• Nenhum resultado encontrado

PANORAMA DA ENERGIA NO MUNDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PANORAMA DA ENERGIA NO MUNDO"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

PANORAMA DA ENERGIA

NO MUNDO

(2)

ENERGIA

A energia se apresenta sob diversas formas: mecânica, térmica, química, radiante, elétrica, que se podem transformar entre si; por exemplo, a energia mecânica.

(3)

FONTES BÁSICAS DE ENERGIA

SOLAR

- hidroeletricidade - eólica

- biomassa - petróleo NUCLEAR

GEOTÉRMICA

GRAVITACIONAL - quedas d’água - mares

(4)

CONCEITOS BÁSICOS

FONTE DE ENERGIA: tudo que permite produzir energia útil diretamente, ou por meio de conversão ou transformação. Do ponto de vista da economia energética, os termos “fonte de energia” e “energéticos” são sinônimos.

POTÊNCIA: é a quantidade de trabalho realizado por unidade de tempo. Sua unidade de medida é o “watt”.

(5)

CONCEITOS BÁSICOS

ENERGIA PRIMÁRIA: é a oriunda de energéticos não submetidos a nenhum processo de transformação, tais como petróleo, xisto, energia eólica, carvão mineral, cana- de-açúcar e lenha.

ENERGIA SECUNDÁRIA: é a oriunda de energéticos resultantes dos diferentes centros de transformação - refinaria, destilaria, etc.. - têm como destino, diversos setores de consumo e, eventualmente outro centro de transformação, tais como óleo diesel, gasolina, óleo combustível, GLP, nafta, querosene, eletricidade, etc...

(6)

CONCEITOS BÁSICOS

FONTES CONVENCIONAIS DE ENERGIA: são aquelas cuja tecnologia está desenvolvida a custos considerados aceitáveis pelos padrões atuais de consumo. Incluem-se nesta categoria o carvão mineral, o petróleo, gás natural, energia hidrelétrica e biomassa, etc...

FONTES NÃO CONVENCIONAIS DE ENERGIA: são aquelas cuja tecnologia já está demonstrada, mas ainda apresentam restrições para uso generalizado, quer por razões econômicas, quer por não se conciliarem com os padrões de consumo normalmente aceitos. Estas fontes são: marés, ventos, geotérmica, en. solar, etc...

(7)

CONCEITOS BÁSICOS

FONTES RENOVÁVEIS: são aquelas que se caracterizam por sua renovabilidade em determinado período de tempo.

Consideram-se renováveis todos os energéticos dependentes da radiação solar para sua formação, em um período de tempo relativamente curto.

FONTES NÃO RENOVÁVEIS: são aquelas que se caracterizam por sua finitude, e cuja utilização leva ao esgotamento.

(8)

CONCEITOS BÁSICOS

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA: são aquelas que podem substituir uma fonte que apresente limitações ao uso, quer por restrições de ordem econômica e/ou técnica.

(9)

CONCEITOS BÁSICOS

PODER CALORÍFICO: é a quantidade de calor que um energético pode liberar pela unidade de peso ou volume.

Sua unidade de medida usual no Brasil é a “caloria”.

ENERGIA ÚTIL: é a quantidade de energia que se transforma efetivamente em trabalho.

(10)

CONCEITOS BÁSICOS

EQUIVALÊNCIA ENERGÉTICA DOS COMBUSTÍVEIS:

esta equivalência leva em conta a relação direta entre os poderes caloríficos dos mesmos. Quando considera os rendimentos de utilização é chamada equivalência de energia útil.

COMBUSTÍVEL: é a substância suscetível de, ao se combinar quimicamente com oxigênio, resultar numa reação exotérmica (que desprende calor). Atualmente, o termo “combustível” está diretamente ligado à idéia de fonte de energia calorífica.

(11)

Antecedentes Históricos

O sol foi a primeira fonte de energia, fornecia luz e calor para os primeiros humanos. Durante o dia, o homem procurava comida, ele não tinha casa e quando anoitecia procurava um abrigo. À noite o mundo era escuro e frio.

(12)

Antecedentes Históricos

A força muscular do homem e de certos animais eram a única fonte de energia mecânica de que ele dispunha.

(13)

Antecedentes Históricos

Além do sol e da força muscular, a descoberta do fogo ainda na pré-história fez com que melhorasse muito o modo de vida do homem primitivo.

(14)

O Homem descobre o fogo

Ocasionalmente, raios iniciavam fogueiras, os homens primitivos tinham medo do fogo. Um dia porém eles não fugiram do fogo. Alguma brava pessoa pegou um galho em chamas e o levou até uma caverna. As pessoas puseram então madeira para alimentar o fogo, e este os aqueceu, deu-lhes luz e afastou os animais perigosos.

(15)

O Homem descobre o fogo

Pela primeira vez eles tinham uma casa. Os caçadores voltavam à noite para o seu fogo e sua segurança.

Crianças e velhos certificavam-se que o fogo não apaga-se.

Estas pessoa não sabiam como acender o fogo, mante-lo acesso era portanto um trabalho importante, era a primeira fonte de energia que eles podiam controlar.

(16)

O Homem descobre o fogo

Mais tarde, o homem aprendeu a acender o fogo, esfregando lascas duras criavam centelhas.

Um dia alguém derrubou um pedaço de carne no fogo e eles aprenderam a cozinhar, o que tornou a carne mais apetitosa e mais fácil de mastigar.

Com o fogo fizeram ferramentas mais eficientes, puderam capturar animais mais facilmente, fundiram metais, prepararam cerâmicas. Esta fonte de energia fazia muitas coisas, fazia a vida ficar mais fácil.

(17)

Uso da energia pelo Homem

O sol e a madeira forneceram energia por um longo tempo.

Apenas a 5.000 anos atrás é que as pessoas começaram a utilizar outras fontes.

Entretanto, em termos de combustível, a lenha não foi somente o primeiro combustível utilizado, como predominou absoluto, até cerca de 150 anos atrás.

(18)

Vento

O vento foi utilizado para se movimentar de um lugar a outro, pela água, esta foi a primeira fonte de energia (fora a muscular) usada para transporte.

Os navegadores fizeram uso da energia eólica, e percorreram grandes extensões do planeta em suas caravelas, povos conquistados, lugares descobertos, até o Brasil foi colonizado em função do uso desta energia.

(19)

Vento

A cerca de 2.500 anos, foram construídos os primeiros moinhos de vento e rodas d’água para moer grãos, e mais tarde para bombear água .

(20)

Outras fontes

No Antigo Egito se recolhia o óleo que flutuava em pequenos lagos, eles queimavam o óleo para a iluminação.

Os índios americanos queimavam carvão para cozer o barro de potes.

Os antigos chineses usaram o gás natural para aquecer a água do mar e extrair sal.

Em outros lugares pessoas iniciaram o uso de energia geotérmica, bombeando água de fontes quentes para suas casas para aquecimento.

(21)

A MAQUINA A VAPOR E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A maquina a vapor, uma aplicação produtiva para o fogo foi introduzida em aplicações práticas durante o século XVIII.

Esta maquina foi revolucionaria por várias razões.

Possibilitou ao fogo produzir trabalho mecânico, isso em qualquer lugar, terra ou mar, em qualquer quantidade e a qualquer tempo, independente do clima e do horário.

Entretanto estas maquinas requerem combustíveis, ao contrário do vento e da água.

(22)

A MAQUINA A VAPOR E A

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

(23)

10 FATOS INTERESSANTES SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

1 O comércio de algodão foi o impulsionador da Revolução Industrial

2 Começou na Grã-Bretanha depois se espalhou para o resto do mundo

3 Tornou a Grã-Bretanha uma Superpotência

4 Marcou uma mudança da agricultura para a manufatura

5 Foi impulsionado pelas inovações e invenções mas levou à exploração

6 A Máquina a Vapor é considerado a invenção mais importante do início da Revolução Industrial

7 Mudou o poder para as mãos dos capitalistas

8 Foi a razão para a ascensão do socialismo e marxismo

9 Isso levou a aumento da poluição e graves danos ao meio ambiente

10 Lançou as bases do mundo moderno

(24)

A MAQUINA A VAPOR E A

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

(25)

A MAQUINA A VAPOR E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A possibilidade de se construir grandes máquinas e sua maior aplicação levaram a uma maior necessidade de combustíveis, que já não podia ser atendido pelas madeiras que eventualmente estivessem nas imediações das máquinas.

O combustível logo emergiu como a principal limitação para sua aplicação.

(26)

CARVÃO

A partir de 1700, com a exploração de milhares de minas, com o advento da revolução industrial e a evolução das máquinas a vapor, o carvão passa a ter um papel destacado na obtenção de energia térmica.

Não por coincidência a Inglaterra passa a se destacar como potência mundial, o acúmulo de capital em razão da rápida expansão do comércio ultramarino, as reservas de carvão e ferro, a grande quantidade de mão-de-obra, o avanço tecnológico e a existência de mercados consumidores levam-na a essa posição

(27)

CARVÃO

A partir de 1700, com a exploração de milhares de minas, com o advento da revolução industrial e a evolução das máquinas a vapor, o carvão passa a ter um papel destacado na obtenção de energia térmica.

(28)

CARVÃO

Não por coincidência a Inglaterra passa a se destacar como potência mundial, o acúmulo de capital em razão da rápida expansão do comércio ultramarino, as reservas de carvão e ferro, a grande quantidade de mão-de-obra, o avanço tecnológico e a existência de mercados consumidores levam-na a essa posição

(29)

O tear mecânico e a indústria têxtil

O desenvolvimento da máquina a vapor e do tear mecânico permite o crescimento da produtividade e a racionalização do trabalho.

Com a aplicação da força a vapor às máquinas fabris, a mecanização difunde-se na indústria têxtil.

(30)

O tear mecânico e a indústria têxtil

Para melhorar a resistência das máquinas fabris, o metal substitui a madeira, estimulando a siderurgia e o surgimento da indústria pesada de máquinas.

A invenção da locomotiva e do navio a vapor acelera a circulação das mercadorias. Sustentando isso esta o carvão, principal combustível propulsor da Revolução Industrial.

(31)

CARVÃO

A produção carbonífera passou de 20 milhões de toneladas em 1800 ( dos quais 18 milhões na Grã-Bretanha ) a 500 milhões em 1890 e a aproximadamente 2 bilhões em 1960.

(32)

PETRÓLEO

O carvão, receberia a concorrência de outro combustível já a partir da segunda metade do século XIX.

O petróleo embora já fosse conhecido desde a antigüidade, na forma de betume e em afloramentos naturais, foi extraído por meio de um poço pela primeiro vez em 1859, em Titusvile, nos Estados Unidos por Edwin Drake.

(33)

PETRÓLEO

(34)

PETRÓLEO

A produção de petróleo cresce vertiginosamente no século XX, e passa de 800.000 t ( dos quais 700.000 t nos EUA) em 1890 a 280 milhões de toneladas em 1938 e a mais de 1.400 milhões de toneladas na década de 60.

(35)

PETRÓLEO

Evolução histórica dos preços do barril de petróleo

(36)

PETRÓLEO

evolução dos preços do barril de petróleo ajustados

(37)

Século XX

Até o principio de século XX , o carvão constituiu a principal fonte de energia ( 83% da energias utilizada no mundo em 1920).

Até o fim dos anos 50 ainda era o combustível mais utilizado, sendo porém ultrapassado a partir daí pelo petróleo que atualmente é o combustível mais utilizado.

A somatória de ambos é responsável por mais de 60% da energia consumida no mundo.

(38)

Evolução

0 25 50 75 100

1850 1875 1900 1925 1975

HISTÓRICO DA UTILIZAÇÃO DA ENERGIA NO MUNDO (1850 - 1975)

Madeira

Hidrelétrica e Geotérmica Petróleo

Gás Natural

Carvão

(39)

Energia Elétrica - Situação 2015

Especificamente em relação a energia elétrica, quase 39%

provem do carvão, tendência que segue nas últimas décadas;

cerca de 4% são originados a partir do petróleo, diminuição constante e intensa;

 a hidroelétrica com 16% traz leve e contínuo decréscimo;

 a energia nuclear, 10,6% pelo efeito Fukushima;

 22,9% a partir do gás natural, crescimento significativo;

 7,1% de renováveis (não-hidro), o que mais cresceu.

(40)

Geração de Energia Elétrica no Mundo

principais energéticos – 1973 e 2015

(41)

Consumo total de energia no Mundo

por energético – evolução de 1971 a 2015

(42)

Consumo total de energia no Mundo

por energético – 1973 e 2015

(43)

FIM

Referências

Documentos relacionados

MMA – Ministério do Meio Ambiente MMAg – Movimento das Mulheres Agricultoras MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização MTE – Ministério do Trabalho e Emprego MST

PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DO 2.º CICLO, VARIANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA) PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DO 2.º CICLO, VARIANTE DE EDUCAÇÃO MUSICAL (LICENCIATURA)

“A lógica formal é indispensável, mas ela só tem sentido na medida em que con- duz a conhecimentos objetivos.” (WEIL, 1985, p. Isto é, não basta controlar a forma do discurso

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

i) devem contribuir para a poupança de energia, para os sistemas de energias renováveis, para o armazenamento de energia e para os setores de interligação, transporte

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O software PcModel pode ser uma ferramenta bastante útil, quando aplicado na previsão e estimativa do cálculo de energia envolvendo as conformações mais e menos estáveis do