• Nenhum resultado encontrado

relatórioprojeto clicar 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "relatórioprojeto clicar 2008"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

relatório

projeto clicar

2008

(2)

2

relatório Projeto Clicar 2008

Este relatório refere-se aos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Clicar durante o ano de 2008. Traz informações relacionadas ao cotidiano do Projeto incluindo as ações educacionais como as oficinas de expressão e criação de videos, de formação de educadores sociais; quadro resumo com objetivos, ações desenvolvidas e resultados atingidos; números do atendimento e perfil dos participantes, a presença na midia, os eventos e parceiros.

introdução

Crianças e jovens constituem a maioria do público visitante da Estação Ciência da Universidade de São Paulo.

Em 1995, o Centro de Estudos e Pesquisa da Criança e do Adolescente - CEPECA, atualmente uma OSCIP, realizou a pedido do centro de ciências uma pesquisa participativa junto aos meninos e meninas em situação de rua que visitavam, com inusitada freqüência e curiosidade, as exposições da Estação Ciência.

A pesquisa propiciou visualizar um perfil preliminar desse segmento de visitantes e traçar os indicadores de interesse pelo espaço, levando a proposição de um projeto de atendimento direcionado a esse público.

Assim, o Clicar foi se construindo, desde janeiro de 1996, tendo como foco a criação de um espaço educativo integrado a proposta da Estação Ciência e que atendesse aos interesses dessas crianças e jovens.

Até meados de 1996 não havia um espaço físico delimitado para o desenvolvimento das ações educativas , em meados de 1997 a Petrobras entrou como parceira do Projeto, em 2000 doou o mobiliário e em 2002 passou a patrocinar o Projeto Clicar por meio de contrato com o Cepeca. Muitos apoios de empresas e instituições como Intel, IBM, Apple, Consulado Geral dos Estados Unidos, Universidade da California, Berkeley possibiltaram a

Computadores, muitos software educativos, acesso a internet, biblioteca, mesas e materiais para jogar, desenhar, pintar, brincar... aprender.

A ação educativa vem sendo desenvolvida por educadores e estagiários vinculados ao CEPECA e a USP, com o sentido de estimular o acesso ao conhecimento, sem deixar de levar em conta as características do universo das crianças e jovens. A participação é espontânea e não é necessário matrícula para que eles sejam integrados as atividades do dia. Para nós, o retorno significa engajamento e desejo de se vincular ao projeto.

(3)

relatório Projeto Clicar 2008

O número de participantes durante o ano de 2008 foi de 1077 crianças e adolescentes, sendo 535 novos participantes (48%), totalizando 5.721 atendimentos.

O Clicar funcionou durante 230 dias, com média diária de 40 participantes.

perfil de crianças e

jovens em 2008

Gênero

O ano de 2008 apresentou a mesma tendência de anos anteriores, na relação entre o percentual de meninos (84%) e meninas (16%) participantes do projeto.

Idade

A faixa etária de maior presença situa-se entre 13 e 17 anos (52%), seguida da faixa entre 7 e 12 anos (27%), tendência

registrada já em anos anteriores

dados de atendimento

Escolaridade

O percentual de crianças e jovens matriculados no ensino formal tem aumentado gradativamente desde 2001, superando o número de não matriculados a partir de 2004. Em 2008, ocorreu uma queda no percentual de matriculados no ano anterior, de 84% para 79%, provavelmente pelo aumento no número de participantes do Clicar abrigados em Centros de Referência da Criança e do Adolescente da

(4)

6

relatório Projeto Clicar 2008

perfil de crianças e jovens em 2008

Moradia

A maioria dos participantes não está em situação de rua e mora em casa com a família (82%). Com a parceria com CRECAs -Centros de Referência da Criança e do Adolescente da Prefeitura de São Paulo, ocorreu aumento substancial da atendimento a crianças e jovens moradores em abrigo.

Origem

Consideramos dados de origem aqueles relativos ao município e bairro referido pela criança ou jovem como local de moradia ou permanência no caso de moradores de rua. Com relação aos dados de origem, ou seja, município de moradia ou permanência no caso de moradores de rua, 84% das crianças e jovens participantes do Clicar em 2008 vem do Município de São Paulo. Como em anos anteriores a maioria pertence aos distritos da região norte de São Paulo (76% do total dos moradores do Município de São Paulo).

(5)

relatório Projeto Clicar 2008

Trabalho

Em 2008, 50% crianças e jovens participantes do Clicar, afirmaram que trabalharam em diversas atividades de geração de renda. Não ocorreram mudanças com relação ao ano anterior, o que demonstra a dificuldade que há em erradicar o trabalho infantil, mesmo com a tendência de aumento no número de crianças matriculadas regularmente na escola.

Entre os trabalhos relacionados, os mais citados são: cuidar de carros; venda de doces, entrega de folhetos; coleta de papelão e latas; ajudante em feiras livres, em construção, oficina mecânica, padarias e

supermercados.

perfil de crianças e jovens em 2008

CINEMA CLICAR

Toda sexta feira, desde 1998, acontece uma sessão de cinema para os

participantes do Clicar. A idéia de se criar um espaço semanal para essa atividade surgiu a partir da contação diária de histórias. As sessões ocorrem quase sempre no auditório da Estação Ciência com filmes dublados. Já tivemos ciclos de filmes clássicos, de cinema mudo, de cinema brasileiro, festivais de desenhos e de curtas metrgens.

* terças: LITERATURA - contação de histórias, leitura e construção coletiva de narrativas.

* quartas: ATELIER DE ARTES com oficina de construção de pipas, pintura e colagem, criação de brinquedos com sucata.

* quintas: TECNOLOGIAS DIGITAIS com oficina de fotografia, criação de videoclipes e videos utilizando técnica “stopmotion”.

* sextas: CINEMA

* sábados: COMPUTADORES E JOGOS

clicar de terça a sábado

* quartas : OFICINAS DE ANIMAÇÃO E VIDEO DIGITAL - no Galpão/Cepeca.

(6)

8

relatório Projeto Clicar 2008

ações

WEB

brinquedo

OFICINAS

blog

vídeos

HISTÓRIAS

livros

FOTOGRAFIA

janeiro

fevereiro

março

abril

SOM

criação

SOCIAL

EDUCAÇÃO

julho

expressão

setembro

outubro

novembro

PINTURA

ARTE

INCLUSÃO

CIÊNCIA

STOP MOTION

ESCOLA

ESCOLA

ESCOLA

ESCOLA

ESCOLA

cinema

origami

origami

origami

origami

origami

animação

paper toy

paper toy

paper toy

paper toy

paper toy

rua

casa

inclusão

As oficinas de expressão foram ampliadas em 2008 e apresentaram uma sistemática de continuidade das ações entre os dias da semana. Para exemplificar: na semana de 14 a 18 de janeiro de 2008, ao ouvirem as histórias narradas pela educadora na terça , as crianças criaram finais e roteiros que seriam utilizados na criação de personagens em massinha na oficina de artes na quarta. Estes f oram filmados em video digital na quinta e no final desse mesmo dia, já haviam sido postados no blog do Clicar e no Youtube. Na sexta, os videos abriram a sessão de cinema do Clicar no auditório da Estação Ciência. As oficinas acontecem diáriamente das 13h00 as 15h00. São planejadas mensalmente e contém

atividades que se inter relacionam. Tanto a contação de histórias como as oficinas de arte-educação, animação na web, fotografia e video digital, são organizadas e desenvolvidas com objetivo de incentivar grupos de crianças a se expressarem por meio dos materiais, livros, equipamentos e softwares disponíveis no Clicar.

Além das oficinas, de terça a sábado, acontecem ações culturais de inclusão digital no espaço do Clicar na Estação Ciência e no Galpão do Cepeca, além de atividades de jogos de mesa, acesso ao computador e a internet, sessões de cinema e oficinas de papel reciclado.

Os computadores são utilizados para atividades coletivas e individuais em jogos de estratégia, jogos de raciocínio matemático e linguagem, pesquisas na internet, construção e atualização de sites, blogs e folologs pessoais, envio e recebimento de e-mails, produção de desenhos,cartas e histórias, acesso a sites de relacionamento e jogos on line.

(7)

relatório Projeto Clicar 2008

ações

WEB

brinquedo

OFICINAS

blog

vídeos

HISTÓRIAS

livros

FOTOGRAFIA

janeiro

fevereiro

março

abril

SOM

criação

SOCIAL

EDUCAÇÃO

julho

expressão

setembro

outubro

novembro

PINTURA

ARTE

INCLUSÃO

CIÊNCIA

STOP MOTION

ESCOLA

ESCOLA

ESCOLA

ESCOLA

ESCOLA

cinema

origami

origami

origami

origami

origami

animação

paper toy

paper toy

paper toy

paper toy

paper toy

rua

casa

inclusão

Março2008 - as oficinas de maior frequencia e adesão pelas crianças foram as relacionadas a pesquisa de brincadeiras. Tudo começou com reproduções dos quadros de Portinari e de Pieter Bruegel, o Velho que retratam uma gama enorme de brincadeiras infantis e que auxiliou na discussão sobre o computador como brinquedo e promoveu o levantamento das

brincadeiras que as crianças mais gostam. Essa atividade resultou em um video com todos os participantes brincando e descrevendo as brincadeiras preferidas.

