• Nenhum resultado encontrado

ASSINALE A ALTERNARIVA CORRETA:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSINALE A ALTERNARIVA CORRETA:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EXCERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO

Nome: Nº

1ºano/Ensino Médio Turma: Disciplina: Química

Data: Professor: NILSONMAR Nota:

ASSINALE A ALTERNARIVA CORRETA

:

1) A reação de 1mol de ácido fosfórico com dois mols de hidróxido de sódio produz: a) 2 mols de NaƒPO„.

b) 1 mol de Na‚HPO„. c) 3 mols de NaH‚PO„. d) 2 mols de NaƒPOƒ.

e) 1 mol de NaH‚PO‚ e 1 mol de Na‚HPOƒ.

2) Nitrato de bário pode ser preparado em meio aquoso, através das transformações químicas a seguir: Etapa 1: BaCl‚ + Na‚COƒ ë ... + 2NaCl

Etapa 2: BaCOƒ + HNOƒ ë Ba(NOƒ)‚ + ... + ...

Nas etapas 1 e 2, ocorrem, respectivamente:

a) precipitação de carbonato de bário e desprendimento de dióxido de carbono. b) precipitação de carbonato de bário e desprendimento de hidrogênio.

c) desprendimento de cloro e desprendimento de dióxido de carbono. d) desprendimento de dióxido de carbono e precipitação de nitrato de bário. e) desprendimento de cloro e neutralização do carbonato de bário.

3) Holanda quer deixar de ser um País Baixo. (Da Reuter.)

Cientistas estão pesquisando a viabilidade de se elevar o litoral holandês - que é muito baixo e há séculos vem sendo ameaçado por enchentes - através da injeção de substâncias químicas na terra.

Os pesquisadores acreditam poder elevar o litoral injetando ácido sulfúrico numa camada de rocha calcárea 1,5km abaixo da superfície. A reação química resultante produziria gipsita, que ocupa o dobro do espaço do calcáreo e que empurra a superfície terrestre para cima.

(Notícia publicada na "Folha de São Paulo", outubro de 1992.)

Sabendo que a gipsita é CaSO„ hidratado e que o calcáreo é CaCOƒ, a reação citada produz também

(2)

4) Ao colocarmos uma barra de ferro e chumbo numa solução aquosa de sulfato de zinco, a reação: a) não ocorre, pois o chumbo é menos reativo que o zinco.

b) é de síntese.

c) ocorre, produzindo sulfato de chumbo II. d) é de dupla troca.

e) ocorre, separando os componentes SOƒ, chumbo e zinco na água.

5) Ocorre reação de precipitação quando se misturam:

a) soluções aquosas de cloreto de potássio e de hidróxido de lítio. b) solução aquosa de ácido nítrico e carbonato de sódio sólido. c) soluções aquosas de cloreto de bário e de sulfato de potássio. d) soluções aquosas de ácido clorídrico e de hidróxido de sódio. e) solução aquosa diluída de ácido sulfúrico e zinco metálico.

6) O óxido de zinco é um óxido tipicamente anfótero. Considere as reações:

I. ZnO + 2HCØ ë X + H‚O II. ZnO + 2NaOH ë Y + H‚O

A respeito de X e Y, podemos afirmar corretamente que: a) X é ZnOCØ e Y, Zn(OH)‚.

b) X é ZnCØ‚ e Y, Na‚ZnO‚.

c) X é ZnOCØ‚ e Y não existe porque não ocorre a reação II. d) X não existe porque a reação I não ocorre e Y é Na‚ZnO‚. e) X e Y não existem porque a reação I e II são impossíveis.

7)Na reação iônica:

S-£ + CrO„­£ + H® ë S¡ + H‚O + Cr®¤

cada átomo de cromo:

a) perde 1 elétron. b) ganha 1 elétron. c) perde 3 elétrons. d) ganha 3 elétrons. e) perde 6 elé-trons.

8) Na reação:

Fe + HNOƒ ë Fe(NOƒ)‚ +NO + H‚O

não balanceada, o agente oxidante e o agente redutor são, respectivamente: a) NO e H‚O.

b) Fe e HNOƒ. c) Fe e Fe(NOƒ)‚. d) HNOƒ e NO. e) HNOƒ e Fe.

(3)

9) Na reação de redox:

H‚S + 4Br‚ + 4H‚O ë H‚SO„ + 8HBr

Quanto ao agente oxidante e ao agente redutor, respectivamente, assinale a alternativa correta: a) Br‚ (perde elétrons) e H‚S (recebe elétrons)

b) Br‚ (recebe elétrons) e H‚S (perde elétrons) c) H‚S (perde elétrons) e Br‚ (recebe elétrons) d) H‚O (recebe elétrons) e H‚S (perde elétrons) e) H‚S (perde elétrons) e H‚O (recebe elétrons)

10) Marque a opção correta:

a) redutor é o agente que capta hidrogênio

b) na reação Fe‚Oƒ + 3CO ë 3CO‚ + 2Fe, o CO está atuando como oxidante c) na reação 2Na + CØ‚ ë 2NaCØ ocorre oxi-redução

d) na reação 2H‚S + SO‚ ë 2H‚O + 3S o enxofre não se oxidou nem reduziuEscreva as fórmulas químicas e os respectivos nomes de quatro sais diferentes formados por cátions de metais alcalino-terrosos e ânions con-tendo enxofre e oxigênio.

11.(Ufal) Importante substância fertilizante é representada pela fórmula (NH„)‚SO„. Seu nome é a) hidrogenossulfato de amônio.

b) sulfito de amônio. c) sulfato de amônio.

d) sulfato de amônio e hidrogênio. e) amoniato de enxofre e oxigênio.

12. (Ufrn) As substâncias puras podem ser classificadas, por exemplo, de acordo com sua composição e sua estrutura. Essas características determinam as diversas funções químicas.

As substâncias NaOH, HCØ e MgCØ‚ são classificadas, respectivamente, como a) ácido, sal e hidróxido.

b) oxi-sal, oxi-ácido e ácido. c) sal, oxi-sal e hidróxido. d) hidróxido, ácido e sal.

13. (Ufv) A seguir são apresentadas as equações de quatro reações: I - H‚ + CØ‚ ë 2 HCØ

II - SO‚ + H‚O ë H‚SOƒ III - 2 SO‚ + O ‚ ë 2 SOƒ

IV - 2 AØ(OH)ƒ ë AØ‚Oƒ + 3 H‚O São reações de oxi-redução:

(4)

14. A soma dos coeficientes mínimos inteiros da equação abaixo representada, após o balanceamento, é: KMnO„ + FeSO„ + H‚SO„ ë MnSO„ + Fe‚(SO„)ƒ + K‚SO„ + H‚O

a) 7 b) 15 c) 40 d) 36 e) 21

15. (Ufv 2003) Assinale a alternativa que apresenta a equação da reação em que o átomo de enxofre sofreu oxi-dação:

a) H‚(g) + S(s) ë H‚S (g)

b) 2HCØ(g) + FeS(s) ë FeCØ‚(s) +H‚S (g) c) SOƒ(g) + Na‚O(s) ë Na‚SO„(s)

d) 2ZnS(s) + 3O‚(g) ë 2ZnO(s) + 2SO‚(g) e) 3Na‚S(s) + 2FeC؃(s) ë 6NaCØ(s) + Fe‚Sƒ(s)

16. Usado por dentistas como anti-séptico, o líqüido de Dakin é uma solução aquosa de NaCØO. Relativamente ao NaCØO, é INCORRETO afirmar que:

Dado: Na (1 A), CØ (7 A) e O (6 A) a) é uma substância iônica.

b) é um óxido insolúvel em água. c) é o hipoclorito de sódio.

d) pertence à mesma função química que o AgNOƒ. e) é uma substância composta.

17. Dos pigmentos conhecidos atualmente como "azuis de ferro", um deles é o hexacianoferrato (II) de ferro (III), também conhecido como ferrocianeto férrico. A fórmula desse pigmento é, portanto,

Dado: Cianeto = (CN)- a) Fe„[Fe(CN)†]ƒ b) Feƒ[Fe(CN)†]„ c) Fe‚[Fe(CN)†]ƒ d) Fe‚[Fe(CN)†] e) Fe[Fe(CN)†]

18. A alternativa que apresenta a reação entre um óxido ácido e um óxido básico, produzindo um sal de reação básica, é

a) ZnO + Na‚O ë Na‚ZnO‚ b) SOƒ + CaO ë CaSO„ c) Na‚O + CO‚ ë Na‚COƒ d) K‚O + Cr‚Oƒ ë 2 KCrO‚ e) AØ‚Oƒ + K‚O ë 2 KAØO‚

19. Na Idade Média, era usual o emprego de óxido de chumbo (IV) como pigmento branco em telas. Em nossos dias, com o aumento do teor de H‚S na atmosfera, proveniente da queima de combustíveis fósseis, pinturas des-sa época pasdes-saram a ter suas áreas brancas transformadas em castanho-escuro, devido à formação de sulfeto de chumbo (II). No trabalho de restauração dessas pinturas são empregadas soluções diluídas de peróxido de hi-drogênio, que transformam o sulfeto de chumbo (II) em sulfato de chumbo (II), um sólido branco.

(5)

As fórmulas do óxido de chumbo (IV), sulfeto de chumbo (II), peróxido de hidrogênio e sulfato de chumbo (II) são, respectivamente:

a) PbO, PbS, H‚O‚, PbSO„ b) PbO‚, PbS, H‚O‚, PbSO„ c) Pb‚Oƒ, PbS‚, H‚O, Pb(SO„)‚ d) PbO‚, PbS, H‚O‚, PbSOƒ e) PbO, PbSOƒ, H‚O‚, PbS‚Oƒ

20. A reação: x Ca(OH)‚+yH‚SO„ ë zA+wB, depois de corretamente balanceada, resulta para a soma x+y+z+w o número: a) 6 b) 5 c) 4 d) 7 e) 10 21.

A reação acima equacionada ocorre, quando em caso de colisão de um veículo, o "air bag" é acionado. Assina-lar a alternativa INCORRETA.

a) Os valores dos coeficientes x e y que tornam a equação corretamente balanceada são, respectivamente, 3 e 9. b) O ferro, no Fe‚Oƒ, sofre oxidação.

c) A soma dos menores coeficientes inteiros do balanceamento é igual a 21. d) Um dos produtos da reação é o óxido de sódio.

e) O "air bag" é inflado pelo gás nitrogênio produzido.

22. Num tubo de ensaio, contendo MnO‚, adicionou-se HCØ(conc.). Ocorreu uma reação de oxi-redução com liberação de gás cloro, fenômeno percebido pelo escurecimento de uma tira de papel embebida em KI que foi colocada na boca do tubo de ensaio. O escurecimento deveu-se à formação de iodo.

Equações não balanceadas:

1) MnO‚ + HCØ ë MnCØ‚ + H‚O + CØ‚ 2) KI + CØ‚ ë KCØ + I‚

Das reações equacionadas acima, são feitas as seguintes afirmações. I - Um mol de MnO‚ reage com 4 mols de HCØ.

II - Para cada mol de I‚ formado, são consumidos 2 mols de KI. III - O manganês no MnO‚ sofre redução.

IV - O HCØ é o redutor.

(6)

OBS.: Os coeficientes de cada substância indica a quantidade dessa substância na reação. Dessas afirmações, são corretas:

a) I e III, somente. b) I e IV, somente. c) II e V, somente. d) I, II e IV, somente. e) I, II, III, IV e V.

23. Um estudante abre, simultaneamente, um frasco contendo solução aquosa de ácido clorídrico (HCØ) concen-trado (36% m/m) e um frasco de solução aquosa de hidróxido de amônio (NH„OH) concentrada (30% m/m). Ao aproximá-los, o estudante irá observar a formação de uma "fumaça" de coloração branca, que contém o sal: a) nitrato de amônio.

b) perclorato de amônio. c) cloreto de amônio. d) cloreto de sódio. e) hipoclorito de amônio.

24.Estima-se que, no Brasil, a quantidade de alimentos desperdiçados seria suficiente para alimentar 35 milhões de pes-soas. Uma das maneiras de diminuir esse desperdício é melhorar a conservação dos alimentos. Um dos métodos dispo-níveis para tal fim é submeter os alimentos a radiações ionizantes, reduzindo, assim, a população de micro-organismos responsáveis por sua degradação.

Uma das tecnologias existentes emprega o isótopo de número de massa 60 do Cobalto como fonte radioativa. Esse isó-topo decai pela emissão de raios gama e de uma partícula β e é produzido pelo bombardeamento de átomos de Cobalto de número de massa 59 com nêutrons.

Dados: Co (Z = 27); Ni (Z = 28).

a) Escreva a reação de produção do 60 a partir do 59 e a reação de decaimento radioativo do Cobalto-60.

b) Um aparelho utilizado na irradiação de alimentos emprega uma fonte que contém, inicialmente, 100 gramas de Cobal-to-60. Admitindo que o tempo de meia-vida do Cobalto-60 seja de cinco anos, calcule a massa desse isótopo presente após quinze anos de utilização do aparelho.

(7)

GABARITO 1. B 2. A 3. B 4. A 5. C 6. B 7. C 8. E 9. B 10. C 11. C 12. D 13. D 14. D 15. D 16. B 17. A 18. A 19. B 20. B 21. B 22. E 23. C 24. a) b)

Referências

Documentos relacionados

Podemos então utilizar critérios tais como área, arredondamento e alongamento para classificar formas aparentadas a dolinas; no processamento digital de imagem, esses critérios

Com vistas em um desenvolvimento sustentável para o território rural do Vale do Mucuri e inerente a isso a promoção da igualdade de gênero, faz-se necessária a reflexão

Em conformidade com a metodologia histórico-dialética, o estudo analisa as transformações econômicas e sociais decorrentes da reestruturação produtiva da década de 1970; examina

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Vieira (1988) lembra que as plantas cítricas são espécies de folhas persistentes, transpirando dessa forma durante todo o ano. O autor ressalta que as fases fenológicas

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan