• Nenhum resultado encontrado

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

A Revista Emphasis, de cunho Interdisciplinar e publicada pela Faculdade Dom Pedro II - Grupo Unidom, destina-se à divulgação de trabalhos científicos inéditos, concisos e consistentes, preferencialmente em áreas temáticas tais como:

 Gerenciamento de Organizações e Análise Econômica;

 Sociedade e Educação;

 Ciência e Tecnologia;

 Saúde;

 Direito.

Serão aceitas contribuições nas seguintes modalidades:

a) Artigo: contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico, original, destinada a divulgar resultados de pesquisa científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual (mínimo de 10 e máximo de 15 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências).

b) Revisão: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto; deve-se citar o objetivo da revisão, especificar (em métodos) os critérios de busca na literatura e o universo pesquisado, discutir os resultados obtidos e sugerir estudos no sentido de preencher lacunas do conhecimento atual (mínimo de 10 e máximo de 20 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências).

c) Ensaio: reflexão circunstanciada, com redação adequada ao escopo de uma publicação científica, com maior liberdade por parte do autor para defender seu ponto de vista, que vise aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante (mínimo de 10 e máximo de 15 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências).

(2)

2. Artigo submetido por aluno(a) de pós-graduação, somente será aceito se escrito em co-autoria com o(a) Orientador(a), conforme sugere a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

3. Todos os artigos são apreciados por dois avaliadores, com formação na área proposta pelo trabalho submetido, e caso necessário será enviado ainda a um terceiro avaliador.

4. Os originais poderão ser:

a) Aceito/aprovado para publicação, sem restrições;

b) Aprovado se cumpridas as modificações sugeridas, sem necessidade de retornar ao parecerista;

c) Aprovado se cumpridas as modificações sugeridas, com necessidade de releitura pelo parecerista;

d) Parcialmente rejeitado, necessita de ampla revisão e deverá ser reapresentado para nova avaliação/parecer;

e) Rejeitado.

5. O conteúdo dos trabalhos é de responsabilidade exclusiva de seus autores.

6. É de responsabilidade do(s) autor(es) promover(em) as devidas revisões gramaticais no texto encaminhado, bem como a preocupação em obter a autorização de direitos autorais, com relação ao uso de imagens, figuras, tabelas, métodos etc. junto a outros autores ou editores, quando for o caso.

7. Quando as alterações forem referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa - com vistas a manter a homogeneidade do periódico - pareceristas e editores assistentes têm o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado, retornando-o no prazo máximo estipulado pelo editor, que poderá ser de até 30 dias para releitura/nova avaliação.

8. A Revista Emphasis reserva-se o direito de evitar a publicação de um mesmo autor em intervalos menores do que três edições.

9

. Os artigos e demais trabalhos publicados na Revista Emphasis passam a ser propriedade da revista. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso.

10. Os textos podem ser apresentados nos idiomas português ou inglês.

(3)

11. Os artigos deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – NBR6022), publicada em maio de 2003.

12. Para os artigos em língua inglesa, os autores deverão utilizar as normas brasileiras, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme exposto no item anterior.

13. Submissão eletrônica: Os artigos deverão ser remetidos, única e exclusivamente via email revista@dompedrosegundo.edu.br

14. O arquivo anexado (.doc ou .docx), não poderá ultrapassar o tamanho de 3 MB.

Atente-se aqui a importância do tratamento das imagens contidas no documento a ser submetido.

15. Características gerais do texto: O texto submetido deve ser digitado em Word 2003 (ou superior). A formatação do texto e das referências deve seguir as especificações abaixo relacionadas:

1) Formatação do texto

a. Digitado em Word;

b. Espaço 1,5 cm;

c. Alinhamento justificado;

d. Letra tipo Arial, corpo 12;

e. Papel em formato A4;

f. Margens superior/lateral esquerda: 3,0 cm inferior e lateral direita: 2,0 cm;

g. Parágrafo com recuo na primeira linha: 1,25 cm;

h. Evitar notas de rodapé1

1 Entretanto ao utilizá-las, elas devem vir ao final da página, em numeração contínua, fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento justificado.

