• Nenhum resultado encontrado

Preenchidos, também, os demais requisitos doutrinários, pois, a petição está fundamentada e contém o necessário pedido de retificação do Edital.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Preenchidos, também, os demais requisitos doutrinários, pois, a petição está fundamentada e contém o necessário pedido de retificação do Edital."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Pregão Presencial 007/2012

Processo Administrativo n.º 2801/2012

DECISÃO DE IMPUGAÇÃO AO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL N. 007/2012

Impugnação ao edital da licitação em epígrafe proposta pela empresa

DIAGONAL LOCAÇÃO DE VEÍCULOS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita

no CNPJ sob o n. 12.231.343/0001-46, estabelecida na Rua Padre Moisés Santos, n. 2265, bairro São João, CEP 64.045-430, Teresina-PI, fundamentada no art. 41, §2º, da Lei n. 8.666/93.

I– DA IMPUGNAÇÃO APRESENTADA

A empresa acredita haver irregularidade nas regras do Instrumento Convocatório em relação aos itens 7.2.7, 8.1.1.1, caput e alínea “d” e item 8.1.3.1, caput do Edital.

II– DA ADMISSIBILIDADE DA IMPUGNAÇÃO

A doutrina aponta como pressupostos dessa espécie de recurso administrativo, cuja existência concreta deve ser preliminarmente aferida: a manifesta tempestivamente, a inclusão de fundamentação e de pedido de reforma do instrumento convocatório.

A peça processual foi interposta na data de 17 de outubro de 2012, sendo a impugnação recebida na mesma data, obedecido, portanto, o prazo legal de dois dias úteis de antecedência em relação à data marcada para a sessão pública de condução do certame.

Preenchidos, também, os demais requisitos doutrinários, pois, a petição está fundamentada e contém o necessário pedido de retificação do Edital.

(2)

2

III– MÉRITO

A impugnação contesta os seguintes itens: 7.2.7, 8.1.1.1, caput c/c alínea “d” e item 8.1.3.1, caput do Edital.

ITEM 7.2.7

“7.2.7 Se a proposta apresentar especificação incompleta, a especificação será considerada igual à exigida no edital, obrigando-se o proponente, neste caso, a entregar o produto conforme as especificações contidas no edital e seus anexos;”

A Impugnante entende que tal dispositivo não está em consonância com o disposto no art. 4º da Lei. 10.520/2002, que dispõe acerca do procedimento específico ao Pregão, uma vez que passa a tratar igualmente tanto licitantes que apresentaram, expressamente, suas propostas nos termos do edital quanto aqueles que foram omissos em relação a determinadas exigências do instrumento.

Isto posto, neste item, a impugnação será acatada. Desta forma, serão desclassificadas as Propostas de Preços que não atenderem às exigências contidas neste Edital, sejam omissas ou apresentem irregularidades, bem como aquelas que se opuserem a quaisquer dispositivos legais vigentes, ou manifestamente inexequíveis.

ITEM 8.1.1.1

“8.1.1.1 - O documento de habilitação jurídica referido neste

subitem deverá explicitar o objeto social, que deverá ser compatível com o objeto desta licitação, a sede da licitante e os responsáveis por sua administração que tenham poderes para assinar os documentos pela licitante.”

O edital seguirá o disposto na Lei 8.666/93 quanto à habilitação Jurídica, regularidade fiscal, trabalhista e qualificação técnica, independentemente de transcrição, uma vez que sua obediência é compulsória:

Art. 28. A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em:

I - cédula de identidade;

II - registro comercial, no caso de empresa individual;

III - ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

(3)

3 IV - inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

V - decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

Art. 29. A documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso, consistirá em:

I - prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC);

II - prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de

atividade e compatível com o objeto contratual;

III - prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

IV - prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

V – prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943. (Incluído pela Lei nº 12.440, de 2011) (Vigência)

Art. 30. A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

I - registro ou inscrição na entidade profissional competente;

II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

III - comprovação, fornecida pelo órgão licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto da licitação;

IV - prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

§ 1o A comprovação de aptidão referida no inciso II do "caput" deste artigo, no caso das licitações pertinentes a obras e serviços, será feita por atestados fornecidos

(4)

4 por pessoas jurídicas de direito público ou privado, devidamente registrados nas entidades profissionais competentes, limitadas as exigências a: (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

I - capacitação técnico-profissional: comprovação do licitante de possuir em seu quadro permanente, na data prevista para entrega da proposta, profissional de nível superior ou outro devidamente reconhecido pela entidade competente, detentor de atestado de responsabilidade técnica por execução de obra ou serviço de características semelhantes, limitadas estas exclusivamente às parcelas de maior relevância e valor significativo do objeto da licitação, vedadas as exigências de quantidades mínimas ou prazos máximos; (Incluído pela Lei nº 8.883, de 1994)

§ 2o As parcelas de maior relevância técnica e de valor significativo, mencionadas no parágrafo anterior, serão definidas no instrumento convocatório. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

§ 3o Será sempre admitida a comprovação de aptidão através de certidões ou atestados de obras ou serviços similares de complexidade tecnológica e operacional equivalente ou superior.

§ 4o Nas licitações para fornecimento de bens, a comprovação de aptidão, quando for o caso, será feita através de atestados fornecidos por pessoa jurídica de direito público ou privado.

§ 5o É vedada a exigência de comprovação de atividade ou de aptidão com limitações de tempo ou de época ou ainda em locais específicos, ou quaisquer outras não previstas nesta Lei, que inibam a participação na licitação.

§ 6o As exigências mínimas relativas a instalações de canteiros, máquinas, equipamentos e pessoal técnico especializado, considerados essenciais para o cumprimento do objeto da licitação, serão atendidas mediante a apresentação de relação explícita e da declaração formal da sua disponibilidade, sob as penas cabíveis, vedada as exigências de propriedade e de localização prévia.

§ 8o No caso de obras, serviços e compras de grande vulto, de alta complexidade técnica, poderá a Administração exigir dos licitantes a metodologia de execução, cuja avaliação, para efeito de sua aceitação ou não, antecederá sempre à análise dos preços e será efetuada exclusivamente por critérios objetivos.

§ 9o Entende-se por licitação de alta complexidade técnica aquela que envolva alta especialização, como fator de extrema relevância para garantir a execução do objeto a ser contratado, ou que possa comprometer a continuidade da prestação de serviços públicos essenciais.

§ 10. Os profissionais indicados pelo licitante para fins de comprovação da capacitação técnico-profissional de que trata o inciso I do § 1o deste artigo deverão participar da obra ou serviço objeto da licitação, admitindo-se a substituição por

(5)

5 profissionais de experiência equivalente ou superior, desde que aprovada pela administração.

Art. 31. A documentação relativa à qualificação econômico-financeira limitar-se-á a:

I - balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta;

II - certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física;

III - garantia, nas mesmas modalidades e critérios previstos no "caput" e § 1o do art. 56 desta Lei, limitada a 1% (um por cento) do valor estimado do objeto da contratação.

§ 1o A exigência de índices limitar-se-á à demonstração da capacidade financeira do licitante com vistas aos compromissos que terá que assumir caso lhe seja adjudicado o contrato, vedada a exigência de valores mínimos de faturamento anterior, índices de rentabilidade ou lucratividade. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

§ 2o A Administração, nas compras para entrega futura e na execução de obras e serviços, poderá estabelecer, no instrumento convocatório da licitação, a exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo, ou ainda as garantias previstas no § 1o do art. 56 desta Lei, como dado objetivo de comprovação da qualificação econômico-financeira dos licitantes e para efeito de garantia ao adimplemento do contrato a ser ulteriormente celebrado.

§ 3o O capital mínimo ou o valor do patrimônio líquido a que se refere o parágrafo anterior não poderá exceder a 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, devendo a comprovação ser feita relativamente à data da apresentação da proposta, na forma da lei, admitida a atualização para esta data através de índices oficiais.

§ 4o Poderá ser exigida, ainda, a relação dos compromissos assumidos pelo licitante que importem diminuição da capacidade operativa ou absorção de disponibilidade financeira, calculada esta em função do patrimônio líquido atualizado e sua capacidade de rotação.

§ 5o A comprovação de boa situação financeira da empresa será feita de forma objetiva, através do cálculo de índices contábeis previstos no edital e devidamente justificados no processo administrativo da licitação que tenha dado início ao certame licitatório, vedada a exigência de índices e valores não usualmente adotados para

(6)

6 correta avaliação de situação financeira suficiente ao cumprimento das obrigações decorrentes da licitação.

Art. 32. Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente ou por servidor da administração ou publicação em órgão da imprensa oficial. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

§ 1o A documentação de que tratam os arts. 28 a 31 desta Lei poderá ser dispensada, no todo ou em parte, nos casos de convite, concurso, fornecimento de bens para pronta entrega e leilão.

§ 2o O certificado de registro cadastral a que se refere o § 1o do art. 36 substitui os documentos enumerados nos arts. 28 a 31, quanto às informações disponibilizadas em sistema informatizado de consulta direta indicado no edital, obrigando-se a parte a declarar, sob as penalidades legais, a superveniência de fato impeditivo da habilitação. (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

§ 3o A documentação referida neste artigo poderá ser substituída por registro cadastral emitido por órgão ou entidade pública, desde que previsto no edital e o registro tenha sido feito em obediência ao disposto nesta Lei.

§ 4o As empresas estrangeiras que não funcionem no País, tanto quanto possível, atenderão, nas licitações internacionais, às exigências dos parágrafos anteriores mediante documentos equivalentes, autenticados pelos respectivos consulados e traduzidos por tradutor juramentado, devendo ter representação legal no Brasil com poderes expressos para receber citação e responder administrativa ou judicialmente.

§ 5o Não se exigirá, para a habilitação de que trata este artigo, prévio recolhimento de taxas ou emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, quando solicitado, com os seus elementos constitutivos, limitados ao valor do custo efetivo de reprodução gráfica da documentação fornecida.

§ 6o O disposto no § 4o deste artigo, no § 1o do art. 33 e no § 2o do art. 55, não se aplica às licitações internacionais para a aquisição de bens e serviços cujo pagamento seja feito com o produto de financiamento concedido por organismo financeiro internacional de que o Brasil faça parte, ou por agência estrangeira de cooperação, nem nos casos de contratação com empresa estrangeira, para a compra de equipamentos fabricados e entregues no exterior, desde que para este caso tenha havido prévia autorização do Chefe do Poder Executivo, nem nos casos de aquisição de bens e serviços realizada por unidades administrativas com sede no exterior.

DA REGULARIDADE FISCAL

O edital exige, na alínea “d” do item 8.1.2.1:

c) Prova de regularidade para com a Fazenda Federal (Certidão Conjunta de Quitação

de Tributos e Contribuições Federais e de Quitação da Dívida Ativa da União); Estadual e Municipal;

(7)

7

d) Certidão de regularidade com os tributos estaduais e municipais que incidem na atividade ou tipo de objeto que é contratado;

Certidão é o documento expedido pelos órgãos responsáveis por atestar a regularidade fiscal junto às Fazendas Municipal, Estadual e Federal. Portanto, esta alínea está em conformidade com o exigido no diploma legal. Na análise da documentação relativa à habilitação fiscal deve ser observada a regularidade do licitante perante o fisco. A documentação exigida segue o disposto na lei 8.666/93 c/c a jurisprudência do Tribunal de Contas da União.

“Emita empenho e efetue pagamentos somente a fornecedores que estejam em plena regularidade fiscal para com as Fazendas Federal, Estadual e Municipal, nos termos dos arts. 29, inciso III, 55, incisos III e xIII, e 71 da Lei nº 8.666/1993, e 63, § 2°, inciso I, da Lei nº 4.320/1964.

Acórdão 645/2007 Plenário. TCU”

“Faça constar a exigência, para fins de comprovação de regularidade fiscal, das provas de inscrição nos cadastros de contribuintes estadual ou municipal, conforme determina o inciso II do art. 29 da Lei nº 8.666/1993.”

Decisão 192/1998 Plenário. TCU

Certidão é o documento expedido pelos órgãos emissores dos atestados de regularidade, como Caixa Econômica Federal e Fazendas Municipal, Estadual e Federal. A lei exige Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual, municipal,

relativa ao domicílio ou sede do licitante, concernente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto do contrato e prova de regularidade com relação à Fazenda

Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra aceita na forma da lei.

De acordo com o Estatuto das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Lei Complementar nº 123/2006, a comprovação de regularidade fiscal dessas empresas somente será exigida para efeito de assinatura do contrato.

Para operacionalizar essa regra, a lei determina que essas sociedades apresentem, por ocasião da participação em certames licitatórios, toda a documentação exigida para comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta contenha alguma restrição. Caso haja alguma falha na documentação, deverá ser assegurado às microempresas e empresas de pequeno porte o prazo de dois dias úteis para regularização dos documentos, contados do momento em que o proponente for declarado vencedor do certame. Esse prazo poderá ser prorrogado por igual período, a critério da

Administração.

(8)

8 ITEM 8.1.3.1

8.1.3.1 A empresa deverá apresentar balanço patrimonial e

demonstrações contábeis do último exercício social já exigíveis e apresentados sob a forma da lei, que demonstrem o capital mínimo ou o valor do patrimônio líquido igual a 10% (dez por cento) do valor global estimado da contratação, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrados há mais de três meses da data da abertura dos envelopes;

Segue à transcrição do questionamento feito pelo licitante à página 04 da impugnação:

“Em cada item, a Defensoria Pública do Estado do Piauí estimou a quantidade de máxima de 30 veículos por ano? Ou são 30 diárias por ano?

O Edital não deixa claro qual a estimativa, portanto não há como saber qual será o valor de 10% do valor global estimado.”

O Licitante está se referindo à descrição dos itens contida no Anexo I do edital, abaixo colacionado:

ITEM Especificações Quantidade

estimada mínima do item Quantidade estimada máxima do item por ano

Valor diária item R$ Valor mensal item R$ ITEM 1

Veículo tipo perua, quatro portas, com cinco lugares de assento,

sem combustível, sem

motorista, quilometragem livre, equipado com ar-condicionado,

manutenção mecânica

permanente por conta da

contratada, com no máximo 01 (um) ano de fabricação, potência mínima 1.4, com documentação, impostos, taxas e multas em dia, com seguro de responsabilidade civil facultativa contra terceiros (RCF), devidamente formalizado, com a prévia aprovação do cadastro e vistoria dos veículos disponibilizados, efetuados pela

(9)

9

DPE-PI, com seguro e franquia reduzida.

ITEM 2

Veículo tipo perua, quatro portas, com cinco lugares de assento,

sem combustível, com

motorista, quilometragem livre, equipado com ar-condicionado,

manutenção mecânica

permanente por conta da

contratada, com no máximo 01 (um) ano de fabricação, potência mínima 1.4, com documentação, impostos, taxas e multas em dia, com seguro de responsabilidade civil facultativa contra terceiros (RCF), devidamente formalizado, com a prévia aprovação do cadastro e vistoria dos veículos disponibilizados, efetuados pela DPE-PI, com seguro e franquia reduzida.

01 30 160,00 4.800,00

ITEM 3

Veículo tipo camionete Pick-up, com tração 4x4, cabine dupla, potência mínima 140 CV, 04 (quatro) portas, diesel, com capacidade mínima de carga de 500kg, sem combustível, sem motorista, quilometragem livre, equipado com ar-condicionado,

manutenção mecânica

permanente por conta da

contratada, com no máximo 01 (um) ano de fabricação, impostos, taxas e multas em dia, com seguro de responsabilidade civil facultativa contra terceiros (RCF), devidamente formalizado, com a prévia aprovação do cadastro e

vistoria dos veículos

(10)

10

disponibilizados, efetuados pela DPE-PI, com seguro e franquia reduzida.

ITEM 4

Veículo tipo camionete Pick-up, com tração 4x4, cabine dupla, potência mínima 140 CV, 04 (quatro) portas, diesel, com capacidade mínima de carga de 500kg, sem combustível, com motorista, quilometragem livre, equipado com ar-condicionado,

manutenção mecânica

permanente por conta da

contratada, com no máximo 01 (um) ano de fabricação, impostos, taxas e multas em dia, com seguro de responsabilidade civil facultativa contra terceiros (RCF), devidamente formalizado, com a prévia aprovação do cadastro e

vistoria dos veículos

disponibilizados, efetuados pela DPE-PI, com seguro e franquia reduzida.

01 30 340,00 10.200,00

ITEM 5

Veículo tipo passeio, quatro portas, potencia mínima 1.0, sem combustível, sem motorista, quilometragem livre, equipado com ar-condicionado, manutenção mecânica permanente por conta da contratada, com no máximo 01 (um) ano de fabricação, com documentação, impostos, taxas e multas em dia, com seguro de responsabilidade civil facultativa

contra terceiros (RCF),

devidamente formalizado, com a prévia aprovação do cadastro e

vistoria dos veículos

(11)

11

disponibilizados, efetuados pela DPE-PI, com seguro e franquia reduzida.

ITEM 6

Veículo tipo passeio, quatro portas, potencia mínima 1.0, sem combustível, com motorista, quilometragem livre, equipado com ar-condicionado, manutenção mecânica permanente por conta da contratada, com no máximo 01 (um) ano de fabricação, com documentação, impostos, taxas e multas em dia, com seguro de responsabilidade civil facultativa

contra terceiros (RCF),

devidamente formalizado, com a prévia aprovação do cadastro e

vistoria dos veículos

disponibilizados, efetuados pela DPE-PI, com seguro e franquia reduzida.

01 30 160,00 4.800,00

ITEM 7

Veículo tipo Van, com capacidade

mínima para 09 (NOVE)

passageiros, sentados, sem combustível, sem motorista quilometragem livre, potencia mínima 2.5, óleo diesel, equipado com ar-condicionado,

manutenção mecânica

permanente por conta da

contratada, com no máximo 02 (dois) anos de fabricação com documentação, impostos, taxas e multas em dia, com seguro de responsabilidade civil facultativa

contra terceiros (RCF),

devidamente formalizado, com a prévia aprovação do cadastro e

vistoria dos veículos

(12)

12

disponibilizados, efetuados pela DPE-PI, com seguro e franquia reduzida.

ITEM 8

Veículo tipo Van, com capacidade

mínima para 09 (NOVE)

passageiros, sentados, sem combustível, com motorista quilometragem livre, potencia mínima 2.5, óleo diesel, equipado com ar-condicionado,

manutenção mecânica

permanente por conta da

contratada, com no máximo 02 (dois) anos de fabricação com documentação, impostos, taxas e multas em dia, com seguro de responsabilidade civil facultativa

contra terceiros (RCF),

devidamente formalizado, com a prévia aprovação do cadastro e

vistoria dos veículos

disponibilizados, efetuados pela DPE-PI, com seguro e franquia reduzida.

01 30 240,00 7.200,00

ITEM 9

Veículo tipo executivo sedan, quatro portas, cinco passageiros, com todos os equipamentos exigidos pelo CONTRAN, em perfeito estado de conservação e funcionamento, equipado com ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, trava automática das portas, luzes dianteira e traseira, Rádio AM/FM, CD player, apoio de cabeça nos bancos dianteiros e traseiros, porta-malas de capacidade

mínima de 400 litros,

comprimento mínimo de

(13)

13

4.450mm, com potência de 1.800 cilindradas, no máximo 02 (dois)

anos de fabricação, sem

combustível, sem motorista, quilometragem livre, equipado com ar-condicionado, manutenção mecânica permanente por conta

da contratada, com

documentação, impostos, taxas e multas em dia, com seguro de responsabilidade civil facultativa

contra terceiros (RCF),

devidamente formalizado, com a prévia aprovação do cadastro e

vistoria dos veículos

disponibilizados, efetuados pela DPE-PI, com seguro e franquia reduzida.

ITEM 10

Veículo tipo executivo sedan, quatro portas, cinco passageiros, com todos os equipamentos exigidos pelo CONTRAN, em perfeito estado de conservação e funcionamento, equipado com ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, trava automática das portas, luzes dianteira e traseira, Rádio AM/FM, CD player, apoio de cabeça nos bancos dianteiros e traseiros, porta-malas de capacidade

mínima de 400 litros,

comprimento mínimo de

4.450mm, com potência de 1.800 cilindradas, no máximo 02 (dois)

anos de fabricação, sem

combustível, com motorista, quilometragem livre, equipado com ar-condicionado, manutenção

(14)

14

mecânica permanente por conta

da contratada, com

documentação, impostos, taxas e multas em dia, com seguro de responsabilidade civil facultativa

contra terceiros (RCF),

devidamente formalizado, com a prévia aprovação do cadastro e

vistoria dos veículos

disponibilizados, efetuados pela DPE-PI, com seguro e franquia reduzida.

O edital está claro neste item, pois prevê a quantidade mínima, máxima e o valor da diária referente a cada objeto. Este edital refere-se a um SRP, no qual a Administração não está obrigada a adquirir NENHUM item. A quantidade máxima é apenas um referencial, não tendo força impositiva no Sistema de Registro de Preços. Aliás, reiterando, a Administração pode optar por não adquirir nenhum item. Esse é o disposto nas normas que regulamentam o Sistema de Registro de Preço. O SRP, como sistema de compras governamentais, apresenta como vantagens não depender de previsão orçamentária para a sua realização, adequar-se a imprevisibilidade de consumo, pois não há obrigatoriedade da contratação, redução de custo com estocagem, redução de custo em decorrência de menor quantidade de licitações, entre outras.

Isto posto, o balanço patrimonial pode ter 02 (dois) referenciais: o Licitante pode fazer um balanço em relação a cada item ou fazer o balanço total, se ele estiver interessado em concorrer à todos os itens.

Informamos que a qualificação econômico financeira é realizada depois do julgamento das propostas, a fim de verificar se o Licitante dispõe de capital suficiente para arcar com o valor ofertado. Portanto, a qualificação econômico financeira não interfere na

proposta a ser apresentada pela licitante, ao contrário do que entende o Licitante. A

qualificação econômico financeira é exigência legal a ser observada em momento posterior ao julgamento das propostas dos participantes.

O referencial principal é o valor mensal do item. O balanço patrimonial, de cada item,

deve tomar como referencia o valor mensal para a quantidade mínima.

Considerando que a impugnação neste tópico assemelha-se mais a um “esclarecimento”, damos este como finalizado.

(15)

15 Desse modo, presente o requisito de forma, prescrito em lei, a Impugnação reúne as condições para ser conhecida, e no mérito, o pleito da Impugnante procede,

parcialmente, razão pela qual será acatado o requisitado quanto aos itens 7.2.7 e 8.1.1.1 pelos motivos expostos nesta resposta à impugnação ora debatida. A

impugnação relativa à alínea “d” do item 8.1.2.1, bem como ao item 8.1.3.1 não foi

acatada.

Intime-se o Impugnante.

Junte-se aos autos do processo administrativo. Publique-se.

Teresina, 18 de outubro de 2012.

José Alberto de Sousa

Referências

Documentos relacionados

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,