• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE DIREITO LAUDO DE CAMARGO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE DIREITO LAUDO DE CAMARGO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE DIREITO

“LAUDO DE CAMARGO”

NÚCLEO DE ENSINO PRÁTICO

- N.E.P. -

ESTÁGIO

SUPERVISIONADO – III –

7ª ETAPA

(2)

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

FACULDADE DE DIREITO “LAUDO DE CAMARGO”

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – 1º SEMESTRE DE 2018

OBJETIVO

Essa disciplina Estágio Supervisionado proporcionará ao aluno desenvolver técnicas e habilidades que o permita conhecer, criar e elaborar arrazoados de natureza penal desde o início do inquérito policial, com ou sem prisão do investigado, até a fase de sentença no processo penal, inclusive com análise de processo penal real encerrado; também propiciará ao aluno participar e realizar atividades práticas para fazer instaurar e desenvolver o processo cível de conhecimento até a sentença, por meio de processo simulado, a partir de casos concretos semelhantes àqueles resolvidos em juízo.

ARRAZOADOS JURÍDICOS-PROCESSUAIS

1) Essas peças processuais serão elaboradas pelos alunos, com orientação e supervisão do professor específico do Núcleo de Ensino Prático, indicado no primeiro dia de aula, presente na sala 04B ou em sala de aula (grade horária afixada no quadro de avisos da

sala 04B e no site do Direito: http://www.unaerp.br/direito).

1.1.) Os alunos receberão orientação desse professor em oficinas em sala de aula ou noutro local previamente definido pelo NEP, sendo essa orientação em grupo e/ou individual, conforme a necessidade do aluno ou definição do professor. 1.2.) As oficinas serão de frequência obrigatória, comprovada com chamada pelo professor, podendo ser realizadas em sala de aula ou outro local previamente informado pelo NEP.

1.3.) Após as oficinas, os trabalhos realizados pelos alunos passarão por correção pelo professor, em oficinas de correção definidas pelo professor, em sala de aula ou noutro local previamente definido pelo NEP.

1.4.) Esses trabalhos processuais serão entregues na secretaria do NEP, mediante protocolo, no dia de seu vencimento, previamente informado ao aluno, por meio do presente regulamento, disponível no site do curso e na secretaria do NEP.

1.4.1.) Para ser aceito no protocolo do NEP, esse trabalho deve contar com prévio visto ou nota do professor que acompanhou o aluno nas oficinas;

1.4.2.) Somente esse professor, que acompanhou o aluno nas oficinas, é que está autorizado a avaliar e aprovar o trabalho, com prévio visto ou nota.

(3)

2) As orientações individuais do professor, previamente informado ao aluno, se darão na sala 04B, até 03(três) dias antes da data de entrega da peça processual.

2.1) Esse prazo será contado a partir do dia do vencimento do prazo, incluindo este dia na contagem.

2.2) No último dia do vencimento não haverá orientação ao aluno quanto a atividade exigida, nem pelo professor orientador e nem pelo professor de apoio. 2.3.) Esse professor não dará aprovação final ao trabalho, razão por qual não lhe dará visto ou nota.

3) Na peça processual deverá constar, obrigatoriamente, menção à doutrina, à jurisprudência e à súmula pertinentes ao caso objeto do trabalho;

4) Diante do sistema de prova do concurso de exame da Ordem dos Advogados do Brasil e com vistas a adaptação do aluno a esse sistema, a peça processual exigida pelo NEP deverá ser apresentada em forma MANUSCRITA, por meio de formulário próprio do referido concurso (modelo disponível no site do direito: http://www.unaerp.br/direito).

5) A capa deverá ser, obrigatoriamente, digitada e deverá constar: nome e código do aluno, etapa, sala, número da peça estabelecida no manual e nome da disciplina cursada, que possibilitará a imediata identificação do autor do trabalho prático.

5.1.) O não cumprimento desses requisitos impedirá o recebimento do trabalho. 6) As peças deverão ser entregues sempre em 02 vias, de igual teor (original e cópia).

6.1.) O aluno deverá manter sua cópia protocolada por no mínimo um ano, para eventual comprovação da entrega da peça respectiva no NEP, caso necessário. 6.2.) Após 15(quinze) dias, contados do lançamento da nota respectiva (relativa a peça entregue), essas peças serão retiradas no NEP pelo representante de sala e devolvidas aos alunos. A partir dessa entrega, cessa a responsabilidade do NEP pela guarda do respectivo trabalho.

7) Os trabalhos idênticos ao de outro aluno ou de modelos existentes na internet, parcial ou totalmente, receberão nota zero e implicará reprovação do aluno que os apresentou, independentemente da assunção da culpa por um aluno ou grupo.

(4)

PROCESSO SIMULADO

8) O processo simulado iniciará o aluno no trato com o processo cível, de modo a fazê-lo compreender o modo e a forma como se realizam os atos e fatos processuais no processo de conhecimento, na primeira fase, compreendido entre a petição inicial e a sentença.

8.1.) Os casos do processo simulado deverão ser retirados no NEP dia 01 de março de 2018 e a realização das atividades propostas obedecerá ao seguinte cronograma:

a) Protocolo da inicial pelo Advogado do Autor: 07 de março de 2018; b) Cartório: 08 e 09 de março de 2018;

c) Retirada do processo pelo Juiz para despacho: a partir de 12 de março de 2018;

d) Protocolo do despacho do Juiz: até 19 de março de 2018;

e) Retirada do processo pelo Advogado do Réu: a partir de 22 de março de 2018;

f) Protocolo do Advogado do Réu: até 04 de abril de 2018;

g) Retirada para Réplica pelo Advogado do Autor: a partir de 25 de abril de 2018;

h) Protocolo do processo pelo Advogado do Autor: até 02 de maio de 2018; i) Retirada do processo pelo Promotor de Justiça: a partir de 04 de maio de 2018;

j) Protocolo do Promotor de Justiça: até 09 de maio de 2018;

k) AUDIÊNCIA (Processo Simulado Cível): de 14 de maio de 2018 à 08 de junho de 2018 (em horários a serem agendados pelo NEP);

l) Cartório: a partir do dia 11 de junho de 2018.

8.1.1) A não apresentação do protocolo até a data descrita acima, implicará na reprovação do aluno na disciplina; o protocolo somente será aceito se acompanhado do processo simulado a que se refere, ou seja, processo deverá ser devolvido em conjunto com o protocolo.

8.1.2) O aluno(a) receberá orientação de professor específico lotado no NEP, em forma de oficina, ou individualmente, para elaboração da peça processual do respectivo processo simulado, em datas previamente definidas e indicadas abaixo;

8.1.3) A peça processual deverá ser protocolada no NEP com o prévio visto desse professor orientador;

8.1.4) Não será aceito visto de outro professor que não aquele designado para acompanhar o aluno, em oficina ou individualmente.

(5)

8.1.5) O aluno poderá se valer de orientação complementar de outro professor lotado no NEP, designado como professor de apoio, que, porém, não vistará o trabalho para protocolo.

8.2.) As alegações finais serão apresentadas em audiência de instrução e julgamento, na fase dos debates orais, assim como a sentença será proferida em audiência de instrução e julgamento, após o encerramento da instrução; o aluno deve se organizar para cumprir essas tarefas preparando-se para os debates orais e a sentença.

8.2.1.) Se os debates orais forem convertidos em escritos, pelo juiz, sua apresentação no NEP dependerá de prévio visto do professor; nesse caso, a sentença do juiz igualmente dependerá de prévio visto do professor.

8.3.) As peças processuais devem seguir os requisitos, formais e materiais, exigidos pelo CPC. Nela deverão conter identificação das partes, fatos, fundamentos jurídicos e procuradores das partes.

8.4.) As petições iniciais, despachos e outras peças processuais referentes ao processo simulado só serão recebidas pelo NEP com o visto do aludido professor, assinada pelo aluno e com a observação de tratar-se de “CÓPIA”, na sua via.

8.4.1) Essas peças processuais só serão recebidas pelo NEP se acompanhada do processo a que se refere, caso o aluno dele tenha feito carga.

8.4.2.) O carimbo “CÓPIA” está à disposição dos alunos na secretaria do NEP.

8.5.) A entrega da inicial deverá ser, obrigatoriamente, digitada e acompanhada da Contrafé (03 VIAS).

8.6.) As audiências do processo simulado CÍVEL serão realizadas no período de 14 de maio à 08 de junho de 2018, das 8h às 12h e das 18h às 22h, na Sala 01B - Sala de Audiência, em horários previamente agendados no NEP.

8.7.) Durante as audiências da atividade processo simulado, os (as) alunos (as) deverão trajar-se de acordo com o ambiente forense.

8.8.) No transcorrer das audiências da atividade processo simulado, é proibido “fumar” e “usar telefone celular”.

8.9.) O Núcleo de Ensino Prático não receberá peças e processo simulado após o prazo de vencimento estipulado.

(6)

8.10.) No dia de entrega da peça processual correspondente ao processo simulado, não haverá correção ou visto do professor.

8.11.) A participação do aluno no “processo simulado” é obrigatória e condição essencial para aprovação, independentemente da elaboração das demais atividades. Dessa forma, o aluno que não participar da atividade “processo simulado” será considerado reprovado na disciplina.

9) O Núcleo de Ensino Prático não receberá peças, trabalhos e relatórios após o prazo de vencimento estipulado.

10) Caso o aluno não entregue alguma das peças ou receba nota igual a zero por deficiência ou cópia, será considerado atividade não cumprida e o aluno será reprovado independentemente do cumprimento das demais atividades.

11) O prazo para pedido de revisão das notas das peças é de 05 (cinco) dias, contados da data da sua disponibilização da nota no site da Unaerp, no aluno Online/NEP.

12) A avaliação da disciplina Estágio Supervisionado III será feita através da atribuição de nota aos trabalhos, inclusive a atividade “processo simulado”, que é obrigatória, além de exame final.

12.1.) Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco.

13) O cálculo da nota final da disciplina Estágio Supervisionado será feito levando-se em consideração: a soma da média aritmética das peças com peso quatro mais a média dos trabalhos cujas especificações apresentamos a seguir: nota do processo simulado com peso dois mais nota do exame com peso quatro.

Observação: A imagem da Universidade, do aluno e do futuro jurista depende do seu interesse, atenção e educação no cumprimento das atividades que lhes são confiadas. Deverá, portanto, o aluno observar os princípios éticos e tratar as autoridades e funcionários, com respeito e urbanidade.

(7)

7ª ETAPA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO -III-

A-) ATIVIDADES PRÁTICAS

Observação 1: Não faça as atividades propostas sem antes ler atentamente o regulamento indicado nos itens 01 a 13, para o melhor aproveitamento do conteúdo das tarefas propostas e o estrito cumprimento das normas do estágio supervisionado.

Observação 2: A correta utilização da língua portuguesa, a estética da petição, a correta qualificação das partes, a lógica entre o fato e a fundamentação, os pedidos e a referência a supostos documentos juntados com a petição serão levados em consideração na correção.

Dados necessários para a elaboração das peças, sob o aspecto legal, que não estão nos casos hipotéticos, deverão ser informados com traço. Ex: (CPF _______, RG _______, Advogado ____________, etc), sendo vedada a identificação do aluno na petição, devendo a mesma ser feita em folha de rosto, inclusive com o código do aluno.

Trabalho nº 16 - Relatório de análise de autos de processos findos em matéria penal

O (a) aluno (a) deverá elaborar relatório sobre processo penal já encerrado, que tenha pelo menos julgamento de recurso pelo Tribunal de Justiça.

Poderá o aluno optar por fazer esse relatório de processo penal do acervo do NEP; para tanto, deverá comparecer no NEP e solicitar vistas de autos penais findos para a elaboração de relatório, que poderá ser entregue digitado.

OBSERVAÇÕES:

1) OS AUTOS DE PROCESSOS FINDOS PENAL DEVERÃO

PERMANECER EM CARGA COM OS ALUNOS POR APENAS 01 DIA;

2) A NÃO DEVOLUÇÃO DOS PROCESSOS NO NEP, CONFORME ITEM ACIMA IMPLICARÁ NA REPROVA DO ALUNO MESMO TENDO SIDO PROTOCOLADO A ENTREGA DE SEU RELATÓRIO ATÉ O PRAZO MÁXIMO;

3) OS PROCESSOS PODERÃO SER RETIRADOS DURANTE TODO O SEMESTRE ATÉ A DATA LIMITE PARA O PROTOCOLO DO MESMO.

(8)

Trabalho nº 17

Eliana, bancária, casada, é vizinha de Maria, solteira, doméstica. Acerca de dois meses, Maria da janela de seu apartamento, em bairro da cidade de Ribeirão Preto, fica gritando, para todo mundo ouvir, especialmente outros vizinhos, que Eliana é uma vagabunda e vadia. Fatos presenciados por testemunhas, especialmente Clarice e Dulce.

Inconformada com as agressões verbais de Maria, Eliana se dirigiu à Delegacia de Polícia de seu bairro e fez lavrar boletim de ocorrência, quando foi orientada a procurar um advogado para defesa de seus interesses.

QUESTÃO: Como advogado(a) de Eliana, tome a medida judicial cabível, juntando a procuração judicial.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 09/03/2018

Trabalho nº 18

Maria das Dores, grávida de 5 meses, por sentir dores abdominais, compareceu no posto de saúde de Ribeirão Preto/SP. Na recepção, após 3h30min, aguardando a chegada do profissional médico, com dores abdominais agudas, Maria das Dores ficou apavorada com a ideia de prejudicar o nenê, passou a questionar a atendente, mas, pelo descaso, perdeu a cabeça e quebrou um dos vidros da recepção, além de xingar aquela atendente.

Presa em flagrante por crime cuja pena não ultrapassa quatro anos, a autoridade policial fixou a fiança de R$ 2.000,00. Maria das Dores, que é primária, tem bons antecedentes, endereço fixo e atividade lícita remunerada, não tinha dinheiro e continua presa, mesmo depois de audiência de custódia.

QUESTÃO: Procurado(a) por familiares de Maria das Dores, como seu advogado(a) ingresse com a medida judicial cabível para que tenha ela direito de responder a acusação em liberdade.

(9)

Trabalho nº 19

Caio se vê processar por infração ao artigo 213, do Código Penal, responde ao processo preso, conforme autos 0001.3215-54.2018, da 1ª Vara Criminal de Ribeirão Preto; ocorre que, desde a entrada do acusado na unidade prisional, que se encontra em condições precárias, começou a apresentar sérios problemas de saúde, de natureza grave, conforme o laudo médico pericial, necessitando de tratamento adequado.

QUESTÃO: Familiares de Caio o(a) procurou, sem seu escritório, e o(a) contratou para tomar medida judicial que for necessária para que possa ele responder ao processo fora do presídio.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 04/05/2018

Trabalho nº 20

Visando abrir um restaurante, Juca pede vinte mil reais emprestados a Otávio, assinando, como garantia, uma nota promissória no aludido valor, com vencimento para o dia 15 de setembro de 2017. Na data mencionada, não tendo havido pagamento, Otávio telefona para Juca e, educadamente, cobra a dívida, obtendo do devedor a promessa de que o valor seria pago em uma semana.

Findo o prazo, Otávio novamente contata Juca, que, desta vez, afirma estar sem dinheiro, pois o restaurante não apresentara o lucro esperado. Indignado, Otávio comparece no dia 29 de setembro de 2017 ao restaurante e, mostrando para Juca uma pistola que trazia consigo, afirma que a dívida deveria ser saldada imediatamente, pois, do contrário, Juca pagaria com a própria vida. Aterrorizado, Juca entra no restaurante e telefona para a polícia, que, entretanto, não encontra Otávio quando chega ao local.

Os fatos acima referidos foram levados ao conhecimento do delegado de polícia da localidade, que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias do ocorrido. Ao final da investigação, tendo Otávio confirmado a ocorrência dos eventos em sua integralidade, o Ministério Público o denuncia pela prática do crime de extorsão qualificada pelo emprego de arma de fogo.

Recebida a inicial pelo juízo da 5ª Vara Criminal, o réu é citado no dia 30 de abril de 2018.

QUESTÃO: Procurado apenas por Otávio para representá-lo na ação penal instaurada, sabendo-se que Joaquim e Manoel presenciaram os telefonemas de Otávio cobrando a dívida vencida, e com base somente nas informações de que dispõe e nas que podem ser inferidas pelo caso concreto acima, redija a peça processual cabível, invocando todos os argumentos em favor de seu constituinte.

(10)

Trabalho nº 21

Antônio, pai de um jovem hipossuficiente preso em flagrante delito, recebe de um serventuário do Poder Judiciário Estadual a informação de que Jorge, defensor público criminal com atribuição para representar o seu filho, solicitara a quantia de dois mil reais para defendê-lo adequadamente. Indignado, Antônio, sem averiguar a fundo a informação, mas confiando na palavra do serventuário, escreve um texto reproduzindo a acusação e o entrega ao juiz titular da vara criminal em que Jorge funciona como defensor público. Ao tomar conhecimento do ocorrido, Jorge apresenta uma gravação em vídeo da entrevista que fizera com o filho de Antônio, na qual fica evidenciado que jamais solicitara qualquer quantia para defendê-lo, e representa criminalmente pelo fato. O Ministério Público oferece denúncia perante o Juizado Especial Criminal, atribuindo a Antônio o cometimento do crime de calúnia, praticado contra funcionário público em razão de suas funções, nada mencionando acerca dos benefícios previstos na Lei 9.099/95. Designada Audiência de Instrução e Julgamento, recebida a denúncia, ouvidas as testemunhas, interrogado o réu e apresentadas as alegações orais pelo Ministério Público, na qual pugnou pela condenação na forma da inicial, o magistrado concede a prazo a Vossa Senhoria para apresentar alegações finais orais.

QUESTÃO: Você, advogado(a), defende os interesses de Antonio neste processo e este chegou em seu escritório, com manifestação do Promotor de Justiça. Como advogado(a) de Antonio, elabore a peça processual adequada ao estágio em que se encontra o processo.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 08/06/2018

B-) PROCESSO SIMULADO

Trabalho nº 22 - Processo Simulado

C-) OFICINAS DO PROCESSO SIMULADO:

Período diurno, às 10h: Professor Eduardo Abrahão Oficina I – Autores/ Petição Inicial – 01/03/2018 Oficina II – Juízes / Despacho Inicial – 15/03/2018 Oficina III – Réus / Contestação – 22/03/2018 Oficina IV – Autores / Réplica – 26/04/2018

(11)

Período noturno: Professor Luiz Eugenio Scarpino Jr Oficina I – Autores/ Petição Inicial – 01/03/2018 – às 20h Oficina II – Juízes / Despacho Inicial – 15/03/2018 – às 20h Oficina III – Réus / Contestação – 22/03/2018 – às 20h Oficina IV – Autores / Réplica – 26/04/2018 – às 20h

Referências

Documentos relacionados

Aproveitamento de estudos - caso você já tenha feito algum curso superior, total ou parcialmente, informe imediatamente para que seja verificada a existência de

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. No entanto, sempre vivera junto ao pomar do António Seareiro e até

8- Indica duas utilizações do granito.. Indica duas utilizações

13. Portugal teve condições privilegiadas para iniciar a Expansão marítima. Indica duas delas, explicitando-as.. Completa a legenda da imagem... 14.2. Esta embarcação

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

A bicharada já andava toda admirada, mas muito desconfiada!.