• Nenhum resultado encontrado

ETAPA 2 EDUCAÇÃO INFANTIL. EXPERIÊNCIAS e ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE ETAPA 2 11ª Quinzena 23/09 a 07/10/2020 ARRANJO 3 BRINCADEIRAS FAVORITAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ETAPA 2 EDUCAÇÃO INFANTIL. EXPERIÊNCIAS e ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE ETAPA 2 11ª Quinzena 23/09 a 07/10/2020 ARRANJO 3 BRINCADEIRAS FAVORITAS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

ETAPA 2

1

EDUCAÇÃO INFANTIL

EXPERIÊNCIAS e ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE ETAPA 2 11ª Quinzena

23/09 a 07/10/2020

ARRANJO 3 “BRINCADEIRAS FAVORITAS”

"Brincadeiras Favoritas é um tema tratado de forma aprofundada e que amplia experiências construídas pelas crianças nas investigações propostas na etapa anterior, aos 4 anos, no arranjo Conhecer para Brincar. O propósito dessas investigações é que as crianças pequenas possam ampliar o seu repertório de brincadeiras e jogos tradicionais, explorando as regras, os movimentos, os espaços, as preferências do grupo, a socialização e as interações entre os pares." (p. 341)

* Fonte: Orientações Metodológicas SESI - 4 e 5 anos.

IMPORTANTE: Muitas das Experiências e Atividades, do Arranjo 3 "Brincadeiras favoritas" e seus Temas, propostas pelo material didático da professora e da criança, referem-se a ações educativas de vivências infantis, algumas trazidas de casa e desenvolvidas na escola, outras aprendidas na própria escola por meio de suas interações, principalmente com a professora e os colegas da turma. Por conta do cenário mundial e nacional em que estamos passando, devido à Pandemia (Coronavírus/COVID-19), a situação precisou inverter-se, agora é "a Escola no Lar", por isso a criação do Programa Estudo no Lar, necessitando que esse Arranjo passasse por maiores adaptações, adequações, analisadas e planejadas de modo que não deixasse de ser trabalhado com as crianças em seus lares, com o auxílio de seus pais ou responsáveis.

(2)

ETAPA 2

2

ARRANJO 3 “BRINCADEIRAS FAVORITAS”

Intercampos de Experiências: Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Material Didático da Criança (p. 36):

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, de desenhos, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.

(EI03EF05) Produzir uma lista das brincadeiras preferidas, tendo o adulto (responsável) como escriba.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre o gênero textual lista, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros dos nomes das brincadeiras preferidas por meio do alfabeto móvel.

(EI03ET04) Registrar observações e manipulações, usando múltiplas linguagens (desenho e registro escrito), em diferentes suportes.

Tema 1: Minha brincadeira preferida

(3)

ETAPA 2

3 Orientações ao Responsável:

1. Quanto mais informações você (adulto) sabe sobre a sua criança, mais colaborará com o crescimento saudável dela. Para o melhor desenvolvimento do Arranjo 3 proposto pelo material didático da professora e do aluno (da criança), do Sistema SESI-SP de Ensino (SSE-SP), faz-se necessário que você saiba quais brincadeiras a criança já conhece, quais são as suas preferidas, quem são as pessoas que ela gosta de brincar e quais os lugares que mais lhe agrada.

2. Conversar com a criança para obter as respostas dos seguintes questionamentos:

Quais brincadeiras você (criança) conhece? Peça para mencionar no mínimo umas cinco (05). Quais delas é a sua brincadeira preferida? Quem são as pessoas (crianças e/ou adultos) que você mais gosta de brincar na escola e em casa? Quais são os seus lugares preferidos para brincar (não somente espaços da escola e/ou da casa)?

Exemplos: Pode gostar de brincar na casa da avó ou outro familiar; na praça perto de sua residência (se houver); no quintal da vizinha e outros.

