• Nenhum resultado encontrado

Design espectacular inspirado nos Concept Cars! Concentrado de experiência técnica da Renault Sport

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Design espectacular inspirado nos Concept Cars! Concentrado de experiência técnica da Renault Sport"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ANEXO

O RENAULT SPORT R.S. 01

A Renault reafirmou a sua paixão pelo desporto motorizado com o Renault Sport R.S. 01. Um automóvel de competição de estilo espetacular e performances excecionais. Com um design inspirado no mundo dos concept-cars e dominado por uma procura absoluta da eficácia aerodinâmica, o Renault Sport R.S. 01 é a expressão radical do ADN desportivo da marca. As especificações técnicas refletem o melhor das competências e experiência da Renault Sport. Com um chassis monocoque de carbono, com um peso aproximado de 1120 kg e um motor que desenvolve 550 cv, é capaz de atingir uma velocidade máxima superior aos 300 km/h.

Design espectacular inspirado nos Concept Cars!

Logo à primeira vista, o Renault Sport R.S. 01 causa impacto entre os mais eficientes automóveis de competição de GT. Da sua silhueta até ao mínimo detalhe, cada traço de caneta foi projetado para dar resposta a um duplo objetivo: fazer do Renault Sport R.S. 01 um ícone Renault e contribuir para um excelente desempenho em pista apoiado na máxima eficiência aerodinâmica.

Concentrado de experiência técnica da Renault Sport

As características técnicas do Renault Sport R.S. 01 estão à altura do fantástico design.

Proporcionando uma elevada proteção ao piloto em termos de segurança, o chassis monocoque de carbono permite que o peso se situe, aproximadamente, nos 1.120 kg. Instalado na posição central traseira, o motor Nismo V6 3.8 litros biturbo, capaz de desenvolver 550 cv às 6800 rotações, vê acoplado uma caixa sequencial Sadev de sete velocidades. Com travões de carbono e pneus Michelin especiais, o Renault Sport R.S. 01 concentra toda a experiência técnica da Renault Sport Racing.

(2)

Frente emblemática

Como todos os Renault desenhados sob gestão de Laurens van den Acker, o Renault Sport R. S. 01 destaca o logo da Renault na dianteira. Mas a largura de 2000 mm, por uma altura de 1116 mm, também impressiona, num exercício de estilo que é reforçado pelas óticas dianteiras com LED, localizadas ao longo das entradas de refrigeração de ar dos travões.

No centro da grelha, existem aberturas que direcionam o ar para os dois refrigeradores de água, ar que depois é expelido através dos extratores, posicionados sobre o capot. A pressão negativa gerada por esta ação aumenta a força descendente da frente do automóvel, aumentando a estabilidade e a forma como se “cola” ao asfalto.

As “lâminas” aerodinâmicas, o “lábio” (splitter) inferior e o fundo plano contribuem para o pacote aerodinâmico dianteiro. As duas alhetas laterais, situadas na extremidade do pára-choques, ajudam a limitar a turbulência de ar nas rodas.

Perfil esculpido e de cintura baixa

Sublinhado pelo padrão gráfico que corre das óticas às entradas de ar laterais, o perfil de linha de cintura baixo é característica comum aos GT de motor central traseiro. O desequilíbrio nas dimensões entre a dianteira e a traseira é ditado pela arquitetura do automóvel e pela otimização da repartição de massas. Os vidros estendem-se quase até à asa traseira e a forma curva do capô traseiro acaba por sublinhar as opções de design.

As linhas esculturais do Renault Sport R.S. 01 trazem à memória o concept car DeZir, apresentado em 2010. Nos seus estudos preliminares, o designer Akio Shimuzi também se inspirou no Renault Étoile Filante (shooting car) que, em 1956, se tornou recordista de velocidade no famoso lago salgado de Bonneville, ao chegar aos 300 km/h!

Aerodinamicamente, o fluxo de ar é canalizado através do “lábio” (splitter) inferior para os extratores posicionados atrás das rodas dianteiras. Depois, ao longo das portas, estes extratores mudam de forma, dando lugar a entradas para a refrigeração do ar, o que otimiza o arrefecimento dos turbocompressores.

Poder e forte identidade

Além da asa regulável, o difusor traseiro ajuda o Renault Sport R.S. 01 a “colar-se” à pista, fazendo o fluxo de ar passar sob o fundo plano. Este sistema é uma enorme vantagem, uma vez que não gera arrasto, não penalizando a velocidade máxima.

Por cima do difusor ficam a saída de escape dupla e os faróis LED, que completam a original assinatura de luzes que se estende quase a toda a largura do Renault Sport R.S. 01.

(3)

Desempenho aerodinâmico

Como resultado dos notáveis esforços dedicados ao capítulo da aerodinâmica, o Renault Sport R. S. 01 é capaz de alcançar um nível de desempenho excecional, que vai além de um GT3 e que fica próximo de um carro do DTM. Os valores de CI (Coeficiente de Sustentação) e CdA (Coeficiente de Arrasto) são semelhantes aos de um Fórmula Renault 3.5. A uma velocidade de 300 km/h, o apoio aerodinâmico de 1.7 toneladas é equivalente ao conseguido por um Formula Renault 3.5.

Normas de segurança de um LMP1

Supervisionado pelo engenheiro Christophe Chapelain, o Renault Sport R.S. 01 foi concebido em cooperação com parceiros técnicos de referência.

O chassis monocoque de fibra de carbono foi a escolha natural por forma a alcançar os objetivos de baixo peso e máxima segurança. Os italianos da Dallara foram os responsáveis pelo desenho e construção do chassis, tal como aconteceu com o Formula Renault 3.5.

O depósito de combustível de 150 litros apresenta um arco de segurança de aço na parte superior. À frente, uma estrutura deformável absorve a energia em caso de colisão frontal, com um design inspirado num barco, que contribui também para a eficiência aerodinâmica. Ligada à caixa de velocidades e com as mesmas funções de segurança que a estrutura deformável dianteira, está uma outra “caixa” de absorção de energia para otimizar a segurança, desta feita, na parte de trás do veículo. Todo o conjunto foi concebido para respeitar as normas FIA LMP1 2014 e assegurar um elevado nível de segurança.

Completando a lista de características de segurança, o Renault Sport R.S. 01 dispõe também de uma coluna de direção retrátil e uma bacquet com cintos Sabelt de seis apoios, compatível com o sistema FHR (retenção frontal da cabeça).

550 Cavalos de potência

O motor é fixado ao chassis monocoque de carbono, do lado da distribuição, com o arco de segurança a ficar no topo. Preparado pela Nismo, o motor 3.8L V6 biturbo é derivado do Nissan GT-R. A principal alteração face ao modelo de produção em série é o cárter seco, cujo objetivo é evitar que o óleo deixe de lubrificar o motor nas curvas mais longas ou de forte inclinação. A unidade central eletrónica Pectel está preparada para gerir a função de controlo de tração.

A pressão do turbo está definida para entregar uma potência de 550 cv e um binário máximo de 630 N.m., o que coloca, em termos de prestações, o Renault Sport R.S. 01 entre um GT3 e um DTM.

(4)

Caixa sequencial de sete velocidades

O motor Nismo é acoplado a uma caixa de velocidades longitudinal de sete relações fornecida pela Sadev. Por uma questão de gestão de orçamento, o mesmo rapport de caixa é utilizado para todas as pistas. Contudo, é possível pré-ajustar a configuração de carga do diferencial autoblocante. Ativada por patilhas no volante, o sistema de controlo sequencial da caixa de velocidades é gerido por um atuador eletromagnético XAP. Desenvolvida especialmente pela ZF Race Engineering, a embraiagem tem uma função que não deixa o motor desligar-se, tendo sido concebida para ter longos intervalos de manutenção.

Ao serviço da eficácia

No Renault Sport R.S. 01, a aderência é, em primeiro lugar, gerada pela força aerodinâmica descendente e isso refletiu-se no design da suspensão. Tal como nos Sport-Protótipos, foi adoptada a clássica configuração de duplo triângulo “pushrod” e adaptados amortecedores Öhlins. Com afinação em compressão e extensão, o sistema de amortecedores está posicionado, à frente, na coque, e, atrás, longitudinalmente acima da caixa de velocidades.

O sistema de travagem apresenta discos de carbono de 380 mm, desenvolvidos pela PFC Brakes, com pinças de seis êmbolos, no que se revela uma excelente escolha de compromisso entre eficiência e resistência. O Renault Sport R.S. 01 também está equipado com sistema ABS Bosh Motorsport.

Parceiro de desenvolvimento da Renault Sport Racing para todos os produtos de competição, a Michelin desenvolveu pneus especiais de 18 polegadas, montados em jantes de desenho inédito com porca central.

(5)

Especificações técnicas

CHASSIS

Tipe Dallara monocoque de carbono e arco de segurança de aço

Segurança

Chassis monocoque, arco de segurança e elementos deformáveis de acordo com as normas FIA LMP1 2014, coluna de direção retrátil, bacquet Sabelt norma FIA 8862/2009

Carroçaria Materiais Compósitos

Elementos Aerodinâmicos

Lâmina e “lábio” (splitter) à frente, fundo plano, difusor traseiro, asa traseira.

MOTOR

Tipo Nismo V6 - 24 válvulas – 3,799 cm3

Disposição Longitudinal central traseiro

Alimentação Injeção – Biturbo

Potência máx. 550 cv/ 6800 rpm

Binário máx. 630 N.m/5000 rpm

Regime máx. 6800 rpm

Gestão eletrónica Pectel SQ6M com controle de tração

Aquisição de dados Cosworth ICD Pro

TRANSMISSÃO

Tipo Tração traseira

Caixa de velocidades Sadev sequencial de 7 velocidades + MA

Comando XAP semi-automática com patilhas no volante

(6)

Embraiagem ZF Racing Engineering, com função anti-desligamento do motor, com longos intervalos de manutenção

ORGÃOS DE

ROLAMENTO E

SUSPENSÃO

Suspensão Duplo triângulo + pushrods

Amortecedores Öhlins de 2 vias ajustáveis

Travões Discos de carbono PFC Brakes de 380 mm, pinças de 6 êmbolos, ABS Bosch

Direção Hidráulica assistida

RODAS

Rodas Jantes Braid de porca central

Pneus Michelin 30/68 R18 (frente) et 31/71 R18 (atrás)

DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADES

Comprimento 4710 mm

Largura 2000 mm

Altura 1116 mm

Distância entre eixos 2744 mm

Largura de Vias

(FR/TR) 1675 / 1624 mm

Depósito de

Combustível 150 litros

(7)

Patrice Ratti, Diretor Geral da Renault Sport Racing

“O Renault Sport R. S. 01 é um carro de competição com um design extraordinário, que simboliza a paixão da Renault pelos desportos motorizados. As espetaculares linhas de design refletem, em si mesmo, as ambições de um automóvel excecional, graças aos esforços e entusiasmo de Laurens van den Acker e da sua equipa. Sob a carroçaria, compilamos o melhor da Renault Sport Racing. Objetivo foi alcançar um elevado desempenho nas performances e oferecer emoções aos pilotos e público. Se tivermos de resumir o Renault Sport R.S. 01 em poucas palavras, poderemos descrevê-lo como um casamento perfeito entre a beleza do Renault DeZir e as prestações de um Formula Renault 3.5!”

Alain Prost, Embaixador da Renault no Desporto Automóvel

“O Renault Sport R.S. 01 é um espetacular automóvel de competição, na mais pura tradição dos GT. Com as suas elevadas capacidades desportivas, ilustra o alto nível de experiência da Renault Sport e a sua competência para desenvolver carros de competição que se revelarão futuros GT ou campeões de Resistência.”

Laurens van den Acker, Diretor de Design Industrial da Renault

”O aspeto espetacular do Renault Sport R.S 01 nasceu do mundo dos concept cars e o resultado é um verdadeiro automóvel de corridas que oferece extraordinárias prestações, com a assinatura da Renault Sport”.

Referências

Documentos relacionados

O “PechaKucha” consiste em método de apresentação de trabalhos criado no Japão e que pode utilizar imagens ou slides através do programa Power Point e que tem como

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

• Conceito: forma de provimento derivada por reinvestidura do servidor ESTÁVEL no cargo de origem, em decorrência de reprovação em estágio probatório ou reintegração.

A casa-museu Eva Klabin sentiu-se honrada de poder acolher um curso sobre a tradição clássica que se utilizou de exemplares da sua coleção como referência, e

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve revisão de literatura sobre as parotidites ou sialoadenites, com o enfoque na parotidite epidêmica (caxumba) seus

Expandir e consolidar a compreensão do conceito, papel e políticas brasileiras e internacionais para o setor de serviços focalizando áreas com alta intensidade e mobilizadoras do