• Nenhum resultado encontrado

2.1. O processo seletivo para bolsistas monitores nos grupos de pesquisa científica e tecnológica do SESI-BA será regido por este edital.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "2.1. O processo seletivo para bolsistas monitores nos grupos de pesquisa científica e tecnológica do SESI-BA será regido por este edital."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1 EDITAL 021/2021 - BOLSAS DE MONITORIA EM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) DO SESI BAHIA OFERTADAS PARA ALUNOS BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO DO SENAI CIMATEC

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

A Rede SESI Bahia de Educação, o Centro Universitário SENAI CIMATEC e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) tornam público o presente Edital para realização do Processo Seletivo 2021 para concessão de 10 (dez) bolsas de monitoria em PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA do PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SESI para estudantes bolsistas integrais (bolsa 100%) do Programa de Bolsas de Graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC, regularmente matriculados.

2. REGULAMENTAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

2.1. O processo seletivo para bolsistas monitores nos grupos de pesquisa científica e tecnológica do SESI-BA será regido por este edital.

2.2. Considerando o atual contexto de pandemia, fica estabelecido que as atividades de monitoria, cuja carga horária é composta de 20 horas semanais, serão, se necessário, desenvolvidas na modalidade online, podendo a qualquer tempo assumir o formato híbrido (parte online e parte presencial) caso sejam retomadas as aulas presenciais.

3. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Etapa Data

Inscrições 28/07/2021 a 13/08/2021

Análise Documentação inscritos 16/08/2021 e 17/08/2021 Fase 1 – Análise e classificação por

Desempenho Acadêmico 18/08/2021 e 19/08/2021

Fase 2 - Entrevista 20/08/2021, 23 e 24/08/2021

Divulgação do Resultado 25/08/2021

Assinatura do termo de outorga 26/08/2021 a 27/08/2021 e 30/08/2021

4. DAS VAGAS

As bolsas serão distribuídas, conforme tabela abaixo, nos 10 (dez) grupos de Iniciação Científica da Escola SESI Djalma Pessoa. A descrição das finalidades dos referidos grupos está expressa no Anexo II deste edital.

Grupos de Pesquisa Quantidade de Bolsas por Grupo

Química e Ambiente 1

Química Bioinorgânica 1

Permacultura e Agroecologia 1

Ambiente Vivo 1

(2)

2

Inovações Tecnológicas (INTEC) 1

RenevAR energias 1

Robotech 1

História e Narrativas da Contemporaneidade 1 Soy loco por ti América: Cultura e Sociedade 1

Invenções com Arduíno 1

5. FINALIDADE DA BOLSA DE MONITORIA EM I.C. SESI-BA

Incentivar a vocação científica e despertar os potenciais talentos de estudantes pesquisadores da Rede SESI-BA de Educação. Os estudantes de graduação do SENAI CIMATEC desenvolverão competências relacionadas ao acompanhamento de pesquisas científicas, autonomia e responsabilidade em relação ao aprendizado científico, a partir das ações de monitoria junto aos grupos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas na Iniciação Científica SESI-BA.

6. NATUREZA DA BOLSA I.C. SESI-BA

6.1. A bolsa IC SESI-BA prevê a modalidade de monitoria destinada aos estudantes de graduação do SENAI CIMATEC.

6.2. As bolsas destinadas aos estudantes de graduação do SENAI CIMATEC, serão atribuídas às atividades de monitoria, nas quais o (a) estudante bolsista irá atuar como monitor (a) em projetos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa da Iniciação Científica da Escola SESI Djalma Pessoa.

O acompanhamento e orientação das atividades de monitoria será realizado pelo professor (a) orientador (a) responsável pelo respectivo grupo de pesquisa ao qual o (a) monitor (a) estará vinculado (a).

7. DA DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS DE BOLSAS DE MONITORIA

7.1 Cada estudante poderá escolher apenas um grupo de pesquisa para realizar a atividade de monitoria, a escolha se dará por ordem de classificação ao final do processo seletivo.

7.2 Caso o estudante convocado não se interesse por atuar como monitor em nenhum dos grupos de pesquisa disponíveis, perderá o direito à vaga e serão convocados os candidatos subsequentes, conforme ordem de classificação.

