• Nenhum resultado encontrado

Grupo de Percussão Li Biao

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Grupo de Percussão Li Biao"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Grupo de Percussão

Li Biao

(2)
(3)

O Ministério da Cultura e a Cultura Artística apresentam

REALIZAÇÃO PATROCÍNIO

GIOCONDABORDON 3

PROGRAMA 4

NOTASSOBREOPROGRAMA 6

Fernando Iazzetta

BIOGRAFIAS 13

Grupo de Percussão Li Biao

Li Biao

Alexander Glöggler

Conrado Moya Sánchez

Lukas Böhm

Philipp Jungk

Ronni Kot Wenzell

Rudolf Alexander Bauer

(4)

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Cultura

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — OSESP

REGENTETITULAR(2012-2016) Marin Alsop REGENTEASSOCIADO(2012-2016) Celso Antunes DIRETORARTÍSTICO Arthur Nestrovski

Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo Organização Social de Cultura

PRESIDENTEDEHONRA

Fernando Henrique Cardoso

PRESIDENTEDOCONSELHODEADMINISTRAÇÃO

Fábio Colletti Barbosa

VICE-PRESIDENTEDOCONSELHODEADMINISTRAÇÃO

Heitor Martins

DIRETOREXECUTIVO

Marcelo Lopes

SUPERINTENDENTE

Fausto Augusto Marcucci Arruda

MARKETING

Carlos Harasawa DIRETOR

Mauren Stieven

DEPARTAMENTODEOPERAÇÕES

Mônica Cássia Ferreira Gerente Ângela Sardinha

Cristiano Gesualdo Fabiane de Oliveira Araújo Guilherme Vieira Regiane Sampaio Bezerra Vinicius Goy de Aro

APOIOAEVENTOS

Felipe Lapa

DEPARTAMENTOTÉCNICO

Ronald Góes GERENTE

Ednilson de Campos Pinto Erik Klaus Lima Gomides Sérgio Cattini

ILUMINAÇÃO

Carlos Eduardo Soares da Silva Abdias Vicente da Silva Junior

ACÚSTICAESOM

Fernando Dionísio Vieira da Silva Renato Faria Firmino

MONTAGEM

Rodrigo Batista Ferreira

CONTROLADORDEACESSO

Sandro Marcello Sampaio de Miranda ENCARREGADO INDICADORA

Sabrine Ferreira ENCARREGADA

Sociedade de Cultura Artística Diretoria

PRESIDENTE

Pedro Herz

DIRETORES

Antonio Hermann D. Menezes de Azevedo Cláudio Sonder

Gioconda Bordon Fernando Carramaschi Luiz Fernando Faria Marcelo Levy Patrícia Moraes Ricardo Becker SUPERINTENDENTE Frederico Lohmann Conselho de Administração PRESIDENTE Cláudio Sonder VICE-PRESIDENTE

Roberto Crissiuma Mesquita

CONSELHEIROS

Aluízio Rebello de Araújo Antônio Ermírio de Moraes Carlos José Rauscher Fernando Xavier Ferreira Francisco Mesquita Neto Gérard Loeb Henri Philippe Reichstul Henrique Meirelles Jayme Sverner Marcelo Kayath Milú Villela Pedro Herz Plínio José Marafon

Conselho Consultivo

Alfredo Rizkallah Hermann Wever João Lara Mesquita José Zaragoza Mário Arthur Adler Salim Taufic Schahin Thomas Michael Lanz

REALIZAÇÃO

Ministério da

Cultura

Programa de sala — Expediente

SUPERVISÃOGERAL

Silvia Pedrosa

EDIÇÃO

Maria Emília Bender

PROJETOGRÁFICO

Paulo Humberto Ludovico de Almeida

EDITORAÇÃOELETRÔNICA

Ludovico Desenho Gráfico

ASSESSORIADEIMPRENSA

(5)

Conjuntos de percussão raramente se apresentam nas temporadas da Cultura Artística — a última vez que assistimos a uma formação desse gênero foi em 2008, quando o grupo japonês Kodo veio ao Brasil. Hoje a cena cabe ao percussionista chinês Li Biao, aclamado pela crítica e pelo público, artista que vem sendo muito requisitado pelas grandes orquestras europeias.

No quesito percussão, não há dúvida de que somos um público bastante exigente, acos-tumado à sofisticação das coreografias rítmicas das baterias das escolas de samba, bem como à pulsação não menos alucinante dos grupos de bumbos e tambores da Bahia, como o Olodum, por exemplo, o mais famoso dentre tantos conjuntos brasileiros de percussão.

Um concerto centrado na pulsação do ritmo nos desperta para algumas simples e breves constatações a respeito dessa categoria de instrumentos. A fertilidade dessa família sonora é espantosa. Por mais que procuremos no naipe das cordas, dos metais ou das madeiras, não vamos encontrar contingente tão numeroso. Além de mesclar formatos e consistências de natureza diversa — triângulos, tímpanos, cabaças, tambo-res, gongos, marimbas, sinos —, paira sempre a possibilidade de achados improváveis. Os compositores dedicados à percussão estão constantemente à procura de novos efeitos, inventados a partir dos objetos os mais diversos, como potes de cerâmica, talheres de madeira, copos. Não há limites para a criação de uma peça capaz de emular um batimento cardíaco. Até tubos de PVC produzem uma sonoridade singular e atraente, prova de que a música pode surgir do mais inexpressivo objeto.

Quaisquer que sejam suas origens, os instrumentos de percussão criam uma espécie de som ancestral, que nos transporta para um universo sonoro ritualístico e misterioso, presente nas cerimônias religiosas desde sempre. Basta lembrar dos sinos das igrejas, das matracas das procissões e dos atabaques do candomblé, para ficar entre os mais conhecidos.

Traduzir Bach e Vivaldi para uma língua essencialmente rítmica — uma das atrações do concerto desta noite — é ao mesmo tempo uma proposta natural e ousada. Li Biao e seu grupo de musicistas prometem uma noite surpreendente.

Ótimo concerto a todos!

O RITMO ESPETACULAR DA CHINA

Gioconda Bordon gioconda@culturaartistica.com.br

(6)

SÉRIEBRANCA

Sala São Paulo, 2 de junho, segunda-feira, 21h

PROGRAMA

RUDI BAUER

(1971-)

Sete

mares

c. 8’

ANTONIO VIVALDI

(1678-1741)

Concerto em ré maior (Allegro, Andante, Allegro)*

c. 14,5’

STEVE REICH

(1936-)

Música para peças de madeira

c. 8’

G.H. GREEN, KURT ENGEL, OTTO WITT

Ragtimes suítes

c. 10’

RUSSELL PECK

(1945-2009)

Lift off

c. 8,5’

INTERVALO

CHRISTOPHER ROUSE

(1949-)

Ogoun Badagris

c. 4,5’

PHILIPP JUNGK

(1977-)

Taklamakan

c. 6,5’

ASTOR PIAZZOLLA

(1921-92)

Tango suíte*

c. 5’

GUO WENJING

(1956-)

Rito das montanhas*

c. 7,5’

MINORU MIKI

(1930-2011)

Marimba spiritual

c. 14’

Grupo de Percussão Li Biao

DO BARROCO AO TANGO

Os concertos serão precedidos de palestra de Irineu Franco Perpetuo, às 20h, no auditório do primeiro andar da Sala São Paulo.

O conteúdo editorial dos programas da Temporada 2014 encontra-se disponível em nosso site uma semana antes dos respectivos concertos.

* Arranjo Li Biao.

(7)

Siga a Cultura Artística no Facebookg

facebook.com /culturartistica

SÉRIE AZUL

Sala São Paulo, 3 de junho, terça-feira, 21h

PROGRAMA

Programação sujeita a alterações.

BOB BECKER

(1947-)

Mudra

c. 13,5’

TOBIAS BROSTRÖM

(1978-)

Bridging the World

c. 7,5’

JOHANN SEBASTIAN BACH

(1685-1750)

Concerto italiano BWV 971*

c. 5’

STEVE REICH

(1936-)

Drumming — parte 1

c. 12’

G.H. GREEN, KURT ENGEL, OTTO WITT

Ragtimes suítes

c. 10’

INTERVALO

PHILIPP JUNGK

(1977-)

Deep stream

c. 7,5’

ASTOR PIAZZOLLA

(1921-92)

Tango suíte 1 e 3

c. 5’

LI BIAO

(1969-)

Drama X

c. 6,5’

NEBOJSA ZIVKOVIC

(1962-)

Ilijas*

c. 8’

EMANUEL SÉJOURNÉ

(1961-)

Partidas*

c. 10’

Grupo de Percussão Li Biao

DO BARROCO AO FUTURO

* Arranjo Li Biao.

(8)

Fernando Iazzetta

NOTAS SOBRE O PROGRAMA

Em geral, é com onomatopéias infantilizadas — tim-bum-tra-tará-tá-tá — que cos-tumamos nos referir aos sons dos instrumentos de percussão. Essa rica família sonora, que só recentemente passou a integrar o círculo restrito da música de concerto, será apresentada em dois programas que podem ser sintetizados em uma palavra: diversidade.

A tradição ocidental privilegiou os instrumentos melódicos e harmônicos, ou seja, aqueles capazes de emitir notas afinadas — o que não é exatamente uma carac-terística dos intrumentos de percussão, ainda que alguns deles produzam esca-las, melodias e harmonias. Embora associada à marcação rítmica, à articulação e à acentuação de frases, bem como à criação de texturas e colorido sonoro, a potencialidade desse grupo vai muito além: graças à sua versatilidade, os instru-mentos transitam de texturas orquestrais a passagens para solistas, das músicas populares de culturas diversas à composição formal das peças de concerto, das incursões no complexo repertório contemporâneo à recriação de obras clássicas da música erudita.

Já que a música de concerto se baseava em relações entre melodia e harmonia, cabia à percussão um papel coadjuvante. Até o século XVII, ela se restringia pratica-mente a um par de tímpanos, instrumentos que surgiram de uma antiga tradição de

(9)

música marcial e eram quase sempre tocados junto com trompetes, acompanhando as cavalarias. Aos poucos foram sendo adotados pelos compositores e tornaram--se relativamente frequentes nas composições orquestrais do Barroco. Consta que Jean-Baptiste Lully (1632-87) foi um dos primeiros a incorporar o tímpano na par-titura de sua ópera Thésée, de 1675. Outro mestre do período, Johann Sebastian Bach (1685-1750), compôs uma cantata, Tönet, ihr Pauken! Erschallet, Trompeten!, que inicia com um solo de tímpanos e coro.

Mas seria com Beethoven (1770-1827), já no começo do século XIX, que o tímpano passaria a ser explorado de maneira mais expressiva, ultrapassando as pontuações rítmicas das frases orquestrais, como na abertura de seu Concerto para violino (1806) e no scherzo da Nona sinfonia (1824). Ainda no século XIX, Hector Berlioz (1803-69), compositor fundamental para o surgimento da ideia de orquestração, ampliou o uso do instrumento, indicando pela primeira vez o emprego de baquetas diferentes para produzir articulações específicas e demandando mais de um tim-panista em sua Sinfonia fantástica (1930), além de usar pratos, bombo, tambores e sinos. No Requiem (1937), a ousada escrita de Berlioz pede nada menos que oito timpanistas tocando dezesseis tímpanos.

O caráter marcial da percussão dominante até meados do século XIX teve ainda a contribuição de um conjunto instrumental em geral composto de bombo, caixa--clara, pratos e instrumentos de efeito, como castanholas, triângulo e pandeiro orquestral. Ao final do século, esse conjunto já se encontrava bastante expandido e oferecia sonoridades diversificadas e exuberantes, incluindo instrumentos de origens variadas e incorporando ao naipe de percussão um novo grupo de instru-mentos afinados, como o glockenspiel, o xilofone e as campanas. Por exemplo, a Segunda sinfonia de Gustav Mahler (1860-1911), composta entre 1888 e 1894, requer sete percussionistas, mais uma pequena banda que toca fora de cena no quinto movimento.

Esse cenário se modifica bastante já ao início do século passado, quando os compo-sitores ousam arriscar novas sonoridades e se servem de instrumentos de origem exótica como as marimbas (descendentes de um instrumento chamado balafom, trazido para a América por escravos africanos), gongos, tantans e campanas asiá-ticas, bem como tambores inspirados em culturas africanas. O ruído, algo que a música de concerto sempre tentou eliminar — ou ao menos atenuar —, foi sendo gradualmente incorporado à composição.

(10)

O movimento futurista, na virada do século XX, elevou o ruído à categoria de som musical: Luigi Russolo (1885-1947), que também era pintor, criou uma orquestra de ruídos (intonarumori), para a qual escreve partituras e cria escalas, classificando seus instrumentos em famílias sonoras definidas. Nesse momento, a percussão toma a cena: por vezes se torna pulsante, quase selvagem, como na Sagração da primavera (1913), de Stravinsky (1882-1971); em outras ocasiões é sutil e controlada, como em Música para cordas, percussão e celesta, de Bartók (1881-1945), que também nos dará sua Sonata para dois pianos e percussão. Pode ser anedótica, descritiva, como no balé Parade (1913), de Satie (1866 -1925), que inclui efeitos sonoros como sirenes, tiros de pistola e uma máquina de escrever. Debussy (1862-1918) explorou a sutileza de seu colorido orquestral em obras como La mer (1905); George Antheil (1900-59), em alguma medida inspirado nas ideias dos futuristas, causou grande agitação quando compôs seu Ballet mécanique (1923) para pianolas e diversos instrumentos de percussão.

Tudo isso poderia integrar uma espécie de “pré-história” da percussão. Hoje, o re-pertório é tão vasto quanto variado — esses instrumentos não desempenham mais um papel secundário na paleta instrumental, mas são protagonistas de diversas composições. O início da “história” da percussão contemporânea é geralmente as-sociado à Ionisation (1931) de Edgar Varèse (1883-1965), para grupo de percussão. O compositor francês é responsável por um repertório conciso (a gravação de suas obras completas ocuparia pouco mais que dois CDs), mas que influenciou — e continua influenciando — gerações sucessivas de músicos. A peça gerou impacto em sua estreia, em 1933, dirigida por Nicolas Slominski, regente, compositor, crítico e incansável incentivador da música de seu tempo. A partitura é escrita para treze percussionistas que tocam mais de trinta instrumentos e revela a brilhante explo-ração de relações entre texturas e timbres que domina a obra de Varèse. Tornou-se um marco não apenas por ser uma das primeiras peças escritas exclusivamente para instrumentos de percussão, mas porque revela um consistente trabalho de orquestração e musicalidade.

Essa consistência acabou por ofuscar experiências semelhantes feitas antes mesmo de Ionisation, como as Rítmicas nº. 5 e 6 (1930) do franco-cubano Amadeo Roldán (1900-39), escritas para grupo de percussão com instrumentos e ritmos cubanos. Compositores da costa oeste norte-americana, especialmente Henry Cowell (1897-1965) com Ostinato pianissimo, de 1934, e Lou Harrison (1917-20013), com Canticle no. 1 para cinco percussionistas, de 1939, e Fugue for percussion, de 1941, também contribuíram para o protagonismo da percussão.

(11)

John Cage (1912-92) foi, porém, o artista que deixou um dos maiores legados da primeira metade do século XX. Suas três Constructions (1939, 1940 e 1941) e depois Amores (1943) permanecem como obras seminais de um escrita que passa a explorar as particularidades e diversidade de combinação, articulação e textura oferecidas por essa família de instrumentos. Estava pavimentado o terreno que veio consolidar a percussão dentro da tradição de música de concerto ocidental. A orquestra sinfônica incorporou um naipe estável de musicistas, cujos instrumentos foram definitivamente integrados ao repertório de música de câmara.

***

Os dois programas selecionados pelo Grupo de Percussão Li Biao refletem o caráter múltiplo que a percussão oferece — uma de suas mais notáveis qualidades diz respeito à diversidade estilística que realça a versatilidade desse instrumental. De transcrições de obras clássicas a composições contemporâneas voltadas para a exploração das singularidades da percussão, passando por recriações de músicas populares, as peças apresentadas em ambos os concertos oferecem uma visão do amplo espectro que o grupo de percussão pode ocupar dentro da produção musical atual. Apesar dessa diversidade, pode-se observar uma clara unidade nos dois concertos: são peças que salientam as sonoridades dos instrumentos de altura definida — marimba, vibrafone, xilofone — em detrimento dos instrumentos que não produzem notas afinadas, como tambores, pratos e, na verdade, a maioria dos instrumentos percussivos.

Dois dos compositores são referências para o repertório: Steve Reich (1936) e Bob Becker (1947). Reich é uma das figuras centrais da música experimental norte--americana. Embora seu nome esteja frequentemente associado ao surgimento do minimalismo, um estilo voltado para o uso repetitivo de motivos musicais curtos, o alcance de seu trabalho é muito mais extenso. Em contraste com a complexidade da música de vanguarda dos anos de 1960 e 1970, parte significativa de suas composições está baseada na ideia de desenvolvimento processual. Na prática, o compositor busca tornar audíveis os elementos formais e estruturais da composição. A repetição tem um papel importante nesse jogo, pois possibilita ao ouvinte seguir, passo a passo, o desenvolvimento do material musical. Uma das propostas de Reich para alcançar esse objetivo é a ideia de defasagem (phase shift), cujo princípio é simples: um mesmo motivo é tocado repetidamente por vários musicistas. Enquanto um deles mantém um andamento rigidamente estável, os outros criam pequenas 11

(12)

acelerações. Essas sutis mudanças de tempo produzem uma situação particular — embora todos os músicos toquem o mesmo motivo, cada um deles o faz com uma pequena defasagem temporal, elaborando combinações variadas e ao mesmo tempo muito orgânicas do mesmo material musical. Este é um dos princípios que regem a peça Música para peças em madeira (1973), de Reich, considerada um clássico do repertório para percussão.

Também merece atenção a peça Mudra (1990), do norte-americano Bob Becker. Além de compositor, Becker é um percussionista reconhecido internacionalmente por ter sido membro fundador do Nexus, um dos mais importantes grupos de percussão já surgidos. Lembrando que Becker integrou o Steve Reich Ensemble, grupo criado especialmente para interpretar as peças de Reich, não parece mera coincidência que Mudra mantenha grande proximidade com as composições processuais e repetitivas de Reich. Neste quinteto para percussão, o compositor aproxima o pulso das bandas marciais aos estilos inspirados na música hindustani. Uma atmosfera estática é gerada pelos instrumentos melódicos com motivos que lembram as tradições da música do norte da Índia, contrastando com a atuação pulsante dos tambores — com destaque para a caixa-clara, que remete aos sons das tablas indianas. Os programas trazem também duas obras peculiares: são as recriações do Concerto em ré maior de Vivaldi e o do Concerto italiano BWV 971 de J. S. Bach. Os três séculos que separam essas peças das outras obras programadas pelo Li Biao não ameaçam, como pode parecer à primeira vista, a unidade do programa. Pelo contrário. Ocorre que a escrita polifônica e articulada da música barroca é bastante beneficiada por sua reinterpretação nos instrumentos de percussão. Além disso, a regularidade rítmica das peças funciona muito bem com a articulação percussiva e, em alguma medida, elas se aproximam das peças de Reich e Becker.

A ideia de recriação ou a realização de arranjos é prática corrente nos concertos de percussão. Levando-se em conta que o repertório de música de câmara escrito especificamente para esses instrumentos começou a ser realizado há pouco mais de oitenta anos, é natural que se busque adaptar peças de outros estilos e épocas. Além disso, há uma proximidade inegável desses instrumentos com as músicas populares e folclóricas, como se pode ouvir, por exemplo, nos tangos contempo-râneos de Astor Piazzola (1821-1922) e nos ragtimes de George Hamilton Green Jr. (1893–1970). Green foi um virtuoso do xilofone, popularizando o instrumento nos Estados Unidos no início do século XX, com espetáculos que chegavam a reunir 12

(13)

alguns milhares de ouvintes. O timbre penetrante e a articulação precisa contribuí-ram para tornar esse instrumento perfeito para realizar as rápidas e ornamentadas melodias dos ragtimes — gênero considerado como um dos elementos fundadores do jazz. Outra coincidência importante observada nas peças programadas é o fato de o grupo de percussão Nexus, fundado por Bob Becker, ter sido justamente o responsável pela sobrevivência da popularidade de Green no final dos anos de 1970, pouco depois de sua morte. Hoje, seus ragtimes são obrigatórios na formação de qualquer percussionista.

Bacharel em percussão pela Unesp, Fernando Iazzetta é compositor e professor livre-docente na Universidade de São Paulo, onde se dedica à pesquisa nos campos da música experimental e da tecnologia musical.

(14)
(15)

Li Biao

Um artista que costuma levar plateias às lágrimas — assim a crítica costuma se referir a Li Biao, um dos raros solistas de percussão a atuar no cenário da música contemporânea mundial.

Nascido em Nanquim, na China, em 1969, Li Biao iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade. Em 1982 entrou para o Conservatório Central de Música de Pequim para estudar percussão, e em 1988 foi o primeiro percussionista escolhido pelo governo chinês para frequentar o Conservatório Tchaikóvski, em Moscou. Após receber uma bolsa de estudos da Alemanha, o instrumentista deu sequência a seu aprendizado no Conservatório de Música de Munique, onde obteve o diploma de mestre.

Percussionista de habilidade espantosa, em seus concertos arrebatadores Li interpreta uma grande variedade de peças. Apresentou-se em mais de setenta países e tocou com grandes orquestras do mundo, entre elas a Orquestra Sin-fônica da Rádio da Baviera, a Ópera de Verona, a Orquestra Nacional de Lyon, a Orquestra de Câmara Franz Liszt, a Filarmônica da China e as sinfônicas de Pequim e Xangai; trabalhou ainda com regentes notáveis como Jonathan Nott, Christoph Eschenbach, Lawrence Foster e Mstislav Rostropovich.

O músico começou a ensinar no Conservatório Central de Pequim em 2003, e desde 2006 ministra aulas na Escola Superior de Música Hanns-Eisler em Berlim, da qual foi o primeiro percussionista asiático a receber o título de professor. Em 2010, Li Biao foi convidado para ser o diretor musical do Mercedes-Benz Inter-national Music Festival e, em 2012, a Orquestra Sinfônica de Pequim o nomeou artista-residente e regente, um cargo que até então não existia. Suas gravações já saíram por selos como EMI e Teldec.

Em 2005, foi fundado o Grupo de Percussão Li Biao — uma formação excepcio-nal que reuniu uma constelação de músicos talentosos em torno do percussio-nista, e tem se apresentado nos maiores festivais de arte e música do mundo. O grupo possui um repertório riquíssimo, que passa pela música clássica, o jazz e a música moderna e popular, com composições próprias ou inventivas interpretações de clássicos, servindo-se de mais de cem tipos de instrumentos.

DIVULGAÇÃO

Li Biao

Em 2008, Li Biao e seu grupo foram convidados a se apresentar na

ceri-mônia de encerramento do Jogos Olímpicos de Pequim e, em 2012, parti-ciparam do concerto das Olimpíadas de Londres. SAIBAMAIS

(16)

Alexander Glöggler

Alex Glöggler (1976) fez seus estudos de percussão clássica no Conservatório de Música de Munique, com Peter Sadlo — um dos mais renomados professores da atualidade.Tocou com a Orquestra Sinfô-nica da Rádio de Stuttgart, a Orquestra da Ópera de Stuttgart, e também com a Orquestra SinfôSinfô-nica da Rádio da Baviera, quando atuou sob a batuta de regentes como Lorin Maazel. Forma, com Philipp Jungk, o duo Double Drums, que em 2010 recebeu o Prêmio Nacional da Baviera.

Conrado Moya Sánchez

Vencedor, na categoria marimba, do concurso internacional ConUCOpercusión2mil11, promovido pela Universidade de Córdoba, Conrado (1989) estudou com a virtuose Katarzyna Mycka e com Li Biao. Apresenta-se internacionalmente em formações de câmara; em 2013, foi convidado a lecionar na Academia Internacional de Marimba Katarzyna Mycka.

Lukas Böhm

Lukas Böhm (1990), aluno de Li Biao na Escola Superior de Música Hanns Eisler, em Berlim, tocou, entre outras, com a Orquestra Filarmônica de Berlim e o Ensemble Modern. Integra, com Ni Fan, o duo Double Beats, que se apresenta na Europa e na Ásia.

Philipp Jungk

Philipp Jungk (1977) estudou percussão com Peter Sadlo, em Munique. Apresentou-se com a Filar-mônica e a Orquestra de Câmara de Munique, bem como com as sinfônicas das rádios da Baviera e de Stuttgart, tendo atuado com Lorin Maazel, Kent Nagano e Ennio Morricone, entre outros. Também faz parte do grupos Power! e Peter Sadlo e Amigos. Com Alex Glöller, tem o duo Double Dreams.

Ronni Kot Wenzell

Formado pela Academia de Música Carl Nielsen, na Dinamarca, Wenzell (1980) é hoje professor con-vidado do Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Além de marimba, vibrafone e percussão em geral, o instrumentista também se dedica ao teclado. Dá concertos e masterclasses internacionais, em instituições como a Juilliard, a NYU etc.

Rudolf Alexander Bauer

Rudi Bauer (1971) formou-se com Peter Sadlo, em Munique, tendo vencido inúmeros concursos quando estudante. Apresentando-se como solista em diferentes palcos europeus, integrou a Orquestra Sin-fônica da Rádio da Baviera, bem como a Orquestra SinSin-fônica de Munique. Além de atuar, desde 2006, com seu antigo colega de faculdade Li Biao, é membro do Grupo de Percussão Power!. É professor na Universidade de Música de Regensburg, na Alemanha.

(17)

Grupo de Percussão Li Biao

(18)

PATROCINADORES 2014

MASTER

PL ATINA

(19)

RE ALIZ AÇÃO OUVIRPARACRESCER

BRONZE

APOIO PRATA

(20)

MECENAS Adolpho Leirner Aluízio Rebello de Araújo Álvaro Luís Fleury Malheiros Antonio Hermann D. M. Azevedo Arsenio Negro Jr.

Beatriz Baumgart Tadini Bruno Alois Nowak Cláudio Thomaz Lobo Sonder Cristian Baumgart Stroczynski Cristina Baumgart

Erwin e Marie Kaufmann Fabio de Campos Lilla Gioconda Bordon Giovanni Guido Cerri Henri Philippe Reichstul Henri Slezynger e Dora Rosset Israel Vainboim

Jacques Caradec Jean Claude Ramirez José Carlos Evangelista José E. Queiroz Guimarães José Roberto Opice Karin Baumgart Srougi Lea Regina Caffaro Terra Marcelo Kayath

Marcos Baumgart Stroczynski Marisa e Jan Eichbaum Michael e Alina Perlman Minidi Pedroso MV Pratini de Moraes Nelson Nery Jr. Otto Baumgart Paulo Proushan Pedro Herz Pedro Stern Raul Sergio Hacker Roberto Baumgart Roberto e Luizila Calvo Rosa Maria de Andrade Nery Ursula Baumgart 1 Mecenas Anônimo

Ricard Takeshi Akagawa Ruth Lahoz Mendonça de Barros Ruy e Celia Korbivcher Ruy Souza e Silva e Fatima Zorzato Sandra Arruda Grostein Silvia e Fernando Carramaschi Stela e Jayme Blay Thomas Frank Tichauer Thomas Kunze Vivian Abdalla Hannud 4 Mantenedores Anônimos

BENFEITORES

Abram e Clarice Topczewski Alberto Emmanuel C. Whitaker Alfredo Rizkallah

Álvaro Oscar Campana Arnaldo Malheiros Calçados Casa Eurico Carlo Zuffellato Carlos Chagas Rodrigues Carlos P. Rauscher Cassio Casseb Lima Claudia Annunziata G. Musto Claudio Alberto Cury Claudio e Selma Cernea Danielle Leão e Fernando Lohmann Dario Chebel Labaki Neto Edith Ranzini Edson Eidi Kumagai Elias e Elizabeth Rocha Barros Elisa Wolynec

Eric Alexander Klug Eugenio Suffredini Neto Fernando de Azevedo Corrêa Fernando K. Lottenberg Francisco J. de Oliveira Jr. Francisco Montano Filho

Galícia Empreend. e Participações Ltda. Heinz J. Gruber

Helio e Livia Elkis

AMIGOS DA CULTURA ARTÍSTICA

Agradecemos a todos que contribuem para tornar realidade os espetáculos e projetos educativos promovidos pela Cultura Artística.

Lis ta a tualiz ada em 1 9 de maio de 2 01 4. MANTENEDORES

Adélia e Cleõmenes Dias Baptista (i.m.) Airton Bobrow

Alexandre e Silvia Fix

Ana Maria Igel e Mario Higino Leonel Antonio Ailton Caseiro

Antonio Carlos Barbosa de Oliveira Antonio Carlos de Araújo Cintra Antonio Corrêa Meyer Antonio Kanji Augusto Livio Malzoni Carmo e Jovelino Mineiro Claudia Helena Plass Cleide e Luiz Rodrigues Corvo Editora Schwarcz S. A. Eduardo Secchi Munhoz Fernando Eckhardt Luzio Francisco Humberto de Abreu Maffei Hélio Arthur Bacha

Henrique e Michelle Tichauer Henrique Meirelles Jayme e Tatiana Serebrenic Jayme Bobrow

Jayme Sverner José e Priscila Goldenberg José M. Martinez Zaragoza José Roberto Mendonça de Barros Livio De Vivo

Lucia Hauptman Luís Stuhlberger

Marcelo Pereira Lopes de Medeiros Maria Adelaide Amaral

Maria Zilda Oliveira de Araújo Mário Arthur Adler Moshe Sendacz Neli Aparecida de Faria Nelson Pereira dos Reis Oswaldo Henrique Silveira Paulo Bruna

Paulo Hitoshi Castro Paulo Mordehachvili Regina e Gerald Reiss

(21)

Heloisa e José Eduardo Martins Henrique Lindenberg Neto Horácio Mario Kleinman Irene Kantor Isaac Popoutchi Issei e Marcia Abe Izabel Sobral Jaime Ardila Jayme Vargas da Silva João Baptista Raimo Jr. José Adolfo Pascowitch José Thales S. Rebouças Júlia Menezes Profeta Junia Borges Botelho Katalin Borger Leo Kupfer

