o Senhor YHWH: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares [povos]; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus... Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? Mas tu és homem, e não Deus, na mão do que te traspassa”. O coração, sempre o coração e

a ambição, a soberba, a vaidade e todos os males que o contaminam e levam à desgraça dos seres criados, sejam homens sejam anjos.

Na figura de anjo decaído (rei de Tiro) – Ezequiel 28:12-19: “Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor YHWH: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardónia, topázio, diamante, turquesa, ónix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá”.

Já vimos que estas hostes espirituais da maldade têm um líder: Helel ou Heilel (Lúcifer). Estas hostes do maligno irão ser vencidas pelo poder de YHWH e do Seu Cristo. Exemplo disso encontramo-lo nas Escrituras quando foi dado o poder do Espírito Santo aos 70 enviados por Yeshua – Lucas 10:17-18: “E voltaram os

setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demónios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu”. Imaginemos

então como será no fim dos tempos quando o próprio Senhor Yeshua voltar com todo o poder e glória! A derrota e condenação de Satanás perante YHWH é certa.

(12)

Apocalipse 20:1-3 é muito claro a este respeito: “E vi descer do céu um anjo, que

tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo16, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo”.

Reparemos porém que o poder de Satanás não se extinguirá com a vinda gloriosa do Rei Yeshua. Antes lhe será retirado por mil anos e será humilhado. Muitos quando o virem derrotado perguntarão: “É este o varão que enganava as nações?”, não podendo acreditar que tal personagem tivesse causado tanto mal à humanidade. Findos os mil anos, esse poder ser-lhe-á de novo restituído, voltando à sua vocação de enganador e de revolta, saindo de novo a enganar as nações, congregando-as para uma batalha final – Apocalipse 20:7-10: “E, acabando-se os

mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”. Este sim, será o seu castigo final: a

destruição! Não será somente o fim dele mas de todos os que estiverem com ele, i.e. que se deixarem enganar por ele.

O Senhor Yeshua confirma-nos em Mateus 25:4b – “Apartai-vos de mim,

malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. A quem é

que O Todo-Poderoso dirá estas palavras? A todos os que não quiseram crer na Verdade.

Eis o retrato de um ser angelical que traiu a missão que Deus lhe havia dado; que se encheu de violência e de mentira. Continuemos a analisar a sua condenação à luz das Escrituras:

• Isaías. 14:9-11 – a sua soberba será derrubada: “O inferno desde o

profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações. Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós. Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão”,

prosseguindo:

• Isaías. 14:12-17: “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da

alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus

16 Não é propósito deste estudo analisar as profecias bíblicas acerca dos anjos decaídos que se

encontram presos no “poço do abismo” e que está profetizado serem soltos no tempo da grande tribulação do fim que antecederá a vinda gloriosa do Salvador Yeshua, como Rei Eterno. Ex.: Lucas 8:31; Apocalipse 9:1-2, 11; 20:1, 3, mas é neste local que Satanás e os seus anjos serão encerrados durante os mil anos do governo de Yeshua sobre toda a Terra. O Livro de Enoque dá-nos alguns detalhes sobre os anjos que ali se encontram encerrados.

(13)

exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos? Ele será preso e humilhado perante o

poder de Deus e do Seu Cristo e à vista de todos!

• O coração deste ser celestial encheu-se de perversidade, ambição, orgulho (soberba), vaidade, querendo subir mais alto que todos os outros seres criados. Apesar da sua formosura foi achada iniquidade no seu coração. O seu coração inclinou-se para o mal e, até hoje, assim permanece. A sua condenação encontramo-la em Isaías 14:18-20: “Todos os reis das nações,

todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada. Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado. Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será jamais nomeada”.

Que assim seja. Amém.

Referências

Documentos relacionados

Caso a resposta seja SIM, complete a demonstrações afetivas observadas de acordo com a intensidade, utilizando os seguintes códigos A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões

(C) oferecem-lhes alimentos para provarem. Escolhe as palavras do quadro que permitem completar as frases, de acordo com o sentido do Texto A... Utiliza cada palavra apenas

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

§ 4º - Nenhum pagamento será realizado pela CONTRATANTE sem que antes seja procedida prévia e necessária consulta ao Sistema de Cadastro de Fornecedores – SICAF – para

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

 imediatamente, se tiver diarreia intensa ou persistente, náuseas, perda do apetite ou vómitos, uma vez que o seu médico pode ter que interromper o tratamento com Tarceva, e pode

Estarão abertas, entre 03 a 22 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado).. Maiores informações

Para o cálculo do quociente locacional e coeficiente de especialização foram usados dados relativos ao emprego e energia elétrica total e na Indústria da Madeira e