• Nenhum resultado encontrado

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014

A BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: reflexões acerca das condições de trabalho dos bibliotecários

Gilvane Carvalho Ferreira Iole Costa Pinheiro

(2)

RESUMO

Discorre-se sobre as condições de trabalho do bibliotecário. Para tanto se busca respaldo teórico na Ergonomia enquanto disciplina que se detém na adequação do trabalho ao homem, contribuindo na prevenção de riscos que podem afetar a saúde deste profissional. Adota-se para tanto como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, utilizando recursos físicos e eletrônicos.

Constata-se que um ambiente de trabalho projetado em conformidade com os padrões da ergonomia proporciona condições de trabalho satisfatórias para que os bibliotecários possam desenvolver suas atividades com criatividade, produtividade e bem-estar.

Palavras-Chave: 1; Condições de trabalho do bibliotecário 2; Ergonomia; 3; Biblioteca universitária.

ABSTRACT

Talks about the working conditions of the librarian. For this we seek theoretical support in Ergonomics as a discipline that holds the adequacy of work to man, contributing to the prevention of risks that can affect the health of this professional. Adopt for both methodological procedure the bibliographic research, using physical and electronic resources. Appears that a workplace designed in accordance with the standards of ergonomics provide satisfactory working conditions so that librarians can develop their activities with creativity, productivity and welfare.

Key words: 1; Working conditions of Librarian 2; Ergonomics, 3; University library.

(3)

1 Introdução

Os debates em torno das condições de trabalho sempre se fizeram presentes na história da humanidade. No período em que se sucedeu a revolução industrial eles se apresentavam fortemente expressos no discurso dos trabalhadores.

Atuando na tentativa de contribuir para proporcionar o conforto necessário ao homem em seu ambiente de trabalho está a Ergonomia. Esta não é a única ferramenta ou tecnologia com o objetivo de fazer com que o trabalho seja a razão da dignidade do homem, mas esta por sua vez contribui ao estabelecer parâmetros para melhor realização de tarefas rotineiras.

A adesão da Universidade Federal do Maranhão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) possibilitou ao Núcleo Integrado de Bibliotecas da UFMA melhorias e ampliação de suas estruturas físicas tanto do campus da Cidade Universitária, em São Luís, quanto dos demais campi presentes em outros municípios maranhenses.

No campus da Cidade Universitária um novo prédio para abrigar a Biblioteca Central tem sido construído desde final de 2012. Este servirá não somente como uma nova estrutura para abrigar seu acervo, sendo projetado para ser um espaço informacional grandioso que permita aos usuários melhores serviços fomentando ainda mais o processo de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, sua estrutura física deve dispor de recursos estruturados que venham proporcionar melhorias nas condições de trabalho de seus funcionários.

A estrutura pensada e projetada para a biblioteca em construção está sendo supervisionada por uma equipe de bibliotecários do NIB e contrasta com a atual estrutura em que se encontra a Biblioteca Central, onde esta teve que se adequar a uma estrutura projetada sem atenção a questões ergonômicas. Desta forma a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre as condições de trabalho em que estão submetidos os bibliotecários da Biblioteca Central da UFMA, bem como fomentar discussões que venham contribuir para a consolidação de uma proposta de estrutura ergonomicamente planejada para o novo prédio da Biblioteca.

2 A biblioteca universitária

A biblioteca no contexto da Universidade se conceitua como uma unidade que visa a propiciar a disseminação informacional, esta é coparticipante da formação acadêmica de seus

(4)

usuários, ao dispor seus produtos e serviços para tal fim. Vale salientar que, a biblioteca universitária é um elemento primordial no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, isto é, esta deve atender aos propósitos das instituições de ensino superior.

As bibliotecas universitárias surgiram na Idade Média, pouco antes do Renascimento. [...]. Estas bibliotecas são as que mais se aproximavam do conceito atual de biblioteca como espaço de acesso e disseminação democrática de informação. O número de estudantes universitários aumentou, ocasionando o crescimento também da produção intelectual.[...].(MORIGI;

SOUTO, 2005, p. 191, grifo nosso).

Por serem participantes do processo de ensino-aprendizagem em nível superior, as bibliotecas universitárias são fundamentais no ciclo de produção do conhecimento. Realizam as atividades de coleta, análise, processamento, disseminação e socialização de informações, materializadas em diversos suportes informacionais, como livros, periódicos, teses, dissertações e relatórios, nos formatos impresso e digital.(GURGEL; RODRIGUES, 2011).

As bibliotecas como um todo possuem características organizacionais comuns entre si, ou seja, independem de suas especificidades de acervo, de público a quem se destina, e produtos que venham a ofertar na promoção de seus serviços.

2.1 A ergonomia no trabalho do bibliotecário

A ergonomia é uma disciplina multidisciplinar, e esta se apresenta como uma ferramenta para a projetação de espaços de trabalho, que busca um ambiente adequado ao desenvolvimento de tarefas e/ou atividades para o melhor desempenho, no que tange a eficácia e eficiência organizacional e, além disto, propicia ao trabalhador menos possibilidades de lesão na execução de seu ofício.

Segundo Cidade (2005, p. 2) “A Ergonomia é uma ciência que busca a melhora do conforto e da produtividade em todos os lugares onde os seres humanos desempenham suas atividades”. Esta ferramenta busca o modo correto de execução de tarefas. Na prática, a ergonomia quando empregada no ambiente de trabalho retira aspectos ruins que possam afetar a saúde do profissional que consequentemente vão atingir o seu desempenho profissional.

As bibliotecas são ambientes de trabalho e para tanto merecem atenção quanto às diretrizes das normas ergonômicas. A Norma Regulamentadora NR17- Ergonomia foi

(5)

aprovada pela Portaria MET/SIT nº 3.214, de 8.6.1978, e com redação dada pela Portaria TEM/SIT nº 3.751, de 23.11.1990, conforme sua seção 17:

17.1 Esta norma regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. (BRASIL, 1990).

Só que aparentemente, as instituições contratantes de bibliotecários apenas focalizam o resultado final do trabalho realizado, e não se preocupam com o processo durante a sua execução, não se detém naquilo que é necessário, ergonomicamente, para o desenvolvimento das tarefas, que assegurem a sua realização com os menores riscos à saúde do profissional.

(SOUZA E SILVA, 2007).

A Biblioteca Central da UFMA, desde sua criação, teve que se adequar a estrutura física da instituição, realizando dessa forma um processo inverso do que está regido nos padrões para bibliotecas. E isto traz sérias implicações também com correlação ao ambiente de trabalho e consequentemente na execução das tarefas.

Diante disto podemos afirmar que o trabalho do bibliotecário, assim como o dos demais trabalhadores, deve estar assegurado com as práticas corretas de uso dos equipamentos, assim como eles devem estar lotados em ambientes livres de ruídos. “[...]

Assim, focalizando a atenção nos trabalhadores de uma Biblioteca Universitária, a ergonomia buscará o aspecto da humanização do trabalho, tendo em vista propiciar condições satisfatórias para um melhor desempenho destes”. (SILVA; LUCAS, 2009, p.383).

A saúde do trabalhador está estreitamente relacionada ao seu bem-estar em seu ambiente de trabalho. O bibliotecário realiza diversas tarefas que podem afetar consideravelmente sua postura, suas emoções, etc.

O trabalho diário realizado em condições adversas, com o passar do tempo, pode desencadear o aparecimento de diversos problemas, como de saúde física e mental e é por isso que as empresas e Unidades de Informação devem compreender a relação entre as condições de trabalho e seus possíveis reflexos no rendimento dos funcionários. (SILVA; LUCAS, 2009; p.383)

Enfim, a ergonomia tem como princípio básico que o trabalho deve adaptar-se ao homem e não o contrário. Onde o ambiente de trabalho fique mais humanizado, permitindo assim que as habilidades profissionais se desenvolvam de forma satisfatória.

(6)

3 Materiais e Métodos

Trata-se de uma revisão de literatura, situando no bojo das reflexões e discussões o trabalho do bibliotecário e as condições que lhe estão impostas na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão. Para tanto se utiliza a pesquisa bibliográfica “necessária a qualquer trabalho de pesquisa” (PADUA, 1994, p.154). Além disso para subsidiar as reflexões e discussões, apropriar-se-á da observação, uma vez que as autoras são servidoras da biblioteca e estão envolvidas diretamente com as questões e problemáticas que se apresentam na pesquisa.

4 Resultados Parciais/Finais

A partir da revisão bibliográfica e da observação feita in loco verificou-se que a Biblioteca Central atualmente não se encontra ergonomicamente estruturada no tocante as condições de trabalho e com a construção, em andamento, do novo prédio para abrigá-la dificilmente se farão na atual estrutura as correções necessárias recomendadas na norma NR- 17.

