• Nenhum resultado encontrado

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO

ARTIGO CIENTÍFICO

E

E

N

N

F

F

E

E

R

R

M

M

A

A

G

G

E

E

M

M

TRABALHO DE CONCLUSÃO

DE CURSO - TCC

Elaboração:

Docente Ms. Taísa Guimarães de Souza – 2012/2

Revisão:

(2)

2

APRESENTAÇÃO

Este manual têm como objetivo orientar o acadêmico no processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT e as regras dispostas no Regimento de Elaboração de TCC da FAUC/AUM. No caso específico de pesquisa, o acadêmico será responsável por todas as etapas para construção de uma Pesquisa bibliográfica, a qual, é um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema, e as principais fontes para oportunizar uma revisão de literatura: dados históricos, bibliográficos e estatísticos; informações, pesquisas e material cartográfico; artigos e pesquisas cientificas recentes, e, obras literárias.

Nesta etapa de desenvolvimento da pesquisa espera-se que o acadêmico desenvolva as etapas construção do artigo –introdução, metodologia, tratamento e discussão dos dados, considerações finais e por fim, apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.

A construção da pesquisa ocorrerá por meio de orientações individuais e presenciais dos docentees do quadro efetivo do curso de Enfermagem FAUC/AUM.

(3)

3

1. ESTRUTRA ORGANIZACIONAL

A pesquisa bibliográfica, documental ou de campo realizada pelo acadêmico deverá ser apresentada em formato de artigo, devendo conter os seguintes itens:

I. Elementos Pré-Textuais:

a) Capa

b) Folha de rosto

FAUC – Faculdade De Cuiabá Curso De Graduação Em Enfermagem

NOME DO DISCENTE

Título do trabalho Subtítulo

Cuiabá – Mato Grosso 20___

Cuiabá – Mato Grosso 20___ Arial Tamanho 14 Espaçamento simples Arial Tamanho 14 Espaçamento simples Em maiúscula Centralizado Arial Tamanho 16 Em negrito Caixa alta Espaçamento simples Em maiúscula Centralizado Arial Tamanho 18 Título Tamanho 14 Subtítulo Espaçamento simples

Apenas primeira letra em maiúscula Centralizado

Não utilizar nenhuma SIGLA ou abreviações.

NOME DO DISCENTE

Título do trabalho Subtítulo

Projeto de pesquisa apresentado como um dos requisitos à Conclusão do Curso de Graduação em enfermagem FAUC – Faculdade de Cuiabá.

Cuiabá – Mato Grosso 20___ Arial Tamanho 16 Em negrito Caixa alta Espaçamento simples Em maiúscula Centralizado Arial Tamanho 18 Título Tamanho 14 Subtítulo Espaçamento simples

Apenas primeira letra em maiúscula Centralizado

Não utilizar nenhuma SIGLA ou abreviações.

Arial Tamanho 14 Espaçamento simples

(4)

4

c) Sumário

II. Elementos Textuais: 1. RESUMO

Nesta etapa os autores deverão de forma sucinta e breve (até 250 palavras) as ideias contidas no trabalho, sendo então apresentados: Tema, assunto, objetivo, metodologia utilizada, resultados, discussão e considerações finais.

2. INTRODUÇÃO

A introdução é parte obrigatória de todo estudo científico e deve apresentar uma descrição geral do tema e o assunto escolhido, demonstrar o problema da pesquisa de forma sucinta objetiva e argumentativa, com inclusão da literatura referente ao tema, a questão levantada, o objetivo do estudo, justificativa e delimitações da pesquisa (CRESWELL, 2007).

3. METODOLOGIA

A pesquisa em Enfermagem é uma forma sistemática de responder ou resolver problemas através da produção do conhecimento. A pesquisa deverá apresentar:

1. Tipo de estudo: pesquisa bibliográfica e ou de campo

SUMÁRIO Página 1 INTRODUÇÃO 01 2 JUSTIFICATIVA 3 OBJETIVOS 3.1 Objetivo Geral 3.2 Objetivos Específicos 4 METODOLOGIA 5.1 Tipo de Estudo 5.2 Local do Estudo 5.3 População / Amostra 5.3.1 Critérios de Inclusão 5.3.2 Critérios de Exclusão 5.5 Coleta de Dados 5.6 Análise dos Dados 5.7 Aspectos Éticos 5 REVISÃO DE LITERATURA 6. CRONOGRAMA 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APÊNDICES ANEXOS Arial Tamanho 14 Espaçamento simples Apenas título em maiúscula e negrito Justificado

(5)

5

Quanto aos objetivos: Exploratória, Descritiva e Explicativa. Quanto à forma de abordagem: Quantitativo e Qualitativa.

2. Local do Estudo

 As fontes utilizadas como informações construtoras do Trabalho de Conclusão de Curso, serão através de primário – Entrevista e/ou observação e dados secundários, ou seja, artigos científicos publicados em periódicos. Poderão ser utilizadas as seguintes: Google Acadêmico, Medline, Lilacs, Scielo, além da Biblioteca Virtual

do Ministério da Saúde. Caso seja de acordo entre o acadêmico e o orientador, pode ser

realizada uma pesquisa através de dados secundário contido no DATASUS - Banco de dados do Sistema Único de Saúde. Em apêndice (01) modelo de coleta de dados.

3. Critérios de inclusão e exclusão

Critérios de inclusão - itens avaliados pelo acadêmico como pré-requisito

para a construção do trabalho. Ex: textos publicados na língua portuguesa, disponibilizados completos na internet.

Critério de exclusão – Informações que irão descrever como o acadêmico

eliminará parte do material. Ex: Não serão utilizadas teses, dissertações e monografias.

4. Coleta dos dados

 O acadêmico descreverá o período em que realizará a busca dos dados e as estratégias de buscas que irão utilizar, caso seja pesquisa com dados secundários que sejam baseadas no DECS (Descritores em Ciências da Saúde) nas bases a cima citadas e escolhidas pelo acadêmico e seu orientador.

5. Análise dos dados

 Conforme o tipo de abordagem escolhido para realização do trabalho o acadêmico realizará a análise dos dados. Se a pesquisa tiver abordagem qualitativa, os dados deverão ser organizados em categorias, se a pesquisa tiver abordagem quantitativa os dados deverão ser organizados em tabelas e gráficos e ambos analisados diante do referencial teórico produzido sobre o assunto e o conhecimento prévio do acadêmico.

(6)

6

6. Aspectos éticos.

 O acadêmico deverá realizar a pesquisa seguindo todos os preceitos éticos contidos na resolução 196/96 do Conselho Nacional de Pesquisa, que determina os padrões a serem utilizados em pesquisa que de alguma forma envolvam seres humanos.

4. RESULTADOS

O acadêmico deverá apresentar os resultados em tabelas e gráficos se a abordagem da pesquisa escolhida for quantitativa. No caso de pesquisas qualitativas os resultados deverão ser apresentados em categorias. O orientador tem a possibilidade de adequar a apresentação dos resultados conforme conhecimento próprio.

5. DISCUSSÃO

É realizada por meio de análise crítica dos resultados encontrados com a literatura publicada sobre o assunto, ou teoria escolhida para fundamentação.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Devem ser retomados os achados principais do estudo, limitações da pesquisa além de apontar críticas, recomendações e sugestões para novas pesquisas.

(7)

7

AGRADECIMENTOS

 Parte opcional, destinada aos contribuintes na construção da pesquisa.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 Descrição de todas as obras utilizadas na construção do trabalho, inclusive as utilizadas como fonte de dados.

9. APÊNDICES E ANEXOS

 Apêndice - Todo material produzido pelo acadêmico – tabelas, questionários, roteiros, etc.

 Anexos –figuras, ou qualquer material que não seja de produção do acadêmico e utilizado no corpo do trabalho.

(8)

8

2. NORMAS DE FORMATAÇÃO FORMATO (TIPO DE PAPEL, TAMANHO DE FONTE, MARGENS)

- Formato A4 (21,0 x 29,7 cm) - Texto cor preta

- Ilustração pode ser colorida - Fonte tamanho 12 para o texto

- Fonte tamanho 10 para citação longa, nota de rodapé, legenda e paginação; - Fontes (Times New Roman, Arial ou calibri)

- Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm; - Parágrafo com recuo de 1,25cm;

- Citação longa (+ 3 linhas) com recuo de 4 cm;

ESPACEJAMENTO:

- Espaço 1,5 - todo o texto;

- Dois espaços de 1,5 - separando cada título e subtítulos do texto que os precede e os que sucedem;

- Espaço simples para - citação longa, nota de rodapé, referências, legendas. - Dois espaço simples - entre uma referência e outra.

PAGINAÇÃO:

- As folhas do trabalho devem ser numeradas seqüencialmente, em algarismos arábicos. A contagem será feita a partir da folha de rosto e localizadas no canto superior da

margem direita.

REFERÊNCIAS:

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023 MODELOS:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação

(9)

9

SOARES, S. B. C. (Org.). STRAUD 2002: tutoriais de acesso as bases de dados on-line, referências e outros recursos informacionais. São Paulo: UNESP, Coordenadoria Geral de Bibliotecas, 2002. 1 CD-ROM.

WEITZ, J. Cataloging electronic resources: OCLC-MARC coding guidelines. Dublin,

2007. Disponível

em:http://www.oclc.org/support/documentation/worldcat/cataloging/electronicresou rces/default.htm >. Acesso em: 12 dez. 2007.

TABELA(S)

TABELA

 Título deve ser precedido pela palavra Tabela (apenas com a inicial T maiúscula),

 Seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e um hífen;

 A tabela deve ser colocada preferencialmente em posição vertical, facilitando a leitura dos dados. Caso não haja espaço suficiente, deve ser colocada em posição horizontal com o título voltado para a margem esquerda da folha;

 As colunas não devem ser delimitadas por traços verticais e os traços horizontais superior e inferior ao cabeçalho devem ser mais fortes;

(10)

10

3. CRONOGRAMA DA DISCIPLINA

A partir do cronograma (APÊNDICE 01), o acadêmico e o orientador deverão traçar um plano de atividades (como modelo APÊNDICE 02) que sigam as metas necessárias para a defesa do TCC.

Para acompanhamento das atividades do cronograma, semanalmente o acadêmico deverá apresentar à docentea da disciplina Trabalho Conclusão de Curso a Ficha de Acompanhamento (APÊNDICE 03), a qual será preenchida com as orientações dadas no dia da reunião e as atividades que o acadêmico deverá desenvolver durante a semana, assinada pelo orientador e acadêmico.

(11)

11

4. COMPETÊNCIAS DO DISCENTE

No desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso são responsabilidades e competências do acadêmico:

1. Apresentar o Projeto de Pesquisa ao Docente Orientador;

2. Elaborar o Plano de Trabalho simultaneamente com o Docente Orientador; 3. Participar das orientações conforme horários definidos com os

orientadores;

4. Cumprir normas e prazos estabelecidos no presente regulamento;

5. Participar das atividades de acompanhamento semanalmente com a docentea da disciplina;

6. Planejar e preparar a apresentação de seminários; 7. Ler e compreender o material da pesquisa;

8. Realizar buscas dos dados utilizados no resultado da pesquisa e materiais para construção da discussão;

9. O acadêmico deverá ser responsável pela escrita do trabalho; 10. Zelar pelo material utilizado em sua pesquisa;

11. Ser ético e responsável.

12. O acadêmico deverá apresentar o TCC em 3 vias impressas e devidamente assinadas por ele, pelo orientador e co-orientador e pela banca examinadora.

13. A versão final escrita deverá ser entregue também em 2 CDs identificados com o nome do acadêmico e título do trabalho para o orientador e co-orientador no dia estipulado para banca, devendo ser cumprido este prazo impreterivelmente.

(12)

12

5. COMPETÊNCIAS DO DOCENTE

A orientação deverá ocorre de forma presencial pelo menos uma vez na semana, com horários definidos previamente no plano de atividades, sendo que a duração da orientação será definida segundo as necessidades do acadêmico e disponibilidades do orientador, de forma que sejam agendadas em horários fora do horário de aula e de intervalos de aula do acadêmico e do orientador.

É responsabilidade do orientador informar aos seus orientandos local e data da reunião de orientação. Cabe ao orientador:

1. Acolher os acadêmicos (orientandos) indicados pela Coordenação de TCC 2. Revisar a proposta de TCC do acadêmico e realizar as adequações

necessárias;

3. Estabelecer o Plano de trabalho do TCC (Apêndice 03 – opcional)

4. Interromper a orientação, encaminhando para a Coordenação do TCC caso o acadêmicos não cumpra com o cronograma estabelecido.

5. Observar os regulamentos e exigências do TCC, seguindo as normas do manual.

6. Acompanhar o desenvolvimento do trabalho do acadêmico, prezando pela qualidade técnico-científica

7. Registrar o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo acadêmico, em documento próprio disponibilizado pela Coordenação do TCC, apresentando-o para ciência (Apêndice 03)

8. Indicar se o trabalho do acadêmico possui as condições para ser apresentado perante banca examinadora, comunicando, por escrito ao acadêmico e à Coordenação do TCC se desfavorável à apresentação;

9. Participar da banca de apresentação do TCC;

10. Emitir nota e parecer final sobre a produção do acadêmico em instrumento adotado pela instituição (Apêndice 05)

(13)

13

6. COMPETÊNCIAS DO DOCENTE DA DISCIPLINA

O acadêmico terá o acompanhamento e monitoramento da docentea responsável pela disciplina, a qual deverá:

1 Acompanhar as atividades realizadas pelos acadêmicos;

2 Auxiliar o acadêmico e orientador em caso de dúvidas ou dificuldades; 3 Orientar os acadêmicos, juntamente com o Docente Orientador, sobre as

normativas do TCC;

4 Apresentar os orientadores aos acadêmicos para devidas orientações do TCC;

5 Coordenar o processo de constituição das Bancas Examinadoras e definir o cronograma da disciplina, incluindo prazos de realização das atividades e banca do TCC.

6 Promover suporte aos orientadores;

7 Construir instrumentos de avaliação e orientação que deverão ser aprovados pelo colegiado de curso;

(14)

14

7. AVALIAÇÃO

O acadêmico será avaliado pela apresentação do trabalho escrito conforme as normas propostas nesse manual com valor respectivo a 4,0 pontos somados a apresentação oral com exposição de banners com pontuação de 4,0 pontos e os adicionados 2,0 de participação na construção da pesquisa (APÊNDICE 05).

(15)

15

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell. Trad. Luciana de Oliveira da Rocha. 2ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2007.

BIREME - Disponível em: http://regional.bvsalud.org/php/index.php, Acessado em 10 de maio de 2011.

BRASIL. Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/php/index.php. Acessado em 10 de maio de 2011.

DESLANDES, S.F.; GOMES, R.; MINAYO, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e

criatividade / Suely Ferreira Deslandes, Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo

(organizadora). 25ª ed. revista e atualizada. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GOOGLE – Disponível em: http://scholar.google.com.br/. Acessado em 10 de maio de 2011.http://www.ime.unicamp.br/~hildete/dados.pdf

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisas. 4ed. São Paulo : Editora Atlas, 2002. LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.

NEVES, Eduardo Borba; DOMINGUES, Clayton Amaral. Manual de metodologia da

pesquisa científica / org. Eduardo Borba Neves, Clayton Amaral Domingues. - Rio de

Janeiro: EB/CEP, 2007.

