• Nenhum resultado encontrado

Guia de Emissão de NF-e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Emissão de NF-e"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)

Índice

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ... 3

Configuração de Perfil... 4

Configurando o Perfil no Sistema... 6

Configuração de Emissão de RPS ... 6

Gerando os Arquivos para Emissão de NF-e ... 7

Enviando o arquivo RPS ... 8

Exportando as NF-e ... 9

Fazendo o Retorno de Lotes...11

Reenviando as RPS ...13

Cadastro de Clientes...14

Cliente que não gera RPS ...14

Configurando o layout da tela de Cadastro do Cliente ...14

Sobre a Emissão de NF-e ... 16

Consulta de NF-e ...17

Visualizando as Notas Fiscais Eletrônicas ...18

Passo a Passo para Emissão de Nota Fiscal Eletrônica ... 20

Dicas dos Principais Erros ... 21

Perguntas mais Freqüente ... 21

Obrigatoriedade de Emissão de NF-e ...21

Benefícios...21

Recibo Provisório de Serviços – RPS ...22

(3)

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Para obter a senha de acesso é preciso fazer o cadastro na prefeitura. Somente a prefeitura poderá fornecer a senha de acesso. Para acessar o site da prefeitura acesse o link abaixo:

https://www3.prefeitura.sp.gov.br/nfe/login.aspx?tipo=nota

Digite o CNPJ da empresa e a senha que foi fornecida pela prefeitura. No campo Código de Imagem digite a descrição de autenticação e segurança, o código de imagem irá mudar a cada acesso feito ao site. Em seguida clique no botão ENTRAR.

Site da Prefeitura para Emissão de NF-e

No primeiro acesso o site pede para você solicitar uma autorização para emissão de Nota Fiscal Eletrônica que será enviada por e-mail. Para solicitar a autorização, clique no botão Solicitar Autorização, caso tenha mais de uma loja para o mesmo CNPJ selecione primeiro o CCM.

(4)

Para solicitar a autorização você precisa preencher os dados de Configurações do Perfil. Uma vez que estiver com a autorização a emissão da NF-e deverá iniciar no dia seguinte, devendo substituir todas as notas fiscais convencionais emitidas no respectivo mês.

Configuração de Perfil

Antes de fazer a primeira Nota Fiscal Eletrônica é preciso configurar o perfil da sua empresa para definir a % de alíquota, o código do serviço e dados de contato, onde serão impressos na nota.

Para fazer a configuração, clique na guia Configurações do Perfil.

No Primeiro Campo digite os Dados da Empresa como Nome Fantasia, endereço de site e descrição da Empresa. O site permite ainda associar o logotipo da sua empresa para ser impressa na nota, clique no link para incluir o logotipo.

No segundo campo digite os Dados para Contato, como Nome do Responsável, e-mail e telefone. No campo Frase de Segurança, digite uma frase pessoal que será usada nas mensagens enviadas pelo Sistema da NF-e. Se você receber um e-mail do sistema e não tiver essa frase de segurança, delete pode ser vírus ou spam.

(5)

No campo E-mail para Recebimento de NF-e você pode cadastrar o e-mail que será utilizado para receber as NF-e, por exemplo, as Notas Fiscais da Ideológica. Depois cadastre o CNPJ do seu contador no campo

Identificação do Contador, para que o mesmo tenha acesso ao site e as Notas Fiscais Eletrônicas emitidas. No campo de Regime de Tributação é muito importante, nele você informa o formato de contribuição da sua empresa. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o seu contador.

Em Código de Serviço Principal selecione o ramo ou segmento da sua Empresa. Guarde o código do serviço, pois ele será utilizado no sistema. Marque também as categorias da lista de serviços dos prestadores.

No campo Opções do Prestador, configure o formato de avisos e permissões conforme a sua preferência. Depois de alterar o Perfil, clique no botão GRAVAR.

(6)

Configurando o Perfil no Sistema

Depois de definir o Perfil no Site é preciso configurar também no sistema para fazer o envio das notas por RPS. Para configurar abra o módulo Painel de Controle do Allegro.

No menu Loja clique na opção Cadastro de Lojas. Pressione [F4] para alterar.

Digite as informações da loja como Razão Social, CNPJ, Inscrição Estadual e Endereços. Para utilizar a NF-e, cadastre os Dados para Geração NF-e, como Inscrição Municipal (não digite os pontos), o Código de Serviço que foi informado pelo site, e a Alíquota de Impostos sobre Serviços.

No caso de Lavanderias e Tinturarias o código do serviço prestado é 07617.

Para confirmar pressione [F10].

Configuração de Emissão de RPS

O sistema Allegro permite você trabalhar com a geração de RPS em dois formatos: para todos os tickest emitidos ou por um determinado filtro.

Para gerar um número de RPS para todos os tickets que você emitir, abra o módulo Painel de Controle, no menu Configurações clique na opção Financeiras. Marque a opção RPS gerada na emissão do ticket.

Nesse formato de configuração, todo ticket que você emitir irá gerar um número de RPS. Independente se foi pago ou não. Caso você quizer escolher qual ticket vai virar uma RPS, não marque está configuração.

Neste menu você também informa o número da próxima RPS a ser gerada no sistema. Você deve digitar o número da próxima nota fiscal do seu talonário. Digite o número da RPS no campo Próxima RPS.

No campo Número de vias da Impressão RPS digite a quantidade de vias que serão impressas o RPS.

A configuração Pergunta se gera RPS para cada Emissão permite perguntar se deseja gerar RPS automatico para esse ticket ou não. Já a configuração Pergunta se imprime RPS para cada Emissão oferece a opção de imprimir ou não a RPS após a emissão do ticket.

(7)

Gerando os Arquivos para Emissão de NF-e

Para gerar os arquivos com os dados dos tickets abra o módulo Financeiro. No menu Operações, selecione Nota Fiscal Eletrônica “NF-e”, e clique na opção Geração de Arquivos NF-e ou pressione CTRL+N.

Você também pode gerar o arquivo de NF-e pelo Atendimento, pressione CTRL+N.

OBS: Se você já usa o Talonário, por favor, entre em contato com o Suporte da Ideológica para configurar e continuar a partir do último número de nota emitida.

Você pode localizar os tickets tanto por Data de Emissão quanto por Data do Pagamento. No exemplo acima, localizamos todos os tickets emitidos entre os dias 01/10/2006 ao dia 30/10/2006.

Depois de selecionar o tipo de filtro, digite a data desejada e clique no botão Pesquisar ou pressione [F3]. Abaixo serão listados todos os tickets pagos ou emitidos na data selecionada.

Marque os tickets desejados, ou então para marcar todos clique no botão Marcar Todos. Nesta tela você também poderá ordenar os seus tickets independentes da informação. Para isso clique em cima do nome da coluna desejada, para ordenar as informações.

Se você trabalha com o formato de gerar número de RPS para todos os tickets emitidos, será preciso também fazer o CTRL+N somente para confirmar o número da RPS. Basta fazer a pesquisa por data emissão, marcar todos e confirmar.

(8)

Para confirmar e gerar o arquivo de NF-e pressione [F10] ou clique no botão Confirmar [F10].

O sistema irá emitir uma mensagem pergunta se deseja confirmar a geração de arquivo. Clique em SIM para confirmar e gerar o arquivo, ou clique em NÂO para cancelar.

O sistema irá gerar um arquivo com a extensão RPS dentro de C:\Ideo2000\RemessaNFe do seu computador. A nomenclatura do arquivo será criada conforme a data e hora de geração. Exemplo: o RPS gerado no dia 17/10/2006 as 10:20 hs, estará dentro da pasta RemessaNFe com o nome 061017102000.RPS

Enviando o arquivo RPS

Depois de gerar o arquivo RPS pelo Sistema Allegro, é preciso fazer o envio do arquivo no site de NF-e. Para fazer o envio do arquivo RPS, acesse o site ou então no módulo Financeiro, menu Operação, selecione Nota Fiscal Eletrônica “NF-e”, e clique em Site Prefeitura de São Paulo. O sistema irá abrir o site de Emissão de NF-e.

No site, clique na opção Envio de RPS em Lote.

Para enviar o arquivo clique no botão Arquivo, o site irá abrir uma tela perguntando a pasta de origem do Arquivo.

Em Enviar Arquivo, localize a pasta Ideo2000, e abra a pasta RemessaNFe. Selecione o arquivo RPS conforme a data de geração do arquivo, e clique em Abrir.

(9)

Tela após localização do arquivo RPS

Depois de clicar em Enviar, o site irá exibir os dados do prestador e a quantidade de notas fiscais importadas.

Para confirmar o envio clique no botão Confirmar e Gravar. Ao confirmar o sistema irá mudar o Status do Arquivo para Arquivo Processado com Sucesso.

Depois de confirmar você tem a opção de Exportar o Resumo do Envio de Lotes, opção de Consultar as Notas Fiscais emitidas, e receber arquivo.

O limite dado pela Prefeitura, para enviar os lotes de RPS é de 10 dias. Passado os 10 dias, você corre o risco de pagar uma multa.

Exportando as NF-e

Após enviar os lotes de rps, será preciso fazer a exportação das Notas para fazer o retorno no Sistema Allegro, dessa forma você poderá visualizar no CTRL+T o número da RPS, o Código Verificador e Número da Nota. Para Exportar as Notas Fiscais, clique na opção Exportação das NF-e.

Para gerar os dados dos arquivos selecione a opção RPS Emitidos, digite o período desejado e o tipo como TXT. Para confirmar clique em Exportar Arquivo.

(10)

O sistema irá perguntar se deseja salvar ou abrir, selecione a opção “Salvar”. Salve o arquivo dentro da pasta Retorno Arquivo NFe que fica dentro de C:\Ideo2000 (abra o Meu Computador, unidade ou disco local C: e abra a pasta Ideo2000).

(11)

Fazendo o Retorno de Lotes

Depois de fazer a exportação das NF-e, abra o módulo Financeiro do Allegro. No menu Operações, selecione Nota Fiscal Eletrônica “NF-e”, clique na opção Retorno Arquivo Nfe.

Clique no botão Pesquisar para localizar o arquivo de exportação das notas. Selecione a pasta onde está o arquivo exportado (dentro de Meu Computador, Unidade ou Disco Local C:, pasta Ideo2000 e pasta Retorno Arquivo NFe).

Para confirmar o retorno, pressione [F10].

No Atendimento, quando você poderá visualizar as informações do ticket quando fizer um CTRL+T.

No CTRL+T o sistema oferece a opção de imprimir o comprovante do número de RPS. Pesquise o número do ticket e clique no botão Imprime RPS.

Para exibir os detalhes das informações, de um duplo clique sobre o campo Dados Nota Fiscal Eletrônica. O sistema irá exibir uma mensagem com o número do RPS, Número da NF-e e Verificar da Nota Fiscal

(12)

No CTRL+T você também poderá imprimir uma via do número da RPS para o cliente, clique no botão RPS para imprimir uma via na impressora de tickets.

(13)

Reenviando as RPS

Este recurso permite que você reenvie um Arquivo RPS que teve o seu conteúdo alterado. Ex: desconto no ticket no momento da baixa, preenchimento dos dados do cliente que não foi preenchido na ocasião da emissão do primeiro RPS, exemplo CPF. Dessa forma, o sistema permite reenviar o mesmo número de RPS anterior para o site da prefeitura ou substituir um já existente, permitindo que a RPS seja substituída. Para reenviar um lote de RPS, pressione CTRL+N no Atendimento. Clique no botão Reenvio RPS.

Você pode localizar as RPS por data de geração, selecionar todas, ou somente os RPS em Aberto. Digite o período e clique em Pesquisar [F3].

Fiquem atentos as cores da legenda. Se a linha da RPS encontrada estiver na cor vermelha, é porque prazo para geração de RPS ultrapassou o prazo dos 10 dias. Se estiver na cor Azul é porque está aguardando um retorno da NF-e. E na cor verde é porque já gerou uma NF-e.

Marque os RPS e em seguida pressione [F10] para confirmar. O arquivo será salvo dentro da pasta RemessaNFe.

(14)

Cadastro de Clientes

O Cliente só será beneficiado com os créditos, se emitir a Nota Fiscal Eletrônica com o número do seu CPF ou CNPJ. Você pode cadastrar os documentos no Atendimento na tela de Cadastro do Cliente, mas antes

verifique se o campo está habilitado. No cadastro do Cliente digite somente números para CPF e RG, não digite os pontos e traços.

Cliente que não gera RPS

No cadastro do Cliente você também pode informar se é para gerar ou não uma RPS para um determinado cliente, como o caso de clientes faturados ou empresas, por exemplo. Dessa forma o sistema não irá permitir que crie um número de RPS para esse cliente.

No módulo Marketing, menu Clientes, clique na opção Cadastro de Clientes. Localize o cliente desejado, clique em Alterar e marque a opção Não Gera RPS. Para confirmar, pressione [F10] do teclado.

Configurando o layout da tela de Cadastro do Cliente

Para habilitar os campos de cadastro de CPF e RG, abra o módulo Painel de Controle. No menu Configurações, clique na opção Marketing.

Em Layout da Tela de Clientes, selecione a opção Com E-Mail e Documentos, caso tenha dúvidas sobre a sua configuração entre em contato com o Suporte da Ideológica.

(15)
(16)

Sobre a Emissão de NF-e

Para emitir as NF-e sem o uso do sistema clique na opção Emissão de NF-e.

Selecione o tipo de tributação, e em seguida digite o CPF ou CNPJ do tomador de serviços, em seguida clique no botão Avançar. O tomador de Serviços é a empresa ou o cliente que está solicitando e pagando pelos serviços prestados pela sua empresa.

Automaticamente o site informa o nome do tomador de serviços, preencha os dados de endereço, no campo Apelido você pode digitar um nome para deixar salvo no site. A próxima vez que você acessar o site, basta selecionar o apelido do tomador.

(17)

No campo Discriminação dos Serviços descreva os serviços solicitados pelo tomador. No campo Valor Total da Nota digite o valor total da nota.

*OBS: Não é necessário colocar os dados referentes ao RPS, para evitar repetição do mesmo. Para confirmar a nota fiscal, clique no botão Emitir.

O site irá abrir uma janela exibindo a Nota Fiscal Eletrônica e o Número. Nesta tela você poderá enviar uma mensagem ao Tomador da Nota permitindo que ele visualize a Nota Fiscal Eletrônica e se ele desejar poderá imprimir também.

Para imprimir a Nota Fiscal, clique no botão Imprimir NF-e.

Consulta de NF-e

Depois de emitir as NF-e, o site permite consultar todas as Notas Fiscais e RPS emitidos. Para consultar clique na opção Consulta de NF-e.

(18)

Você pode consultar as informações das NF-e e informações sobre os crédidos. Para consultar as NF-e, marque as opções para ver o ISS recolhido ou pendente, e/ou para visualizar as notas fiscais canceladas. Em Filtros de Consultas digite o período desejado. Marque a opção NF-e para ver as notas fiscais emitidas, ou RPS para visualizar somente os RPS. Você pode visualizar as NF-e emitidas ou recebidas de um

determinado CNPJ ou Razão Social.

Em seguida clique no botão NF-e Emitidas para ver as notas fiscais emitidas, e no botão NF-e Recebidas para ver as notas fiscais recebidas.

Para consultar os créditos recolhidos ou pendentes, clique no botão Créditos Gerados.

Para ver os créditos gerados e clique no botão Créditos Recebidos para ver os créditos recebidos de outros contribuintes.

O site permite ainda, consultar apenas pelo Número da NF-e, Número do RPS ou Série do RPS. Basta digitar o número ou série desejada e clicar no botão Visualizar.

Visualizando as Notas Fiscais Eletrônicas

Depois de fazer os filtros na Consulta de NF-e o site irá exibir a tela abaixo, listando todas as notas e informações solicitadas.

Para Visualizar a nota clique no link do Número Fiscal da Nota, o sistema irá abrir uma janela exibindo a nota fiscal. Nesta tela você também poderá cancelar uma nota, basta clicar no link Cancelar.

(19)
(20)

Passo a Passo para Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Está página é um resumo do manual, imprima e acompanhe os passo-a-passo.

Observação: O diretório pode mudar se você estiver no escritório, ao invés de abrir o Meu Computador acesse o Ambiente de Rede.

1) No Atendimento > CTRL+N

1.a) Fazer a pesquisa dos tickets > Marcar os tickets desejados > Confirmar no [F10] 2) No Atendimento > CTRL+N > Clique no botão “Link Site Prefeitura”

3) No site da Prefeitura, clique em “Envio de RPS em Lote” 3.a) Clique no botão “Procurar”

3.b) Localize o arquivo em “Meu Computador” > Disco Local C: > Ideo2000 > pasta RemessaNFe 3.c) Duplo clique sobre o arquivo RPS (o nome do arquivo possui a data em formato americano, primeiro ano, depois mês, dia e hora: 061115101233.RPS)

3.d) Clique em “Enviar” > depois clique em “Confirmar e Gravar”

3.e) Se tiver outros arquivos para enviar, clique no botão “Voltar” e volte para o passo 3.a 4) No site da Prefeitura, clique em “Exportação das NF-e”

4.a) Clique em “RPS Emitidos” > digite o período desejado 4.b) Clique no botão “Exportar Arquivo”

4.c) Clique em “Salvar” > salve como em “Meu Computador” > Disco Local C: > Ideo2000 > pasta Retorno Arquivo Nfe

5) No Atendimento > CTRL+N > Clique no botão “Retorno Arquivo NFe” 4.a) Clique em “Pesquisar”

4.b) O sistema já vai estar aberto dentro da pasta “Retorno Arquivo Nfe”, de dois cliques sobre o arquivo txt. Aguarde enquanto o sistema carrega as informações na tela.

4.c) Caso o sistema não abrir automaticamente na pasta “Retorno Arquivo Nfe”, abra o “Meu Computador” > Disco Local C: > Ideo2000 > pasta Retorno Arquivo Nfe

(21)

Dicas dos Principais Erros

Mensagem de Erro Solução

Envio de Lote no site de NF-e, da o Erro 109. Cabeçalho: Inscrição do Prestador de Serviços

não encontrada na base de dados de CCM do município.

Verifique se o número de Inscrição Municipal está

corretamente cadastrado no Cadastro de Lojas do Painel de Controle.

Envio de Lote no site de NF-e, emite o erro Alerta 208. Detalhe: Alíquota informada (0,05) difere da alíquota vigente (0,02) para o código de serviço informado. O sistema irá adotar a

alíquota vigente.

Verifique se a alíquota de impostos sobre serviços está configurada corretamente.

Perguntas mais Freqüente

Obrigatoriedade de Emissão de NF-e

Quem está obrigado à emissão da NF-e?

Todos os prestadores dos serviços constantes da tabela anexa à Portaria SF nº 72/2006 que auferiram, no exercício de 2005, receita bruta de serviços igual ou superior a R$ 240.000,00, considerando-se todos os estabelecimentos da pessoa jurídica situados no Município de São Paulo.

A partir de quando a emissão de NF-e é obrigatória?

A NF-e deverá ser emitida na conformidade do cronograma constante da tabela anexa à Portaria SF nº 72/2006.

A opção pela emissão de NF-e, uma vez deferida, vigora a partir de quando?

Os prestadores de serviços que optarem pela NF-e iniciarão sua emissão no dia seguinte ao do deferimento da autorização, devendo substituir todas as notas fiscais convencionais emitidas no respectivo mês.

Uma vez deferida a autorização para emissão de NF-e, qual o prazo para substituir as notas fiscais convencionais emitidas até a data do deferimento da autorização?

As notas fiscais convencionais, emitidas até a data do deferimento da autorização para emissão de NF-e, devem ser substituídas até o décimo dia subseqüente ao do deferimento da autorização, não podendo ultrapassar o dia 5 (cinco) do mês subseqüente ao do deferimento.

O prazo inicia-se no dia seguinte ao do deferimento da autorização para emissão de NF-e, não podendo ser postergado caso vença em dia não-útil.

Benefícios

Quais os benefícios para quem emite NF-e?

-Redução de custos de impressão e de armazenagem da NF-e;

-Dispensa de Autorização para Impressão de Documentos Fiscais – AIDF para a NF-e;

-Emissão de NF-e por meio da internet, com preenchimento automático dos dados do tomador de serviços, desde que conste da base de dados do sistema;

-Geração automática da guia de recolhimento por meio da internet; -Possibilidade de envio de NF-e por e-mail;

-Maior eficiência no controle gerencial de emissão de NF-e;

(22)

Quais os benefícios para quem recebe NF-e?

Poderá utilizar como crédito para abatimento de até 50% do IPTU: - 30% do ISS recolhido, no caso de pessoa física;

- 10% do ISS recolhido, no caso de pessoa jurídica;

- 5% do ISS recolhido, no caso de pessoa jurídica responsável por sua retenção.

Geração automática da guia de recolhimento por meio da internet, no caso de responsável tributário; Possibilidade de recebimento de NF-e por e-mail;

Maior eficiência no controle gerencial de recebimento de NF-e;

Dispensa de lançamento das NF-e na Declaração Eletrônica de Serviços – DES. O que é Nota Fiscal Eletrônica de Serviços - NF-e?

Considera-se Nota Fiscal Eletrônica de Serviços - NF-e documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura do Município de São Paulo, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços.

O que é Nota Fiscal Convencional?

É qualquer uma das notas fiscais de serviços emitidas na conformidade do que dispõem os artigos 96 a 125 do Decreto nº. 44.540/2004. A nota fiscal convencional só poderá ser emitida por prestadores de serviços desobrigados da emissão de NF-e.

O que é Recibo Provisório de Serviços - RPS?

É o documento que deverá ser usado por emitentes da NF-e no eventual impedimento da emissão “on-line” da NF-e.

Também poderá ser utilizado pelos prestadores sujeitos à emissão de grande quantidade de NF-e (p.e. estacionamentos). Neste caso o prestador emitirá o RPS para cada transação e providenciará sua conversão em NF-e mediante o envio de arquivos (processamento em lote).

Recibo Provisório de Serviços – RPS

O RPS deve ser confeccionado por gráfica credenciada pela Prefeitura?

Não há necessidade. O RPS poderá ser confeccionado ou impresso em sistema próprio do contribuinte, sem a necessidade de solicitação da Autorização de Impressão de Documento Fiscal - AIDF.

Existe modelo padrão de RPS?

Não, mas o RPS deverá ser confeccionado ou impresso contendo todos os dados que permitam a sua conversão por NF-e, em especial o CPF ou CNPJ do tomador de serviços.

O RPS terá numeração seqüencial específica?

O RPS será numerado obrigatoriamente em ordem crescente seqüencial a partir do número 1 (um). Para quem já é emitente de nota fiscal convencional o RPS deverá manter a seqüência numérica do último documento fiscal emitido.

O que fazer com as notas fiscais convencionais já confeccionadas?

As notas fiscais convencionais já confeccionadas poderão ser utilizadas até o término dos blocos impressos ou inutilizadas pela unidade competente da Secretaria Municipal de Finanças, a critério do contribuinte. Se a opção for pela emissão “on-line” de NF-e, existem duas opções:

1ª) guardar os blocos impressos das notas fiscais já confeccionadas para uso no caso de eventual impedimento da emissão “on-line” da NF-e. Tais notas fiscais passam a ser utilizadas como RPS. Após o término do último bloco impresso, o RPS deverá manter a seqüência numérica do último documento do bloco.

2ª) inutilizar as notas fiscais já confeccionadas e, em caso de eventual impedimento da emissão “on-line” da NF-e, utilizar o RPS mantendo a seqüência numérica do último documento fiscal emitido.

OBS.: Para inutilizar as notas fiscais na confeccionadas, comparecer na Subdivisão de Cancelamento RM 24 localizada à Rua Pedro Américo, 32 – 24º andar - Edifício Andraus - munido de todos os blocos de notas a

(23)

serem cancelados e do livro fiscal modelo 57.

Em quantas vias deve-se emitir o RPS?

O RPS deve ser emitido em 2 vias, sendo a 1ª entregue ao tomador de serviços, ficando a 2ª em poder do emitente.

É permitido o uso de uma ou mais séries na emissão do RPS?

Sim. Caso o estabelecimento possua mais de um equipamento emissor de RPS, a numeração deverá ser precedida de até 5 caracteres alfanuméricos capazes de individualizar os equipamentos.

É necessário substituir o RPS ou a nota fiscal convencional por NF-e?

Sim. O RPS ou a nota fiscal convencional emitido, para todos os fins de direito, perderão sua validade depois de transcorrido o prazo de conversão por NF-e.

Qual o prazo para substituir o RPS ou a nota fiscal convencional por NF-e?

O RPS ou a nota fiscal convencional deverão ser substituídos por NF-e até o décimo dia subseqüente ao de sua emissão, não podendo ultrapassar o dia 5 (cinco) do mês subseqüente ao da prestação de serviços (o prazo inicia-se no dia seguinte ao da emissão do RPS, não podendo ser postergado caso vença em dia não-útil). O que acontece no caso de não conversão do RPS ou da nota fiscal convencional por NF-e?

A não-conversão do RPS ou da nota fiscal convencional pela NF-e equipara-se à não-emissão de documento fiscal e sujeitará o prestador de serviços às penalidades previstas na legislação em vigor.

O que acontece no caso de conversão fora do prazo do RPS ou da nota fiscal convencional por NF-e? A conversão fora do prazo do RPS ou da nota fiscal convencional por NF-e sujeitará o prestador de serviços às penalidades previstas na legislação em vigor.

O que fazer em caso de eventual impedimento da emissão “on line” da NF-e?

No caso de eventual impedimento da emissão “on-line” da NF-e, o prestador de serviços emitirá RPS, registrando todos os dados que permitam sua conversão por NF-e.

Até quando é possível consultar a NF-e, após sua emissão?

As NF-e emitidas poderão ser consultadas on-line por 5 anos. Depois de transcorrido tal prazo, a consulta às NF-e emitidas somente poderá ser realizada mediante a solicitação de envio de arquivo em meio magnético. Qual o procedimento a ser adotado no caso de cancelamento de RPS antes da conversão em NF-e? O contribuinte poderá:

1) converter o RPS cancelado e cancelar a respectiva NF-e; ou

2) optar pela não conversão do RPS cancelado. Neste caso, deverá manter arquivo de todas as vias do RPS com a tarja de “cancelado”, caso contrário, seu cancelamento não será permitido. O sistema da NF-e controlará a seqüência numérica dos RPS convertidos.

Pode-se cancelar NF-e emitida?

A NF-e poderá ser cancelada pelo emitente, por meio do sistema, antes do pagamento do Imposto. Caso a guia de recolhimento já tenha sido emitida, faz-se necessário o cancelamento da referida guia para que seja possível o cancelamento da NF-e. Após o pagamento do Imposto, a NF-e somente poderá ser cancelada por meio de processo administrativo.

Até quando é possível consultar a NF-e, após sua emissão?

As NF-e emitidas poderão ser consultadas on-line por 5 anos. Depois de transcorrido tal prazo, a consulta às NF-e emitidas somente poderá ser realizada mediante a solicitação de envio de arquivo em meio magnético.

(24)

Emissão de Guia de Recolhimento

Existe uma guia de recolhimento de ISS específica para a NF-e?

Sim. O recolhimento do ISS, referente às NF-e, deverá ser feito exclusivamente por meio de documento de arrecadação emitido pelo aplicativo da NF-e no endereço eletrônico http://www.prefeitura.sp.gov.br.

Quando a guia de recolhimento de ISS fica disponível para emissão? A partir da emissão da primeira NF-e dentro do mês.

Quem fica dispensado da emissão da guia de recolhimento pelo sistema da NF-e?

- os responsáveis tributários, tratados no artigo 9º da Lei nº. 13.701, de 24 de dezembro de 2003, quando o prestador de serviços deixarem de efetuar a conversão de RPS por NF-e.

- os órgãos da administração pública direta da União, dos Estados e do Município de São Paulo, bem como suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades

controladas direta ou indiretamente pela União, pelos Estados ou pelo Município, que recolherem o ISS retido na fonte por meio dos sistemas orçamentário e financeiro dos governos federal, estadual e municipal. - as microempresas estabelecidas no Município de São Paulo e enquadradas no Sistema Integrado de

Pagamento de Impostos e Contribuições - SIMPLES instituído pela Lei Federal nº 9.317, de 5 de dezembro de 1996, enquanto vigente o convênio de adesão celebrado entre a União e a Prefeitura do Município de São Paulo.

Qual é a data de vencimento do ISS referente às Nf-e?

O vencimento segue a legislação vigente do ISS. O vencimento do ISS ocorre no dia 10 do mês seguinte ao da prestação do serviço.

É possível emitir a guia de recolhimento após o vencimento do ISS? Sim. Neste caso, a guia será emitida com os acréscimos legais. Links Úteis:

 Para ver mais perguntas e respostas acesse o link:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/nfe/perguntas_mais_frequentes/index.php?content=faq  Para ver uma demonstração de emissão de nota fiscal, consulta da mesma e outras informações entre

Referências

Documentos relacionados

ID Grupo Campo Descrição Tipo Ocorrência Tamanho Observações.. 1 A versao Versão do leiaute C Obrigatório 1 -- 4 Versão do

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Emissão Nº NF CNPJ Fornecedor Produto Código Tipo Fiscal Qtde V... Emissão Nº NF CNPJ Fornecedor Produto Código Tipo Fiscal

Emissão Nº NF CNPJ Fornecedor Produto Código Tipo Fiscal Qtde V... Emissão Nº NF CNPJ Fornecedor Produto Código Tipo Fiscal

Emissão Nº NF CNPJ Fornecedor Produto Código Tipo Fiscal Qtde V... Emissão Nº NF CNPJ Fornecedor Produto Código Tipo Fiscal

sido enviada a SEFAZ, até que seja feita a transmissão esta não tem validade jurídica. c) Consultar Situação de uma NF-e: Realizar consulta do status de uma