• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO SOBRE OS SINAIS DO FIM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO SOBRE OS SINAIS DO FIM"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

ESTUDO SOBRE OS SINAIS DO FIM

Com base no exposto por Tim Aka1 a respeito ciclos econômicos e sua relação com as profecias, analisando não apenas a questão econômica, mas o cenário histórico e religioso conforme Mateus 24:5-8 e Lucas 21:7-28, vemos que as palavras do Senhor Jesus se cumprem mais uma vez – e não podíamos esperar que fosse diferente, não é mesmo?

“Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.” Mateus 24:5-8

UMA RÁPIDA PALAVRA SOBRE OS FALSOS CRISTOS

À luz da Palavra de Deus, consideramos que os “falsos Cristos”2 são todos aqueles que negam3 ao Senhor Jesus – o Filho do Deus vivo – e a Seu Pai. Eles defendem sua própria verdade, evangelho e denominação; enquanto adoram e proclamam um Cristo diferente daquele revelado na Bíblia, um falso Cristo. Esses, enganados pelo anticristo (papado) professam o nome de Cristo e adoram uma divindade ecumênica que os une em um só.

O fato é que Paulo já exortava os cristãos a não receberem outro evangelho, se não o evangelho do verdadeiro Cristo – o Filho do Deus vivo. “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis.”II Cor.11:3,4. Escrevendo aos Gálatas (1:6-8) o mesmo apóstolo declara: “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”.

Recebendo a operação do erro, a grande massa de cristãos hoje adora um deu trino. Um pai que não é pai, um filho que não é filho e um espírito de demônios - a divindade pagã composta de três pessoas coeternas não passa de idolatria. É verdade que muitos fazem um grande trabalho, “sinais e prodígios”; mas pelo poder do inimigo.

Foi contra esse tipo de fábulas, heresias, doutrinas de homens, vãs sutilezas, etc, que Paulo exortou os cristãos a estarem atentos e guardarem a fé uma vez entregue aos santos. A fé na verdade bíblica pura e incontestável de que há um só Deus: o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, seria sacudida por teorias espúrias e o erro se introduziria em lugar da verdade. O evangelho do reino de Deus ensinado por Seu Bendito Filho se tornaria obscuro aos homens, que seriam ensinados conforme as fábulas heréticas do cristianismo paganizado de nossos dias. Sutil? Sim! Perspicaz? Sim! Enganoso? Sim!

Por isso, “acautelai-vos, que ninguém vos engane”4, mas “olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.”5

1 Palestra disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7UjlP6aaZYc 2 Marcos 12:22; Mateus 24:24; 2 Coríntios 11:13-15;

3 1 João 2:18,19; 1 João 2:22; 2 João 1:17; 1 João 4:3 4 Mateus 24:4

(2)

OS GRANDES CICLOS ECONÔMICOS E O ABALO DOS PODERES DA TERRA E CÉU

Observe o gráfico6 que nos traz os grandes ciclos econômicos mundiais:

A Bíblia fala de um abalo dos poderes da terra: “Aquele [refere-se à Cristo], cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu. Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam. Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor.” Hebreus 12:26-29.

O relato bíblico é claro: ao soar a mesma Voz criadora, como no capítulo 1 de Gênesis, a terra e os céus serão abalados, pois são passageiros, maculados pela maldição do pecado.

“Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” Mateus 25:35, Marcos 13:31, Lucas 21:33 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. II Pedro 3:9-13.

“Hei de consumir por completo tudo de sobre a terra, diz o Senhor. Consumirei os homens e os animais, consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços juntamente com os ímpios; e exterminarei os homens de sobre a terra, diz o Senhor... O grande dia do Senhor está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do Senhor; clamará ali o poderoso...Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas. E angustiarei os homens, que andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor, mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada”. Sofonias 1:2,3,15-18.

Tudo o que é passageiro deve ser abalado, sacudido, revirado, desfeito por Deus, que em Sua misericórdia ainda adverte os homens e os chama ao arrependimento. Então tudo o que é passageiro será abalado, para que aquilo que é inabalável – o Reino de Deus – permaneça. Poder, dinheiro, influência, domínio, enfim...tudo o que é passageiro e levado além do limite da lei de Deus em suas mais íntimas esferas, deverá ser lançado por terra, para que o Seu reino eterno seja estabelecido.

As coisas perecíveis e manchadas pelo pecado estão hoje sendo desfeitas. Vivemos no período do sexto selo de Apocalipse [veja Apoc.6:12-17] e quando este período se encerrar – o que será em pouco tempo -

(3)

e for aberto o sétimo selo, então os poderes dos céus serão grandemente abalados, a atmosfera será rompida para a vinda do cortejo celeste onde nosso Eterno Pai e Seu bendito Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, acompanhados de todos os anjos celestes, descerão para buscar o povo que guardou Sua aliança.

Esse abalo nos poderes da terra pode ser sentido também nas sucessivas crises econômicas, mas aumentará de intensidade cada vez mais. O poder dos governos terrestres está na economia. Quem tem mais, manda mais. Assim, quando o poder econômico é restringido, o poder e influência são reduzidos, e o mundo clamará por um governo mundial e soberano baseado nos interesses desta terra.

Entre as ações dos governantes que apontam o caminho de um governo mundial temos as Orgnaizações Mundiais. Em sua maioria, as organizações mundiais surgiram de forma consolidada na segunda metade do Século XX devido a globalização e o pós-guerra. Se pararmos para pensar vamos entender que elas não passam de ações efetivas para o estabelecimento de um único governo, o que nunca acontecerá de forma perene – pois o próximo reino a ser firmemente estabelecido é o reino Universal de Cristo. [Entenda que não estou afirmando que jamais haverá um governo mundial implantado pelo homem, mas sim, que ele não perdurará.] Hoje, as leis dos países – até mesmo daqueles que se dizem “livres” ou “independentes”- estão subordinadas às organizações mundiais. As regulamentações mundiais estão acima de qualquer outra legislação.

Confira algumas dessas Organizações:

Þ OMC- Organização Mundial do Comércio

Þ OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Þ OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte (atualmente é como um instrumento militar das grandes potências a fim de intervir em conflitos armados em qualquer parte do mundo para assegurar direitos internacionais ou combater possíveis “ameaças” ao atual sistema internacional).

Þ ONU – Organização das Nações Unidas, e as seguintes subsidiárias7:

o FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura o AIEA - Agência Internacional de Energia Atômica

o OACI - Organização da Aviação Civil Internacional o IFAD - Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola o OIT - Organização Internacional do Trabalho

o OMI - Organização Marítima Internacional o FMI - Fundo Monetário Internacional

o UIT - União Internacional de Telecomunicações

o UNESCO - Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura o UNIDO - Organização para o Desenvolvimento Industrial o OMT - Organização Mundial do Turismo

o UPU - União Postal Universal o BM - Banco Mundial

o PAM - Programa Alimentar Mundial o OMS - Organização Mundial da Saúde

o OMPI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual o OMM - Organização Meteorológica Mundial

O caminho que tem sido trilhado pelos governos da terra tem cumprido cada aspecto profético e nos deixa mais seguros e confiantes quanto ao iminente e breve retorno de Cristo. Estamos nos aproximando do tempo em que o mundo definitivamente se unirá sob uma única bandeira, que pisará a lei do Altíssimo e novamente magoará os santos do Altíssimo, cuidando em mudar tempos e leis.

COMO DORES DE PARTO

É interessante considerar que Jesus alertou (Mateus 24:5-8 e Lucas 21:7-28) sobre uma secessão de eventos, não acontecimentos isolados, mas uma série: Conflitos/Guerras, fome, pestes e terremotos – isso forma um conjunto. Ele também nos adverte que isso não é o fim, mas o princípio das dores.

Que dores são essas? A própria Bíblia responde:

(4)

Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. 1 Tessalonicenses 5:3

Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. Romanos 8:22

E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes. Isaías 13:8

E agora, por que fazes tão grande pranto? Não há em ti rei? Pereceu o teu conselheiro? Apoderou-se de ti a dor, como da que está de parto? Miquéias 4:9

Vimos que conforme a Bíblia essas são as “dores de parto”. Como são as dores de parto?