PIRES, Marília Freitas de Campos. O materialismo histórico-dialético e a Educação. Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, 1997. Disponível em: http://www.interface.org.br/revista1/ensaio5.pdf

(16)

16

APÊNDICE 01

Conteúdos que deverão ser apresentados Definição de orientadores

Apresentação dos projetos aos orientadores, adequações dos assuntos e objetivos da pesquisa

Coleta de dados

Apresentação dos resultados da coleta em sala de aula Tratamento e análise dos dados

Considerações finais do trabalho

Apresentação na semana acadêmica dos resultados Período destinado as correções

Orientações da apresentação Apresentação do TCC

(17)

17

APÊNDICE 02

Esquema para coleta de dados secundário

1º passo: Conferir se as palavras chaves são DECS (Descritores em Ciências da Saúde).

2º passo: Definir as bases de dados para a construção da coleta dos dados.

 3º passo: Definir as estratégias de buscas (cruzamentos entre palavras chaves).

Lembrando que devem ser utilizadas as mesmas estratégias nas diversas bases de dados utilizadas na pesquisa.

Diagrama de coleta de dados: Bireme: www.bireme.br

Scielo: www. Scielo.org

Aparecerá os campos para pesquisa que deverão ser preenchidos com os descritores escolhidos e as combinações and e or e a definição de descritores ou termos.

Escolher a base em que será realizada a busca

Aparecerá os campos para pesquisa que deverão ser preenchidos com os descritores escolhidos e as combinações and e or e a definição de descritores ou termos.

(18)

18 Google acadêmico: www.scholar.google.com.br

Biblioteca virtual do Ministério da Saúde:

4º passo: Construir instrumento para organização da coleta dos dados.

Modelo de organização dos dados:

Data: Hora: Base de dados: Descritores: Textos encontrados: Critérios de

exclusão:

Textos para primeira análise:

1. Título e resumos de todos.

Em seguida deverão ser seguidas as etapas propostas na metodologia

Nessas bases não teremos formulário

avançado, então os

descritores/termos deverão ser colocados no mesmo campo de busca separados por vírgulas e espaços.

Aparecerá os campos para pesquisa que deverão ser preenchidos com os descritores escolhidos e as combinações and e or e a definição de descritores ou termos.

(19)

19

APÊNDICE 03

PLANO DE ATIVIDADES

Data Hora Local Atividade proposta Assinatura

do acadêmico Assinatura do orientador OBSERVAÇÕES:___________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOII DOCENTEA: MS. Taísa Guimarães de Souza

SEMESTRE: 8º PERÍODO:

(20)

20

APÊNDICE 04

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÃO

Atividade realizada Orientações

Assinatura orientador: Assinatura do discente:

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOII

DOCENTEA: MS. Taísa Guimarães de Souza

SEMESTRE: PERÍODO: DISCENTE ORIENTADOR Discente Docente orientador Data

(21)

21

AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1

Acadêmico: _______________________________________________________________________________________ Avaliador: ________________________________________________________________________________________ Título do trabalho: _______________________________________________________________________________

1. Introdução Ótimo Bom Regular Insuficiente

Apresenta o tema Apresenta o Assunto

Problematiza o assunto mostrando a necessidade do seu trabalho

Traz dados epidemiológicos

Traz citações atuais de autores base sobre o assunto abordado

Apresenta Coerência e Concordância verbal na escrita

Apresenta como justificativa a importância do estudo para a Enfermagem, paciente e sociedade Apresenta o objetivo de forma que mostra de forma que seja possível de ser alcançado no fim do estudo, de forma conciso e com verbos adequados com o tipo de estudo pretendido

Nota

2. Metodologia Ótimo Bom Regular Insuficiente

Apresenta o tipo de estudo (Pesquisa Bibliográfica) e sua definição

Quanto aos objetivos define se é

Exploratória – cujo objetivo é o

desenvolvimento de uma idéia ou a descoberta do novo,; Descritiva - que se trata da descrição de características de uma determinada população ou situação e Explicativa - a qual identifica os fatores que determinam ou colaboram para a ocorrência de um fenômeno

(22)

22

Apresenta a abordagem do estudo: Quantitativa e Qualitativa

Apresentam como local da pesquisa fonte de dados em que os dados secundários, ou seja, artigos científicos publicados em periódicos Apresentam critérios de inclusão e exclusão que delimitam a pesquisa Descreve o período em que realizará a busca dos dados e as estratégias de buscas que irão utilizar, baseados no DECS (Descritores em Ciências da Saúde)

Apresenta o tipo de análise a ser realizada Conforme o tipo de abordagem escolhido para realização do trabalho o acadêmico realizará a análise dos dados.

Apresenta os aspectos éticos

Apresenta Coerência e Concordância verbal na escrita

Nota

3. Resultados Ótimo Bom Regular Insuficie

nte

Apresenta os resultados da pesquisa coerentes com o objetivo proposto e a metodologia prevista

Apresenta Coerência e Concordância verbal na escrita

Nota

4. Discussão Ótimo Bom Regular Insuficiente

É realizada por meio de análise crítica dos resultados encontrados com a literatura publicada sobre o assunto,

ou teoria escolhida para

fundamentação.

Apresenta Coerência e Concordância verbal na escrita

(23)

23

5. Considerações finais Ótimo Bom Regular Insuficiente

Deve ser retomado os achados principais do estudo, limitações da pesquisa além de apontar críticas, recomendações e sugestões para novas pesquisas.

Apresenta Coerência e Concordância verbal na escrita

Nota

6. Referências bibliográficas Ótimo Bom Regular Insuficiente

Apresenta as referências

bibliográficas conforme as normas da ABnt

OBSERVAÇÕES:___________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________

NOTA FINAL (VALOR 4,0 PONTOS):

(24)

24

AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO2

Acadêmico: Avaliador:

Título do trabalho:

Apresentação oral do trabalho pelo acadêmico

Ótimo Bom Regular Insuficiente

Postura/Comportamento durante a apresentação Uso adequado do tempo Apresenta no banner: introdução, objetivo, justificativa, resultados, discussão, considerações finais e referências bibliográficas Clareza na comunicação Relação tema proposto x conteúdo do trabalho Organização do conteúdo Segue as Normas

Metodológicas Apresentação visual Apresenta letras que seja legíveis a distância Resposta às arguições Linguagem adequada Conhecimento teórico e prático OBSERVAÇÕES:___________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________ NOTA FINAL (VALOR 4,0 PONTOS):

PARTICIPAÇÃO (VALOR 2,0 PONTOS):

ASSINATURA DO AVALIADOR: ___________________________________________________ ASSINATURA DO ACADÊMICO:__________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

A interpretação do efeito da raça exige uma interpretação mais cuidadosa do que poderia sugerir uma simples análise de efeito não-significativo de seu impacto sobre a propensão

Após o acesso ao link, será mostrada uma nova tela com a informação de que a página não existe, assim, você deverá clicar em Criar esta Página para que a aba/página fique

Conclui-se, portanto, que o processo de implementação da nova organização curricular, que traz o Trabalho de Conclusão de Curso como requisito obrigatório para obtenção do

Título do Periódico (abreviado ou não), Local (cidade), volume, número, página inicial-final, mês e ano.. A empresa como um elo das cadeias de produção e

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de TCC I do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências

Moçambique beneficia ainda de recursos que a Alemanha disponibiliza para programas pluri-nacionais no âmbito da SADC (Comunidade para o Desenvol- vimento da África Austral)..

O objetivo do projeto, que também pode ser considerado o objetivo geral da Atividade de Apoio ao Desenvolvimento, tem, para esta fase, o seguinte texto: “Pequenas e média

Com a aprovação do artigo científico pelo/a professor/tutor orientador, o/a estudante deverá enviar a versão final, em formato digital à Coordenação de curso, para a defesa