• Nenhum resultado encontrado

Video

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Video"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)VÍDEO linguagem da imagem em movimento. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(2) conceitos: planos movimentos de câmara ângulos guião storyboard montagem. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(3) Planos. Grande Plano Geral: mostra uma paisagem ou cenário, não tem foco nas personagens. Plano Geral: mostra uma paisagem ou um cenário, localizando as personagens em relação ao ambiente onde se encontram. Plano de conjunto: mostra um grupo de personagens, num enquadramento de corpo inteiro, o foco é nas pessoas e não no cenário. Plano americano: mostra a personagem num enquadramento dos joelhos para cima. Plano médio: mostra a personagem num enquadramento da cintura para cima. Primeiro Plano: mostra a personagem num enquadramento do peito para cima. Grande Plano ou Close Up: mostra o rosto de uma personagem. Plano de Detalhe: mostra em pormenor uma parte do corpo de uma personagem.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(4) Grande Plano Geral. Plano Geral. Plano de Conjunto. Plano Americano. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(5) Plano Médio. Primeiro Plano. Grande Plano (Close Up). Plano de Detalhe. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(6) Movimentos de câmara Os movimentos da câmara podem ter diversas funções ou objetivos, os mais habituais são, acompanhar uma personagem ou objeto em movimento, descrever um espaço, criar a ilusão de movimento num objeto estático. Travelling Deslocação da câmara numa determinada direcção. O travelling pode ser lateral, vertical, para a frente, ou para trás. Para realizar o travelling, normalmente a câmara desloca-se num suporte sobre carris chamado dolly.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(7) Panorâmica Rotação da câmara em torno de um eixo, vertical ou horizontal (sem deslocamento da mesma). Trajetória Movimento composto que combina Travelling e Panorâmica, normalmente efectuado com o auxílio de uma grua.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(8) Ângulos Picado (Plongée) O assunto é filmado de cima para baixo. O principal objetivo deste tipo de ângulo é evidenciar características psicológicas das personagens ou evidenciar situações nas quais essas personagens se encontram. A personagem aparece diminuída em relação ao espectador, o que transmite sensação de inferioridade, submissão, constrangimento ou fragilidade. Contra-picado (Contre-plongée) O assunto é filmado de baixo para cima. Neste tipo de ângulo, como a câmera se situa abaixo do rosto da personagem, esta parece maior pela perspectiva da imagem, o que transmite a sensação de superioridade, paternalismo, força, grandeza ou altivez.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(9) Pontos de vista Ponto de vista objetivo A câmara apresenta a cena “tal como ela é”, é o ponto de vista de um observador externo, o espectador. Ponto de vista subjetivo Uma maneira de filmar, em que a câmara se move acompanhando os movimentos do corpo, como se apresentasse a cena através dos olhos de uma personagem que participa na ação. Nestes casos a câmara não está fixa no tripé e pode transportada ao ombro, por exemplo.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(10) Guião O guião é um documento escrito que descreve em pormenor o conteúdo de um filme, um programa de rádio, televisão, ou uma peça de teatro. No guião para além dos diálogos entre as personagens, são dadas também indicações como o lugar e o tempo onde decorre a cena, os movimentos das personagens, os sons de fundo, o tipo de transição entre os planos, etc.. página do guião do filme “Lincoln”, 2012. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(11) Storyboard O storyboard é um guião visual, uma espécie de banda desenhada que apresenta por imagens todos os planos, assim como indicações técnicas necessárias à filmagem (movimentos, ângulos de câmara, iluminação,...). página do storyboard do filme “Iron Man”, 2008. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(12) Montagem A montagem é a progressão dramática do filme. São funções da montagem: Criação do ritmo Criação do movimento Criação da ideia. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(13) Criação do movimento A montagem cria o movimento, a animação, a aparência de vida. No fundo, cada plano de um filme mostra um aspeto “estático” dos seres e das coisas. É através da sucessão que se recria o movimento e a vida.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(14) Criação do ritmo O ritmo é diferente da noção de movimento. O ritmo nasce da sucessão de planos e da sua duração no tempo ou impacto dramático. O ritmo diz respeito à distribuição, métrica e plástica, dos planos. Os planos curtos e muito curtos criam um ritmo rápido, acelerado, nervoso. Os planos longos criam um ritmo calmo e descontraído. Os planos excessivamente longos criam no espectador um sentimento de espera, de inquietude, de interrogação. Uma mudança brusca de ritmo num filme pode criar um forte efeito de surpresa.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(15) Criação da ideia Este é o papel mais importante da montagem. Consiste em unir elementos diversos, colhidos do real, em diferentes momentos e locais, e dar-lhes uma unidade e um sentido. Segundo as palavras de Balasz, “o realizador não faz mais do que fotografar a realidade, e ao fazê-lo, recorta momentos com um dado significado. As suas fotografias são incontestavelmente a realidade. Mas a montagem dá-lhes um sentido. A montagem não mostra a realidade, mas sim a verdade... ou a mentira.”. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(16) Plano O plano, do ponto de vista da filmagem, é o espaço de tempo entre o momento em que a câmara começa a trabalhar e o momento em que pára de gravar. O plano, do ponto de vista da montagem, é o pedaço de filme que fica entre dois cortes. Cada plano deve conter um elemento que encontra a sua resposta no plano seguinte. A passagem de um plano para outro é normalmente fundamentada no olhar, ou no pensamento, das personagens ou do espectador. Por exemplo, admitindo que num determinado plano aparece uma personagem, o plano seguinte deve mostrar-nos: - aquilo que a personagem está a ver; - aquilo que a personagem pensa (imaginação, memória); - aquilo que a personagem quer ver ou procura; -qualquer coisa ou alguém, que está fora do campo de visão da personagem e da sua memória mas que lhe diz respeito por qualquer razão.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(17) Cena Uma cena é determinada pela unidade de tempo e de lugar. Pode-se fazer uma analogia com uma cena numa pintura ou numa peça de teatro.. Sequência Uma sequência é uma noção especifica da linguagem cinematográfica. É o nome que se dá uma série de planos encadeados e unidos por uma determinada ação.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(18) Software de edição de vídeo digital Windows Movie Maker Apple iMovie Avidemux Sony Vegas Adobe Premiere Final Cut ... Bibliografia e recursos Internet movie script database (guiões de filmes para download) http://www.imsdb.com/. Storyboards de 13 clássicos de Hitchcock http://filmmakeriq.com/2010/11/hitchcocks-storyboards-from-13-classic-films/. Tutorial storyboard http://www.claytowne.com/beats-digging-ditches/storyboard-tutorial-how-to-create-storyboards-for-film-video-and-television/. Tutoriais sobre edição de vídeo http://www.mediacollege.com/video/editing/ http://lifehacker.com/5785558/the-basics-of-video-editing-the-complete-guide. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(19)

Referências

Documentos relacionados

após a administração, a curto prazo, da dose recomendada para o tratamento da ansiedade transitória e dos distúrbios de ansiedade (por exemplo, 0,75 a 4 mg por dia). Certos

Caso o produto não tenha sido totalmente utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro do prazo de validade, será permitida a devolução da embalagem em até 6 meses após o término

Concluiu-se que a cartilagem auricular suína é um material com baixa resistência tênsil e pequena capacidade de deformação à tração, enquanto a tela de polipropileno

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Estratégias (Plano de Ações Prioritárias): estas estratégias estão relacionadas com o crescimento da organização. Os sócios que não estivem dispostos a investir,

A versão mais recente 1.1.1 do MxMC, incluindo informações detalhadas nas notas relativas à versão, estará disponível, em princípio, a partir de quinta-feira,

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de