• Nenhum resultado encontrado

b) se somente as afirmativas I e II forem corretas. c) se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas. d) se somente as afirmativas I e IV forem corretas. e) se somente as afirmativas III e IV forem corretas. Questão 2 - (FGV) AUSTRALIANA MUDA DE G

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "b) se somente as afirmativas I e II forem corretas. c) se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas. d) se somente as afirmativas I e IV forem corretas. e) se somente as afirmativas III e IV forem corretas. Questão 2 - (FGV) AUSTRALIANA MUDA DE G"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Questão 1 - (Mack) Uma mulher casa-se com um homem que apresentou eritroblastose fetal ao nascer. O parto do primeiro filho transcorre normalmente, mas o segundo filho apresenta eritroblastose. A respeito dessa situação, são feitas as seguintes afirmações:

I. Essa mulher é certamente Rh-.

II. A segunda criança é Rh+.

III. O pai das crianças é Rh+.

IV. A primeira criança pode ter provocado a sensibilização da mãe.

Assinale:

a) se todas as afirmativas forem corretas.

b) se somente as afirmativas I e II forem corretas.

c) se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas.

d) se somente as afirmativas I e IV forem corretas.

e) se somente as afirmativas III e IV forem corretas.

Questão 2 - (FGV) AUSTRALIANA MUDA DE GRUPO SANGÜÍNEO APÓS TRANSPLANTE.

A australiana Demi-Lee Brennan, 15, mudou de grupo sangüíneo, O Rh–, e adotou o tipo sangüíneo de seu doador, O Rh+, após ter sido submetida a um transplante de fígado, informou a equipe médica do hospital infantil de Westmead, Sydney. A garota tinha nove anos quando fez o transplante. Nove meses depois, os médicos descobriram que havia mudado de grupo sangüíneo, depois que as células-tronco do novo fígado migraram para sua medula óssea. O fato contribuiu para que seu organismo não rejeitasse o órgão transplantado. (Folha on line, 24.01.2008)

Sobre esse fato, pode-se dizer que a garota

a) não apresentava aglutinogênios anti-A e anti-B em suas hemácias, mas depois do transplante passou a apresentá- los.

b) apresentava aglutininas do sistema ABO em seu plasma sangüíneo, mas depois do transplante deixou de apresentá- las.

c) apresentava o fator Rh, mas não apresentava aglutininas anti-Rh em seu sangue, e depois do transplante passou a apresentá-las.

d) quando adulta, se engravidar de um rapaz de tipo sangüíneo Rh–, poderá gerar uma criança de tipo sangüíneo Rh+.

e) quando adulta, se engravidar de um rapaz de tipo sangüíneo

Rh+, não corre o risco de gerar uma criança com eritroblastose fetal.

Questão 3 - (Mackenzie) O exame para tipagem sangüínea de um casal apresentou o seguinte resultado:

Sabendo que a mulher teve eritroblastose fetal ao nascer e seu pai pertencia ao grupo O, a probabilidade de esse casal ter uma criança AB, Rh+ é de

a) 1/4 b) 1/2 c) 1/8 d) 3/4 e) zero

Questão 4 - (UFPR) Jorge, portador de grupo sangüíneo AB Rh-, e Júlia, que é AB Rh+, têm uma filha, Joana, que aos 3 anos de idade necessita de uma transfusão sangüínea. Os exames laboratoriais por hemaglutinação dão os seguintes resultados:

mistura aglutinação

Em face dos dados apresentados, assinale a alternativa correta.

a) Joana pode ser homozigota para B.

b) Joana não pode ser filha natural de Júlia.

c) Joana não pode receber sangue O Rh-.

d) Jorge não pode ser o pai natural de Joana.

e) Joana pode receber sangue AB

(2)

A probabilidade de 7 x 8, ao se cruzarem, produzirem um animal branco é de

a) 0%. b) 25%. c) 50%. d) 75%. e) 100%.

Questão 6 - (UFSCar) Em relação ao sistema sangüíneo ABO, um garoto, ao se submeter ao exame sorológico, revelou ausência de aglutininas. Seus pais apresentaram grupos sangüíneos diferentes e cada um apresentou apenas uma aglutinina. Os prováveis genótipos dos pais do menino são

a) IBi - ii. b) IAi - ii. c) IAIB - IAi. d) IAIB - IAIA. e) IAi – IBi.