8. DA ATIVIDADE DE MONITORIA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI CIMATEC

8.1. As atividades de monitoria serão desenvolvidas na modalidade online, podendo a qualquer tempo, assumir o formato híbrido (parte online e parte presencial) caso sejam retomadas as aulas presenciais. As atividades presenciais acontecerão nos laboratórios e demais espaços de pesquisa da escola SESI Djalma Pessoa, incluindo salas e ambientes virtuais na plataforma Microsoft Education com atividades remotas de pesquisa síncronas e assíncronas.

Digite o texto aqui

(3)

3 8.2. A Escola SESI Djalma Pessoa, através do coordenador pedagógico e do professor (a) orientador (a) do grupo de pesquisa da escola, realizará o acompanhamento e avaliação dos bolsistas monitores.

8.3. O controle e acompanhamento da frequência dos bolsistas monitores será realizado pelo professor (a) orientador (a) do grupo de pesquisa da escola.

8.4. A carga horária de dedicação do estudante monitor é de 20 (vinte) horas semanais, sendo que a escala de horários, assim como suas respectivas atividades, será acordada com o professor (a) orientador (a) do grupo de pesquisa, cabendo, sempre que necessário e requerido pelo bolsista monitor, a reorganização do horário junto ao professor (a) responsável pelo grupo de pesquisa.

8.5. Caberá ao bolsista monitor:

8.5.1. Auxiliar o professor (a) orientador (a) do grupo de pesquisa na organização e acompanhamento das atividades de pesquisa dos projetos de iniciação científica do respectivo grupo;

8.5.2. Apoiar os estudantes pesquisadores de IC da Escola SESI Djalma Pessoa no desenvolvimento das atividades teóricas e práticas de pesquisa, incluindo atividades online síncronas e assíncronas;

8.5.3. Auxiliar na estruturação das atividades em ambiente virtual ou híbrido realizadas em laboratório ou pesquisa em campo, incluindo simuladores virtuais. Além de pesquisar normas e informações técnicas sobre procedimentos e pesquisas científicas, e sempre que necessário, pesquisar e realizar cotação de insumos, equipamentos e materiais de reposição para as atividades do grupo de pesquisa.

8.6. Caberá ao professor (a) orientador (a) do grupo de pesquisa:

8.6.1. Orientar o bolsista monitor no desempenho das atividades de monitoria nos grupos de pesquisa, conforme descrito no item 6.2;

8.6.2. Acompanhar a atuação do bolsista monitor, por meio de reunião mensal para análise sobre as competências e habilidades desenvolvidas, incluindo devolutivas sobre os processos de melhoria em suas atividades;

8.6.3. Orientar e validar com estudante bolsista monitor, a construção do relatório trimestral sobre as atividades desenvolvidas pelo mesmo nos grupos de pesquisa de iniciação científica da escola SESI Djalma Pessoa.

8.7. Caberá à coordenação pedagógica da escola SESI Djalma Pessoa:

8.7.1. Realizar a gestão pedagógica das atividades desenvolvidas pelo bolsista monitor nos grupos de pesquisa de iniciação científica da escola SESI Djalma Pessoa;

Digite o texto aqui

(4)

4 8.7.2. Assegurar local e condições adequadas para o desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelo bolsista monitor, quando estas ocorrerem no formato híbrido;

8.7.3. Emitir declarações de exercício das atividades de monitoria quando solicitado pelo bolsista monitor (a);

8.7.4. Encaminhar relatório trimestral das atividades do bolsista monitor para o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a fim de informar sobre o cumprimento da carga horária e atividades de monitoria;

8.8. Caberá à Coordenação Pedagógica do Centro Universitário SENAI CIMATEC:

8.8.1. Atuar em parceria com a coordenação pedagógica da Escola SESI Djalma Pessoa, nas questões relacionadas à atuação na monitoria, na promoção de reuniões e ou seminários com os bolsistas monitores, para socialização das atividades desenvolvidos e troca de experiências relativas aos trabalhos nos grupos de pesquisa de iniciação científica da escola SESI Djalma Pessoa.