Lourenço Augusto de Meireles Reis Luci Banks Leite

Lúcia e Nemer Rahal Lucila Pires Evangelista Luiz Diederichsen Villares Luiz Henrique Martins Castro Luiz Roberto de Andrade Novaes Malú Pereira de Almeida Marco Tullio Bottino Marcos de Mattos Pimenta Maria Bonomi

Maria Francisca Sachs Maria Joaquina Marques Dias Maria Teresa Igel

Mario Roberto Rizkallah Michael Haradom Mity Hori Kato Nélio Garcia de Barros Nelson Vieira Barreira Nilza e Luiz Werner Oscar Lafer

Patrícia Upton e Nelson Ascher Paulo Cezar Aragão Paulo Roberto Pereira da Costa Pedro Spyridion Yannoulis Percival Lafer Raul Correa da Silva

Regina Weinberg Renata e Sergio Simon Ricardo Bohn Gonçalves Rubens Halaban Sergio Luiz Macera Suzana Pasternak Teli Penteado Cardoso Thyrso Martins

Ulysses de Paula Eduardo Jr. Vavy Pacheco Borges Vera Fernandes Hachich Walter Ceneviva Wilma Kövesi (i.m.) 12 Benfeitores Anônimos

APOIADORES Alessandro e Dora Ventura Aluízio Guimarães Cupertino Ana Elisa e Eugenio Staub Filho Ana Maria Malik

André Guyvarch Andrea Sandro Calabi Anna Veronica Mautner Antonio Cardoso Arnoldo Wald Beatriz Botelho Hime Beatriz Garcez Lohmann Carmen Guarini

Cassio Augusto Macedo da Silva Chang L. Sih

Daniela e Frederico Carramaschi Dario e Regina Guarita Eduardo Liborio Menniti Eliana Regina Marques Zlochevsky Fábio Konder Comparato Giancarlo Gasperini

Gustavo Henrique Machado de Carvalho Irene Abramovich

Israel Sancovski Jeanete e Bruno Musatti Joanita Haimeri

Jorge Takla José Carlos Dias José Francisco Kerr Saraiva Karen Macknow Lisboa e Claudio Struck Lilia Katri Moritz Schwarcz Lilia Salomão

Luiz Augusto de Queiroz Ablas Luiz Eugenio Mello Luiz Gonzaga Marinho Brandão Luiz Schwarz

Marcello D. Bronstein Marcelo Mansur Levy Marcos de Carvalho Garibello Maria Amália Sá Moreira Maria Helena Peres Oliveira Marilene Rezende Melo Marta D. Grostein Martha Rosemberg Mauro André Mendes Finatti Olavo Setúbal Jr. Oscar Nestarez Paulo Emilio Pinto Ricardo A. E. Mendonça Ricardo Di Rienzo Ricardo e Suzanne Gallo Rodrigo Octavio Broglia Mendes Rogério Woisky

Sergio Gonçalves de Almeida Stella Ferraz Camargo Tania Ester Mountian Viviane Souss Walter Jacob Curi 13 Apoiadores Anônimos

Para mais informações, ligue para (11) 3256 0223, escreva para

amigos@culturaartistica.com.br ou visite

(22)

Adolpho Leirner Affonso Celso Pastore Agência Estado Aggrego Consultores Airton Bobrow Alexandre e Silvia Fix Alfredo Egydio Setubal Alfredo Rizkallah Álvaro Luís Fleury Malheiros Ana Maria Levy Villela Igel Antonio Carlos Barbosa de Oliveira Antonio Carlos de Araújo Cintra Antonio Corrêa Meyer Arnaldo Malheiros Arsenio Negro Jr.

Aurora Bebidas e Alimentos Finos Banco Pine

Banco Safra Bicbanco Bruno Alois Nowak Calçados Casa Eurico Camargo Correa

Camilla Telles Ferreira Santos Carlos Nehring Netto CCE

Center Norte Cláudio e Rose Sonder

Cleõmenes Mário Dias Baptista (i.m.) Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração Daniela Cerri Seibel e Helio Seibel

Dario Chebel Labaki Neto Dora Rosset

Editora Pinsky Ltda. Elias Victor Nigri Elisa Wolynec EMS

Erwin e Marie Kaufmann Eurofarma

Fabio de Campos Lilla Fanny Ribenboin Fix Fernando Eckhardt Luzio Fernão Carlos Botelho Bracher Festival de Salzburgo Flávio e Sylvia Pinho de Almeida Francisca Nelida Ostrowicz Francisco H. de Abreu Maffei Fundação Filantrópica Arymax Gerard Loeb

Gioconda Bordon Giovanni Guido Cerri Heinz J. Gruber Helga Verena Maffei Henri Philippe Reichstul Henri Slezynger Henrique Meirelles Idort/ SP Israel Vainboim Jacques Caradec Jairo Cupertino Jayme Bobrow Jayme Sverner

Joaquim de Alcântara Machado de Oliveira Jorge Diamant

José Carlos e Lucila Evangelista José E. Queiroz Guimarães José Ephim Mindlin Jose Luiz Egydio Setubal José M. Martinez Zaragoza José Roberto Mendonça de Barros José Roberto Opice

Jovelino Carvalho Mineiro Filho Katalin Borger

Lea Regina Caffaro Terra Leo Madeiras Livio De Vivo Luís Stuhlberger

PRINCIPAIS DOADORES (R$ 5.000,00 ou mais)

Agradecemos a todos que têm contribuído, de diversas maneiras, para o esforço de construção do novo Teatro Cultura Artística.

(23)

Luiz Diederichsen Villares Luiz Gonzaga Marinho Brandão Luiz Rodrigues Corvo

Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados Mahle Metal Leve

Maria Adelaide Amaral Maria Alice Setubal Maria Bonomi

Maria Helena de Albuquerque Lins Marina Lafer

Mário Arthur Adler Martha Diederichsen Stickel Michael e Alina Perlman Milú Villela

Minidi Pedroso Moshe Sendacz Natura

Neli Aparecida de Faria Nelson Reis Nelson Vieira Barreira Oi Futuro

Oswaldo Henrique Silveira Otto Baumgart Indústria e Comércio Paulo Bruna

Paulo Setubal Neto Pedro Herz Pedro Pullen Parente Pinheiro Neto Advogados Polierg Tubos e Conexões Polimold Industrial S.A. Porto Seguro Raphael Pereira Crizantho Ricard Takeshi Akagawa Ricardo Egydio Setubal Ricardo Feltre Ricardo Ramenzoni Richard Barczinski Roberto Baumgart

Gostaríamos de agradecer também as doações de mais de 200 empresas e indivíduos que contribuíram com até R$ 5.000,00. Lamentamos não poder, por limitação de espaço, citá-los nominalmente.

Roberto Egydio Setubal Roberto e Luizila Calvo Ruth Lahoz Mendonça de Barros Ruy e Celia Korbivcher Salim Taufic Schahin Samy Katz

Sandor e Mariane Szego Santander

São José Construções e Comércio (Constr. São José) Silvia Dias Alcântara Machado

Stela e Jayme Blay Suzano Tamas Makray Theodoro Jorge Flank Thomas Kunze Thyrso Martins Unigel Ursula Baumgart Vale

Vavy Pacheco Borges Vitor Maiorino Netto Vivian Abdalla Hannud

Volkswagen do Brasil Ind. de Veículos Automotores Ltda. Wolfgang Knapp

Yara Baumgart 4 Doadores Anônimos

(24)
(25)

SUA MELHOR ESCOLHA

Uma das Big 5

Líder no middle market

19 escritórios no Brasil

Audit | Tax | Advisory

www.facebook.com/bdobrazil www.twitter.com/bdobrazil www.instagram.com/bdo_brazil Aplicativo BDO BRAZIL www.bdobrazil.com.br

(26)
(27)
(28)

8 e 9 de abril

Nelson Freire PIANO

12 e 13 de maio

Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera

Mariss Jansons REGÊNCIA

Mitsuko Uchida PIANO

27 e 28 de maio

Quarteto Emerson

2 e 3 de junho

Grupo de Percussão Li Biao

11 e 13 de agosto

Elisso Virsaladze PIANO

24 e 25 de agosto

Joyce DiDonato MEZZOSOPRANO

8 e 9 de setembro

Orquestra Filarmônica de Dresden

Michael Sanderling REGÊNCIA

Carolin Widmann VIOLINO

14 e 17 de setembro

Orquestra Sinfônica de Lucerna

James Gaffigan REGÊNCIA

Renaud Capuçon VIOLINO

8 e 11 de outubro

Orquestra de Câmara de Basileia

Giovanni Antonini REGÊNCIA

Sol Gabetta VIOLONCELO

11 e 13 de novembro

Ensemble Artaserse

Philippe Jaroussky CONTRATENOR

Referências

Documentos relacionados

Duarte Torres, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação GRUPO DE TRABALHO APOIO À NORMALIZAÇÃO (GATAN) 28 de Outubro 2010.. Reunião

Quanto maior for o número de indivíduos num mesmo espaço, tanto mais acentuada será a concorrência pelo alimento ou por outros recursos (Voland, 1993).. Na caça em grupo, por

do foro por prerrogativa de função para evitar a impunidade da criminalidade de poder em relação aos atos de corrupção 254 4.4.3.1.2. A imunidade parlamentar

Então, não podemos negar que muitos professores universitá- rios defendem uma perspectiva aberta, holística e complexa da educa- ção inclusiva que pode ser concebida como um

Haverá 1(uma) prova de segunda chamada (P SUB ), para aqueles que faltarem a uma das provas com justificativa (a ser entregue no dia da prova), conforme as normas

A deontologia do arquivista tem implicações muito importantes sobre o modo de exercer sua profissão. É-lhe proibida a censura por qualquer motivo que seja, como, por

mentos de ex-funcionários responsáveis pela produção da vacina antivarÍólica no Instituto, quais seja..'TI, os Doutores Murilo A. So- ares e José Amaral do Prado e os

Como falei agora há pouco, você precisa ter coragem para conseguir viver isso na sua vida, VOCÊ PRECISA AGIR. se você já decidiu mudar, maravilha, mas precisamos também agir