3. Registrar os nomes de algumas brincadeiras preferidas da criança, no mínimo três (03), sendo ela quem dirá e você (adulto) quem escreverá em 01 folha de papel sulfite A4 branco. Após a escrita, ler com/para a criança essa listagem. Atenção:

Construa a escrita dessas palavras junto à criança, permita que ela mencione as letras a serem utilizadas ou, pelo menos, deixe-a tentar. Façam uma "lista", portanto, uma palavra (nome da brincadeira) abaixo da outra, enumerando-as, podendo ser no mínimo 03. Se puder e quiser, mantenha essa lista fixada no quarto da criança ou outro lugar da casa, para que ela sempre queira observar, brincando de ler, utilizando-a como fonte de consulta para as futuras escritas.

4. Entregar para a criança a folha impressa com o "alfabeto móvel" e explicar: I. "O alfabeto é o conjunto das letras de um sistema de escrita, dispostas em ordem convencionalmente estabelecida, que unidas de maneiras diferentes formam as palavras". II. "O alfabeto português (o da nossa língua materna, a Língua Portuguesa) apresenta 23 letras e, ao incluir as letras K, W e Y, totalizam 26 letras".

III. "O alfabeto móvel é um instrumento utilizado para auxiliar na alfabetização, que contribui na construção da escrita de palavras, por isso a repetição de todas as letras, nomeando-as, identificando as letras iniciais e finais das palavras, bem como os sons e a quantidade de letras para formar cada palavra".

5. Ler com a criança o "alfabeto móvel", mesmos as letras repetidas, para observar a quantidade que há de cada letra (conte-as), depois convide a criança a recortar cada letra no espaço delimitado, devendo você (adulto) orientar no uso correto da tesoura, incentivando e auxiliando-a no recorte. Atenção: Guarde todas essas letras dentro do envelope entregue pela professora, utilizando o clipe para sempre mantê- lo fechado, sem perder nenhuma letra para a construção de palavras.

6. Utilizar o alfabeto móvel para montar os nomes das brincadeiras preferidas escritas na lista. Adulto, apoiar a criança para primeiro tentar escrever (montar) sozinha, depois pegue a lista que vocês fizeram e auxilie-a na construção da escrita dos títulos

(4)

ETAPA 2

4 com as letras desse alfabeto, realizar em uma superfície plana. Ao terminar, pedir para ela ler.

7. Escolher a brincadeira preferida da criança, perguntando-lhe como se brinca. Permitir que ela explique as regras e se você (adulto) conhecer alguma variação da brincadeira escolhida, explicar as regras de como você brincava. Comentar que brincarão das duas (02) maneiras, caso haja diferenças nas regras. Enfim, convide-a:

Vamos brincar?

8. Em outro momento, escolher outras brincadeiras. É importante que as brincadeiras da lista sejam utilizadas para que a criança possa ampliar o seu repertório, mas não se esqueça, é brincando que se aprende! Algumas das brincadeiras, além das preferidas, que podem ser vivenciadas por vocês (o adulto com a criança e quem mais possa participar da casa, conforme os devidos cuidados) durante toda a 11ª Quinzena, várias vezes, e até mesmo continuar se estendendo pela vida! Sugestões:

Pega-pega; Alerta; Queimada; Mãe da rua; Esconde-esconde; Amarelinha; Cinco Marias; Bolinhas de gude; Peteca; Pião; Elástico; Caça ao tesouro; Corrente;

Chicotinho queimado; Brincadeiras com corda e Jogos com bola(s). Atenção: Escolha bem os espaços em que essas brincadeiras e jogos serão realizados, zelando pela saúde da criança e a sua, como também de outros envolvidos (se houver) e sempre (re)lembrando as regras de cada um(a). Mantenha paciência ao ter que explicar, ensinar as brincadeiras e os jogos mais de uma vez, trata-se de uma criança pequena, que está pronta para aprender e sentir-se feliz ao brincar com as pessoas que ama!

9. Realizar a proposta da página 36, pedindo à criança para desenhar a sua brincadeira preferida e escrever o nome dela no espaço delimitado, com lápis grafite e pintura com lápis de cor.