O trabalho de parto começa com a regularidade das contrações8. É observado que as contrações (dores) começam em intervalos de aproximadamente 10 minutos e esse intervalo de tempo tende a tornar-se menor entre elas conforme vai se aproximando o momento do nascimento do bebê.

A relação que Cristo faz entre os sinais de Sua vinda e as dores de parto nos ensinam que haverá maior intensidade e ritmo da série de acontecimentos que compõem “as dores”.

Voltemos ao gráfico. Podemos classificar os ciclos econômicos conforme os séculos de forma aproximada. Assim, temos: PERÍODO APROXIMADO DO CICLO SÉCULO DURAÇÃO APROXIMADA 1789-1850 XVIII 75 Anos 1850-1900 XIX 50 Anos 1900-1950 XX 50 Anos 1950-2025* XXI 75 Anos

*Ano previsto para final aproximado do ciclo

Sendo que as dores de parto tendem a ganhar ritmo, não seria de estranhar oscilações econômicas mais frequentes ao longo do tempo. Vemos no registro bíblico que a situação de crise, econômica, natural ou bélica, também foi uma realidade no passado (Gên.12:10, Gên.42:1-2, Êx.1:8-14, II Reis 17:1,7, Nee.2:11-17, Joel 1:8-15, etc). E observando as profecias, temos segurança em pensar que não se trata exclusivamente da frequência neste caso, mas da sua duração e amplitude. Uma crise pequena e rápida não tem seu efeito devastador tanto quanto crises mais longas e amplas.

Portanto a devastação desencadeada pela economia não afeta apenas o bolso, mas a vida inteira; compondo um quadro profético dos sinais da volta de Cristo. Uma crise pode desencadear guerras e conflitos que levam a proliferação de doenças e fome (miséria). Mas não podemos atribuir apenas a uma crise econômica o estopim do que temos visto no mundo. Cremos que isso seja parte de um grande cenário profético que não cabe ao homem gerenciar, embora queira, tente e lute para manter-se no controle. Pois tudo o que pode ser abalado será fortemente abalado, a fim de que permaneça o que é eterno.

A seguir veremos a aceleração no ritmo dos sinais da vinda de Cristo nos últimos 4 Séculos. Vamos perceber o crescimento exponencial dos sinais, principalmente a partir do século XX (guerras e rumores, pestes, fomes e terremotos).

(5)

O CENÁRIO MUNDIAL AO LONGO DOS SÉCULOS

É, no mínimo, interessante verificar o aumento da intensidade e abrangência de cada um dos itens da série dos sinais que nos apontam a proximidade do retorno do nosso Senhor.

Vamos ver agora cada um deles: Guerras, Fome, Peste e Terremoto.

GUERRAS9 NOS SÉCULOS XVIII, XIX, XX e XXI

Século XVIII

Guerra da Sucessão Espanhola (1701 - 1714) Guerra de Sucessão da Polônia (1733 - 1738) Guerra Luso-Espanhola (1735 - 1737) Guerra de Sucessão Austríaca (1740 - 1748) Guerras Guaraníticas (1754 - 1777)

Guerra dos Sete Anos (1756 - 1763)

Guerra da Independência dos Estados Unidos (1775 - 1783)

Total: 7

Século XIX

Guerras Napoleónicas (1803 - 1815) Guerra Peninsular (1807 - 1814) Invasão da Guiana Francesa (1809)

Guerra da Independência da Bolívia (1809 - 1825) Guerra da Independência da Argentina (1810 - 1816) Guerra da Independência do México (1810 - 1821) Primeira campanha cisplatina (1811 - 1812) Guerra contra Artigas (1816 - 1820)

Guerra da Independência do Chile (1817 - 1818) Guerra da Independência do Brasil (1822 - 1823) Guerra da Cisplatina (1825 - 1828)

Guerras Liberais de Portugal (1828 - 1834) Guerra dos Farrapos (1835 - 1845)

Primeira Guerra do Ópio (1839 - 1842)

Primeira Guerra de Independência Italiana (1848 - 1849) Segunda Guerra do Ópio (1856 - 1860)

Segunda Guerra de Independência Italiana (1859) Terceira Guerra de Independência Italiana (1866) Guerra contra Oribe e Rosas (1851 - 1852) Guerra da Crimeia (1853 - 1856)

Guerra Civil Americana ou Guerra de Secessão (1861 - 1865)

(6)

Guerra contra Aguirre (1864)

Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança (1864 - 1870) Guerra Boshin (1868 - 1869)

Guerra franco-prussiana (1870 - 1871) Guerra Anglo-Zulu (1879)

Guerra do Pacífico (1879 - 1881)

Primeira Guerra dos Bôeres (1880 - 1881) Revolta da Armada (1893 - 1894) Guerra de Canudos (1893 - 1897)

Primeira Guerra Sino-Japonesa (1894 - 1895) Guerra Hispano-Americana (1898)

Segunda Guerra dos Bôeres (1899 - 1902) Guerra dos Boxers (1900 - 1901)

Total: 34

Século XX

Guerra do Acre (1902 - 1903) Guerra Russo-Japonesa (1904 - 1905) Primeira Guerra dos Balcãs (1912 - 1913) Guerra do Contestado (1912 - 1916) Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) Guerra Civil Russa (1917 - 1923) Tenentismo (1922 - 1927)

Revolução Constitucionalista (1932) Guerra do Chaco (1932 - 1935) Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939) Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) Guerra da Continuação (1941 - 1944) Guerra da Lapônia (1944 - 1945) Guerra de 41 (1941)

Primeira Guerra da Indochina (1946 - 1954) Guerra Indo-Paquistanesa de 1947 (1947 - 1948) Guerra da Coreia (1950 - 1953)

Guerra Civil do Laos (1953 - 1975) Guerra da Argélia (1954 - 1962) Guerra do Vietnã (1955 - 1975) Guerra do Suez (1956)

Invasão da Baía dos Porcos (1961 - 1961) Guerra da Lagosta (1961 - 1963)

(7)

Guerra de Independência de Angola (1961 - 1975) Guerra de Independência da Eritreia (1961 - 1991) Guerra de Independência da Guiné-Bissau (1963 - 1974) Guerra da Independência de Moçambique (1964 - 1975) Guerra Civil na Colômbia (1964 - presente)

Guerra Indo-Paquistanesa de 1965 (1965)

Segunda Ocupação da República Dominicana (1965 - 1966) Guerra da Independência da Namíbia (1966 - 1988)

Guerra dos Seis Dias (1967)

Guerrilha do Araguaia (1967 - 1974) Guerra Civil do Camboja (1967 - 1975)

Guerra do Futebol - Guerra das 100 horas (1969) Guerra Indo-Paquistanesa de 1971 (1971) Guerra do Yom Kipur (1973)

Guerra Civil Angolana (1975 - 2002) Conflito Hmong (1975 - 2007) Conflito de Cabinda (1975 - presente) Guerra cambojana-vietnamita (1977 - 1991) Guerra Sino-vietnamita (1979)

Guerra Afegã-Soviética (1979 - 1989) Guerra Irã-Iraque (1980 - 1988) Guerra das Malvinas (Falklands) (1982) Primeira Guerra do Líbano (1982)

Guerra de Nagorno-Karabakh (1988 - 1994) Guerra do Golfo (1990 - 1991)

Primeira Guerra da Chechênia (1994 - 1996) Operação Traíra (1991)

Guerra de Cenepa (1995)

Primeira Guerra do Congo (1996 – 1997) Guerra do Kosovo (1996 - 1999)

Guerra Civil na República do Congo (1997 - 1999) Guerra Eritreia-Etiópia (1998 - 2000)

Segunda Guerra do Congo (1998 - 2003) Guerra de Kargil (1999)

Guerra do Kosovo (1999)

Segunda Guerra da Chechênia (1999 - 2000) • Fase de Insurgência (2000 - 2009)

Total: 61

(8)

Guerra do Afeganistão (2001–2014) Guerra do Afeganistão (2015–presente) Guerra do Iraque (2003 - 2011)

• Segunda Guerra Civil Iraquiana (2011 - presente) Segunda guerra do Líbano (2006)

Guerra Russo-Georgiana (2008)

Operação Chumbo Fundido (2008 - 2009) Operação Odisseia ao Amanhecer (2011) Guerra Civil Síria (2011-presente) Operação Margem Protetora (2014) Guerra em Donbass (2014-presente) Guerra Civil Iemenita (2015-presente)

Conflito no sul da Arábia Saudita (2015-presente) Insurgência na Tunísia (2015-presente)

Rebelião curda na Turquia (1978-presente) Conflito Delta do Níger de 2016

Confrontos de Nagorno Karabakh em 2016 Guerra contra o narcotráfico nas Filipinas Confrontos de Kasese em 2016 (2016) Confrontos de Kasaï-Central (2016-presente)

Confronto da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão em 2017(2017) Crise separatista nos Camarões (2016-presente)

Total: 22

OBS.: Se considerarmos que estamos apenas em 2020, ou seja, no início do século XXI, e calcularmos a proporção de guerras com os anos que faltam pra completar o século, estima-se um total de 110 conflitos armados.

