• Nenhum resultado encontrado

Livros! Livros! Livros!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Livros! Livros! Livros!"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Livros!

A Summer Hammond passou delicada- mente os dedos pelos vários livros na es- tante da biblioteca. Havia ali tantos livros com tantas histórias! Puxou as tranças loi- ras para trás dos ombros e sentiu uma feli- cidade enorme enquanto decidia que livro escolher. Adorava ler, e a biblioteca era um dos seus lugares preferidos. Por isso, quando a Ellie MacDonald, uma das suas melhores

(2)

amigas, tinha dito que precisava de um li- vro para o seu projeto de arte, a Summer ficou feliz por poder acompanhá-la e leva- ram também a outra melhor amiga, a Jas- mine Smith.

A Ellie estava a folhear um livro sobre como fazer marionetas. — Este livro é mesmo o ideal para o meu projeto na es- cola — disse ela em voz baixa, para que a empregada da biblioteca não as mandas- se calar. — Vou ficar aqui a tirar algumas notas.

A Jasmine sentou-se ao lado dela. — De quanto tempo precisas? — perguntou ela com um suspiro.

— Não sei bem — respondeu a Ellie.

— Porque é que não aproveitas para ler um livro enquanto esperas? — sugeriu a Summer à Jasmine.

(3)

Mas a Jasmine abanou a cabeça. — Vou só ficar aqui sentada à espera. Não gosto lá muito de ler.

A Summer sabia que a Jasmine preferia cantar, dançar e estar ativa a ler sossegada- mente. Mas tinha de haver um livro de que a amiga gostasse! Tinha de haver!

Começou a procurar nas estantes. Pronto!

Encontrou o livro perfeito. — Experimenta este! — disse ela, tirando-o da prateleira e estendendo-o à amiga.

A Jasmine leu o título: Pandora Parks: Es- trela Pop! A rapariga na capa era mesmo parecida com ela, de cabelo comprido e olhos castanhos. Segurava um microfone vestida com um macacão. A Jasmine virou o livro para ler a contracapa.

— Por acaso este livro até parece interes- sante — admitiu ela.

(4)

— Tenta lê-lo — en- corajou-a a Summer.

— Há imensos li- vros sobre a Pan- dora. Num é uma

estrela pop, nou- tro é atriz, mode- lo e tem montes de aventuras. Te- nho a certeza de que vais gostar…

A Summer sorriu ao ver que a amiga já estava a ler a primeira página. Sorriu novamente para si própria e voltou à estante. E agora, que livro poderia ela ler?

Retirou vários livros antes de optar por um sobre o salvamento de um animal. Sen- tou-se ao lado das amigas e começou a ler.

(5)

Meia hora depois, a Ellie fechou o seu caderno. — Pronto, já recolhi a informação importante para o meu projeto na escola.

Agora só preciso de ir para casa e fazer a marioneta!

Levantou-se e voltou a pôr o livro na prateleira.

A Summer espreguiçou-se e levantou-se também. A Jasmine continuava com a cabe- ça enfiada no livro Pandora Parks: Estrela Pop!

— Jasmine, vamos voltar para casa da Ellie.

A Jasmine pestanejou. — Mas agora es- tou numa parte mesmo emocionante. Não posso parar de ler!

A Summer deu uma gargalhada. — En- tão, afinal também gostas de livros!

— Deste, sem dúvida. É espetacular! — dis- se a Jasmine, entusiasmada. — Vou requisitá-lo

(6)

para poder acabar de ler em casa. A Pan- dora passa por tantas aventuras!

A Ellie respondeu. — Tal como nós!

As três amigas trocaram sorrisos. Parti- lhavam um segredo muito especial. Na feira da escola tinham encontrado uma caixa em madeira trabalhada. Era uma caixa mági- ca feita pelo rei Merry, que governava um lugar encantado chamado Reino Secreto.

Cada vez que o povo do Reino Secreto pre- cisava da ajuda das raparigas, a sua amiga fada, a Trixibelle, enviava-lhes uma mensa- gem na caixa e depois eram transportadas num remoinho para esse lugar maravilhoso.

— Onde está a Caixa Mágica? — sus- surrou a Jasmine.

— Aqui — respondeu a Ellie, pondo a mochila sobre a mesa e dando-lhe uma palmadinha.

(7)

— Quando é que receberemos nova men- sagem do Reino Secreto? — perguntou a Summer.

A Ellie abriu a mochila e retirou a Caixa Mágica. Dos lados, tinha gravadas imagens de criaturas mágicas e no tampo havia seis pedras verdes.

— Oh, quem me dera que começasse agora a brilhar! — desejou ela.

Uma luz intensa apareceu sob o tampo espelhado da caixa.

(8)

— Funcionou! — exclamou a Ellie, ma- ravilhada.

A Jasmine olhou esperançada para a caixa. — Quem me dera ter um milhão de euros!

— Chiu! — adver-

tiu a funcionária da biblioteca.

— Vamos! — disse a Ellie, pondo a caixa na mochila. Os seus olhos brilhavam de ex- citação. — O Reino Secreto precisa de nós!

É melhor irmos para outro lugar onde pos- samos olhar bem para a caixa e ver se traz uma mensagem para nós!

— Sigam-me! — De coração aos pulos, a Summer conduziu-as para fora da secção infantil, passando por outros corredores.

