• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

REGENTE: PROF. DOUTOR RUI MAIO

ORIENTADOR: PROF. DOUTOR LUÍS PISCO

RELATÓRIO FINAL

MESTRADO

INTEGRADO

EM

MEDICINA

2019-2020

Estágio profissionalizante – 6º ano

JOÃO GABRIEL FREITAS SANTOS

2014261

(2)

“If we wish to know about a man, we ask 'what is his story--his real, inmost story?'--for each of us is a biography, a story. Each of us is a singular narrative, which is constructed, continually, unconsciously, by, through, and in us--through our perceptions, our feelings, our thoughts, our actions; and, not least, our discourse, our spoken narrations. Biologically, physiologically, we are not so different from each other; historically, as narratives--we are each of us unique.”

(3)

Índice

Introdução e objetivos ...3

Descrição das atividades desenvolvidas ...4

Estágio Parcelar de Cirurgia Geral ...4

Estágio Parcelar de Medicina Interna ...4

Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia ...5

Estágio Parcelar de Saúde Mental ...5

Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ...6

Estágio Parcelar de Pediatria ...6

UC “Preparação para o exame de seriação para o ingresso nas especialidades médicas” ...7

Descrição de atividades formativas e extracurriculares ...7

Reflexão crítica ...8

(4)

Introdução e objetivos

“A finalidade da educação médica pré-graduada é ajudar o estudante médico a adquirir uma base

de conhecimentos sólida e coerente, associada a um adequado conjunto de valores, atitudes e aptidões que lhe permita tornar-se um médico fortemente empenhado nas bases científicas da arte da Medicina”1.

O sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina afigura-se como o período de transição entre o ensino pré-graduado e a futura prática clínica dos estudantes de Medicina, no qual é dada a oportunidade de consolidar, de forma tutorada, os conhecimentos teóricos e competências práticas adquiridos nos anos prévios, aplicando-os com autonomia crescente em estágios tutorados integradores e profissionalizantes. A Unidade Curricular (UC) Estágio Profissionalizante divide-se em seis especialidades basilares na formação médica, nomeadamente a Medicina Interna, Cirurgia Geral, Pediatria, Medicina Geral e Familiar (MGF), Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Mental. Devido às circunstâncias impostas pela pandemia do Covid-19, os estágios de MGF e Pediatria decorreram via um modelo de ensino online, e as UC’s Opcionais foram substituídas pela UC “Preparação para o exame de seriação para o ingresso nas especialidades médicas”.

Findos os estágios, serve o presente relatório para enumerar os objetivos que defini para este ano letivo, realizar uma descrição retrospetiva das atividades desenvolvidas em cada estágio e das atividades extracurriculares que considerei relevantes para a minha formação, e uma reflexão crítica sobre os objetivos cumpridos e conhecimentos adquiridos, e a sua respetiva contribuição para a minha formação pessoal, académica e futura prática clínica.

No início deste ano letivo, tendo por base os objetivos descritos nas Fichas das Unidades Curriculares, no relatório “O Licenciado Médico em Portugal”1 e nas minhas expectativas pessoais

em relação a áreas da minha aprendizagem que deveriam ser complementadas, defini objetivos baseados em 3 vertentes: na vertente das competências clínicas, estes foram consolidar os conhecimentos das ciências básicas e clínicas bem como as aptidões necessárias ao exercício da Medicina, aplicando-os com maior grau de autonomia na análise, abordagem e gestão de problemas clínicos e a abordagem biopsicossocial abrangente na avaliação e tratamento dos doentes. Em relação às competências interpessoais, defini como objetivo o treino das competências de comunicação com os doentes, familiares, médicos e restantes profissionais de saúde. Saliento ainda o objetivo de aperfeiçoar aptidões e competências na área do ensino médico, que sempre foi uma área de particular interesse pessoal.

(5)

Descrição das atividades desenvolvidas

Estágio Parcelar de Cirurgia Geral (09/09/2019 a 01/11/2019)

O Estágio Parcelar de Cirurgia Geral, sob coordenação do Prof. Dr. Rui Maio, decorreu no Hospital Beatriz Ângelo, sob tutela do Dr. João Sousa Ramos. Neste estágio defini como objetivos a consolidação de competências diagnósticas e terapêuticas de patologias cirúrgicas, a participação ativa no Bloco Operatório e o treino de técnicas de pequena cirurgia, de assepsia e anestésicas.

