• Nenhum resultado encontrado

Planejamento2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Planejamento2009"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Planejamento Anual de Atividades – 2008/2009

(01 de março de 2009 a 31 de dezembro de 2009)

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1. Instituição de Ensino Superior:..Universidade de Brasília (UnB)... 1.2. Grupo:.PET-Biologia... 1.3. Curso de graduação ao qual o grupo está vinculado:.Ciências Biológicas... 1.4. Habilitação oferecida pelo curso de graduação ao qual o grupo está vinculado:

( ) Licenciatura ( ) Bacharelado ( X ) Licenciatura e Bacharelado

1.5. Nome e titulação do Tutor:.Professor Doutor Valdir Filgueiras Pessoa... 1.6. Data de ingresso do Tutor (mês/ano):.Setembro/2007... 2. ATIVIDADES PROPOSTAS

2.1.

Atividades de Ensino

2.1.1 - Semanas Temáticas: Cada semana temática é composta por dois seminários (proferidos

por dois integrantes do grupo) e uma palestra proferida por um convidado destes. Os temas a serem abordados devem ser instigantes e atuais nas Ciências Biológicas. Esta é uma atividade que visa aprofundamento teórico, treinamento de apresentação em público, organização, promoção e divulgação de temas científicos. É aberta a toda a comunidade acadêmica, e está prevista a realização de duas semanas temáticas em cada semestre.

2.1.2 - Apresentação de Resenhas de livros técnico-científicos: Cada integrante do grupo

será responsável pela apresentação de resenha de um livro técnico-científico. O integrante deve escolher uma obra com a ajuda de seu orientador de pesquisa, que deve ser lida ao longo do semestre e sobre a qual ele deverá elaborar uma resenha e apresentar de forma oral. Esta atividade tem o objetivo de treinar o preparo de manuscritos sintetizados a partir de obras extensas, além de ser uma oportunidade de se ter contato com obras capazes de contribuir para a formação acadêmica.

2.1.3 - Apresentação de Resenhas de livros literários: O grupo PET-Biologia será dividido em

três subgrupos. Cada subgrupo será responsável pela leitura de um livro literário e pela apresentação de um manuscrito da resenha do livro ao final do semestre, a ser avaliada pelo tutor. Esta atividade também tem o objetivo de treinar o preparo de manuscritos sintetizados a partir de obras extensas, contudo pode ser uma ótima oportunidade de se ter contato com obras literárias capazes de contribuir para a formação cidadã dos integrantes. Ao final as resenha serão apresentadas à comunidade acadêmica.

2.1.4. - Apresentação de Artigos Científicos: Com o objetivo de treinamento em língua

(2)

responsáveis por apresentar aos integrantes do grupo e a convidados, artigos científicos publicados em revistas científicas indexadas. A escolha de artigos é individual e acompanhada pela tutora. Neste processo existe uma leitura do resumo do artigo, feita a todo o grupo, na língua estrangeira na qual o artigo foi escrito, atividade que promove o desenvolvimento das competências no uso da linguagem em outro idioma.

2.1.5. - Visitas técnicas: Serão realizadas visitas com participação de integrantes do grupo e

outros estudantes do curso de graduação em locais que podem constituir parte do campo de trabalho do biólogo, por ex. IBAMA e Laboratório de genética molecular da Policia Civil do DF. Esta atividade tem como objetivo mostrar possíveis realidades em campos específicos de atuação biólogo.

2.1.6. – Recepção aos Calouros: O objetivo desta atividade é auxiliar a coordenação do curso

de ciências biológicas na matrícula e recepção de estudantes recém ingressos na universidade. Essa atividade é feita em parceria com o Instituto de Ciências Biológicas (IB) e com o Centro Acadêmico de Biologia (CABio). Os integrantes do PET-Biologia participam da reunião oficial da coordenação com estudantes do período diurno e do noturno. Além dessa atividade, na primeira semana de aula é feita uma apresentação aos recém ingressos sobre as atividades realizadas pelo grupo, no intuito de se ter uma maior integração e participação destes nas atividades extracurriculares do PET-Bio.

A maioria destas atividades atende ao público acadêmico e ao público externo se configurando assim como ensino e extensão.

2.2. Atividades de Pesquisa

2.2.1. - Pesquisas em diferentes áreas: A maioria dos integrantes do grupo está inserida em

projeto de pesquisa ou iniciação científica. As áreas de pesquisa são bastante variadas dentro das ciências biológicas. Em anexo (anexo 1) estão discriminados os nomes de integrantes e os laboratórios em que atuam. Esta atividade ocorre ao longo de todo o ano. Ao final de cada semestre cada integrante deve fazer um relato oral à comunidade acadêmica sobre seu estágio, para que todos tomem conhecimento da atividade de pesquisa de cada um. Vale lembrar que a apresentação oral tem também características de atividade de ensino.

2.2.2. – Apresentação de trabalhos em Congressos Científicos: Está prevista a apresentação

de trabalhos dos seguintes integrantes: Guth Berger – V Congresso de Herpetologia (Pirenópolis, Julho 2009); Thiago Couto – Encontro Brasileiro de Ictiologia (), Larissa Carneiro – Animal Behaviour Annual Meeting (Pirenópolis, Junho 2009).

2.2.3. – Pesquisa sobre o laboratório de informática do Instituto de Ciências Biológicas (IB): Avaliar como anda a utilização do laboratório de informática pelos professores e alunos do IB. A partir dessa pesquisa e diagnóstico, planos para maior e melhor utilização desse laboratório pelos alunos e professores e nas disciplinas do curso de biologia poderão ser elaborados.

2.2.4. - Relato de estágio de pesquisa: Ao final de cada semestre cada integrante deve fazer

um relato oral à comunidade acadêmica sobre sua atividade no estágio de pesquisa para que todos tomem conhecimento do andamento de seu projeto e para socializar e ampliar os conhecimentos dos demais.

2.2.5. - Relato de estágio de pesquisa realizado fora da UnB: Integrantes do grupo

eventualmente realizam estágios, normalmente em período de recesso, em centros de pesquisa distantes da UnB, p.ex. projeto Tamar (Ubatuba-SP). Recomendamos a apresentação oral desta experiência não apenas acadêmica, mas muitas vezes cidadã, ao qual o estudante é submetido.

(3)

2.3.1. - Exposição fotográfica itinerante “Bio em Foco IV”: Serão expostas em escolas

públicas do DF, em parceria com o Centro Acadêmico da Biologia da Universidade de Brasília (CABio) e com o projeto de extensão “Bio na Rua” fotos da exposição Bio em Foco IV. Existe a expectativa de novos convites e parcerias ao longo do ano. Organizada e realizada pelos integrantes do grupo esta atividade visa a integração da comunidade do curso de Ciências Biológicas, em que os participantes têm a oportunidade de mostrar (e compartilhar) sua visão, de pessoas envolvidas com a área de ciências biológicas, e possíveis ângulos de exploração da natureza através de seus registros fotográficos aos colegas e demais integrantes do IB.

2.3.2. - Visitas aos laboratórios de pesquisa do IB com estudantes recém ingressos do curso de Ciências Biológicas: Os estudantes recém ingressos no curso, acompanhados de

integrantes do PET Biologia, realizarão visitas monitoradas a diversos laboratórios de pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas da UnB. Os estudantes têm a oportunidade de ter o primeiro contato com as diversas áreas de pesquisa do Instituto e com os projetos de pesquisa existentes. Além disso, eles têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a estrutura do curso de Ciências Biológicas. A atividade ainda promove uma interação entre recém ingressos, os integrantes do PET Biologia e os profissionais e estudantes dos laboratórios.