A Biblioteca Central é composta de vários setores para desenvolvimento das atividades e todos eles, considerando as observações, apresentam alguma desconformidade ergonômica. Os equipamentos e materiais de trabalho são alguns dos aspectos que tem refletido em situações não satisfatórias no ambiente de trabalho.

As discussões levantadas na pesquisa acerca da Ergonomia, propiciando medidas de emprego desta ferramenta concorrerá para que erros e/ou desvios anteriores não sejam repetidos no novo prédio da Biblioteca Central.

5 Considerações Parciais/Finais

Ergonomia é uma ferramenta de suma importância organizacional. Um ambiente de trabalho ergonomicamente correto contribui para a qualidade de vida e bem-estar tanto dos trabalhadores quanto de seus usuários, clientes.

Na Biblioteca Central da UFMA há a preocupação de se atender aos padrões de bibliotecas previstos na International Organization for Standardization – ISO, já os

(7)

parâmetros ergonômicos não tem sido considerados com maior relevância e atenção.

Disponibilizar os equipamentos e materiais para garantir a eficiência e eficácia na execução das atividades e processos não se configura como fator preponderante para propiciar condições satisfatórias para o trabalhador. Tal atitude dos gestores acaba por demonstrar pouca atenção dada a qualidade de vida do seu trabalhador, evidenciando assim maior interesse deles na sua produtividade.

Constatou-se que as condições de trabalho dos bibliotecários da Universidade Federal do Maranhão no tocante a ergonomia necessita de melhorias e ou adequações para que possam desempenhar suas funções satisfatoriamente, a fim de evitar riscos que acarretem problemas de saúde, sejam estes posturais, emocionais etc.

6 Referências

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria Ministerial n. 3751, de 23 nov. 1990. Norma Regulamentadora n. 17 Ergonomia. Disponível em:

http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEFBAD7064803/nr_17.pdf>.

Acesso em: 10 abr 2014.

GURGEL, Nadsa Maria Cid; RODRIGUES, Maxweel Veras. Biblioteca universitária e ensino superior: em busca de um alinhamento estratégico

Revista EDICIC, v.1, n.3, p.211-228, Jul./Sep. 2011. Disponível em:<file:///C:/Users/Fernanda/Downloads/61-247-1-PB%20(1).pdf.>. Acesso em: 11 abr 2014.

MORIGI, V. J.; SOUTO, L. R. Entre o passado e o presente: as visões de biblioteca no mundo contemporâneo. Revista ACB, v. 10, n. 2, p. 189-206, jan./dez. 2005. Disponível em: <

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/viewArticle/432/551.>. Acesso em: 11 abr 2014.

PÁDUA, Elisabeth Matallo Marchesini. O trabalho monográfico como iniciação a pesquisa científica . In: CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (Org.). Construindo o saber:

metodologia científica: fundamentos e técnicas. Campinas: Papirus, 1994.

SILVA, Andrea Aparecida; LUCAS, Elaine Rosângela de Oliveira. Abordagem ergonômica do ambiente de trabalho na percepção dos trabalhos: estudo de caso em biblioteca universitária.

Revista ACB, v.14, n.2, 382-406, jul./dez., 2009. Disponível:

<www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=7099>. Acesso: 30 abr 2014.

Referências

Documentos relacionados

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Sumário para tomadores de decisão [livro eletrônico] : potência ambiental da

Hoje o sistema de telefonia do nosso Estado, não só do Estado, do País, onde nós temos diversas CPIs na Câmara Federal, em diversos Estados brasileiros, e nós vamos fazer uma

Também fazer um estudo empírico, por meio de experimento, sobre um domínio regional de pessoas, para mensurar os principais aspectos socioculturais e físicos para seleção

Entendemos que o uso das fontes de informação revela a satisfação das necessidades informacionais dos usuários. Os resultados obtidos na pesquisa podem colaborar com a

Na Tabela 10, verifica-se o modelo de regressão selecionado através do procedimento Stepwise para estimar a DRL, em razão da H e das variáveis Dummy,

2. Constatado o defeito, o Senhor Consumidor deverá imediata- mente comunicar-se com o Serviço Autorizado mais próximo que consta na relação oferecida pelo fabricante - somente es-

Nesta perspectiva, com base no diagnósticos situacional das Bibliotecas do Núcleo Integrado de Biblioteca (NIB) da Universidade Federal do Maranhão este artigo

Diante da observância das disparidades de normalização entre os trabalhos produzidos na UFPE, o Grupo de Trabalho (GT) em Normalização 1 constatou a necessidade de elaborar uma