• Nenhum resultado encontrado

HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

COMUNICADO 002/2022 NORMAS ESCOLARES GERAIS

EDUCAÇÃO INFANTIL

ENSINO FUNDAMENTAL I – ENSINO FUNDAMENTAL 2 Samambaia, 22 de Fevereiro de 2022

Prezados pais e responsáveis,

Acreditamos que a existência de normas, regras e o respeito a elas são fatores imprescindíveis para a educação individual e coletiva, pois contribuem para uma convivência escolar saudável, produtiva, organizada e necessária para a boa formação de nossos alunos. Nesse sentido, não podemos prescindir da efetiva colaboração e parceria família-escola.

Relacionamos, a seguir, informações importantes, reunindo normas e procedimentos que regulam o funcionamento de nosso colégio. Pedimos sua atenção.

EQUIPE PEDAGÓGICA:

Diretora Geral: Jacqueline Xavier.

Coordenação Pedagógica: Fabiana Veras.

EQUIPE DE APOIO:

Tatielen Pereira;

Priscila Santiago;

Nicole Ribon.

HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA

A pontualidade na entrada e saída das crianças é essencial para o bom funcionamento do protocolo, e organização da estrutura escolar, portanto, segue algumas informações sobre essa dinâmica estrutural na entrada e saída de nossos alunos.

 Na entrada e saída dos alunos os pais devem manter distanciamento e aguardar nos locais sinalizados com as devidas marcações.

 Os alunos serão recebidos pela equipe da escola e direcionados à sala de aula, na saída serão direcionados até a Portaria.

 É importante que o estudante seja assíduo e pontual em todas as atividades programadas pela escola, evitando chegadas tardias e saídas antecipadas.

 Orientamos que a saída antecipada do aluno em período de aulas só ocorra em casos de extrema necessidade, preferencialmente avisando com antecedência de 3h pela agenda escolar.

 Evitem atrasos constantes, para que o aluno não seja prejudicado no acompanhamento das atividades em sala de aula.

Horário Matutino Horário Vespertino Educação infantil 07h30 às 11h30 13h30 às 17h45 Ensino fundamental I 07h30 às 11h45 13h30 às 17h45

Ensino fundamental II 07h30 às 12h -

*Horário de saída diferentes para cada segmento.

(2)

IMPORTANTE:

A Escola não autoriza – em hipótese alguma - a saída de alunos sem o acompanhamento do responsável por retirá-lo. Caso a família considere que a criança esteja apta a realizar sozinha o trajeto escola-casa, o responsável deverá elaborar uma autorização prévia, por escrito, na agenda do aluno.

ACESSO DOS PAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

Durante o período letivo, o acesso dos pais ou responsáveis ao ambiente escolar restringe-se aos setores de coordenação e administrativo. Não está autorizada a interrupção da aula e a permanência dos pais na porta da sala de aula, pois os professores precisam estar atentos aos seus alunos. Os pais ou responsáveis que vierem buscar os filhos ao final de cada turno deverão aguardar na recepção ou estacionamento (respeitando o distanciamento), após horário da abertura dos portões. Para a segurança de nossos alunos, não será permitida a entrada de pessoas durante o intervalo. Material escolar esquecido em casa deverá ser encaminhado para a Coordenação do segmento escolar, que se encarregará de entregar ao aluno. Situações emergenciais devem ser informadas e autorizadas pela Coordenação Pedagógica.

AGENDA

É o meio efetivo de comunicação entre a escola e os pais é de fundamental importância para a organização escolar do aluno. Todos os recados deverão ser registrados na agenda (agenda Edu ou física).

Todos os comunicados escolares serão enviados através da agenda.

Bilhetes específicos da série ou do segmento serão enviados por meio da agenda do aluno.

ENTREVISTAS E REUNIÕES

As reuniões, nas quais os senhores tomam conhecimento do desempenho de seus filhos, acontecem nas datas previstas no calendário escolar ou sempre que houver necessidade. Encontros com a professora ou com a equipe pedagógica, antes da data prevista, devem ser agendados por meio da agenda Edu.

Pedimos a todos que evitem conversar com as professoras nos horários de entrada e saída para não comprometer o atendimento aos alunos e não causar transtornos à classe.

MEDICAMENTOS

Com o objetivo de resguardar nossos alunos em relação à saúde e ao bem-estar, trabalhamos contra a automedicação e a favor do uso racional de medicamentos em nosso colégio. Sendo assim, todo medicamento que o aluno necessitar deverá ser administrado somente mediante receita médica e/ou comunicado escrito pelos responsáveis registrados na Agenda Edu.

UNIFORME ESCOLAR OBRIGATÓRIO

O uso do uniforme é obrigatório todos os dias, inclusive nas atividades extracurriculares e constitui uma importante norma que visa à segurança de todos os alunos. É uma maneira de nossos funcionários evitarem a entrada de estranhos na comunidade escolar e observarem melhor nossos alunos na entrada e saída do colégio. Por isso, pedimos aos pais que conscientizem os filhos da importância de cumprir as normas relativas a esta questão.

(3)

O uniforme deve ser marcado com o nome e sobrenome da criança (principalmente os agasalhos). Não recomendamos o uso de chinelos, tamancos, sandálias e tênis de rodinha, tendo em vista a segurança das crianças.

O tênis é calçado obrigatório na aula de Educação Física.

LANCHE

A criança pode trazer o lanche de casa ou adquirir o KIT LANCHE SAUDÁVEL na cantina. Caso preferiram, os pais podem deixar o lanche sob a responsabilidade da escola. Essa opção pode ser combinada a qualquer momento do ano no número institucional da secretaria, mediante o preenchimento do requerimento, desde que a opção seja

quinzenal ou mensal.

Whatsapp – (61) 99644-5078

Recomendamos lanches naturais e que seja incentivado o consumo de frutas, sucos naturais, leite, pães ou bolachas que incentivem uma alimentação saudável e equilibrada.

Sexta-feira é o dia reservado para guloseimas. Solicitamos que, nos demais dias, não enviem salgadinhos, refrigerantes, chocolates etc.

Atenção:

 Não está autorizada a entrega de lanches por empresas contratadas pelas famílias.

 Não é permitido trazer garrafas de vidro.

 Não é permitido que a criança saia da escola para comprar lanche no Saraiva.

ANIVERSÁRIOS

Os aniversários poderão ser comemorados na Escola, desde que sejam observadas as seguintes regras:

Esses eventos são celebrados em sala de aula e somente serão liberadas em dias que não prejudique o bom andamento do processo de aprendizagem.

A Professora Regente deverá ser avisada com, no mínimo, uma semana de antecedência através de comunicado por escrito na Agenda Escolar. A família deverá aguardar a confirmação da Professora.

Nesse dia a escola abre exceção para participação apenas dos genitores. Se o aniversariante tiver irmãos que estudem na escola, os mesmos poderão participar.

A família se responsabilizará pelo envio da alimentação contendo salgados assados, doce (brigadeiro) e suco. Não será permitida a entrada de refrigerantes para a educação infantil.

Se a comemoração do aniversário for realizada fora do ambiente escolar e os pais desejarem convidar todos os colegas de sala, sem exceção, poderão enviar o convite preenchido e a professora os enviará na agenda de cada aluno. Caso contrário, a família deverá ser responsável em entregar os convites pessoalmente, fora da Escola, evitando transtorno para os demais alunos e famílias.

Alertamos que, por questões de ética e segurança, a escola não disponibiliza informações de contatos telefônicos ou outro meio virtual.

BRINQUEDOS

As crianças podem trazer brinquedos de casa para a escola na sexta-feira. Estes devem ser simples e fáceis de cuidar, pois não temos como nos responsabilizar por eles.

Não são permitidos brinquedos eletrônicos.

Pedimos que não permitam às crianças trazerem brinquedos nos outros dias da semana.

(4)

RETIRADA POR TERCEIROS

Os pais devem preencher a ficha de matrícula a autorização permanente para a retirada do aluno.

Havendo necessidade de outra pessoa retirar a criança das dependências da Escola, exige-se que essa retirada seja documentada via Agenda Edu. Para tanto, segue o procedimento:

• No corpo da mensagem deve contar o nome completo do aluno.

• Nome completo e número da carteira de identidade (RG) da pessoa autorizada a retirar o aluno.

• A pessoa autorizada deverá identificar-se na Portaria, e aguardar a liberação e entrega do aluno.

• A solicitação deverá ser realizada com antecedência mínima de 3 (três) horas antes da saída do curso regular.

CASO NÃO TENHA SIDO ENVIADO O COMUNICADO, a saída do aluno não será liberada até que os responsáveis encaminhem autorização escrita.

• A pessoa autorizada deverá acessar a escola a pé, pelo piso térreo.

• Deve identificar-se na portaria, e aguardar no mesmo local a liberação e entrega do aluno.

• A saída antecipada não será autorizada a partir dos últimos 40 minutos do término do curso regular.

Dispensas feitas pelo Colégio:

• O Colégio poderá entrar em contato com os pais nos casos em que a criança apresente algum mal- estar durante sua permanência na escola.

Dispensas feitas por profissionais da saúde:

• Em caso de dispensa das aulas por motivos de saúde, o atestado deve ser enviado à coordenação no dia do retorno do aluno à Escola.

• Lembramos que atestados justificam, mas não abonam faltas, salvo se o aluno ultrapassar 30% do permitido, fato que é aplicado aos casos de doenças infectocontagiosas.

• Em caso de doenças infectocontagiosas, a Escola deve ser notificada imediatamente através da família por meio de exames comprovatórios/laudo do médico responsável.

OBJETOS PERDIDOS

Os objetos perdidos ou esquecidos em sala de aula ou nos espaços da Escola serão encaminhados aos inspetores para que sejam devolvidos aos alunos, por isso é importante que estejam identificados.

Caso o dono do objeto não seja localizado ou o objeto não esteja identificado, o item será encaminhado ao setor de ACHADOS E PERDIDOS.

A solicitação deve ser feita para a assistente de coordenação pedagógica através da agenda Edu.

Atente-se para o fato de que MATERIAIS EXTRAVIADOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADE da Escola.

Uniformes ou materiais não procurados serão doados ao final do semestre.

ORIENTAÇÕES

 Caso a criança apresente temperatura corporal igual ou superior a 37,7°C, a entrada não será permitida. Nesse caso, a família será orientada a conduzir a criança de volta para casa e buscar atendimento médico oportunamente.

 Durante a rotina os pais e responsáveis não mais deverão acessar os espaços internos, a fim de serem mantidas as medidas de prevenção à contaminação.

(5)

 A recepção será feita por profissionais devidamente treinados, as crianças do fundamental I e fundamental II deverão ao chegar à escola se dirigirem as suas salas de aula. Já na educação infantil os estagiários de cada turma receberão os alunos(as).

 Antes e após o contato físico com as crianças, os profissionais da escola deverão sempre higienizar suas mãos com álcool em gel.

 Os espaços de aprendizagem serão marcados com o distanciamento de 1 metro.

 Os sanitários deverão ser utilizados a partir da mediação do professor ou o estagiário (educação infantil) de sala de sala.

 O material de uso individual em sala de aula será identificado com o nome do aluno.

 Os alunos deverão trazer suas garrafas de água (com identificação), que serão abastecidas pelas professoras conforme necessário.

 O lanche deverá vir de casa com identificação e será realizado em sala de aula.

 O parque será utilizado em horários escalonados, a partir da mediação das professoras.

 O aluno deverá trazer máscaras suficientes para a troca no colégio a cada 3 horas, portanto os alunos do período regular deverão trazer duas máscaras, os alunos do período integral deverão trazer 03 máscaras.

ENTRADA

Na entrada da escola, as medidas abaixo serão exigidas para todos COLABORADORES, PROFESSORES, PAIS E ALUNOS:

• Limpem os calçados no tapete desinfetante;

• Obedeçam a sinalização do chão ficando a distância de 1 metro para cada aluno, em caso de fila para espera da medição da temperatura corporal;

• Medição a temperatura;

• Higienizem as mãos com álcool 70%;

• Usem máscara.

Pedimos à compreensão e a paciência dos pais e responsáveis na entrada e na saída dos estudantes.

Entrada e saída: Acesso pela quadra, seguindo os protocolos (checagem do uso de máscara, medição de temperatura, uso do tapete desinfetante e disponibilização do totem de álcool em gel para a assepsia das mãos).

Práticas adotadas quando há identificação de indivíduos possivelmente contaminados pela Covid-19.

A partir da identificação de qualquer sinal ou sintoma, a pessoa doente deverá permanecer em casa e entrar em contato com a escola, informando o ocorrido. Já em ambiente escolar, diante da identificação de um caso suspeito, seja mediante declaração da pessoa infectada ou pela verificação de sinais e sintomas no momento da entrada, a família será acionada imediatamente, a partir dos contatos de emergência. Na observância de sintomas indicativos da COVID.

(6)

TELEFONES

Além da agenda Edu e física os pais e/ou responsáveis podem entrar em contato através dos seguintes números:

Secretaria: (61) 3358-0063/ (61) 99644-5078 (somente mensagens), atendimento das 9h às 19h.

Coordenação: (61) 99107-2632, atendimento das 8h às 15h.

Apoio coordenação: (61) 99258-8652, atendimento das 8h às 17h.

Financeiro: (61) 99246-1730, atendimento das 9h às 15h.

Atenciosamente,

Equipe Diretiva Colégio Galeno

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Tendo em conta os objetivos que se pretendem atingir com este estudo, começa-se por conduzir uma revisão de literatura no âmbito do comportamento organizacional, mais

norteadores para os cursos de Licenciatura no Brasil, e para a organização de sua carga horária e assim entendemos que as Práticas como Componentes Curriculares

Workshop em que cada participante terá oportunidade de pôr em pratica o caso que preparou e aprender como melhorar.. Os participantes continuarão a ser apoiados através de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI