• Nenhum resultado encontrado

Insônia e doença cardiovascular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Insônia e doença cardiovascular"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

clínica médica

Marcadores inflamatórios e risco aumentado de cardiopatias

Resumo

Estima-se que aproximadamente um quarto dos adultos apresente queixas rela-cionadas ao sono: dificuldades para iniciar ou manter o sono, despertar precoce, so-nolência diurna, pesadelos, terror noturno, entre outras. A maioria dos adultos jovens dorme de sete a oito horas por noite, mas a quantidade de sono oscila ao longo da vida, com tendência à diminuição das horas na medida em que se envelhece.

J

erson

L

aks

Professor associado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ.

L

eonardo

L

essa

T

eLLes

Médico do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ

Unitermos:

Insônia; doença cardiovascular; cardiopatias.

Keywords:

Insomnia; cardiovascular disease; heart disease.

Introdução

A avaliação sistemática dos indivíduos com queixas proeminentes de distúrbios do sono in-clui: a determinação do tipo específico de quei-xa relativa ao sono e a consideração de transtor-nos mentais concomitantes, condições clínicas gerais e uso de substâncias (inclusive medica-mentos), possivelmente responsáveis pelo dis-túrbio. Quando não há uma etiologia específica envolvida na alteração do sono, o transtorno é considerado primário.

Cinco estágios de sono distintos podem ser medidos pela polissonografia, utilizando pa-drões característicos do eletroencefalograma (EEG): sono de movimentos oculares rápidos (REM) e quatro estágios de sono de movimentos oculares não rápidos (NREM) (estágios 1, 2, 3 e 4). O estágio 1 do sono NREM representa uma transição da vigília para o sono e ocupa cerca de 5% do tempo gasto dormindo em adultos saudáveis. O estágio 2, caracterizado por for-matos específicos de ondas no EEG (fusos de sono e complexos K), ocupa cerca de 50% do

Summary

It is estimated that about a quarter of adults present sleep complaints such as: difficulty to sleep through the night, early-morning awakening, somnolency all day long, nightmares, night terrors, among others symptoms. Most young adults sleep 7 to 8 hours per night, but the sleep amount oscillates lifelong trending towards hours reduction as pe-ople grow older.

tempo de sono. Os estágios 3 e 4 (também co-nhecidos como sono de ondas lentas) estão nos níveis mais profundos de sono e ocupam cer-ca de 10%-20% do tempo gasto dormindo. O sono REM, durante o qual ocorre a maior parte de sonhos típicos, na forma de estórias, ocupa cerca de 20%-25% do sono total.

Esses estágios têm uma organização tem-poral característica ao longo da noite. Os es-tágios NREM 3 e 4 ocorrem da primeira terça parte à metade da noite e sua duração au-menta em resposta à privação do sono. O sono REM ocorre em ciclos durante a noite, alternando-se com sono NREM a cada 80- -100 minutos, aproximadamente. A duração dos períodos de sono REM aumenta pela manhã.

O sono humano também varia caracteristica-mente ao longo da vida. Após relativa estabili-dade, com grandes quantidades de sono de on-das lentas na infância e início da adolescência, a continuidade e a profundidade deterioram-se durante a idade adulta. Este declínio é refletido por maior vigília e sono no estágio 1 e redução

(2)

Pontos-chave:

> A insônia é a percepção subjetiva de insatisfação na quantidade ou qualidade do sono; > Trata-se de um sintoma que engloba queixas como dificuldade para iniciar ou manter o sono, despertar precoce e incapacidade de voltar a dormir;

> Ela compromete o alerta diurno e as funções cognitivas, causando alterações de humor e declínio da qualidade de vida.

nos estágios 3 e 4. Em vista disso, a idade deve ser considerada no diagnóstico dos transtornos do sono.

A arquitetura do sono refere-se à quan-tidade e à distribuição de estágios específi-cos. Algumas formas de medições incluem: as quantidades absolutas de sono REM e de cada estágio de sono NREM (em minutos), a quantidade relativa de sono REM e dos está-gios de sono NREM (expressada como uma porcentagem do tempo de sono total) e a latência entre o início do sono e o primeiro sono REM (latência REM).

Os transtornos primários do sono su-postamente decorrem de anormalidades endógenas nos mecanismos de geração ou nos horários de sono/vigília, e frequen-temente são complicados por fatores de condicionamento. Esses transtornos, por sua vez, são subdivididos em dissonias (ca-racterizadas por anormalidades na quanti-dade, na qualidade ou no tempo de sono) e parassonias (caracterizadas por eventos comportamentais ou fisiológicos anormais, que ocorrem em associação ao sono, aos estágios específicos do sono ou às transi-ções de sono/vigília).

O DSM-IV-TR classifica estes grupos dentro dos transtornos primários do sono, e apresenta ainda os transtornos secundários a outras con-dições (Tabela 1).

Insônia

A insônia é a percepção subjetiva de in-satisfação na quantidade ou qualidade do sono. Trata-se de um sintoma que engloba queixas como dificuldade para iniciar ou manter o sono, despertar precoce e incapa-cidade de voltar a dormir, além de sono não reparador. Ela compromete o alerta diurno e as funções cognitivas, causando alterações de humor e declínio da qualidade de vida.

Trata-se de uma condição predominante na prática clínica, visto que aproximadamente 10% da população apresentam insônia crônica, e este percentil atinge cerca de 35% nas formas agudas e transitórias. Os fatores de risco para insônia incluem: sexo feminino, envelhecimen-to, presença de condições clínicas e psiquiátri-cas diversas, aposentadoria, ciclo sono/vigília irregular e trabalho em turnos alternados.

As insônias podem ser classificadas se-gundo alguns parâmetros, conforme especi-ficado na Tabela 2.

TABELA 1: Classificação dos transtornos de sono do DSM-IV-TR

Transtorno primário

do sono Dissonias Insônia primária Hipersonia primária Narcolepsia

Transtorno do sono relacionado à respiração Transtorno no ritmo circadiano do sono Transtorno de pesadelo

Transtorno de terror noturno Transtorno de sonambulismo Dissonia sem outra especificação Parassonias

Transtorno do sono relacionado

a outro transtorno mental Insônia relacionada a outro transtorno mental Hipersonia relacionada a outro transtorno mental Transtorno do sono devido à

condição clínica geral

Transtorno do sono induzido por substâncias

(3)

A maior limitação encontrada nos estudos

esbarra na dificuldade em dimensionar a interferência de outras variáveis na doença cardiovascular, como o uso de medicação psicotrópica e o diagnóstico de depressão. Em relação à depressão, como ela é um dos principais transtornos psiquiátricos

que provocam insônia, o diagnóstico e o tratamento precisos são indispensáveis para

dimensionar a relação entre insônia e doença

cardiovascular

A delimitação temporal da insônia é fundamental na anamnese do paciente com essa queixa. Quando o sintoma ocor-re em período menor que quatro semanas, trata-se de insônia aguda ou transitória. É um fenômeno bastante comum, mui-tas vezes desencadeado por estressores vitais, categoria que engloba uma ampla gama de situações, como luto, doenças ou preocupações excessivas, entre outras. A insônia pode também acompanhar cir-cunstâncias de intensa expectativa, exci-tação e alterações no horário de dormir (por exemplo, mudanças de fuso horário), ou ainda decorrer de outro sintoma, como dor, diarreia, prurido, tosse, etc.

As insônias crônicas apresentam curso cronológico superior a quatro semanas e, neste caso, os fatores precipitantes são de pequena relevância. A avaliação deste tipo de insônia é mais complexa e, no geral, há evidências de condições perpetuantes e envolvimento de múltiplos fatores na ori-gem do sintoma, habitualmente condições psiquiátricas ou clínicas e abuso de subs-tâncias psicoativas.

A presença de condições clínicas gerais deve ser investigada com extremo cuida-do e as cardiopatias estão entre os grupos de patologias relacionadas à insônia. No texto serão analisadas as relações entre sono e sistema cardiovascular, consideran-do interferências mútuas e estratégias de abordagem clínica.

Insônia e doença cardiovascular

Em 1999, Schwartz et al. (9) publica-ram uma revisão sistemática da associação entre insônia e doença∕mortalidade car-diovascular. Dez estudos foram incluídos nessa revisão e em quatro deles o risco de

doença cardiovascular em indivíduos com dificuldade para iniciar o sono oscilou en-tre 1,5-3,9, considerando a interferência de fatores como idade e doença coronariana. Esse achado foi comparável ao risco ofe-recido por outras condições reconhecida-mente associadas à doença cardiovascular, como tabagismo, hipertensão, obesidade e diabetes.

Entretanto, a maior limitação encontra-da nos estudos esbarra na dificulencontra-dade em dimensionar a interferência de outras variá-veis na doença cardiovascular, como o uso de medicação psicotrópica e o diagnósti-co de depressão. Em relação à depressão, como ela é um dos principais transtornos psiquiátricos que provocam insônia, o diagnóstico e o tratamento precisos são indispensáveis para dimensionar a relação entre insônia e doença cardiovascular.

Dois grandes estudos longitudinais com amostras populacionais revelaram as-sociação entre problemas relacionados ao sono e à mortalidade cardiovascular, pelo menos nos homens. No primeiro, Nilsson

et al. (10) avaliaram mais de 33 mil

parti-cipantes, com acompanhamento médio de 17 anos de follow-up para os homens e de 12 anos para as mulheres. No total, 1.902 homens e 397 mulheres morreram durante o período do estudo, sendo 727 homens e 85 mulheres devido à doença cardiovas-cular.

Depois de ajustes para idade e fatores de risco cardiovascular (tabagismo, hiper-tensão e obesidade), a insônia referida pelos participantes foi positivamente asso-ciada à mortalidade cardiovascular, parti-cularmente nos homens. Entretanto, a de-pressão não foi sistematicamente controla-da na investigação de larga escala, devido

TABELA 2: Classificação da insônia

Duração Forma de apresentação Gravidade

Aguda Inicial Leve: frequente, mas com mínimo comprometimento da qualidade de vida

Crônica Intermediária Moderada: frequência diária, com comprometimento moderado da qualidade de vida e presença de sintomas, como irritabilidade, ansiedade e fadiga Terminal Grave: frequência diária, com importante impacto na

(4)

à ausência de escalas de avaliação para a doença. Além disso, o uso de medicação hipnótica e o diabetes não foram incluídos como covariáveis na análise.

Mallon et al. (11) encontraram associa-ção entre dificuldade referida em iniciar o sono e mortalidade cardiovascular (restrita à mortalidade por doença coronariana), em estudo com 12 anos de follow-up. Nele fo-ram investigados 1.870 pacientes com ida-de média entre 45-65 anos. Durante esse período morreram 165 homens (18,2%) e 101 mulheres (10,5%). Foram consideradas as variáveis: idade, tabagismo, hipertensão, obesidade, estado marital, condições de moradia, doenças cardíacas, respiratórias, gastrointestinais e urogenitais, e depressão. A dificuldade em iniciar o sono foi relacio-nada à mortalidade cardiovascular nos ho-mens, mas não nas mulheres. Vale ressaltar que o diagnóstico de depressão foi anali-sado por um único item de questionário, reduzindo a validade desta variável, e que não foi avaliado o uso de comprimidos para dormir.

Apesar de estes estudos sugerirem que existe uma associação entre insônia e doença∕mortalidade cardiovascular, os resultados apresentados são discutíveis e estudos mais acurados serão necessários para dimensionar melhor a relação entre as duas entidades.

Em outro estudo de grande amostra-gem, Kripke et al. investigaram impacto da duração referida do sono, insônia e uso de medicação para dormir na mortalidade por todas as causas, com follow-up de seis anos. Na análise foram aplicadas 29 cova-riáveis ao modelo estatístico, incluindo fa-tores de risco cardiovascular e demográfi-co, hábitos e uso de medicação. A depres-são, entretanto, não foi investigada. Esse estudo identificou um aumento do risco em mais de 10% para doenças cardiovas-culares em indivíduos com padrão de sono muito curto (quatro horas ou menos), mas também em pacientes com história de sono prolongado (10 horas ou mais, por noite). No entanto, queixas subjetivas de insônia não foram associadas ao aumento da mor-talidade por fatores cardiovasculares.

Além das limitações metodológicas apresentadas pela maioria dos estudos,

em recente meta-análise de coortes, Sofi

et al. (12) demonstraram risco relativo de

morte por doença cardiovascular em indi-víduos com insônia igual a 1,45 (IC 95%: 1,29-1,62). Esse achado reforça a tese de que a insônia está fortemente relacionada a risco elevado de doença cardiovascu-lar, especialmente hipertensão arterial e infarto.

A relação entre sono e doença cardio-vascular também pode ser observada pe-las alterações que o funcionamento car-diovascular determina na arquitetura e na qualidade do sono. Mais recentemente, o estudo da apneia obstrutiva do sono tem trazido conhecimentos fisiopatológicos que permitem o melhor entendimento da conexão entre essas duas variáveis. A síndrome da apneia obstrutiva do sono é uma entidade muito prevalente e ainda pouco diagnosticada entre os pacientes com cardiopatias. Caracteriza-se por epi-sódios recorrentes de cessação do fluxo aéreo decorrente do colapso inspiratório das vias aéreas durante o sono, seguida de queda da saturação arterial de oxigê-nio. As alterações hemodinâmicas e meta-bólicas causadas por esse fenômeno, que ocorre centenas de vezes todas as noites, predispõem ao desenvolvimento da hi-pertensão arterial, aterosclerose, aciden-te vascular cerebral, entre outros. A não inclusão desta síndrome, na maioria dos estudos envolvendo insônia e doença car-diovascular, é um aspecto importante a ser considerado.

Uma questão que foi levantada diz res-peito à explicação fisiopatológica sobre a associação entre insônia e doença cardio-vascular. A resposta mais provável indica um mecanismo inflamatório associado às duas condições clínicas. De fato, pacien-tes com insônia mostram um aumento dos marcadores inflamatórios, da mesma ma-neira em que são observadas alterações nesses marcadores em pacientes cardio-patas. Em estudo para avaliar a disfunção endotelial encontrada em pacientes com insônia, Strand et al. (1) apontam para a possibilidade de esta disfunção ser um in-dicador pré-clínico de aterosclerose e, por-tanto, associando essa alteração com risco aumentado de cardiopatia.

Pontos-chave:

> A síndrome da apneia obstrutiva do sono é uma entidade muito prevalente e ainda pouco diagnosticada entre os pacientes com cardiopatias;

> Caracteriza-se por episódios recorrentes de cessação do fluxo aéreo decorrente do colapso inspiratório das vias aéreas durante o sono;

> A não inclusão desta síndrome, na maioria dos estudos envolvendo insônia e doença cardiovascular, é um aspecto importante a ser considerado.

(5)

Conclusões

As evidências que destacam a associa-ção entre insônia e doenças cardiovascu-lares são crescentes. Entretanto, os resul-tados dos principais estudos esbarram em aspectos metodológicos importantes que incluem: 1) uso preciso de critérios diag-nósticos para insônia; 2) identificação de comorbidades, especialmente a depres-são, que podem interferir nos resultados encontrados; e 3) uso de medicação hip-nótica e de outras substâncias não

analisa-das ao longo do estudo, como a cafeína. Pesquisas que englobem essas variáveis são necessárias para avaliar melhor o pa-pel da insônia como agente independente, na gênese e na complicação, de doenças cardiovasculares.