Durante a primeira semana do estágio assisti a sessões teórico-práticas no Hospital Beatriz Ângelo, que permitiram a revisão de competências médico-cirúrgicas básicas, e realizei o curso TEAM (Trauma Evaluation and Management). Acompanhei e participei na atividade da enfermaria, em particular na avaliação clínica dos doentes no pós-operatório, das consultas externas, e do bloco operatório, tendo observado 20 cirurgias e participado em 3 como 2º ajudante. Durante 2 semanas estagiei na Anestesiologia, na qual pratiquei a colocação de tubos orofaríngeos, de máscaras laríngeas e entubação oro-traqueal, e assisti a consultas de avaliação pré-anestésica. Durante a última semana de estágio, acompanhei os profissionais de saúde no Serviço de Urgências, na Pequena Cirurgia/Trauma, Postos de Observação Rápida, Postos de Estadia Curta e Serviço de Observação. No decorrer desta semana participei no Minicongresso, que decorreu no Hospital Beatriz Ângelo, onde apresentei o tema “O que é qu(isto)?”.

Estágio Parcelar de Medicina Interna (04/11/2019 a 10/01/2020)

O Estágio Parcelar de Medicina Interna, sob coordenação do Prof. Dr. Fernando Nolasco, decorreu no Hospital Egas Moniz, sob tutela da Dr.ª Rita Mendes. No início do estágio defini como objetivos principais a consolidação de competências na realização de notas de admissão, diários clínicos e notas de alta, o desenvolvimento de autonomia na gestão dos doentes e o desenvolvimento da capacidade de comunicação com doentes, colegas e outros profissionais.

A enfermaria foi a área com a qual tive mais contacto durante o estágio, local onde participei de forma apoiada, mas com autonomia crescente. Realizei diariamente a avaliação clínica e os diários clínicos, notas de entrada e notas de alta dos doentes, solicitando os meios complementares de diagnóstico apropriados, e realizando as alterações na terapêutica após a discussão dos doentes com a minha tutora. Esta constituía o momento formativo diário por excelência, sendo muitas vezes a melhor altura para pensar no doente como um todo e esclarecer dúvidas quanto à gestão do mesmo, quer do ponto de vista diagnóstico, terapêutico ou social. Participei ainda nas visitas médicas, e contactei com várias valências relacionadas com a gestão do

(6)

doente, nomeadamente o laboratório de análises, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares do serviço, assistente social e familiares dos doentes. Participei de forma ativa na articulação com outras especialidades. No serviço de Urgência do Hospital São Francisco Xavier acompanhei diversos médicos no atendimento em balcão e no serviço de observação. Assisti ainda às sessões de formação e clínico-patológicas realizadas semanalmente no serviço. Na última semana de estágio apresentei uma sessão clínica sobre o tema “Tratamento dos distúrbios do Potássio”.

Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (20/01/2020 a 14/02/2020)

O Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Teresinha Simões, decorreu na Maternidade Alfredo da Costa, sob tutela da Dr.ª Celina Ferreira e da Dr.ª Andreia Miguel. Defini como principais objetivos a aquisição de competências práticas e de autonomia na observação da mulher grávida e não-grávida; o reforço do conhecimento da semiologia ginecológica e obstétrica e a prática da realização da anamnese e exame ginecológico.

O estágio dividiu-se em 2 semanas de Ginecologia e 2 de Obstetrícia. Na Ginecologia contactei com a consulta externa, onde treinei a colheita de anamnese e realização de exame objetivo ginecológico. Realizei de forma autónoma exames com espéculo, palpação bimanual e citologias cervicais. Assisti ainda a histeroscopias, e a três histerectomias.

Em Obstetrícia, no Serviço de Medicina Materno-fetal, realizei a anamnese e o exame objetivo diários das grávidas, participei na monitorização das análises laboratoriais e interpretação de outros meios complementares de diagnóstico, com posterior registo no diário clínico. Na consulta externa e consulta de alto risco consolidei conhecimentos relativos à elaboração da história clínica obstétrica, o exame objetivo da grávida, pedido e interpretação de análises e ecografias de rotina, medicação, análise de cardiotocografias e programação do parto.

No serviço de Urgência, alternei entre gabinetes de atendimento de doentes e grávidas, sala de partos, sala de ecografias e bloco operatório. Pratiquei o exame objetivo ginecológico de forma frequente, e assisti à avaliação da dilatação do colo, realização da rutura artificial de membranas e indução do trabalho de parto.

Estágio Parcelar de Saúde Mental (17/02/2020 a 13/03/2020)

O Estágio Parcelar de Saúde Mental, sob coordenação do Prof. Dr. Miguel Talina, decorreu no CHPL, sob tutela da Dra. Beatriz Lourenço. Defini como principais objetivos o treino do exame do estado mental e a integração da abordagem diagnóstica e intervenções clínicas em Saúde Mental.

(7)

Após dois dias de seminários introdutórios, acompanhei a atividade diária da minha tutora no Internamento de Agudos, assistindo à anamnese, ajuste terapêutico e contacto com familiares. Em algumas ocasiões realizei os diários clínicos dos doentes. Assisti ainda à consulta externa, à reunião de serviço, essencial na abordagem holística dos doentes, a consultas na área das Perturbações Obsessivo-Compulsivas, e a sessões de Eletroconvulsivoterapia.

No Serviço de Urgência Psiquiátrica do Hospital de São José, observei a abordagem de doentes em descompensação. Assisti ainda a 3 sessões do internato médico e a 3 sessões clínicas sobre a semiologia e história clínica em Psiquiatria. Realizei também uma história clínica.

Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (16/03/2020 a 17/04/2020)

O Estágio Parcelar de MGF, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Isabel Santos decorreu por via online. Defini como objetivos o treino da identificação de problemas de saúde, da prevenção na presença de fatores de risco, e o aperfeiçoamento de técnicas na relação médico-doente.

O estágio foi constituído por várias valências. A primeira consistiu na realização de cursos online disponibilizados na plataforma da Organização Mundial de Saúde. A segunda consistiu na realização de um Portfólio que incorporou várias componentes: em primeiro lugar, a resolução de um caso, descrevendo os problemas, a anamnese, o exame objetivo, e o plano de atuação a efetuar, a análise de um fármaco, avaliando a evidência científica relativa à sua segurança, eficácia, perfil de tolerabilidade, e eficiência e a análise de consultas videogravadas, com o intuito de avaliar a adequação do modelo de consulta e a representatividade do perfil de morbilidade da MGF. Por fim, realizei uma apresentação no Minicongresso, intitulada “Obesidade infantil”.

Estágio Parcelar de Pediatria (20/04 a 15/05)

O Estágio Parcelar de Pediatria, sob coordenação do Prof. Dr. Luís Varandas, decorreu por via online. Neste estágio defini como principais objetivos pessoais o desenvolvimento de técnicas de pesquisa e de juízo crítico em relação à evidência científica subjacente a patologias pediátricas, o treino de capacidades de comunicação adequadas à idade e a sistematização das abordagens diagnóstica, terapêutica e preventiva segundo um modelo biopsicossocial.

Este estágio subdividiu-se também em várias componentes. Em primeiro lugar, a realização de sessões de discussão de casos clínicos, nas quais foram abordadas patologias de diferentes áreas da especialidade. Apresentei num seminário um trabalho de grupo sobre o tema “Meningite pediátrica”, e redigi um artigo de revisão intitulado “Obesidade Infantil: Um ponto de situação”, no

(8)

qual abordei os dados relativos à prevalência da obesidade infantil em Portugal, e realizei uma revisão bibliográfica sobre a evidência científica relativa à abordagem diagnóstica e terapêutica.

UC “Preparação para o exame de seriação para o ingresso nas especialidades médicas”

Dada a impossibilidade de serem realizados os estágios clínicos opcionais, a criação desta UC alternativa permitiu minimizar as perdas formativas geradas por esta situação. Esta consistiu num total de 6 aulas online, nas quais foram analisadas e interpretadas as perguntas do último exame de ingresso, com explicação do raciocínio clínico subjacente a cada uma destas.

Descrição de atividades formativas e extracurriculares

No decorrer do curso, envolvi-me em alguns projetos extracurriculares e assisti a palestras e congressos com o intuito de complementar a minha formação médica e pessoal.

Em primeiro lugar, saliento o meu percurso enquanto monitor de Anatomia, durante os anos letivos de 2015-16, 2016-17 e 2019-2020.

No 5º ano participei no programa de mobilidade ERAMUS+, na Masaryk University, em Brno, na República Checa. Participei também no projeto de voluntariado “Educação para a Saúde”, no âmbito do qual estive encarregue da organização de uma palestra sobre a temática da “Resistência aos Antibióticos”, dirigida às funcionárias e encarregadas de educação de um centro social de um bairro desfavorecido.

Tive ainda a oportunidade de participar nos rastreios de Hipertensão Arterial, Diabetes e Obesidade realizados no âmbito do projeto de voluntariado “MarcaMundos”.

Por fim, destaco também a participação em três conferências, nomeadamente a iMed Conference 8.0, a iMed Conference 9.0 e o Future MD, e as palestras “Introdução à Eletrocardiografia Clínica” e “Workshop Ácido-Base”.

A nível associativista, ao longo do curso cumpri funções como membro efetivo do Grémio Académico da Faculdade de Ciências Médicas.

1. Victorino, R. M., Jollie, C., McKim, J. (2005) Licenciado Médico em Portugal, Core Graduates

(9)

Reflexão crítica

Com o término da UC Estágio Profissionalizante e do último ano do Mestrado Integrado em Medicina, importa agora realizar um balanço geral. Atendendo tanto às minhas expectativas pessoais relativas ao curso, bem como aos objetivos gerais e específicos que defini no início deste ano, concluo que estes foram globalmente alcançados, através da aquisição de competências nos diferentes estágios realizados, associados às atividades extracurriculares que realizei.

O estágio de Medicina Interna contrastou com os estágios prévios que realizei nesta área, na medida em que este constituiu um período de aprendizagem com elevado grau de autonomia, tendo desenvolvido competências de extrema importância para a minha prática clínica futura. Destaco o facto de ter participado em várias valências relacionadas com a abordagem dos doentes, nomeadamente no diagnóstico, terapêutica, contacto com familiares, resolução da situação social e o contacto com diferentes especialidades, que me permitiram constatar a importância da Medicina Interna como especialidade integradora. Um aspeto que considero que poderia ser acrescentado seria a realização de workshops relacionados com a abordagem aos doentes urgentes, pois considero que no ambiente do serviço de urgência muitas vezes não é possível a aquisição destas competências, pela grande carga de trabalho dos tutores.

No estágio de Cirurgia Geral os principais aspetos positivos a destacar foram a consolidação dos conhecimentos acerca das principais patologias cirúrgicas, o treino de técnicas de assepsia e procedimentos cirúrgicos e a possibilidade de acompanhamento dos doentes desde o pré ao pós-operatório, o que me permitiu uma visão mais global de todo o percurso do doente. Considero que a interligação entre a Cirurgia Geral, o serviço de urgência, a Anestesiologia e o contacto com os profissionais de enfermagem e auxiliares contribuiu para uma aprendizagem verdadeiramente abrangente relativamente à abordagem ao doente cirúrgico.

Em Ginecologia e Obstetrícia foi-me concedida mais autonomia na abordagem e avaliação das doentes e das grávidas, em comparação com o estágio prévio nesta especialidade. O contacto com um grande número de valências da especialidade, que foi a meu ver potenciado pelo sistema de rotação implementado, permitiu-me constatar a importância desta especialidade enquanto especialidade integradora, fulcral na saúde e bem-estar das mulheres.

Relativamente ao estágio de Saúde Mental, o ensino tutorado deste estágio constituiu uma experiência de crescimento e aprendizagem ímpar não só a nível da abordagem aos doentes psiquiátricos, mas também a nível da abordagem clínica em geral, uma vez que me foram transmitidas novas técnicas ao nível da comunicação médico-doente, que certamente irei utilizar

(10)

na minha prática clínica futura. Deixo ainda uma nota muito positiva para a organização do estágio, uma vez que durante estas semanas consegui contactar com inúmeras vertentes do serviço, aprofundando assim os meus conhecimentos nesta área da Medicina.

Em relação aos estágios de Medicina Geral e Familiar e de Pediatria, começo por citar um excerto que considero ilustrar a importância da capacidade de adaptação demonstrada em ambos os estágios: “Por conseguinte, a familiarização com as novas tecnologias é actualmente parte

indispensável da aprendizagem dos conhecimentos científicos requeridos para o acompanhamento regular da prática clínica (…) será de prever que a futura geração dos estudantes de medicina apresente capacidades e hábitos de aprendizagem e-learning muito superiores às das actuais gerações, o que assegurará uma intercomunicação de conceitos e práticas mais consentâneas às exigências médicas do futuro”1. O contacto prolongado e tutorado com a especialidade constituiu

sempre uma das ferramentas mais importantes na aquisição das competências médicas pelos alunos, pelo que a situação atual da pandemia do Covid-19 se apresentou como um entrave à nossa aprendizagem através da prática clínica. Este facto motivou a criação de modelos de ensino à distância que me permitiram cumprir muitos dos objetivos que tinha estabelecido.

