• Nenhum resultado encontrado

O Espírito Santo em Maria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Espírito Santo em Maria"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS

Oitava Semana:

O Espírito Santo em Maria

«O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra» (LC. 1,35).

Caríssimo Irmão ou irmã,

Este oitavo seminário, foi introduzido na caminhada de Seminários de Vida Nova no Espírito em Portugal desde o início do Renovamento Carismático Católico, relativamente ao que se faz noutros países onde ele não existe, como pudemos constatar pela série realizada em 2020 a partir da famosa Casa de Retiros The Ark and The Dove, para te ajudar a encontrar o lugar da Santíssima Virgem Maria na vida do Espírito Santo.

Como sabes, Maria ocupa na vida cristã um lugar absolutamente singular, visto ser o modelo acabado da fé, esperança e caridade. Tanto assim é, que o Concílio nos diz que a Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, honra a Bem-aventurada Virgem Maria como Mãe amantíssima e dedica-lhe um afeto de piedade filial.

Maria deixou-se formar pelo Espírito Santo e foi tão grande a obra do Espírito do Senhor que sendo ela da nossa raça segundo Adão é uma criatura toda santa e imune de qualquer mancha de pecado. As palavras de vida desta semana são para te ajudar a crescer na vida do Espírito a exemplo de Maria, e ao mesmo tempo são um convite a aprofundares mais a verdadeira doutrina da Igreja sobre o lugar da Mãe de Deus no plano da salvação.

PALAVRAS DE VIDA PARA A MEDIÇÃO DIÁRIA

1º dia:

A jubilosa esperança que desabrochou em ti com a Efusão do Espírito, teve a primeira manifestação na Igreja na Santíssima Virgem, a cheia de graça, a mãe do Salvador, o sinal de esperança aos olhos do Povo de Deus peregrino nesta terra. Assim o diz a Palavra de Deus:

«Ao entrar junto de Maria, disse o anjo: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.»... «O Espírito Santo virá sobre Ti e a força do Altíssimo estenderá sobre Ti a sua sombra. Por isso mesmo é que o Santo que vai nascer se há-de chamar Filho de Deus...» Maria disse então: «Eis a serva do Senhor, seja-me teito segundo a tua palavra.»

(2)

(LC. 1,28.35.38). ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 2º dia:

A santidade de Maria transcende a nossa capacidade de compreensão. Mas se partilhares da sua humildade e pobreza, há-de brotar no mais íntimo de ti, à semelhança d'Ela, o devido louvor.

«Maria disse então: Enaltece a minha alma ao Senhor e exulta o meu espírito em Deus meu Salvador, porque olhou para a humilde condição da sua serva.»

(LC. 1,46-48). ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3º dia:

Maria vive a Sagrada Escritura. Quando louva o Senhor e profetiza, as palavras de Deus jorram espontaneamente. Também nisto ela é o nosso modelo, é figura da Igreja. Assim o testemunha a Palavra de Deus:

«De facto, desde agora me hão-de chamar ditosa todas as gerações, porque me fez grandes coisas o Omnipotente. É santo o seu Nome e a sua misericórdia vai de geração em geração para aqueles que O temem. Exerceu a força com o seu braço, dispersou os que se elevavam no seu próprio conceito. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.» (LC. 1,48-52) ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 4º dia:

A Virgem Maria sabe que recebeu tudo de Deus. Ela, excelsa filha de Sião, participa da plenitude dos tempos. Deus recorda-se da sua promessa.

(3)

«Encheu de bens os famintos e aos ricos despediu-os sem nada. Tomou a seu cuidado Israel, seu servo, recordando a sua misericórdia, conforme tinha dito a nossos pais, em favor de Abraão e sua descendência, para sempre.»

(LC. 1,53-55). ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 5º dia:

Maria estava atenta aos acontecimentos e refletia sobre eles. E isto é para ti um exemplo a imitar. Ela é Mãe de Deus e é tua mãe. Pede-lhe que te ensine. Escuta a palavra da salvação:

«Os pastores foram pressurosos e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. E quando os viram, deram a conhecer o que lhes tinham dito acerca daquele Menino. Todos os que ouviram se admiraram do que lhes disseram os pastores. Maria, por seu turno, conservava todas estas palavras, ponderando-as no seu espírito.»

(LC. 2,16-19). ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 6º dia:

Maria assistiu com suas orações aos alvores da Igreja. Ela está também contigo e com todos os teus irmãos. Com certeza que já experimentaste a sua oração connosco. Diz a Palavra de Deus:

«Todos eles se entregavam assiduamente à oração numa só alma, com algumas mulheres, incluindo Maria, a Mãe de Jesus, e com os seus irmãos... Ao chegar o Dia de Pentecostes, achavam-se todos eles reunidos no mesmo lugar...»

(Act. 1,14; 2,1). ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(4)

7º dia:

A Santíssima Virgem encontra-se intimamente unida a todos os homens pelo dom e missão da Maternidade divina que a une com seu Filho Redentor. Aproxima-te tu também de Maria e ela mostrar-te-á Jesus, o Filho gerado por obra do Espírito Santo.

«Ao chegar a plenitude do tempo, enviou Deus Seu Filho nascido duma mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que estavam sujeitos à Lei, a fim de recebermos a filiação adotiva. E a prova de que sois filhos é que Deus enviou aos nossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama: «ABBA, ó Pai.»

(Gal. 4,4-6). ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ESTUDO SUPLEMENTAR

Os dois capítulos que vamos ler esta semana tratarão da vivência da fé na sua integridade, da esperança na sua solidez e da caridade na sua sinceridade. Em tudo isto Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, é um exemplo ímpar a seguir.

• Evangelho segundo São João, capítulo 2 • Epístola aos Hebreus, capítulo 12. Caríssima irmã, caríssimo irmão,

Se alguém te tivesse dado um milhão de euros, com certeza que terias muito cuidado com tal tesouro. Portanto escuta: tu recebeste algo de muito mais valioso! Toma, pois, muito, muito cuidado. É uma coisa demasiado preciosa que vale mesmo mais que a própria vida. Jesus contou a história do mercador que procurava pérolas raras.

«É semelhante o Reino dos Céus a um negociante que andava em busca de boas pérolas. Tendo encontrado uma pérola de grande valor, foi vender tudo quanto tinha e comprou-a» (Mt. 13,45-46).

A pérola de grande valor é o Reino de Deus, é a vida no reino de Deus, é o próprio Deus. Demos tudo por esta pérola.

«Que diremos pois a isto? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Ele que não poupou o próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não havia de nos dar também, com Ele, todas as coisas? Quem acusará os eleitos de Deus? Deus, que os justifica? Quem os há-de condenar? Cristo Jesus, que morreu, mais, que ressuscitou, Ele que está à direita de Deus, Ele que intercede por nós? Quem poderá separar-nos do amor de Cristo? A

(5)

tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo ou a espada? Conforme está escrito: Por tua causa, sofremos a morte durante o dia inteiro; fomos tomados por ovelhas destinadas ao matadouro. Mas, em tudo isto, somos nós mais que vencedores por Aquele que nos amou. É que estou persuadido que nem a morte, nem a vida, nem os Anjos, nem os Principados, nem o presente, nem o futuro, nem as Potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, Nosso Senhor».

(Rom. 8,31-39).

NOTAS FINAIS:

1) Estes seminários podem estar quase a terminar, mas queremos continuar juntos! A amizade que construímos ao longo destas semanas pode e deve manter-se! Por isso pedimos que respondam a um inquérito online, onde podem deixar sugestões a esta equipa de como podemos ajudar a concretizar este desejo, assim como outras sugestões de melhoria! A ligação do inquérito é esta:

https://forms.gle/zCpNa4G3w9ot4A7s7

2) Caso ainda não tenha sido enviado, pedimos que deixem o vosso testemunho pessoal, 2 ou 3 minutos. Lembrem-se que o testemunho poderá ajudar outros a conhecer esta Vida Nova no Espírito Santo que agora nasce em vós! O testemunho coloca-se nesta ligação:

https://seminariosvidanova.pt/enviar-testemunho

3) Na próxima semana, dia 16 de junho às 21h, teremos um seminário especial

“Testemunhos” em que serão apresentados os testemunhos que nos forem

enviados. Será uma festa e ação de graças por tudo o que Deus fez e continua a fazer por cada um de nós! Esperamos por todos vós!

4) A Equipa Diocesana de Serviço de Setúbal vai continuar à vossa disposição, onde

quer que se encontrem! Para qualquer dúvida ou questão podem sempre

contactar-nos para o endereço de email rcc.diocese.setubal@gmail.com

5) Os Seminários são gratuitos. No entanto, e caso queiram ajudar a Equipa nos custos com algum donativo, também o podem fazer no site dos Seminários, onde podem encontrar toda a informação, incluindo os vídeos dos ensinamentos, em:

seminariosvidanova.pt

Referências

Documentos relacionados

Como a pérola mais preciosa que existe Não deixar de te querer nem de te amar Pois você é tudo o que tenho?. E quero aproveitar cada segundo contigo Pois tu és

A verdade é que, em tudo o que você faz e para todo lugar que vai, o Espírito Santo de Deus também vai, não perto de você, mas dentro de você.. Isso não é somente

Mesmo que para Deus tudo seja possível, não significa que Ele irá resolver todos os nossos problemas e realizar milagres contínuos para aliviar nosso sofrimento.. As manifestações

Efectiva- mente, assim é, porque nós estamos aqui a dar graças a Deus pela vida e pelo trabalho do nosso querido padre Vítor Feytor Pinto, Monsenhor Vítor Feytor Pinto, mas

Você precisa fazer o mesmo para adquirir essa pérola que é Jesus e assim entrar no Reino dos Céus, pois tudo o que possuímos, todos os nossos bens, não tem valor diante do Reino

• Descanso – Através da busca de Noemi por descanso para si mesma e para as suas noras, nós veremos que o descanso não é questão de mudança das nossas circunstâncias externas,

As escrituras são traduzidas para que todos os filhos de Deus possam aprender sobre Ele e Seu plano. Escreva por cima das letras pontilhadas para ver

• Os poucos exemplos de paradoxos semânticos colocam em relevo o facto de que qualquer linguagem natural, como por exemplo, a língua portuguesa, não pode ser adequada ao