No que se refere ao aspecto clínico, é im-portante que, na abordagem da insônia, se observe todas as variáveis clínicas do pacien-te. Também pode ser necessário investigar outros aspectos clínicos sistêmicos que even-tualmente possam estar relacionados.

Referências

1. STRAND, L.B.; LAUGSAND, L.E. et al. — Insomnia and endothelial function — The HUNT 3 fitness study. PLoS

One, 7(12): e50933, 2012.

2. LAUGSAND, L.E.; VATTEN, L.J. et al. — Insomnia and the risk of acute myocardial infarction: A populations study. Circulation, 124(19): 2073-81, 2011.

3. ROSEKIND, M.R. & GREGORY, K.B. — Insomnia risks and costs: Health, safety, and quality of life. Am. J.

Manag. Care, 16(8): 617-26, 2010.

4. DE ZAMBOTTI, M.; COVASSIN, N. et al. — Sleep onset and cardiovascular activity in primary insomnia. J. Sleep

Res., 20(2): 318-25, 2011.

5. SPIEGELHALDER, K.; FUCHS, L. et al. — Heart and heart rate variability in subjectively reported insomnia.

J. Sleep Res., 20(1Pt 2): 137-45, 2011.

6. SPIEGELHALDER, K.; SCHOLTES, C. & RIEMANN, D. — The association between insomnia and cardiovascular diseases. Nat. Sci. Sleep, 2: 71-8, 2010.

7. JAVAHERI, S. — Sleep dysfunction in heart failure. Curr.

Treat. Options Neurol., 10(5): 323-35, 2008.

8. HAYES JR., D.; ANSTEAD, M.I. et al. — Insomnia and chronic heart failure. Heart Fail. Rev., 14(3): 171-82, 2009.

9. SCHWARTZ, S.; MCDOWELL ANDERSON, W. et al. — Insomnia and heart disease: A review of epidemiologic studies. J. Psychosom. Res., 47(4): 313-33, 1999. 10. NILSSON, P.M.; NILSSON, J.A. et al. — Sleep

disturban-ce in association with elevated pulse rate for prediction of mortality-consequences of mental strain? J. Intern.

Med., 250(6): 521-9, 2001.

11. MALLON, L.; BROMAN, J.E. & HETTA, J. — Sleep com-plaints predict coronary artery disease mortality in ma-les: A 12-year follow-up study of a middle-aged Swedish population. J. Intern. Med., 251(3): 207-16, 2002. 12. SOFI, F.; CESARI, F. et al. — Insomnia and risk of

cardio-vascular disease: A meta-analysis. Eur. J. Prev. Cardiol., 2012.

Referências

Documentos relacionados

No atual estágio de desenvolvimento tecnológico, é perfeitamente possível reduzir substancialmente a intensidade dos desastres humanos, mistos e naturais e aumentar o nível

• O importador deve verificar que o alimento é seguro • Importer must verify that food is safe.. • Deve possuir os planos de FSV até 4/1/2013 • Must have FSV plans

As lesões identificadas que apresentaram maior frequência foram infiltrados mononucleares na região periportal associada à proliferação de ductos biliares com presença de

A liberação de 100% do capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras é positiva para os players nacionais, permitindo às empresas o acesso a mais fontes de financiamento

Os pacientes tratados com risanquizumabe não devem receber vacinas vivas durante o tratamento e por pelo menos 21 semanas após o tratamento.. Excipientes com efeito conhecido:

O objetivo do trabalho é propor e analisar junto aos professores de Educação Física da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena uma proposta de

A execução desse trabalho acontece a partir de uma sequência de instruções, isso engloba a especificação do tema, do problema, da hipótese, dos objetivos, da

O objetivo do presente trabalho de pesquisa é traçar o perfil de adoecimento e de afastamento do servidor público federal da UFRB, com base nos dados de