• Nenhum resultado encontrado

Novidades do Prêmio de Segurança 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Novidades do Prêmio de Segurança 2013"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Segcon

Caparaó e Seconci

de olho na pressão

Cine Saúde

Investindo na

qualificação

profissional

02

03

04

05

Na última segunda foi lançado o 15ª Prêmio de Segurança do Trabalho

No último Fim de Tarde Sinduscon-MG, o Presidente da entidade, Luiz Fernando Pires, lançou a 15ª edição do Prêmio de Segurança do Trabalho, concedido pelo Sinduscon-MG e Seconci-MG às empresas e operário que se destacam neste quesito. Como já informado a nossas empresas associadas, uma das fer-ramentas de análise desta edição do prêmio será o Segcon – Sistema de avaliação da se-gurança na Construção, software desenvol-vido pelo Seconci-MG para monitoramento da NR 18.

As inscrições para o prêmio acontecerão ao longo do mês de julho e podem participar todas as empresas associadas ao Sindus-con-MG e ao Seconci-MG, que estejam exe-cutando obras na cidade de Belo Horizonte e estejam inscritas no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Fique de olho para conferir mais

detalhes e critérios da premiação: em breve, regulamento e ficha de inscrição da 15ª edi-ção do prêmio poderão ser encontrados nos sites do Seconci-MG e do Sinduscon-MG. Neste ano, serão conferidos quatro prêmios. A Empresa Prevencionista será a empresa cadastrada no Segcon que obtiver o me-lhor indicador de pontuação nas inspeções realizadas em suas obras. O Certificado de Empresa Prevencionista será concedido às cinco empresas, também cadastradas no Segcon, que obtiverem as melhores médias de pontuação, abaixo da vencedora. O Ope-rário Destaque deverá pertencer ao quadro funcional da empresa inscrita e contribuir na criação/apresentação de algum mecanis-mo que auxilie nas ações de segurança de trabalho. Já a Empresa Destaque na Área de Vivência será premiada por sua preocupa-ção com o conforto dos trabalhadores.

Novidades do Prêmio de

Segurança 2013

(2)

Jornalista responsável:

Anna Carolina Aguiar - 17657 MG

DesiGn e DiaGraMaÇÃo:

Somanyideas

Todas os textos são de responsabilidade de seus autores e não refle-tem necessariamente o pensamento do SECONCI-MG. É permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Rua Diamantina, 285 – Lagoinha CEP 31110-320 – Belo Horizonte – MG Tel.: (31) 3449-8000 / Fax: (31) 3449-8010

O Seconci-MG e o Sinduscon-MG vêm trabalhando juntos para levar a seus as-sociados uma nova ferramenta de aná-lise das condições de segurança de can-teiros de obra. O Segcon é um sistema de gestão da NR 18 desenvolvido pelo

Seconci-MG, que relaciona elementos da obra a ítens da norma regulamentadora, além de linkar normas complementares. Ele pode ser acessado de qualquer com-putador ou tablet conectado à internet. O Segcon será uma das ferramentas de

análise da 15ª edição do Prêmio de Se-gurança do Trabalho do Sinduscon-MG/ Seconci-MG. Através dele, será feita uma verificação inicial das condições de segu-rança das obras inscritas com base na NR 18, de acordo com os prazos estipulados e sem aviso prévio.

Nesse esforço conjunto, a diretoria do Seconci-MG recebeu a visita do Vice-pre-sidente de Política, Relações Trabalhistas e Recursos Humanos do Sinduscon-MG, Walter Bernardes de Castro, que veio conhecer melhor o Segcon e suas fun-cionalidades. A visita contou com uma demonstração prática do sistema. Também, no dia 6 de maio, a superviso-ra do Departamento de Segusuperviso-rança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Dar-mstadter, foi recebida pela diretoria do Sinduscon-MG para elucidar os atributos e aptidões do software. No dia 13, segun-da-feira, o Segcon foi apresentado pela supervisora no Projeto Fim de Tarde Sin-duscon-MG. O evento, que reúne empre-sários do setor e diretores e gerentes das empresas associadas à entidade, contou ainda com uma demonstração prática para os participantes.

Na oportunidade, o Presidente do Sin-duscon, Luiz Fernando Pires, enalteceu o empenho do Vice-Presidente de Plane-jamento do Seconci-MG, Eduardo Henri-que Moreira, com a criação do software. Para conhecer e testar o Segcon, entre em contato o quanto antes com o Depar-tamento de Segurança do Trabalho, atra-vés do e-mail seguranca3@seconci-mg. org.br, ou do telefone (31) 3449-8032, tratar com Eduardo.

Seconci e Sinduscon juntos na divulgação do

Segcon

Walter Bernardes de Castro e diretoria do Seconci-MG

(3)

Hipertensão ou pressão alta é uma doença cardiovascular crônica que atinge crianças, adultos e idosos, homens e mulheres. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que a doença já afete mais de 30 mi-lhões de pessoas, cerca de 30% da população adulta. Anualmente, o Grupo Caparaó reali-za campanhas voltadas para a hipertensão, sempre com a colaboração do Seconci-MG. A edição 2013 da campanha aconteceu em maio, entre os dias 06 e 14. A campanha

en-volveu todos os colaboradores da empresa e contou, neste ano, com apoio total do Seconci-MG, que disponibilizou três profis-sionais da área de saúde para realizar pales-tras educativas, aferição da pressão arterial, cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), mensuração da circunferência abdominal e teste de glicemia capilar.

As atividades eram precedidas diariamente por uma aula de ginástica laboral, ministra-da por profissionais ministra-da Pipositivo,

orientan-do funcionários sobre uma série de exer-cícios físcos que podem ser realizados no ambiente e horário de trabalho, com o ob-jetivo de melhorar a saúde e evitar lesões. A Campanha Hipertensão 2013 do Grupo Caparaó teve como foco sensibilizar os trabalhadores para possíveis gatilhos da hipertensão arterial: cigarro, obesidade, sedentarismo, colesterol alto, depressão, alta ingestão de sal, gordura, açúcar e carboidratos.

Seconci-MG e Caparaó alertam para gatilhos da pressão alta

Colaboradores passam por Circuito de Saúde

(4)

A cada dia os números relativos à Degue crescem ainda mais, já passando dos 64 mil casos confirmados de dengue no esta-do. Preocupado com o avanço dos casos, o Seconci-MG intensifica sua ação junto às empresas associadas, buscando evitar a proliferação do vetor da doença.

O Departamento de Segurança do Traba-lho incluiu uma verificação de Dengue em todas as vistorias preventivas realizadas nas

obras pelos nossos técnicos de segurança. Todos eles foram treinados para identificar focos de reprodução do mosquito trans-missor da doença e já estão realizando esse procedimento. Trata-se de um reforço no apoio que o Departamento de Segurança dá à Campanha de Prevenção e Combate à Dengue.

Além disso, continuamos realizando inser-ções diárias nos treinamentos

admissio-nais, onde profissionais do Departamento de Serviço Social chamam atenção para a doença e orientam a respeito de focos de reprodução do mosquito. Caso sua empre-sa deseje agendar uma vistoria, deve entrar em contato com o Departamento de Se-gurança do Trabalho, através do telefone (31) 3449-8032, ou do e-mail seguranca@ seconci-mg.org.br.

Elimine o mosquito da dengue da construção:

- Retire a água acumulada do fosso do elevador, lajes e pavimentos. - Fure e remova latas e latões vazios.

- Remova e dê destino adequado a entulhos de construção. - Guarde equipamentos e materiais de trabalho em local coberto e remova aqueles inutilizados.

- Tampe os vasos sanitários.

- Mantenha fechados ou telados e limpos todos os tipos de ralos e caixas de passagem.

- Mantenha tampados, sem deixar frestas, tonéis, tambores, caixas com água para assentamento de azulejos e depósitos de água. - Acondicione em saco plástico, bem fechado, latinhas, embala-gens plásticas e de vidro e material descartável em geral (copos, marmitex, etc.).

De olho na Dengue

*dados referentes ao mês de abril de 2013.

Palestras

Ouvintes

22

450

Canteiros de obra vistoriados

Público alcançado

397

19.804

O Por Uma Vida Sem Fumo, grupo de apoio para fumantes que desejam largar o vício, projeto promovido pelo Seconci -MG, contou com duas noites de cinema

nas últimas semanas. Os participantes assistiram a um filme relacionado à luta pela qual estão passando.

Em cartaz, Fumando Espero, documentá-rio brasileiro dirigido por Adriana Dutra. O documentário foca no processo de desintoxicação dos fumantes, além de trazer informações sobre a história do fumo, estatísticas, depoimentos de ex-fumantes e ex-fumantes convictos e discus-sões sobre o que é mostrado nas publici-dades voltadas para o cigarro.

Encontros como esses, além de levarem os fumantes a refletir sobre sua condi-ção, ajudam na coesão do grupo, inten-sificando laços entre participantes, o que auxilia no processo de largar o cigarro. O grupo continua aberto a todos que de-sejarem participar. Interessados devem entrar em contato com o Departamento de Serviço Social, através dos telefones (31) 3449-8005/8006.

Documentário discute o problema do tabagismo

(5)

No dia 16 de maio, o projeto Verena com-pletou 5 anos de existência. A comemora-ção aconteceu na sede da entidade e con-tou com crianças atendidas pelo Verena, pais e parceiros.

O Projeto Verena atende crianças e adoles-centes entre 5 e 16 anos, no período com-plementar ao da escola (jornada ampliada).

São desenvolvidas atividades esportivas, culturais, artísticas e de lazer, buscando elevar a autoestima da criança e fortalecer o envolvimento da família em seu processo de formação.

O Projeto se mantém através de parcerias firmadas com diversas empresas, pesso-as físicpesso-as e com a Secretaria Municipal de

Educação de Belo Horizonte, através do convênio Escola Integrada. Ainda assim, a associação precisa de ajuda. O Projeto aceita todo tipo de auxílio, e suas maiores necessidades no momento são material de limpeza, papel toalha, computadores (usa-dos, porém funcionando). O telefone de contato é (31) 3564-1901.

O CPR-MG, com o apoio do MTE-MG, Sin-duscon-MG, Seconci-MG, Sicepot-MG e Instituto Trabalho e Vida convidam para o seminário: segurança e saúde na

in-dústria da Construção - implantação e gestão da nr 35 nos canteiros de obra. O evento acontecerá no dia 07 de

junho, das 13h às 17h30min, e é voltado para engenheiros do trabalho, mestres de obra, técnicos de segurança do tra-balho, estudantes de TST, pessoal de RH e demais profissionais interessados no tema. Para mais informações, entre em contato com o Centro de Treinamento

do Sinduscon-MG, através do telefone (31) 3253-2662, ou pelo e-mail ctreina@ sinduscon-mg.org.br. Para acessar a ficha de inscrição, clique no botão abaixo.

Seminário sobre gestão da NR 35

Parabéns, Projeto Verena!

Clique aqui para se inscrever.

O Seconci-MG vem oportunizando a suas empresas associadas o investimento no de-senvolvimento profissional de seus funcio-nários. Iniciamos esse trabalho com o Pro-grama de Gestão e Liderança para Mestres de Obra, voltado para mestres e encarrega-dos, fazendo com que atuem como líderes. Neste ano, lançamos também o Curso de Liderança de Equipes para Engenheiros e Arquitetos. Dessa forma, é possível traba-lhar a liderança em diferentes etapas da cadeia produtiva, contribuindo para que o trabalho seja realizado da forma mais efi-ciente possível.

Muitas vezes ouve-se falar, no setor da construção, de uma falta de mão-de-obra. Especialistas da área de gestão de pessoas defendem que o problema não está ape-nas na falta de mão-de-obra, mas sim em seu despreparo. Ayrton Rochedo Ferreira, consultor de empresas há mais de 20 anos e palestrante dos cursos para mestres de obra e engenheiros, destaca que é preciso investir em pessoas, em formar lideranças e prepará-las para lidar com suas equipes. No dia 11 de maio, foi realizado o segundo módulo do 3º Programa de Gestão e

Lide-rança para Mestres de Obra, que teve um número de inscrições muito acima do esperado. A turma, por limitações do próprio curso, conta com 29 mestres e encarregados. E, no dia 21 de maio, já terá início o 2º Curso de Liderança de Equipes para Engenheiros e Arquitetos, criado para absorver a alta procura da primeira edição. As inscrições já foram encerradas.

Fique de olho em nossos canais de co-municação para ficar por dentro de no-vos cursos e treinamentos.

Investindo na qualificação profissional

(6)

Sempre que uma nova gestão de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é eleita, é neces-sário que os representantes da CIPA recebam um treinamento específico. O objetivo do curso é capacitar os representantes sobre o que é e como deve se organizar a Comissão. Os cursos para cipistas acontecem tão logo o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG reúna um número mínimo de participantes, que justifique sua realização. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3449-8032, ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.

Próximo curso: em curso.

Curso de CIPA

4

De acordo com o item 10.8.8.2 da NR-10, a empresa precisa oferecer também uma reciclagem da norma a cada dois anos. Essa atualização também se faz necessária quando o trabalhador troca de função ou de empresa, retorna ao trabalho após uma pausa de três meses ou mais e quando ocorrem modificações significativas nas instalações elétricas ou uma troca de métodos, processos e organização do trabalho. A reciclagem da NR-10 também é oferecida pelo Seconci-MG. Os funcionários das empresas associadas devem comprovar ter fre-quentado o Curso Básico da NR-10, apresentando seu certificado de conclusão assinado por um profissional legalmente habilitado para isso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3449-8032. Próximo curso: a definir.

Reciclagem da NR-10

3

Seconci-MG Informa

De acordo com a NR-18, todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O Seconci-MG oferece esse treinamento diariamente, de segunda a sexta-feira. Para que seus funcionários participem, empresas associadas devem agendar a participação com 48 horas de antecedência através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Devem ser informados no e-mail, para que se realize o agendamento, a data pretendida do treinamento e o nome e telefone da empresa, além dos seguin-tes dados do participante: nome, função, número e série da carteira de trabalho, identidade, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.

O SECONCI-MG oferece aos seus associados o Curso Básico de NR-10, uma capacitação para trabalhos em instalações elétricas e prevenção de acidentes relacionados a eletricidade, de acordo com as exigências da NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. O treinamento acontece na sede da entidade, no bairro Lagoinha, e o investimento é de R$100,00 por inscrição, referentes ao material didático e ao lanche dos participantes. Mais informações no telefone (31) 3449-8032 e através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Data prevista: 03/06 à 14/06.

Treinamento admissional

Curso básico de NR-10

1

2

Referências

Documentos relacionados

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

[r]

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

O Direito do Trabalho tem por objetivo visar a proteção ao trabalhador neste caso pela via jurídica. As regras por ele impostas representam uma proteção ao