Fevereiro 2008 - as oficinas com maior frequencia foram as de criação de videos e animações para a internet, disponibilizados no site www.clicar.vox.com/ e as de “papertoys” - construção de brinquedos de papel.

Setembro 2008 - oficinas de TV manual, onde as crianças constroíram mini tevês com materiais recicláveis, mosaico em papelão e de montagem de maquetes, oficinas de histórias, de criação de video clip com

outubro 2008 - oficinas com debates, fotos e criação de plataformas de governo pelas crianças e jovens do Clicar.

Também teve votação simulada no primeiro e no segundo turno, com urnas eletrônicas criadas

(8)

10

relatório Projeto Clicar 2008

acontecimentos

janeirofevereiromarçoabrilmaiojunho

julhoagostosetembrooutubro

novembrodezembro

20 de agosto - Teatro Alfa - Grupo Corpo espetáculo de dança “ Breu” .

9 outubro - Visita Dr. Craig Barrett -CEO Intel e funcionários do programa de voluntariado da Intel .

agosto

outubro

25 de janeiro

O caminhão do CONPET esteve na Estação Ciência, e as crianças do Clicar participaram ativamente de todas as atividades, inclusive acessando o novo site do “robozinho”, que responde a todas as dúvidas da garotada sobre meio ambiente e uso de energia .

janeiro

Debates e oficinas de fotos e criação de plataformas de governo para as prefeituras pelas crianças e jovens do Clicar., culminando em votação simulada no primeiro e no segundo turno, por meio de urnas eletrônicas criadas especialmente em computadores. Os jovens enviaram as propostas para todos os candidatos, via e-mail.

Visitas guiadas por educadores do Clicar às exposições da Estação Ciência.

novembro

dezembro

(9)

relatório Projeto Clicar 2008

PETROBRAS – PETROLEO BRASILEIRO S.A

parceiros em 2008

IINTEL – voluntariado, doações e patrocinio para calendário clicar 2009.

SENAC unidade Lapa Tito – vagas no Programa de Educação para o Trabalho -apoio para colocação em vagas para aprendiz junto a empresas da região da Lapa e vagas em cursos profissionalizantes e de iniciação ao trabalho.

CONSELHO TUTELAR DA LAPA - parecria em ações na defesa de direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social

IBiBLIOTECA MARIO SCHENBERG - doação de livros e convites para eventos de contadores de histórias

NSTITUTO SALA 5 – revista Menisquência

CRECA LAPA - atendimento a crianças e jovens abrigados no centro de referência CRECA CASA VERDE - atendimento a crianças e jovens abrigados no centro de

referência.

equipe em 2008

Coordenação

Maria Cecília Toloza de Oliveira e Costa - Dirce Maria Freitas Pranzetti

Educadores e Estagiários

Carlos Vinicius Xavier - Diego Ruiz Ferreira ( janeiro a maio) Douglas Carvalho Rocha - Elisangela N. Santana

Felipe Andres Calderón Roa (janeiro a novembro)

Luis Eduardo dos Santos Araújo (janeiro a agosto) - Maria José J. Sá Teles Natasha Caramshi Del Galo (a partir de outubro)

Ni Mari Kurosaki (a partir de abril) - Thais Pranzetti Barreira

realização

ESTAÇÃO CIÊNCIA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Diretora

Roseli de Deus Lopes Vice-diretor

Mikya Muramatsu

CEPECA - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Tanto em sua paisagem física como em sua paisagem humana, o Mediterrâneo encruzilhada, o Mediterrâneo heteróclito apresenta-se em nossas lembranças como uma imagem coerente, como

A tabela 1 descreve os valores obtidos a partir das medidas das áreas das feridas dos ratos de cada um dos três grupos, que são: Controle (não tratados),

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

AMU Análise Musical MTOB Música de Tradição Oral Brasileira. AMUA Análise Musical Avançada MUSITEC Música

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan