• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE 2008"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DAS

ATIVIDADES DE 2008

(2)
(3)

C

umprindo as normas estatutárias – artigo 22, letra B do Estatuto; a Secretaria Geral do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), apresenta o relatório das atividades sociais, referente ao período entre 4 de março de 2007 a 4 de março de 2009.

Diretoria

A diretoria reeleita para o terceiro mandato 2007 – 2009 em ra-zão do falecimento do Presidente Manuel Eduardo Pinheiro Campos e a renúncia do vice-presidente em 2007, sofreu modificações. Foram es-colhidos para concluírem os mandatos os confrades José Augusto Bezerra e para vice-presidente Pedro Sisnando Leite, além de outros remanejamentos.

As dificuldades financeiras da Instituição continuam as mesmas referentes às verbas para a manutenção.

No momento, apesar das tentativas da diretoria, não foi conse-guida uma verba de auxílio, até mesmo convênios anteriores com a Fundação Cultural de Fortaleza não foram concretizados.

Assim sendo, se fez necessário um outro; agora com a Secretaria de Educação da mesma Prefeitura.

É um projeto ousado que aproxima o Instituto da comunidade es-colar, incluindo a contratação de novos estagiários para atender alunos e professores de escolas públicas. Para isto, foi efetuada a confecção de uma cartilha e cartazes de divulgação.

*Secretária geral e sócia efetiva do Instituto do Ceará.

Relatório da Secretaria Geral do

Instituto do Ceará

(4)

Revista do Instituto do Ceará - 2008

346

Os contatos da Diretoria com o poder público têm sido uma cons-tante e esperamos que eles produzam bons frutos.

Finalmente, foi aprovado o projeto que se encontrava em trami-tação no Ministério da Cultura “Projeto Resgate – Digitalização do acervo documental do Instituto do Ceará” enviado àquele Ministério em 24 de junho do ano próximo passado. Será contemplado com a Lei Rouanet e o apoio financeiro da Empresa M. Dias Branco SA – Fábrica Fortaleza, na pessoa de seu dirigente maior, Sr. Ivens Sá Dias Branco.

Biblioteca

A Biblioteca, onde se encontram 35 mil volumes, sendo que 14 mil estão informatizados; continuam os trabalhos de classificação, ar-ranjos dos livros e jornais, obedecendo as normas bibliográficas. Registrou-se uma boa freqüência de consulentes: leitores, pesquisado-res e visitantes, a maioria com vista à elaboração de tese para obtenção de grau de Mestre ou Doutor.

A Biblioteca tem recebido doações de livros e periódicos de ou-tras instituições; escritores e sócios do próprio Instituto, que muito tem aumentado o valor científico e cultural da Instituição. A maior foi a doa-ção feita pela viúva do Professor Juarez Novaes Pontes, Sra. Martha Novaes Pontes.

Além da valiosa coleção do jornal Diário do Povo, efetuado pelo jornalista Cid Carvalho.

Memorial Barão de Studart

Aberto a visitação às terças e quintas-feiras. Recebeu 1.324 visi-tantes dos quais destacamos: autoridades, professores, estudantes e gru-pos de alunos, entre eles da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Estado de Alagoas.

Atividades Culturais

Foram realizadas todas as reuniões ordinárias programadas. Palestras proferidas pelos sócios e convidados além de sessões solenes.

(5)

Relatório da Secrataria Geral 347 Em março de 2008 a sessão comemorativa dos 121 anos de exis-tência do Instituto, quando foi entregue aos Sócios Efetivos do Instituto, o Medalhão Barão de Studart, o lançamento do livro do Prof. Sisnando Leite, Questões Econômicas e Acadêmicas. Posse da Sócia Efetiva Maria Clélia Lustosa Costa, eleita na vaga anteriormente ocupada pelo sócio Marcelo Caracas Linhares. Em abril, os sócios efetivos José Liberal de Castro e Valdelice Carneiro Girão recepcionaram no Auditório Pompeu Sobrinho cerca de 300 estudantes de estabelecimentos públi-cos. Os alunos que participaram das “Trilhas Urbanas”, aulas de campo ministradas pelos professores do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. O evento fez parte das comemorações do aniversário da cidade de Fortaleza e é coordenado pela sócia efetiva Profª. Maria Clélia Lustosa Costa.

Em junho, em sessão solene, substituindo o confrade Manuel Eduardo Pinheiro Campos assumiu Luiz de Gonzaga Fonseca Mota. O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, foi eleito em concor-rida solenidade substituindo o sócio falecido Rubens de Azevedo em 10 de outubro de 2008.

Revista e boletim

A Revista do Instituto do Ceará, com 122 tomos correspondentes aos cento e vinte e dois anos de existência da Instituição, recebe o pa-trocínio do Banco do Nordeste, por três anos e já se encontra no prelo. Enquanto o Boletim do Instituto que teve suas publicações em diversos períodos como instrumento de difusão e registro histórico das ativi-dades semestrais da Instituição, voltou a ser publicado o do 1º. semestre de 2008 e já está sendo elaborado o do 2º. semestre.

Concessões de títulos e honrarias

Foram agraciados com títulos os consócios:

- José Augusto Bezerra – Medalha de ouro conferida pelo Grupo Claudino, do Estado do Piauí.

- Melquíades Pinto Paiva – Homenagem do Programa Cronistas do Ceará – TV Ceará – Canal 5.

(6)

Revista do Instituto do Ceará - 2008

348

- Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) – Homenagem que integra as co-memorações – Museu Cearense de Comunicação (50 anos) de existên-cia; Homenagem – Os Artistas Cearenses ligados a música – Exposição Correio Central

Registros bibliográficos

Pedro Sisnando Leite

- Novo enfoque do desenvolvimento econômico e as teorias conven-cionais.

- Fundamentos de economias – teorias, prática e políticas. - A trava do desenvolvimento econômico.

Melquíades Pinto Paiva

- Trabalhos esparsos agora reunidos.

- Uma Matriarca do Sertão – Federalina Augusto Lima (1832 – 1919). Francisco Ésio de Sousa

- Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchôa: O Introdutor do Café no Ceará.

Ednilo Gomes de Soarez

- Ramalho Ortigão, um marco na literatura portuguesa. Eduardo Diatahy B. de Menezes

- 70 – Co-autor, com o capítulo “Crítica da noção de identidade cultural (ou Ética, Nacional, etc.)”, in: BARBALHO, Alexandre (org.). Brasil, Brasis – Identidades, cultura e mídia. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2008, p. 11-14.

- 71 – Co-autor, com o capítulo “Literatura – Narrativa popular em verso”, in MAXIMINO, Cláudia (org.). Raízes no Brasil. São Paulo: TV1 Editorial, 2008, p. 16-29.

Quadro Social

Em 2008 o Instituto sofreu a perda de seu brilhante sócio Rubens de Azevedo, professor, pintor, astrônomo, fundador do

(7)

pri-Relatório da Secrataria Geral 349 meiro observatório popular cearense e grande pesquisador dos fenô-menos astrais.

Foram eleitos sócios efetivos: Maria Clélia Lustosa Costa, Luiz de Gonzaga Fonseca Mota e Fernando Luiz Ximenes Rocha.

Visitas ao Instituto

Um número considerável de pessoas visitaram a sede do Instituto, a sua Biblioteca e o Memorial Barão de Studart. Entre elas podemos ci-tar: Aquiles Alencar Brayer, curador da British Library; professora Ingrid Schwamborn da Universidade de Colônia – Alemanha; Professor Dr. Raphael Bar – El – Universidade de Ben Gurion – Israel; professora Maria Helena Carvalho dos Santos – presidente da Sociedade de Estudos do Século XVIII e deputada distrital de Lisboa; o governador Cid Gomes, o vice-governador Francisco José Pinheiro, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Fernando Luiz Ximenes Rocha, o cônsul honorário de Portugal, Francisco Neto Brandão; o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Domingos Filho: o deputado Artur Bruno; a titular da Secretaria de Cultura do Município de Fortaleza, Drª. Fátima Mesquita e Ivone Cordeiro, do Patrimônio Municipal e a quantidade de pessoas que acessaram o site do Instituto do Ceará: www. institutodoceara.org.br foi de 3.221 no primeiro semestre e 7.163 no se-gundo semestre.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Mas, para realizar a tradução de um dístico, não seriviria apenas o verso núnico, mas precisava criar um pentâmetro que conciliasse com sua proposta; por isso, for- matei um verso

O concurso de Leitura “Lê melhor quem Lê mais” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Miguel Torga, em parceria com o Agrupamento de

Segundo [5], estima-se que dois terços (67%) do tempo gasto por trabalhadores em um canteiro de obras são em atividades que não agregam valor. Derivado de técnicas do Sistema

Escolha das palavras-chaves da pesquisa: (educação financeira, gênero, matemática financeira e jogos, bases de dados online: (google acadêmico, spell e periódicos capes),

Somente a distribuidora que se encontrar e persistir no risco de insolvência passará por todas as etapas do ciclo acima.... ❖ Identificar situações alarmantes (potências riscos

integração multidisciplinar de grupos de pesquisas presentes nessas regiões. O foco principal é a geração de conhecimento para compreensão da distribuição e

Veja, a seguir, os sites na internet onde você poderá obter informações sobre as feiras mais importantes da China:

Como é que experiências toxicológicas – durante as quais os animais são envenenados de forma mais ou menos rápida – podem ocorrer sem tortura e dor, sem