• Nenhum resultado encontrado

Manual de Instruções Guincho Elétrico 12V

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Instruções Guincho Elétrico 12V"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Manual de

Instruções

Guincho Elétrico 12V

Modelo:NGE3000

ATENÇÃO: A fim de evitar acidentes, por favor, leia atentamente às

instruções de operação antes de utilizar este produto. Por favor, conserve este

manual para referência futura.

(2)

INTRODUÇÃO

Agradecemos a aquisição de um guincho elétrico 12V de 3000lbs da N A G A N O . Leia e entenda este Manual do Proprietário antes de instalar e utilizar seu guincho.

DESCRIÇÃO GERAL

Cada guincho é equipado com um motor de ímã permanente e projetado para serviço intermitente de uso geral. Este guincho é projetado para movimentar uma carga ao nível do solo ou em um plano inclinado. O guincho não foi projetado para a finalidade de içamento, portanto não eleve ou movimente pessoas.

A embreagem de carretel livre é operada por um botão de tração e giro que desengata a caixa de transmissão para permitir que o cabo de aço seja puxado para fora sem uso de energia elétrica. Uma placa de tensão reduz a folga e rangidos no arranque da corda.

Este guincho serve para uso intermitente devido às características de acumulação de calor dos diversos componentes. Se uma extremidade do motor se tornar excessivamente quente ao tato, interrompa o guinchamento e deixe o motor esfriar.

PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA

Ao longo do presente manual, você encontrará os seguintes avisos:

PERIGO! Indica uma situação de perigo iminente que, se não for evitada, resultará em morte ou lesão grave.

ADVERTÊNCIA! Indica uma situação potencialmente perigosa que, se não for evitada, poderá resultar em morte ou lesão grave.

CUIDADO! Indica uma situação potencialmente perigosa que, se não for evitada, poderá resultar em lesões leves ou moderadas. Essa observação também é usada para alertar sobre práticas não seguras.

Os símbolos a seguir são utilizados tanto no produto como no Manual do Proprietário:

Nota: Indica informações adicionais a respeito da instalação e operação de seu guincho. Favor observar: O guincho é projetado primordialmente para aplicações intermitentes. Este guincho não foi projetado para ser utilizado em aplicações industriais ou de guinchamento.

(3)

Sumário

INTRODUÇÃO ... 2

DESCRIÇÃO GERAL ... 2

PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA ... 2

INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA ... 4

MONTAGEM DO GUINCHO ... 6

INSTALAÇÃO DO GUINCHO ... 7

INSTALAÇÃO DA FIAÇÃO ... 8

ALTERNAR A INSTALAÇÃO DO INTERRUPTOR ... 9

CABO DE AÇO ... 10

REPOSIÇÃO DO CABO DE AÇO ... 11

OPERAÇÃO ... 12

GUINCHAMENTO ... 12

AMARRAÇÃO ... 13

MANUTENÇÃO ... 16

(4)

INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA

A responsabilidade pela instalação e operação segura do guincho, além da prevenção de lesões pessoais e danos à propriedade é confiada em última instância a você, o operador. Não há substitutos para o uso de bom senso e cautela na operação de um guincho.

O cabo de aço pode se romper antes do guincho escapar. Para cargas pesadas, use um bloco de polias para reduzir a carga exercida sobre o cabo de aço.

1. A capacidade máxima de carga operacional está na camada do cabo de aço mais próxima ao tambor. NÃO SOBRECARREGUE. NÃO TENTE TRAÇÕES PROLONGADAS EM CARGAS PESADAS. Sobrecargas podem danificar o guincho e/ou o cabo de aço, criando condições de operação não seguras. PARA CARGAS ACIMA 1/2 DA CAPACIDADE NOMINAL, RECOMENDAMOS O USO DO BLOCO DE POLIAS OPCIONAL PARA DOBRAR A LINHA DO CABO DE AÇO (Figura 1). Isso reduz a carga sobre o guincho e o esforço no cabo de aço por aproximadamente 50%. Instale o gancho na parte de sustentação da carga. O motor do veículo deve estar em funcionamento durante a operação do guincho. Se um guinchamento considerável for realizado com o motor desligado, a carga da bateria poderá ficar muito fraca para religar o motor.