Assim, temos o seguinte:

SÉCULO CRISE

ECONÔMICA GUERRAS/CONFLITOS ARMADOS

XVIII De 50-75 anos 7

XIX De 50-75 anos 34

XX De 50-75 anos 61

XXI De 50-75 anos 110*

(9)

A FOME10 NO MUNDO

Século XVIII

• 1702 ~ 1704 - Fome em Decão, Índia, matou 2 milhões de pessoas. • 1706 ~ 1707 - Fome na França.

• 1708 ~ 1711 - Fome na Prússia Oriental matou 250.000 pessoas, ou, 41% da população. • 1709 ~ 1710 - Fome na França.

• 1722 - Fome na Arabia.

• 1727 ~ 1728 - Fome nas terras médias da Inglaterra. • 1732 - Fome no Japão.

• 1738 ~ 1739 - Fome na França.

• 1738 ~ 1756 - Fome na África Ocidental, metade da população de Tombuctu morreu de fome. • 1740 ~ 1741 - Fome na Irlanda.

• 1741 - Fome na Noruega. • 1750 - Fome na Espanha.

• 1750 ~ 1756 - Fome na região de Senegâmbia. • 1764 - Fome em Nápoles.

• 1769 ~ 1773 - Fome de 1770 em Bengala. • 1770 ~ 1771 - Fome nas terras Checas.

• 1771 ~ 1772 - Fome na Saxônia e sul da Alemanha. • 1773 - Fome na Suécia.

• 1779 - Fome em Rabat, Marrocos.

• Década de 1780 - Grande fome Tenmei no Japão.

• 1783 - Fome na Islândia causada pela erupção do vulcão Laki matou um quinto da população Islandesa.

• 1783 ~ 1784 - Fome Chalisa no sul da Ásia. • 1784 - Fome generalizada por todo Egito.

• 1784 ~ 1785 - Fome na Tunísia matou um quinto da população.

• 1788 - Fome na França. Os dois anos antes da Revolução Francesa houve colheitas ruins e invernos pesados, possivelmente devido um forte ciclo de El Niño. Ou pela erupção do vulcão Laki na Islândia em 1783.

• 1789 - Fome na Etiópia afligiu todas as províncias. • 1789 ~ 1792 - Fome Doji bara na Índia.

Total de ocorrências neste registro: 27

Século XIX

• 1800 ~ 1801 - Fome na Irlanda.

• 1810, 1811, 1846 e 1849 - Fomes na China mataram aproximadamente 45 milhões. • 1811 ~ 1812 - Fome devasta Madrid, 20.000 mortos.

• 1815 - Erupção do Monte Tambora, na Indonésia. Centenas morreram da fome subsequente. • 1816 ~ 1817 - Fome no Ano Sem Verão Europeu.

• 1830 - Fome mata quase metade da população de Cabo Verde. • Década de 1930 - Fome Tenpo no Japão.

• 1835 - Fome no Egito matou 200.000.

• 1845 ~ 1849 - Grande fome de 1845-1849 na Irlanda matou mais de 1 milhão de pessoas. • 1846 - Fome cria uma revolta camponesa conhecida como Maria da Fonte ao norte de Portugal. • 1846 ~ 1857 - Fome da batata Escocesa.

• 1850 ~1873 - Resultado da Rebelião Taiping, secas e fome, a população da Dinastia Qing cai em 60 milhões.

• 1866 - Fome de Orissa na Índia. Um milhão de mortes.

• 1866 ~ 1868 - Fome na Finlândia. Aproximadamente 15% da população morreu. • 1869 - Fome em Rajputana na Índia. Um milhão e meio morreram.

• 1870 ~ 1871 - Acredita-se que fome na Pérsia tenha causado a morte a 2 milhões de pessoas. • 1873 ~ 1874 - Fome em Anatólia.

• 1879 - Fome na Irlanda.

(10)

• 1873 ~ 1874 - Todas as mortes foram evitadas na Fome de 1873-1874 em Bihar na Índia. • 1876 ~ 1879 - OSEN causa fome na Índia, China, Brasil, Norte da África e outros países. Fomes

no norte da China matam 13 milhões de pessoas. 5,25 milhões morrem na Grande Fome de 1876-1878 na Índia.

• 1878 ~ 1880 - Fome na ilha de Saint Lawrence no Alasca. • 1888 - Fome no Sudão.

• 1888 ~ 1892 - Grande fome Etíope. Um terço da população morreu. • 1891 ~ 1892 - Fome na Rússia causou de 375.000 até 500.000 mortes.

• 1896 ~ 1897 - OSEN causa fome no norte da China levando ao Levante dos boxers. • 1896 ~ 1902 - OSEN causa fome na Índia.

Total de ocorrências neste registro: 26

Século XX

• 1907 - Fome no centro-oeste da China.

• 1914 ~ 1918 - Fome do Monte Líbano durante a Primeira Guerra Mundial matou quase metade da população na região.

• 1914 ~ 1918 - Fome na Bélgica. • 1915 ~ 1916 - Genocídio armênio.

• 1915 ~ 1916 - Fome causada pelo bloqueio Britânico da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. Até 750.000 alemães morreram de fome.

• 1916 ~ 1917 - Fome do inverno na Rússia.

• 1917 ~ 1919 - Fome na Pérsia. Aproximadamente 1/4 da população no norte Iraniano morreu de fome.

• 1917 ~ 1921 - uma série de fomes no Turquestão no tempo da revolução Bolchevique mataram aproximadamente um sexto da população.

• 1921 - Fome na Rússia matou 5 milhões. • 1921 ~ 1922 - Fome no Tartaritão.

• 1921 ~ 1922 - Fome nas colonias dos Alemães do Volga na Russia. Um terço da população morreu.

• 1928 ~ 1929 - Fome no norte da China. A seca resultou em 3 milhões de mortes. • 1928 ~ 1929 - Fome em Ruanda-Burundi, causando largas migrações para o Congo. • 1932 ~ 1933 - Fome Soviética de 1932-1933, Holodomor Ucrâniano, 10 milhões de pessoas

morreram.

• 1932 ~ 1933 - Fome no Cazaquistão matou 1.2-1,25 milhões. • 1936 - Fome na China, estimativa de 5 milhões de fatalidades. • 1940 ~ 1943 - Fome no Gueto de Varsóvia.

• 1941 ~ 1944 - Fome no Cerco a Leninegrado causada por 900 dias de bloqueio Nazista e Finlandês. Aproximadamente 1 milhão de residentes de Leningrado morreram de fome, congelados ou bombardeados no inverno de 1941-42, quando as rotas de mantimentos para a cidade foram cortadas e a temperatura caiu.

• 1941 ~ 1942 - Fome na Grécia causada pela ocupação Nazista. Estima-se que 300.00 pessoas morreram.

• 1942 ~ 1943 - Fome mata 1 milhão na China. • 1943 - Fome em Bengala.

• 1943 - Fome em Ruanda-Urundi, causando mais migração para o Congo.

• 1944 - Fome nos Países Baixos durante Segunda Guerra Mundial, mais de 20,000 mortes. • 1945 - Fome no Vietnã.