10. Atenção: Não será possível realizar essas Experiências e Atividade em um único dia.

ARRANJO 3 “BRINCADEIRAS FAVORITAS”

Intercampos de Experiências: Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Material Didático da Criança (p. 37-38):

(5)

ETAPA 2

5 Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, de desenhos, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.

(EI03EF03) Tentar identificar palavras conhecidas por meio de indícios fornecidos pelo texto.

(EI03EF06) Produzir uma lista de nomes de brincadeiras e/ou jogos, por meio de escrita espontânea, em situação com função social significativa.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre o gênero textual lista, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros dos nomes de objetos necessários em alguns jogos e brincadeiras, por meio de listagem no papel e do alfabeto móvel.

(EI03ET04) Registrar observações e manipulações, usando múltiplas linguagens (desenho e registro escrito), em diferentes suportes.

Tema 2: Que brincadeira é esta?

Orientações ao Responsável:

1. Após a realização das experiências e da atividade propostas anteriormente, a criança terá a oportunidade de continuar colocando em prática algumas aprendizagens por

(6)

ETAPA 2

6 meio do registro escrito. Adulto (você), explorar as formas de escrita da criança para que leia e compare com a listagem já produzida.

2. Refletir: Vocês realizaram outras brincadeiras, além das preferidas escritas na lista?

Brincaram com algumas das brincadeiras e/ou jogos que foram sugeridos? Entregar 01 folha sulfite A4 e 01 lápis grafite para a criança, pedir a ela para escrever, da maneira que pensa ser, os nomes de no mínimo 03 brincadeiras ou jogos que realizaram, sem ser os que estão na listagem. Atenção: Permitir que a criança escreva sozinha no papel e depois pedir para ela fazer a leitura. Você (adulto) não pode ajudar nesse momento, nem querer corrigir, trata-se de uma escrita espontânea.

3. Entregar à criança o "alfabeto móvel" e permitir que ela esparrame as letras em uma mesa ou outra superfície plana, sempre cuidando para não perder nenhuma. Pedir à ela que monte os nomes das brincadeiras e/ou jogos que escreveu sozinha na folha.

Nessa experiência/atividade você (adulto) contribuirá com a construção desses nomes, perguntando com que letras iniciam, incentivando-a a perceber os sons das letras na formação de cada palavra, com que letras terminam, enfim, você auxiliará na escrita convencional dessas palavras, podendo ser uma abaixo da outra, mas se faltarem letras, a criança pode ler e desmanchar a palavra para construir a outra.

4. Propor à criança para construir, em outra folha sulfite, uma "lista de objetos" (um abaixo do outro) utilizados para brincar, enumerando-os, com o auxílio do adulto (você), como por exemplo: 1. CORDA; 2. BOLA; 3. BOLA DE MEIA; 4. BOLINHA DE GUDE; 5. PEDRA e/ou outros objetos necessários em alguns jogos e brincadeiras.

Atenção: Escrita com letras maiúsculas, tanto o adulto quanto à criança, por ser mais acessível e mais empregada no universo da escrita (placas, muros, cartazes, roupas, etc.), contribuindo com o processo de alfabetização no período da Educação Infantil.

5. Agora a experiência será a criança fazer a leitura da lista dos objetos escritos com a sua colaboração e, por fim, ela montará sozinha os nomes desses objetos com o alfabeto móvel, mas tendo a lista como fonte de consulta, comparando a escrita no papel com a escrita das letras móveis.

6. Realizar a proposta da página 37, momento em que primeiramente o adulto (você) lerá para/com a criança o texto sobre a brincadeira Corre cutia, do Folclore Popular, acompanhando com um dos dedos, da esquerda para a direita e de cima para baixo, até o final. Pedir para a criança escrever o nome da brincadeira na linha indicada, então: CORRE CUTIA, procurando sempre permitir que a criança tente sozinha, auxiliando-a no que for preciso. Desafio: Ditar as seguintes palavras desse texto e pedir à criança para circulá-las de acordo com a cor mencionada por você (adulto).