8.8.2. Apoiar na orientação aos bolsistas sobre atuação, cumprimento de prazos, disciplina, entrega de atividades e outras questões.

8.9. Caberá ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL):

8.9.1. Realizar a operacionalização dos recursos financeiros, o repasse do pagamento das bolsas de monitoria aos bolsistas aprovados neste processo seletivo e acompanhamento das atividades dos monitores mediante o recebimento de relatórios trimestrais.

8.9.2. Disponibilizar termo de outorga a ser assinado pelos candidatos aprovados neste processo seletivo.

9. DA FORMA DE APOIO, VIGÊNCIA E VALOR DA BOLSA

9.1. O Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia, por meio de suas escolas da Rede Sesi de Educação da Bahia, concederá bolsas de monitoria para os alunos dos cursos de graduação do centro Universitário SENAI CIMATEC, conforme referência ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

9.2. A vigência da bolsa será contabilizada a partir de sua implementação junto ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL), responsável pela operacionalização dos recursos financeiros.

9.3. O valor da bolsa IC SESI-BA e Bolsa de monitoria para alunos de graduação do centro Universitário SENAI CIMATEC será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais por até 12 (doze) meses, não renovável.

9.4. O recurso financeiro descrito no Item 6.2 deste Edital, será pago aos estudantes bolsistas aprovados na forma de crédito em conta bancária ou conta poupança de sua titularidade.

Digite o texto aqui

(5)

5 9.5. Os estudantes bolsistas aprovados receberão comunicado do IEL com orientações sobre procedimento de abertura de conta corrente para o recebimento da bolsa, caso já não tenha conta bancária ou conta poupança.

9.6. É de única e exclusiva responsabilidade do estudante bolsista o processo de abertura da conta corrente.

9.7. As bolsas disponibilizadas no âmbito deste Edital não caracterizam, em nenhuma hipótese, a criação de vínculo empregatício de qualquer natureza entre os bolsistas monitores, com a escola SESI Djalma Pessoa, com o IEL, ou com o Centro Universitário SENAI CIMATEC.

10. DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS DO CANDIDATO 10.1. Requisitos do candidato à bolsa de monitoria:

 Estar regularmente matriculado em curso de graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC;

 Ter cursado, ao menos, um período letivo (semestre) em curso de graduação;

 Apresentar coeficiente global de rendimento mínimo de 7,0 pontos;

 Não ter vínculo empregatício ou estágio em qualquer modalidade, durante toda a vigência da bolsa de monitoria;

 Não acumular outras bolsas, incluindo, bolsa de monitoria, iniciação científica e tecnológica;

 Ser bolsista integral do Programa de Bolsas de Graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC;

 Ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

11. DA INSCRIÇÃO

11.1. O candidato deve realizar inscrição no link https://forms.gle/RetUg1JqhZj1wpHf9 e anexar os documentos listados abaixo, em extensão pdf, no período de 28/07/2021 a 13/08/2021:

 Histórico acadêmico atualizado e assinado pela secretária acadêmica;

 Currículo Lattes completo e atualizado;

 Declaração assinada pelo candidato informando que não terá vínculo empregatício ou estágio, e que não receberá outra bolsa durante o período da bolsa de monitoria em Projetos de Iniciação Científica do Programa de Iniciação Científica SESI/Ba. (Anexo I).

12. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

12.1. A seleção dos candidatos à bolsa de monitoria ocorrerá de acordo com os critérios determinados neste edital, e será coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e Estudantis.

12.2. Serão consideradas qualificadas as inscrições que cumprirem todas as exigências deste edital.

(6)

6 12.3. Nos casos em que for necessário realizar a substituição do monitor, esta deverá seguir a classificação original da seleção dos bolsistas;

12.4. A seleção dos candidatos inscritos acontecerá conforme estabelecido no item 13. Fases do Processo Seletivo.

13. FASES DO PROCESSO SELETIVO

13.1 Fase 1 – Desempenho Acadêmico do Candidato:

Nesta fase a classificação dos candidatos se dará por ordem decrescente do conceito global de rendimento acadêmico, conforme dados expressos em seu Histórico acadêmico. Nos casos em que houver empate na ordem classificatória, será priorizado o candidato que tiver maior tempo de curso na Instituição.

13.2 Fase 2 – Entrevista individual:

Os candidatos selecionados na Fase 1 participarão de uma Entrevista (E) online, conforme barema específico (Apêndice I), por meio da ferramenta Google Meet com a coordenação pedagógica da escola SESI Djalma Pessoa e coordenação pedagógica do Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Fórmula a ser aplicada na FASE 2 NF2= (NF1 x 7,0 + E x 3,0) / 10 Onde:

NF2 – Nota da fase 2 NF1 - Nota da fase 1 E - Entrevista

A seleção dos candidatos às vagas de monitoria será realizada utilizando o critério: resultado da pontuação obtida nas Fase 2.

14. DO RESULTADO

14.1. A classificação final do candidato se dará por ordem decrescente do conceito obtido ao final da fase 2 atingido, calculado conforme item 13 deste edital.

14.2. O resultado da seleção de bolsas de monitoria será publicado no site www.senaicimatec.com.br conforme cronograma disposto no item 3 deste edital.

14.3. Os candidatos aprovados neste processo seletivo serão contatados pelo IEL/BA e deverão encaminhar, dentro do prazo estabelecido pela instituição, os seguintes documentos digitalizados em PDF:

a. RG/CPF do aluno;

b. Comprovante de residência;

c. Comprovante de conta, se já tiver;

Digite o texto aqui

(7)

7 d. Comprovante de matrícula em curso de graduação no Centro Universitário SENAI

CIMATEC;

*Se for menor, RG e CPF do responsável.

15. DA SUBSTITUIÇÃO DO MONITOR

15.1. O bolsista monitor cuja bolsa tenha sido cancelada por quaisquer dos motivos previstos no Regulamento de Monitoria do Centro Universitário SENAI CIMATEC, especificamente o Art.10, poderá ser substituído por outro candidato.

15.2. A substituição deverá seguir a classificação original da seleção dos bolsistas monitores, conforme 12.3 (dos critérios de seleção) deste edital.

16. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

As coordenações pedagógicas da Escola SESI Djalma Pessoa e do Centro Universitário SENAI CIMATEC, serão responsáveis pela orientação aos monitores nas questões disciplinares previstas em regulamento disciplinar das instituições parceiras.

Os casos omissos, não previstos neste Edital, serão resolvidos pelo CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) do Centro Universitário SENAI CIMATEC

Salvador, de de 2021.

Leone Peter Correia de Andrade Reitor

Centro Universitário SENAI CIMATEC

Clessia Lobo Moraes Gerente de Educação SESI/Ba

Informações e dúvidas: encaminhar mensagem ao e-mail editaiscimatec@fieb.org.br

(8)

8 APÊNDICE I

BAREMA ENTREVISTA Candidato (a): ____________________________________

CRITÉRIOS Nota 1,0

Insatisfatório

Nota 2,0 Parcialmente

Satisfatório

Nota 3,0 Satisfatóri

o

Nota 4,0 Totalmente Satisfatório Motivação para candidatura à

vaga de monitoria Capacidade de atuação e

condução em atividades de grupo Contribuições da experiência como monitor (a) na formação acadêmica

Conhecimento sobre condução de atividades em ambiente educacional online

Clareza ao se expressar Disciplina e autonomia na

execução de tarefas relacionadas ao exercício da monitoria

Pontuação obtida

Salvador, _______/______/_____

Avaliador 1___________________________________________

Avaliador 2___________________________________________

(9)

9 ANEXO I

DECLARAÇÃO

Venho, por meio desta, declarar que não possuo vínculo empregatício ou de estágio, e que não acumularei bolsas no Centro Universitário SENAI CIMATEC, a partir da implantação da Bolsa de Monitoria vinculada ao Edital 021/2021 - BOLSAS DE MONITORIA EM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) DO SESI BAHIA OFERTADAS PARA ALUNOS BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO DO SENAI CIMATEC.

Salvador, de de 2021.

Assinatura

(10)

10 ANEXO II

Grupos de Pesquisa de Iniciação Científica da Escola SESI Djalma Pessoa 1. Grupo de Pesquisa Química e Ambiente / Profa. Orientadora: Jamile da Cruz Caldas Áreas de pesquisa: Química Verde; Cromatografia; Físico-Química; Química Analítica; Química Ambiental.

Objetivos: Propor e desenvolver métodos sustentáveis a fim de aplicá-los para resolução de problemas ambientais e semelhantes, buscando minimizar ou eliminar materiais que possam gerar danos ambientais, contemplando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Objetos de estudo: Determinação de compostos bioativos em plantas e folhas; análise de compostos antioxidantes em frutos; Identificação de substâncias fenólicas por cromatografia líquida; Produção de bioadsorventes para purificação da água; Produção de biopolímeros para ação contra contaminantes.

2. Grupo de Pesquisa Química Bioinorgânica / Prof. Orientador: Elbert Reis Borges

Áreas de pesquisa: Geologia, Astronomia, Física, Engenharia, Agronomia, Química do Ambiente, Saúde Pública, fármacos.

Objetivos: Estudo de elementos inorgânicos de ocorrência natural em sistemas biológicos e interpretação do modo de funcionamento e interação das partículas com o meio que as cerca.

Objetos de estudo: Toxicologia e Ciências Ambientais, Agricultura e Ciências Nutricionais, Medicina, Física, Farmacologia e outras Subáreas da Química Bioinorgânica.

3. Grupo de Pesquisa em Permacultura e Agroecologia / Prof. Orientador: Maurício Bandeira Áreas de pesquisa: Biodiversidade, Sustentabilidade, Ecologia, Agroecologia, Permacultura e Meio Ambiente.

Objetivos: Estudos de processos tecnológicos que envolvem as interações e relações dos meios socioambientais. Além disso, elucidar os conceitos da Agroecologia e Permacultura ao desenvolvimento sustentável.

Objetos de estudo: Desenvolvimento de um sistema agroflorestal nas dependências da escola, produção e cultivo de mudas nativas de mata atlânticas e crioulas, compostagem, desenvolvimento de um canteiro de plantas medicinais, cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s), produção e coleta de sementes.

4. Grupo de Pesquisa Ambiente Vivo / Prof. Orientador: Marcelo Barroso Barreto

Áreas de pesquisa: Farmacologia, medicina alternativa, alternativas sustentáveis, educação ambiental.

Objetivos: Propor alternativas sustentáveis para viabilizar qualidade de vida para as minorias sociais, considerando as experiências locais e cultura vigente.

Objetos de estudo: Apresentar propostas economicamente viáveis, socialmente justa e ambientalmente correta para práticas sociais, medicamentos, tratamentos de patologias e saúde socioambiental utilizando como ponto de partida a agrofloresta e vegetais possíveis de serem cultivados neste ambiente.

(11)

11 5. Grupo de Pesquisa em Inovações Tecnológicas (INTEC) / Prof. Orientador: Misael Cruz dos Santos

Áreas de pesquisa: Computação e Engenharia

Objetivos: Aplicação da ciência da computação de forma crítica e criativa no desenvolvimento de novas tecnologias vinculadas aos processos de automação, integrando aspectos relacionados ao desenvolvimento e gerência de projetos de hardware e software.

Objetos de estudo: Desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis, automação de ambientes, desenvolvimento de dispositivos eletrônicos, redes de computadores e sistemas de comunicação.

6. Grupo de Pesquisa RenevAR energias / Prof. Orientador: Rafael Macedo de Sales Áreas de pesquisa: Energias Renováveis, Física de Materiais e Energia Sustentável.

Objetivos: Desenvolver soluções tecnológicas sustentáveis e renováveis a partir da reutilização de resíduos que costumam ser descartáveis no dia-a-dia, com base no que propõe política nacional de resíduos sólidos.

Objetos de estudo: Fontes de Energias Renováveis, Resíduos Sólidos, Aplicações Sustentáveis, Óptica, Eletromagnetismo e Leis da Conservação.

7. Grupo de Pesquisa Robotech / Prof. Orientador: Leonardo Cerqueira Ribeiro Sala Áreas de pesquisa: Robótica, Ciências da Natureza, Tecnologia, Qualidade de Vida.