(5)

2. APÓS A LEITURA E COMPREENSÃO DESTE MANUAL, APRENDA A UTILIZAR SEU GUINCHO. Depois de instalar o guincho, pratique seu uso de modo a se familiarizar com ele para quando surgir uma necessidade.

3. NÃO "mova" seu veículo para ajudar o guincho a puxar a carga. A combinação da força de tração conjunta do guincho e do veículo pode sobrecarregar o cabo de aço e o próprio guincho.

4. SEMPRE PERMANEÇA AFASTADO DO CABO DE AÇO, DO GANCHO E DO GUINCHO. NO IMPROVÁVEL CASO DE FALHA DE ALGUM COMPONENTE, É MELHOR ESTAR LONGE DA ÁREA DE RISCO.

5. Inspecione frequentemente o cabo de aço e o equipamento. Um cabo de aço desgastado com pernas rompidas deve ser substituído imediatamente.

Verifique periodicamente a instalação do guincho para certificar-se de que todos os parafusos estão bem apertados.

6. Use luvas de couro de serviço pesado ao manusear o cabo de aço. Não deixe o cabo de aço escorregar por suas mãos.

7. Nunca guinche com menos de 5 voltas do cabo de aço ao redor do tambor do guincho porque a trava de extremidade do cabo de aço pode NÃO resistir à carga total.

8. Nunca coloque seus dedos através do gancho. Seu dedo pode ficar preso no gancho e você poderá perdê-lo. SEMPRE USE O PROTETOR DE MÃOS ao guiar o cabo de aço para dentro ou para fora (ver Figura 2).

9. NUNCA ENGANCHE O CABO DE AÇO SOBRE O MESMO porque você pode danificar o cabo de aço. Use uma eslinga de nylon (Figura 3).

10. É uma boa ideia revestir o cabo de aço com uma manta ou camisa pesada perto da extremidade do gancho ao puxar cargas pesadas (Figura 4). Se ocorrer uma falha do cabo de aço, o tecido agirá como amortecedor e ajudará a evitar o ricocheteio do cabo.

11. Evite trações contínuas partindo de ângulos extremos, pois isso fará com que o cabo de aço se empilhe em um lado do tambor (Figura 5). Isso pode emperrar o cabo de aço no

(6)

guincho, ocasionando danos ao cabo e ao guincho.

12. Nunca cubra os sinais das instruções de advertência.

13. Sempre opere o guincho com uma visão desobstruída da operação do guincho. 14. Equipamentos como talhas, ganchos, blocos de polias, cintas, etc. devem ser dimensionados para a tarefa de guinchamento e devem ser inspecionados periodicamente quanto a danos que possam reduzir sua resistência.

15. Nunca libere a embreagem de carretel livre quando houver uma carga no guincho. 16. Nunca trabalhe no tambor do guincho ou perto dele quando estiver sob carga. 17. Não opere o guincho sob influência de drogas, álcool ou medicação.

18. Sempre desconecte a fiação de alimentação do guincho da bateria antes de trabalhar nele ou próximo do tambor do guincho para que o guincho não possa ser girado acidentalmente.

19. Ao movimentar uma carga, corrija lentamente a folga do cabo de aço até que ele fique esticado. Pare e verifique novamente todas as conexões de guinchamento. Certifique-se de que o gancho está assentado corretamente. Se uma eslinga de nylon for utilizada, verifique a conexão com a carga.

20. Ao utilizar seu guincho para movimentar uma carga, coloque a transmissão do veículo em neutro (ponto morto), acione o freio do veículo e calce todas as rodas.

21. Não use o guincho para manter cargas imobilizadas. Adote outros meios para imobilizar cargas como cintas de amarração.

22. Use somente interruptores, controles remotos e acessórios aprovados de fábrica. Usar componentes não aprovados de fábrica pode causar lesões ou danos à propriedade.

23. Não usine ou solde qualquer peça do guincho. Tais modificações podem fragilizar a integridade estrutural do guincho.

24. Não conecte o guincho a uma tomada elétrica interna de corrente 110V AC ou 220V, o que pode provocar a queima do guincho ou choque fatal.

25. Nunca permita que cargas de impacto sejam aplicadas ao guincho ou ao cabo de aço. 26. Tenha precaução ao puxar ou descer uma carga para cima ou para baixo em uma rampa ou declive. Mantenha pessoas, animais domésticos e propriedades longe do curso da carga.

27. O conjunto de comutação deve ser mantido livre de sujeira e umidade para garantir a operação segura.

28. Para prevenir uso não autorizado do guincho, remova o controle suspenso e guarde-o em um lugar limpe e seco, como o porta-luvas.

MONTAGEM DO GUINCHO

KITS DE MONTAGEM

(7)

MONTAGEM SEGURA NO SEU VEÍCULO. Kits de montagem de Guincho ATV são disponibilizados por seu revendedor de guincho para praticamente todas as aplicações do ATV.

Se você optar por não adquirir um kit de montagem, seu guincho precisará ser instalado em um local de montagem plano e sólido. Observe que seu guincho pode não ter capacidade de ser operado sem determinados equipamentos inclusos no kit.

Instruções de montagem detalhadas para seu veículo específico são fornecidas juntamente com cada kit de montagem. Leia e siga as instruções atentamente.

CUIDADO! Este guincho deve ser montado com o cabo de aço na direção de enrolamento inferior (Figura 6).

Nota: É possível e não incomum ou desaconselhável montar seu guincho em posições diferentes que as indicadas neste manual de instalação.

Mesmo que a posição de montagem esteja a seu critério, sempre lembre-se de que seu guincho deve ser operado com o cabo de aço na orientação de enrolamento inferior no tambor do cabo de aço (Figura 1). O guincho foi projetado para ENROLAMENTO e DESENROLAMENTO do cabo em uma única direção. Não tente inverter a operação do guincho.

INSTALAÇÃO DO GUINCHO

A instalação correta do guincho é exigida para a operação correta.

Nota: Ao instalar um guincho, sua instalação pode variar ligeiramente das instruções e diagramas abaixo, dependendo de seu veículo, guincho, kit de montagem ou suporte estrutural.

ADVERTÊNCIA! Antes de iniciar a instalação do guincho, desconecte os condutores negativo (terra) e positivo da sua bateria.

REQUISITOS ELÉTRICOS MÍNIMOS

Certifique-se de selecionar a bateria ou fonte de alimentação apropriada para controlar este guincho. Se o guincho for usado para aplicações pesadas, é recomendável usar bateria auxiliar e alternador de serviço pesado.

PROCEDIMETO DE INSTALAÇÃO: Etapa (1)

Instale o kit de montagem ou prepare um local de montagem plano e seguro para o guincho para garantir que o motor, o tambor e a caixa de engrenagens estejam corretamente alinhados. Siga cuidadosamente as instruções que acompanham o kit de montagem.

ADVERTÊNCIA! Certifique-se de que o suporte estrutural é forte o suficiente para suportar a capacidade nominal do guincho.

Nota: Se você optar por não usar um kit de montagem, será necessário perfurar o suporte estrutural. Certifique-se de que o suporte estrutural tenha espessura mínima de 3/16" (5mm). É possível usar os parafusos M8 x 30, as arruelas de trava e as arruelas lisas oferecidas.

(8)

ADVERTÊNCIA! Se forem necessários parafusos, porcas, arruelas e outras ferragens de diferentes tamanhos, sempre use ferragem com grau de resistência equivalente ou excedente à ferragem fornecida.

Etapa (2)

Posicione o guincho sobre os furos no kit de montagem ou suporte estrutural.

ADVERTÊNCIA! Na medida em que posiciona o guincho, certifique-se de que o cabo de aço seja enrolado no tambor no sentido de rotação correto. Não operar o guincho na direção adequada pode causar a operação incorreta do freio redutor do guincho (se equipado) e /ou provocar a falha do guincho.

Etapa (3)

Fixe o guincho (Figura 7) ao kit de montagem ou suporte estrutural usando os parafusos, arruelas de trava e porcas quadradas que acompanham o guincho.

Etapa (4)

Fixe o passa-cabo de rolete (Figura 7) na placa de montagem ou no suporte estrutural usando a ferragem fornecida ou usando dois (2) parafusos de aço M8 x 20L de Classe de resistência 8.8.

ADVERTÊNCIA! Certifique-se de que a placa de montagem e a ferragem do guincho sejam apertadas adequadamente.

CUIDADO! Nenhuma parte do veículo (para-choques, fiação, lâmpadas auxiliares, pneus, etc.) deve impedir a operação do guincho. Durante a montagem, verifique se todas as peças da ambos o veículo e o guincho estão livres para operação. Certifique-se de que o local de montagem do guincho não reduza significativamente o espaçamento em relação ao solo.