• 1946 ~ 1947 - Fome na União Soviética matou de 1 a 1.5 milhões. • 1958 - Fome em Tigray na Etiópia matou 100.000 pessoas.

• 1959 ~ 1961 - Grande Salto Adiante / Fome de 1958-1961 na China. As estatisticas oficiais são de 20 milhões de mortes, dados por Hu Yaobang.

• 1965 ~ 1967 - Seca na Índia foi responsável pela morte de 1.5 milhões. • 1966 - Fome em Bihar, Índia.

• 1967 ~ 1970 - Fome no Biafra causado pelo bloqueio Nigeriano.

• 1968 ~ 1972 - Seca de Sahel criou uma fome que matou 1 milhão de pessoas.

• 1973 - Fome na Etiópia. Falha do governo em controlar a crise levou a queda de Haile Selassie e a instalação da ditadura comunista Derg.

(11)

• 1974 - Fome em Bangladesh

• 1975 ~ 1979 - Khmer Vermelho comunsita. Um estimado de 2 milhões de Cambojanos perderam suas vidas em assassinatos, trabalho forçado e fome.

• 1980 - Fome no Camboja e Uganda. • 1984 ~ 1985 - Fome na Etiópia.

• 1990 ~ 2003 - Iraque enfrentou condições de fome desde 1990. As sanções Iraquianas resultaram em altas taxas de desnutrição. Entre 200.000 e 1 milhão de mortos.

• 1991 ~ 1993 - Fome Somali.

• 1996 - Fome na Coreia do Norte. Academicos estimam que 600.000 pessoas morreram de fome, outras estimativas vão de 300.000 a 3.5 milhões.

• 1998 - Fome no Sudão causado pela Segunda guerra civil sudanesa e seca. • 1998 - OSEN causa fome no nordeste do Brasil.

• 1998 ~ 2000 - Fome na Etiópia. Situação piorada pela guerra contra a Eritreia.

• 1998 ~ 2004 - Segunda Guerra do Congo. 3.8 milhões de pessoas morreram de fome e doenças. • 2000 ~ 2008 - Crise alimentar no Zimbabue causada pelas políticas de Robert Mugabe.

Total de ocorrências neste registro: 44

Século XXI

• 2003 - Fome em Darfur no Sudão (Conflito de Darfur). • 2005 - Crise alimentar em Malawi.

• 2005 ~ 2006 - Crise alimentar no Níger. • 2006 - Crise alimentar no Chifre da África.

• 2008 - Crise alimentar em Myanmar. O Ciclone Nargis devastou a maior região produtora de arroz.

• 2008 - Fome na Coreia do Norte.

• 2008 - Crise alimentar no Chifre da África. • 2008 - Crise alimentar no Afeganistão. • 2008 - Crise alimentar no Bangladesh. • 2008 - Crise alimentar no Leste da África. • 2008 - Crise alimentar no Tadjiquistão.

• 2009 - Crise alimentar no Quênia. 10 milhões sob ameaça de morrer à fome.

Total de ocorrências neste registro: 12

No quesito fome cabe destacar que o aumento de ocorrências ao longo dos séculos implica em uma abrangência exponencial da população que é atingida. Atualmente, relatórios11 indicam cerca de 820 milhões de pessoas sofrendo de fome.

Assim, temos o seguinte:

SÉCULO CRISE

ECONÔMICA GUERRAS FOME (registros)

XVIII De 50-75 anos 7 27

XIX De 50-75 anos 34 26

XX De 50-75 anos 61 44

XXI De 50-75 anos 88* 60*

*estimativa até o fim do período

(12)

PESTES12 NOS ÚLTIMOS SÉCULOS

A seguir, relação das epidemias e doenças infecciosas. Destacamos que a peste referida na listagem indica 3 tipos: peste bubónica, peste septicémica e peste pneumónica.

Século XVIII

Localização

Época

Evento

Doença

Persia 1772 Peste persa Peste (doença)

França 1720–1722 Grande Peste de Marselha Peste (doença)

Bálcãs 1738 Grande Peste de 1738 Peste (doença)

Império Russo 1770–1772 Peste russa de 1770–1772 Peste (doença)

Islândia 1707–1709 Grande Epidemia de Varíola Varíola

Canadá, Nova França 1702–1703 Varíola

Suécia 1710–1712 Surto de Peste da Grande Guerra do Norte Peste (doença)

Treze Colônias 1713 Sarampo

Treze Colônias 1713–1715 Sarampo

Canadá, Nova França 1714–1715 Sarampo

Treze Colônias 1721–1722 varíola

Treze Colônias 1729 Sarampo

Espanha 1730 Febre amarela

Treze Colônias 1732–1733 Gripe

Canadá, Nova França 1733 Varíola

Treze Colônias 1738 Varíola

Treze Colônias 1739–1740 Sarampo

Itália 1743 Peste (doença)

Treze Colônias 1747 Sarampo

América do Norte 1755–1756 Varíola

América do Norte 1759 Sarampo

América do Norte, Índias

Ocidentais 1761 Gripe

América do Norte, área

de Pittsburgh dos dias atuais. 1763 Varíola

nativos do Noroeste Pacífico 1770s Varíola

(13)

Localização

Época

Evento

Doença

América do Norte 1772 Sarampo

América do Norte 1775 unknown cause

Inglaterra 1775–1776 Gripe

Espanha 1778 Dengue

Índios das Planícies 1780–1782 Epidemia norte americana de varíola Varíola

Índios pueblo 1788 Varíola

Estados Unidos 1788 Sarampo

Nova Gales do Sul 1789–1790 Varíola

Estados Unidos 1793 Gripe e Tifo epidémico

Estados Unidos 1793 Gripe

Estados Unidos 1793–1798 Epidemia de Febre Amarela de 1793, recorrências Febre amarela Total de ocorrências mundiais: 0

Século XIX

Localização Período Artigo Doença

Espanha 1800–1803 febre amarela

Império Otomano, Egito 1801 peste bubônica

Estados Unidos 1803 febre amarela

Egito 1812 peste

Império Otomano 1812 Epidemia otomana de peste de 1812–19 peste

Malta 1813 peste

Romênia 1813 Peste de Caragea peste

Irlanda 1816–1819 tifo

Ásia, Europa 1816–1826 Primeira pandemia de cólera cólera

Estados Unidos 1820–1823 febre amarela

Espanha 1821 febre amarela

Nova Gales do Sul, Australia 1828 varíola

Países Baixos 1829 Epidemia de Groningen malaria

Austrália Meridional 1829 varíola

Irã 1829–1835 peste bubônica

Ásia, Europa, América do Norte 1829–1851 Segunda epidemia de cólera cólera

Egito 1831 cólera

Índios das Planícies 1831–1834 varíola

(14)

Localização Período Artigo Doença

América do Norte 1832 cólera

Estados Unidos 1833 cólera

Estados Unidos 1834 cólera

Egito 1834–1836 peste bubônica

Estados Unidos 1837 tifo

Grandes Planícies 1837–1838 Epidemia de varíola de 1837–38 varíola

Dalmácia 1840 peste

África do Sul 1840 varíola

Estados Unidos 1841 febre amarela

Canada 1847–1848 Epidemia de tifo de 1847 epidemic typhus

Estados Unidos 1847 febre amarela

mundial 1847–1848 influenza

Egito 1848 cólera

América do Norte 1848–1849 cólera

Estados Unidos 1850 febre amarela

América do Norte 1850–1851 influenza

Estados Unidos 1851 cólera

Estados Unidos 1852 febre amarela

Rússia 1852–1860 Terceira pandemia de cólera cólera

Império Otomano 1853 peste

Copenhagen, Dinamarca 1853 Epidemia de Cólera de Copenhagen em 1853 cólera

Inglaterra 1854 Surto de cólera da Broad Street cólera

Estados Unidos 1855 febre amarela

mundial 1855–1960 Terceira pandemia de peste peste bubônica

Portugal 1857 febre amarela

Victoria, Australia 1857 varíola

Europa, América do Norte, América

do Sul 1857–1859 influenza

Costa Central, Colúmbia Britânica 1862-1863 varíola

Oriente Médio 1863–1879 Quarta pandemia de cólera cólera

Egito 1865 cólera

Rússia, Alemanha 1866–1867 cólera

Austrália 1867 sarampo

Iraque 1867 peste

Argentina 1852–1871 yellow fever

Alemanha 1870–1871 varíola

(15)