Objetivos: Desenvolver protótipos com o uso do equipamento Leggo que proporcione soluções sustentáveis, inovadoras e criativas para melhoria dos elementos fundamentais para qualidade de vida como, transporte, saúde, ferramentas educacionais inclusivas, otimização de produção, construções, dentre outros. Objetos de estudo: Ciências da Natureza, Matemática e Engenharias e suas Aplicações, Construção e Programação da Plataforma Leggo para prototipagem de dispositivos e processos sustentáveis.

8. Grupo de Pesquisa História e Narrativas da Contemporaneidade / Profa. Orientadora:

Fabiane Lima

Áreas de pesquisa: História do Tempo Presente, História Oral, Estudos Decoloniais.

Objetivos: Investigar, vivenciar e analisar fenômenos histórico-sociais, acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida entre outros aspectos da história contemporânea, com ênfase nas narrativas e produções descoloniais e decoloniais. Produzir artigos científicos e trabalhos audiovisuais em história a partir da história oral como fonte histórica.

Objetos de estudo: Investigação de fenômenos da contemporaneidade e suas implicações sociais, análise de marcadores sociais (gênero, raça e classe) e a construção histórica das desigualdades, análise, sistematização e produção em estudos decoloniais e produção e transcrição de entrevistas.

(12)

12 9. Grupo de Pesquisa Soy loco por ti América: Cultura e Sociedade / Profa. Orientadora:

Michele Sodré das Neves

Áreas de pesquisa: Cultura Patrimonial, Ciências Humanas e Sociais, Comunicação e Informação, Direitos Humanos.

Objetivos: Compreender as identidades coletivas da América Latina como fruto de processos históricos que fundamentaram a noção de pertencimento entre determinados grupos sociais e formular políticas de preservação e valorização patrimonial, alinhadas com a Unesco e com o IPHAN, contribuindo para a diversidade, coexistência e transformação social.

Objetos de estudo: cultura digital; construção de estereótipos; minorias sociais; identidades individuais; identidades coletivas, tais como: afrodescendente, indígena, afro-caribenha e baianidade; religião e religiosidade; cultura patrimonial (material, imaterial e natural); licenciamento ambiental; processo de tombamento; sítio arqueológico; lugares de memória, etc.

10. Grupo de Pesquisa em Invenções com Arduíno / Profa. Orientadora: Lilian Alves de Almeida

Áreas de pesquisa: Plataforma Arduino, eletrônica básica e programação na linguagem do Arduino.

Objetivos: Desenvolvimento de sistemas interativos através da exploração e entendimento de diferentes sensores e atuadores básicos, leitura de dados em tempo real e a realização de exemplos práticos simples, para no fim criar e montar o protótipo de um projeto a fim de automatizar algum processo do nosso cotidiano.

Objetos de estudo: Conhecimentos técnicos de eletrônica, programação em Wiring e circuitos eletrônicos.

Referências

Documentos relacionados

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai

Dynamic Flow é uma coluna de duche que apenas disponibiliza água quando esta se encontra à temperatura pretendida, sendo a seleção feita através de um ecrã tátil,

11 (onze) candidatos ficam classificados nas etapas de inscrições, análise do curriculum vitae e entrevistas do presente processo seletivo, conforme Anexos I a V deste

Não foi realizada vistoria interna do imóvel.Pelo exposto não foi possível obtermos os acabamentos do mesmo.A descrição do prédio e do imóvel foram obtidas através de

Com efeito, a decadência é causa extintiva de direito pelo seu não exercício no prazo estipulado pela lei, cujo termo inicial deve coincidir com o conhecimento do fato

Sendo assim, entendo deva ser aplicado o regime de competência, e não o de caixa, quando do pagamento das URVs, calculando-se o imposto em conformidade à alíquota

Galeria Fortes Vilaça, São Paulo, Brasil 2004 Saunas, Victoria Miro Gallery, London, UK 2003 Lehmann Maupin Gallery, New York, USA 2002 Galeria Soledad Lorenzo, Madrid,