Eis a ordem das palavras e as cores a serem solicitadas: AVÓ (cor azul), TIA (cor amarela), MOÇA (cor rosa), CORRE (cor verde), CORAÇÃO (cor vermelha) e CASA (cor marrom). Atenção: Palavras que aparecem mais de uma vez, devem ser circuladas da mesma cor, nesse caso, as duas (02) vezes que surgiram no texto.

7. Conversarem sobre a brincadeira Corre cutia, perguntando à criança se já brincou, onde e com quem, conhecida como a brincadeira Pega-pega com ciranda, visto acontecer em roda. Se você (adulto) conhece a brincadeira, mas com um texto um pouco diferente ou até mesmo a própria criança, apresentem oralmente a variação desse texto. Propor à ela para brincarem, convidando as outras pessoas da casa (se houver), ou quem puderem, dizendo que o objeto não precisa ser uma bola, pode ser um lenço ou pano, por isso também chamada de Lenço atrás. Divirtam-se!

(7)

ETAPA 2

7 8. Realizar a proposta da página 38, momento em que a criança desenhará com quem ela brincou, no espaço delimitado, podendo utilizar o material gráfico que preferir, lápis grafite, lápis de cor ou giz de cera. Importante: A criança precisa utilizar, além do lápis grafite e os lápis de cor, canetinhas coloridas de pontas grossas e finas, giz de cera, tintas, dentre outros materiais para que tenha a oportunidade de conhecer diferentes recursos gráficos para escrever, desenhar e pintar, pensando combinações a fim de aprender mais.

9. Atenção: Não será possível realizar essas Experiências e Atividades em um único dia.

ARRANJO 3 “BRINCADEIRAS FAVORITAS”

Intercampos de Experiências: Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Material Didático da Criança (p. 39):

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, atuando de forma progressiva e autônoma nos cuidados essenciais, de acordo com suas necessidades.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, de desenhos, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.

(EI03EF06) Produzir a escrita espontânea de palavras.

(8)

ETAPA 2

8 (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras, partindo do alfabeto móvel.

(EI03ET04) Registrar observações e manipulações, usando múltiplas linguagens (desenho e registro escrito), em diferentes suportes.

Tema 3: Brincadeiras com bola Orientações ao Responsável:

1. "Senta que lá vem o bate-papo": Convidar à criança para fazerem uma roda de conversa sobre as Brincadeiras com bola. Pergunte à ela quais conhece e se já brincou todas elas. Após ouvir à criança, mencione algumas brincadeiras que utilizam o recurso "bola". Sugestões: Alerta; Bobinho; Bola na parede dentre tantas outras que você (adulto) brincou em sua infância ou adolescência e pode resgatar e brincar agora com a "sua criança". Atenção: Para quem tem acesso à internet o Site da Bem é muito interessante, seu Link: https://brasileirinhos.wordpress.com/brincadeiras/ - Brasileirinhos, uma publicação da Bem, apresenta 100 brincadeiras para ensinar/aprender brincando, trazendo além dos nomes, suas variações, informações e regras básicas.

2. Importante: Organizar-se para escolher as brincadeiras e/ou os jogos que brincará com a criança, podendo selecionar vários deles para dias diferentes e brincarem diversas vezes durante toda a Quinzena, estendendo-se para o fim do ano e pela vida em família, agregando a todos da casa, que puderem e quiserem, mantendo todos os cuidados sanitários (Pandemia) com o corpo e necessários quanto aos espaços disponibilizados.

3. Orientar-se sobre a confecção de "bolas de meia e de papel", por meio do texto básico enviado pela professora, para quem não tem acesso à internet, a ser lido por você (adulto) para a criança, demonstrando a importância da função social da escrita ao ler os passos para confeccionarem as bolas. Após a leitura e a compreensão, confeccionarem para brincar! Atenção: Mesmo que haja o objeto "bola" em casa, confeccionar as "bolas de meia e a de papel", assim, dependendo da brincadeira usarão uma delas, cada bola traz uma experiência diferente para a criança.

