• Nenhum resultado encontrado

EVENTOS E ATIVIDADES DE. EXTENSÃO acadêmica e social. Educação Superior para Carreiras Públicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EVENTOS E ATIVIDADES DE. EXTENSÃO acadêmica e social. Educação Superior para Carreiras Públicas"

Copied!
54
0
0

Texto

(1)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 1/54 Profa. Silvana Maria Barbosa Costa, MSc. .

Coordenadora do Núcleo de Extensão Social Institucional silvana.costa@institutoprocessus.com.br

981519859

Acalme o seu coração… e o alimente com fé e a certeza de que JUNTOS enxergaremos um mundo melhor, por mais difícil que pareça neste momento de pandemia!

PROCESSUS & VOCÊ...juntos!

2020

EVENTOS

E

ATIVIDADES

DE

EXTENSÃO acadêmica e

social

RELATÓRIO

Educação Superior para Carreiras Públicas

(2)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 2/54

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO... 03

2. PROPOSTA GERAIS DE ATIVIDADES...07

3. PARCEIROS...09

4. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PREVISTAS ...11

5. ATIVIDADES REALIZADAS ...11

6. COLABORADORES...47

ANEXOS ...48

Quadro de cursos (Progredir)...49

Quadro de bolsistas ...50

(3)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 3/54

www.faculdadeprocessus.com.br 1. APRESENTAÇÃO

Nesse momento difícil de PANDEMIA, devido o COVID19, a Faculdade PROCESSUS manteve acessa a chama da solidariedade e de seu compromisso educacional com a comunidade; promovendo ação social e atividades acadêmicas na modalidade híbrida (assíncrona e também, síncrona) de modo remoto. Articulando com diferentes demandas as suas necessidades, a IES garantiu a continuidade da indissociabilidade entre iniciação científica, ensino e extensão, inclusive nos projetos pedagógicos dos cursos ofertados.

A Faculdade PROCESSUS entende que as atividades de extensão, tanto social quanto acadêmica, principalmente neste momento de Pandemia tem que ultrapassar as paredes da sala de aula remota ou não, como necessidade cotidiana, partindo da prática e retornando a ela para o aprimoramento continuado e necessário, com sugestões inovadoras tanto da sociedade quanto dos colaboradores da IES; o que torna a atividade de extensão transformadora e biunívoca entre a IES e Sociedade, Sociedade e IES.

Evidenciando dessa forma alguns dos indicadores desenvolvidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES do Ministério da Educação; especificamente o indicador 2.4 (em ações voltadas à valorização da diversidade, do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e ações acadêmicas-administrativas), o indicador 2.5 (políticas e projetos institucionais voltados para a melhoria das condições de vida da população e as ações de inclusão e empreendedorismo, caso do projeto GESTARE - Praticando a Gestão para Gerar Trabalho e Renda) e o

indicador 3.5 (com ações acadêmico-administrativas voltadas para melhoria das condições sociais da comunidade externa, no caso de parceiros

como CASA AZUL , GESAE e ABLE), ainda são estimuladas ações sociais com programas de bolsas mantidas, mesmo na pandemia, com recursos próprios da IES que promovem a inclusão dos que estão em estado de vulnerabilidade social. Este programa é desenvolvido em parceria com a CASA AZUL FELIPE AUGUSTO (www.casazul.org.br) e tem demonstrado exitoso até o presente momento com a colocação no mercado de profissionais competentes.

(4)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 4/54

Portanto, a Faculdade PROCESSUS acreditando que a trilogia: educação, trabalho e responsabilidade social é capaz de promover a inclusão social e propiciar a redução das vulnerabilidades sociais e educacionais, desenvolveu vários Projetos e outras ações de extensão nos semestres

acadêmicos de 2020. Essas atividades são aqui apresentadas em coletânea e atende o REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO descrito no PDI - PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (2018/2022), itens 3.4.12 (Responsabilidade Social) e 4.2.1 (Políticas de Extensão), no contexto de

modalidade híbrida (síncrona e assíncrona) remota.

A relação entre a IES e a Comunidade externa se dar por meio de uma funcionalidade dividida em três áreas: 1. Cursos/Palestras; 2. Eventos e 3. Responsabilidade Social/Prestação de Serviços, conforme Figuras 1 e 2 (site da IES); permanecendo assim por toda a pandemia nos semestres e 1 e 2 de 2020.

Figura 1: Atividades da Extensão Acadêmica e Social

Fonte: Processus (2019)

EXTENSÃO ACADÊMICA

CURSOS/PALESTRAS  Extensão Cultural  Complementação  Nivelamento (reforço)  Treinamento Profissional  Desenvolvimento de Competências  Outros. EVENTOS  Visitas Técnicas  Atividades de Campo  Workshop  Oficina  Extensão Acadêmica Solidária RESPONSABILIDADE SOCIAL/PRESTAÇÃO DE SERVÇOS(favorece a integração Teoria/Prática)  Ações Sociais  Parcerias  NPJ & NAF  Cultural/Educativa  Escritório-Escola  Psicologia aplicada

(5)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 5/54

Extensão

:

Processo interdisciplinar educativo que promove a integração entre IES e outros setores da sociedade, aplicando o desenvolvimento científico e tecnológico junto aos agentes do meio externo. A Figura 2 apresenta a forma como a aba EXTENSÃO se apresenta no site da IES e pode ser acessada livremente.

Figuras 2: Print do site da PROCESSUS

Fonte: Disponível em https://www.processus.com.br/extensao/ Acessado em 09 de dezembro de 2020

(6)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 6/54 Na figura 3 é possível acessar todos os relatórios de extensão

Figuras 3: Print do site da PROCESSUS

Fonte: Disponível em https://www.processus.com.br/extensao/ Acessado em 09 de dezembro de 2020

(7)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 7/54

www.faculdadeprocessus.com.br 2. PROPOSTAS GERAIS

Algumas atividades de extensão & responsabilidade social, desenvolvidas ou previstas pela IES; subdivididas em CURSOS; WORKSHOP; EVENTOS e RESPONSABILIDADE SOCIAL:

 Campanhas Assistenciais – projetos educativos e arrecadadores de alimentos voltados a comunidade externa com principal objetivo de atender as instituições que assistem a população menos favorecida;principalmente as nossas parceiras (CASA AZUL, GESAE, ABLE e CÃOMINHADA).

 Concurso de Bolsa de Estudo – dar oportunidade de ensino que vislumbre novos projetos de vida; contemplando, por exemplo, beneficiários indicados pela parceira social CASA AZUL FELIPE AUGUSTO (www.casazul.org.br) ou de outras instituições públicas.

 Tarde Cultural: onde se busca convidar ao auditório da IES alunos da PROCESSUS, comunidade externa e alunos do ensino médio (3º ano) de escolas públicas e privadas da região com objetivo principal de divulgação dos cursos ofertados pela IES; fomentando assim, nesses alunos e na comunidade externa a continuidade do ensino. Para motivar os convidados deve-se realizar atividades que envolvem educação ambiental, educação no trânsito, técnicas de leitura/interpretação de texto, teatros, cinema, educação financeira, tópicos de direito (humano, constitucional, civil, penal e administrativo); além da consciência da RESPONSABILIDADE SOCIAL, com palestras e ingresso social (1kg de alimento não perecível, destinado a nossa parceira social: CASA AZUL – (www.casazul.org.br)

 Visitas orientadas às instituições que desenvolvem trabalhos sociais (3º setor): apresentar aos alunos da IES visitas in loco, sob a supervisão de coordenador(a) de extensão social e de docentes, com a finalidade de apresentar a esse alunos o desenvolvimento de ações de integração com a comunidade social, especialmente, em relação às minorias e aos excluídos do meio social e educacional.

 Participação em eventos de MERCADO DE TRABALHO: com objetivo principal de divulgação dos cursos ofertados pela IES.

 Visita ao MDS (www.mds.gov): com objetivo de conhecer programas sociais desenvolvidos por este ministério federal. Como por exemplo, o programa “ PROGREDIR” (www.mds.gov/progredir) que busca a promoção da cidadania e da geração de emprego e renda (que se identifica com o Projeto social da IES: GESTARE - praticando a gestão para gerar trabalho e renda). O programa PROGREDIR, contribui para o fortalecimento da autonomia financeira da comunidade (empoderamento da população) e promove boas práticas de responsabilidade social; e para isso, conta com parcerias de instituições públicas e privadas . Algumas atividades do PROGREDIR:

banco de oportunidade;

cursos de qualificação/capacitação profissional (estes cursos são ofertados pela PROCESSUS); intermediação de mão de obra.

(8)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 8/54

 Divulgação da Cultura Afro-brasileira e a diversidade de culturas: com mini palestras de representantes dessas culturas, como por exemplo, representantes de embaixadas aqui no Brasil.

 Extensão acadêmica solidária: ação social junto à comunidade em parceria com a CASA AZUL FELIPE AUGUSTO.

 Educação Ambiental – convidar pessoas capacitadas para ministrar palestras ou participar de atividades de extensão como, EXTENSÃO ACADÊMICA SOLIDÁRIA ou JORNADA ACADÊMICA ou até mesmo passear pela comunidade local com um grupo específico de discentes, com o objetivo de instruí-los sobre os benefícios que deixamos de proporcionar devido a ação do homem na destruição do meio ambiente, bem como os problemas que os desmatamentos, a poluição, a sujeira e demais danos ambientais causam à saúde da população. Adoção, na IES, de postos de coletas diferenciadas.

 Projeto de Extensão Universitária: GESTARE - Praticando a Gestão para Gerar Trabalho e Renda. O projeto GESTARE tem como pressuposto o envolvimento decisivo da comunidade em todos os momentos; onde sua primeira fase é o “conhecimento das necessidades da comunidade de vulnerabilidade social”; a segunda fase é um plano de ação social e a terceira fase é a implementação do plano de ação planejado.

 Congresso Internacional de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social – ação de extensão com palestras nacionais e internacionais, artigos para passíveis de serem enquadrados nos critérios do periódico do mestrado institucional “Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social”, pôsteres com resumos expandidos, convidados de renome tanto no meio político, acadêmico e social e por fim, ação social em comunidade de vulnerabilidade social; satisfazendo dessa forma a tríade : ensino, pesquisa e extensão.

(9)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 9/54

www.faculdadeprocessus.com.br 3. PARCEIROS SOCIAIS

Fonte: Disponível em https://www.processus.com.br/extensao/ Acessado em 09 de dezembro de 2020

(10)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 10/54  Grupo de Sopa “O Consolador” – GESAE

Casa Azul Felipe Augusto (www.casazul.org.br)

Cãominhada (https://www.facebook.com/caominhadasolidaria)

Associação Brasileira Lutando Contra a ELA

ABLE (https://www.facebook.com/lutandocontraela/

PLANO PROGREDIR

 MINISTÉRIO DA CIDADANIA

Secretaria Especial de Desenvolvimento Social http://mds.gov.br/assuntos/progredir

https://aplicacoes.mds.gov.br/sisp/progredir/rede/rede.php?p=curso-view-rede

(11)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 11/54

4. CALENDÁRIO DE ATIVIDADES E EVENTOS DE EXTENSÃO

www.faculdadeprocessus.com.br 2020 1º e2° SEMESTRES

Neste ano, devido a situação de PANDEMIA – COVID19 o calendário de eventos de extensão foi alterado para eventos programados para modalidade remota híbrida (síncrona e assíncrona); constando basicamente de LIVES, atendimento jurídico, Congresso Internacional de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social e apadriamento no Natal.

www.faculdadeprocessus.com.br 5. ATIVIDADES REALIZADAS

A planilha a seguir dispõe todos os eventos e atividades de extensão (acadêmica e social) desenvolvidos pela faculdade PROCESSUS no nos

(12)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 12/54

2020.

1

(presencial e remota)

MARÇO

DATA /2020 EVENTO REALIZADO / CURSO / RESPONSÁVEL RESUMO DA ATIVIDADE

5 de março

REUNIÃO INICIAL com OS BOLSISTAS

Responsável

Profa. Silvana Costa - Processus silvana.costa@institutoprocessus.com.br

Reunião inicial do semestre 1/2020 com os Bolsistas oriundos da Casa Azul.

(13)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 13/54 6 e 7 de

março

DIVULGAÇÃO dos PROJETO DE EXTENSÃO”

Responsáveis: Profa. Silvana Costa - Processus silvana.costa@institutoprocessus.com.br

Assistente Social - Sra. Adriana Nunes

fazendoadiferenca@casazul.org.br

Divulgação em sala de aula do Projeto GESTARE e de atividades de EXTENSÃO com apoio dos Bolsistas e da parceira CASA AZUL.

FOTOS

(14)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 14/54 9 de março

DIVULGAÇÃO E APOIO à CAMPANHA DO “COELHO SOLIDÁRIO”

Responsáveis: Profa. Silvana Costa - Processus silvana.costa@institutoprocessus.com.br

Assistente Social - Sra. Adriana Nunes

fazendoadiferenca@casazul.org.br

Divulgação em sala de aula, painéis e site da IES para a comemoração da Páscoa da Casa Azul Felipe Augusto

FOTOS

ABRIL

DATA /2020 EVENTO REALIZADO / CURSO / RESPONSÁVEL RESUMO DA ATIVIDADE

24 a 27 de abril

AÇÃO SOLIDÁRIA NA PANDEMIA – COVID19

Responsável:

Assistente Social - Sra. Adriana Nunes

fazendoadiferenca@casazul.org.br

Divulgação da “prevenção contra o CORONAVÍRUS” e AÇÃO SOCIAL para distribuição de CESTA BÁSICA à comunidade vulnerável realizada pela CASA AZUL FELIPE AUGUSTO com apoio

(15)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 15/54

FOTOS

(16)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 16/54

JULHO

DATA /2020 EVENTO REALIZADO / CURSO / RESPONSÁVEL RESUMO DA ATIVIDADE

27 de julho

RENOVAÇÃO DE 10 (dez) bolsas integrais Parceria com a CASA AZUL FELIPE AUGUSTO

Responsáveis: Profa. Silvana Costa - Processus silvana.costa@institutoprocessus.com.br

Assistente Social - Sra. Adriana Nunes

fazendoadiferenca@casazul.org.br

Foi realizada uma REUNIÃO REMOTA com o uso da plataforma Google meet para observação e análise de desempenho dos bolsistas oriundos da CASA AZUL com objetivo de renovação de matrícula para 2 de 2020.

(17)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 17/54 28 de julho

RENOVAÇÃO DE 10 (dez) bolsas integrais Parceria com a CASA AZUL FELIPE AUGUSTO

Responsáveis: Profa. Silvana Costa - Processus silvana.costa@institutoprocessus.com.br

Assistente Social - Sra. Adriana Nunes

fazendoadiferenca@casazul.org.br

Foi realizada uma REUNIÃO REMOTA com o uso da plataforma Zoom com Todos os Bolsistas disponíveis para RENOVAÇÃO de MATRÍCULA 2/2020.

FOTOS

(18)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 18/54

LIVES ao VIVO pelo INSTAGRAM

24 de ABRIL a 31 de JULHO

DIÁLOGOS EM TEMPOS DE CRISE

DATA /2020 FOTO RESUMO DA ATIVIDADE/COMENTÁRIOS

24 de ABRIL

Live do dia 24/04/2020 com os professores

Fernanda Rocha e Thiago Biacchi, por ter sido a

primeira live não teve comentários nas redes sociais, mesmo assim foi muito visualizada e com muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

AS MEDIDAS PROVISÓRIAS TRABALHISTAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS

30 de ABRIL

Live do dia 30/04/2020 com o professor Daniel

Faria, esta segunda live teve vários comentários

nas redes sociais e compartilhamentos, teve mais de 400 visualizações e muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

SAÚDE SUPLEMENTAR E A PANDEMIA COVID-19

(19)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 19/54 15 de

MAIO

Live do dia 15/05/2020 com os professores

Marcelo Gonçalves e Franklin Andrejanini, Essa

terceira live teve vários comentários nas redes sociais e compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram suas frases de agradecimentos no instagram, teve muitas visualizações assim como muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

INVESTIMENTOS EM C&P CIÊNCIA & TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO & DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

18 de MAIO

Live do dia 18/05/2020 com o professor Lúcio

Carlos de Pinho Filho, essa quarta live teve vários

comentários nas redes sociais e compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitas visualizações e mais de 100 alunos presentes acompanhando ao vivo.

GESTÃO DE RISCOS x GESTÃO DE CRISES

21 de MAIO

Live do dia 21/05/2020 com o professor Alberto

Amaral, quinta live teve comentários nas redes

sociais e compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitas visualizações mais de 100 alunos presentes acompanhando ao vivo.

(20)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 20/54 22 de

MAIO

Live do dia 22/05/2020 com o professor Odair

José de Araújo , sexta live, teve comentários nas

redes sociais e compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no

instagram, teve muitos alunos presentes

acompanhando ao vivo.

SOLIDARIEDADE SOCIAL EM TEMPO DE CORONAVÍRUS

28 de MAIO

Live do dia 28/05/2020 com os professores Sergio

e Adalberto Aleixo, teve comentários nas redes

sociais e compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

INADIMPLEMENTO CONTRATUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

29 de MAIO

Live do dia 29/05/2020 com os professores Flavio

e David Miodownik, teve comentários nas redes

sociais e compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

(21)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 21/54 04 de

JUNHO

Live do dia 04/06/2020 com a professora Tatiane

Domingues, teve comentários nas redes sociais e

compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

LIDERANÇA REMOTA: NOVA COMPETÊNCIA PARA O CENÁRIO ATUAL

05 de JUNHO

Live do dia 05/06/2020 com os professores Ana

Claudia e Alberto Amaral, teve comentários nas

redes sociais e compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no

instagram, teve muitos alunos presentes

acompanhando ao vivo.

(22)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 22/54 12 de

JUNHO

Live do dia 12/06/2020 com os professores Manoel

Veras e James Caldas, teve comentários nas redes

sociais e compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

REFORMAS TRABALHISTA E PREVIDÊNCIÁRIA

18 de JUNHO

Live do dia 18/06/2020 com as professoras

Benigna Araújo e Sirlei Boff, teve comentários nas

redes sociais e compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no

instagram, teve muitos alunos presentes

acompanhando ao vivo.

(23)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 23/54 19 de

JUNHO

Live do dia 19/06/2020 com os professores

Alexandra Bandeira, Karla Faria e Samuel Silva (mediador), teve comentários nas redes sociais e

compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

IMPACTOS DA PANDEMIA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

25 de JUNHO

Live do dia 25/06/2020 com os professores Ana

Carolina, Alvaro, Victor, Luiza, Noemia e Henrique Savoniti, teve comentários nas redes

sociais e compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

ORÇAMENTO DE GUERRA E A PANDEMIA EC-106/2020

26 de JUNHO

Live do dia 26/06/2020 com o professor

Alessandro Aveni, teve comentários nas redes

sociais e compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

CRISE NA ECONOMIA E NOS SISTEMAS DE SAÚDE PELA COVID-19

(24)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 24/54 16 de

JULHO

Live do dia 16/07/2020 com os professores

Wagno Antônio e Juliana Porto, teve comentários

nas redes sociais e compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no

instagram, teve muitos alunos presentes

acompanhando ao vivo.

REFLEXOS DA PANDEMIA NA EXECUÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE

17 de JULHO

Live do dia 17/07/2020 com o professor Paulo

Caldas teve comentários nas redes sociais e

compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

(25)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 25/54 23 de

JULHO

Live do dia 23/07/2020 com o professor João

Aragão teve comentários nas redes sociais e

compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

SUSPENSÃO DOS PRAZOS PROCESSUAIS NOS TEMPOS DA COVID-19

30 de JULHO

Live do dia 30/07/2020 com o professor João

Gonçalves teve comentários nas redes sociais e

compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

CONTABILIDADE E SEUS REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES DA COVID-19

31 de JULHO

Live do dia 31/07/2020 com o professor Fabrizio

Lara teve comentários nas redes sociais e

compartilhamentos, os alunos gostaram e deixaram os agradecimentos no instagram, teve muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

TRANSTORNOS MENTAIS & QUESTÕES CRIMINAIS

(26)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 26/54

2020.

2

(remota)

OUTUBRO

28 a 31

Coordenadores: Prof.º Jonas Rodrigo Gonçalves e Profa. Silvana Maria Barbosa da Silva Costa.

ATIVIDADES

De 28 a 31 DE OUTUBRO

De 28/10/2020 a 31/10/2020, no site da Faculdade Processus, de maneira remota, aconteceu o II Congresso Internacional de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (modalidade remota), promovido pela Faculdade Processus, enquanto atividade do PPG (Programa de Pós-Graduação) stricto sensu em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, em fase de implementação na Faculdade Processus.

O Congresso contou com palestras, debates e no sábado, 31 de outubro ocorreu uma ação social.

(27)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 27/54

(28)
(29)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 29/54

(30)
(31)
(32)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 32/54

(33)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 33/54

(34)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 34/54

(35)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 35/54

ATENDIMENTO JURÍDICO realizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade PROCESSUS Coordenador responsável: Prof.º Tiago Biacchi

Colaboradores: Prof.º ARTHUR HENRIQUE DE PONTES RÉGIS e Profa. ANA CAROLINA BORGES DE OLIVEIRA

ATENDIMENTO À COMUNIDADE DE SAMAMBAIA – DF PELO NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) da Faculdade PROCESSUS Áreas de atendimento: Cível; Trabalhista e Penal

Responsável: Prof.º Thiago Reis Biacchi Plataforma: Google Meet

ALUNOS PARTICIPANTES

ATENDIMENTOS DIA 31/10

PROF. ARTHUR HENRIQUE DE PONTES RÉGIS (ALUNOS QUE PARTICIPARAM DOS ATENDIMENTOS):

NOME MATRÍCULA PERÍODO

(36)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 36/54

Laisa Beatriz de Lima 1621800007 9º matutino

Marconi Delmiro Neves da Silva 1720100052 8º noturno

Sandra Lúcia de Abreu Araújo 1710100094 8º noturno

Fabiana da Silva Guimarães Milhomem 1720100058 9º noturno

Róberton Pereira Valadão 2023180000082 10º noturno

Aline Almeida de Oliveira 2023180000090 9º matutino

Irene Fulgêncio 1910010000106 9º noturno

Brennda Nascimento Borges 1611800056 10º matutino

Viviane Henrique Cavalcante 1720100063 9º noturno

Ludmila Nascimento 2020010000143 9º noturno

Rafael Franklim Lemos Pereira 1610100081 10º noturno

PROF. ANA CAROLINA BORGES DE OLIVEIRA (ALUNOS QUE PARTICIPARAM DOS ATENDIMENTOS):

NOME MATRÍCULA PERÍODO

Danuza Santos de Brito 1711800082 10°

Amanda Cristina Teixeira Rojas 1611800038 10°

Flávia Junia de Sousa Borges 1621800080 10º

Aline Almeida de Oliveira 2023180000090 9º

Lívia Rebeca Gramajo Oliveira 1611800036 10º

Viviane Henrique Cavalcante 1720100063 9º

Katia Leda de Oliveira 1710100009 8º

Dalila Hana Ramos de Lima 1611800065 10º

Alessandra Isabella de Lima Araújo 1611800058 10º

(37)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 37/54

Pedro Santana dos Santos Amorim 1611800049 10º

Bruna Ribeiro de Sousa 1923180000012 10º

Rita de Cássio O. F. Pimentel 1611800114 10º

Ana Luiza Xavier Medeiros 1813180000087 10º

Fabiana da Silva Guimarães Milhomem 1720100058 9º

Luiza Fernandes Silva 1711800008 9º

André Rodrigues de Mesquita Silva 2023180000142 10º

Emmanoele Monique de Sousa da Luz 1913180000059 9º

Carolina Castro Moraes Briani 1611800062 10º

Marconi Delmiro Neves da Silva 1720100052 8º

Sandra Lúcia de Abreu Araújo 1710100094 8º

Antônia Regina Lima da Silva 1711800153 10º

LIVES ao VIVO pelo INSTAGRAM

11 de AGOSTO a 12 de NOVEMBRO

DIÁLOGOS EM TEMPOS DE CRISE

DATA /2020 FOTO RESUMO DA ATIVIDADE/COMENTÁRIOS

11 de AGOSTO

Live do dia 11/08/2020 com o professor Luciano

Cunha, teve como tema: ECONOMIA 4.0 E

CIDADE INTELIGENTE, foi muito curtida e muito visualizada, com muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

(38)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 38/54 18 de

AGOSTO

Live do dia 13/08/2020 com o professor ODAIR

JOSÉ, teve como tema: O PAPEL DA FILOSOFIA

NA ATIVIDADE ADVOCATICA, foi muito curtida e muito visualizada, com muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

25 de

AGOSTO Live do dia 25/08/2020 com o professor JAIRO

BISOL, teve como tema: ATUAÇÃO DO

MINISTERIO PUBLICO NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19, foi muito curtida e muito visualizada, com muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

27 de AGOSTO

Live do dia 27/08/2020 com as professoras

BENIGNA ARAUJO E AMANDA CÂMARA, teve

como tema: DIREITO DA MODA, foi muito curtida e muito visualizada, com muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

(39)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 39/54 01 de

SETEMBRO

Live do dia 01/09/2020 com os professores

PAULO CALDAS E KEYLA AZEVEDO, teve como

tema: TUTELAS PROVISÓRIAS E PLANOS DE SAÚDE , foi muito curtida e muito visualizada, com muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

17 de SETEMBRO

Live do dia 17/09/2020 com os professores

JONAS RODRIGO E ARTHUR REGIS, teve como

tema: DIÁLOGOS EM TEMPOS DE CRISE, foi muito curtida e muito visualizada, com muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

06 de OUTUBRO

Live do dia 06/10/2020 com as professoras

RENATA CORTEZ E BENIFNA ARAÚJO, teve

como tema: DESJUCIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO, foi muito curtida e muito

visualizada, com muitos alunos presentes

(40)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 40/54 08 de

OUTUBRO

Live do dia 08/10/2020 com o professor FABRIZIO

JACYNTO, teve como tema: CRIMINOLOGIA

CRÍTICA E CRITICA DO DIREITO PENAL, foi muito curtida e muito visualizada, com muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

16 de OUTUBRO

Live do dia 16/10/2020 com os professores

LOURIVÂNIA SOARES E MAURO SÉRGIO, teve

como tema: ASPECTOS POLÊMICOS DA

REFORMA ADMINISTRATIVA DO ESTADO, foi muito curtida e muito visualizada, com muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

(41)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 41/54 19 de

OUTUBRO

Live do dia 19/10/2020 com o professor ALBERTO

AMARAL, teve como tema: AS MODALIDADES DE

INTERVENÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA, foi muito curtida e muito visualizada, com muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

20 de OUTUBRO

Live do dia 20/10/2020 com as professoras

PATRÍCIA DREYER E MARIA CHRISTINA, teve

como tema: DESJUCIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO, foi muito curtida e muito

visualizada, com muitos alunos presentes

(42)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 42/54 22 de

OUTUBRO

Live do dia 22/10/2020 com os professores

NOEMIA GARCIA, ANA CAROLINA BORGES, VICTIR RABELO E LUIZA CRISTINA, teve como

tema: REFORMA TRIBUTÁRIA, foi muito curtida e muito visualizada, com muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

27 de OUTUBRO

Live do dia 27/10/2020 com os professores

ALEXSANDRO MAIA E OLÍVIA MENDES teve

como tema: HABILITAÇÃO DE CRÉDITO

TRABALHISTA EM PROCESSO FALIMENTAR, foi muito curtida e muito visualizada, com muitos alunos presentes acompanhando ao vivo.

(43)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 43/54 04 de

NOVEMBRO

Live do dia 04/11/2020 com o professor JAIRO

BISOL, teve como tema: TEORIA E PRAXIS

JURÍDICA:: A DESCONSTRUÇÃO DO DIREITO E

DA DEMOCRACIA, foi muito curtida e muito

visualizada, com muitos alunos presentes

acompanhando ao vivo.

05 de NOVEMBRO

Live do dia 05/11/2020 com os professores

ALEXANDRE TOSTES E PAULO CALDAS teve

como tema: Advocacia e Relações institucionais e Governamentais foi muito curtida e muito

visualizada, com muitos alunos presentes

(44)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 44/54 12 de

NOVEMBRO

Live do dia 12/11/2020 com os professores

MARCELO VALLE E KEZIA CUNHA teve como

tema: conjuntura macroeconômica, bolsa de valores e finanças pessoais, foi muito curtida e muito

visualizada, com muitos alunos presentes

acompanhando ao vivo.

NATAL SOLIDÁRIO

05 DE DEZEMBR0

GRUPO DE SOPA “ O CONSOLADOR” GESAE

SOBRADINHO -DF

05 DE DEZEMBRO

grupo de sopa “O Consolador”

Responsável:, Regina, Aline Fernanda e Diversos Voluntários

Grupo de sopa “o consolador” – GESAE

Comunidade denominada do DNOCS/FERCAL, na cidade de Sobradinho-DF

Antes da pandemia, todos os sábados, no horário vespertino, são desenvolvidas atividades educativas e criativas com as crianças do grupo de sopa “o Consolador” – GESAE.

Na ocasião as mães ganham uma cesta de legumes e frutas e as crianças experimentam uma deliciosa sopa.

A PROCESSUS contribui com a sopa e donativos de alimentos e outros. Neste semestre foram desenvolvidas atividades envolvendo os seguintes temas: DEUS; FAMÍLIA; BOAS MANEIRAS; RELIGIÃO; BEM & MAL; AÇÃO & REAÇÃO e TOLERÂNCIA.

Em 05 de dezembro foi realizado o Natal solidário! FOTOS

(45)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 45/54

(46)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 46/54

(47)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 47/54

www.faculdadeprocessus.com.br

6. COLABORADORES

Diretor Acadêmico: Prof.º Gustavo Javier, Dr.

gustavo@institutoprocessus.com.br

Coordenadora Pedagógica e de EAD: Profa. Maria Aparecida, MSc

profaparecida@institutoprocessus.com.br Coordenadores de Curso:

Prof.º José Bonifácio de Araújo, MSc. e Doutorando - Ciências Contábeis e Gestão Financeira bonifacio@institutoprocessus.com.br

Profa. , Maria Aparecida, MSc.- Adm. Pública; RH; Gestão Pública e Processos Gerenciais profaparecida@institutoprocessus.com.br

Profa. Lourivânia Soares de Lacerda, MSc. – Secretariado e Serviços Jurídicos e Notariais lourivania.lacerda@institutoprocessus.com.br

Prof.º Rodrigo Freitas Palma, MSc. – Direito rodrigo.palma@institutoprocessus.com.br

Coordenador - extensão & pesquisa:

Profº. Prof.º Jonas Rodrigo Gonçalves, Doutorando. jonas.goncalves@institutoprocessus.com.br

Coordenador - NPJ:

Profº. Thiago Reis Biacchi, MSc. thiago.biacchi@institutoprocessus.com.br

(48)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 48/54

ANEXOS

1. Projeto PROGREDIR (MDS)

Fonte: Disponível em http://mds.gov.br/assuntos/progredir

Acessado em 09 de dezembro de 2020

Fonte: Disponível em http://mds.gov.br/assuntos/progredir

(49)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 49/54 CURSO ofertado PARA o Projeto PROGREDIR do MDS

GESTÃO DE PROCESSOS

(GRATUITO) DESCRIÇÃO DO último ofertado

O minicurso tem por objetivo capacitar os participantes para reconhecer informações sobre o processos e o ambiente de negócio, métodos de levantamento de informações e mapeamento de processos.

O minicurso apresenta os seguintes temas:

1. CONTEXTUALIZAÇÃO: definindo a profissão; benefícios do BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) e gestão de Processos de Negócio.

2. ANÁLISE DE PROCESSOS: mapeamento, modelagem e monitoramento de processos e análise de SWOT.

3. DESEMPENHO DE PROCESSO: custo, prazo, capacidade e qualidade; variância e gargalo.

4. EMPREGO DE TI AOS PROCESSOS: novas formas de gestão organizacional convergentes para processos e tecnologias de BPM.

RESPONSÁVEL Profa. MARIA APARECIDA, MSc

profaparecida@institutoprocessus.com.br

LINK para matrícula

hhttps://www.processus.com.br/gestao-de-processos-gratuito/

CONTATOS

3563-3247 Faculdade Processus. Avenida das Araucárias 4.400, Águas Claras-DF https://www.processus.com.br/extensao/

EXTENSÃO ACADÊMICA & RESPONSABILIDADE SOCIAL Profa. SILVANA BARBOSA COSTA, MSc.

silvana.costa@institutoprocessus.com.br

(50)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 50/54

2. BOLSISTAS em atividade (Casa Azul)

BOLSISTAS

2/2016

Nome SITUAÇÃO CONTATO CURSO

1. ANA CAROLINA XIMENES DE SOUZA FORMADA 1 /2020 anacarolx98@hotmail.com 99588-0749 CICON MAT 2. GEOVANA CAROLINE SANTOS SILVA

Formada em Gestão Pública (1 /2018) E FORMADA EM 1/2020 EM ADM. PÚBLICA, geovana.carolinee@gmail.com 99197-1534/99104-3913 ADMPU MAT 3. GILDEVAN BRITO DA SILVA

Formado em Gestão Pública (1 /2018) E FORMADO EM 2/2020 em Adm. Pública gildevangol@hotmail.com 98550-5413/99182-5812 ADMPU NOT 4. RANYELLE MYRELA TAVARES BORGES

Formada em Gestão Financeira (1 /2018) E FORMADA EM 1/2020 em Ciências Contábeis

mirela309@gmail.com

(51)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 51/54 BOLSISTAS DE

2 /2017

Nome SITUAÇÃO CONTATO CURSO

1. Bruno Miranda Em curso danascimento.br uno@gmail.com 99554-8249 ADMPU NOTURNO BOLSISTAS DE

2 /2018

Nome SITUAÇÃO CONTATO CURSO

1. Júlio Pereira dos Santos Em curso Fone: 98120-3366 SEC NOT 2. Daniel Dos Santos Silva Em curso Fone: 99250-5106 GEPU NOT 3. Suellen Cristina Silva de Sousa Perdeu a bolsa em 1/2019 Fone: 99556-9784 CICON NOT BOLSISTAS DE

1 /2019

Nome SITUAÇÃO CONTATO CURSO

1. ADRIANA DE MOURA BARBOSA Em curso dianymoura@ hotmail.com 99819-9545 CC Ciências Contábeis NOTURNO

(52)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 52/54 2. VALÉRIA DOS SANTOS DE ASSIS Em curso valeriaassi286 @gmail.com 99901-4208 99808-2845 CC Ciências Contábeis MATUTINO 3. THIFFANY

DIAS DA SILVA Em curso

Thiffanydias.1 3@gmail.com 99398-7919 SEC Secretariado MATUTINO 4. LAIR GOMES VITORINO RIBEIRO Em curso lairgibeiro@g mail.com 98186-3029

PROG – Processos Gerenciais

NOTURNO 5. ANDRÉIA DE MOURA BARBOSA Em curso lairgibeiro@g mail.com 98186-3029 CC Ciências Contábeis NOTURNO 6. GABRIEL LE SIQUEIRA OSÓRIO Em curso gabrielle.osori o2000@ccjwe b.com.br 98309-1583

PROG – Processos Gerenciais

MATUTINO 7. KAROLIN E DOS SANTOS MARTINS Em curso karolsm8m@g mail.com 99216-5409

GEPU – Gestão Pública

(53)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 53/54 3013-0786 8. JOSÉ INÁCIO RIBEIRO FILHO Em curso zefilho07.fla@ gmial.com 98127-7245 RH – Recursos Humanos NOTURNO 9. RENATA QUINTINO DA SILVA LIMA Em curso visionsat421@ hotmail.com 98567-8669 98157-5072 3359-3651 CC Ciências Contábeis NOTURNO 10. LENICE NERES DOS SANTOS Em curso lenicesantospr ofissional@gm ail.com 99206-8891 CC Ciências Contábeis NOTURNO

(54)

FACULDADE PROCESSUS – ASA SUL & ÁGUAS CLARAS – EVENTOS CULTURAIS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO 1 2019 54/54

3. PARCEIROS SOCIAIS

Pelas Vítimas do COVID19!

Acalme o seu coração… e o alimente com fé e a certeza de que JUNTOS enxergaremos um mundo melhor, por mais difícil que pareça neste momento de pandemia!

Referências

Documentos relacionados

a) há um continuum de padrões de liderança dado pelo grau de autoridade utilizado pelo líder e o grau de liberdade disponível para os subordinados. c) para tarefas rotineiras

 Não  posso  deixar  de  ressaltar  a  ajuda  prestada  e  material   compartilhado  por  vários  co-­‐voluntários  de  Caxias  do  Sul,  que  junto

Coach é um profissional dos tempos modernos atuando de maneira a ser um orientador e apoio no processo do executivo ser o melhor que puder, obtendo mais satisfação e

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Para continuar a configurar seus alertas de segurança, vá para Definir as configurações do servidor do McAfee ePolicy Orchestrator na página 12... Configuração para Alertas

Assim, cabe às Ciências Sociais e Humanas trabalhar esta problemática pois além de pobreza, o desemprego gera consequências negativas a nível pessoal e social (Gonçalves, et

The present study investigated the effect of UST using an ultrasound probe in three different processes: enzyme treatment, substrate pre-treatment (inulin

Figura 25 - Identidade Visual para Eva Nails Fonte: Criado pelo Maurício..