Ambas as especialidades avaliam os doentes segundo um modelo biopsicossocial e centrado no doente, estabelecendo uma abordagem diagnóstica, terapêutica, preventiva e de referenciação através da hierarquização de problemas. Considero que a resolução do caso e as apresentações que realizei nos dois estágios me permitiram adquirir muitas destas competências. Estas áreas são também abrangentes, facto que obriga à capacidade de síntese e integração de uma grande quantidade de informação, sendo que estes atributos foram aprimorados por via da redação do artigo de revisão e da análise do fármaco. Por fim, a análise de consultas vídeo-gravadas foi uma mais-valia em relação à aquisição de técnicas de comunicação médico-doente.

Um objetivo específico que não cumpri na globalidade foi o treino de técnicas de comunicação adequadas à idade em doentes pediátricos, pois a prática clínica é insubstituível no treino destas aptidões, pelo que irei procurar aperfeiçoá-las enquanto Interno de Formação Geral. Como já referi, considero que os projetos extracurriculares nos quais estive envolvido tiveram um papel fulcral em complementar a minha formação médica e pessoal. Destaco os anos de experiência enquanto monitor de Anatomia, que me permitiram desenvolver técnicas de comunicação e competências interpessoais que me serão certamente úteis no futuro, sendo que o ensino é uma vertente da arte da medicina que pretendo continuar a desempenhar ao longo da minha carreira profissional. A organização da palestra “Resistência aos Antibióticos”, no âmbito do

(11)

projeto de voluntariado “Educação para a Saúde”, dirigida às funcionárias e encarregadas de educação de um centro social num bairro desfavorecido, foi uma oportunidade de contactar com uma realidade social diferente e de aperceber-me da particular importância das intervenções de sensibilização na promoção da saúde nestas populações. A participação nos rastreios do projeto “MarcaMundos” contribuiu também para a minha familiarização com programas de prevenção de patologias com elevada prevalência na nossa população.

O programa de mobilidade ERAMUS+, constituiu uma experiência marcante a nível pessoal e académico, que me permitiu experienciar um sistema de ensino médico diferente do nosso, com as suas vantagens e desvantagens. O contacto com pessoas de várias culturas e áreas de estudo distintas permitiu-me ainda alargar os meus horizontes enquanto pessoa.

Destaco também o papel da participação nas conferências e palestras que considero oportunidades únicas para expandir os meus conhecimentos médicos, bem como a minha perceção sobre os diferentes rumos disponíveis para a minha futura carreira profissional.

A nível associativista, enquanto membro efetivo do Grémio Académico foi-me possível apurar o meu sentido de responsabilidade e melhorar competências de trabalho em equipa.

Numa nota final, e após ter realizado uma análise retrospetiva a estes seis anos de faculdade, destaco a importância do contacto precoce com a clínica no currículo da Faculdade, que considero ter tido um papel crucial no meu desenvolvimento enquanto futuro profissional de saúde, e que decorreu sem detrimento de um ensino teórico de elevada qualidade. Não obstante, uma sugestão final relativa a este tema seria ponderar a realização da UC de Anatomia em dois semestres, pois considero que bases mais sedimentadas nesta cadeira facilitariam a aprendizagem nos primeiros anos clínicos.

Concluo o presente relatório com a certeza de que todas as vertentes formativas e extracurriculares que mencionei contribuíram de forma inequívoca para a minha formação adequada enquanto futuro profissional de saúde, e termino o curso confiante de que adquiri competências teóricas, práticas e interpessoais que me permitirão exercer a arte da medicina com uma abordagem holística e centrada no doente.

Deixo uma palavra de agradecimento ao meu Orientador do relatório e a todos os que marcaram o meu percurso académico, em particular os meus colegas, professores, tutores e ainda aos doentes.

(12)

Anexos

1. Certificado do curso TEAM (Trauma Evaluation and Management)

(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Os alunos devem estar de pé, manter os pés afastados à largura dos ombros e com os braços em extensão ao longo do corpo, devem dar um passo em frente e flexionar o joelho

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo

Portanto, podemos afirmar que alcançamos o nosso objetivo, pois o resultado do estudo realizado nos forneceu dados importantes para a compreensão daquilo que nos

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente