• Nenhum resultado encontrado

DOSSIER DO PARTICIPANTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOSSIER DO PARTICIPANTE"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

2º Granfondo SKYROAD Aldeias do Xisto DOSSIER DO PARTICIPANTE

(2)

Caro Atleta

Antes de mais queremos agradecer a sua participação no 2º Granfondo SKYROAD Aldeias do Xisto.

Com o propósito de que tudo corra bem, aconselhamos a leitura atenta deste documento. Se após a sua leitura subsistirem algumas dúvidas, não hesite em comunicar-nos por e-mail, telefone ou presencialmente, na altura de funcionamento do secretariado.

Desejamos antes de mais uma boa viajem até à Lousã e um excelente fim-de-semana. Pela Organização

(3)

I - A PROVA 1 - REGULAMENTO DE PROVA

É fundamental a consulta atenta do regulamento da prova, pois nele constam todos os pontos importantes a ter em conta durante a sua participação.

O Granfondo SKYROAD Aldeias do Xisto não é uma prova de competição. É uma prova de cicloturismo em que os participantes andam ao seu ritmo em toda a extensão do percurso. O intuito competitivo nunca se colocará acima de outros aspectos, sobretudo o da segurança. 2 - SEGURANÇA

Esta é uma prova ABERTA AO TRÂNSITO AUTOMÓVEL. Por isso os participantes são obrigados a cumprir as regras do código da estrada, em especial o respeito pela circulação pela faixa de rodagem e pelas regras a cumprir nos cruzamentos. Este é um factor crucial para a segurança nesta prova e os participantes terão que ter isso constantemente presente durante a prova. A prova utiliza estradas com pouco trânsito automóvel e é enquadrada por forças de segurança pertencentes à GNR territorial e à Brigada de Trânsito que procurarão garantir o normal desenrolar da prova e o cumprimento das normas. A organização procurará igualmente cobrir os pontos mais críticos do percurso com a presença de voluntários que irão alertar os ciclistas para essas situações.

No entanto este dispositivo em nada deve influenciar os atletas para diminuírem o seu nível de cuidados durante a prova.

A prova é enquadrada por equipas médicas móveis e por ambulâncias das corporações de bombeiros locais, no entanto os participantes terão que ter a consciência que os meios de socorro poderão não ser imediatos e assim tomarem uma atitude defensiva na condução em prova.

A prova decorre em estradas com bom piso, no entanto o traçado sinuoso das estradas de montanha aconselha a cuidados redobrados, principalmente nas descidas. Este cuidado terá que ser ainda mais acrescido no início da manhã e ao cair da tarde com a possibilidade de haver humidade na estrada.

COMO PROCEDER EM CASO DE ACIDENTE

Os participantes deverão ter as suas bicicletas equipadas com conta-quilómetros ou aparelhos de GPS minimamente aferidos e colocarem os seus aparelhos a “zero” na zona de partida. Em caso de serem vítimas ou presenciarem um acidente deverão comunicar com o Controle de Prova pelo número 961 471 457 (presente no frontal da bicicleta), referindo o km de prova do local e o estado aparente do sinistrado. Será o Controle de Prova a accionar os meios de Socorro que enquadram o evento. Se no local não houver sinal de telemóvel forneçam os dados e solicitem a um dos motards de apoio ou a outro concorrente que se desloquem até um local com rede e dêem o alerta

(4)

PONTOS QUENTES (PERIGO):

Apesar de se aconselhar um comportamento preventivo a todos os participantes durante toda a prova, destacamos alguns pontos a exigir particular atenção e cuidados:

- Descida da Portela de Góis para Góis (do km 18 ao 22 do Granfondo) - Descida muito rápida com bom piso, a convidar a velocidades elevadas. No meio da descida uma curva muito apertada pode surpreender os mais incautos. O facto da prova passar neste local muito cedo aumenta o risco de haver humidade no chão com o consequente perigo de derrapagem. - Centro de Góis (km 23 do Granfondo) - A passagem num dos pontos mais emblemáticos de Góis, a Ponte Real, sobre o Rio Ceira conjuga três factores de perigo: Piso em PAVÉ, 2 curvas consecutivas a 90º e a passagem estreita sobre a ponte, também ela em PAVÉ. Por isso esta passagem exigirá a máxima precaução por parte dos atletas, sobretudo se passarem em pelotão.

- Estrada do Vale do Ceira - Esta estrada, novidade da edição deste ano do Skyroad , começa à saída de Góis e é muito bonita, no entanto é uma estrada estreita e sinuosa com algumas descidas e curvas perigosas, sobretudo à entrada da aldeia da Cabreira (km 32 do Granfondo). - Descida do alto do Fajão (km 66 do Granfondo) em direcção à Barragem de Sta. Luzia - Descida muito rápida com o piso algo irregular o que pode dificultar a condução da bicicleta e curvas ”cegas” que podem ocultar as viaturas que circulam na faixa contrária a subir. Muito cuidado.

- Descida para a Barragem de Sta. Luzia (km 74 do Granfondo) - Descida curta mas com inclinação acentuada, bom piso, no entanto a passar no meio duma aldeia e a terminar com uma curva bastante acentuada junto à parede da barragem. Muito cuidado e moderação na velocidade.

- Descida para a Pampilhosa da Serra (km 86 do Granfondo) - Descida longa, com bom piso, no entanto com curvas fechadas e trânsito automóvel em sentido contrário.

- Descida para a Castanheira de Pêra (km 129 do Granfondo e km 55 do Mediofondo) - descida sinuosa, com curvas apertadas e com o piso “sujo” com as folhas das árvores e alguma gravilha da berma.

- Descida final para a Lousã (km 135 do Granfondo e km 77 do Mediofondo) - ESTA PODERÁ SER A SITUAÇÃO MAIS PERIGOSA DE TODO O PERCURSO. Descida longa (18 km) com muitas curvas acentuadas e perigosas e um piso irregular nalgumas zonas, com trânsito em sentido contrário. A meio da descida, na passagem pela Aldeia do Candal ao km 158 (GF) e 84 (MF), existe uma curva à esquerda em que o piso habitualmente se encontra sujo de areia. À chegada à Lousã, na povoação de Alfocheira a circulação entre casas aconselha a cuidados redobrados.

Aproximadamente ao km 166 (GF) e 94 (MF), encontram-se umas LOMBAS ACENTUADAS na estrada que representam um factor maior de perigo pois estão “disfarçadas” e são especialmente agressivas podendo causar uma queda a quem não trouxer as mãos bem firmes no guiador.

(5)

Alguns factores potenciam substancialmente a perigosidade desta descida:

- O facto de estar situada no final do percurso, convidando a despiques antes da chegada à meta. Deve-se evitar de todo esta situação.

- O cansaço acumulado que retira discernimento e concentração aos atletas. - O arrefecimento causado pela descida (sobretudo mais ao fim da tarde) - A sujidade na estrada causada pela queda das folhas.

PONTOS QUENTES (SEPARAÇÃO GRANFONDO E MEDIOFONDO):

A divisão dos percursos do GRANFONDO e do MEDIOFONDO acontecerá ao km 18, num local diferente do ano passado. Na rotunda grande aí situada, os atletas do Granfondo deverão seguir em frente na estrada N 2 em descendo em direcção a Góis e os do Mediofondo viram à sua direita seguindo em subida a estrada N2 na direcção Pampilhosa da Serra.

(6)

3 - ECORESPONSABILIDADE

NÃO ATIRE LIXO FORA DAS ZONAS DE LIXO - POR UM CICLISMO MAIS RESPONSÁVEL.

A Eco-Responsabilidade é uma das principais causas pela qual a organização do Granfondo SKYROAD Aldeias do Xisto se está a empenhar nesta 2ª edição, tentando sobretudo consciencializar os atletas para a necessidade de mudar comportamentos, essenciais para a preservação dos cenários naturais onde se organizam estes eventos e para a sua continuidade destes ao longo do tempo. No Skyroad 2013, os participantes terão áreas específicas e bem assinaladas onde poderão em andamento depositar o seu lixo, incluindo as embalagens vazias. Fora dessas áreas deverão evitar deitar lixo para a estrada ou para as bermas, para que da festa não restem senão as boas recordações.

(7)

4 - SECRETARIADO

O secretariado funcionará na sexta-feira, dia 11 a partir das 18:00 h até às 24:00 h no Hotel Mélia Palácio da Lousã. Aconselha-se que a documentação seja levantada na sexta-feira, onde a organização assegurará o atendimento atempado a todos.

No secretariado, na sexta-feira estará a funcionar a SKYROAD STORE, com os artigos habitualmente encontrados à venda na Loja Online e haverá um espaço de exposição de alguns parceiros da prova onde os atletas poderão apreciar as ultimas novidades TREK.

No sábado o secretariado funcionará junto ao local de partida (Parque Carlos Reis), mas na entrada de trás para as boxes de saída, das 6:30 h às 7:30 h. No entanto neste dia em caso de procura exagerada, a organização não poderá garantir a chegada a horas dos atletas à linha de partida, indicando por isso este dia apenas como último recurso.

No secretariado cada atleta deverá: 1- Saber o seu número de dorsal

2 - Entregar devidamente assinado (assinatura igual à do documento de identificação) o Termo de Responsabilidade que lhe é enviado em anexo a este dossier.

3 - Apresentar o documento de identificação original ou cópia se esta for perfeitamente legível (alertamos para este aspecto, tendo em consideração o tamanho dos caracteres usados no novos Cartões de Cidadão)

4 - Apresentar a licença desportiva (documento original) caso não tenha subscrito o seguro de prova (pago os 35,00 € de inscrição)

Será possível levantar a documentação de outro atleta, desde que a pessoa que levante a documentação traga os documentos exigidos no parágrafo anterior.

5 - HORÁRIOS

A organização procurará cumprir escrupulosamente os horários estabelecidos, solicitando a todos a cooperação nesse sentido. Aconselha-se por isso um correcto planeamento de modo a chegar aos locais, sobretudo à partida com a devida antecedência.

6 - CHIPS

Nesta segunda edição e ao contrário do ano passado serão utilizados chips descartáveis, que virão já aplicados nas costas do frontal da bicicleta (número), não sendo por isso necessário o recurso a pagamento de qualquer depósito.

O frontal da bicicleta deve por isso ser devidamente colocado no guiador da bicicleta, dependendo desse factor a correcta leitura do chip nos controles de passagem.

(8)

7 - PARTIDA

Boxes de Saída: Os atletas serão ordenados à saída segundo o seguinte plano:

1ª BOX- Team Acreditar (só para os atletas que aderiram a este projecto e enverguem o jersey do Team Acreditar 2013). Nesta box estarão todos os atletas do Team Acreditar, independentemente de participarem no Granfondo ou Mediofondo.

2ª BOX - Granfondo - + de 25 km/h (tempo de referência mencionado na ficha de inscrição) 3ª BOX - Granfondo - 20 a 25 km/h (tempo de referência mencionado na ficha de inscrição) 4ª BOX - Granfondo - menos de 20 km/h (tempo de referência mencionado na ficha de inscrição)

5ª BOX - Mediofondo - Todos os atletas inscritos nesta distância Os atletas poderão posicionar-se nas boxes de saída a partir das 7:00 h. A partida será simultânea para todos os atletas e será dada às 8:00 h

Os atletas participantes no Mediofondo que pretendam imprimir ritmos mais rápidos, terão durante a partida controlada (até à saída da Lousã) e em especial durante a passagem na Avenida (bastante larga) que dá acesso à variante que liga a Lousã a Miranda do Corvo, que se adiantarem no grupo para melhor se posicionarem.

À excepção da box do Team Acreditar, a entrada para todas as outras boxes faz-se pela cauda do garrafão de saída. É proibida a entrada na box de saída pelo sentido contrário (arco de meta).

(9)

8- ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO

A gestão alimentar numa prova de endurance como esta assume um factor crucial. Apesar da existência de pontos de reabastecimento ao longo das duas distâncias, aconselha-se os atletas a transportarem consigo os seus próprios reforços alimentares de reposição energética, salvaguardando uma correcta gestão desses recursos.

Uma correcta hidratação antes, durante e após a prova é crucial para o bem-estar do atleta e para uma melhor recuperação durante e após a prova. Este aspecto assume uma maior importância se tivermos um dia quente, aconselhando-se neste caso a utilização de dois bidons ou de um bidon de grande capacidade.

9 -REABASTECIMENTOS

Nos reabastecimentos, os atletas encontrarão sandes variadas e fruta também variada, para além de alguns bolos. A comida será cortada em bocados para optimizar o seu manuseamento. Ao nível dos líquidos os reabastecimentos terão água (só para reabastecimento de cantis, sem entrega de garrafas) e sumos variados, igualmente servidos em copo (sem entrega de garrafas).

Quem pretender um tipo de alimentação mais competitiva (gel e barras) terá que se precaver e levar consigo este tipo de alimentos.

No último reabastecimento (Castanheira de Pêra) estará disponível uma bebida isotónica (Gold Nutrition) também servida em copo.

Localização dos reabastecimentos: Km 30 - Sólido e líquido (só Mediofondo) km 42 - Sólido e líquido (só Granfondo) km 93 - Sólido e líquido (só Granfondo)

km 124 (Granfondo) e km 50 (Mediofondo) - Líquido km 135 (Granfondo) e km 61 (Mediofondo)

10- ROUPA

Na data da prova, mesmo em situação de bom tempo as manhãs e os finais de tarde são habitualmente frios, podendo a temperatura aquecer significativamente para o meio do dia. A utilização de roupa facilmente removível (um tapa-vento ou uns manguitos) poderá ser uma boa solução.

A época do ano e sobretudo o cenário de montanha onde se realiza a prova são propícias a mudanças climatéricas bruscas ao longo do dia e nas zonas mais altas e desprotegidas uma alteração no tempo pode significar um arrefecimento severo. Assim, mesmo que o tempo aparente estável e bom é aconselhável levar um corta-vento no bolso para prevenir alguma eventualidade.

(10)

11 - GESTÃO DE ESFORÇO

A gestão do esforço ao longo da prova é um factor especialmente crítico para atingir a meta pretendida numa prova de endurance. Nesta prova, especialmente no Granfondo, este aspecto é fundamental. O percurso é exigente em termos físicos e o facto de algumas das subidas feitas ao início não terem grandes inclinações e convidarem a bons andamentos, pode provocar um “entusiasmo” que terá consequências menos boas na parte final da prova. Outro dos factores a ter em conta na gestão do esforço e poder levar a grandes “empenos” no final da prova é o entusiasmo de andar em pelotão e por vezes não se resistir a acompanhar um grupo que tem um andamento acima das nossas possibilidades.

Esta questão da Gestão do esforço assume uma especial importância na edição deste ano onde a dificuldade física foi incrementada pelo facto do percurso do Granfondo ser mais extenso e acrescentar também mais desnível acumulado.

12- ANDAR EM PELOTÃO

Um dos factores de risco acrescidos é a pouca prática que muitos terão de andar em pelotão na estrada. Para os menos experientes, que serão muitos, o conselho vai no sentido de manter a distancia para os ciclistas ao seu redor, evitando a confusão. Para todos de uma maneira geral aconselha-se muita precaução e sobretudo atenção à obrigatoriedade de cumprir o código da estrada e manter o respeito pela faixa de rodagem, já que tem que se ter sempre presente que este é um evento Aberto ao Trânsito automóvel.

13 - ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Toda a Assistência Técnica é apoiada pela TREK.

Haverá dois postos de assistência técnica fixos, à partida na Lousã e em Castanheira de Pêra (km 124 - Granfondo e 50 - Mediofondo).

Para além destes haverá quatro viaturas de assistência móvel que circularão ao longo da prova, tentando cobrir algumas incidência que possam acontecer ao longo do percurso. Mais uma vez os atletas têm que ter a consciência que o recurso a este serviço pode acarretar esperas.

Este serviço móvel é uma cortesia dos seguintes agentes TREK: - Slowdown

- Leiribike - Santiago Bikes - Lousãmotos

(11)

14 - DESISTÊNCIAS

Os atletas desistentes serão recolhidos pelos meios da organização que os transportarão para a zona de meta. Isto é válido para os atletas forçados a desistir pela ultrapassagem da hora dos fechos dos controlos de tempo.

Aos atletas que optem por desistir e deslocar-se para a meta pelos seus próprios meios ser-lhes-á retirada a placa com o número de participante da bicicleta e ficarão desenquadrados do esquema de segurança da prova, ficando por sua conta e risco. Poderão recolher novamente a sua placa da bicicleta junto da organização, após a cerimónia de encerramento e de entrega de troféus.

É obrigatório avisar o controlo de prova da desistência.

15 - FECHOS DOS CONTROLES DE TEMPO

Os tempos de fecho dos controles foram calculados para uma média de 17km/h no Granfondo, salvaguardando a circulação de atletas no percurso sem luminosidade adequada. A excepção desta forma de cálculo é a do 1º controle de tempo, dado o facto de percurso até aí ser essencialmente feito em subida, o que obriga a um reajuste da média.

GRANFONDO

Controlos de tempo (localização e hora de fecho):

1 - Final da subida do Carvalhal do Sapo junto à N 112 - km 53 - hora de fecho: 11:40 h 2 - Pampilhosa da Serra - km 93 - hora de fecho: 13:30 h

3 - Cruzamento da Estradas nacionais N2 e N 344 - km 115 - hora de fecho: 14:45 h 4 - Castanheira de Pêra - km 135 - hora de fecho: 16:20 h

5 - Catraia (Serra da Lousã) - km 133 - hora de fecho: 17:30 h MEDIOFONDO

Controlos de tempo (localização e horas de fecho):

1 - 1º Reabastecimento 112 - km 30 - Hora de fecho: 11:00 h

2 - Cruzamento da Estradas nacionais N2 e N 344 - km 41 - Hora de fecho: 14:45 h 4 - Castanheira de Pêra - km 61 - Hora de fecho: 16:20 h

5 - Catraia (Serra da Lousã) - km 80 - Hora de fecho: 17:30 h

Os atletas que cheguem aos pontos de controle após a hora de fecho serão obrigatoriamente recolhidos pela organização. Os que optarem por seguir serão obrigados a entregar o número de participante da bicicleta ao elemento da organização, ficando desenquadrados do esquema de segurança da prova, por sua conta e risco. Poderão recolher novamente a sua placa da bicicleta junto da organização, após a cerimónia de encerramento e de entrega de troféus. 16 - RESGATES

A organização terá um esquema montado para recolha de atletas desistentes, no entanto os atletas terão que ter a consciência que esta recolha acarreta esperas já que os carros vassoura circulam na cauda da prova.

(12)

17 - REFEIÇÃO VOLANTE

Junto à zona de meta (Pousada de Juventude) os atletas podem recolher uma refeição volante á base de uma massa com atum, uma peça de fruta e um sumo que poderá ser comida na área de convívio adjacente aos espaços de promoção dos parceiros da prova.

18 - BANHOS

Existirão duas zonas para banhos após a chegada dos atletas. Uma nos balneários das piscinas junto à linha de meta e outra num pavilhão gimnodesportivo a cerca de 1.500 m da zona de meta, que servirá de reserva em caso de maior afluência. Este pavilhão funcionará das 10:30 h às 14:00 h.

19 - TROFÉUS

A entrega de prémios está marcada para as 15:30 h.

Serão oferecidos troféus (peças propositadamente criadas para esta prova) GRANFONDO

(13)

- 1º classificado masculino absoluto - 2º classificado masculino absoluto - 3º classificado masculino absoluto - 1ª classificada feminina absoluta - 2ª classificada feminina absoluta - 3ª classificada feminina absoluta

- 1º classificado master masculino (mais de 40 anos à data da prova) - 1ª classificada master feminina (mais de 40 anos à data da prova)

- 1º classificado entre os atletas residentes nos 5 concelhos envolvidos na prova MEDIOFONDO

- 1º classificado masculino absoluto - 1ª classificada feminina absoluta 20 - ACESSOS À LOUSÃ

- No site oficial da prova (www.skyroad-granfondo.com) no menu “Informações - Como Chegar” encontrará todas as indicações que o ajudarão a chegar à Lousã.

- Complementando esta informação, a partir do início da tarde de sexta-feira, nas principais vias de acesso à vila (Coimbra, Miranda do Corvo e Góis) encontrará placas sinalizadoras que o guiarão até ao secretariado da prova. Estas placas serão amarelas com setas e indicações a preto.

(14)

21 - ALOJAMENTO

Para os que por motivos económicos planearam fazer um esforço acrescido e sair muito cedo para poupar despesas no alojamento, damos conta de duas situações:

Para a noite de 11 para 12 de Outubro:

Ainda há disponibilidade no Campo de Férias do ACM em Foz de Arouce (10 min da Lousã) com preços de 10,00 a 12,5 € por pessoa. Contactos em: 239 991 539 ou 918 024 429 / 918 024 490.

Com o apoio da C. M. da Lousã será disponibilizado um pavilhão para dormidas a custo zero na Lousã na noite de 11 para 12 de Outubro. Este alojamento será sujeito a um horário de entrada na sexta-feira (23:00 h) e de saída no sábado (7:15 h). Carece ainda de pré-reserva directamente para o e-mail info@skyroad.granfondo.com. Não haverá resposta ao e-mail de pré-reserva, servindo apenas para monitorização da quantidade de pessoas interessadas.

(15)

22 - SKYROAD STORE

Na sexta-feira a partir das 18.00 h e no sábado a partir das 7:00 h junto ao secretariado e depois na zona convívio funcionará uma Loja com os Produtos Oficiais do SKYROAD habitualmente vendidos na Loja Online. Para além dos equipamentos de Verão serão lançados nesta ocasião os primeiros equipamentos da linha de Inverno.

23 - MAIS INFORMAÇÕES

Mais informações, como o traçado dos percursos, a caracterização das principais subidas e outros dados podem ser obtidos no site oficial do 2º Granfondo SKYROAD Aldeias do Xisto em www.skyroad-granfondo.com

24- CONTACTOS ORGANIZAÇÃO

Em quase toda a extensão de prova existe sinal de Telemóvel, sendo por isso aconselhável transportá-lo ligado.

Durante a prova, e em caso de necessidade, poderá contactar a organização pelo telefone: 961 471 457 (Gonçalo Mendes - Controle de Prova)

Grave este número no seu telemóvel antes de partir.

Referências

Documentos relacionados

186 O filósofo afirma que a tarefa mais difícil para um homem é exercer a sua virtude para com um outro e não somente para si, e aquele que consegue

Não basta apenas pensar na educação para um princípio de realidade se não se amplia o próprio conceito de realidade, esta, na qual a criança deve aprender a satisfazer seus

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Um dos elementos da governança de TI são as decisões relacionadas à arquitetura de TI, entendida como o conjunto de políticas e escolhas técnicas que refletem as necessidades

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

Visando identificar processos de documentação e também contribuir para a formação continuada dos educadores que atuam na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI)

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Durante este estágio, tive também a oportunidade de frequentar o serviço de urgência,. onde me foi possível observar a abordagem do doente pediátrico, as patologias