• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS

UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

GLEYCIELLE ALMEIDA MARQUES DA SILVA

QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ

DO RIO CLARO/MT

(2)

GLEYCIELLE ALMEIDA MARQUES DA SILVA

QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ

DO RIO CLARO/MT

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Tangará da Serra, como parte dos requisitos para obtenção do grau do Título de Bacharel em Enfermagem, sob a orientação da Professora Enfermeira Fernanda Luiza de Mattos Silvestre.

(3)

Silva, Gleycielle Almeida Marques da.

S586q Qualidade de vida dos idosos do município de São José do Rio Claro-MT / Gleycielle Almeida Marques da Silva. – Tangará da Serra, 2010.

48 f. ; 30 cm.

Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra.

Orientador: Fernanda Luiza de Mattos Silvestre

(4)

GLEYCIELLE ALMEIDA MARQUES DA SILVA

QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ

DO RIO CLARO/MT

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, para obtenção do título de Bacharelado em Enfermagem, sob orientação da

Professora Enfermeira Fernanda Luiza de Mattos Silvestre.

BANCA EXAMINADORA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

___________________________________________________________________________ Enfª Fernanda Luiza de Mattos Silvestre

(Orientadora)

___________________________________________________________________________ Ms Ana Lúcia Andruchak

(Professora da Disciplina de TCC)

___________________________________________________________________________ Cristiane Ferreira Lopes de Araújo

(Professora Convidada)

(5)

O agir de Deus é lindo na vida de quem é fiel, no começo tem provas amargas, mas no fim tem um sabor de mel.

(6)

DEDICATÓRIA

Dedico ao meu Deus, Criador dos Céus e da Terra, a Jesus Cristo meu Salvador e melhor Amigo e ao Espírito Santo por me guiar em caminhos retos, me capacitar a cada dia. A Eles que através da sua bondade e compaixão pela minha vida, me fez superar as dificuldades encontradas no caminho, conseguindo mais uma conquista ao concluir este trabalho, acrescentando, assim, ainda mais a minha determinação em Servi-los de todo o meu coração.

Um amor incondicional ao meu pai e a minha mãe, pelo apoio e incentivo que sempre me deram, e em especial a minha mãe que sofreu e sorriu junto comigo durante a minha vida acadêmica e a concretização deste trabalho, a ela dedico de todo meu coração, pela grande amiga que sempre foi e será para mim, um amor e uma amizade verdadeira, por me ajudar em oração quando sempre necessitava.

Ao meu digníssimo esposo, que a partir do momento que começou a fazer parte de minha vida, me tornei uma pessoa mais feliz, por ter acompanhado nesse processo de formação.

(7)

AGRADECIMENTOS

Antes de todos, sou grata a Deus, Criador dos Céus e da Terra, que foi e será sempre meu maior porto seguro, a ajuda Dele eu tive forças para chegar ao final dessa pequena jornada, me dando toda coragem que eu precisava para enfrentar os meus limites, não me deixou faltar forças para ir até o final e quebrar as barreiras. A Jesus Cristo meu Salvador e melhor Amigo e ao Espírito Santo por me guiar em caminhos retos, me capacitar a cada dia. A Eles que através da sua bondade e compaixão pela minha vida, me fez superar as dificuldades encontradas no caminho, conseguindo mais uma conquista ao concluir este trabalho, acrescentando, assim, ainda mais a minha determinação em Servi-los de todo o meu coração.

(8)

comemorássemos essa vitória. Obrigada novamente mamãe. Essa conquista é tua também. Eu amo a senhora muito.

Ao meu digníssimo esposo, que a partir do momento que começou a fazer parte da minha vida, me tornei uma pessoa mais feliz, por ter acompanhado nesse processo de formação, por ter me ajudado e incentivado no momento em que pensei em desistir, pois achava que não conseguiria prosseguir, obrigada meu amor por tudo o que você transformou na minha vida. Obrigada pelo teu carinho, tua alegria, tua atenção, tua vibração com as minhas conquistas e teu ombro em cada momento difícil que você ajudou a atravessar. Sem você, essa conquista não teria o mesmo gosto. Obrigada meu amor quero dizer que te amo “PAPEMPI” amor maior dos amores do mundo.

Agradeço aos meus irmãos Gleidson, Geizeane, Greiciane e Rodrigo, a eles e suas famílias, que me ajudaram de forma direta ou indiretamente, por ter orado em meu favor, por ter ouvido as minhas dificuldades e ter me dado conselhos sábios, pelo apoio e incentivo quando pensei em inúmeras vezes em desistir, mas para glória do Senhor Jesus Cristo estou mais próxima do que nunca na realização desse sonho.

Agradeço ao Pr Edvaldo e Ir Zildene por ter orientado em como caminhar na minha vida cristã, na minha formação acadêmica, em como proceder em cada situação que para mim não vinha solução, sou grata a Deus pelas vossas vidas.

A minha orientadora Fernanda, obrigada por ajudar na execução dessa pesquisa, por mostrar os caminhos quando eu me perdia. Obrigada por ter contribuído com essa minha conquista. Por contribuir com tantos ensinamentos, tanto conhecimento, tantas palavras de força e ajuda. Carrego tudo isso comigo juntamente com seu exemplo de profissionalismo.

Para que fosse realizada a concretização deste curso de Enfermagem, agradeço às inúmeras pessoas que foram incentivadoras neste processo e seus ensinamentos serão a partir de agora essenciais em minha caminhada pessoal e profissional.

Agradeço as dezenas de professores graduados, mestres e doutores que a mim repassaram seus conhecimentos, fazendo que meu desenvolvimento fosse o melhor possível.

Aos muitos colegas e amigos que conheci, sei que vossas amizades irão permanecer até mesmo fora da Universidade, a estes que compartilharam comigo muitos momentos de alegria, tristeza, muitos sorrisos, e algumas vezes lágrimas e até mesmo seus conhecimentos.

(9)

A todos aqueles que de alguma forma contribuíram ou torceram pela concretização desta pesquisa.

(10)

RESUMO

QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO CLARO - MT.

Atualmente, o número de pessoas de faixa etária acima de 60 anos cresce significativamente no Brasil, faz-se necessário maiores estudos e pesquisas, que possibilitem a viabilização de recursos que proporcione a esta população, cuidados e atitudes mais saudáveis. Os idosos mesmo com a aposentadoria nem sempre estão disponíveis para usufruir seu tempo livre, tornando-se sedentários, levando-os com grande freqüência, a situações depressivas e sensação de solidão, provocando freqüentemente crises emocionais. Faz necessário uma intervenção educativa, no aproveitamento desse tempo, com práticas de lazer permitindo ao idoso uma conscientização do valor e da importância do uso do tempo livre que dispõe. As alterações que ocorrem no envelhecimento podem ser minimizadas por uma alimentação e convívio social saudáveis, além da prática regular da atividade física. Este estudo de natureza qualitativa tem como objetivo identificar como o indivíduo idoso conceitua o lazer, mostrando como eles ocupam seu tempo livre, e identificar ações que possam subsidiar novas práticas junto às pessoas da terceira idade no município de São José do Rio Claro/MT, tendo como exemplo o Projeto Conviver e o Projeto da Academia da Terceira Idade.

(11)

ABSTRACT

QUALITY OF LIFE OF ELDERLY IN THE CITY OF SAO JOSE DO RIO CLARO - MT

Currently, the number of people aged over 60 years grown significantly in Brazil, it is necessary to further study and research, which would allow a resource to provide to this population, care and healthier attitudes. Even the elderly with retirement are not always available to enjoy your free time, becoming sedentary, leading them with great frequency, depressing situations and feelings of loneliness, often causing emotional crises. An educational intervention is needed, taking advantage of this time, with leisure-time allowing the elderly an awareness of the value and importance of the use of free time you have. The changes that occur during aging may be minimized by eating a healthy social life and, besides the regular practice of physical activity. This qualitative study aims to identify how the individual appraises the old play, showing how they occupy their free time, and identify actions that can support new practices to the elderly people in São José do Rio Claro / MT taking as an example Living Project and the Project of the Academy of the Third Age.

(12)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...12

CAPÍTULO I...16

1. TERCEIRA IDADE.......16

1.1.POPULAÇÃO IDOSA E SEUS DIREITOS...16

1.2. ATIVIDADE FÍSICA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO...18

1.3. LAZER NA TERCEIRA IDADE...21

1.4. PROJETO CONVIVER...22

CAPÍTULO II...25

2. METODOLOGIA......25

2.1. COLETA DE DADOS...25

2.2.ASPECTOS ÉTICOS...26

2.3. LOCAL...27

2.4. POPULAÇÃO...28

CAPÍTULO III...29

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES...29

3.1. IDADE...29

3.2. HÁ QUANTO TEMPO PARTICIPA DO PROJETO...29

3.3.O QUE MUDOU DEPOIS QUE COMEÇOU A PARTICIPAR DO PROJETO...30

3.4. COMO O (A) SENHOR (A) TEM AVALIADO ESSE PROJETO...31

3.5. O QUE TEM QUE SER MUDADO OU ACRESCENTADO...32

3.6.ESSA ACADEMIA QUE TEM NA CIDADE O(A) SENHOR(A) COSTUMA FREQUENTAR...32

3.7. O QUE O(A) SENHOR(A) ACHA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO CLARO/MT, TEM A OFERECER PARA O LAZER DOS IDOSOS...33

(13)

CONSIDERAÇÕES FINAIS...37

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...39

APÊNDICE...42

ENTREVISTAS / QUESTIONÁRIOS...43

QUESTIONÁRIO DA ENTREVISTA COM OS IDOSOS...42

ENTREVISTA COM A COORDENADORA DO PROJETO CONVIVER...44

Referências

Documentos relacionados

Considerando que o processo de entrada de novos contribuidores em projetos de software livre é uma atividade fundamental para a manutenção e evolução de software (STEINMACHER et

CARLA DUPRAT CAROLA MATARAZZO CELSO ATHAYDE JOSÉ MEDINA PESTANA PEDRO HALLAL SIDNEY KLAJNER JÉRSON NASCIMENTO JR SAÚDE SOCIAL CIÊNCIA SAÚDE PÚBLICA ATUAÇÃO EMERGENCIAL

Para comprovação dos diagnósticos relacionados à região de frequência natural foram realizados testes em campo de rampa de subida e descida de rotação, onde pode ser observado

Os resultados obtidos pela análise dos fatores preditores das dimensões dos pro- blemas emocionais e comportamentais estiveram também de acordo com a literatura, bem como com

Atualmente apenas a bacia hidrográfica Jauquara encontra-se com índice pouco degradado, as outras bacias foram classificadas em estado regular, resultado da intensificação da

Neste artigo apresentamos uma experiência didática que visa a introduzir o conceito de curva de nível para alunos com deficiência visual, por meio da manipulação e observação

Freie muito levemente e você não irá reduzir a velocidade do kart o suficiente para fazer a curva; freie muito forte e você travará os freios, rodando na pista.. A última razão

As demonstrações financeiras da Sociedade em 31 de dezembro de 2014 foram aprovadas pelo Conselho de Administração em 11 de fevereiro de 2015. O Conselho de Administração entende