• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO E HUMANIDADES DIGITAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDUCAÇÃO E HUMANIDADES DIGITAIS"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

Série Investigação

Imprensa da Universidade de Coimbra Coimbra University Press

2019

Nos últimos anos, a relação com o conhecimento tem passado por pro- fundas transformações, devido à expansão das tecnologias digitais e das redes de comunicação interativas. A maioria das pessoas tem ex- perienciado intenso uso dessas tecnologias, o que tem afetado direta- mente as suas estruturas mentais e sociais. As capacidades cognitivas dos sujeitos, nessas sociedades grafocêntricas digitais, passam a exigir novos e diferenciados processos de ensino-aprendizagem. Tal clareza exige, então, distintas perspectivas de análises sobre o mundo educa- cional, que está bem diferente ― perante novos públicos, novas neces- sidades e novas possibilidades.

Sendo um tema emergente e embrionário, ainda são muitas as lacunas da literatura científica da área, carecendo de novas reflexões e estudos.

Assim, a presente obra busca contribuir com discussões de temáticas pontuais e necessárias para essa nova visão da educação, que bus- ca nos seus estudantes o desenvolvimento de competências variadas, interdisciplinares, adequadas às demandas do presente milênio. Este livro visa atender aos interesses de quem pensa ou faz educação de qualidade, explorando as potencialidades das tecnologias emergentes.

SARA DIAS-TRINDADE DANIEL MILL

(ORGS.)

Sara Dias-Trindade - Doutora em História. Docente na Faculdade de Le- tras (DHEEAA) da Universidade de Coimbra. Investigadora no CEIS20-UC, integrando, atualmente, a equipa de coordenação do referido Centro. É também investigadora na UMIELO da Universidade Aberta e em vários grupos de pesquisa de diferentes universidades brasileiras. Tem participa- do em diferentes projetos internacionais relacionados com as Tecnologias Educativas e com a Formação de Professores. As suas áreas de interesse e investigação são: Didática, Formação de Professores, Tecnologias Educati- vas e Cinema na Educação.

Daniel Mill - Docente na Universidade Federal de São Carlos. Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG e pós-doutor em gestão estratégica da EaD. Membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Lí- der do Grupo Horizonte (UFSCar) e também investigador no CEIS20-UC.

Pesquisador com interesse particular pela interseção das temáticas: Traba- lho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância.

Entre suas principais produções está o Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância..

SARA DIAS-TRINDADE DANIEL MILL(ORGS.) EDUCAÇÃO E HUMANIDADES DIGITAISAPRENDIZAGENS, TECNOLOGIAS E CIBERCULTURA

IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COIMBRA UNIVERSITY PRESS

EDUCAÇÃO E HUMANIDADES DIGITAIS

APRENDIZAGENS, TECNOLOGIAS E CIBERCULTURA

REF. ?????????

Versão integral disponível em digitalis.uc.pt

(2)

MARISA CORREIA

Instituto Politécnico de Santarém

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6205-4475

TERESA MAIA E CARMO Instituto Politécnico de Santarém

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3398-4571

an a t o m i a d e u m cr i m e: c r u z a n d o

co m u n i c a ç ã o e ci ê n c i a s fí s i c a s e qu í m i c a s

an a t o m y o f a cr i m e: cr o s s i n g co m m u n i c a t i o n a n d ph y s i c a l a n d ch e m i c a l sc i e n c e s

resumo: O capítulo relata a atividade interdisciplinar de base digital realizada no âm- bito da formação de professores, entre as unidades curriculares Comunicar em Língua Portuguesa (CLP) e Ciências Físicas e Químicas (CFQ), da licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Partindo do interesse recente pela ciência forense, muito potenciado pela abundância de séries televisivas em que o assunto é central, criámos uma atividade didática que consistiu na investigação em torno de um caso de homicídio fictício. O exercício, que decorreu em várias plataformas digitais, envolveu desafios para discentes e docentes que nos permitem refletir sobre algumas das questões que hoje se colocam com mais acuidade no processo de formação de futuros pro- fessores em interação com as Humanidades Digitais.

Palavras-chave: Formação de Professores; Interdisciplinaridade; Comunicação; Ciências Físicas e Químicas.

abstract: The chapter reports on an interdisciplinary digital-based activity carried out within the framework of teacher training, between the units Communicating in Portuguese Language (CLP) and Physical and Chemical Sciences (CFQ), from the degree in Basic Educa- tion at the School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém. Based on the recent interest in forensic science, greatly enhanced by the abundance of television series in which the subject is central, we created a didactic activity that consisted of investigation around a fictitious homicide case. The exercise, which took place on several digital platforms, in- volved challenges for students and teachers that allow us to reflect on some of the issues that are now most acutely posed in the process of training future teachers in interaction with the Digital Humanities.

Keywords: Teacher Training; Interdisciplinarity; Communication; Physical and Chemi- cal Sciences.

https://doi.org/10.14195/978-989-26-1772-5_15

Versão integral disponível em digitalis.uc.pt

(3)

330

Introdução

Perante a prática transmedia de que os estudantes são já nativos, como enquadrar essa experiência por vezes apenas intuitiva em objetivos de apren- dizagem que contribuam para a literacia digital em contexto educacional? E como ligar matérias tão díspares como a proficiência comunicativa na Língua Portuguesa e nas Ciências Físicas e Químicas?

Tratando-se de formar futuros educadores de infância e professores do 1

o

ciclo (Licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém), cujo conhecimento terá sempre de ser holístico e integrado, com uma ligação estreita entre Ciências e Humanidades, tratava-se também de desenvolver as competências digitais dos estudantes de um primeiro ano de licenciatura. Apesar de este ser um grupo etário de nativos digitais (Negroponte, 1995; Prensky, 2001), tem-se verificado que a sua proficiência nos vários dispositivos e aplicações multimédia nem sem- pre reverte para uma aprendizagem mais efetiva. Os estudantes comunicam à vontade nos ambientes móveis das redes sociais, mas quando se trata de aprendizagem com metas claras (avaliações, prazos e procedimentos) revelam problemas de autonomia e fluência digital (Maia e Carmo, 2018a) que só a prática faz emergir.

O termo “fluência” é a qualidade ou estado de “fluente”, que no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é assim descrito: “que corre fácil e abundante- mente; fluido; natural; espontâneo”. Aplicando o termo ao digital, entendamo- -lo de forma ampla como a capacidade ou competência para desempenhar tarefas de forma efetiva em ambientes digitais com facilidade (Jones-Kavalier;

Flannigan, 2006).

A caracterização da atividade como “interdisciplinar” remete para todo o quadro teórico em que se insere o conceito de “interdisciplinaridade”, com uma história já longa e abordagens diversas.

Morin (1994), Fourez (2001, 2003), Pombo (2005, 2008), Fazenda (1994, 2001, 2003) e Sommerman (2005) caracterizam o movimento de integração e diálogo entre as diferentes áreas das ciências, desde a institucionalização da organização disciplinar no século XIX até aos seus múltiplos desenvolvimen- tos ao longo do século XX.

Versão integral disponível em digitalis.uc.pt

Referências

Documentos relacionados

a) Na faixa há duas causas sendo defendidas.. A fome, como exigência biológica a ser satisfeita a cada dia para a manutenção e reprodução da vida, desde os tempos mais

“O pódium é muito legal para brincarmos, dá uma sensação de vencedor”

O primeiro componente é o alternante, na medida em que a Pedagogia da Alternância requer que esta pessoa em formação tenha condições e capacidades de se assumir como

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Conseqüentemente, a responsabilidade civil ou patrimonial do médico por atos de seu ofício fundamenta-se na (a) responsabilidade contratual e (b) na culpa, sendo indisputável

Escola e família(s) - (trans)formação de professores para uma educação intercultural Carla Guerreiro, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança

INSTITUTO POLITÉCNICO Escola Superior de Educação. DE