Nova aventura estava prestes a começar!

(9)

— Onde será que iremos desta vez? — sussurrou ela.

— E que ingrediente teremos de encon- trar? — perguntou a Jasmine.

O Reino Secreto estava em fortes apu- ros. A irmã do rei Merry, a malvada rainha Malice, tinha-lhe dado bolo amaldiçoa- do. Ele estava lentamente a transformar- -se num sapo malcheiroso. A rainha Malice planeava assumir o governo do reino quan- do a transformação chegasse ao fim. A úni- ca forma de travar a maldição da rainha era dar a beber ao rei Merry uma poção, mas para isso precisavam de seis ingredien- tes muito raros. Até agora tinham consegui- do favos de mel, pó de açúcar prateado, pó dos sonhos e um pouco de água milagrosa da Cascata dos Salpicos Transparentes. Só faltavam dois ingredientes!

(10)

Chegaram a um recanto afastado na bi- blioteca, cheio de pilhas de jornais antigos cobertos de pó. — Aqui creio que estamos a salvo — sussurrou a Summer. — Nunca ninguém vem para esta zona.

As raparigas ajoelharam-se e tiraram a Caixa Mágica da mochila da Ellie. O tam- po espelhado continuava a brilhar com uma luz prateada. As raparigas viram letras arredondadas aparecer no tampo, logo for- mando palavras que a Jasmine leu:

Ellie, Summer e Jasmine, por favor Procurem um lugar com árvores altas

Onde nascem os contos.

É para lá que devem ir!

(11)

Quando acabou de ler, faíscas espalha- ram-se pelo tampo da caixa e esta abriu como que por magia. Lá dentro havia seis compartimentos, cada um contendo um ob- jeto mágico diferente. Um deles era um lindo mapa do Reino Secreto, que agora flutuava no ar e logo se abriu à frente dos olhos das raparigas.

(12)

A Summer olhou, maravilhada, para a ilha em forma de lua crescente que apare- cia no mapa mágico.

— Vejam! Ali estão os dragões mágicos!

— sussurrou a Ellie, apontando para um vale tranquilo onde belas criaturas dor- miam sob os ramos brancos e cor-de-rosa de cerejeiras em flor.

(13)

— E o Lago dos Nenúfares! — disse a Jasmine, apontando para o lugar onde ti- nham estado na última aventura. Ninfas de pele azulada divertiam-se na água cristali- na com os seus caracóis aquáticos gigantes.

— Aonde é que iremos desta vez? — in- terrogou-se a Summer, examinando o mapa com o olhar. — Aqui diz «um lugar… onde nascem os contos…».

A Ellie franziu o sobrolho. — Talvez seja um manicómio? Lá há muitos tontos…

— Não é nada disso — disse a Summer.

— C-O-N-T-O-S é o que diz o enigma, como contos de fadas, percebes?

— Talvez seja uma biblioteca! — sugeriu a Jasmine. — Vamos ver se conseguimos en- contrar uma.

Olharam as três cuidadosamente para o mapa, mas não conseguiam ver nenhuma biblioteca.

(14)

A Ellie voltou a ler o enigma. — Espe- rem! O enigma não fala só de contos, mas também de um lugar onde existem árvores.

— E se for aqui? — disse a Summer, apontando para um bosque onde se viam árvores altas e relva verde rodeados de alegres cogumelos vermelhos e brancos.

Ela leu a legenda e susteve a respiração.

— Floresta dos Contos de Fadas! Tem de ser isto!

— Acho que tens razão! — disse a Jas- mine.

— Sem dúvida — acrescentou a Ellie, ven- do mais de perto. — Mas as árvores pare- cem estranhas.

A Summer percebeu o que ela quis dizer.

As árvores pareciam ter folhas retangulares esquisitas. — A Trixi deve saber porque são assim — sorriu ela. — Vamos chamá-la!

(15)

As raparigas pousaram as mãos sobre as pedras verdes do tampo da caixa e olharam umas para as outras.

— A solução do enigma é «Floresta dos Contos de Fadas!» — disseram em coro.

Referências

Documentos relacionados

[r]

parque não era muito longe e eu não tinha mesmo nada de muito melhor para fazer - nem sabia ainda onde é que eu ia dormir - por isso fui para lá.. Não me sentia cansado

Dignos de nota havia ainda o Cruz, tímido, enfiado, sempre de orelha em pé, olhar covarde de quem foi criado a pancadas, aferrado aos livros, forte em doutrina cristã, fácil como

Consideram infantil a ideia que ele faz do interior e admitem que ele próprio receia aquilo de que lança mão para atemorizar o homem; sim, ele tem mais medo do que o

A capacidade de autofagia melhora a sobrevivência das células tanto pela capacidade de manter o metabolismo celular em condições de hipóxia ou de privação de nutrientes,

No presente estudo, serão relatadas as sínteses de doze complexos de európio (III) inéditos contendo diversos ligantes que possuem pelo menos um núcleo heterocíclico,

Novos Ligantes Ácidos Selenínicos, Anidrido Selenínico e -Disselenóxido para Síntese de Complexos de Lantanídeos: Um Estudo Experimental e Teórico.. possível o uso do

As mortes por acidentes no trabalho são entendidas como a expressão máxima do desgaste do corpo e da saúde dos trabalhadores, submetidos a relações e a condições de