Questão 7 - (Fuvest) Lúcia e João são do tipo sangüíneo Rh positivo e seus irmãos, Pedro e Marina, são do tipo Rh negativo. Quais dos quatro irmãos podem vir a ter filhos com eritroblastose fetal?

a) Marina e Pedro.

b) Lúcia e João.

c) Lúcia e Marina.

d) Pedro e João.

e) João e Marina.

Questão 8 - (VUNESP) Observe as figuras.

No caso específico dos pacientes que ilustram os cartazes, ambos usuários de banco de sangue, pode-se dizer que Rafael pode receber sangue de doadores de

a) quatro diferentes tipos sangüíneos, enquanto que o sr. Roberto pode receber sangue de doadores de dois diferentes tipos sangüíneos.

b) dois diferentes tipos sangüíneos, enquanto que o sr. Roberto pode receber sangue de doadores de quatro diferentes tipos sangüíneos.

c) dois diferentes tipos sangüíneos, assim como o sr. Roberto. Contudo, os dois tipos sangüíneos dos doadores para o sr. Roberto diferem dos tipos sangüíneos dos doadores para Rafael.

d) dois diferentes tipos sangüíneos, assim como o sr. Roberto. Contudo, um dos tipos sangüíneos dos doadores para o sr. Roberto difere de um dos tipos sangüíneos dos doadores para Rafael.

e) um único tipo sangüíneo, assim como o sr. Roberto. O doador de sangue para Rafael difere em tipo sangüíneo do doador para o sr. Roberto.

Questão 9 - (Fatec) Considere os seguintes dados: menino de tipo sangüíneo A, Rh- ; mãe de tipo sangüíneo B, Rh- ;pai sem aglutininas do sistema ABO no sangue, mas possuidor do antígeno Rh. A probabilidade de os pais desse menino terem mais um filho com o mesmo fenótipo de seu irmão, levando em conta o sexo, o grupo sangüíneo e o fator Rh é de

a) 1/16 b) 1/12 c) 1/8 d) 1/4 e) 1/2

Questão 10 - (UFSC) Considere um gene que apresenta 3 alelos, aqui denominados alfa, beta e gama. Considere que os alelos alfa e beta são co-dominantes e gama é recessivo em relação a ambos. Tal gene deve determinar:

a) três fenótipos, correspondentes a cinco genótipos.

b) três fenótipos, cada um correspondente a um genótipo.

c) quatro fenótipos, cada um correspondente a dois genótipos.

d) seis fenótipos, correspondentes a quatro genótipos.

e) quatro fenótipos, correspondentes a seis genótipos.

(3)

de uma criança que não poderia ter sido gerada por este casal?

a) A/Rh+/NN

b) A/Rh-/MN

c) AB/Rh-/MN

d) O/Rh+/MN

e) O/Rh-/MN

Questão 12 - (Mack)

Considere o heredograma acima, que mostra a tipagem ABO e Rh dos indivíduos. Sabendo que o casal 5 × 6 já perdeu uma criança com eritroblastose fetal, a probabilidade de nascer uma menina do tipo O, Rh+ é de:

a)1/16 b)1/8 c)1/2 d)1/4 e)1/3

Questão 13 – (UEL) Os tipos sanguíneos do sistema ABO de três casais e três crianças são mostrados a seguir.

CASAIS CRIANÇAS I. AB X AB a. A

II. B x B b. O

III. A X O c. AB

Sabendo-se que cada criança é filha de um dos casais, a alternativa que associa corretamente cada casal a seu filho é:

a) I-a; II-b; III-c;

b) I-a; II-c; III-b;

c) I-b; II-a; III-c;

d) I-c; II-a; III-b;

e) I-c; II-b; III-a

Questão 14 - (FUVEST) Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 3 litros tipo A, 8 litros tipo B e 2 litros tipo O.

Para transfusões em indivíduos dos tipos O, A, B e AB estão disponíveis, respectivamente:

a) 2, 5, 10 e 18 litros;

b) 2, 3, 5 e 8 litros;

c) 2, 3, 8 e 16 litros;

d) 18, 8, 13 e 5 litros;

e) 7, 5, 10 e 11 litros.

