• Nenhum resultado encontrado

PDF PT Jornal Brasileiro de Pneumologia 1 2 portugues

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "PDF PT Jornal Brasileiro de Pneumologia 1 2 portugues"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

J Pneumol 25(1) – jan-fev de 1999 III Editorial

EDITORIAL

Em sociedade, no início de um novo ano, desejamos aos amigos e aos conhecidos “Próspero Ano Novo”. Obviamente, é isto que desejo a todos os membros da SBPT e aos leitores do Jornal de Pneumologia. Porém, em termos de conhecimento cien-tífico, quero que todos tenham a prosperidade em seu significado mais amplo: de-senvolver, melhorar, progredir, enriquecer. Feliz ou infelizmente, nada disso acontecerá por obra dos deuses. É necessário trabalho, seja para gerar, seja para construir o conhecimento. Espero que o Jornal de Pneumologia possa contribuir na tarefa de auxiliar o trabalho de todos para o desenvolvimento científico individual e coletivo.

Neste número, serão iniciadas duas novas seções. Uma denominada Aprimora-mento, que, como o nome sugere, objetiva enfocar temas que conhecemos – ou

acreditamos conhecer – dando a eles uma abordagem atual para reciclagem e apri-moramento. O primeiro tema será Diagnóstico por imagem do tórax, que terá o formato de um curso que será publicado nos números deste ano e que, ao final de cada capítulo, apresentará questões para uma auto-avaliação.

A outra seção, denominada Pós-Graduação, será dedicada a temas de

investiga-ção científica, também com uma abordagem atual, que certamente enriquecerão o cabedal de conhecimentos de todos nós. Sobretudo, pretendemos desenvolver e aper-feiçoar a capacidade crítica dos leitores, pesquisadores ou não. Neste número, o tema será “Metodologia da Investigação Científica na Área Biomédica”, que será apresen-tado em duas partes.

Ainda neste número, publicamos com orgulho o trabalho original vencedor do II Prêmio Nacional de Pneumologia concedido em 1998. Também, há outros artigos originais e relatos de casos. Excepcionalmente, as instruções redatoriais estão im-pressas em tipos maiores para chamar atenção para algumas modificações. Final-mente, não deixem de ler o extenso calendário de eventos da SBPT para 1999 e de fazer já suas opções.

Assim, esperamos atender aos interesses de todos os colegas, dos mais jovens aos mais experientes. Que este ano seja de trabalho intensivo para que sejamos cientifica-mente prósperos.

THAIS HELENA A. THOMAZ QUELUZ

Editora

(2)

Jardim JR

IV J Pneumol 25(1) – jan-fev de 1999

JOSÉ ROBERTO JARDIM Chefe da Disciplina de Pneumologia

Coordenador do Centro de Reabilitação Pulmonar da Unifesp/EPM

Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Reabili-tação – Unifesp/EPM

R

EFERÊNCIAS

1 . Neder JA, Nery LE, Cendon Filha SP, Ferreira IM, Jardim JR. Reabilitação pulmonar: fatores relacionados ao ganho aeróbio de pacientes com DPOC. J Pneumol 1997;23:115-122.

2 . Belman M, Kendregan B. Exercise training fails to increase skeletal muscle enzymes in patients with chronic obstructive pulmo-nary disease. Am Rev Respir Dis 1981;123:256-261.

3 . Casaburi R. Exercise training in chronic obstructive lung disease. In: Casaburi R, Petty TL, eds. Principles and practice of pulmonary rehabilitation. Philadelphia: W.B. Saunders Co.

4 . Maltais FP, LeBlanc C, Simard J, Jobin C, Berube J, Bruneau LC, Belleau R. Skeletal muscle adaptation to endurance training in patients with chronic obstructive pulmonary disease. Am J Respir Crit Care Med 1996;154:436-441.

5 . Toshima MT, Kaplan RM, Ries AL. Experimental evaluation of rehabilitation in chronic obstructive pulmonary disease: short term effects on exercise endurance and health status. Health Psychol 1990;9:237-252.

6 . Goldstein RS, Gort EH, Avendano MA, Guyatt GH. Randomized controlled trial of respiratory rehabilitation. Lancet 1994;344: 1394-1397.

Referências

Documentos relacionados

Por fim, a facilidade de reposição das sondas nas pri- meiras 24 horas da sua retirada acidental pelo mesmo orifício já existente e a facilidade de realizar aspirações

cados no Jornal de Pneumologia, a admissão na SciELO Brasil, que sem dúvida dará mais divulgação à nossa re- vista, e sobretudo uma versão online em inglês poderão contribuir

Eu prefiro não usar o talco devido à possibilidade de sua ins- tilação induzir uma ARDS , além de que ele não é mais efetivo que outros esclerosantes.. Alternativas aceitáveis são

No caso das meningites deve-se considerar a não- sensibilidade como resistência, na escolha do tratamen- to, que, neste estudo, chegou a 5 ,7 % e que, ainda assim, é muito mais baixa

são importantes para avaliar o efeito real da implantação de protocolos e devem ser acompanhados de uma avaliação séria de quais as melhores estratégias para implantação

pelos autores foram superiores aos obtidos ao final da fase I no Brasil, e mesmo quando comparados aos dados condensados de todos os outros centros que utilizaram o QE padrão

A descentralização, municipalização e regionalização dos programas são fundamentais para melhorar seu funcio- namento. Já existem no Brasil iniciativas bem-sucedidas,

Ao receber o tratamento indicado ela passava para asma intermitente e a orientação era de tratamento mais brando, o que o fazia voltar ao estádio anterior de asma persistente.