• Nenhum resultado encontrado

Varimine Stress (Tutti-Frutti) Associação Pó para solução oral Multivitaminas + Sais minerais + Ácido fólico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Varimine Stress (Tutti-Frutti) Associação Pó para solução oral Multivitaminas + Sais minerais + Ácido fólico"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Varimine Stress (Tutti-Frutti) Associação Pó para solução oral Multivitaminas + Sais minerais + Ácido fólico

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Tome este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico.

- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

- Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico.

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Ver secção 4.

- Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico. O que contém este folheto:

1. O que é Varimine Stress (Tutti-Frutti) e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Varimine Stress (Tutti-Frutti) 3. Como tomar Varimine Stress (Tutti-Frutti)

4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Varimine Stress (Tutti-Frutti). 6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é Varimine Stress (Tutti-Frutti) e para que é utilizado

Varimine Stress (Tutti-Frutti) é um medicamento composto por vitaminas e minerais. Este medicamento é utilizado para prevenir situações de falta de vitaminas e minerais. As vitaminas são compostos orgânicos fornecidos pelos alimentos e necessários em pequenas quantidades para o bom funcionamento do metabolismo. Os sais minerais são nutrientes essenciais e indispensáveis aos processos bioquímicos que regulam o nosso organismo, tendo também uma função plástica (construtora do organismo). Uma dieta equilibrada constitui a fonte de vitaminas e sais minerais nas quantidades adequadas às necessidades humanas. No entanto, o estilo de vida atual pode levar à adoção de hábitos alimentares inadequados, conduzindo a situações de falta de vitaminas e sais minerais. A deficiência em vitaminas pode também resultar de necessidades aumentadas como durante a gravidez, em consequência de certas doenças ou ainda por efeito de alguns medicamentos. Quando existe deficiência de alguma vitamina esta é frequentemente acompanhada por deficiência de outras vitaminas, sendo desta forma recomendada a utilização de medicamentos multivitamínicos.

Ao tomar Varimine Stress (Tutti-Frutti) é importante que adote hábitos alimentares saudáveis.

(2)

2. O que precisa de saber antes de tomar Varimine Stress (Tutti-Frutti) Não tome Varimine Stress (Tutti-Frutti)

- se tem alergia (hipersensibilidade) às substâncias ativas ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6),

- se tem doença grave nos rins (insuficiência renal grave). Advertências e precauções

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Varimine Stress (Tutti-Frutti): - se sofre de oxalúria (presença de sais de ácido oxálico na urina, em especial de oxalato de cálcio),

- se está a tomar levodopa (um medicamento para o tratamento da doença de Parkinson) - se suspeita que sofre de anemia. Neste caso o seu médico irá solicitar que realize análises clínicas antes de começar a tomar este medicamento.

Enquanto estiver a tomar este medicamento, a sua urina terá uma cor amarela intensa devido a uma das vitaminas incluídas na composição.

Outros medicamentos e Varimine Stress (Tutti-Frutti)

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente, ou se vier a utilizar outros medicamentos.

Em particular, informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar qualquer um dos seguintes medicamentos:

- anticoagulantes (como por exemplo a varfarina),

- estrogénios (presentes em algumas pílulas contracetivas), - suplementos de ferro,

- sulfonamidas (antibióticos usados no tratamento de doenças infeciosas), - estatinas (utilizadas para baixar os níveis de colesterol no sangue), - hipoglicemiantes orais e/ou insulina (usados no tratamento da diabetes), - fenitoína (utilizada no tratamento da epilepsia).

O ácido ascórbico, que é um dos componentes de Varimine Stress (Tutti-Frutti), interage com os testes laboratoriais usados para determinar a glicosúria (excesso de açúcar na urina)

Varimine Stress (Tutti – Frutti) com alimentos, bebidas e álcool Tome este medicamento com água e após uma refeição.

Gravidez, amamentação e fertilidade

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Este medicamento não interfere com a capacidade de conduzir e utilizar máquinas. Varimine Stress (Tutti-Frutti) contém aspartamo (E951).

(3)

Contém uma fonte de fenilalanina. Pode ser prejudicial em indivíduos com fenilcetonúria.

Varimine Stress (Tutti-Frutti) contém lactose anidra.

Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. Como tomar Varimine Stress (Tutti-Frutti)

Tome este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose recomendada é 1 saqueta por dia, após uma refeição. Preparação da solução oral:

Transfira o conteúdo de uma saqueta para um copo e dilua com água. Agite até o pó estar dissolvido na água e beba de imediato a solução obtida.

Se tomar mais Varimine Stress (Tutti-Frutti) do que deveria

Se tomar mais Varimine Stress (Tutti-Frutti) do que o recomendado, deverá aconselhar-se com o seu médico ou farmacêutico, levando esta embalagem consigo.

Caso se tenha esquecido de tomar Varimine Stress (Tutti-Frutti)

Se se esquecer de tomar Varimine Stress (Tutti-Frutti) conforme o recomendado, não se preocupe. Tome a saqueta logo que se lembre e depois continue como anteriormente, salvo se a hora da toma seguinte estiver muito próxima. Nesse caso não deve tomar a saqueta esquecida, devendo continuar o tratamento como habitualmente.

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Varimine Stress (Tutti-Frutti) é geralmente bem tolerado. Podem ocorrer perturbações gastrointestinais moderadas (náuseas, dor abdominal, diarreia e prisão de ventre). Em casos isolados, encontram-se descritas reações de hipersensibilidade de gravidade variável.

(4)

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente (ver detalhes abaixo). Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 71 40 Fax: + 351 21 798 73 97

Sítio da internet:http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage

e-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

5. Como conservar Varimine Stress (Tutti-Frutti)

Não conservar acima de 25ºC. Conservar na embalagem de origem para proteger da humidade.

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não utilize este medicamento se verificar sinais visíveis de deterioração.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Varimine Stress (Tutti-Frutti)

- As substâncias ativas são vitaminas e minerais. Cada saqueta contém 15 mg de cloridrato de tiamina (vitamina B1), 15 mg de riboflavina (vitamina B2), 5 mg de cloridrato de piridoxina (vitamina B6), 0,012 mg de cianocobalamina (vitamina B12), 100 mg de nicotinamida, 20 mg de pantotenato de cálcio (Vitamina B5), 0,045 mg de biotina, 0,4 mg de ácido fólico, 600 mg de ácido ascórbico (vitamina C), 30 U.I. de alfatocoferol, 100 mg de hidrogenofosfato de cálcio e 100 mg de sulfato de zinco.

- Os outros componentes são o aspartamo (E951), essência de tutti-frutti e lactose anidra. Qual o aspeto de Varimine Stress (Tutti-Frutti) e conteúdo da embalagem

Este medicamento apresenta-se sob a forma de pó amarelo com um cheiro característico, acondicionado em saquetas. Encontra-se disponível em embalagens de 20 unidades. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

(5)

Laboratórios Atral, S.A. Rua da Estação, n.º 42 Vala do Carregado

2600 – 726 Castanheira do Ribatejo - Portugal Tel.: 263 856 800

Fax: 263 855 020

e-mail: info@atralcipan.pt

Referências

Documentos relacionados

A literatura infantil é um recurso pedagógico muito importante, pois, possibilita ao aluno um contato mais refinado com o mundo imaginário que toda criança

Pela recusa injustificada, ou cuja justificativa não seja aceita pela Administração, em assinar o contrato ou retirar a nota de empenho, no prazo estipulado no subitem

JOSÉ DE RIBAMAR SANTOS SILVA FILHO APROVADO(A) CENTRO EDUCA MAIS GONÇALVES DIAS - (NÃO HOUVE INSCRITO).. HENRIQUE DE LA

De acordo com a análise de variância houve efeito significativo de forma isolada dos níveis de salinidade da água de irrigação e doses esterco bovino para

Os SSGNR têm por objecto contribuir para a melhoria do nível de vida dos respectivos beneficiários, assegurando-lhes o acesso a um leque diversificado de prestações no âmbito da

[r]

M, N, P, Q, R e S são pontos médios dos lados do hexágono regular ABCDEF, então MNPQRS também é um hexágono regular cujo lado tem a medida (OM) do apótema do hexágo-

Não será permitido qualquer meio de auxílio para alcançar qualquer tipo de vantagem aos demais competidores, sendo passível de desclassificação mediante comprovação