4. Para a família que tem acesso à internet, assistir aos vídeos caseiros que orientam na confecção da bola de meia, por meio dos seguintes Links: I.

https://www.youtube.com/watch?v=3Zy95QkVSP0 - Como fazer uma bola de meia - 01 par de meias velhas (ou 02 pares se for confeccionar 02 bolas). II.

https://www.youtube.com/watch?v=2hnvDujW7P4 - Bola de meia - 01 par de meias velhas e 01 blusa que não usará mais. Após assistir aos vídeos, confeccionar a(s) bola(s) de meia para brincar! Atenção: Para confeccionar a "bola de papel"

simples, vocês precisarão de folhas de papel (a decidir: folhas de jornal, revistas ou outra comum) e fita adesiva ou cola. Quanto mais folhas, amassar bem, moldando-as

(9)

ETAPA 2

9 no formato de bola (esfera), prendendo-as com fita ou cola para durarem um pouco mais. Vocês também podem inventar brincadeiras com (essas) bolas! Divirtam-se!

5. Entregar o "alfabeto móvel" para a criança formar as palavras BOLA DE MEIA e BOLA DE PAPEL, uma abaixo da outra. Desafio 1: Permitir que ela escreva (monte as palavras) sozinha, depois pedir para ela fazer a leitura de ambas, independente do modo como escreveu, trata-se de uma escrita espontânea. Depois, você (adulto) fará intervenções nessa escrita, não com o olhar de correção, mas com o olhar de contribuição para o avanço da criança, para a reflexão dela sobre a sua própria escrita, por meio de questionamentos que a levem a fazer alterações que considerar necessárias, podendo e devendo você nesse outro momento auxiliá-la. Perguntas:

Com que letra a palavra BOLA começa? Vamos ler juntas essa palavra? Será que falta(m) alguma(s) letra(s)? Você sabe qual(is)? Ajude a criança, caso ela não chegue na resposta convencional. Quantas letras formam a palavra BOLA? Com que letra termina? Desafio 2: Fazer as mesmas perguntas sobre as palavras MEIA e PAPEL.

Desafio 3: Comparem a escrita toda BOLA DE MEIA com BOLA DE PAPEL. Atenção:

Essas perguntas devem ser feitas diante da escrita convencional BOLA DE MEIA e BOLA DE PAPEL.

6. Realizar a proposta da página 39, momento em que a criança desenhará uma

"brincadeira com bola" e escreverá o nome dela, sendo primeiro escrito com as letras móveis em uma superfície plana (mesa ou outro lugar adequado) e depois no livro com lápis de escrever (lápis grafite).

7. Atenção: Não será possível realizar essas Experiências e Atividades em um único dia.

ARRANJO 3 “BRINCADEIRAS FAVORITAS”

Intercampos de Experiências: Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Material Didático da Criança (p. 40):

(10)

ETAPA 2

10 Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita e outras formas de expressão, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.

(EI03EF05) Produzir a lista das cinco (05) brincadeiras propostas, tendo o adulto (responsável) como escriba.

(EI03EF06) Produzir a escrita espontânea de palavras.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre o gênero textual lista, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros dos nomes de brincadeiras com objetos, por meio de listagem no papel e do alfabeto móvel.

(EI03ET04) Registrar observações e manipulações, usando o registro escrito, em diferentes suportes.

Tema 4: Brincadeiras com objetos Orientações ao Responsável:

1. Escrever, em 01 folha de papel sulfite A4 branco, uma lista com os nomes das cinco (05) brincadeiras que aparecem as imagens correspondentes na página 40 do livro.

Você (adulto) escreverá junto à criança, perguntando sobre a escrita delas: 1. PULA CORDA; 2. AMARELINHA; 3. QUEIMADA; 4. PEGA-PEGA e 5. ESCONDE-ESCONDE, seguindo a estrutura do gênero textual "lista", ou seja, uma palavra abaixo da outra, enumerando-as, conforme a ordem em que estão no material da criança.

2. Ler essa lista de brincadeiras com a criança e pedir para ela formar com o "alfabeto móvel" somente os nomes das Brincadeiras com objetos, nesse caso: PULA CORDA (ou PULAR CORDA), AMARELINHA (por causa da "pedrinha" ou outro objeto) e QUEIMADA.

1. Ler as regras básicas das 04 brincadeiras, providenciadas por sua professora:

Amarelinha, Queimadinha (ou Queimada), Pega-pega e Esconde-esconde (ou Pique- esconde), aproveitando essa situação de leitura como função social da escrita, além de saberem como tais brincadeiras são realizadas. Importante: Deverão brincar, como for possível, das cinco (05) brincadeiras, incluindo Pular corda, mas isso se conseguirem o objeto "corda". Caso não consigam brincar de Queimada por falta de mais pessoas para participarem, deixar para quando der.

2. Realizar a proposta da página 40, momento em que a criança circulará as brincadeiras que utilizam "objetos", com o material gráfico que quiser (lápis grafite, lápis de cor, giz de cera ou canetinha).

(11)

ETAPA 2

11 3. Atenção: Não será possível realizar essas Experiências e Atividade em um único dia.

ARRANJO 3 “BRINCADEIRAS FAVORITAS”

Intercampos de Experiências: Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Material Didático da Criança (p. 41):

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita e outras formas de expressão, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.

(EI03EF03) Tentar identificar palavras conhecidas por meio de indícios fornecidos pelo texto.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registro do nome de uma brincadeira.

(EI03ET04) Registrar observações e manipulações, usando o registro escrito.

Tema 5: Que brincadeira é esta?

Orientações ao Responsável:

1. "Senta que lá vem o bate-papo": Convidar à criança para fazerem uma roda de conversa sobre a importância dessas brincadeiras terem regras próprias e nós as

(12)

ETAPA 2

12 seguirmos na hora de brincar, assim como há regras de boa convivência, regras de trânsito e tantas outras com o objetivo de vivermos melhor uns com os outros e consigo/conosco mesmo. Reflexão: Todos temos direitos e deveres, e as regras trazem isso!

2. Realizar a proposta da página 41, momento em que você (adulto) lerá para/com a criança a letra da música apresentada e depois pedirá para ela escrever o nome da brincadeira a que este texto se refere. Resposta: PULAR CORDA ou PULA CORDA.

Atenção: Auxilie a criança na escrita. Na verdade esse texto é uma Parlenda utilizada na brincadeira de Pular corda.

3. Cantar essa música com a criança, mas caso você não a conheça e tem acesso à internet, entre no link https://www.youtube.com/watch?v=syPqEG_9B0Y para aprender e assim cantarem juntos(as). Se você (adulto) não tem acesso à internet, ao ler essa Parlenda, pergunte à criança e/ou outras pessoas se sabem cantá-la.

4. Desafio: Ditar as seguintes palavras desse texto e pedir à criança para circulá-las de acordo com a cor mencionada por você (adulto). Eis a ordem das palavras e as cores a serem solicitadas: PÉ (cor azul), PORTA (cor amarela), RUA (cor rosa), HOMEM (cor verde), MÃO (cor vermelha), OLHO (cor marrom) e CHÃO (cor preta). Atenção:

Espere a criança tentar encontrar essas palavras, leia a Parlenda quantas vezes forem necessárias e mostre a(s) resposta(s) somente se ela não conseguir sozinha.

5. Atenção: É possível realizar essas Experiências e Atividade em um único dia ou no máximo dois.

ARRANJO 3 “BRINCADEIRAS FAVORITAS”

Intercampos de Experiências: Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Material Didático da Criança (p. 42):

(13)

ETAPA 2

13 Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e outras formas de expressão, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.

(EI03ET04) Registrar observações e manipulações, usando a linguagem do desenho.

Tema 6: Pega-pega

Orientações ao Responsável:

1. Reler as regras básicas da brincadeira Pega-pega para a criança, providenciada por sua professora, aproveitando essa situação de leitura como função social da escrita, além de saberem e/ou confirmarem como essa brincadeira é realizada. Conversem sobre essas regras depois de brincarem, perguntando à criança: Como foi realizar essa brincadeira? Você encontrou dificuldades para brincar? Tem alguma regra que achou difícil cumprir? Gostaria de mudar alguma dessas regras?