2.3.3. - Projeto de educação ambiental: No ano de 2007 foi realizado um levantamento de dados sobre a utilização de recursos materiais no Instituto de Ciências Biológicas (IB). A partir desse levantamento, foi verificada a necessidade da elaboração de um projeto de gestão e educação ambiental no IB. Em 2008 se pretende colocar esse projeto em prática com o objetivo de mudar padrões de consumo e de produção de resíduos (principalmente papel) por parte dos alunos, professores e funcionários do IB.

2.3.4. – Organização da VIII Semana da Biologia: Esta atividade visa atualização de conhecimentos na área das ciências biológicas, além de ser uma ótima oportunidade de integração da comunidade do Instituto, bem como a comunidade em geral. A semana será composta por mini-cursos, palestras e mesas redondas, e será organizada e executada pelos estudantes, que têm a oportunidade de adquirir mais uma valiosa experiência.

2.4. Atividades de Caráter Coletivo

2.4.1. – Reuniões administrativas ordinárias: As reuniões administrativas ordinárias do grupo

PET-Bio ocorrerão pelo menos uma vez ao mês. Estas reuniões têm como objetivo o planejamento de atividades, a resolução de problemas burocráticos e a discussão de idéias e pendências existentes no trabalho do grupo. É um espaço também de aprendizado, uma vez que o integrante tem oportunidade de vivenciar as condições de reuniões similares em outras estâncias.

2.4.2. - Organização e participação nas reuniões do UNIPET: Integrantes do grupo participarão

das reuniões quinzenais do UNIPET.

2.4.3. - Participação em Congressos Científicos e Encontros: Está prevista a participação dos

integrantes do PET-Biologia em congressos e encontros como ENAPET, ECONPET e SBPC. É recomendado que se faça relato ao grupo sobre a participação em eventos. Os integrantes que participam destes eventos devem entregar um relatório descrevendo o evento e sua participação, bem como fazer o relato oral deste ao restante do grupo.

3. CRONOGRAMA PROPOSTO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO GRUPO

Atividades/ Realização 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

(4)

2.1.1 - Semanas Temáticas X X X X 2.1.2 - Apresentação de Resenhas de livros técnico-científicos X 2.1.3 – Apresentação de Resenhas de livros literários X 2.1.4. - Apresentação de Artigos Científicos X X 2.1.5. - Visitas técnicas X

2.1.6. – Recepção aos Calouros X X 2.2. Atividades de Pesquisa

2.2.1 - Pesquisas em diferentes áreas X X X X X X X X X

2.2.2 – Apresentação de trabalhos em

Congressos Científicos X X

2.2.3. – Pesquisa Laboratório de

informática X X X X X X

2.2.4. - Relato de estágio de pesquisa X X

2.2.5. - Relato de estágio pesquisa de

realizado fora da UnB X X

2.3. Atividades de Extensão

2.3.1. – Bio em Foco Itinerante IV X X

2.3.2. - Visitas aos laboratórios do IB X X X X

2.3.3. - Projeto de educação ambiental X X X X X X X X X X

2.3.4. – Organização da VIII SemaBio X X X X X X X X X 2.4. Atividades de Caráter coletivo

2.4.1. – Reuniões administrativas ordinárias

X X X X X X X X X X

2.4.2. - Organização e participação nas

reuniões do UNIPET X X X X X X X X X

2.4.3. - Participação em Congressos

Científicos e Encontros X X X

4. OBSERVAÇÕES DE CARÁTER GERAL

A colaboração dos colegas do Instituto em diversas atividades tem sido imprescindível para realização das atividades do PET-Bio. Nós podemos constatar que o grupo é reconhecido como parte integrante da comunidade, com potencial de integração dos membros desta, visando assim, através destas atividades extracurriculares, contribuir para a melhoria da formação da graduação. Existe o estímulo à integração com o centro acadêmico, e a maioria dos integrantes do grupo participa informalmente da elaboração e realização de atividades do CABio (Centro Acadêmico da Biologia) com destaque para Semana da Biologia realizada em 2007. Essa aproximação sempre foi bem vista e estimulada. Embora o grupo tenha sido bem avalidado pela última avaliação do MEC, estamos sempre estimulando novas idéias e práticas em prol da melhoria deste programa.

(5)

Local e Data:

_______________________________________________ Pró-Reitor de Graduação

______________________________________________ Interlocutor do PET na IES

______________________________________________ Coordenador(a) do Curso Nome: ______________________________________________ Tutor do Grupo ______________________________________________ Representante do Comitê Local de Acompanhamento Nome:

(6)

Nome: Ana Carolline Ribeiro de Toledo Pinto

Laboratório de Bioquímica e química de proteínas Orientador: Carlos André Ornelas Ricart Linha de Pesquisa: Secretoma de fungos Projeto: Análise da Expressão Temporal de Enzimas Extracelulares de Tricoderma harzianum em

bagaço de cana como fonte de carbono

Nome: André Cristino Jaborandy Rodrigues

Laboratório: Biologia Molecular Orientador: Maria Sueli Soares Felipe

Linha de Pesquisa: Paracoccidioides brasilienis

Projeto: Clonagem de cassetes de silenciamento de ras1 e drk1 no vetor de Agrobacterium

tumefaciens- pAD1625 visando a interferência no RNA no fungo patogênico humano Paracoccidioides brasiliensis.

Nome: André França Corrêa

Laboratório: Patologia

Orientador: Jaime Martins de Santana

Linha de Pesquisa: Caracterização de alvos de drogas em parasitos

Projeto: Clonagem e expressão da oligopeptidase B e prolil oligopeptidase de Mycobacterium

tuberculosis

Laboratório: Toxinologia

Orientador: Elisabeth Nogueira Ferroni Schwartz

Linha de Pesquisa: Caracterização química e atividade biológica de peptídeos presentes na peçonha de escorpiões

Projeto: Efeito de condições de estresse na composição da peçonha de Tityus serrulatus

Nome: Bruna R. T. Junqueira

Laboratório: Microscopia Eletrônica Orientadora: Sonia N. Báo

Projeto: Não tem projeto próprio

Nome: Bruna Ribeiro de Oliveira

Laboratório de Anatomia Vegetal Orientadora: Suely Maria Gomes Projeto: Não tem projeto próprio

Nome: Carolina Musso

Laboratório: Ecologia

Orientadora: Heloisa Sintora Miranda Linha de Pesquisa: Gramíneas invasoras

Projeto: Manejo de áreas invadidas com capim gordura

Nome: Gabriella de Faria Oliveira Damasco Ribeiro

Laboratório: Ecologia

Orientador: Mestrando Rodrigo Santos, orientado pelo Professor Raimundo. Linha de pesquisa: Ecologia populacional de pequenos mamíferos.

Projeto: Identificação de espécies de roedores e analise quantitativa e qualitativa.

Nome: Guth Berger Falcon Rodrigues

Laboratório: Herpetologia Orientador: Guarino Rinald Colli

Linha de Pesquisa: Padrão de atividade, área de vida e uso de habitat de Acanthochelys spixii (Chelidae, Tustudinae) no Paque Nacional de Brasília, Brasília DF.

Projeto: Autoecologia da Acanthochelys spixii (Chelidae, Tustudinae) no Paque Nacional de Brasília, Brasília DF.

(7)

Nome: Larissa Pereira Carneiro

Laboratório de Neurociências e Comportamento

Orientadora: Dra. Maria Clotilde Henrique Tavares Linha de Pesquisa: Memória relacional espacial e não-espacial Projeto: Avaliação da Memória Relacional Espacial e Não-Espacial em Macacos-prego (Cebus

apella) adultos Mantidos em Cativeiro

Nome: Lucas Evangelista Gonçalves

Laboratório de Ecologia

Orientadora: Dra. Mercedes Maria da Cunha Bustamante Linha de Pesquisa: Biogeoquímica

Projeto: Efeito de longo prazo da disponibilidade de nutrientes sobre a produção de serapilheira em uma comunidade de cerrado sentido restrito no Brasil Central.