(4)

2) O manuscrito deverá ser elaborado nesta sequência:

Elementos pré-textuais (1ª página):

 Título e subtítulo (se houver);

 Resumo na língua do texto; não devendo ultrapassar 250 palavras, alinhamento justificado, fonte Arial 12, espaçamento entre linhas simples, sintetizando o tema em questão, objetivo do estudo, a metodologia e as considerações finais acerca do trabalho submetido a Revista Emphasis;

Palavras-chave na língua do texto, máximo de 05 (cinco) palavras- chave que melhor representem o assunto da pesquisa. As palavras devem ser separadas por ponto, conforme exemplo:

Palavras-chave: Dom. Pesquisa. Graduação. Saber. Conhecimento.

 Versão em língua inglesa do Resumo, seguido das palavras-chaves (ABSTRACT e KEYWORDS).

Elementos textuais (corpo do texto)

a. O manuscrito deve ser apresentado em alinhamento justificado, espaçamento 1,5, fonte Arial 12, e parágrafo com recuo na primeira linha de 1,25 cm.

b. Sugere-se que o texto obedeça à seguinte sequência: Introdução, Metodologia ou Itinerário metodológico/operacional, Capítulos ou subdivisões do corpo do trabalho, Considerações Finais ou Conclusões, e Referências. Os Títulos das seções deverão estar em caixa alta e negrito.

Tabelas, figuras, gráficos e mapas

a. Qualquer tipo de ilustração apresentada deve ser inserida no texto, o mais próximo possível do trecho a que se pretende ilustrar, evitando expressões como “Figura a seguir” ou “tabela abaixo” e utilizando sempre a numeração: Conforme tabela 1. De acordo com o gráfico 8.

b. O tamanho das ilustrações não deve exceder as margens.

c. As tabelas com informações estatísticas devem seguir as normas de apresentação tabular do IBGE/1993. Define-se tabela, a forma não discursiva de apresentar informações, na qual se destacam os números e informações estatísticas.

(5)

d. A identificação de uma tabela deve ser feita através de números. arábicos precedidos da palavra Tabela e seguidos de seu título. Essa identificação deverá aparecer acima da referida tabela. A tabela se diferencia do quadro por não ser fechada com traços nos lados direito e esquerdo. Recomenda-se que tabelas e quadros presentes no trabalho possuam uniformidade gráfica, quanto a cores e layout, utilizando fonte Arial 10 no máximo para os dados apresentados, ou, no caso de fonte externa, apresentada como imagem JPEG.

f. As demais ilustrações, tais como desenhos, mapas, organogramas, fotografias e outras, devem ser inseridas no texto em formato JPEG e enviadas também em documentos suplementares, no mesmo formato, junto com o arquivo enviado. A identificação aparece na parte inferior da imagem, com a numeração de ordem sendo a mesma identificada no texto. A fonte deve vir em seguida. A formatação da legenda deve ser em fonte Arial tamanho 10, em negrito.

Citações

a. As citações diretas com até três linhas devem estar entre aspas duplas, no corpo do texto. As citações devem ser elaboradas de acordo com a norma da ABNT NBR10520/2002, usando obrigatoriamente o sistema autor-data.

Exemplo: "Toda pessoa tem capacidade de ser criativa e cada pessoa tem uma maneira diferente de expressar sua criatividade." (WECHESLER, 1998, p. 64).

Ou

Segundo Wechesler (1988, p. 191), "as pessoas estão „motivadas‟ não somente para serem competentes nos seus trabalhos, mas também para serem as melhores."

b. As citações diretas com mais de três linhas (citação longa) devem ser destacadas:

 com recuo de 4 cm da margem esquerda;

 em fonte 10;

 espaçamento simples;

 pôr espaçamento antes e depois de 12pt;

 sem aspas;

 em caso de supressão de texto, utilizar[...]

Exemplo:

A concorrência é algo que acompanha o exercício da atividade mercantil desde seus primórdios. Trata-se de uma característica inerente à atividade empresarial, que tem o lucro como seu objetivo maior. Regularmente

(6)

praticada, beneficia tanto o consumidor, que tende a adquirir produtos e serviços por preços mais baratos, como o empresário, que poderá maximizar a oferta de bens e serviços. (PIMENTEL, 2007, p. 58)

c. Os trabalhos acadêmicos que tiveram partes de textos retirados da internet devem tratá-los da mesma forma, como se fossem retirados de um livro, ou seja, sobrenome do autor + ano + página (está última, se existir).

d. Citação de citação deve ser indicada, adotando-se o seguinte procedimento: no texto, citar o sobrenome do autor do documento não consultado, seguido da expressão: apud e o sobrenome do autor, data e página do documento efetivamente consultado entre parênteses.2 Exemplo:

Quer reconheçamos ou não, o currículo e as questões educacionais mais genéricas sempre estiveram atrelados à história dos conflitos de classe, raça, sexo e religião, tanto nos Estados Unidos quanto em outros países. (APPLE, 1994 apud MOREIRA;

SILVA, 2002, p. 39)

16. Referências

a) Inserir quebra de página e iniciar o item Referências. As referências são alinhadas somente a margem esquerda do texto, de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Devem ser apresentadas em ordem alfabética.

b) No item das “Referências” somente devem constar os textos, artigos e documentos que foram utilizados no corpo do texto. Utilizar a norma NBR 6023/2002 para a elaboração das referências.

c) Quanto ao primeiro nome do autor, deve-se optar por escrevê-lo ou por extenso ou utilizando-se somente a inicial do primeiro nome, devendo-se seguir um só modo para todas as obras referenciadas.

e) Solicita-se evitar no artigo a autocitação, citação de monografias, anais, resumos, resumos expandidos, jornais e magazines.

f) Para um mesmo autor referenciado em sequência, deve-se repetir seu nome, evitando os sublinhados

2 Na impossibilidade de acesso a um documento original, pode-se reproduzir uma informação já citada por outros autores, cujas obras tenham sido consultadas. É sempre preferível, entretanto, consultar as fontes originais.

(7)

 Livro: sobrenome do autor, em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.

Exemplo quando houver um, dois ou mais de três autores:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2000. 3 p.

PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo:

Makron Books,. 1996.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

BRITO, E. V. et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. São Paulo: Frase Editora, 1996.

 Site: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.

Exemplo:

MORETTI, Isabella. “Regras da ABNT para TCC: conheça as principais normas”. 2014.

Disponível em: <http://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais- normas>. Acesso em: 13/04/2016..

Em caso de dúvidas na concepção de uma referência, sugerimos utilizar o Menthor

<http://www.menthor.co/>, plataforma online brasileira, concebida para auxiliar acadêmicos na formatação de trabalhos que requerem as normas da ABNT. A primeira versão (2015) oferece um criador de referências para trabalhos que permite baixar um arquivo do Word após o preenchimento dos dados.

(8)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: 2002 : Informação e documentação: Referências: Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 24 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: 2002 : Informação e documentação: Citações em documentos: Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 07 p.

IENH. Manual de normas de ABNT. Disponível em: http://www.ienh.com.br. Acesso em: 15 set. 2011.

OLIVEIRA, N. M.; ESPINDOLA, C. R. Trabalhos acadêmicos: recomendações práticas.

São Paulo: CEETPS, 2003.

PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia científica: abordagem teórico-prática. 10 ed.

Campinas, SP: Papirus, 2004.

Universidade Federal de Santa Catarina. Normas para publicação. Revista Interdisciplinar INTERthesis, Florianópolis, PPGICH, p. 01-13, abril. 2013.

Referências

Documentos relacionados

Distribuição percentual das categorias de enfermidades neurológicas estabelecidas de acordo com o acrônimo DINA- MIT-V (n=1184) de cães com doença neurológica atendidos no

A metáfora da cidade foi adaptada para representar sistemas JavaScript, por exemplo, através da visu- alização de funções anônimas e funções aninhadas.. JSCity é

O kit de montagem conforto foi desenvolvido para todos os veículos sem pré-instalação de série para telemóvel.. É constituído por um kit base e um kit de ligação específico

Então a gente queria lazer e as praticidades de um lugar bacana, que fosse perto de casa mesmo e não precisasse gastar como em uma viagem mais longa”, contou a radialista,

Em razão do processo dinâmico de substituição dos prestadores da rede, consulte as atualizações disponíveis no portal da Unimed-Rio

AIRTRICITY • APREN • CAIXA BI • CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA • CUATRECASAS, GONÇALVES PEREIRA • EDP RENOVÁVEIS • ENDESA PORTUGAL • ERSE • GALP ENERGIA • GRUPO DST •

Projeto Movimento de Terra Massivo e Serviçõs Subterrâneos Cliente Cía. Minera Doña Inés de Collahuasi. Bechtel Davy

 O lucro decorrente da receita reconhecida na fase de construção cuja contrapartida seja ativo financeiro representativo de direito contratual incondicional de receber