INSTALAÇÃO DA FIAÇÃO

1. A válvula solenoide desconecta o guincho da bateria quando o veículo é desligado. 2. O solenoide deve ser montada próxima à bateria e em um local que seja o mais limpo e

seco possível.

Nota: A válvula solenoide não deve ser montada em uma orientação em que os polos de contato fiquem em uma posição de cabeça para baixo.

3. Certifique-se de que a localização da válvula solenoide assegure espaçamento suficiente de todas as estruturas de metal, como mangueiras ou tubulações da estrutura.

(9)

4. Roteie os dois pares de linhas do interruptor ao motor e à bateria, respectivamente. Conecte o fio vermelho no terminal positivo (+) e o fio livre (ou preto) ao terminal negativo (-) da bateria de 12V. Conecte os outros dois fios restantes ao terminal no motor do guincho elétrico (Figura 4)

5. Verifique a direção de rotação do tambor.

Puxe e gire o botão da embreagem para a posição “off” (o tambor pode girar livremente). Puxe para fora o cabo do tambor e então engate a embreagem girando o botão para a posição “In”. Empurre o botão “cable in” no dispositivo portátil, se o cabo estiver sendo rebobinado, então a conexão está no modo certo. Caso contrário, mude o fio conectado ao motor. Em seguida, repita o procedimento descrito acima.

ALTERNAR A INSTALAÇÃO DO INTERRUPTOR

CUIDADO! Ao conectar fios aos terminais do motor ou da válvula solenoide, segure a porca interna com uma chave enquanto aperta a porca externa com uma segunda chave. Não permita que os terminais girem em seus alojamentos. A rotação pode causar ruptura do fio interno ou desalinhamento parcial (Figura 9).

Etapa (1)

Certifique-se de que os condutores negativo (terra) e positivo da bateria do veículo estejam desconectados antes de realizar qualquer trabalho elétrico.

PERIGO! NÃO TENTE INSTALAR A FIAÇÃO QUANDO A BATERIA ESTIVER CONECTADA. Baterias automotivas contêm gases inflamáveis e explosivos. Use protetor ocular durante a instalação e remova todos os ornamentos de metal. Não debruce sobre a bateria ao efetuar conexões.

Etapa (2)

Roteie o chicote elétrico, conectando o chicote aos bornes de conexão no veículo com abraçadeiras de cabo.

Nota: Ao rotear os fios, os terminais apropriados devem ficar situados perto da bateria, ponto de montagem do interruptor e do guincho. Seus requisitos de instalação irão variar conforme o modelo do seu veículo e do guincho. Certifique-se de que os fios são longos o bastante para alcançar a bateria, o ponto de montagem do interruptor e o guincho.

Vermelho/Branco Verde Verde Preto Vermelho Vermelho Preto Preto Vermelho

(10)

ADVERTÊNCIA! Certifique-se de que o chicote elétrico não interfira ou entre em contato com qualquer peça móvel ou quente do motor, suspensão, volante, freios ou escape.

Etapa (3)

Usando as presilhas, suporte e ferragem fornecidas, monte o interruptor de comutação em um local conveniente. Veja a Figura 10.

CUIDADO! SEMPRE USE O SUPORTE DE MONTAGEM, PARAFUSOS E PORCAS DE TRAVA DO INTERRUPTOR DE COMUTAÇÃO. Os comprimentos dos parafusos são dimensionados para a penetração correta na caixa comutadora. A penetração em excesso pode resultar em curtos-circuitos que podem resultar em superaquecimento da fiação.

Etapa (4)

É recomendado que o interruptor seja instalado na alça esquerda. Etapa (5)

Verifique se toda a fiação está distante de bordas afiadas e pontos de esmagamento. Prenda a fiação solta com abraçadeiras de fixação ou fita isolante.

ADVERTÊNCIA! Antes de testar a operação do guincho, certifique-se de desbobinar aproximadamente dois pés de cabo de aço.

OPERAÇÃO DE TESTE

1. Verifique duas vezes se toda a fiação está correta e se não há terminais expostos que possam entrar em curto-circuito com a estrutura do veículo.

2. Gire a chave de ignição para a posição ON (LIGADO). Verifique se a operação do guincho está correta.

CABO DE AÇO

1. A vida útil do cabo de aço está diretamente relacionada ao cuidado que recebe. O cabo de aço em um guincho novo, além de quaisquer cabos sobressalentes, deve ser rebobinado em uma carga mínima de 100 lb antes da utilização do guincho. Não fazer isso resultará em danos ao cabo de aço. Inspecione o cabo de aço antes do uso. Áreas amassadas, comprimidas, desgastadas ou encurvadas reduzirão seriamente a capacidade de sustentação de carga. Substitua o cabo de aço danificado.

2. Evite dobras antes que ocorram.

(a) Este é o início de um dobra. Nesse momento, o cabo de aço deve ser esticado.

(b) O cabo de aço foi puxado e o laço foi apertado até formar uma dobra. O cabo de aço agora está danificado permanentemente e não deve ser usado.

(11)

carga diferente, fazendo com que as pernas sob maior tensão se rompam e reduzam a capacidade de carga do cabo de aço.

3. Quando for necessário rebobinar o cabo de aço sem carga após o uso, segure a guia do interruptor remoto em uma mão e o cabo de aço na outra. Começar o mais distante possível tanto do veículo como do interruptor remoto permitirá acionar o interruptor, encaminhar alguns pés de cabo e então liberar o interruptor. Repita o processo. Sempre libere o interruptor antes de sua mão ficar dentro de quatro pés a partir do passa-cabo (se equipado).

4. Certifique-se de que o cabo de aço seja distribuído de maneira uniforme e justa no tambor. Uma volta frouxa do tambor permite que o cabo de aço percorra duas voltas sobrepostas no tambor e fique encunhado.

5. Não é recomendável aplicar graxa ou óleo no cabo de aço devido à contaminação por sujeira, o que reduzirá a vida útil do cabo de aço.

REPOSIÇÃO DO CABO DE AÇO

1. Se o cabo de aço ficar desgastado ou apresentar sinais de ruptura das pernas, este deve ser substituído antes de ser utilizado novamente. Para fazer isso, remova o cabo defeituoso por bobinamento livre. Remova o parafuso no tambor e solte o cabo.

2. Insira a ponta do novo cabo e aperte o parafuso com firmeza.

3. Engate a embreagem e rebobine o novo cabo no tambor mantendo a tensão no cabo durante o enrolamento. Certifique-se de que o cabo está sendo rebobinado na posição de enrolamento inferior.

ADVERTÊNCIA! Somente substitua o cabo de aço por uma peça de reposição idêntica ou recomendada pelo fabricante.

Use luvas de couro pesado ao manusear o cabo, mesmo com revestimento. Ao manusear o gancho sempre use o protetor de mão (ver Fig.12). Nunca coloque seus dedos dentro do gancho. Colocar seu(s) dedo(s) no gancho poderá resultar em lesão.

Ao estacionar o veículo de tração, acione o freio de mão e bloqueie ou calce as rodas. Mantenha o freio de pedal do veículo pressionado e coloque a transmissão automática em neutro ou a transmissão manual no ponto morto.

ADVERTÊNCIA! Inspecione o interruptor e a fiação quanto a rachaduras, locais prensados, fio desgastado ou conexões frouxas. Um condutor danificado ou em curto pode

ERRADO

(12)

acionar o guincho assim que ele for conectado.

2. Ao usar o interruptor remoto no interior de um veículo, sempre passe-o através de uma janela para evitar prensar o fio na porta.

OPERAÇÃO

1. Puxe e gire o botão da embreagem até a posição “Off” para que o tambor possa girar livre manualmente.

2. Pegue o gancho do conjunto de cabo e puxe o cabo até o comprimento desejado pela barra de proteção. Em seguida, conecte ao item a ser puxado.

ADVERTÊNCIA: VERIFIQUE SE HÁ PELO MENOS CINCO VOLTAS DO CABO DE AÇO REMANESCENTES NO TAMBOR ANTES DA OPERAÇÃO.

3. Engate a embreagem girando o botão da embreagem para a posição “In”.

ADVERTÊNCIA: A EMBREAGEM DEVE ESTAR COMPLETAMENTE ENGATADA ANTES DO GUINCHAMENTO. NUNCA ENGATE O BOTÃO DA EMBREAGEM ENQUANTO O TAMBOR ESTIVER GIRANDO. O BOTÃO DA EMBREAGEM FOI REGULADO E PERMANENTEMENTE TRAVADO NO LUGAR COM UM COMPOSTO DE BLOQUEIO DE ROSCA NA FÁBRICA. NÃO TENTE REAJUSTAR O BOTÃO. 4. Pressione e segure o botão “Cable In” no dispositivo portátil e o cabo será rebobinado.

Pressione e segure o botão “Cable Out” para inverter as direções. Aguarde até que o motor pare antes de inverter as direções.

Rebobine o cabo ao terminar a operação.

GUINCHAMENTO

PERIGO! Nunca encoste-se ao cabo de aço ou no gancho enquanto estiverem sob tensão ou carga. Mesmo em repouso, o guincho pode aplicar tensão ao cabo de aço. Nunca guie um cabo de aço sob tensão sobre o tambor com suas mãos (ver Fig.13).

Guinche com pelo menos cinco voltas de cabo de aço ao redor do tambor do guincho. Com menos voltas, o cabo de aço pode soltar-se do tambor sob carga.

Ao puxar uma carga, coloque uma manta, camisa ou lona sobre o cabo de aço perto da ponta do gancho (ver Fig.14). Isso reduzirá a ricocheteada de um cabo de aço rompido e ajudará a prevenir ferimentos graves. Levante o capô para proteger o para-brisa.

ERRADO

Figura 13

(13)

ADVERTÊNCIA! Observe a capacidade nominal do guincho e não a exceda.

ADVERTÊNCIA! Quando a carga excede a força de tração nominal máxima do guincho, o disjuntor externo desliga o guincho automaticamente. Para rearmar o disjuntor, libere o botão do interruptor. Observe que o guincho não será capaz de reiniciar normalmente até que o calor do motor formado pelo esforço excessivo seja resfriado.

Dobre a linha com um bloco de polias (ver Fig.15) para reduzir a carga sobre o guincho, o cabo de aço e a bateria. A linha dupla também reduzirá a velocidade de guinchamento da linha. Certifique-se de que todo o equipamento usado atenda ao valor nominal máximo de tração da linha. Ao usar linha dupla, os blocos de polias devem ser medidos para um mínimo de duas vezes a taxa nominal de tração da linha.

4. Se você instalar um gancho de reboque para linha dupla, ele deve ser instalado no chassi do veículo.

5. Equipar o guincho com um passa-cabo reduzirá o desgaste no cabo de aço durante as trações angulares.

6. Puxe o mais reto possível para reduzir o acúmulo de cabo de aço em uma das extremidades do tambor.

7. O motor do veículo deve estar em funcionamento durante a operação do guincho. Se um guinchamento considerável for realizado com o motor desligado, a carga da bateria poderá ficar muito fraca para religar o motor.

CUIDADO! Use um bloco de polias para evitar o guinchamento em ângulos acentuados. CUIDADO! A distribuição de camadas irregulares causará sérios danos ao guincho e ao cabo de aço. Isso pode ser corrigido imobilizando a carga, desenrolando o cabo de aço e depois o reposicionando na extremidade oposta do tambor.

PERIGO! Não desengate a embreagem sob carga. Se o seu guincho estiver equipado com uma embreagem de carretel livre, certifique-se de que não exista tensão no cabo de aço ao desengatar a embreagem. Antes de guinchar uma carga, certifique-se de que a embreagem está totalmente engatada.

ADVERTÊNCIA! Use o guincho para movimentar a carga. Não tente ajudar a guinchar movendo seu veículo. A combinação da força de tração do guincho e do veículo pode sobrecarregar o cabo de aço e a carga pode romper o guincho.

PERIGO! Nunca confie no guincho para manter uma carga imobilizada. Nenhum de nossos guinchos foi desenvolvido para aplicações de imobilização de carga e pode desenrolar ou falhar devido à carga de impacto no momento do transporte da carga. A carga deve ser imobilizada por outros meios e o gancho do guincho deve ser desconectado da carga.

AMARRAÇÃO

ADVERTÊNCIA! Reserve tempo ao realizar operações de amarração e inclua um fator razoável para segurança. A amarração indevida pode resultar em danos ao veículo e ao

(14)

equipamento. Isso também pode ocasionar lesões.

1. Nunca manuseie o cabo de aço ou cordame de amarração enquanto alguma outra pessoa estiver no interruptor de controle.

CUIDADO! Use uma eslinga de nylon ao conectar o cabo de aço a um ponto de ancoragem. Não conecte o gancho de volta no cabo de aço. Fazer isso pode acarretar a ruptura do cabo de aço.

ADVERTÊNCIA! Sempre use o protetor de mãos (ver Fig. 17). Não segure o gancho com suas mãos. Isso é importante não apenas ao enrolar o cabo de aço, mas também ao remover o cabo de aço do guincho sob energização.

2. Opere o guincho intermitentemente para corrigir a folga do cabo. Ao utilizar um bloco de polias, certifique-se de que o cabo de aço esteja passando corretamente por todas as polias antes de aplicar uma carga.

ADVERTÊNCIA! Não reengate a embreagem enquanto o guincho está em funcionamento.

ADVERTÊNCIA! Sempre opere o guincho com uma visão desobstruída da operação do guincho. Nunca cubra os sinais de advertência e instruções.

3. A Figura 18 ilustra a amarração mais comumente usada. Uma eslinga de nylon é utilizada para proteger a árvore quando ela é usada como ancoragem e o cabo de aço é fixado para usar a eslinga. O uso de corrente ou cabo de aço não é recomendado devido aos danos que podem causar à árvore.

Errado Certo

Figura 16

(15)

4. A Figura 19 ilustra um método para amarração empregado para obter uma vantagem mecânica. O uso de um bloco de polias praticamente dobrará a capacidade de tração da linha.

5. A Figura 20 ilustra o uso de um bloco de polias para alterar a direção de tração. A vantagem mecânica pode ser obtida conectando um bloco de polias à eslinga de nylon com uma manilha e passando o cabo de aço até o ponto de ancoragem.

CUIDADO! Equipamentos como talhas, ganchos, blocos de polias, cintas, etc. devem ser dimensionados e classificados, sendo inspecionados periodicamente quanto a danos que possam reduzir sua resistência.

GUINCHO Ponto de ancoragem Eslinga de nylon Figura 18 CARGA Ponto de ancoragem BLOCO DE POLIAS VEÍCULO DE GUINCHO Figura 19 TRAÇÃO MÁXIMA TRAÇÃO MÁXIMA CARGA GUINCHO BLOCO DE POLIAS

Figura 20

(16)

MANUTENÇÃO

1. Verifique periodicamente o aperto dos parafusos de montagem e as conexões elétricas. Elimine toda a sujeira e corrosão que possa ter se acumulado nas conexões elétricas. 2. Não tente desmontar a caixa de engrenagens. A desmontagem anulará a garantia.

Reparos devem ser feitos pelo fabricante ou central de assistência técnica autorizada. 3. A caixa de engrenagens foi lubrificada na fábrica com graxa de lítio de alta

temperatura. Nenhuma lubrificação interna é necessária.

CUIDADO! SEMPRE SUBSTITUA CABOS DE AÇO DANIFICADOS POR PEÇAS DE REPOSIÇÃO IDÊNTICAS DO FABRICANTE.

(17)

IDENTIFICAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Sintomas

Causas Possíveis

Ações Corretivas

Motor não opera ou opera somente em uma direção

1. Interruptor inoperante 2. Fios rompidos ou má conexão 3. Motor danificado 1. Substitua o interruptor 2. Verifique se há conexões frouxas/soltas 3. Substitua ou repare o motor

Motor funciona extremamente quente 1. Longo período de operação 2. Falha ou remoção, sobrecarga 3. Motor danificado 1. Deixe esfriar 2. Substitua ou repare a sobrecarga 3. Substitua ou repare o motor

Motor funciona, mas com potência ou velocidade

da linha insuficientes

1. Bateria fraca

2. Fio da bateria para o guincho longo demais 3. Má conexão da bateria 4. Mal aterramento 5. Motor danificado

1. Recarregue ou substitua a bateria e verifique o sistema de recarga

2. Mantenha o guincho dentro da distância permitida pelos fios condutores

3. Verifique os terminais da bateria quanto à corrosão e limpe conforme necessário 4. Verifique e limpe as conexões

5. Substitua ou repare o motor

Motor funciona, mas o tambor

não gira 1. Embreagem não engatada 1. Engate a embreagem

Guincho opera inversamente

1. Fios do motor invertidos 2. Fios do interruptor invertidos 3. Bateria instalada incorretamente 1. Verifique a fiação novamente 2. Verifique a fiação novamente 3. Verifique as conexões da bateria

Guincho trava 1. Carga excessiva 1.Reduza a carga ou dobre a linha

Motor opera, mas para 1. Carga

(18)
(19)

TERMO DE GARANTIA

A NTS do Brasil concede garantia contra qualquer defeito de fabricação aplicável nas seguintes condições:

1. PRAZO DE GARANTIA LEGAL: 90 DIAS CONFORME ARTIGO 26 INCISO II DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

2. A garantia não se aplica caso o produto seja utilizado em escala industrial e se restringe exclusivamente à substituição e conserto gratuito das peças defeituosas do produto.

Garanta sua garantia!

Preencha corretamente o Certificado de Garantia do produto, pois sem este a garantia não será concedida.

Regras gerais de garantia

Qualquer anormalidade deverá ser reportada imediatamente à assistência técnica autorizada, pois a negligencia de uma imperfeição, por falta de aviso e revisão, certamente acarretará em outros danos, os quais não poderemos assistir e, também, nos obrigará a extinguir a garantia. É de responsabilidade do agente da assistência técnica a substituição de peças e a execução de reparos em sua oficina. O agente também será responsável por definir se os reparos e

substituições necessários estão cobertos ou não pela garantia.

Itens não cobertos pela garantia: 1. Óleo lubrificante, graxa, gás, etc.;

2. Deslocamento de pessoal ou despesas de deslocamento do produto até o posto de assistência técnica;

3. Danos causados por fenômenos da natureza;

4. Danos pessoais ou materiais do comprador ou terceiros; 5. Peças que requerem manutenção corriqueira;

6. Peças de desgaste natural;

7. Defeitos de pintura ocasionados pelas intempéries, alteração de cor em cromados, aplicação de produtos químicos (combustíveis ou produtos não recomendados pela NTS do Brasil), efeitos de maresia ou corrosão;

8. Defeitos oriundos de acidentes, casos fortuitos ou de desuso prolongado; 9. Substituição do equipamento, ou conjuntos;

10. Arranhões, trincas, fissuras ou qualquer outro tipo de dano causado em razão da movimentação, transporte ou estocagem;

11. Defeitos e danos mecânicos do equipamento oriundo da instalação de componentes ou acessórios não recomendados pela NTS do Brasil.

ATENÇÃO

Entende-se por manutenções rotineiras, as substituições de peças e componentes em razão do desgaste natural. Estão cobertas pela garantia, no entanto, as peças que comprovadamente apresentarem defeito de fabricação ou fadiga anormal de material.

Extinção da garantia:

A garantia será automaticamente extinta se:

1. Revisões e manutenções periódicas não forem realizadas; 2. O equipamento não for usado adequadamente

3. O equipamento for utilizado para outros fins ou instalado de modo não apresentado no manual de instruções.

4. O equipamento for reparado por oficinas não autorizadas pela NTS do Brasil.

5. As peças originais forem substituídas/modificadas por outras não fornecidas pela NTS. 6. A estrutura técnica ou mecânica for modificada sem previa autorização da NTS do Brasil.

(20)

7. O prazo de validade estiver expirado.

8. O equipamento for usado para fins industriais, comerciais, de aluguel ou de uso intensivo. *Obs. Em decorrência da variedade de produtos da NTS, alguns dos itens acima pode não ser aplicáveis para o equipamento adquirido.

www.NAGANOPRODUTOS.com.br Importado e distribuído por:

NTS DO BRASIL COMÉRCIO E SERVIÇOS DE MÁQUINAS E FERRAMENTAS LTDA.

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Faial, que parecia mesmo um lobo, abriu e fechou a boca várias vezes, mas não uivou (19).. No entanto, era evidente (20) que os cães também se

Classifica os verbos sublinhados na frase como transitivos ou intransitivos, transcrevendo- os para a coluna respetiva do quadro.. Frase: Escondi três livros na estante

Essa tarefa não tem a necessidade de interface com o usuário, tornando-se uma boa candidata ao processamento em lotes, normalmente utilizados como a divisão

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Por esta razão, objetivamos analisar a política de expansão da Igreja Católica na Bahia, na década de 1950, e sua correlação com a criação do Primeiro Bispado em Vitória

• Antes e depois de cada operação, inspecione o equipamento e certifique-se de que não têm peças quebradas ou danificadas.. É responsabilidade do usuário a inspeção