Nome: Luciana Alves Pereira

Laboratório de Ecologia

Orientadora: Dra. Mercedes Maria da Cunha Bustamante Linha de Pesquisa: Biogeoquímica

Projeto: Efeito de longo prazo da disponibilidade de nutrientes sobre a produção de serapilheira em uma comunidade de cerrado sentido restrito no Brasil Central.

Nome: Mariana Batista Silveira

Laboratório: Ecologia e Conservação de Aves do Cerrado Orientador: Miguel Ângelo Marini

Projeto: Biologia Reprodutiva de Elaenia cristata (Aves: Tyrannidae) em Cerrado do Brasil Central

Nome: Mariana Fernandes Batista Simões

Laboratório de melhoramento da citogenética da mandioca Orientador: Nagib Nassar Projeto: Não tem projeto próprio

Nome: Natalia Gurgel do Carmo

Laboratório: Enzimologia Orientador: Edivaldo Ximenes

Linha de Pesquisa: Atividades de enzimas hidrolíticas do fungo A. flavus..

Projeto: Estudo de enzimas hidrolíticas do fungo A. flavus pelo método SSF (meio sólido).

Nome: Patrícia Basílio Medeiros

Laboratório: Biologia Molecular Orientador: Maria Sueli Felipe

Linha de Pesquisa: Nanoestruturacao de um peptídeo antifúngico (KP) para tratamento de candidiase vaginal.

Projeto: Nanoestruturacao de um peptídeo antifúngico (KP) para tratamento de candidiase vaginal.

Nome: Soha Mohamad Radwan Omar Osman Chabrawi

Laboratório: Neurocência e Comportamento Orientador: Valdir Filgueiras Pessoa

Linha de Pesquisa: Visão de Cores

Projeto: Caracterização cromática das fontes alimentares bugio-preto (Alouatta caraya - Primates). Laboratório: Neurocência e Comportamento

Orientador: Marília Barros e Carlos Tomáz Linha de Pesquisa: Neuropsicofarmacologia

Projeto:Avaliação da dependência de cocaína em primatas não-humanos empregando um novo teste experimental - Preferência-Condicionada-Por- Lugar.

Nome: Thiago Belisario d'Araújo Couto

(8)

Departamento de Ecologia

Orientadora: June Springer de Freitas

Linha de Pesquisa: Ecologia de peixes de riacho

Projeto: Ictiofauna da sub-bacia Ribeirão do Gama e Ribeirão Cabeça de Veado, DF.

PETIANOS SEM ESTÁGIO - Rafael Alexandre Braga - Marcos Vitor D. Júnior - Luciana C. A. Trindade - Fernanda Guilherme Costa - Roxanne Cassiano Silva

Referências

Documentos relacionados

Assim, quando compararmos os conhecimentos desse ou daquele, com as palavras comuns da ciência e da ignorância, da grande cultura e da pequena bagagem, lembremos que,

Na tentativa de aproximar a especifi cidade da remada, surfi stas têm sido avaliados em ergômetro de braço e ergômetro específi co para remada 2,9. No entanto, poderia ainda

Org.: Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes/ Direção Regional dos Assuntos Culturais/ Museu de Arte Contemporânea do

O trabalho objetiva estimular o conhecimento da enfermagem frente à fibrose cística; desenvolver um meio científico para a adequação da assistência e cuidado

Prejuízo estético, em grau médio ou máximo, quando atingidos crânios, e/ou face, e/ou pescoço ou perda de dentes quando há também deformação da arcada

Essa versão não altera nenhuma anterior Este medicamento é indicado quando se tem dificuldade para expectorar e há muita secreção densa e viscosa, tais como: bronquite crônica e

Ainda me lembro de como era a atmosfera no salão quando todos receberam a mensagem de Gurumayi: a quietude no ar; o sorriso no rosto das pessoas quando sentiram Gurumayi falando

Ao final do primeiro semestre, deve preencher o relatório de desempenho e comentar sobre a postura, a assiduidade e o interesse de cada integrante do grupo (incluindo