2. Convidar a quem mais da casa/família possa brincar com vocês dois/duas. Não sendo possível mais pessoas (crianças e/ou adultos), não deixem de brincar de Pega-pega, se puderem, certificando-se que não haja perigo no local escolhido.

3. Realizar a proposta da página 42, momento em que a criança desenhará vocês brincando de Pega-pega, por meio do material gráfico que quiser.

4. Atenção: É possível realizar essas Experiências e Atividade em um único dia.

ARRANJO 3 “BRINCADEIRAS FAVORITAS”

Intercampos de Experiências: Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Material Didático da Criança (p. 43):

(14)

ETAPA 2

14 Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e outras formas de expressão, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.

(EI03ET04) Registrar observações e manipulações, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita), em diferentes suportes.

Tema 7: Queimadinha

Orientações ao Responsável:

1. Reler as regras básicas do jogo da Queimadinha (ou Queimada) para a criança, providenciada por sua professora, aproveitando essa situação de leitura como função social da escrita, além de saberem e/ou confirmarem como esse jogo é realizado.

Conversem sobre essas regras depois de jogarem, perguntando à criança: Como foi realizar esse jogo? Você encontrou dificuldades para jogar? Tem alguma regra que achou difícil cumprir? Gostaria de mudar alguma dessas regras?

2. Convidar a quem da casa/família possa jogar com vocês. Atenção: Não sendo possíveis mais pessoas (crianças e/ou adultos), não deixem de brincar de Queimadinha, se puderem, mas deverão discutir sobre a variação desse jogo, sendo preciso no mínimo três (03) pessoas para jogarem ou vocês dois/duas (02) criarem outra estratégia, certificando-se que não haja perigo no local escolhido.

3. Realizar a proposta da página 43, momento em que a criança desenhará vocês jogando Queimadinha, por meio do material gráfico que quiser.

4. Desafio de uma Situação-problema: Oferecer uma folha de papel A3 para vocês registrarem por meio do desenho como deve acontecer esse jogo, segundo suas

(15)

ETAPA 2

15 regras básicas. Dicas: Desenhar o espaço, organizar os dois times e principalmente a estratégia de jogo do seu time, pensando sobre os movimentos necessários para

"queimar" o seu adversário. Reflexões: O que é preciso fazer para não ser queimado?

E para salvar o colega de equipe, o que vocês pensaram? Por quê? Ao terminarem, afixar esse cartaz em algum lugar da casa.

5. Atenção: É possível realizar essas Experiências e Atividade em um único dia ou dois (02).

Importante: Se forem necessários alguns dias a mais do que uma quinzena, para realizarem na íntegra tudo o que está planejado para essa 11ª Quinzena (de 23/09 a 07/10/2020), não há problema algum, pois valorizamos uma realização de Experiências e Atividades de qualidade para as nossas queridas crianças, na busca de resultados de momentos especiais de aprendizagem e desenvolvimento em família, na medida do possível de cada uma de vocês.

Recado especial: Continuar tirando algumas fotos e filmagens de algumas dessas Experiências realizadas pela criança, com ou sem a sua participação (adulto/responsável), e realizações das Atividades pela criança em seu livro Movimento do aprender, se puder! Agradecemos e reconhecemos toda a dedicação e parceria de vocês! Enfim: #estamosjuntos.

Referências

Documentos relacionados

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas.

h) Cometer fraude fiscal. Artigo 9º - O atraso injustificado igual ou superior ao prazo estipulado na contratação para entrega do objeto será considerado inexecução total, salvo

Deverá, cada localidade, ser capaz de gerar seus bilhetes no caso de falha de conexão com o Controladores Centrais de Telefonia IP, para posterior sincronização, isto é,

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos,. desenhos e outras formas de

EI03EF01 Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de

e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, de desenhos e outras formas de expressão, ampliando gradativamente suas possibilidades de

Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de

Podemos criar o seguinte passo a passo para nunca mais errar questões dessa natureza. Eis a seguir uma série de perguntinhas que você deve fazer para checar quantas letras e