Localização Período Artigo Doença

Império Russo 1877 peste

Egito 1881 cólera

Índia, Alemanha 1881–1896 Quinta pandemia de cólera cólera

Montreal 1885 varíola

mundial 1889–1890 Pandemia de gripe de 1889–1890 influenza Total de ocorrências mundiais: 3

Século XX

Localização Período Artigo Doença

Bacia do Congo 1896–1906 tripanossomíase

Europa, Ásia, África 1899–1923 Sexta pandemia de cólera cólera

São Francisco 1900–1904 Terceira pandemia de peste peste bubônica

África Ocidental 1900 febre amarela

Uganda 1900–1920 tripanossomíase

Egito 1902 cólera

Índia 1903 peste

Fremantle 1903 peste bubônica

China 1910–1912 peste bubônica

mundial 1915–1926 Pandemia de encefalite letárgica de 1915 encefalite letárgica

mundial 1918–1920 Gripe espanhola influenza

Rússia 1918–1922 tifo

Egito 1942–1944 malária

China 1946 peste bubônica

Egito 1946 febre recorrente

Egito 1947 cólera

mundial 1957–1958 Gripe asiática influenza

mundial 1961–1975 Sétima pandemia de cólera cólera (linhagem El Tor)

Suécia 1963 varíola

mundial 1968–1969 Gripe de Hong Kong vírus influenza A subtipo H2N2

Países Baixos 1971 poliomielite

Iugoslávia 1972 Surto de varíola na Iugoslávia de 1972 varíola

Estados Unidos 1972–1973 Gripe de Londres vírus influenza A subtipo H3N2

Índia 1974 Epidemia de varíola da Índia em 1974 varíola

mundial 1960–

(16)

Localização Período Artigo Doença

(começou na Bacia do Congo)

América do Sul 1990s cólera

Índia 1994 Epidemia de peste em Surat de 1994 peste

mundial 1996-2001 vCJD

África Ocidental 1996 meningite

Central America 2000 dengue

Total de ocorrências mundiais: 7

Século XXI

Localização Período Evento Doença

Nigéria 2001 cólera

África do Sul 2001 cólera

Ásia 2002–2003 Surto de SARS de 2002–2004 Síndrome respiratória aguda grave (SARS)

Argélia 2003 peste Afeganistão 2004 leishmaniose Bangladesh 2004 cólera Indonésia 2004 dengue Senegal 2004 cólera Sudan 2004 ebola

Mali 2005 febre amarela

Singapura 2005 Surto de dengue em Singapura de 2005 dengue

Luanda, Angola 2006 cólera

Província de Ituri, República Democrática do Congo

2006 peste

Índia 2006 malaria

Índia 2006 Surto de dengue na Índia em 2006 dengue

Índia 2006 Surtos de chikungunya vírus chikungunya

Paquistão 2006 Surto de dengue no Paquistão em 2006 dengue

Filipinas 2006 dengue

República Democrática

do Congo 2007 Epidemia de ebola em Mweka Ebola

Etiópia 2007 cólera

Índia 2008 cólera

(17)

Localização Período Evento Doença

Nigéria 2007 poliomielite

Porto Rico; República

Dominicana; Mexico 2007 dengue

Somália 2007 cólera Uganda 2007 Ebola Vietnã 2007 cólera Brasil 2008 dengue Camboja 2008 dengue Chade 2008 cólera

China 2008 doença da mão-pé-boca

Madagascar 2008 peste bubônica

Filipinas 2008 dengue

Vietnã 2008 cólera

Zimbabwe 2008–2009 Epidemia de cólera no Zimbábue em 2008–2009 cólera

Bolívia 2009 Epidemia boliviana de dengue em 2009 dengue

Índia 2009 Surto de hepatite em Gujarat de 2009 hepatitis B

Queensland, Australia 2009 dengue

mundial 2009 Surtos de sarampo nos anos 2000 parotidite epidémica

África Ocidental 2009–2010 Surto leste-africano de meningite de 2009–2010 meningitis

mundial 2009 Pandemia de gripe A de 2009 vírus H1N1/09 pandêmico Hispaniola 2010–presente Epidemia de cólera no Haiti em 2010 cólera

Democratic Republic of

the Congo 2011–presente sarampo

Vietnã 2011–presente doença da mão-pé-boca

Paquistão 2011–presente Surto de dengue no Paquistão em 2011 dengue

Sudão Darfur 2012 Surto de febre amarela em Darfur, Sudão, de 2012 febre amarela

mundial 2012–presente

Epidemia de coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio em 2012

Síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)

África Ocidental 2013–2016 Surto de ébola na África Ocidental Doença por vírus ebola

Américas 2013–2015 2013–14 chikungunya outbreak Chikungunya

Madagascar 2014–presente Surto de peste em Madagascar de peste bubônica

(18)

Localização Período Evento Doença

Índia 2015–presente Surto de febre suína em 2015 vírus influenza A subtipo H1N1

mundial 2015–presente Epidemia de febre zica em 2015–2016 vírus Zika

Africa 2016 Surto de febre amarela em Angola de 2016 febre amarela

Iêmen 2016–presente Surto de cólera no Iêmen em 2016–2019 cólera

Índia 2017–presente Surto de encefalite japonesa em Gorakhpur de 2017 encefalite japonesa

Índia 2018–presente Surto de vírus nipah em Kerala em 2018 infecção por vírus nipah

República Democrática do Congo & Uganda

August 2018– presente

Surto de ébola em Kivu de

2018-19 doença por vírus ebola

Moçambique March 2019–

presente

cólera República Democrática

do Congo 2019–presente

Surto de sarampo na República Democrática do Congo em 2019

sarampo

Samoa 2019–presente Epidemia de sarampo na Samoa em 2019 sarampo

Brasil 2019–presente Epidemia de dengue no Brasil em 2019 dengue

China e no mundo todo 2019–presente

Pandemia de COVID-19 – novo

coronavírus identificado no surto de pneumonia na China continental[169]

Doença respiratória aguda por novo coronavírus (COVID-19)

Total de ocorrências mundiais: 5

OBS.: Consideramos apenas as ocorrências mundiais. Assim, temos o seguinte:

SÉCULO CRISE

ECONÔMICA GUERRAS FOME (registros) PESTES (mundiais)

XVIII De 50-75 anos 7 27 0

XIX De 50-75 anos 34 26 3

XX De 50-75 anos 61 44 7

XXI De 50-75 anos 88* 60* 25*

(19)

TERREMOTOS13 E SUA INTENSIDADE AO REDOR DO MUNDO

Abaixo você confere os terremotos e sua magnitude. Século XVIII

Data Lugar Magn.

23 de Janeiro de 1556 Xianxim, China ~8 17 de Agosto de 1668 Anatolia, Turquia ~8

26 de Janeiro de 1700 Cascadia ~9

1 de Novembro de 1755 Lisboa, Portugal Ver Terremoto de Lisboa de 1755 8,6

28 de Fevereiro de 1780 Irã (Irão)

Total: 5

Século XIX

Data Lugar Magn.