Questão 15 - (MACK) Um indivíduo de tipo sangüíneo O, Rh-, filho de pais tipo sangüíneo A, Rh+, pretende se casar com uma jovem de tipo sangüíneo A, Rh-, filha de pai de tipo sangüíneo O, Rh- e mãe AB, Rh+. A probabilidade de o casal ter filhos com o mesmo fenótipo do pai será:

a) 1/4

b) 1/2

c) 1/3

d) 1/8

e) 1/16

Questão 16 - Uma mulher que nunca recebeu transfusão sangüínea teve três filhos. O primeiro e o terceiro nasceram normais e o segundo, com eritroblastose fetal. Quais são os fenótipos e os genótipos para o fator Rh dos indivíduos acima citados?

Questão 17 - Considere as informações a seguir para responder a questão abaixo:

A relação de dominância entre os alelos múltiplos de um dos genes que condicionam a cor da pelagem de coelhos é: C (aguti) > cch (chinchila) > ch (himalaia) > c (albino).

O cruzamento de coelhos agutis homozigóticos com coelhos albinos produzirá descendência constituída por

a) 100% de coelhos agutis.

b) 75% de coelhos agutis e 25% de albinos.

(4)

d) 25% de coelhos agutis, 25% de chinchilas, 25% de himalaias e 25% de albinos.

e) 100% de coelhos albinos

Questão 18 - Uma caixa de coelhos continha uma fêmea himalaia, um macho albino e um macho chinchila. A fêmea teve oito descendentes: dois himalaios, quatro chinchilas e dois albinos. Desde que todos os filhos tenham o mesmo pai, responda: qual coelho foi o pai e quais eram os genótipos da fêmea, dos machos e dos descendentes? Considere que trata-se de uma situação de alelos múltiplos, com a seguinte dominância: aguti > chinchila > himalaio > albino.

Questão 19 - Um exemplo clássico de alelos múltiplos é o sistema de grupos sangüíneos humano, em que o alelo I A, que

codifica para o antígeno A, é codominante sobre o alelo I B, que

codifica para o antígeno B. Ambos os alelos são dominantes sobre o alelo i, que não codifica para qualquer antígeno. Dois tipos de soros, anti-A e anti-B, são necessários para a identificação dos quatro grupos sangüíneos: A, B, AB e O.

a) Complete a tabela abaixo com os genótipos e as reações antigênicas (represente com os sinais + e –) dos grupos sangüíneos indicados.

b) Embora 3 alelos distintos determinem os grupos sangüíneos ABO humanos, por que cada indivíduo é portador de somente dois alelos?

(

Questão 20 – (FMTM) Um casal, Rodrigo e Clara, fez um teste para descobrir qual o tipo sanguíneo de cada um deles.

Gotas de sangue foram misturadas com soros anti-A e anti-B, e o resultado se apresentou conforme esquema.

a) A qual tipo sanguíneo pertencem Rodrigo e Clara, respectivamente?

b) Sabe-se que o sangue de Rodrigo não é compatível com o sanguede Clara, inviabilizando uma transfusão. Explique por que Rodrigo não poderia receber sangue de Clara em um caso de transfusão.Explique por que um indivíduo do grupo O (doador universal)poderia doar sangue para Rodrigo

Questão 21 - (VUNESP) Um casal com grupo sanguíneo B tem um filho que sofreu um acidente e não pôde receber sangue de seus pais, devido à incompatibilidade sanguínea.

a)Qual o grupo sanguíneo do menino?

b)Por que a transfusão foi considerada incompatível?

(5)

Baseado nesses dados, é correto afirmar que existem, ao todo,

a) 163 doadores para indivíduos do grupo A.

b) 78 doadores pertencentes ao grupo O.

c) 75 doadores para indivíduos do grupo B.

d) 180 doadores para indivíduos do grupo AB.

e) 216 doadores para indivíduos do grupo O.

Questão 23 - ( FUVEST) A reação de aglutinação que ocorre em casos de transfusão onde o sangue do doador

e o sangue do receptor são incompatíveis, deve-se, basicamente, aos grupos sanguíneos do sistemaABO. A aglutinação é consequência da reação entre:

a) antígenos no plasma do receptor e anticorpos nas hemácias do doador.

b) antígenos nos linfócitos do receptor e anticorpos nas hemácias do doador.

c) anticorpos no plasma do receptor e antígenos nas hemácias do doador.

d) anticorpos nas hemácias do doador e antígenos nos linfócitos do receptor.

e) anticorpos nos leucócitos do doador e antígenos no plasma do receptor.

Questão 24 - ( PUC-SP) Um casal apresenta aglutinogênios (antígenos) A e Rh em suas hemácias e tem um filho “doador universal”. Esse casal

a) pertence ao grupo sanguíneo B e é Rh positivo.

b) pertence ao grupo sanguíneo B e é Rh negativo.

c) é homozigoto recessivo para o sistema sanguíneo ABO e para o fator Rh.

d) é heterozigoto para o sistema sanguíneo ABO e homozigoto recessivo para o fator Rh.

e)é heterozigoto para o sistema sanguíneo ABO e para o fator Rh.

Questão 25 – (UEL) O pronto-socorro de um hospital

recebeu dois pacientes necessitando de transfusão de sangue. O paciente I possui os dois tipos de aglutininas no plasma, enquanto o paciente II possui apenas um tipo de aglutinogênio nas hemácias e apenas aglutinina anti-B no plasma. No banco de sangue do hospital havia 3 litros do grupo AB, 6 litros do grupo A, 2 litros do grupo B e 8 litros do grupo O. Quantos litros de sangue estavam disponíveis para os pacientes I e II,

respectivamente?

a) 3 e 2 b) 6 e 2 c) 8 e 14 d) 11 e 18 e) 19 e 10

Gabarito

1 – A

2 – E

3 – C

4 – A

5 – B

6 – E

7 – E

8 – A

9 – A

10 – E

11 – A

12 – B

13 – E

14 – A

15 – B

16 –

Mãe – Genótipo – rr / Fenótipo –

Rh-1o Filho – Genótipo – Rr / Fenótipo – Rh+

2o Filho – Genótipo – Rr / Fenótipo – Rh+

3o

Filho – Genótipo – rr / Fenótipo –

Rh-17 – A

(6)

Fêmea himalaia de genótipo Ch Ca

Descendentes: (chinchila) C chCh, (chinchila) C chCa, (himalaio)

ChCa e (albino) CaCa

19 -

a)

+ + Ia Ib

- - ii

b) Pelo fato de que cada indivíduo da espécie humana apresenta

apenas dois cromossomos homólogos de cada tipo. Como cada

gene se localiza apenas em um cromossomo, e como todos os

cromossomos estão em dose dupla (homólogos), logo todos os

genes apresentam-se apenas com dois representantes.

20 -

a) Rodrigo pertence ao tipo A e Clara ao tipo B

b) O plasma de Rodrigo apresenta aglutininas anti-B, que

provocariam a aglutinação das hemácias de Clara, portadora do

aglutinogênio B. Um indivíduo do tipo O poderia doar sangue a

Rodrigo porque as hemácias de O não possuem aglutinogênios.

21 -

a) Grupo O, uma vez que para pais iguais terem filho diferente, a

única explicação possível seria deles serem heterozigotos. Havia

duas possibilidades de heterozigose: I bIa ou I bi. Como no

primeiro caso teríamos indivíduos com o tipo sanguíneo AB e

não B, descartamos essa possibilidade. Assim, o filho só poderia

ser do tipo O.

b) A incompatibilidade se deve ao fato de que o filho, por ser do

tipo sanguíneo O, apresenta em seu plasma os anticorpos anti-A

e anti-B, o que causaria aglutinação caso um dos pais doassem

sangue do tipo B (com antígeno B) para o filho.

22 – A

23 – C

24 – E

Referências

Documentos relacionados

A)se nenhuma afirmativa estiver correta. D)se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. E)se todas as afirmativas estiverem corretas. O Código de Processo Penal

Em razão do acima exposto e considerando ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação

O Curso possui NDE (Núcleo Docente Estruturante) responsável pela formulação do projeto pedagógico do curso, sua implementação e desenvolvimento, com titulação em

- “Initiating structure”: padrão de comportamento do líder que enfatiza o desempenho no trabalho para conseguir atingir os resultados de produção.. - atribuição de

A sociedade poderá entrar imediatamente em actividade, pelo que a gerência poderá praticar em seu nome quaisquer actos e negócios no âmbito do objecto social e fica, desde

– Independência lógica: flexibilidade para alterar o esquema conceitual sem mexer nos esquemas externos ou nos programas de aplicação. – Independência física:flexibilidade

Durante o período de janeiro de 2012 até dezembro de 2016, foram notificadas 133.958 internações por condições sensíveis à atenção primária à saúde nos serviços públicos

Na verdade, isso é tão importante que há todo um conjunto de habilidades na Terapia Dialética Comportamental (DBT) dedicado a isso mesmo: cuidar do nosso corpo para que possamos