16 de Dezembro de 1811 New Madrid, Missouri, EUA Ver Terremoto de New Madrid ~8.1

23 de Janeiro de 1812 New Madrid, Missouri, EUA ~7.8 7 de Fevereiro de 1812 New Madrid, Missouri, EUA ~8 2 de Junho de 1823 Lado sul de Kilauea, Hawaii, EUA ~7 10 de Junho de 1836 Região sul da Baía de São Francisco, Califórnia, EUA ~6.5 Junho 1838 Península de São Francisco, Califórnia, EUA ~6.8 5 de Janeiro de 1843 Marked Tree, Arkansas, EUA ~6.3

16 de Dezembro de 1857 Nápoles, Itália ~6.9

8 de Outubro de 1865 São José, Califórnia, EUA ~6.5 3 de Abril de 1868 Hilea, sudeste do Havaí, Havaí, EUA ~7.9 31 de Outubro de 1868 Hayward, Califórnia, EUA ~6.8

20 de Fevereiro de 1871 Molokai, Havaí, EUA ~6.8

26 de Março de 1872 Owens Valley, Califórnia, EUA Ver 1872 Terremoto de Lone Pine ~7.6

15 de Dezembro de 1872 norte de Cascades, Washington, EUA ~7.3 23 de Novembro de 1873 Costa de Califórnia-Oregon ~7.3 31 de Agosto de 1886 Charleston, Carolina do Sul, EUA ~7.3

(20)

23 de Fevereiro de 1887 Riviera, Gênova, San Remo, França, Itália ~6.0 24 de Abril de 1890 Corralitos, Califórnia, EUA ~6.3

27 de Outubro de 1891 Mino-Owari, Japão ~8

19 de Abril de 1892 Vacaville, Califórnia, EUA ~6.4 21 de Abril de 1892 Winters, Califórnia, EUA ~6.4 31 de Outubro de 1895 Charleston, Missouri, EUA ~6.6

15 de Junho de 1896 Sanriku, Japão ~8.5

12 de Junho de 1897 Assam, Índia ~8.3

20 de Junho de 1897 Falha de Calaveras, Califórnia, EUA ~6.3 31 de Março de 1898 Ilha de Mare, Califórnia, EUA ~6.3 15 de Abril de 1898 Condado de Mendocino, Califórnia, EUA ~6.8 4 de Setembro de 1899 Cabo Yakataga, Alasca, EUA 7.9 10 de Setembro de 1899 Baía de Yakutat, Alasca, EUA 8 9 de Outubro de 1900 Ilha Kodiak, Alasca, EUA 7.7

Total: 33

Século XX

Data Lugar Magn.

3 de Março de 1901 Parkfield, Califórnia, EUA 6.4

27 de Agosto de 1904 Fairbanks, Alasca, EUA 7.3

9 de Julho de 1905 Mongólia 8.4

31 de Janeiro de 1906 Colômbia-Equador 8.8

17 de Agosto de 1906 Valparaíso, Chile 8.2

28 de Dezembro de 1908 Messina, Itália 7.2

1 de Julho de 1911 Falha de Calaveras, Califórnia, EUA 6.5

3 de Outubro de 1915 Vale Pleasant, Nevada, EUA 7.1

11 de Outubro de 1918 Porto Rico 7.5

6 de Dezembro de 1918 Ilha de Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá 7

16 de Dezembro de 1920 Ningxia-Kansu, China 8.6

31 de Janeiro de 1922 Ao largo de Cape Mendocino, Califórnia, EUA 7.3

1 de Março de 1922 Parkfield, Califórnia, EUA 6.1

(21)

1 de Setembro de 1923 Kanto, Japão

Ver Grande terremoto de Kanto 7.9

1 de Março de 1925 Charlevoix, Quebec, Canadá 6.3

28 de Junho de 1925 Vale Clarkston, Montana, EUA 6.6 29 de Junho de 1925 Santa Bárbara, Califórnia, EUA 6.8 22 de Outubro de 1926 Baía de Monterey, Califórnia, EUA 6.1 22 de Outubro de 1926 Baía de Monterey, Califórnia, EUA 6.1

7 de Março de 1927 Tango, Japão 7.6

22 de Maio de 1927 Tsinghai, China 7.9

4 de Novembro de 1927 Ao largo de Lompoc, Califórnia, EUA 7.1 18 de Novembro de 1929 Grand Banks, Nova Escócia, Canadá 7.3 21 de Dezembro de 1932 Montanha Cedar, Nevada, EUA 7.2

2 de Março de 1933 Sanriku, Japão 8.4

11 de Março de 1933 Long Beach, Califórnia, EUA 6.4

20 de Novembro de 1933 Baía de Baffin, Canadá 7.4

15 de Janeiro de 1934 Bihar, Índia 8.1

8 de Junho de 1934 Parkfield, Califórnia, EUA 6.1

1 de Novembro de 1935 Timiskaming, Quebec, Canadá 6.2

22 de Julho de 1937 Salcha, Alasca, EUA 7.3

23 de Janeiro de 1938 Maui, Havaí, EUA 6.8

10 de Novembro de 1938 Ilhas Shumagin, Alasca, EUA 8.2

26 de Dezembro de 1939 Erzincan, Turquia 7.8

19 de Maio de 1940 Vale Imperial, Califórnia, EUA 7.1

7 de Dezembro de 1944 Tonankai, Japão 8.1

1 de Abril de 1946 Ilha Unimak, Alasca, EUA 7.3

23 de Junho de 1946 Ilha Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá 7.3

4 de Agosto de 1946 República Dominicana 8

20 de Dezembro de 1946 Nankaido, Japão 8.1

16 de Outubro de 1947 Fairbanks, Alasca, EUA 7.2

13 de Abril de 1949 Olympia, Washington, EUA Ver Terremoto Nisqually 7.1 22 de Agosto de 1949 Ilha Rainha Charlotte, Columbia Britânica, Canadá 8.1

(22)

21 de Agosto de 1951 Kona, Havaí, EUA 6.9 21 de Julho de 1952 Condado Kern, Califórnia, EUA 7.3

4 de Novembro de 1952 Kamchatka, Rússia 9

29 de Março de 1954 Espanha 7.9

6 de Julho de 1954 Montanha Rainbow, Nevada, EUA 6.6

24 de Agosto de 1954 Stillwater, Nevada, EUA 6.8

16 de Dezembro de 1954 Pico Fairview, Nevada, EUA 7.1

16 de Dezembro de 1954 Vale Dixie, Nevada, EUA 6.8

31 de janeiro de 1955 Porto dos Gaúchos, Mato Grosso, Brasil 6,6

24 de Outubro de 1955 Concord, Califórnia, EUA 5.4

9 de Março de 1957 Ilha Andreanof, Alasca, EUA 9.1

4 de Dezembro de 1957 Gobi-Altai, Mongólia 8.1

7 de Abril de 1958 Huslia, Alasca, EUA 7.3

10 de Julho de 1958 Fairweather, Alasca, EUA 7.7

18 de Agosto de 1959 Lago de Hebgen, Montana, EUA 7.3

29 de Fevereiro de 1960 Agadir, Marrocos 5.7

22 de Maio de 1960 Chile

Ver Grande Terremoto do Chile 9.5

28 de Março de 1964 Prince William Sound, Alasca, EUA

Ver Terremoto de Sexta-feira Santa 9.2

16 de Junho de 1964 Niigata, Japão 7.5

4 de Fevereiro de 1965 Ilha Rat, Alasca, EUA 8.7

29 de Abril de 1965 Seattle-Tacoma, Washington, EUA 6.5

28 de Junho de 1966 Parkfield, Califórnia, EUA 6.1

12 de Setembro de 1966 Truckee, Califórnia, EUA 5.9

10 de Dezembro de 1967 Koyna, Índia 6.3

2 de Outubro de 1969 Santa Rosa, Califórnia, EUA 5.7

31 de Maio de 1970 Peru 7.9

31 de Julho de 1970 Colômbia 8

9 de Fevereiro de 1971 San Fernando, Califórnia, EUA Ver Terremoto de Sylmar 6.7

4 de Fevereiro de 1975 Haicheng, China 7

(23)

29 de Novembro de 1975 lado sul de Kilauea, Hawaii, EUA 7.2

4 de Fevereiro de 1976 Guatemala 7.5

28 de Julho de 1976 Tangshan, China

Ver Terremoto de Tangshan 7.5

6 de Agosto de 1979 Lago Coyote, Califórnia, EUA 5.7 15 de Outubro de 1979 Vale Imperial, Califórnia, EUA 6.4 24 de Janeiro de 1980 Livermore, Califórnia, EUA 5.8 15 de Maio de 1980 Lagos Mammoth, Califórnia, EUA 6.1 25 de Maio de 1980 Lagos Mammoth, Califórnia, EUA 5.9 25 de Maio de 1980 Lagos Mammoth, Califórnia, EUA 5.8 27 de Maio de 1980 Lagos Mammoth, Califórnia, EUA 6 8 de Novembro de 1980 Plataforma Gorda, Califórnia, EUA 7.2 1 de Janeiro de 1980 Angra do Heroísmo, Açores, Portugal 7.2

28 de Outubro de 1983 Pico do Borah, Idaho, EUA 7

16 de Novembro de 1983 Kaoiki, Hawaii, EUA 6.7

24 de Abril de 1984 Monte Morgan, Califórnia, EUA 6.2 23 de Novembro de 1984 Vale Round, Califórnia, EUA 5.7 19 de Setembro de 1985 Michoacán, México Ver Terramoto da Cidade do México de 1985 8 23 de Dezembro de 1985 Nahanni, Territórios do Noroeste, Canadá 6.8

7 de Maio de 1986 Ilha Andreanof, Alasca, EUA 8

8 de Julho de 1986 Norte de Palm Springs, Califórnia, EUA 6.1 21 de Julho de 1986 Vale Chalfant, Califórnia, EUA 6.2 1 de Outubro de 1987 Whittier Narrows, Califórnia, EUA 5.9

30 de Novembro de 1987 Golfo do Alasca 7.9

22 de Janeiro de 1988 Enseada Tennant, Austrália 6.3 22 de Janeiro de 1988 Enseada Tennant, Austrália 6.4 22 de Janeiro de 1988 Enseada Tennant, Austrália 6.6

6 de Março de 1988 Golfo do Alasca 7.8

25 de Novembro de 1988 Saguenay, Quebec, Canadá 5.9

7 de Dezembro de 1988 Spitak, Armênia 6.8

(24)

25 de Dezembro de 1989 Ungava, Quebec, Canadá 6 28 de Junho de 1991 Sierra Madre, Califórnia, EUA 5.6

17 de Agosto de 1991 Honeydew, Califórnia, EUA 7.1

23 de Abril de 1992 Joshua Tree, Califórnia, EUA 6.1 25 de Abril de 1992 Cabo Mendocino, Califórnia, EUA 7.2 26 de Abril de 1992 Ao largo do Cabo Mendocino, Califórnia, EUA 6.5 26 de Abril de 1992 Ao largo do Cabo Mendocino, Califórnia, EUA 6.7

28 de Junho de 1992 Landers, Califórnia, EUA 7.3

29 de Junho de 1992 Montanha de Little Skull, Nevada, EUA 5.7

21 de Setembro de 1992 Nicarágua 7.7

29 de Setembro de 1993 Latur-Killari, Índia 6.2

17 de Janeiro de 1994 Northridge, Califórnia, EUA Ver Terremoto de Northridge de 1994 6.7

9 de Junho de 1994 Bolívia 8.2

1 de Setembro de 1994 Cabo Mendocino, Califórnia, EUA 7.1 16 de Janeiro de 1995 Kobe, Japão Ver Grande Terremoto de Hanshin 6.9

31 de Maio de 1997 Jabalpur, Índia 5.8

4 de fevereiro de 1998 Província de Takhar, Afeganistão 5.9

17 de Julho de 1998 Papua-Nova Guiné 7

25 de Janeiro de 1999 Colômbia 6.2

17 de Agosto de 1999 Izmit, Turquia 7.6

20 de Setembro de 1999 Chi-Chi, Taiwan Ver Terremoto de Chi-Chi 7.7 16 de Outubro de 1999 Hector Mine, Califórnia, EUA 7.2

12 de Novembro de 1999 Duzce, Turquia 7.2

3 de Setembro de 2000 Napa, Califórnia, EUA 5

16 de Novembro de 2000 Nova Irlanda, Papua-Nova Guiné 8

(25)

Século XXI

Com o passar do tempo, o avanço tecnológico permite maior aferição dos sismos. Isso também é um fator que deve ser considerado. Abaixo, destacamos parte dos sismos relacionados ao século XXI, com um total assustadoramente maior. Você poderá conferir a tabela na íntegra e ainda mais informações no site:

https://www.apolo11.com/terremotos.php Magnitude 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 8.0 a 8.9 2 1 2 4 0 1 1 1 2 7.0 a 7.9 14 10 9 14 12 16 23 19 12 6.0 a 6.9 141 140 142 178 168 144 150 185 108 5.0 a 5.9 1515 1693 1712 2074 1768 1896 2209 2276 1401 4.0 a 4.9 10888 13917 12838 12078 12291 6805 10164 13315 9534 Total 31194 30478 29568 29685 31777 14825 21554 22289 16667 Mortes 228802 88003 6605 712 88011 1790 320120 21953 768

Total: 1523 (considerando de 2004-2012, somente magnitude igual ou superior a 5)

Assim, concluímos:

*estimativa até o fim do período **referência parcial de apenas 9 anos

Entendemos que esses números não passam de estimativas. É impossível medir com precisão as ocorrências de fome, pestes e terremotos; ao mesmo tempo temos a certeza de que esses fatos ocorrem em uma intensidade, proporção e abrangência muito maior a cada ano. Vemos que estamos definitivamente “em trabalho de parto”.

Agora, dentro do campo religioso, o que vemos se desenrolando?

Acompanhe conosco o cenário religioso profético. Ressalto que não se trata do cenário religioso mundial, mas profético, ou seja, do povo que Deus levantou conforme profecia de Apocalipse 10.

SÉCULO CRISE

ECONÔMICA GUERRAS FOME (registros) PESTES (mundiais) TERREMOTOS

XVIII De 50-75 anos 7 27 0 5

XIX De 50-75 anos 34 26 3 33

XX De 50-75 anos 61 44 7 132

(26)

CENÁRIO RELIGIOSO

Como já vimos, cada século tem sido marcado por uma crescente exponencial de intensidade e/ou ocorrência de crise econômica, guerra, fome, peste e terremoto – os poderes da terra estão sendo abalados definitivamente, o que nos traz a segurança do cumprimento das profecias.

Tim Aka relaciona acontecimentos importantes no cenário religioso do povo remanescente dentro de cada ciclo econômico. É uma grande realidade. Mas alguns eventos ficaram de fora da composição do gráfico. Então vamos acrescentá-los baseados na história do povo de Deus. Então você entenderá a relação com a falsa adoração (falsos cristos) tratada na introdução desse estudo, em contraste com a verdadeira adoração ao único Deus – o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Observe o gráfico:

Até aqui temos uma série inconstestável de eventos, aos quais podemos apenas somar outros: Þ 1798 – Início do tempo do fim14

Þ 1834 – Miller prega sobre a segunda vinda de Cristo15

Þ 1844 – O povo do advento sofre o desapontamento (Outubro)16 Þ 1844 – Ellen White inicia seu ministéiro profético (Dezembro)17 Þ 1863 – Organização da IASD18

Þ 1872 – Declaração dos Princípios Fundamentais da Fé19

Þ 1888 – Corações espiritualmente mortos pela rejeição de Cristo, o Mercador Celestial20 Þ 1889 – Princípios Fundamentais são reimpressos21

Þ 1891- Ellen é enviada para a Austrália – a mão do homem estava nisso.22

Þ 1892 – Pacific Press publica o panfleto: A Doutrina Bíblica da Trindade, por Samuel Spear23, no entanto a declaração de fé permanece inalterada.

14 LOUGHBOROUGH, J.N., O Grande Movimento Adventista, p.57-69. 15 LOUGHBOROUGH, J.N., O Grande Movimento Adventista, p.75-103. 16 LOUGHBOROUGH, J.N., O Grande Movimento Adventista, p.149-159. 17 Disponível em: http://ellenwhite.cpb.com.br/biografia

18 LOUGHBOROUGH, J.N., O Grande Movimento Adventista, p.298-301.

19 Disponível em: https://m.egwwritings.org/en/book/928.2#0 e https://m.egwwritings.org/en/book/928.7#76 20 Ellen White, Review and Herald, 4 de Abril de 1893

21 Disponível em: https://m.egwwritings.org/en/book/931.4#26 22 Manuscript Releases volume 10, página 392, segundo parágrafo. 23Disponível em:

https://static1.squarespace.com/static/554c4998e4b04e89ea0c4073/t/5bedf0f6c2241b1511f7226c/1542320374941/Spear%27s+Artic le-N.pdf

(27)

Ainda observando os ciclos, veremos que nesta outra parte há apenas uma indicação de data relacionada ao povo do advento e nada mais - 1903: O que poderia ter sido24 - A que isso se refere? Poderia ter sido, mas não foi, esclarecemos.

Em 1903, Ellen White recebeu uma visão na qual viu a igreja submissa e entregue ao poder do Espírito de Deus e unida sob um espírito de humildade, amor e perdão. Infelizmente, era apenas uma visão do que poderia ter acontecido na assembleia da Associação Geral de 1901, mas não aconteceu assim. Auto suficiência, egoísmo, exaltação própria, incredulidade e insubordinação a Deus, bem como rejeição à Ele tem marcado a estrada de uma denominação que segue os passos do judaísmo na ocasião do primeiro advento de Cristo. “Veio para os seus, mas os seus não o receberam.” João 1:11.

Em 1901 a resposta dos líderes não foi como Deus desejava, não foi como deveria ter sido. Por isso nossos olhos se voltam para o que “foi”. O que aconteceu no adventismo após rejeitarem o apelo divino? Vejamos resumidamente os principais pontos de declínio.

1900 – Fanatismo surge entre adventistas pela doutrina da Carne Santa25 1901 – Ellen White retorna aos Estados Unidos26

1902 – Incêndio no Sanatório de Battle Creek27

1903 – Crise Kellogg* – Alfa da apostasia e incêncio na Review28

1915 – Ellen White alerta uma última vez sobre as mudanças nos princípios. Neste mesmo ano ela descansa na bendita esperança29

1931 – Os Princípios Fundamentais são alterados sendo publicados novamente, porém contendo crença em um deus trino30

1935 – Carta de William C. White ao irmão Carr aponta preocupação referente à personalidade do Espírito Santo31

24 Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z3AaDkgCv60 25 Mensagens Escolhidas, volume 2, capítulo 3.

26Disponível em: http://www.centrowhite.org.br/ellen-g-white/biografia-de-ellen-g-white-1827-1915/

27Disponível em: http://www.centrowhite.org.br/downloads/imagens/hospitais/incendio-no-sanatorio-de-battle-creek-nota-publicada-pelo-dr-kellogg/

28Disponível em Testemunhos para a Igreja v.8, cap.18:https://m.egwwritings.org/pt/book/1961.543 29 Manuscrito 1, 1915

30Livro A Trindade, p.227, primeiro parágrafo.

(28)

1950 – Diálogo com evangélicos abre as portas ao ecumenismo32

1957 – A natureza pré-lapsariana de Cristo toma lugar no cenário e a publicação do livro Questões Sobre Doutrina definitivamente divide o povo do advento33

1959 – IASD passa a ser membro cooperador do Concílio Mundial de Igrejas (entidade ecumênica)34 1980 – Adventistas adotam um credo oficial (trinitário) – Igreja passa a perseguir, disciplinar e remover opositores.35

A posição do adventismo muda completamente, em rejeição à evidência bíblica.36 Com isso, a profecia dada a Ellen White sobre a apostasia ômega – apostasia final - alcança seu cumprimento**.

Como vimos, há muita história por trás de um simples “o que deveria ter sido”. O FATO é que, como instituição, o adventismo preferiu uma posição de segurança e comodidade diante de um futuro que exigia apenas fé no único e verdadeiro Deus, bem como em Sua mensagem.

Da mesma forma que, após a morte de Cristo, os judeus continuaram os rituais do santuário – abolidos quando o tipo encontrou o antítipo – e selaram sua rejeição de Cristo pelo apedrejamento de Estêvão; o adventismo tem repetido a história e como instituição rejeitando a Cristo, dando as mãos ao ecumenismo em troca de uma falsa liberdade religiosa. A verdade que receberam como povo não foi recebida no coração, então a venderam a troco de grande custo: a própria salvação. Hoje, aqueles que deveriam ser os atalaias dos muros de Sião, perseguem e calam a boca do todo o que se levanta em favor da adoração ao verdadeiro Deus. A perseguição religiosa que esperávamos vir de fora, acontece entre o próprio povo, que luta um contra o outro; ao invés de viver pela fé do Senhor Jesus.

Deus, em Sua misericórdia, apela ainda hoje a nós como indivíduos. Vivemos no período do sexto selo, os sinais dos tempos nos mostram o quanto está perto o dia do Senhor. Quando o sexto selo estiver a se encerrar (Apoc.6:12-17, Isaias 26:20 e 21, Rom. 1:18,22) as pragas cairão sobre a terra, sobre aqueles que ficaram agarrados ao que é maculado pelo pecado, sejam traços de caráter não submetidos ao Senhor ou até mesmo posses terrenas. O encerramento do sexto selo implica na última praga, quando os céus serão definitivamente abalados, pois o cortejo celeste vem e não mais haverá demora.

Sai dela povo Meu...Entendamos já que esse sair não se refere ao “sair de uma igreja”, mas sair de um sistema que manipula a consciência individual não permitido que você seja livre moralmente para adorar ao único e verdadeiro Deus. Não é o nome em um registro denominacional que determinará de que lado estamos nesse grande conflito, isso é indiferente; mas o relacionamento vital com Cristo, o Filho do Deus vivo, o único caminho até o Pai é o fator determinante. É tempo de romper com TUDO que se opõe entre nós e nosso Deus, “porque o dia do Senhor está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso”.

Joel 1:15.

A nós todos ficam as perguntas: quem é o meu Deus? Eu conheço Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas, a fim de temer e adorar o Seu nome? Sou participantes dos pecados de Babilônia, ou conscientemente decidi honrar ao único e verdadeiro Deus, vivendo a liberdade de consciência que Ele me deu por direito e requererá de mim? O selo do verdadeiro Deus poderá ser posto sobre mim? Entre qual grupo estarei quando o Eterno Deus e Seu filho chegarem a esta Terra?

“Prepara-te...para te encontrares com o teu Deus.” Amós 4:12 “Certamente cedo venho.” Apoc. 22:20

(*) Detalhes sobre a crise Kellog, sua linha do tempo e relação panteísmo x trindade disponível em: https://www.asitreads.com/kellogg-files (**) Detalhes sobre a apostasia ômega, e a história da trindade dentro do adventismo, disponível em: https://www.asitreads.com/trinity-in-adventist-history ; https://www.youtube.com/watch?v=lLNoik40geo ; https://www.youtube.com/watch?v=Sr-RqIn2shQ

32Carta às Igrejas, M.L.Andreasen, p.3. Disponível em: http://www.congressomv.org/wp-content/uploads/2017/03/cartas-as-igrejas.pdf

33Carta às Igrejas, M.L.Andreasen, p.5. Disponível em: http://www.congressomv.org/wp-content/uploads/2017/03/cartas-as-igrejas.pdf

34Carta às Igrejas, M.L.Andreasen, p.3. Disponível em: http://www.congressomv.org/wp-content/uploads/2017/03/cartas-as-igrejas.pdf

35Livro A Trindade, p.228, primeiro parágrafo. 36Livro A Trindade, p.222, primeiro parágrafo.

Referências

Documentos relacionados

Material versus espiritual Erotismo versus espiritualidade O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba.. revelando uma forte

Constituído como uma entidade sem fins lucrativos, o InternetLab atua como ponto de articulação entre acadêmicos e representantes dos setores público, privado e da sociedade

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Como é o planejamento das compras de insumos para as aulas, eventos e o restaurante do Instituto. AS: Para organização, criei um cronograma com datas, aulas, eventos e no caso

Esta investigação permitiu, pela primeira vez a nível mundial, fazer um mapea- mento do tipo de neurónios e das ligações entre os neuró- nios existentes nesta lâmina da

A Medida Provisória nº 966/2020 (MP) protege o agente público que, em situação de incerteza causada pelo coronavírus, tome uma decisão que agora pareça certa, mas que no futuro,

Um registro de marca tem validade em todo território nacional (ou seja, só no Brasil) e permanece em vigor por 10 anos consecutivos – que são contados da data da

BB divulga a MPE Week para mais de 20 milhões de clientes nos canais próprios, mídias e redes sociais.. BB conecta os clientes MPE aos